A pedido de Lula, PT evita desgaste com STF e não assina CPI contra Dias Toffoli e Moraes


“Integrantes da bancada do PT no Congresso decidiram não assinar o requerimento que pede a abertura de uma CPI contra os ministros Alexandre de Moraes e Dias Toffoli, do STF (Supremo Tribunal Federal).

Procurada, uma liderança do partido afirmou ao Planalto que “o governo já enfrenta alguns desgastes em curso” e que o momento não seria adequado para ampliar o atrito.

Entre os episódios citados, está a CPMI do INSS, na qual o filho do presidente Lula, o Lulinha, é mencionado, além das repercussões envolvendo o Banco Master”.

Deputado Francisco do PT participa da posse da diretoria do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Umarizal


O deputado estadual Francisco do PT participou, nesta segunda-feira (9), da solenidade de posse da nova diretoria do Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais de Umarizal. O evento reuniu agricultores, lideranças sindicais e representantes da região.

Na ocasião, o presidente Eliete Bezerra (Pilim) foi empossado para mais um mandato de quatro anos à frente do sindicato, após ser reeleito para conduzir os trabalhos da entidade.

Durante a solenidade, Francisco destacou a importância da organização sindical para a defesa dos direitos dos trabalhadores e trabalhadoras do campo e parabenizou o presidente reeleito e toda a diretoria pela confiança recebida da categoria.

“O sindicato tem um papel fundamental na luta e na organização dos trabalhadores rurais. Quero parabenizar Pilim pela recondução ao cargo e desejar que esse novo mandato seja de muito trabalho em defesa da agricultura familiar e dos direitos de quem vive no campo”, afirmou o deputado.

Francisco também reafirmou seu compromisso com as pautas do campo e com o fortalecimento das políticas públicas voltadas para os agricultores familiares do Rio Grande do Norte.

Educação de São Gonçalo do Amarante avança com reformas, novas escolas e investimentos no bem-estar dos alunos, professores e melhoria do ensino


Em pouco mais de um ano da gestão do prefeito Jaime Calado, a educação de São Gonçalo do Amarante vem passando por um amplo processo de reconstrução e fortalecimento. As ações envolvem desde a recuperação da infraestrutura das escolas até investimentos em alimentação escolar, climatização das salas de aula, programas pedagógicos e valorização dos profissionais da rede municipal.

Um dos principais focos da gestão tem sido a melhoria da estrutura física das unidades de ensino. Até agora, 23 escolas já foram restauradas e outras 8 seguem em processo de reforma. Além disso, o município avança na construção de cinco novas unidades escolares. Estão em andamento obras nos bairros Golandim, Centro, Jardins e no Residencial Dr. Ruy Pereira. Já a Escola Maurício Fernandes, em Regomoleiro, teve sua construção concluída e deverá ser inaugurada em breve.

Outro ponto de destaque é o investimento na alimentação escolar. Atualmente, cerca de 13 mil alunos da rede municipal recebem merenda de qualidade. Para garantir esse atendimento, a prefeitura tem ampliado o investimento próprio, aplicando três reais de recursos municipais para cada um real repassado pelo Governo Federal.

A rede municipal também recebeu reforço em equipamentos e materiais pedagógicos. Foram adquiridas 3.500 novas carteiras escolares e cerca de 130 mil livros didáticos. As escolas também passaram a contar com novos equipamentos para a cozinha escolar, com a entrega de 23 geladeiras industriais de quatro portas e 53 liquidificadores industriais, contribuindo para melhorar as condições de preparo da merenda.

Outro avanço importante está na climatização das salas de aula. Mais de 200 aparelhos de ar condicionado foram adquiridos e a instalação já começou. Paralelamente, as escolas estão passando por adaptações estruturais para receber os equipamentos, incluindo instalação de forro no teto, vedação de portas e janelas e modernização da rede elétrica. Como parte da política de sustentabilidade e economia de energia, também está sendo implantado o uso de placas solares nas unidades escolares.

No campo pedagógico, a gestão lançou o programa de reforço escolar “São Gonçalo Aprende Mais”, voltado para fortalecer o aprendizado dos estudantes. A iniciativa também conta com apoio tecnológico por meio da plataforma educacional Cultura 10, que oferece ferramentas digitais e recursos educacionais para estudantes e professores.

A valorização dos profissionais da educação também tem sido prioridade. A prefeitura garantiu o cumprimento da Lei do Piso Nacional do Magistério, com reajuste salarial de 5,4 por cento aos educadores que ganham até R$ 7.967, com pagamento retroativo ao mês de janeiro/26.

