O teto do restaurante Jamile, localizado na Bela Vista, região central de São Paulo, desabou após uma explosão de gás no início da tarde desta quarta-feira 8. Segundo o Corpo de Bombeiros, uma pessoa foi resgatada e outras três permanecem sob os escombros.
Dez viaturas da corporação e um helicóptero Águia atuam no local. A ocorrência segue em andamento. Ainda não há informações sobre o estado de saúde das vítimas nem sobre os hospitais para onde foram levadas.
O restaurante tem o cardápio assinado pelo chef Henrique Fogaça, porém ele não é dono nem sócio do estabelecimento.
Os prefeitos Dr. Tadeu (Caicó) e Joaquim de Medeirinho (Cruzeta) estiveram reunidos nesta quarta-feira (08), em Natal, com representantes da Horizonte Energias Renováveis, empresa responsável pela implantação do Complexo Eólico Serra da Formiga — um dos projetos com maior potencial eólico do Brasil e que promete transformar a economia e a geração de empregos no Seridó.
O encontro teve como pauta o andamento para a implantação do projeto que está em fase final de licenciamento ambiental do empreendimento, que contará com mais de 60 aerogeradores distribuídos em áreas estratégicas da Serra da Formiga. A empresa apresentou os avanços do processo de emissão das Licenças Prévias, etapa necessária para seguir à fase de captação de investidores e recursos destinados à construção do parque eólico.
A Horizonte Energias Renováveis, junto à consultoria Plano Ambiental e ao IDEMA, destacou o rigor técnico nos estudos para identificar impactos e garantir medidas mitigadoras e compensatórias às comunidades envolvidas. O objetivo é garantir desenvolvimento econômico com responsabilidade ambiental e social.
“Este é um projeto estratégico não apenas para Caicó e Cruzeta, mas para todo o Rio Grande do Norte. Estamos falando de um parque com enorme capacidade de produção de energia limpa, que vai atrair investimentos, gerar empregos e movimentar a economia regional”, destacou o prefeito Dr. Tadeu.
O prefeito Joaquim de Medeirinho reforçou: “A Serra da Formiga pode se tornar referência nacional em geração de energia eólica, trazendo inovação e sustentabilidade para o nosso território”, acrescentou.
Quando iniciado, o empreendimento prevê a melhoria das estradas de acesso, geração de centenas de empregos diretos e indiretos e o aquecimento do comércio local, beneficiando desde pequenos fornecedores a grandes serviços estruturais.
O cronograma de implantação seguirá de fatores como políticas públicas de incentivo e condições de mercado, já que os investimentos exigidos são de grande porte. A expectativa, segundo a Horizonte Energias Renováveis, é que a parte técnica seja concluída em breve, tornando o projeto pronto para avançar à fase de execução.
Com um dos maiores potenciais de geração de energia eólica do país, o Complexo Serra da Formiga coloca o Seridó no mapa das energias renováveis e reforça o compromisso com um futuro mais sustentável e próspero para a região.
Um idoso de 65 anos foi preso por embriaguez ao volante após se envolver em um acidente com feridos na BR-304, em Mossoró, na região Oeste do Rio Grande do Norte. A Polícia Rodoviária Federal (PRF) realizou a prisão na tarde desta terça-feira (7).
De acordo com informações da PRF, o sinistro ocorreu por volta das 15h14, no quilômetro 24 da rodovia federal. O homem conduzia uma motocicleta Honda/CG 125 Titan KS, de cor vermelha, quando foi identificado com capacidade psicomotora alterada em razão da ingestão de álcool, o que caracteriza crime de trânsito conforme o artigo 306 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB).
A PRF informou ainda que o caso resultou em vítimas lesionadas, mas não divulgou o número de feridos nem o estado de saúde deles.
Após a constatação da embriaguez, o condutor foi detido e encaminhado à Delegacia de Polícia Civil de Mossoró, que ficará responsável pela investigação do caso.
A Polícia Federal (PF) deflagrou nesta quarta-feira (8) uma operação nacional para identificar e prender criminosos envolvidos em crimes de abuso sexual de crianças e adolescentes, praticados principalmente pela internet.
Ao todo, estão sendo cumpridos 182 mandados de busca e apreensão em todos os estados brasileiros. A ação, considerada uma das maiores já realizadas no país contra esse tipo de crime, conta com a participação de cerca de 900 policiais.
