Um funcionário do Banco do Brasil (BB) foi preso pela Polícia Federal (PF) pela prática dos crimes de invasão de dispositivo de informática e fraude eletrônica em uma agência do BB no bairro do Caju, na zona portuária Rio de Janeiro. A prisão em flagrante ocorreu nessa terça-feira (4)..
Ele foi flagrado ao utilizar um software malicioso em um computador da instituição financeira com o objetivo de obter dados e informações de clientes, inclusive de gerentes.
Segundo a PF, as informações seriam repassadas a outros integrantes da quadrilha, responsáveis por aplicar golpes contra correntistas do BB em todo o país.
Ele foi encaminhado ao sistema prisional do estado, onde permanecerá à disposição da Justiça Federal, aguardando julgamento, e deve responder pela prática dos crimes de invasão de dispositivo informático e fraude eletrônica.
A Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Rio Grande do Norte (Fecomércio RN), em parceria com a Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), divulgou os primeiros resultados do Programa Bebida Segura, iniciativa que tem por objetivo detectar a presença de metanol em bebidas destiladas, como gin, uísque e vodca, e reforçar a proteção ao consumidor potiguar.
De acordo com a lista divulgada pela coordenação do programa, as primeiras empresas que aderiram ao Bebida Segura – CDA Distribuidora e Acioly Distribuidora – tiveram as bebidas testadas aprovadas nos testes realizados. Juntas, somente essas duas empresas respondem pelo fornecimento de bebidas a 7 mil estabelecimentos em todo o Estado. Os laudos técnicos foram emitidos pelo Laboratório de Combustíveis e Lubrificantes da UFRN (LCL-UFRN), referência técnica responsável pelas análises.
As empresas foram formalmente comunicadas sobre os resultados, acompanhados dos respectivos laudos para conferência. A Federação fará a entrega de um selo de certificação que poderá ser aplicado em local visível ao público e nos canais digitais da empresa, funcionando como um importante instrumento de reputação e uma garantia adicional para o consumidor.
“O Programa Bebida Segura é uma ação concreta que une ciência e comércio em defesa da saúde pública e da confiança no mercado potiguar. Ao disponibilizar análises independentes e laudos públicos, protegemos consumidores e valorizamos os empresários que atuam dentro da legalidade. Seguiremos ampliando a participação para que essa testagem se torne um padrão de segurança e transparência no nosso estado”, afirma o presidente da Fecomércio RN, Marcelo Queiroz.
“Ficamos muito satisfeitos com essa iniciativa da Fecomércio RN e da UFRN, que contribui para valorizar as empresas comprometidas com a qualidade e a segurança dos produtos que comercializamos. Essa ação reforça a responsabilidade da Federação, dos Sindicatos, e de nós, empresários, com os consumidores do nosso estado, e fortalece a confiança em todo o setor atacadista e supermercadista”, afirma o empresário da CDA, Elias Azevedo Cunha.
O Ministério da Justiça começou a implementar um projeto-piloto voltado ao combate de facções criminosas no Nordeste, escolhendo o Rio Grande do Norte, estado governado por Fátima Bezerra (PT), como área de teste.
Desenvolvido em parceria com a Universidade de São Paulo (USP), o projeto foi aplicado durante a Operação Território Seguro, e busca retomar territórios dominados pelo crime por meio de ações policiais e, em seguida, integrar serviços de acesso à Justiça e assistência social. A primeira operação aconteceu em outubro em uma comunidade potiguar.
A ação envolveu a Polícia Militar, Polícia Civil, Polícia Rodoviária Federal e o Ministério Público do RN, que atuaram de forma conjunta na retomada do território.
Por unanimidade, a Comissão de Assuntos Econômicos do Senado (CAE) aprovou, nesta quarta-feira (5), o projeto de lei (PL) do Executivo que isenta do Imposto de Renda (IR) os trabalhadores que ganham até R$ 5 mil por mês. A medida ainda reduz o IR, gradualmente, para aqueles que ganham entre R$ 5 mil e R$ 7.350.