A gestão também assegurou o pagamento do terço e do sexto de férias, além de manter os salários em dia para a jornada de 30 horas semanais, sendo 20 horas em sala de aula.

Como resultado desse conjunto de ações, São Gonçalo do Amarante vem se destacando nacionalmente. O município é atualmente o único de grande porte do Rio Grande do Norte a alcançar maturidade na educação infantil, de acordo com avaliações do Ministério da Educação e do Tribunal de Contas do Estado no ano de 2025.

Os números e iniciativas demonstram um processo contínuo de fortalecimento da educação municipal, com investimentos que impactam diretamente a qualidade do ensino, as condições de trabalho dos professores e o ambiente de aprendizagem para milhares de estudantes.

Vereadores de Areia Branca declaram apoio à pré-candidatura de Juninho Saia Rodada a deputado federal


Na manhã desta segunda-feira, a pré-candidatura de Juninho Saia Rodada a deputado federal recebeu uma importante manifestação de apoio político no município de Areia Branca-RN.

Os vereadores Cliverson Ferreira, Alderi Batista e Clécio da Saúde anunciaram apoio ao projeto político de Juninho, reforçando a articulação do pré-candidato na região da Costa Branca do Rio Grande do Norte.

O grupo destacou a confiança no nome de Juninho Saia Rodada para representar o estado na Câmara Federal, ressaltando sua trajetória e a capacidade de dialogar com diferentes regiões do Rio Grande do Norte.

Com a adesão das três lideranças do legislativo areia-branquense, a pré-candidatura de Juninho segue ampliando sua base de apoios e fortalecendo seu projeto político para as eleições de 2026.

Idoso de 77 anos é preso pelo 11º BPM suspeito de matar o próprio irmão a facadas nesta segunda


Por volta das 13h30 desta segunda-feira (09/03), equipe da Força Tática do 11º BPM foi informada via rádio sobre uma ocorrência de homicídio por arma branca no bairro Lagoa de Santo Antônio, em Macaíba. Segundo as informações iniciais, um homem teria desferido golpes de faca contra o próprio irmão.

Durante diligências para localizar o suspeito, os policiais receberam informações de populares de que o possível autor estaria ingerindo bebida alcoólica em um bar da região. Ao chegar ao local indicado, a equipe conseguiu localizar o indivíduo nas proximidades do estabelecimento, portando faca e com resquícios de sangue sobre o corpo.

O suspeito, identificado pelas iniciais F.J.S., 77 anos, foi apontado como autor do crime que vitimou seu irmão M.F.S., 84 anos. Diante da situação de flagrância, foi dada voz de prisão ao suspeito.

O indivíduo foi conduzido à Delegacia de Polícia Civil de Macaíba para a adoção das providências legais.

Polícia Militar,
Servir e proteger!

Governo Lula tenta evitar que facções brasileiras sejam classificadas como terroristas pelo governo dos EUA


O governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva estaria atuando nos bastidores para evitar que os Estados Unidos classifiquem duas das principais facções criminosas do país como organizações terroristas. A informação foi divulgada durante análise exibida na GloboNews.

Segundo a apuração do jornalista Túlio Amâncio, o governo norte-americano avalia incluir o Primeiro Comando da Capital (PCC) e o Comando Vermelho (CV) em uma lista oficial de organizações terroristas. A decisão poderia ser anunciada nos próximos dias.

De acordo com a reportagem, o governo brasileiro argumenta que uma medida desse tipo poderia representar interferência na soberania nacional. Nos bastidores, integrantes da administração federal tentam convencer autoridades americanas de que o Brasil tem capacidade de combater essas organizações por conta própria.

Ainda segundo a análise exibida na emissora, a estratégia do governo seria apresentar ações e operações realizadas pelas forças de segurança brasileiras contra as duas facções, na tentativa de evitar que os Estados Unidos adotem a classificação.

Caso as articulações diplomáticas não tenham efeito, existe a possibilidade de o próprio presidente Lula entrar em contato direto com o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, para tratar do assunto.

Durante o debate na GloboNews, comentaristas destacaram que a situação é delicada, já que envolve a discussão sobre soberania nacional, ao mesmo tempo em que coloca em pauta organizações criminosas consideradas extremamente violentas e com atuação internacional.