Até a última atualização, 37 pessoas haviam sido presas em flagrante e duas vítimas foram resgatadas.
A operação é coordenada pela Polícia Federal e integra os esforços nacionais de combate a crimes cibernéticos que violam a dignidade sexual de crianças e adolescentes. A ação conta ainda com o apoio das Polícias Civis de 16 estados, que cumprem 44 mandados, enquanto a PF executa os outros 138.
Segundo a corporação, o objetivo é desarticular redes criminosas que produzem, armazenam e compartilham material de abuso sexual infantil, além de identificar possíveis agressores e vítimas.
A Polícia Federal destacou que as investigações seguem em andamento e que novas prisões podem ocorrer nas próximas horas.
A governadora Fátima Bezerra sancionou, nesta terça-feira (7), a lei estadual nº 794/2025, que institui o Plano de Cargos, Carreira e Remuneração (PCCR) dos funcionários da Educação do Rio Grande do Norte. A medida representa um marco histórico na valorização dos servidores administrativos da rede estadual de ensino, garantindo progressões funcionais, reconhecimento por formação e melhores condições de desenvolvimento profissional.
A cerimônia de sanção foi realizada no Auditório Angélica Moura, na Secretaria de Estado da Educação, da Cultura, do Esporte e do Lazer (SEEC), e contou com a presença de servidores, representantes sindicais e autoridades do Executivo e do Legislativo estadual.
O Projeto de Lei enviado pelo Governo do Estado foi aprovado por unanimidade pela Assembleia Legislativa e sancionado integralmente, sem alterações. A partir de agora, o PCCR passa a vigorar como marco regulatório da carreira dos servidores administrativos da Educação potiguar, substituindo a antiga Lei Complementar nº 432/2010, que não contemplava as especificidades da área.
A governadora Fátima Bezerra destacou que o momento representa a concretização de uma luta histórica da categoria e reforçou o compromisso da gestão com a valorização dos trabalhadores da Educação. “A sanção de hoje é uma conquista muito importante, porque traz uma coisa fundamental, que é respeito, que é valorização, que é dignidade salarial e profissional dos servidores da educação. É disso que se trata o Plano de Cargos, Carreira e Remuneração”, afirmou ela.
O novo PCCR, aguardado há mais de uma década pelos servidores administrativos, foi construído de forma participativa, com diálogo permanente entre o Governo do Estado e o Sindicato dos Trabalhadores em Educação Pública do RN (Sinte-RN). “Esse plano significa a superação da estagnação funcional, das distorções do ponto de vista salarial e, ainda, incentiva a qualificação. A lei foi feita para valorizar o servidor da Educação. São os servidores que têm a missão de levar a efeito as políticas públicas junto à população, em áreas essenciais, como é a área da educação”, disse a governadora.
O Tribunal de Justiça de Goiás (TJGO) emitiu mandado de prisão contra o médico Wesley Noryuki Murakami, acusado de deformar pacientes durante procedimentos estéticos em Goiás e no Distrito Federal. O mandado foi emitido pela 8ª Vara Criminal de Goiânia, na última quinta-feira (1º/10).
A noticia é de LAURA BRAGA. O médico foi condenado em 2023 a 9 anos e 2 meses de prisão por lesão corporal gravíssima contra nove pacientes. À época, o magistrado Luciano Borges apontou que as provas anexadas ao processo confirmavam as narrativas das vítimas. “Todo o acervo probatório corrobora que [elas] tiveram a integridade física ofendida, [sofrendo] deformidades permanentes em razão da conduta ilícita praticada pelo acusado.”
Como cabia recurso da decisão, Wesley chegou a apresentar apelação solicitando nulidade da ação, mas o pedido foi negado – a Justiça entendeu que a denúncia atendia aos requisitos legais.
Até o momento, a Polícia Civil não confirmou a prisão de Murakami. Contudo, a PCGO realiza diligências para cumprimento da ordem judicial.
Wesley Murakami é acusado de deformar rostos de pacientes durante tratamentos estéticos em Goiás e no Distrito Federal. De acordo com a polícia, os casos aconteceram entre os anos de 2013 e 2018 e deixaram pacientes com deformações permanentes no rosto e nos glúteos.
O médico teve seu exercício profissional cassado. Em 2024, um processo ético-profissional foi aberto pelo Conselho Regional de Medicina do Estado de Goiás e julgado pelo Tribunal Superior de Ética Médica do Conselho Federal de Medicina, que revisou o caso, mas decidiu manter a cassação.