O texto segue para o plenário do Senado com previsão de votar ainda nesta quarta-feira. Se aprovado, segue para sanção presidencial. Se sancionado até o final do ano, a redução do IR passa a valer a partir de janeiro de 2026.
Atualmente, é isento do IR quem ganha até dois salários mínimos (R$ 3.036 por mês).
O governo calcula que cerca de 25 milhões de brasileiros vão pagar menos impostos, enquanto outros 200 mil contribuintes terão algum aumento na tributação.
O relator na CAE, senador Renan Calheiros (MDB-AL), rejeitou as 11 emendas apresentadas alegando que a medida poderia atrasar a sanção do projeto e adiar, para janeiro de 2027, o início das novas regras.
“Tudo que nós não queremos é que retorne à Câmara dos Deputados. Diante do exíguo prazo e do recente histórico de tramitação, da tramitação atípica na outra casa do Congresso Nacional, enviar a matéria de volta à casa iniciadora representa, sem dúvida, um risco fatal. Frustraríamos, sem dúvida, a população que aguarda ansiosamente por esse alívio em seus orçamentos domésticos, negando benefício a milhões de trabalhadores no próximo ano”, explicou Renan.
O relator lembrou que a legislação exige que mudanças tributárias sejam feitas no ano anterior ao aplicado, o que obriga que o tema seja sancionado até o final deste ano.
A modelo e influenciadora Renata Schözen (foto em destaque), de 28 anos, está no centro de uma investigação que envolve falsificação de documento judicial e uso indevido de símbolos oficiais da Polícia Civil. Reprovada no concurso para investigadora em São Paulo, ela teria adulterado uma decisão do Tribunal de Justiça paulista para comprar três distintivos, e passou a se apresentar como policial nas redes sociais. As informações são do Metropoles.
O caso veio à tona após o proprietário da empresa fornecedora desconfiar da liminar apresentada por Renata. O documento, segundo a polícia, foi falsificado para autorizar a aquisição do material restrito.
Com a confirmação da fraude, a Polícia Civil de São Paulo acionou inicialmente a influenciadora para devolver os distintivos de forma administrativa. Ela ignorou a determinação e continuou publicando vídeos ostentando o símbolo policial, fazendo insinuações de autoridade e ironizando investigadores.
Sem retorno da suspeita, a Justiça determinou mandado de busca e apreensão, cumprido pela Polícia Civil de Alagoas, estado onde Renata reside. Os distintivos foram recolhidos e serão enviados de volta para São Paulo.
Renata nega qualquer irregularidade e afirma que é apenas candidata a concursos, não integrante da corporação
As investigações seguem em andamento para apurar fraude processual e verificar se a influenciadora contou com ajuda de terceiros na adulteração do documento.
Policiais civis da Delegacia de Proteção à Criança e ao Adolescente (DPCA) de Luziânia (GO), no Entorno do Distrito Federal, prenderam nessa terça-feira (4), um padrasto condenado por estuprar a enteada quando ela tinha 11 anos. Os abusos ocorreram em 2019. Com informações da coluna Na Mira, do Metrópoles.
Após anos de silêncio e medo, a menina decidiu revelar à mãe o que estava acontecendo. Em 2021, ciente dos fatos, a mulher registrou boletim de ocorrência.
Segundo relatos da vítima, o agressor aproveitava-se da ausência da esposa, que saía para trabalhar, para cometer os abusos. Em outras ocasiões, os ataques ocorriam enquanto a menina dormia.
O homem foi condenado a 16 anos de prisão e foi capturado em um local de reciclagem em Luziânia, onde se escondia para evitar o cumprimento da pena.
O Wallace Vieira Kaneko contou à coluna que o investigado possui antecedentes criminais por porte de drogas e crimes contra o patrimônio.
Durante as investigações, foram reunidas provas que confirmaram a autoria e a materialidade dos crimes.
O homem recebeu voz de prisão e foi conduzido à unidade policial, onde permanece à disposição da Justiça.
