Dupla suspeita de matar mulher com golpes de capacete no RN é presa em Pernambuco; relembre crime


A Polícia Civil realizou a segunda fase da Operação Moscou e cumpriu mandados de prisão preventiva contra dois homens de 23 e 25 anos, suspeitos de envolvimento na morte de Luana Jamilly Lopes de Souza, ocorrido no município de Santa Cruz, em 28 de abril deste ano. Eles foram presos em Pernambuco. A informação é do Portal da Tropical.

Segundo as investigações, os suspeitos, integrantes de uma organização criminosa, teriam executado a vítima de forma brutal, com golpes de capacete, ficando com o rosto desfigurado. Ainda durante as investigações, a equipe policial identificou alguns suspeitos no crime e foram expedidos quatro mandados de prisão, sendo dois cumpridos na primeira fase da operação.

Diligências foram realizadas pelas equipes policiais, que localizaram e prenderam os suspeitos no Estado de Pernambuco. Eles foram conduzidos à delegacia para os procedimentos legais e, em seguida, foram encaminhados ao sistema prisional, onde permanecerão à disposição da Justiça. Mesmo com as prisões, as investigações permanecem em andamento.

A ação foi coordenada pela 80ª Delegacia de Polícia Civil (DP) de Santa Cruz, com o apoio da Divisão de Homicídios Metropolitana Sul (DHMS/PCPE), do 15º Batalhão da Polícia Militar do Rio Grande do Norte (PMRN) e do 18º Batalhão da Polícia Militar de Pernambuco (PMPE). A Polícia Civil do Rio Grande do Norte solicita que informações que possam auxiliar nas investigações sejam repassadas de forma anônima, por meio do Disque Denúncia 181.

Mais >

Conmebol anuncia horário da final da Libertadores entre Palmeiras e Flamengo; veja


A Conmebol confirmou o horário da decisão da Libertadores, entre Palmeiras e Flamengo, no dia 29 de novembro, em Lima, no Peru. O jogo vai acontecer às 18h (de Brasília).

O jogo será disputado no estádio Monumental, em Lima. O local tem capacidade para 80 mil torcedores e volta a sediar a decisão do torneio depois de ter sido palco do título do Flamengo na final contra o River Plate, em 2019.

Será a sétima final única da Libertadores, a segunda vez que uma cidade se repete. O Maracanã, no Rio de Janeiro, recebeu duas edições da partida decisiva da competição, em 2020 e 2023.

Com informações de ge

Maioria dos municípios do RN não tem estrutura para políticas de igualdade racial


Uma pesquisa do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) revelou que 111 municípios do Rio Grande do Norte, o equivalente a 66% do total, declararam não possuir estrutura organizacional para a gestão da política de promoção da igualdade racial. Os dados inéditos fazem parte da Pesquisa de Informações Básicas Municipais (Munic) 2024, divulgada nesta quinta-feira (31).

O levantamento, que pela primeira vez coletou informações sobre o tema, aponta que em apenas 10 municípios potiguares existe uma secretaria municipal responsável pela temática, e em todos os casos, a pasta é compartilhada com outras políticas. Outros 43 municípios possuem apenas um setor subordinado a outra secretaria.

A pesquisa também revela a fragilidade na legislação e no planejamento. Apenas 21 municípios tratam do tema em sua lei orgânica, e somente Messias Targino possui um plano municipal de igualdade racial. Além disso, 152 prefeituras relataram não possuir qualquer tipo de legislação sobre o assunto.

Em contrapartida, a Pesquisa de Informações Básicas Estaduais (Estadic) 2024, também divulgada pelo IBGE, mostrou que o Rio Grande do Norte é um dos dois únicos estados do país a possuir um Fundo de Igualdade Racial. O outro estado é o Paraná.

Apesar de ter o fundo, o plano estadual para a gestão da política de igualdade racial estava “em elaboração” durante a pesquisa. A Estadic também apontou que o RN possui legislação que garante a reserva de vagas em concursos públicos e no ensino superior para a população negra, indígena e cigana.