Segundo dados do TJGO, Wesley Murakami respondia ao processo em liberdade até o mandado.
Uma bebê de 10 meses, portadora de um grave problema hepático, foi transferida de Natal (RN) para Porto Alegre (RS) para realizar um transplante de fígado. A remoção aeromédica aconteceu nesta terça-feira (8) em uma operação conjunta entre o Centro Integrado de Operações Aéreas (CIOPAER), vinculado à Secretaria da Segurança Pública e da Defesa Social do Rio Grande do Norte, e o Corpo de Bombeiros Militar da Paraíba.
A criança, que estava internada em uma Unidade de Terapia Intensiva (UTI), foi levada de ambulância do Hospital Infantil Varela Santiago até o Quartel do Comando Geral da Polícia Militar. De lá, embarcou no helicóptero Potiguar 02, equipado com UTI aérea, que a transportou até a Base Aérea de Natal.
Na sequência, a paciente foi transferida para uma aeronave do Corpo de Bombeiros da Paraíba, com destino a Porto Alegre, onde passará por cirurgia de transplante hepático.
A operação foi coordenada pela equipe do CIOPAER, após regulação feita pela Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap). Segundo o órgão, a ação integrada foi essencial para garantir a agilidade no atendimento e a segurança da criança durante todo o deslocamento.
O mar avançou sobre a faixa de areia alargada da Praia de Ponta Negra, na Zona Sul de Natal, entre a madrugada e o início da manhã desta quarta-feira (8). Parte da cerca instalada no pé do Morro do Careca caiu. As informações são do g1 RN.
Com noite de lua cheia, que influencia no comportamento do mar, a altura da maré chegou a 2 metros de 53 centímetros às 4h59 na madrugada desta quarta-feira (8).
O caso aconteceu pela segunda noite consecutiva. Problema semelhante havia acontecido na madrugada de terça-feira (7). Com a força da água, a cerca do morro caiu.
O cenário foi registrado por frequentadores da praia, que relataram preocupação. De acordo com trabalhadores a água alcançou as pedras do enrocamento.
Procurada pelo g1, a Secretaria de Infraestrutura informou que se prestaria esclarecimentos sobre o caso ao longo desta quarta-feira (8).
Beneficiários do Bolsa Família devem manter seus dados no Cadastro Único (CadÚnico) em dia para garantir a continuidade do auxílio em 2025. A atualização é obrigatória a cada dois anos, ou sempre que houver mudanças na família, e deve ser feita presencialmente pelo Responsável Familiar em um posto do CadÚnico ou Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) do município.
A regra é clara: para continuar elegível ao programa, a família precisa manter as informações cadastrais consistentes com a sua realidade. Isso inclui alterações como nascimento de um filho, morte de um integrante, mudança de endereço ou qualquer modificação na renda familiar.
A atualização deve ocorrer o mais rápido possível após a mudança, ou no prazo máximo de dois anos para os cadastros que não sofreram alterações.
Documentação obrigatória
Para realizar o procedimento, é fundamental que o Responsável Familiar (RF) apresente o CPF de todos os integrantes da família, sem exceção. Segundo as diretrizes do Governo Federal, este é o documento mandatório para a identificação de cada membro.
Além disso, o RF deve portar um documento de identificação pessoal com foto (como RG ou CNH) e um comprovante de residência. Para os demais membros da família, é exigido ao menos um documento de identificação, que pode ser a certidão de nascimento, certidão de casamento, RG, carteira de trabalho ou o próprio CPF.
Como agendar a atualização do CadÚnico?
O processo para agendar o atendimento presencial não é unificado e varia de cidade para cidade, pois a gestão do Cadastro Único é uma responsabilidade da prefeitura local. Portanto, é essencial que os beneficiários consultem os canais oficiais de seu município para obter as orientações corretas.
A segunda remessa de etanol farmacêutico, antídoto utilizado no tratamento de intoxicações por metanol, começou a ser enviada nesta terça-feira (7) a mais quatro estados. Com essa nova entrega, o total de frascos distribuídos pelo Ministério da Saúde chega a 1.125, alcançando nove estados:
Acre: 30 ampolas
Bahia: 90 ampolas
Ceará: 120 ampolas
Distrito Federal: 90 ampolas
Goiás: 75 ampolas
Mato Grosso do Sul: 60 ampolas
Pernambuco: 240 ampolas
Paraná: 360 ampolas
Rio de Janeiro: 60 ampolas
As ampolas integram o estoque estruturado pelo Ministério da Saúde em parceria com a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), garantindo reposição e distribuição conforme a necessidade de estados e municípios. Outras 60 mil ampolas de etanol estão em processo de aquisição.
