Potiguar Davi Lima é campeão mundial de parasurf


O potiguar Davi Lima, de 15 anos, conquistou o título de campeão mundial de parasurf da Isa nesta sexta-feira (7). Na grande final Davi enfrentou o sul-africano Ant Smyth, e o japonês Suguru Nara e venceu somando 8.10 e 6.33.

“Eu estou muito feliz, passei por várias dificuldades pra chegar até aqui, fiz vaquinha na internet pra consegui estar aqui. Era um sonho representar o Brasil aqui na Califórnia e agora vamos levar esse título pro Brasil”, disse Davi logo após a vitória.

Davi mora em Mãe Luiza, na zona Leste de Natal, e se classificou para o mundial após ser campeão brasileiro na categoria PS-S 1, dos atletas com deficiência em membro superior do corpo que surfam em pé na prancha, em outubro.

Com informações de Tribuna do Norte

Inmet publica aviso de baixa umidade para 116 cidades do RN; veja lista


O Instituto Nacional de Meteorologia publicou um aviso de baixa umidade válido para este sábado (8). Ao todo, 116 municípios do Rio Grande do Norte estão listados.

O alerta destaca para umidade relativa do ar variando entre 30% e 20% – quando o ideal é entre 40% e 70%, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS). Com isso, há baixo risco de incêndios florestais e à saúde. A informação é da Tribuna do Norte.

O aviso é de perigo potencial, de legenda amarela, que representa o menor grau de severidade na escala de publicações do Inmet. A publicação tem validade das 10h às 21h. Para este domingo, outro alerta já está previsto.

Para moradores das áreas afetadas, o Inmet recomenda que se beba bastante líquido, evite desgaste físico nas horas mais secas e evite exposição ao sol nas horas mais quentes do dia.

Mais >

Tornado deixa cinco mortos e mais de 400 feridos no Paraná


Um tornado de categoria F2 atingiu o Paraná na tarde de sexta-feira 7, deixando cinco mortos e mais de 430 feridos, de acordo com informações da Defesa Civil. As mortes ocorreram em Rio Bonito do Iguaçu, onde quatro pessoas morreram, e em Guarapuava, com uma vítima confirmada.

Imagens da cidade mostram casas destelhadas, imóveis destruídos e postes de energia caídos. Segundo a Defesa Civil, cerca de 80% de Rio Bonito do Iguaçu — município com aproximadamente 14 mil habitantes, localizado a 400 km de Curitiba — foi destruído, com colapso estrutural em algumas construções.

A força do tornado também causou interrupção no fornecimento de energia e água. Por volta das 19h de sexta-feira, mais de 3 mil imóveis estavam sem luz. A distribuição de água foi comprometida em vários pontos da cidade.

Equipes de resgate trabalham desde o início da noite de sexta-feira em busca de desaparecidos. O coronel Jonas Emmanuel Benghi Pinto, subcomandante-geral do Corpo de Bombeiros do Paraná, informou que o número de vítimas pode aumentar.
“Nossas equipes disseram que encontraram um cenário de guerra. Temos uma equipe no local trabalhando com cerca bombeiros de várias regiões do Paraná na busca e resgate de pessoas. Nossa prioridade é a busca e o salvamento neste momento”, disse.

Ambulâncias foram enviadas à região, e aeronaves estão sendo utilizadas para auxiliar nos resgates, conforme informou o secretário de Segurança Pública do Paraná, Hudson Teixeira. Um hospital de campanha foi montado no município para atender os feridos.

Mais >

Operação do MPRN mira jogos de azar e outros crimes em Currais Novos


O Ministério Público do Rio Grande do Norte (MPRN) deflagrou nesta sexta-feira (7) a “Operação Slot” na cidade de Currais Novos, no Seridó potiguar. A ação, que contou com o apoio das Polícias Civil e Militar, teve como objetivo desarticular um esquema de exploração de bingos online e máquinas caça-níqueis. Durante a operação, foram cumpridos mandados de busca e apreensão pessoal e domiciliar, além de sequestro de bens móveis, no âmbito de um Procedimento Investigatório Criminal (PIC-MP).

Diversos estabelecimentos comerciais, principalmente bares, e uma pessoa física foram alvos da operação. As equipes apreenderam vários instrumentos utilizados na prática dos crimes ou destinados a fins delituosos, bem como objetos essenciais para a prova das infrações. A medida cautelar foi requerida pelo MPRN e deferida pela 2ª Vara de Currais Novos. A força-tarefa envolveu um promotor de Justiça, 4 servidores do MPRN, 9 policiais civis e 12 policiais militares.