Detran reforça aplicação de exames de direção com mutirões e ações itinerantes


O Departamento Estadual de Trânsito do Rio Grande do Norte (Detran/RN) iniciou, nesta terça-feira (4), o serviço itinerante de avaliação de condutores em cidades do interior do Estado durante o mês de novembro. As equipes de examinadores estão, hoje, nos municípios de Umarizal, Patu e Alexandria. Ao todo, 26 cidades receberão as equipes de avaliadores ao longo deste mês.

O cronograma de exames práticos de volante segue nas seguintes localidades: Assú (5 e 6/11); Mossoró, Apodi e Caraúbas (12/11); Pau dos Ferros (13/11); Alto do Rodrigues, Macau e João Câmara (17/11); Canguaretama e Goianinha (18/11); Passa e Fica e Goianinha (19/11); Santa Cruz e Jaçanã (24/11); Caicó, Jucurutu e Florânia (25/11); Lagoa Nova, Cerro Corá e Cruzeta (26/11); Acari e Currais Novos (27/11); e Jardim do Seridó e Parelhas (28/11).

Senador Fabiano Contarato é eleito presidente da CPI do Crime Organizado

O senador Fabiano Contarato (PT-ES) foi eleito nesta terça-feira (4) para a presidência da CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito) que investigará o crime organizado no país. Para o cargo de vice, o colegiado elegeu o senador Hamilton Mourão (Republicanos-RS).

A comissão foi instalada nesta manhã. Antes do início dos trabalhos, os senadores se reuniram para buscar um acordo sobre o comando da CPI. Sem consenso, o cargo foi disputado no voto pela oposição e por governistas.

A base aliada do governo indicou o nome de Fabiano Contarato e a oposição defendeu o nome de Hamilton Mourão. O placar foi de 6 votos a 5, com o petista saindo vitorioso. Após a votação, por acordo, Mourão foi escolhido como vice de forma simbólica, por aclamação.

Contarato é formado em Direito e foi delegado da Polícia Civil por 27 anos. No Senado, já foi líder da bancada do PT. Ele foi eleito em 2018 e está no seu primeiro mandato. Mourão é general da reserva do Exército e foi vice-presidente no governo de Jair Bolsonaro (PL). Eleito em 2022, está em seu primeiro mandato no Senado.

A relatoria da CPI ficou com o senador Alessandro Vieira (MDB-SE), que articulou o pedido para criação do colegiado. Delegado da Polícia Civil por mais de 20 anos, Vieira foi eleito senador em 2018.

A abertura dos trabalhos da comissão nesta manhã foi conduzida pelo senador Otto Alencar (PSD-BA), por ser o senador mais velho. Durante a reunião, ele rebateu críticas da oposição sobre um movimento de “blindagem” do governo na CPI.

Mais >

Ingressos gratuitos para o concerto “Trilhas de Cinema” em Caicó começam a ser liberados nesta quarta-feira

O público do Seridó já pode se preparar para uma noite de pura emoção embalada pela musicalidade. A partir desta quarta-feira, 5 de novembro, às 9h, estarão disponíveis no Sympla os ingressos gratuitos para o concerto “Trilhas de Cinema”, realizado pela Filarmônica UFRN. O espetáculo acontece no dia 7 de novembro, às 19h, no Auditório do CERES/UFRN, em Caicó, e promete transportar o público para o universo das grandes produções cinematográficas.

Desta vez, sob a regência de Willames Costa, junto aos músicos da Escola de Música da UFRN apresentam um repertório inesquecível, que vai das galáxias distantes de Star Wars aos mares de aventura de Piratas do Caribe, passando pela emoção épica de Superman, o encanto de O Rei Leão e a intensidade de Game of Thrones.

Mais do que um concerto, “Trilhas de Cinema” é uma celebração da sétima arte por meio da música. No palco, composições de mestres como John Williams, Hans Zimmer e Elton John ganham nova vida, recriando a energia e a emoção das salas de cinema em uma experiência ao vivo de alta voltagem artística.