Fomepizol
O Ministério da Saúde também adquiriu 2,5 mil unidades do antídoto fomepizol de uma empresa japonesa, que também doou outras 100 unidades, totalizando 2,6 mil unidades do medicamento. A previsão é que o lote chegue ao Brasil ainda nesta semana e comece a ser distribuído aos estados, conforme as necessidades locais e o registro de casos.
Para reunir indicadores nacionais, estaduais e municipais sobre a situação das mulheres no Brasil, o ministério das Mulheres lançou a plataforma digital DataMulheres. “É um instrumento que vai agregar dados sobre igualdade de gênero.
A gente sabe que nenhuma solução de um problema, de um fenômeno, nós temos sem ter informações. Então nós queremos fazer parceria com as universidades, com estados que já tem observatórios importantes, para que a gente aprimore esses dados, essas informações”, explicou a ministra das Mulheres, Márcia Lopes, em entrevista à Voz do Brasil desta terça-feira (7/10).
Nós vamos elaborar um Plano Nacional de Política para as Mulheres até o ano que vem. E aí começa uma nova metodologia de participação das mulheres, porque nós queremos ouvir a todas. Que com certeza vai se refletir lá na frente nas políticas públicas do Governo Federal.”, destacou a ministra.
A ferramenta foi desenvolvida em parceria com o Dataprev e estruturada pelo Observatório Brasil da Igualdade de Gênero com o objetivo de automatizar a coleta, o tratamento e a consolidação de dados para a formulação, implementação e monitoramento das políticas públicas para as mulheres no Brasil
A ideia é que o DataMulheres funcione como um mecanismo estratégico para a consolidação de dados de registros administrativos e pesquisas estatísticas, reforçando a centralidade dos dados na construção de políticas públicas.
A ferramenta oferece um amplo conjunto de dados sobre a realidade socioeconômica das mulheres no Brasil, com informações por unidades da Federação e municípios. Além disso, monitora indicadores relacionados às desigualdades de gênero com o intuito de promover o acesso à informação, fortalecer a participação social e subsidiar a implantação de políticas públicas para as mulheres.
O Rio Grande do Norte alcançou um desempenho expressivo no comércio exterior em setembro de 2025. De acordo com a análise da Secretaria do Desenvolvimento Econômico, da Ciência, da Tecnologia e da Inovação (SEDEC/RN), o estado registrado um superávit acumulado de US$ 404,9 milhões entre janeiro e setembro deste ano.
No período, a corrente de comércio – soma de exportações e importações – ultrapassou US$ 1 bilhão, com US$ 729,6 milhões em exportações e US$ 324,7 milhões em. Somente em setembro, o comércio exterior potiguar movimentou US$ 105,8 milhões, resultado de US$ 77 milhões em exportações e US$ 28,8 milhões em importações, o que gerou um saldo positivo de US$ 48,2 milhões no mês.
As exportações do Rio Grande do Norte em setembro foram lideradas pelo ouro em sua forma bruta e não refinada, que movimentou US$ 23,6 milhões, seguido por melancias frescas (US$ 16,9 milhões), melões frescos (US$ 15,4 milhões), outros óleos combustíveis (US$ 5,5 milhões) e rolamentos de esferas (US$ 1,9 milhão). Juntos, esses produtos representaram 82,2% do total exportado pelo estado, evidenciando a diversificação e o fortalecimento das cadeias produtivas potiguares, com destaque para a fruticultura e a mineração.
Entre os principais destinos das exportações, o Canadá liderou as compras com US$ 24,1 milhões, seguido pelos Países Baixos (US$ 23,7 milhões), Reino Unido (US$ 12 milhões), Espanha (US$ 2,7 milhões) e México (US$ 2 milhões). Esses cinco países responderam por 83,7% de todas as exportações do RN em setembro, confirmando o alcance internacional da pauta comercial do estado.