A ministra Maria Isabel Galotti, do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), votou nesta terça-feira (4) pela cassação do mandato do governador do Rio de Janeiro, Cláudio Castro, por abuso de poder político e econômico na campanha à reeleição, em 2022.
A ministra também se manifestou pela decretação da inelegibilidade por oito anos e a realização de novas eleições para o governo do estado.
O voto da ministra também condenou o ex-vice-governador Thiago Pampolha, Gabriel Rodrigues Lopes, ex-presidente da Ceperj; e o deputado estadual Rodrigo da Silva Bacellar (União), ex-secretário de govern
O voto foi proferido no início do julgamento no qual o Ministério Público Eleitoral (MPE) e coligação do ex-deputado Marcelo Freixo (PSOL-RJ) pretendem reverter a decisão do Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro (TRE-RJ) que, em maio do ano passado, absolveu Castro e outros acusados no processo que trata de supostas contratações irregulares na Fundação Centro Estadual de Estatísticas, Pesquisas e Formação de Servidores Públicos do Rio de Janeiro (Ceperj) e na Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj).
Em sua manifestação, a ministra, que é relatora do caso, disse que as contratações foram feitas à margem das normas constitucionais, sem fiscalização e fora da folha de pagamento do estado. Galotti destacou que os pagamentos foram feitos diretamente aos beneficiários, ou seja, na boca do caixa dos bancos.
O Governo do Rio Grande do Norte apresentou, nesta terça-feira (4), após quatro rodadas de negociação, a proposta final de recomposição das diárias operacionais (DO) da Segurança Pública Estadual. O valor está congelado desde fevereiro de 2018 e o tema vinha sendo tratado em diálogo contínuo entre o Executivo e as categorias desde 2023.
A apresentação foi feita pelo Comitê de Gestão e Eficiência do Governo do RN, por meio do secretário da Administração, Pedro Lopes, em reunião com sindicatos e associações de servidores da Segurança Pública.
Pelos termos discutidos, o Governo propôs um reajuste de 14,86% sobre o valor atual de R$107,40, que passará a ser R$123,36 por diária operacional. Também foi incluído um acréscimo de 10% para os plantões realizados em sábados, domingos e feriados, o que elevará o valor para R$135,70 nessas ocasiões.
Além da recomposição do valor, a proposta prevê o pagamento de um auxílio-alimentação de R$20,00 por diária operacional. A implantação das medidas está prevista para janeiro de 2026.
Segundo o secretário Pedro Lopes, essa negociação era o último ponto aberto e que vinha sendo objeto de pauta desde 2023.
O número de uniões conjugais entre pessoas do mesmo sexo aumentou 728% no país no intervalo de 12 anos. No Censo 2010, foram contabilizadas 58 mil. Em 2022, já eram 480 mil. Essa diferença representa um crescimento de mais de oito vezes.
A constatação está no suplemento Nupcialidade e Família do Censo 2022, divulgado nesta quarta-feira (5) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
No Censo 2010, as relações homoafetivas representavam 0,1% das unidades domésticas recenseadas. Já em 2022, passaram a representar 0,7%. A pesquisadora do IBGE Luciane Barros Longo classifica o crescimento como “importante” e que acompanha transformações da sociedade nos últimos anos.
“Ao longo desses 12 anos, a gente teve um movimento de formalização maior dessas uniões. Também houve uma transformação da sociedade, na qual as pessoas tiveram mais liberdade em assumir as suas relações”, avalia.
Perfil dos casais homoafetivos
A contagem do IBGE aponta que, em 2022, 58% dos casais eram formados por mulheres; e 42%, por homens. As 480 mil uniões conjugais se dividiam entre casamentos religiosos, civis e uniões consensuais, que incluem as uniões estáveis.
União estável e casamento têm o mesmo valor jurídico em termos de direito sucessório. Uma diferença é que a união estável não altera o estado civil, a pessoa continua solteira, divorciada, viúva, por exemplo. (())
Um vídeo registrou o momento em que a presidente do México, Claudia Sheinbaum, foi assediada enquanto caminhava pelo centro da Cidade do México. Nas imagens, um homem se aproxima dela enquanto a presidente olha para o outro lado. Em seguida, ele passa o braço pelos ombros de Sheinbaum, tenta beijar o pescoço e colocar as duas mãos nos seios dela.