Ingressos gratuitos em três lotes

Os ingressos estarão disponíveis pelo Sympla https://www.sympla.com.br/evento/trilhas-de-cinema-filarmonica-ufrn-em-caico/3201117, a partir das 9h do dia 5 de novembro, em três lotes, sendo da seguinte forma: 1º lote, no dia 05/11; 2º lote, dia 06/11 e 3º lote, dia 07/11. Garanta o seu e prepare-se para uma noite de pura imersão cinematográfica!

Mais >

Justiça dá 30 dias para bar na Prudente de Morais desocupar área do Estado

A Justiça Estadual reconheceu que o terreno localizado na Avenida Prudente de Morais, esquina com a Rua Sérgio Severo, no bairro Lagoa Nova, em Natal, onde atualmente funciona o bar Amarelinho, pertence ao Estado do Rio Grande do Norte.

Com a decisão, o juiz Airton Pinheiro, da 4ª Vara da Fazenda Pública da Comarca de Natal, determinou que o imóvel seja desocupado em até 30 dias, sob pena de imissão do ente estatal na posse do bem. O prazo só será contado depois de esgotados os recursos.

De acordo com o processo, o Estado alegou que a propriedade foi incorporada ao patrimônio público em janeiro de 2013. Mesmo ciente da origem pública do terreno, o ocupante teria erguido uma construção no local, o que levou o governo a solicitar a restituição definitiva da área.

A defesa, por sua vez, afirmou ocupar o imóvel desde 1956 e alegou que o Estado já havia tentado, sem sucesso, reaver o terreno judicialmente. Sustentou ainda que o autor não comprovou a posse legítima da propriedade, pedindo o reconhecimento da usucapião, ou seja, a aquisição do terreno por posse prolongada.

O magistrado destacou que a ação está fundamentada no artigo 1.228 do Código Civil, que assegura ao proprietário o direito de usar, gozar, dispor e reaver o bem de quem o possua injustamente. Ele explicou que a reivindicação de domínio exige três elementos: prova da propriedade, identificação do bem e demonstração da posse injusta.

“No caso dos autos, o autor comprovou ser o real proprietário do imóvel objeto da presente ação. O bem foi adquirido em 1955 pelo Banco do Estado do Rio Grande do Norte, sendo incorporado ao patrimônio do Estado em 2013”, ressaltou o juiz.

Mais >

Fies 2025: divulgado resultado das vagas remanescentes

O Ministério da Educação (MEC) divulgou, nesta terça-feira (4/11), o resultado com a ordem de classificação das vagas remanescentes do processo seletivo do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies), referente ao segundo semestre de 2025.

Os candidatos podem acessar o resultado no Portal Único de Acesso ao Ensino Superior . Nesta edição, o MEC ofertou mais de 58 mil vagas para 10.319 cursos/turnos de graduação, em 690 instituições privadas de educação superior.

De acordo com o Edital nº 21/2025 , o estudante pré-selecionado deverá comparecer à Comissão Permanente de Supervisão e Acompanhamento (CPSA) da instituição de ensino superior em que foi pré-selecionado nos dias 5 e 6 de novembro para comprovar as informações declaradas no momento da inscrição. A entrega dos documentos pode ser realizada por meio físico ou digital. Confira as regras, os prazos e os horários na instituição.

As vagas remanescentes do Fies referem-se às oportunidades de financiamento que não foram preenchidas durante as etapas regulares de seleção do programa. Elas são destinadas aos estudantes que tenham condições de atingir a frequência mínima exigida para concluir o segundo semestre letivo de 2025 na opção de curso, turno e local de oferta para os quais se inscreveram.