No mesmo mês, o Rio Grande do Norte importou US$ 28,8 milhões em produtos, sendo os principais itens: outros trigos e misturas de trigo com centeio (US$ 3,8 milhões), caldeiras aquatubulares (US$ 3,2 milhões), coque de petróleo não calcinado (US$ 1,7 milhão), redutores e caixas de transmissão (US$ 1,4 milhão) e produtos laminados planos de aço (US$ 993,3 mil). Esses cinco produtos somaram 37% do total importado pelo estado.
O Conselho de Ética da Câmara dos Deputados abriu processos contra os deputados bolsonaristas Marcos Pollon (PL-MS), Marcel Van Hattem (Novo-RS) e Zé Trovão (PL-SC) por participação no motim que ocupou o plenário da Casa pouco depois da prisão domiciliar de Jair Bolsonaro.
Os pedidos de suspensão foram enviados pelo corregedor Diego Coronel (PSD-BA) à Mesa Diretora, com Pollon podendo receber a punição mais severa por duas representações: ocupar a mesa da presidência e ofender Hugo Motta (Republicanos-PB), presidente da Câmara.
Van Hattem poderá ser afastado por até 30 dias por se recusar a levantar da cadeira de presidente durante a chegada de Motta. Zé Trovão enfrenta a mesma pena por impedir que o presidente da Câmara chegasse à mesa durante a obstrução. Os relatores dos processos serão definidos pelo presidente do Conselho de Ética, Fábio Schiochet (União Brasil-SC), após sorteio das listas tríplices.
Dos 14 parlamentares envolvidos no motim, apenas esses três tiveram pedidos de afastamento. Os demais, incluindo o líder da bancada do PL, Sóstenes Cavalcantes (RJ), receberam censura escrita, uma advertência formal. A medida reforça que, mesmo em ações de protesto político, deputados podem sofrer punições formais no Conselho de Ética.
Relembre o motim
O motim ocorreu no retorno do recesso parlamentar, quando aliados de Bolsonaro ocuparam os plenários da Câmara e do Senado para pressionar a tramitação do “pacote da paz”, que incluía anistia, fim do Foro Privilegiado e impeachment do ministro do STF Alexandre de Moraes. O impasse só foi resolvido após acordo com líderes do Centrão, que se comprometeram a levar a anistia à pauta do plenário.
Morreu nesta terça-feira (7), aos 84 anos, jornalista, radialista compositor e educador brasileiro José de Paiva Netto, diretor-presidente da Legião da Boa Vontade (LBV) e fundador do Templo da Boa Vontade. Paiva Netto estava internado no Hospital Pró-Cardíaco, no Rio de Janeiro. A causa da morte ainda não foi divulgada. Em nota, a LBV confirma a morte do escritor e diz que “sua jornada luminosa prosseguirá agora no Mundo da Verdade”.
“Com profundo respeito e gratidão comunicamos que retornou à Grande Pátria Espiritual, o jornalista, radialista, escritor, presidente das Instituições da Boa Vontade, nosso querido Irmão Paiva, nesta terça-feira, 7 de outubro – uma data tão importante e simbólica para as IBVs: os 52 anos da Proclamação da Religião de Deus, do Cristo e do Espírito Santo. Sua jornada luminosa prosseguirá agora no Mundo da Verdade, levando consigo suas Obras de Fé Realizante, singularizadas em uma existência dedicada ao Bem”, diz a entidade.
Carioca, Paiva Netto nasceu em 2 de março de 1941. Foi presidente da Legião da Boa Vontade e presidente da Religião de Deus, do Cristo e do Espírito Santo. Membro efetivo da Associação Brasileira de Imprensa (ABI) e da Associação Brasileira de Imprensa Internacional (ABI-Inter). Em 21 de outubro de 1989, Paiva Netto fundou o Templo da Boa Vontade (TBV), monumento ecumênico em Brasília. É autor de 24 livros que já ultrapassaram a marca de mais de 10 milhões de exemplares vendidos.
O Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social (MDS) notificou 1.783 famílias do Rio Grande do Norte por receberem indevidamente o Auxílio Emergencial, pago durante a pandemia da Covid-19. O valor total a ser devolvido aos cofres públicos chega a mais de R$ 4,6 milhões.
Em todo o país, mais de 177 mil pessoas estão na mesma situação. Segundo o MDS, a cobrança atinge apenas quem não cumpria os critérios legais para receber o benefício. Ficam de fora famílias em situação de vulnerabilidade — como as inscritas no Bolsa Família ou Cadastro Único, ou que receberam menos de R$ 1,8 mil no total.
