Cuidado que transforma vidas: Seridó lança o Programa SerTão + Cuidado


O Seridó potiguar deu um passo importante na promoção da saúde e da inclusão social com o lançamento do Programa SerTão + Cuidado, uma iniciativa inovadora que vai oferecer atenção domiciliar a idosos acamados.

O projeto tem como objetivo garantir acesso qualificado à saúde, melhorar a qualidade de vida dessa população e assegurar seus direitos humanos, fortalecendo a rede de proteção social nos municípios do interior.

A ação será desenvolvida inicialmente nas cidades de Cruzeta, São João do Sabugi, Ipueira e Timbaúba dos Batistas, com investimento do Governo Federal e apoio técnico da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). O SerTão + Cuidado integra serviços do Sistema Único de Saúde (SUS) e do Sistema Único de Assistência Social (SUAS), criando um modelo de cuidado que pode servir de exemplo para outras regiões do país.

Mais do que assistência, dignidade e afeto
O programa prevê visitas domiciliares realizadas por equipes de saúde e assistência social, que farão avaliação, acompanhamento contínuo e apoio às famílias, contribuindo para a autonomia dos idosos e reduzindo desigualdades no acesso a serviços essenciais. Além da atenção clínica, a iniciativa busca trabalhar aspectos emocionais e sociais, proporcionando um cuidado integral e humanizado.

Lideranças reforçam o impacto social
Durante a solenidade de lançamento, autoridades destacaram que o SerTão + Cuidado é um avanço histórico para a região. Representantes do Governo Federal ressaltaram que o programa simboliza o compromisso de levar políticas públicas inovadoras para áreas que mais precisam. A UFRN, parceira estratégica, reforçou a importância da produção de conhecimento científico e formação de profissionais preparados para atuar nesse modelo de cuidado.

“O SerTão + Cuidado nasce com a missão de transformar realidades, chegando onde muitas vezes o poder público não consegue estar. É um trabalho feito dentro das casas, com respeito e humanidade, fortalecendo laços e garantindo mais dignidade para os nossos idosos”, afirmaram gestores presentes.

Modelo que inspira o Brasil
A proposta tem potencial para ser referência nacional, mostrando como a articulação entre saúde, assistência social e ensino pode criar soluções efetivas e humanizadas para quem vive em áreas rurais e distantes dos grandes centros.

Filho que furtou comércio do pai não deve ser punido; veja o que diz a lei


Um homem acionou a Polícia Militar para denunciar um furto ao seu estabelecimento em Curitiba, no domingo (5), e acabou descobrindo que um dos autores era seu próprio filho. O caso traz à tona uma particularidade da lei penal brasileira.

Apesar de crimes de furto serem puníveis, a relação de parentesco entre eles aciona uma isenção de pena, juridicamente conhecida por “escusas absolutórias”, que impede a aplicação de sanção ao jovem.

Essa determinação legal baseia-se no Artigo 181 do Código Penal, que estabelece a imunidade penal absoluta. De acordo com a lei, é isento de pena quem comete crime contra o patrimônio em prejuízo de ascendente ou descendente. Essa regra visa preservar a harmonia familiar.

Contudo, essa isenção não se aplica a crimes cometidos com o uso de grave ameaça ou violência à pessoa, como roubo ou extorsão.

Relembre caso
No domingo (5), a Polícia Militar do Paraná deteve três indivíduos suspeitos de roubar um estabelecimento comercial em Londrina.

Após a detenção, o proprietário do local descobriu que um dos indivíduos envolvidos era seu filho.

Mais >

MPSP denuncia 20 pessoas por falsificação de bebidas no estado


O Ministério Público de São Paulo (MPSP) denunciou 11 homens e nove mulheres por envolvimento com a falsificação de bebidas no estado.MPSP denuncia 20 pessoas por falsificação de bebidas no estado - Agora RNMPSP denuncia 20 pessoas por falsificação de bebidas no estado - Agora RN

O grupo foi preso em flagrante, no dia 23 de setembro, por participação em esquema de adulteração de bebidas alcoólicas. Não há comprovação de uso do metanol.

A ação ocorreu três dias antes do alerta emitido pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública sobre os primeiros nove casos de contaminação por metanol no estado de São Paulo.

Segundo a Polícia Civil de Santo André, que conduziu a operação, a investigação era sobre crimes de receptação de bebidas alcoólicas que seriam distribuídas na cidade. Foram encontrados materiais usados na adulteração, como garrafas, rótulos, tampas e equipamentos de produção e armazenamento. No local, o grupo foi flagrado manipulando os produtos. 

O promotor Felipe Ribeiro Santa Fé informou que havia “clara divisão de tarefas, demonstrando a estabilidade e permanência da associação criminosa; e revelando a gravidade concreta das condutas e o risco de reiteração delitiva”.

De acordo com o governo paulista, entre os presos e denunciados está o principal fornecedor de insumos para falsificação de bebidas do estado. No ano, já foram presas 41 pessoas acusadas de adulteração de bebidas.