A investigação que culminou na Operação Slot teve início a partir de um Relatório de Inteligência do Grupo de Atuação Especial no Combate ao Crime Organizado (Gaeco) do Seridó, após denúncias sobre a proliferação de máquinas caça-níquel na cidade. As diligências do MPRN identificaram uma concentração de estabelecimentos, principalmente bares, em diferentes bairros de Currais Novos, onde foram contabilizadas 17 máquinas de caça-níquel.

Mais >

Mulher morre após usar caneta para emagrecer por conta própria


Jéssica Manuela, de 31 anos, morreu após utilizar de forma indevida um medicamento injetável indicado para tratamento de diabetes tipo 2, mas que tem sido usado para emagrecer. Ela foi enterrada na segunda-feira (3), em Cabedelo, na Paraíba. Informação da Ponta Negra News.

A mulher teria comprado o remédio por conta própria, sem acompanhamento médico, e fazia uso havia poucos dias, segundo apurado pela TV Tambaú, afiliada do SBT. A família não confirma o uso da medicação sem receita.

O perito que acompanhou o caso explicou que o medicamento pode causar perda de consciência e sufocamento quando usado de forma incorreta:

“Ela fez uso da medicação e apresentou uma hipoglicemia. A equipe do SAMU verificou que a glicemia estava muito baixa. Nesse quadro, o paciente perde a consciência, desmaia e, se tiver alimento no estômago, o conteúdo pode ir para as vias respiratórias, causando sufocação. Ela teve uma broncoaspiração, que foi um efeito colateral do uso inadvertido da caneta”, relatou.

As chamadas canetas para emagrecer são remédios de uso controlado, criados para tratar diabetes tipo 2 e, em alguns casos, obesidade. Especialistas reforçam que o uso só deve ocorrer com prescrição e acompanhamento médico, já que os riscos incluem náuseas, vômitos, diarreia, tontura, desmaios e complicações metabólicas graves.

Enem 2025: veja os horários e regras para o 1º dia de prova deste domingo (9)


Quase 5 milhões de estudantes encaram neste domingo (9) o primeiro dia do Enem 2025. Para evitar imprevistos, é fundamental se organizar com antecedência e ficar atento aos horários oficiais de abertura e fechamento dos portões, que seguem o horário de Brasília para todo o país. Nesta etapa, os candidatos farão a redação e responderão a 90 questões objetivas — 45 de linguagens e 45 de ciências humanas.

Os portões abrem às 12h e fecham às 13h, sem tolerância para atrasos. As provas começam às 13h30 e se estendem até 19h. Candidatos com tempo adicional podem permanecer até 20h, enquanto participantes da videoprova em Libras têm até 21h para concluir a avaliação.

Os estudantes devem levar caneta preta transparente e documento de identificação válido. Água, lanches, medicamentos e itens religiosos são permitidos após vistoria. Celulares e demais eletrônicos precisam ser desligados e guardados no envelope porta-objetos. Armas (exceto nas situações legalmente autorizadas), bebidas alcoólicas e drogas ilícitas são proibidos.

Com informações de CNN

Eduardo divulga post acusando Nikolas de querer se livrar de Bolsonaro


O deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL-SP) compartilhou, na rede social X, uma publicação que acusa o também deputado Nikolas Ferreira (PL-MG) de querer “se livrar” do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). A informação é do Metrópoles.

“A briga na direita que todos estão vendo é simples. Nikolas quer se livrar do Bolsonaro de vez. Ele está liderando uma dissidência, e vários políticos mais jovens estão com ele. O problema? O de sempre: ‘Temos que nos descolar do Bozo sem perder o eleitor.’ Eles querem continuar sendo eleitos pelos bolsonaristas, mas não querem mais prestar contas ao Bolsonaro”, afirma o texto.

Essa não é a primeira crítica pública feita por Eduardo ao colega de Casa. Em julho deste ano, o parlamentar disse que era “triste ver a que ponto o Nikolas chegou”.

Já o relatório da Polícia Federal (PF), que embasou o indiciamento de Bolsonaro (PL) e do filho Eduardo por coação, apontou que o deputado federal compartilhou com o pai críticas ao correligionário, nesse mesmo mês.