O governo aponta irregularidades como emprego formal ativo, acúmulo de benefícios previdenciários, renda familiar acima do limite permitido ou duplicidade de pagamentos. Esses casos foram detectados após cruzamento de dados com órgãos federais.
As notificações estão sendo enviadas por SMS, e-mail, WhatsApp e pelo aplicativo Notifica, priorizando quem tem maior capacidade de pagamento ou valores mais altos a devolver. Quem ignorar o aviso pode ser inscrito na Dívida Ativa da União, ter o nome negativado e entrar no Cadin (Cadastro de Inadimplentes do Governo Federal).
Segundo a coordenadora-geral de Pagamento e Controle do MDS, Raquel Araújo de Sousa,o ressarcimento deve ser feito pelo sistema Vejae, via PagTesouro, com opções de pagamento por PIX, cartão de crédito ou boleto bancário. O prazo é de 60 dias, com possibilidade de parcelamento em até 60 vezes, valor mínimo de R$ 50 por parcela e sem juros ou multa.
O MDS reforça que o processo não é automático: cada notificado precisa acessar o sistema oficial e confirmar a devolução voluntária para evitar penalidades.
A aprovação do governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) chegou ao melhor patamar de 2025, segundo pesquisa Genial/Quaest divulgada nesta quarta-feira (8).
São 48% que aprovam a terceira administração do petista. Os que desaprovam são 49%. Com uma margem de erro de dois pontos percentuais, para mais ou para menos, os índices aparecem em empate técnico.
O melhor desempenho de Lula visto até então foi em janeiro, com 47%. Nos levantamentos seguintes, foi observada uma queda vertiginosa na aprovação, indo para 41% em março e 40% em maio.
A tendência de subida passou a ser observada a partir de julho, quando 43% passaram a aprovar. Em agosto e setembro, foram 46%.
A desaprovação, por sua vez, chegou ao ápice em maio, com 57%. A queda passou a acontecer nos meses seguintes: 53%, em julho; e 51% em agosto e setembro.
Os dois últimos meses foram marcados pela reação do governo federal em relação à taxação de 50% dos Estados Unidos aos produtos brasileiros exportados ao país.A medida havia sido anunciada pelo presidente norte-americano Donald Trump, entre outras coisas, pelo julgamento do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) na ação que apurou um plano de golpe de Estado em 2022.
Bolsonaro foi condenado a 27 anos e três meses de prisão no caso.Para o levantamento, a Quaest ouviu 2.004 pessoas, pessoalmente, entre 2 e 5 de outubro. O nível de confiança é de 95%.
A primeira etapa do Hospital Municipal de Natal tem previsão de começar a funcionar em janeiro de 2026. A nova data foi anunciada pelo secretário municipal de Saúde, Geraldo Pinho, durante uma visita de fiscalização realizada pela Comissão de Saúde da Câmara Municipal de Natal, nesta segunda-feira (6).
Localizada no bairro Pitimbu, a unidade teve suas obras retomadas no final de setembro, após um período de paralisação por falta de recursos. O hospital será entregue em duas etapas e, inicialmente, funcionará com “portas fechadas”, ou seja, recebendo apenas pacientes encaminhados de outras unidades de saúde da cidade, por meio do sistema de regulação.
Nesta primeira fase, o hospital contará com 100 leitos, sendo 90 de enfermaria e 10 de Unidade de Terapia Intensiva (UTI). A estrutura também incluirá salas de procedimentos, um centro de diagnóstico por imagem, farmácia, cozinha e lavanderia.
A segunda etapa da obra, que já está em construção, prevê a adição de 220 novos leitos, um centro cirúrgico e uma maternidade. A conclusão desta fase está prevista para o segundo semestre de 2027.
Segundo o secretário Geraldo Pinho, mais de R$ 50 milhões já foram aplicados na primeira fase das obras. Para a segunda etapa, o investimento previsto é de cerca de R$ 110 milhões. Em relação ao quadro de pessoal, Pinho informou que os contratos temporários de profissionais de saúde serão prorrogados e que novos concursos públicos estão em estudo para a composição definitiva da equipe do hospital.
A vereadora Camila Araújo, presidente da Comissão de Saúde da Câmara, destacou a importância da nova unidade. “A entrega do hospital irá beneficiar toda a população de Natal, tendo em vista que irá desafogar as demandas por internações oriundas das Unidades de Pronto-Atendimento e dos demais equipamentos de saúde do município”, afirmou. Também participaram da visita os vereadores Cláudio Custódio, Cleiton da Policlínica e Preto Aquino.