Reserva de vagas

O edital destaca que 50% das vagas remanescentes serão reservadas para os candidatos com renda familiar por pessoa de até meio salário mínimo, inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico), com registro ativo, conforme determinam as regras do Fies Social. Os pré-selecionados no Fies Social poderão solicitar a contratação de financiamento de até 100% dos encargos educacionais cobrados pelas instituições. Esses candidatos serão identificados automaticamente pelo sistema de inscrição, a partir da base de dados do CadÚnico, fornecida ao MEC pelo Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS).

Mais >

Adolescente de 14 anos morre após brincadeira de ‘lutinha’


O adolescente de 14 anos que morreu após participar de uma “lutinha” em Goianira, na Região Metropolitana de Goiânia, não gostava dessa brincadeira e só participou por insistência de garotos que estavam no local, segundo o relato de um amigo da vítima à TV Anhanguera. Carlos Emanuel Milhomem Soares desmaiou após levar golpes e foi socorrido, mas morreu ao ser transferido de hospital. A informação é do g1.

“Ele nem gostava de brincar disso. […] Estavam colocando pilha nele, aí entrou no psicológico dele e ele foi, porque tinha muita gente chamando ele para ir”, disse o jovem.

Carlos Emanuel morreu no domingo (2), após a “brincadeira” na praça do Residencial Triunfo II, em Goiânia, segundo o delegado Miguel Mota. O laudo com a causa da morte não havia sido divulgado até a última atualização desta reportagem, nesta terça-feira (4).

O adolescente de 16 anos com quem Emanuel “lutava” foi levado à delegacia e prestou depoimento. “O delegado plantonista lavrou um boletim de ocorrência circunstanciado de homicídio culposo. O adolescente infrator responderá por isso no Judiciário”, explicou o investigador.

Outros três jovens foram autuados por incentivar a briga. O delegado informou que todos os três maiores de idade foram soltos pelo Poder Judiciário e devem responder por corrupção de menor e incitação à violência.

Em depoimento, os suspeitos alegaram que a “luta” era uma brincadeira.

No local, a polícia ouviu uma testemunha, que disse que os jovens estavam brincando de “lutinha” na praça quando Carlos Emanuel sofreu um golpe e caiu no chão.

O menino foi levado para um hospital na cidade, onde a polícia foi chamada e uma enfermeira informou que a vítima teve oito paradas cardíacas. De acordo com o boletim de ocorrência, a equipe da unidade de saúde relatou que um adolescente havia chegado em estado grave com lesões no tórax, clavícula e cabeça.

Contribuintes têm nova oportunidade de adesão ao REFIS 2025 em Caicó


Os contribuintes de Caicó têm uma nova oportunidade de adesão ao REFIS 2025 em Caicó. A Prefeitura de Caicó reforça que dia 28 de novembro de 2025 é o último dia para que contribuintes aproveitem a prorrogação do Programa de Recuperação Fiscal (REFIS 2025). O prazo final foi estendido por meio do Decreto nº 1.182/2025, publicado pelo Município.

O REFIS permite que pessoas físicas e jurídicas regularizem dívidas tributárias com o município, como IPTU, ISS e taxas diversas, com condições especiais, incluindo descontos de juros e multas, além de possibilidades de parcelamento.

De acordo com o secretário municipal de Planejamento e Tributos, Wilson Bezerra, o programa representa uma oportunidade para que os contribuintes regularizem sua situação e contribuam com o desenvolvimento do município: “O REFIS é uma medida de responsabilidade e de incentivo à adimplência. Muitos caicoenses já aproveitaram os benefícios, e reforçamos que hoje é o último dia para garantir essas condições especiais.”, destacou.

Para participar é fácil. Venha à Secretaria de Tributação na Rua Professor Joaquim Lima, número 71, na lateral da Escola Kenedy, ou chame no WhatsApp 84 99439 5022. Não deixe para depois.

Mutirão da Serasa oferece até 99% de desconto e facilita renegociação de dívidas

A Serasa iniciou nesta segunda-feira 3 uma nova edição do Serasa Limpa Nome, feirão de negociação de dívidas que oferece descontos de até 99% e parcelamento a partir de R$ 9,90. A campanha, válida até 30 de novembro, busca ajudar milhões de brasileiros a regularizarem pendências financeiras e retomarem o acesso ao crédito.