Especialistas em segurança pública também ressaltaram que tanto o PCC quanto o Comando Vermelho possuem presença em diferentes estados brasileiros e conexões com redes internacionais de tráfico de drogas, o que torna a discussão ainda mais complexa no cenário da cooperação internacional no combate ao crime organizado.

A possível classificação das facções como terroristas poderia abrir espaço para sanções internacionais mais duras e ampliar instrumentos de combate utilizados pelos Estados Unidos contra organizações consideradas ameaças globais.

Radicais do conselho paroquial da igreja do Vila do Príncipe querem banir a festa do bairro: “fumo para economia”


Ferro Na Boneca, Walkyria Santos e Claudiney & Juliana estão entre as atrações pendentes de confirmação…

Moradores e comerciantes do bairro Vila do Príncipe, em Caicó, demonstraram insatisfação e preocupação após descobrirem que grupo radical do conselho paroquial do bairro quer banir a tradicional festa, dentro das comemorações à Nossa Senhora de Fátima, que acontece em maio.

O evento, que vinha sendo realizado em frente à igrejinha do bairro, na praça de eventos do município, era organizado por uma empresa privada e, segundo moradores, tinha como objetivo valorizar a comunidade, fortalecer a cultura local e movimentar a economia da região.

De acordo com relatos de moradores, a festa vinha crescendo a cada edição e já era considerada uma das maiores entre as festas realizadas em bairros da cidade. O modelo do evento teria sido inspirado na tradicional Festa de Sant’Ana de Caicó, uma das celebrações mais importantes do estado.

Mais >

Lula diz que Brasil precisa se preparar militarmente e cita “risco” de invasão


O presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou nesta segunda-feira (09) que o Brasil precisa ampliar sua capacidade de defesa e alertou que a falta de preparo militar pode abrir espaço para invasões. A declaração foi feita no Palácio do Planalto durante encontro com o presidente da África do Sul, Cyril Ramaphosa.

Durante o discurso, Lula defendeu maior cooperação entre os dois países no setor de defesa. “Se a gente não se preparar em questão de defesa, qualquer dia alguém invade a gente”, afirmou.

O presidente também citou o conflito envolvendo o Irã e disse que a guerra já pressiona o preço do petróleo e dos combustíveis no mundo.

Malu Gaspar critica STF por possível interferência na Polícia Federal durante caso banco Master


A jornalista Malu Gaspar fez duras críticas ao Supremo Tribunal Federal (STF) ao comentar a possibilidade de interferência na Polícia Federal em meio às investigações do chamado caso Master.

Durante análise sobre o tema, a jornalista afirmou que a situação levanta questionamentos sobre a independência das instituições brasileiras e relembrou críticas feitas no passado ao ex-presidente Jair Bolsonaro.

Segundo Malu Gaspar, quando Bolsonaro demonstrou intenção de interferir na Polícia Federal durante seu governo, a atitude foi amplamente criticada e classificada por adversários como tentativa de aparelhamento e até ameaça institucional.

Agora, segundo ela, a possibilidade de interferência por parte do STF levanta um debate semelhante.

“Quando o Bolsonaro queria mandar na Polícia Federal, era golpismo. Agora o Supremo quer mandar na Polícia Federal, chama como? É muito complicado isso”, declarou a jornalista.

A fala repercutiu nas redes sociais e reacendeu o debate sobre os limites de atuação dos poderes da República, especialmente em investigações sensíveis que envolvem órgãos de controle e segurança pública.

Até o momento, o STF não comentou oficialmente as críticas feitas pela jornalista.

Analistas políticos apontam que discussões envolvendo a autonomia da Polícia Federal e o equilíbrio entre os poderes continuam sendo temas centrais no cenário político brasileiro, especialmente em investigações de grande repercussão nacional.

Comércio volta a ser alvo de arrombamento e preocupa empresários em Serra Negra do Norte


Uma loja de eletrodomésticos foi alvo de arrombamento na madrugada desta segunda-feira (09) no Centro da cidade de Serra Negra do Norte, no interior do Rio Grande do Norte. O crime ocorreu por volta das 3h e teve como alvo o estabelecimento Casas Potiguar.

De acordo com informações repassadas no local, o suspeito conseguiu entrar no comércio após violar o teto de gesso do prédio. O homem teria acessado o interior da loja pelo forro, evitando a entrada principal do estabelecimento.

Apesar da invasão, apenas um aparelho celular pertencente à empresa foi levado. Pelas imagens iniciais analisadas, o suspeito aparenta ser um jovem de estatura mediana. Ele usava camiseta e cobria o rosto e a cabeça com o próprio tecido da roupa, numa tentativa de não ser reconhecido pelas câmeras de segurança.