O ex-governador Fernando Freire segue hospitalizado após passar mal e sofrer uma queda durante a tarde de segunda-feira (6) em Natal. De acordo com informações de familiares, ele sofreu uma fratura no fêmur, e passará por cirurgia na noite desta terça-feira (7).
Freire, que tem 71 anos, foi socorrido às pressas após passar mal enquanto comia em um restaurante no bairro de Tirol, na zona Leste de Natal. Ele foi inicialmente socorrido no hospital Walfredo Gurgel. Depois, foi encaminhado ao Hospital Memorial, onde se encontra internado.
Ele governou o RN durante o ano de 2002, quando o então governador Garibaldi Alves abdicou do cargo para concorrer ao Senado. Ele tentou a reeleição, mas foi derrotado por Wlima de Faria, nas eleições do mesmo ano.
Prisão
Alvo de uma operação que apurava apropriação ilegal de recursos públicos, o ex-governador foi condenado e ficou preso em um quartel da Polícia Militar por quatro anos, até progredir para o regime semi-aberto em 2019.
A Prefeitura de Caicó, através da Secretaria de Educação, iniciará nesta quarta-feira (08), a entrega das cartelas de acesso para a grandiosa Festa da Criança que será realizada no próximo domingo (12).
Para garantir o acesso organizado ao evento, as cartelas de entrada serão entregues nas escolas públicas e privadas da cidade. As unidades de ensino terão quarta, quinta e sexta-feira para repassar as cartelas aos alunos, assegurando que todas as crianças sejam contempladas.
Caso alguma criança não possa comparecer à escola por motivo de saúde ou outro impedimento, o pai, mãe ou responsável legal poderá retirar a cartela diretamente na instituição de ensino.
O evento, que já faz parte do calendário municipal, é um momento de celebração da infância e de inclusão social, proporcionando lazer, cultura e diversão gratuita para crianças de todas as regiões da cidade. A festa é uma iniciativa da gestão municipal que reforça o compromisso com a valorização da infância e com o bem-estar das famílias caicoenses.
Com o tema “Viva a Infância!”, a edição 2025 promete ser ainda mais especial. A programação inclui sorteios de brinquedos, lancheiras para os participantes, parque de diversões, show infantil, além de muita brincadeira e alegria. A animação musical ficará por conta da cantora Solange Silva e Banda, com um repertório recheado de músicas voltadas para o público infantil.
O Rio Grande do Norte se aproxima da marca de 900 mil pessoas já identificadas com a nova Carteira de Identidade Nacional (CIN), documento que substitui o antigo RG e traz uma série de inovações tecnológicas. A informação foi confirmada pelo agente da Polícia Científica, Jonathan Lourenço. Com informações da Tribuna do Norte.
“Passamos dos 800 mil já aqui no Rio Grande do Norte, dos identificados com a nova carteira. Estamos nos aproximando já dos 900 mil. Quase um milhão de usuários no Estado já estão identificados com a nova carteira de identidade”, afirmou Lourenço.
A nova carteira de identidade usa o número do CPF como registro único em todo o país e é biométrica, ou seja, utiliza a impressão digital para validar a identidade do cidadão — um passo importante para integração com serviços públicos e programas sociais.
“É uma identificação biométrica. Isso é muito importante também ser dito, porque alguns órgãos, como o próprio INSS, para concessão de benefícios sociais, exigem que o cidadão seja identificado biometricamente hoje. E o documento que faz isso é a Carteira de Identidade Nacional”, destacou o agente.
Além da versão física, a CIN tem versão digital, acessível pelo aplicativo Gov.br, que reúne outros documentos do cidadão. “Na via digital, pelo aplicativo Gov.br, você tem todas as informações da CNH, a Carteira Nacional do SUS, para quem quiser colocar também. São opcionais para a apresentação do cidadão”, completou.
Como tirar a nova identidade
A emissão é feita de forma gratuita na primeira via. Para isso, o cidadão precisa fazer um agendamento no site, onde são abertas vagas todos os dias úteis, a partir das 8h da manhã. O atendimento ocorre nas Centrais do Cidadão em todo o Estado — atualmente são 28 unidades.
Em Natal, há unidades nas Zonas Norte e Sul, no Alecrim e na Rodoviária, com previsão de abertura de uma nova central na Ribeira até o fim do ano.