Segundo a investigação, as mensagens foram enviadas em 17 de julho, por meio do WhatsApp. Eduardo encaminha dois links do X que, de acordo com a PF, remetem a críticas a Nikolas pela ausência de divulgação de manifestações em apoio ao ex-presidente. As publicações também fazem menção a uma suposta tentativa de “descolar” a imagem de Nikolas do ex-mandatário.

“Divulgar a manifestação na Av. Paulista, zero. Divulgar palestra em Curitiba, vale até repostar o Silvio Grimaldo. Jair Bolsonaro está em BH, já já veremos na prática a arte de ‘colar no Bozo’ pra depois ‘descolar do Bozo’”, diz uma das publicações compartilhadas por Eduardo com o pai.

CAIXA lança concurso público com salários de até R$ 14,9 mil com 184 vagas em todo o país

A CAIXA Econômica Federal anunciou nesta sexta-feira (7) um novo concurso público com 184 vagas para cargos de nível superior, oferecendo salários de até R$ 14.915,00. As provas serão aplicadas no dia 1º de fevereiro de 2026, sob organização da Fundação Cesgranrio.

De acordo com o edital, as vagas estão distribuídas entre os seguintes cargos: Arquiteto (36), Engenheiro Civil (103), Engenheiro de Segurança (3), Engenheiro Elétrico (13), Engenheiro Mecânico (5) e Médico do Trabalho (24). Além disso, há reserva de cotas para diferentes grupos.

Salários e jornada de trabalho

Para arquitetos e engenheiros, a remuneração é de R$ 14.915,00, com jornada de 40 horas semanais. Já os médicos do trabalho terão salário de R$ 11.186,00, com 30 horas semanais.

Além disso, os contratados também terão benefícios como:

  • Assistência à saúde e previdência complementar;
  • Participação nos lucros e resultados (PLR);
  • Auxílio alimentação e refeição;
  • Vale-transporte e auxílio-creche.

Dessa forma, a instituição reforça seu compromisso com a valorização e o bem-estar dos empregados.

Provas e etapas

O concurso contará com provas objetivas e discursivas, além de avaliação de títulos. Em seguida, os candidatos serão submetidos às fases de verificação de cotas e entrega de documentos.

O presidente da CAIXA, Carlos Vieira, destacou que o concurso reforça o papel social do banco:

“A realização deste concurso reafirma o compromisso da CAIXA com o fortalecimento de áreas estratégicas que contribuem diretamente para o desenvolvimento social e econômico do país”, afirmou.

Cronograma do concurso

  • Publicação do edital: 07/11/2025
  • Inscrições: de 07/11 a 08/12/2025
  • Provas: 01/02/2026
  • Resultado das provas e envio de títulos: 11/03/2026
  • Verificação de cotas (negros, indígenas e quilombolas): 26/04/2026
  • Resultado final: 26/05/2026

Portanto, quem deseja participar deve ficar atento aos prazos. O concurso terá validade de dois anos, podendo ser prorrogado por igual período, a critério da instituição.

Inclusão e cotas

A CAIXA vai destinar 5% das vagas para pessoas com deficiência, 25% para pessoas negras, 3% para indígenas e 2% para quilombolas. Ou seja, trata-se de um processo seletivo que busca promover equidade e diversidade no ambiente de trabalho.

Inscrições e informações

Após a publicação do edital, as inscrições devem ser feitas no site da Cesgranrio:
 https://www.cesgranrio.org.br/concursos/

Além disso, mais informações estarão disponíveis na página Trabalhe na CAIXA:
 https://www.caixa.gov.br/sobre-a-caixa/trabalhe-na-caixa/

Concurso da CAIXA

  • 184 vagas para cargos de nível superior;
  • Salários de até R$ 14.915,00;
  • Provas em 1º de fevereiro de 2026;
  • Inscrições de 7 de novembro a 8 de dezembro de 2025;
  • Benefícios incluem PLR, saúde, alimentação e transporte;
  • Processo com cotas para PCDs, negros, indígenas e quilombolas.

Governo do RN convoca mais 96 aprovados em concurso da saúde; veja lista

O Governo do Rio Grande do Norte convocou, nesta quinta-feira 6, mais 96 servidores aprovados no concurso público da saúde, conforme publicação no Diário Oficial do Estado. Com a nova lista, o total de nomeados chega a 232 profissionais desde o início das chamadas.