O processo pode ser feito inteiramente online — pelo aplicativo ou site da Serasa —, além de contar com atendimento presencial em agências dos Correios, para quem não tem acesso à internet.

Em entrevista à TV Agora RN nesta segunda-feira 3, Guilherme Mendes, especialista em educação financeira da Serasa, explicou que o mutirão é uma “excelente oportunidade para todos os brasileiros retomarem um controle com a sua vida financeira”. Ele disse que a iniciativa, que ocorre anualmente, foi ampliada neste ano, com a adesão de mais parceiros e instituições credoras.

Como participar

O mutirão é acessível por diferentes canais. Quem quiser negociar pode acessar o site serasa.com.br, baixar o aplicativo Serasa (disponível para Android e iOS), entrar em contato pelo WhatsApp oficial (11) 99575-2096, ou ainda procurar uma agência dos Correios.

No atendimento presencial, basta apresentar um documento de identificação. O cidadão pode consultar suas dívidas e regularizá-las diretamente no balcão, sem necessidade de agendamento. Já quem preferir o modo digital pode visualizar os débitos, escolher as opções de parcelamento e emitir os boletos na hora.

Uma das vantagens do sistema é a agilidade. “Você consegue regularizar pagando por boleto ou pagando por Pix. Ao realizar o pagamento com Pix, o nome fica limpo na mesma hora”, destacou Guilherme Mendes. Nos casos de pagamento por boleto, há um prazo de até cinco dias úteis para compensação.

Mais >

Ministério da Saúde intensificará mobilização contra dengue no Brasil

O Ministério da Saúde vai promover uma ação de mobilização nacional contra a dengue no próximo sábado (8). O objetivo é conscientizar gestores públicos, profissionais da saúde e a população em geral sobre a importância das medidas recomendadas para conter a proliferação do mosquito Aedes aegypti, principal transmissor da doença.

“A gente age ao longo de todo o ano, mas agora é a oportunidade de voltarmos a chamar a atenção da população para evitarmos qualquer tipo de cenário, de crescimento do número de casos”, declarou o ministro da Saúde, Alexandre Padilha, ao anunciar a realização do Dia D contra a dengue. A iniciativa faz parte da campanha nacional “Não Dê Chance para Dengue, Zika e Chikungunya”, que o ministério lançou nesta segunda-feira (3).

“Agora é hora de organizar a assistência à saúde, reforçar as ações de prevenção e orientação e identificar os pontos estratégicos a atacar nas cidades”, acrescentou o ministro.

De acordo com o ministério, em 2025, foram registrados, até o momento, 1.611.826 casos prováveis de dengue e 1.688 mortes. Ainda segundo a pasta, os resultados são, respectivamente, 75% e 72% inferiores aos do mesmo período de 2024.

Mesmo com a redução dos números, o ministro considera a situação alarmante. Principalmente porque, historicamente, os números de casos de dengue, zika e chikungunya costumam aumentar entre novembro e maio, quando as condições climáticas são mais favoráveis à proliferação do mosquito.

Além disso, outro dado preocupa os técnicos do ministério: o aumento do número de municípios brasileiros em estado de alerta para a dengue. Uma pesquisa realizada em agosto e setembro apontou que ao menos 30% das cidades já se encontravam nesta situação.

Mais >

Famílias ocupam canteiros em Natal em busca de doações

A situação de vulnerabilidade social leva muitas pessoas a procurar a rua, especialmente no final do ano, em busca de doações e apoio. Na capital potiguar, o canteiro central da Avenida das Alagoas, no bairro Neópolis, tornou-se um desses pontos, onde diversas famílias tradicionalmente buscam sensibilizar quem passa em busca de um auxílio. Neste ano, o movimento de pessoas na rua já começou.