Claudia Sheinbaum afasta o homem de forma calma, e um segurança intervém imediatamente. O agressor ainda tenta se aproximar novamente e coloca o braço sobre os ombros da presidente mais uma vez.
Integrantes da Assembleia Legislativa da Cidade do México, do partido governista Morena, condenaram o caso e manifestaram apoio à presidente. “A cultura do machismo que normaliza e perpetua essas agressões não tem lugar na Cidade do México”, afirmaram em nota.
Presidente do México sofreu assédio andando pela rua. Mulheres não tem Paz, nem sendo presidente de país. pic.twitter.com/J28h8kPEmq
Uma viatura da Polícia Militar foi atingida por pelo menos dois disparos durante um confronto entre militares e criminosos na madrugada desta quarta-feira (5) na Zona Leste de Natal.
Segundo a PM, o caso aconteceu por volta das 3h50 após a equipe se deparar com cerca de 15 criminosos armados e usando roupas camufladas que saíam de uma área de mata.
A corporação informou que a equipe fazia um patrulhamento de rotina nos bairros de Tirol e Petrópolis, nas proximidades da Av. Hermes da Fonseca, quando viu uma motocicleta de cor preta com dois indivíduos em atitude suspeita.
Diante da situação, a equipe resolveu realizar abordagem na Rua Trairi. Nesse momento, os policiais ouviram vários disparos de arma de fogo na área de mata próxima à 1ª Companhia de Polícia do 1º Batalhão da PM, em Mãe Luiza.
Ainda de acordo com a PM, a equipe seguiu em direção à companhia e, ao chegar nas imediações do cruzamento da Av. João XXIII com a 2ª Travessa, visualizou os cerca de 15 indivíduos trajando roupas camufladas.
O ex-técnico de ginástica Fernando de Carvalho Lopes teve a condenação mantida pelo Superior Tribunal de Justiça (STJ) pelo crime de estupro de vulnerável contra quatro vítimas. Ele foi acusado de abusar sexualmente de ginastas que treinava. A pena é de 28 anos de reclusão.
A informação é do portal Metrópoles. O STJ manteve a condenação de Fernando com trânsito em julgado no dia 25 de setembro de 2025. No entanto, o ex-treinador tenta um último recurso no Supremo Tribunal Federal (STF). O processo corre em segredo de justiça para preservar as vítimas.
Em 2018, a 2ª Vara Criminal de São Bernardo do Campo condenou Fernando de Carvalho Lopes a 109 anos e oito meses de reclusão. No entanto, em julho de 2023, a pena foi reduzida para 28 anos.
Fernando era professor de educação física na cidade de Diadema, em São Paulo. Ele pediu exoneração junto a prefeitura em janeiro de 2023, quando se mudou para Portugal. Na esfera esportiva, o ex-treinador foi banido pelo Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) da Confederação Brasileira de Ginástica (CBG).
A Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) fechou um acordo de R$ 363.629.113,50 com os professores da instituição. O valor é referente a um dos processos mais antigos em tramitação na Justiça do Trabalho no Rio Grande do Norte. A ação, ajuizada há 34 anos, pedia a correção salarial decorrente dos Planos Bresser e Verão para 1.928 pessoas. O processo ainda continua para professores que não aderiram ao acordo.
A homologação aconteceu nesta segunda-feira (3) durante uma audiência no Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania (Cejusc-Natal) do Tribunal Regional do Trabalho do Rio Grande do Norte.
Participaram da audiência alguns dos professores beneficiados com o acordo, representantes do Sindicato dos Docentes de Universidades Federais e da UFRN, além de advogados e procuradores federais.