Os convocados estão distribuídos entre a Região Metropolitana, o Oeste e o Agreste, com foco na ampliação do quadro médico. O grupo inclui 66 ginecologistas e obstetras — sendo 17 para o Hospital de São José de Mipibu (Agreste), 17 para o Hospital da Mulher (Oeste) e 32 para a Região Metropolitana —, oito nefrologistas para a Região Metropolitana e três ultrassonografistas para o Oeste.

Além dos profissionais de saúde, 12 servidores da área administrativa também foram chamados: três contadores, dois administradores públicos e um administrador, todos destinados à Região Metropolitana.

A convocação faz parte da quarta chamada do concurso da saúde realizado pelo Governo do Estado em 2025. Nas etapas anteriores, foram chamados 56 servidores para o Hospital da Mulher, em Mossoró; 50 para o Hospital Monsenhor Walfredo Gurgel, em Natal; e 30 para o Hospital Regional Monsenhor Antônio Barros, em São José de Mipibu.

De acordo com o governo, o objetivo é reforçar a assistência em saúde, especialmente na área materno-infantil, por meio da incorporação de novos profissionais concursados à rede estadual.

Confira a lista AQUI.

Capivara é flagrada em Ponta Negra; entenda por que isso tem se repetido


Um vídeo gravado por um popular em Ponta Negra chamou atenção nas redes sociais nesta quarta-feira (6). Nas imagens, uma capivara aparece caminhando pela região do Alagamar, após sair da água. Surpreso, o autor da gravação narra o momento: “Uma capivara aqui, no Alagamar, Ponta Negra. Tava tomando banho na água, saiu e veio para cá”. Portal da Tropical.

Este tipo de ocorrência tem se tornado cada vez mais comum no Rio Grande do Norte. Segundo o Instituto de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente (Idema), o aumento de avistamentos de animais silvestres dentro da cidade está diretamente ligado à expansão urbana e à redução das áreas verdes. Sem habitat e sem alimento, muitos animais ficam desorientados e acabam circulando em regiões movimentadas.

O Idema reforça que, ao encontrar animais silvestres, o procedimento recomendado é acionar o 190 e solicitar o apoio do Batalhão de Polícia Ambiental, responsável pelo resgate e pela realocação adequada dos bichos.

Governo do RN cria programa para expandir criação de camarão no interior do estado

A governadora Fátima Bezerra (PT) sancionou a Lei Complementar nº 798/2025, que institui o Programa de Interiorização da Carcinicultura no Rio Grande do Norte. A iniciativa tem como objetivo expandir a criação de camarões em cativeiro para as regiões do interior, estimulando o desenvolvimento econômico e a geração de renda fora do litoral.

De acordo com a nova lei, produtores que cultivem camarões em áreas inundadas de até 15 hectares, vinculadas a programas de incentivo do governo estadual, terão isenção do pagamento de taxas de outorga pelo uso da água e de licenciamento ambiental. A medida também dispensa o pagamento de emolumentos e outros custos cobrados por órgãos do Executivo estadual.

A norma estabelece ainda que, em áreas de até 10 hectares ou com salinidade superior a 0,5‰, não será cobrada tarifa pelo uso da água bruta. O monitoramento da qualidade da água será realizado de forma integrada, levando em conta o conjunto das bacias hidrográficas envolvidas.

A Secretaria de Estado da Agricultura, da Pecuária e da Pesca (SAPE/RN) terá 120 dias para apresentar um plano de monitoramento das bacias envolvidas, em articulação com outros órgãos públicos.
A nova lei foi publicada no Diário Oficial do Estado (DOE) nesta quinta-feira (6).

Pedreiro é assassinado com golpes de picareta em obra


O pedreiro Adilson Neves do Nascimento, de 45 anos, foi morto a golpes de picareta na manhã de quarta-feira (5/11) em Sinop (a 480 km de Cuiabá). O principal suspeito é o ajudante da vítima, que fugiu com o carro de Adilson.

De acordo com a Polícia Civil, o dono da casa onde a obra era realizada encontrou o pedreiro ferido no chão, ainda com vida, por volta das 9h30. Ele apresentava várias lesões graves causadas pela ferramenta.

O suspeito fugiu no Fiat Siena branco da vítima, que mais tarde se envolveu em um acidente na lateral da BR-163, próximo a um posto. Após a batida, o homem fugiu a pé.