Uma das pessoas instaladas no local é Kathya Janine, 25 anos. Ela está acampada no ponto com quatro filhos e um irmão, todos menores de idade. Desde 2021, Kathya é moradora da Ocupação Valdete Guerra, no bairro Planalto. “Fui pra lá – ocupação – porque não tenho como pagar aluguel. Eu não vou mentir, tenho 5 filhos e realmente não tenho condições, por isso fico aqui – na Avenida das Alagoas – todo final de ano”, compartilha.

Kathya relata que a equipe da Prefeitura de Natal esteve na Avenida das Alagoas recentemente, mas não ofereceu suporte prático. “Eles perguntaram se meu Bolsa Família estava bloqueado, pediram pra eu prestar atenção nos meninos por causa dos carros e só, mas não ofereceram nada”. Kathya recebe o benefício referente à filha mais velha, única que estuda, mas afirma que o dinheiro não é suficiente para a família toda.

Outra situação é a de Patricia dos Santos, 34 anos, dona de casa e mãe de sete filhos menores de idade. Patrícia passou a se instalar no ponto em 2024, por indicação de uma amiga. “Ano passado nós recebemos muita coisa aqui, graças a Deus, as pessoas ajudam mais no final do ano”, relata.

Neste ano, Patrícia está no mesmo local, agora acompanhada de outra amiga, Carla Cristina, 40 anos. Atualmente, Carla e seus cinco filhos, sendo dois menores de idade, vivem na casa de parentes.

Mais >

Caixa abre contratações do programa Reforma Casa Brasil

A partir desta segunda-feira (3), famílias com renda mensal de até R$ 9,6 mil poderão financiar a reformas de casa ou do apartamento com juros reduzidos. A Caixa Econômica Federal começou as contratações do Programa Reforma Casa Brasil, iniciativa que oferece crédito para reforma e ampliação de moradias em todo o país.

O programa faz parte do Minha Casa, Minha Vida (MCMV) e prevê a destinação de R$ 30 bilhões do Fundo Social para famílias dentro dessa faixa de renda. O acesso e a simulação das condições de financiamento podem ser feitos diretamente pelo site da Caixa.

As famílias com renda superior a R$ 9,6 mil por mês terão acesso a outra linha de crédito para a reforma de moradias, com recursos do Sistema Brasileiro de Poupança e Empréstimo (SBPE).

O programa é dividido em duas faixas de renda:

As contratações podem ser iniciadas pelo site da Caixa. A finalização ocorre pelo aplicativo Caixa, para quem tem conta no banco, ou em uma agência, no caso de famílias com mais de um integrante com renda ou que não possuam conta.

Desenvolvido pelo Ministério das Cidades, em parceria com o Ministério da Fazenda e a Caixa, o programa deve beneficiar 1,5 milhão de famílias em todo o Brasil. O crédito pode ser usado para compra de materiais de construção, contratação de mão de obra, projetos e orientação técnica.

Mais >

Justiça determina retomada do atendimento médico no Hospital da Mulher em Mossoró

A Justiça determinou a retomada plena do atendimento médico nas áreas de obstetrícia e neonatologia no Hospital da Mulher Parteira Maria Correia, em Mossoró, após a empresa responsável pelas escalas comunicar a suspensão dos serviços.

A decisão, proferida no sábado 1º, obriga a Associação de Assistência e Proteção à Maternidade e à Infância de Mossoró (Apamim) e o Núcleo de Ginecologia e Obstetrícia de Mossoró (NGO) a manterem os plantões por dois meses, contados a partir da notificação de rescisão feita em 27 de outubro. Com isso, o atendimento deve seguir até 27 de dezembro de 2025.

O Estado do Rio Grande do Norte ingressou com uma ação pedindo tutela de urgência para impedir a suspensão dos plantões médicos no hospital. De acordo com a Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap), a decisão determina que a empresa retome integralmente o fornecimento de mão de obra médica responsável pelo atendimento de gestantes e recém-nascidos na região Oeste.