Equipes das polícias Civil e Militar estiveram no local logo após o crime e iniciaram os primeiros levantamentos. As autoridades trabalham agora na análise das imagens do sistema de monitoramento interno da loja para tentar identificar o autor da ação criminosa.

Segundo o proprietário, episódios semelhantes já ocorreram na área. Ele relatou que outros estabelecimentos comerciais próximos também foram alvo de criminosos recentemente, aumentando a preocupação dos comerciantes da região.

A Polícia Civil segue investigando o caso e busca identificar o suspeito para esclarecer o arrombamento e responsabilizar o autor do crime.

Visão de Futuro: Chegada das Óticas Joonker em Junco do Seridó (PB) reforça plano de crescimento da marca


“Um verdadeiro marco na nossa história! A inauguração da nossa nova filial em Junco do Seridó não apenas superou todas as expectativas de público, com a loja completamente lotada, mas também reafirmou a solidez e o ritmo acelerado de expansão das Óticas Joonker.

As imagens do nosso evento de abertura falam por si: uma recepção calorosa e a confiança imediata de centenas de clientes. Esse sucesso absoluto reflete o nosso compromisso em levar excelência em saúde visual, tecnologia e as melhores tendências em óculos para cada vez mais regiões.

Agradecemos a todos que prestigiaram esse novo capítulo. Continuamos avançando, crescendo e trabalhando para ser a sua ótica de confiança, não importa onde você esteja.”

Afirmou o fundador das Óticas Joonker, Walyson Araújo.

REALTIME/BIGDATA: Flávio vai a 38% e Lula fica atrás com 34% dos votos em São Paulo


A Realtime Big Data apontou nesta segunda-feira (9) que o pré-candidato à presidência da República Flávio Bolsonaro (PL-RJ) aparece numericamente à frente do atual chefe do Executivo, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), no primeiro turno, no estado de São Paulo.

Primeiro cenário

No estado, Flávio aparece com 38%, contra 34% de Lula, no primeiro cenário testado. Ou seja, como a margem de erro é de dois pontos percentuais para cima ou para baixo, há empate técnico entre os dois.

A pesquisa também testou os nomes do governador do Paraná, Ratinho Jr. (PSD), que apareceu com 9% das intenções de voto, seguido do governador de Minas Gerais, Romeu Zema (Novo), com 4%; o ex-presidente da Câmara Aldo Rebelo (DC) e o líder do partido Missão, Renan Santos, cada um deles com 2%.

Mais >

Balanço da PM: 345 pessoas conduzidas à delegacia e 24 veículos recuperados, diz CPM

A Polícia Militar do Rio Grande do Norte, por meio do Comando de Policiamento Metropolitano (CPM), divulgou os resultados operacionais registrados durante o mês de fevereiro de 2026 em sua área de atuação. Os números refletem o trabalho intensificado das tropas nas ruas, com ações estratégicas e integradas voltadas ao combate à criminalidade.

De acordo com o levantamento, durante o período foram apreendidas 19 armas de fogo e 45,5 quilos de drogas, retirando de circulação materiais diretamente ligados a crimes diversos. As equipes também conseguiram recuperar 24 veículos com registro de roubo ou furto.

O balanço aponta ainda a recaptura de 8 pessoas foragidas da Justiça e o encaminhamento de 345 pessoas às delegacias para os procedimentos cabíveis. Além disso, 175 ocorrências resultaram em flagrantes, Termos Circunstanciados de Ocorrência (TCOs) e Boletins de Ocorrência Circunstanciados (BCOs).

No enfrentamento à violência doméstica, 50 pessoas foram detidas em ocorrências relacionadas à Lei Maria da Penha, reforçando o compromisso das forças de segurança na proteção às mulheres.

Segundo a Polícia Militar, os resultados são fruto da presença constante do policiamento nas ruas e da atuação integrada das equipes, fator considerado essencial para reduzir crimes e garantir mais segurança à população.

Pela primeira vez, Viviane Moraes confirma ter trabalhado para Vorcaro e diz ter feito 36 pareceres para o Master


Contrato com o Master Pela primeira vez, a advogada Viviane Barci de Moraes, mulher do ministro Alexandre de Moraes, detalhou publicamente os serviços prestados ao Banco Master, de Daniel Vorcaro.