Adilson foi socorrido pelo Corpo de Bombeiros e levado ao Hospital Regional, mas não resistiu aos ferimentos. A Polícia Civil investiga o caso.

Forças de Segurança deflagram operação contra organização criminosa ligada ao contrabando de cigarros no RN, PB e PE


As forças de segurança do Rio Grande do Norte, com apoio de equipes da Paraíba e de Pernambuco, deflagraram na manhã desta quinta-feira (6) a Operação Karkinos, voltada ao combate a uma organização criminosa especializada no contrabando de cigarros. A ação é integrada pela Polícia Federal (PF), Receita Federal do Brasil (RFB), Polícia Rodoviária Federal (PRF), Polícia Civil e Polícia Militar do RN.

De acordo com as instituições envolvidas, a operação cumpre nove mandados de prisão preventiva e 18 mandados de busca e apreensão, além de medidas de sequestro de ativos financeiros e bloqueio de bens dos investigados. As diligências acontecem simultaneamente em municípios dos três estados e mobilizam cerca de 100 agentes públicos.

As investigações apontam que, entre 2024 e 2025, o grupo movimentou mais de R$ 60 milhões com a entrada, transporte, armazenamento e distribuição de cigarros contrabandeados na região.

SEMUTRAN Implanta estacionamento exclusivo para viaturas e veículos PCD em frente ao CPR II, em Caicó


A cidade de Caicó conta agora com uma nova ação voltada à acessibilidade e à mobilidade urbana: foi implantado o estacionamento exclusivo para viaturas e veículos de Pessoas com Deficiência (PCD) em frente ao prédio do Comando de Policiamento Regional II (CPR II), localizado na Rua Professor José Gurgel de Araújo, nº 22, no bairro Penedo.

A iniciativa visa garantir melhor acesso, conforto e segurança para os cidadãos que se dirigem diariamente ao CPR II, especialmente idosos e cadeirantes que realizam no local o procedimento de Prova de Vida e outros atendimentos administrativos.

Com a nova sinalização e demarcação da área exclusiva, o espaço passa a oferecer condições adequadas de estacionamento para viaturas da corporação e veículos adaptados, promovendo inclusão e respeito às normas de acessibilidade.

De acordo com o comandante de Policiamento Regional II, Wanderley Galdino Soares, a medida reforça o cuidado com o público atendido e valoriza o princípio da acessibilidade como parte essencial do atendimento humanizado.

“Essa implantação é uma conquista importante para todos que frequentam o CPR II. Recebemos diariamente pessoas com mobilidade reduzida, e agora podemos oferecer um espaço mais seguro e digno para todos”, destacou a direção do Comando.

A ação integra as medidas de melhoria na infraestrutura urbana e institucional, refletindo o compromisso com uma cidade mais acessível, acolhedora e voltada ao bem-estar coletivo.

Ex-deputado estadual Paulo Frateschi é morto a facadas pelo filho em São Paulo

O ex-deputado estadual Paulo Frateschi foi morto a facadas pelo próprio filho, Francisco Frateschi, durante um desentendimento familiar ocorrido nesta quinta-feira 6 em São Paulo. O ex-parlamentar foi atingido por dois golpes, no abdômen e em um dos braços, e chegou a ser socorrido e levado ao Hospital das Clínicas, onde não resistiu.

A esposa de Frateschi, Yolanda Maux Viana, também ficou ferida ao tentar intervir na briga. Ela sofreu uma fratura no braço e foi atendida na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) da Lapa.

De acordo com testemunhas, o conflito aconteceu dentro da residência da família, localizada na zona oeste da capital paulista. Ainda não há informações sobre o que motivou o desentendimento. O filho foi preso após o crime.

Ex-presidente estadual do Partido dos Trabalhadores (PT) e amigo pessoal do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, Paulo Frateschi já havia enfrentado duas perdas familiares. Em 2002, perdeu o filho Pedro, de 7 anos, em um acidente na rodovia Carvalho Pinto, em Guararema (SP).

No ano seguinte, em 2003, o filho Júlio, de 16 anos, também morreu em um acidente de carro na rodovia Rio-Santos, entre Paraty e Angra dos Reis. O velório do jovem contou com a presença de Lula, ministros e integrantes do PT, em solidariedade ao então dirigente petista.