Na ação, o governo estadual afirmou que a suspensão dos serviços colocaria em risco o atendimento à população e poderia causar desassistência na rede pública.

O juiz Rivaldo Pereira Neto, plantonista da 3ª Vara da Comarca de Pau dos Ferros, entendeu que, mesmo sem contrato formal em vigor, os serviços são essenciais e devem ser mantidos até que o Estado consiga garantir uma transição segura ou formalize novo contrato.

“As empresas devem continuar a prestar os serviços médicos de assistência obstétrica e neonatal conforme a remuneração atual, pelo prazo de dois meses”, escreveu o magistrado.

Mais >

Suspeito de matar prefeito de João Dias continuava comandando crime da cadeia, diz Polícia

Um homem suspeito de envolvimento na morte do prefeito de João Dias, Marcelo Oliveira (União), em 2024, continuava comandando um grupo criminoso mesmo após ser preso no Paraguai e custodiado em Foz do Iguaçu/PR, segundo informou a Polícia Civil do Rio Grande do Norte nesta segunda-feira 3.

Na quinta-feira 30, a corporação cumpriu novo mandado de prisão preventiva contra ele. Outros dois homens, de 23 e 29 anos, suspeitos de integrar a associação criminosa responsável por extorsões, também foram detidos.

Os outros dois suspeitos foram presos, um no estado de São Paulo e outro na cidade de Patu/RN, e são apontados como executores das ordens do líder, sendo responsáveis por cobranças, ameaças e repasse dos valores obtidos de forma ilícita.

Segundo a Polícia, o suspeito preso no Paraguai continuava coordenando o grupo, determinando a prática de extorsões para arrecadar recursos destinados a custear suas despesas e manter as atividades da associação criminosa.

Após os procedimentos legais, os três permaneceram à disposição do Poder Judiciário e do Ministério Público.

A ação foi coordenada pela 7ª Delegacia Regional (DR) de Patu, com apoio da Polícia Civil do Estado de São Paulo (PCSP) e da 8ª Delegacia Regional (DR) de Alexandria, que atuaram na localização e captura dos suspeitos.

A Polícia Civil reforça que informações e denúncias podem ser repassadas de forma anônima pelo Disque Denúncia 181.

Ancelotti anuncia convocados do Brasil para amistosos contra Senegal e Tunísia; veja lista

O técnico Carlo Ancelotti divulgou nesta segunda-feira 3, na sede da CBF, no Rio de Janeiro, a lista de convocados da seleção brasileira para os amistosos contra Senegal e Tunísia. A relação inclui 23 jogadores de clubes nacionais e internacionais.

Os goleiros convocados são Bento (Al-Nassr), Ederson (Fenerbahçe) e Hugo Souza (Corinthians). Para a posição de lateral, foram chamados Alex Sandro (Flamengo), Caio Henrique (Monaco), Luciano Juba (Bahia), Danilo (Flamengo), Wesley (Roma) e Paulo Henrique (Vasco).

Os zagueiros da seleção são Éder Militão (Real Madrid), Fabrício Bruno (Cruzeiro), Gabriel Magalhães (Arsenal) e Marquinhos (PSG). Entre os meio-campistas, foram convocados Andrey Santos (Chelsea), Bruno Guimarães (Newcastle), Casemiro (Manchester United), Fabinho (Al-Ittihad) e Lucas Paquetá (West Ham).

No ataque, os nomes escolhidos foram Estevão (Chelsea), João Pedro (Chelsea), Luiz Henrique (Zenit), Matheus Cunha (Manchester United), Richarlison (Tottenham), Rodrygo (Real Madrid), Vinicius Júnior (Real Madrid) e Vitor Roque (Palmeiras).

A seleção se prepara para os jogos em novembro, que servem como preparação para os compromissos futuros da equipe brasileira.