Em nota divulgada nesta segunda-feira (9), Viviane afirmou que seu escritório produziu 36 pareceres e opiniões legais para a instituição, além de realizar 94 reuniões de trabalho. Segundo a defesa, a atuação envolveu uma equipe de 15 advogados e também a coordenação de outros escritórios especializados.

O relatório cita serviços em áreas como compliance, proteção de dados, crédito, direito trabalhista, previdenciário e regulatório, além da elaboração de políticas internas do banco. Viviane também afirmou que nunca atuou em qualquer causa do Master no Supremo Tribunal Federal.

O contrato do escritório com o Banco Master previa pagamento mensal de cerca de R$ 3,5 milhões por 36 meses, em um total próximo de R$ 130 milhões, segundo as reportagens sobre o caso.

Fonte: Terra

Prefeitura promove capacitação sobre indicadores de imunização na Atenção Primária

A Prefeitura de Parnamirim realizou, nesta terça-feira, no auditório do Centro Administrativo, uma capacitação sobre vigilância das coberturas vacinais e os novos indicadores da imunização na Atenção Primária à Saúde (APS). A atividade foi promovida pela Secretaria Municipal de Saúde em parceria com o Coren/RN, a Superintendência de Vigilância Epidemiológica e a Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap).

A programação teve início com a abertura oficial e contou com palestras de profissionais da área de imunização e vigilância epidemiológica. Entre os destaques, a epidemiologista Iraci Nestor, coordenadora da Vigilância Epidemiológica da Sesap, abordou o papel da imunização na APS, considerada a principal porta de entrada do SUS e responsável por garantir cuidados preventivos e contínuos à população.

Durante a capacitação, também foram discutidas as atribuições e responsabilidades dos profissionais de enfermagem nas salas de vacina, as boas práticas em imunização, o calendário nacional de vacinação, além de temas como eventos adversos pós-vacinação e sistemas de informação em imunização.

No município, a área de imunização tem como responsável técnica Nicélia Guedes, coordenadora da rede de frio, setor responsável pelo armazenamento adequado das vacinas.

O evento reuniu profissionais da rede municipal de saúde e contou com a presença do presidente do Coren/RN, Egídio, reforçando a importância da qualificação contínua das equipes que atuam diretamente na vacinação da população.

A iniciativa reforça o compromisso da gestão municipal em qualificar continuamente os profissionais da rede de saúde, garantindo mais segurança nos procedimentos e ampliando a proteção da população por meio da vacinação.

Contribuinte que ganha até R$ 5 mil ainda vai ter que pagar Imposto de Renda relativo a 2025


A isenção do Imposto de Renda (IR) para quem ganha até R$ 5 mil por mês ainda não vai afetar a declaração de 2026. A medida, uma das bandeiras do governo do PT, foi aprovada em 2025, mas só passou a valer a partir de 1º de janeiro deste ano. Seus efeitos, portanto, serão válidos no IR declarado de 2027 (com ano-base 2026).

Assim, a declaração feita em 2026 (ano-base 2025) segue o molde antigo. A isenção do Imposto de Renda aplica-se a quem ganhou até dois salários mínimos no ano passado.

Para o ano-base de 2026 (na declaração de 2027), há mudanças importantes. Como mencionado, a principal novidade é a isenção total para quem ganha até R$ 5 mil por mês e a redução gradual do imposto para rendas até R$ 7.350. Segundo estimativas do governo, 16 milhões de pessoas deverão ser afetadas pela nova definição desses limites.

Mais >

PRF registra dois bloqueios em rodovias federais no RN nesta segunda-feira


A Polícia Rodoviária Federal (PRF) informou na manhã desta segunda-feira (9) que duas rodovias federais no Rio Grande do Norte estão com o tráfego interrompido devido a manifestações.

O primeiro bloqueio foi registrado no município de Touros, no km 01 da BR-101, por volta das 6h. Segundo a PRF, manifestantes ligados ao MST interditaram a rodovia nos dois sentidos. Equipes da polícia foram deslocadas para o local e o Corpo de Bombeiros também foi acionado.

O segundo ponto de interdição ocorre em Apodi, no km 72 da BR-405, também iniciado por volta das 6h. No local, manifestantes bloquearam a pista nos dois sentidos. Equipes do Corpo de Bombeiros e da Polícia Militar já estão na área, enquanto a PRF segue em deslocamento.

A recomendação para os motoristas é evitar os trechos afetados e buscar rotas alternativas até que a situação seja normalizada. 