Moraes aciona PF para investigar o crime organizado e a infiltração no poder público do Rio


O ministro Alexandre de Moraes anunciou, nesta quarta-feira (5), que a Polícia Federal vai abrir um inquérito, por determinação do Supremo Tribunal Federal (STF), para investigar duas frentes relacionadas ao crime organizado no Rio de Janeiro:

  • esquemas de lavagem de dinheiro de facções e milícias;
  • infiltração de organizações criminosas no poder público.

A decisão foi comunicada na abertura de audiência pública sobre segurança no estado. O foco, segundo Moraes, será atingir a estrutura financeira das facções — etapa considerada essencial para reduzir a violência e retomar áreas dominadas por grupos criminosos.

Requisição de imagens e atuação da PF

No encerramento da audiência, Moraes disse ter solicitado imagens das operações recentes no Rio para verificar possível uso excessivo de força policial. Ele reforçou que a Polícia Federal conduzirá a investigação macro, com prioridade para o rastreamento financeiro das facções e milícias.

Autonomia da perícia do RJ

Moraes também apontou como problema central a falta de autonomia e estrutura da perícia oficial do Rio. Hoje, a Polícia Técnico-Científica é subordinada à Polícia Civil — situação que, segundo ele, compromete a independência das investigações.

Mais >

Entenda como é calculada a nota das provas objetivas do Enem 2025

No próximo domingo (9), mais de 4,81 milhões de candidatos farão as primeiras provas do Exame Nacional do Ensino Médio de 2025. Dia de encarar a prova de redação e mais 90 questões de múltipla escolha.

Para se sair bem no exame, será preciso muito mais do que interpretação de textos, gramática e análise de trechos de obras literárias. Além de responderem questões de história, geografia, filosofia e sociologia, sem deixar de lado a língua estrangeira (inglês ou espanhol) escolhida no momento da inscrição no Enem, os candidatos deverão, sobretudo, gerenciar bem o tempo de duração das provas: 5 horas e 30 minutos.

O pedagogo e professor de história dos colégios Start Anglo Bilingual School e STG da cidade do Rio de Janeiro Glauco Pinheiro recomenda ler o tema da redação no primeiro momento da prova e não deixar a transcrição do texto para a folha de redação para última hora.

“O estudante deve separar de uma hora a uma hora e meia para montar sua redação e deixar para ir para a prova depois desta parte”.

Outra recomendação do professor é não chutar as questões por falta de tempo. Tudo para não atrapalhar o cálculo na nota do candidato, a partir da metodologia chamada Teoria de Resposta ao Item (T.R.I.), adotada pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) para calcular a nota no exame.

“A prova do Enem exige muito a coerência pedagógica para se sair bem. A Teoria de Resposta ao Item, que chamamos de TRI, não vai adotar a quantidade de acertos que o candidato vai conseguir. E sim, sua coerência no Cartão-Resposta”, diz o pedagogo Glauco Pinheiro.

A recomendação vale também para o segundo dia de provas, em 16 de novembro, quando os candidatos terão testados os conhecimentos nas seguintes áreas: matemática, biologia, química e física, com foco total em raciocínio lógico e aplicação de fórmulas.

Mais >

Governo do RN inicia segunda fase do Programa de Recuperação de Rodovias Estaduais

Começou nessa terça-feira (4) os primeiros serviços da segunda fase do Programa de Recuperação de Rodovias Estaduais. Com um investimento de R$ 651 milhões, o Governo do Estado do Rio Grande do Norte pretende entregar mais 665 quilômetros de estradas completamente renovadas para a população potiguar.

A primeira obra desta nova fase beneficia a população da região, onde um trecho de 34 quilômetros da rodovia RN-016 já está recebendo os serviços necessários para a melhoria do tráfego de veículos entre os municípios de Assú, na altura do entroncamento da BR-304, e Carnaubais.

“Este é mais um passo importante, de uma ação estratégica para a segurança de quem trafega por nossas estradas e para a infraestrutura do estado, necessária ao desenvolvimento econômico. Compromisso que assumimos e estamos agora em mais uma fase. Obras e ações da nossa gestão e que se somam a outras igualmente importantes viabilizadas junto ao Governo Federal, com a sensibilidade do presidente Lula, a exemplo da duplicação da BR 304. São estradas que ficaram fora da primeira etapa do Programa de Rodovias, mas que agora têm suas obras iniciadas. Quando finalizarmos, teremos recuperado bem mais que metade de toda a malha de rodovias sob competência do estado”, disse a governadora Fátima Bezerra.