Conhecida por ter vandalizado a estátua da Justiça com batom, durante o 8 de janeiro, a cabeleireira Débora dos Santos, de 40 anos, foi levada às pressas ao Hospital Municipal de Paulínia (SP), na noite da segunda-feira (3), depois de passar mal em casa e desmaiar. A informação é da Revista Oeste.
Sentenciada a 14 anos de cadeia, em virtude do 8 de janeiro, Débora cumpre prisão domiciliar, com tornozeleira eletrônica, desde março, por decisão do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF).
Conforme os advogados Hélio Júnior e Taniéli Telles, a ré enfrenta problemas de saúde agravados por infecções urinárias recorrentes desde quando esteve detida.
“As dores se tornaram insuportáveis, além da dor na bexiga, está sentindo muita dor abdominal e dor nas costas, a ponto de ter desmaiado”, informou o documento.
Atendimento para “Débora do batom”
De acordo com os advogados, Débora foi socorrida pela irmã e levada ao hospital, por volta das 20h30.
“A defesa e a requerente comunicam esta Suprema Corte de seu deslocamento com urgência para a unidade hospitalar de sua comarca”, observou a ação.
Os advogados comunicaram que a ré segue em prisão domiciliar.
Além disso,eles se comprometeram a apresentar atestados e exames médicos emitidos pela unidade de saúde.
O Senado agendou para esta quarta-feira (5) a votação em plenário do projeto de lei que amplia a isenção do IR (Imposto de Renda) para quem ganha até R$ 5 mil. Antes, a proposta precisa passar pela CAE (Comissão de Assuntos Econômicos), que pretendia analisar o relatório sobre o texto nessa terça-feira (4).
Em seu parecer, o relator do projeto, senador Renan Calheiros (MDB-AL), decidiu manter todos os pontos aprovados pela Câmara. Na Casa, o texto foi relatado pelo deputado Arthur Lira (PP-AL).
Segundo Calheiros, a estratégia de manter em seu relatório a integralidade da proposta aprovada pelos deputados foi adotada para evitar que o texto retorne à Câmara.
“Sem a garantia de um acordo robusto que assegure a votação imediata e a aprovação das emendas pela Casa Iniciadora, é alto o risco de o projeto se perder em novas discussões e o prazo de 31 de dezembro ser fatalmente descumprido. A escolha final, portanto, não é puramente técnica, mas estratégica”, diz o relatório.
Diante disso, o senador Renan Calheiros decidiu apresentar um novo projeto de lei com “todos os aprimoramentos” que entende ser necessário sobre a reforma da renda. A proposta foi apresentada à CAE, em decisão terminativa, isto é, depois de aprovada na comissão, a matéria segue diretamente para a Câmara, sem necessidade de passar pelo plenário do Senado.
Essa proposição contempla, entre outras matérias relevantes para o equilíbrio fiscal brasileiro, aperfeiçoamento que se faz necessário à futura lei na qual se converter o PL nº 1.087, de 2025, assegurando que o debate sobre a justiça fiscal no País continue a avançar de forma técnica, responsável e perene”, diz o relatório.
O democrata Zohran Mamdani, de 34 anos, venceu as eleições de Nova York e será o próximo prefeito da maior cidade dos Estados Unidos. O pleito, que ocorreu nesta terça-feira (4), levou mais de 2 milhões de pessoas às urnas e teve a maior participação popular em quase 100 anos.
Com 89% das urnas apuradas, Mamdani tem 50,3% dos votos e será o 111º prefeito de NY. O democrata torna-se o mais jovem a ser eleito para o cargo e é o primeiro muçulmano a vencer o pleito para a maior cidade dos EUA.
O ex-governador Andrew Cuomo, que perdeu as primárias democratas e disputou como independente, ficou em segundo lugar, com 41,6%. Cuomo recebeu apoio do presidente Donald Trump, que é crítico a Mamdani e ameaçou cortar verbas federais para Nova York caso o socialista vencesse o pleito.
O terceiro lugar ficou com o candidato republicano, o apresentador de rádio Curtis Sliwa, com 7,1% dos votos.