Anvisa proíbe uso de substâncias químicas presentes em produtos de unhas em gel

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou, na quarta-feira (29), uma resolução que proíbe o uso de duas substâncias químicas em produtos cosméticos, de higiene pessoal e perfumes: o TPO [óxido de difenil (2,4,6-trimetilbenzol) fosfina] e o DMPT (N,N-dimetil-p-toluidina), também conhecido como dimetiltolilamina (DMTA). A medida tem como objetivo proteger a saúde da população contra riscos de câncer e problemas reprodutivos.

Esses compostos costumam ser utilizados em produtos voltados para a fixação de unhas artificiais e esmaltes em gel, que precisam ser expostos à luz ultravioleta (UV) ou LED. Estudos internacionais apontaram que o DMPT é classificado como potencialmente cancerígeno para humanos, enquanto o TPO foi identificado como tóxico para a reprodução, podendo afetar a fertilidade.

Com a decisão, o Brasil passa a adotar padrões semelhantes aos da União Europeia, que também baniu recentemente o uso dessas substâncias. Segundo a Anvisa, a medida busca evitar que produtos considerados inseguros em outros países continuem sendo comercializados no país.

A resolução estabelece prazos distintos para a adequação do mercado. A fabricação, importação e concessão de novos registros ou notificações de produtos que contenham as substâncias estão proibidas de forma imediata. Já empresas e estabelecimentos terão 90 dias para interromper a comercialização e o uso de produtos que já estejam disponíveis. Após esse prazo, todos os registros e notificações serão cancelados pela Anvisa, e os produtos deverão ser recolhidos das prateleiras.

Governo vai oferecer cursos gratuitos para tirar CNH, diz ministro dos Transportes

O ministro dos Transportes, Renan Filho, afirmou que o governo vai oferecer cursos gratuitos para a obtenção da Carteira Nacional de Habilitação (CNH). A informação é da CNN.

O anúncio vem na esteira da proposta do governo de acabar com a obrigatoriedade das autoescolas na emissão da carteira de motorista. O ministro afirmou que a expectativa é que as mudanças comecem a valer ainda este ano.

“Vamos oferecer o curso às pessoas gratuitamente. Curso de legislação, cidadania, direção defensiva, meio ambiente. As matérias necessárias para tirar uma carteira de habilitação na prova teórica”, disse Renan Filho, em entrevista ao programa ‘Bom dia, Ministro’, da EBC, nesta quinta-feira (30).

A proposta está em consulta pública até domingo (2). Após esse prazo, uma resolução do Conselho Nacional de Trânsito (Contran) deve ser publicada. Não há necessidade de aprovação no Congresso Nacional para que as novas medidas entrem em vigor.

Durante a entrevista, Renan Filho afirmou que retirar a exigência de autoescolas para emitir a CNH vai reduzir custos para os futuros motoristas e diminuir burocracias.

Os exames teóricos e práticos continuarão obrigatórios. A abertura do processo será diretamente pelo site da Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran) ou por meio da Carteira Digital de Trânsito (CDT).

Site da Sefaz/RN enfrenta instabilidades há cinco dias

A Secretaria Estadual de Tributação do Rio Grande do Norte (Sefaz/RN) enfrenta instabilidades em seus sistemas desde 29 de outubro. De acordo com a Sefaz, o técnicos do órgão acionaram o suporte para solucionar os problemas, e os procedimentos para restauração dos serviços seguem em fase de conclusão.

Com a queda do sistema, contribuintes relataram dificuldades para cumprir obrigações fiscais, incluindo a antecipação do ICMS.

O governo havia orientado contribuintes atacadistas a antecipar 50% do ICMS referente ao mês anterior até o dia 28 de outubro. O valor recolhido poderia ser posteriormente compensado, caso ultrapassasse o montante devido.

No entanto, a indisponibilidade do sistema da Sefaz impediu o cumprimento integral da medida por parte das empresas. A secretaria informou que não haverá penalidades para contribuintes afetados pela instabilidade.

A Sefaz afirma que trabalha para restabelecer os serviços “o mais breve possível”. Até o momento, não há previsão oficial para normalização completa das operações.