Os 665 quilômetros que serão recuperados nesta fase têm previsão de serem completamente entregues em 2026, e se somam aos 800 já entregues na primeira fase do programa iniciado no ano passado, quando o Governo do RN investiu em torno de R$ 630 milhões. Esta ação é um compromisso da governadora Fátima Bezerra com a melhoria do tráfego e garantia da segurança viária em todo o Rio Grande do Norte, levando desenvolvimento econômico e social para a população potiguar.

Entre 2019 e janeiro deste ano, o Governo do Estado já havia recuperado cerca de 1.400 quilômetros de estradas em todas as regiões do RN. Ao serem entregues os 665 do atual programa, a administração estadual chegará a marca de 2.100 kms recuperados nos últimos anos, o que representa mais da metade de toda a malha rodoviária sob a responsabilidade do Estado.

Segundo trecho já tem data para começar

Na sexta-feira (7), o Governo do RN dará início às obras em mais um trecho, desta vez beneficiando a região Agreste, na RN-317, onde os 20 quilômetros ligando a as cidades de Brejinho e Santo Antônio serão recuperados.

Aposentados e pensionistas têm até 14 de novembro para solicitar o ressarcimento do INSS

O prazo para o pedido de ressarcimento de aposentados e pensionistas, do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), que sofreram com descontos indevidos termina no dia 14 de novembro. “Então, se você é aposentado, aproveita que o prazo está acabando”, alertou o ministro da Previdência Social, Wolney Queiroz, em entrevista ao programa A Voz do Brasil desta quarta-feira (5/11).

O prazo para iniciar o processo é até 14 de novembro e o presidente Lula me pediu para fazer propaganda disso. O governo quer devolver o dinheiro aos aposentados, o dinheiro está em caixa”, destacou o ministro.

Mais de 3,5 milhões de aposentados e pensionistas já receberam de volta R$ de R$ 2,44 bilhões referentes a descontos indevidos. O dinheiro para o reembolso vem de medida provisória assinada pelo presidente Lula em julho, que libera R$ 3,31 bilhões para o cumprimento dos acordos judiciais. Além dos atendimentos pelo aplicativo Meu INSS, os aposentados com mais dificuldade em lidar como os meios digitais passaram contar também com o atendimento presencial. Cerca de 34% dos atendimentos têm sido realizados por meio de parceria firmada com os Correios.

Wolney Queiroz explicou que o prazo de 14 de novembro se encerra apenas para dar entrada no processo. Após iniciado, o prazo só termina quando o reembolso é resolvido. 

O presidente Lula disse que ninguém vai ficar para trás, ninguém vai ficar no prejuízo. Então, essas pessoas não têm prazo. O prazo é para dar início, para identificar que foi descontado indevidamente e que quer começar a contar o seu prazo”, disse o ministro.

Porto de Natal atinge recorde de movimentação em três anos, com 80.200 toneladas em outubro


O Porto de Natal registrou em outubro de 2025 o seu melhor resultado de movimentação de cargas dos últimos três anos, alcançando 80.200 toneladas movimentadas no mês. O desempenho é impulsionado principalmente pela safra de frutas, pela chegada de navios carregados de trigo e pela operação de açúcar.

O resultado consolida um novo ciclo positivo para o Porto de Natal, após um período de desafios operacionais e logísticos enfrentados nos últimos anos. O avanço reflete o fortalecimento da relação do porto com a iniciativa privada, fundamental para a ampliação das operações, e também o apoio decisivo do Governo Federal e do Governo do Estado, que vêm contribuindo para assegurar estabilidade, planejamento e condições favoráveis ao crescimento da atividade portuária no Rio Grande do Norte.

O diretor-presidente da Companhia Docas do Rio Grande do Norte (CODERN), Paulo Henrique Macedo, destacou o significado do marco: “Esse resultado demonstra que o Porto de Natal está em rota ascendente, recuperando eficiência e fortalecendo sua relevância estratégica para a economia potiguar. O trabalho conjunto com o setor produtivo, aliado ao apoio do Governo Federal e do Governo do Estado, tem sido determinante para ampliarmos nossa movimentação e garantirmos maior competitividade ao Rio Grande do Norte. Seguiremos focados em modernização, segurança operacional e atração de novas cargas.”

O Porto de Natal segue com programação ativa para os próximos meses, acompanhando o ritmo da safra e a agenda de atracação de embarcações, com perspectiva de manutenção e crescimento do fluxo movimentado.