Irã escolhe Mojtaba Khamenei, filho de Ali Khamenei, como novo líder supremo

O regime do Irá elegeu Mojtaba Khamenei, filho do aiatola Ali Khamenei, como novo líder supremo do país neste domingo (8), uma semana após o pai ser morto em ataque dos Estados Unidos e Israel.

Mojtaba foi escolhido pela Assembleia de Peritos, um órgão composto por 88 clérigos eleitos de alto escalão encarregados de escolher o líder supremo.

Até então, a Assembleia havia eleito um novo líder apenas uma vez desde a fundação da República Islâmica, em 1979.

Foi quando Ali Khamenei foi escolhido às pressas após a morte do aiatola Ruhollah Khomeini, há mais de três décadas.

“Com a maioria dos votos, foi escolhida a pessoa que dará continuidade ao legado do Imam Khomeini e do mártir Imam Khamenei. O nome de Khamenei permanecera. A votação já foi realizada e o resultado será anunciado em breve”, disse Eshkevari em um vídeo divulgado pela mídia iraniana.

Motjaba Khamenei, 56 anos, é o segundo filho do aiatola Ali Khamenei e ocupa o cargo de clérigo de posição intermediária.

Os Estados Unidos já avisaram que não vão aceitar o filho de Ali Khamenei como sucessor e, se assim fosse escolhido, não duraria muito tempo. Donald Trump quer participar da escolha e disse que não quer ninguém que seja radical e nem alguém que queira manter o regime vivo.

EUA devem anunciar CV e PCC como organizações terroristas nos próximos dias


O governo dos Estados Unidos, liderado pelo presidente Donald Trump, deve anunciar nos próximos dias a designação das facções brasileiras Comando Vermelho e Primeiro Comando da Capital como Organizações Terroristas Estrangeiras.

Segundo informações do UOL, a documentação que embasa a medida já foi finalizada pelo Departamento de Estado, passou pela análise de diferentes agências do governo americano e aguarda a avaliação final do secretário de Estado Marco Rubio.

Após essa etapa, o material deverá ser encaminhado ao Congresso dos EUA e posteriormente publicado no Registro Oficial Federal, processo que pode levar cerca de duas semanas. O procedimento segue o mesmo modelo adotado anteriormente pela gestão Trump para classificar grupos criminosos da América Latina, como cartéis mexicanos e a organização venezuelana Tren de Aragua.

São Gonçalo garante construção de novo CAPS II com investimento de R$ 2,1 milhões


São Gonçalo do Amarante cumpriu todos os requisitos do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) e garantiu, junto ao Ministério da Saúde, um investimento de R$ 2.118.012,89 para a construção de um novo Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) – Porte II, que será erguido ao lado do Complexo Esportivo Dr. Ruy Pereira dos Santos.

A instalação da placa da obra, na tarde desta sexta-feira (6), foi acompanhada pelo superintendente do Ministério da Saúde no Rio Grande do Norte, Jalmir Simões, além das representantes do PAC Bruna Sampaio, arquiteta do programa, e Ana Luísa, analista do PAC.

Ao comentar sobre a habilitação do município para receber os recursos, o prefeito Jaime Calado destacou a importância do novo equipamento para a rede de saúde mental da cidade.“Um CAPS como esse que será implantado vai evitar muito sofrimento de muitas pessoas. Eu, como médico, sei como isso é importante”, declarou.

O secretário municipal de Saúde, Júnior Rêgo, explicou que o projeto passou por um processo de destravamento para garantir a liberação do recurso. “Esse projeto do PAC era um processo que estava literalmente travado. O prefeito, através das suas articulações em Brasília, conseguiu superar outra etapa para a liberação desse recurso. A nossa expectativa é que, até a próxima semana, o valor já esteja creditado na conta do município para que possamos dar a ordem de serviço e iniciar a obra, melhorando o atendimento em saúde mental para a população de São Gonçalo”, afirmou.

O superintendente do Ministério da Saúde no estado, Jalmir Simões, parabenizou o empenho da gestão municipal na viabilização do projeto. “Nós aproveitamos essa oportunidade para parabenizar o empenho do governo municipal, da gestão do prefeito, porque essa parceria é importante. Hoje viemos prestigiar a implantação, a colocação da placa que dá o pontapé inicial para que o CAPS ambulatorial aqui de São Gonçalo do Amarante possa iniciar essa obra tão importante para atender a população”, destacou.

O novo equipamento será voltado ao atendimento especializado em saúde mental, ampliando a rede de cuidados do município e oferecendo suporte a pessoas com transtornos mentais e outras necessidades psicossociais