Zohran Mamdani nasceu em Kampala, Uganda, é filho de mãe indiana e de pai ugandês. Cresceu na Cidade do Cabo, na África do Sul, e mudou-se para Nova York aos sete anos. Ele cresceu no Queens e tornou-se fluente em seis idiomas.
Ele frequentou a prestigiada Bronx High School of Science e graduou-se em artes pelo Bowdoin College. É filho de Mahmood Mamdani, professor da Universidade de Columbia, e de Mira Nair, cineasta indiana com trabalhos reconhecidos, como nas obras Mississippi Masala e Monsoon Wedding.
O programa Minha Casa, Minha Vida continua a realizar o sonho da casa própria para famílias de todo o Brasil. Entre os dias 27 de outubro e 3 de novembro, 4.324 novas unidades habitacionais começaram a ser construídas.
São 54 obras iniciadas ao todo, sendo 32 enquadradas na modalidade Rural, duas no Entidades (FDS) e outras 20 na modalidade Urbano, por meio do Fundo de Arrendamento Residencial (FAR).
As 32 obras iniciadas por meio da linha de atendimento Rural equivalem a 993 novas moradias para famílias que moram em áreas rurais do Brasil. Na modalidade Entidades, as duas obras iniciadas somam para 131 unidades habitacionais. Já na modalidade Urbano, as 20 obras iniciadas têm como público-alvo famílias da Faixa 1 do programa, com renda de até R$ 2.850, por meio do FAR. Serão 3.200 novas moradias construídas nessa modalidade.
Confira abaixo:
Nordeste
No Piauí, o município de Campo Maior deu início às obras de três empreendimentos: Residencial João Alves Filho I (94 moradias), II (100) e III (77), totalizando 271 novas moradias.
Centro-Oeste
No Distrito Federal, foram iniciadas as obras de dois empreendimentos em Brasília: o Residencial Joaquim Roriz e o Residencial Regina Célia, ambos com 192 moradias cada.
Sudeste
O estado de Minas Gerais concentra o maior número de novas construções. Em Belo Horizonte, começaram as obras de sete empreendimentos:
Residencial Carlos Maciel (100 unidades), Clóvis Salgado (300), Comendador Wigg II (184), Conceição Augsten (200), Djalma Cassimiro de Araújo (188), Jordelino (284) e Viotti (300).
Outros municípios mineiros também iniciaram obras: em Bom Despacho, o Liberdade I contará com 144 unidades, e em Santa Luzia, o conjunto Unidades Habitacionais Curumim terá 200 moradias.
No estado de São Paulo, novas construções começaram em Mogi das Cruzes, com o Condomínio Residencial Vitória I (200) e o Residencial Vitória II (124). Já em Santo André, o Residencial Caminho dos Vianas III terá 200 unidades habitacionais.
Sul
No Paraná, foram iniciadas obras em dois municípios. Em Ampére, o Loteamento Menino Deus II contará com 33 unidades habitacionais, enquanto em Mandaguari, o Conjunto Habitacional de Mandaguari terá duas frentes de construção, com 41 e 47 unidades, respectivamente.
Ana Carolina Oliveira, mãe de Isabella Nardoni, foi às redes sociais para criticar a série “Tremembé”, da Prime Video. Na obra, o pai e a madrasta de Isabella, Alexandre Nardoni e Ana Carolina Jatobá, condenados pela morte da pequena Isabella, são retratados. A vereadora afirmou que optou por não assistir à série e diz estar preocupada em tratar criminosos como celebridades.
“Não vou assistir à série, eu optei por isso, é algo que conta minha história, mas uma coisa sou eu falar da minha filha, minha história, algo que vivi. Outra coisa é como se eu vivenciasse a cena do crime”, disse, nas redes sociais.
Para ela, é preocupante o modo que a série retrata a vida dos presos famosos de Tremembé. “O que me preocupa é trazer criminosos aos holofotes e tratá-los como celebridades e não com a seriedade de cada caso. Nós, que ficamos, somos vítimas secundárias e isso faz parte da nossa vida, a gente tem que ser respeitado, cuidado”, pontuou.
Ana Carolina também pediu respeito pelas vítimas que ficaram. “Nessa série, se fala de vários casos, não só o meu e essas vítimas que ficaram precisam ser lembradas e tratadas com respeito”, relatou.
Sobre o que é a série “Tremembé”
A série de ficção tratará as trajetórias de alguns encarcerados como Suzane von Richthofen, Daniel Cravinhos e Christian Cravinhos, condenados pelo assassinato dos pais de von Richthofen; Anna Jatobá e Alexandre Nardoni, condenados pelo assassinato de Isabella Nardoni; e de Elize Matsunaga, condenada por assassinar o marido, entre outros.
Tremembé é baseada nos livros de true crime “Elize Matsunaga: A mulher que esquartejou o marido” e “Suzane: assassina e manipuladora”, escritos pelo jornalista Ulisses Campbell, que também assina o roteiro ao lado de Vera Egito, Juliana Rosenthal, Thays Berbe e Maria Isabel Iorio. A produção tem direção-geral de Vera Egito e direção episódica de Daniel Lieff.
Em consequência das “graves acusações” apresentadas durante audiência CPMI do INSS, a senadora Damares Alves (Republicanos-DF) pediu a expulsão do presidente da Confederação Brasileira dos Trabalhadores da Pesca e Aquicultura (CBPA), Abraão Lincoln, do Republicanos, partido pelo qual intenciona disputar uma cadeira de deputado federal nas eleições de 2026.
O documento, endereçado ao secretário-geral Demóstenes Félix, foi encaminhado logo após a oitiva de Abraão Lincoln na CPMI) do INSS, de onde saiu preso por falso testemunho, na noite da segunda-feira (3) e solto após pagar fiança na madrugada do dia seguinte.
No texto, Damares afirma que o pedido é necessário diante das “graves acusações apresentadas contra ele durante a sessão da CPMI”, que investiga o maior esquema de fraudes em aposentadorias e pensões já identificado no país.
A parlamentar ressalta que as denúncias afetam “a imagem e os valores éticos do partido” e defende uma ação rápida para preservar “a credibilidade e o compromisso público que norteiam a atuação dos Republicanos”.
O documento reforça que a atuação partidária deve ser guiada por princípios de ética e transparência, expressando ainda a confiança da senadora em uma resposta célere da direção da legenda.
A CBPA é uma das entidades citadas na Operação Sem Desconto, da Polícia Federal, que investiga repasses irregulares e descontos indevidos em benefícios do INSS. Durante a sessão da CPMI, Abraão Lincoln foi questionado por parlamentares sobre movimentações financeiras e possíveis desvios de recursos de associações de pescadores por meio de contratos fictícios.
A Caern realiza nesta semana a limpeza programada de cinco reservatórios na região Seridó, sendo dois em Caicó e três na cidade de Currais Novos. Para realizar a ação, que contribui com a qualidade da água distribuída, será necessário suspender o abastecimento de água das 7h às 19h, de acordo com o seguinte cronograma:
Na terça (4) e quarta (5) serão higienizados os reservatórios da Estação de Tratamento de Água de Caicó, que vai afetar o abastecimento de toda a cidade, com a interrupção do abastecimento de água a partir das 7h da manhã da terça até às 19h da quarta. A normalização se dará até dia 10 de novembro para os imóveis afetados.
A parada do sistema de Caicó também afetará a cidade de São Fernando, porque será necessário suspender o sistema adutor Manoel Torres, com a normalização em até quatro dias após religado o sistema na quarta-feira (5) à noite.
Na quinta (6) e sexta – feiras (7) é a vez da cidade de Currais Novos, com a interrupção do abastecimento de água a partir das 7h da manhã até às 19h. Toda a cidade será afetada na quinta e, na sexta-feira (7), apenas as áreas de LL e setores Lares de Santana.
Após finalizado o serviço, o sistema é religado e a normalização para todos os imóveis se dará gradualmente até 10 de novembro.