Conforme o governo, as prisões realizadas até o momento não têm relação entre si e vínculo com o crime organizado. 

Mais >

Itamaraty confirma libertação dos 13 brasileiros de flotilha interceptada


O Ministério das Relações Exteriores, o Itamaraty, anunciou nesta terça-feira (7) que os 13 brasileiros que ainda estavam detidos em Israel por participarem de uma flotilha humanitária foram conduzidos até a fronteira com a Jordânia e libertados.

Segundo comunicado, representantes do Itamaraty em Israel e na Jordânia providenciaram veículos que estão transportando, nesse momento, os brasileiros para Amã, capital da Jordânia.

Em atualização

Fonte: CNN Brasil

Anvisa manda recolher 78 cosméticos irregulares e suspeitos; Veja a lista


A Anvisa determinou, nesta segunda-feira (6/10), o recolhimento de cosméticos produzidos pela Cosmoética Indústria e Comércio de Cosméticos Ltda. Além disso, a ação de fiscalização suspendeu a comercialização, a distribuição, a fabricação, a propaganda e o uso dos produtos.

Os cosméticos precisam ser registrados na Anvisa, mas foram apenas notificados na Agência. A notificação é um procedimento mais simples e rápido, usado para cosméticos de baixo risco.

Veja a lista dos produtos suspensos:

  • Realinhamento Térmico – Buran Profissional (todos).
  • Realinhamento Térmico – MS Professional (todos).
  • Realinhamento Térmico – Tarrare Profissional (todos).
  • Intensive Liss Triviê (Botox Matizador) – todos.
  • Organic Liss Extreme IS Profissional Hair (todos).
  • Gloss Liss – Liberty Hair (todos).
  • Fusion Liss Orient Beauty (todos).
  • Progressiva Santore (todos).
  • Progressiva Megarepair Luna System (todos).
  • Creme Progressiva Luna System (todos).
  • Liso Em Casa Progressiva New Gold (todos).
  • Progressiva Glowme (todos).
  • Progressiva Diversi Hair (todos).
  • Sellin Pro Alfalea Progressiva (todos).
  • Progressiva Care (todos).
  • Progressiva JL Professional (todos).
  • Alinhamento Orgânico Naus (Progressiva) – todos.
  • Liss Extreme – Profissional Zelo Hair (todos).
  • Progress Liss (Progressiva Matizadora) Roma Care (todos).
  • Lisse Parfait Costabello (Progressiva Matizadora) – todos.
  • Nordestina True Liss Cosmetics (Selagem) – todos.
  • High Liss Sellene Profissional (Progressiva Matizadora) – todos.
  • Progressiva Perfect Liss (todos).
  • Selagem Chilena Ledebut (todos).
  • Prohibida Bravie (todos).
  • Complexo Redutor – Terrare Profissional (todos).
  • Liberadah Bravie (todos).
  • Volume Control – Profissional Zelo Hair (todos).
  • Ocean Shine Florac Cosmetics (todos).
  • Educ Hair Edumi (todos).
  • Release Ledebut (todos).
  • Extreme Reduct Dona Lara (todos).
  • Hair Perfect Premium Tresaav (todos).
  • Gloss Alisamento Térmico Definitivo SA Carrias (todos).
  • Liso de Milhões Beleza Rara (todos).
  • Esse Liso É Um Luxo – Savassi (todos).
  • Liso Perfeito – SA Carrias (todos).
  • BTX Premium – Asaphepro (todos).
  • Expert Premium Botox Florac Cosmetics (todos).
  • Botox Collagen BTX Karseell (todos).
  • Botox Espelhado Matizador Fino Cheiro (todos).
  • Less Sizer Botox Matizador Diversi Hair (todos).
  • Botox Blueberry Umecthair (todos).
  • Botox Queen Hair (todos).
  • Botox Violet Mask Ledebut (todos).
  • Botox Branco Perla Profissional (todos).
  • Botox Matizador Kalainne (todos).
  • Botox Matizador Rute Rezende (todos).
  • Botox XG Forest Hair (todos).
  • Selagem 500ml Saint Glamour Beauté (todos).
  • Alisamento Algas + (Selagem) (todos).
  • Extreme Gold Selagem Gold RT Professional (todos).
  • Selagem Perla Profissional (todos).
  • Selagem Extreme Blond Kalainne (todos).
  • Selagem Algas Fino Cheiro (todos).
  • Multicream SSB Selagem Latorre Paris (todos).
  • Selagem Kalainne (todos).
  • Perfect Smooth (Selagem) Damy Monteiro Cosméticos (todos).
  • Gloss Selagem Umecthair (todos).
  • Selagem Chinesa Niza Freitas (todos).
  • Selagem 1L Saint Glamour Beauté (todos).
  • Selagem Kelsi Cosméticos (todos).
  • Selagem Orgânica Forest Hair (todos).
  • Selagem Gold – Ledebut (todos).
  • Selagem Matizadora Rute Rezende (todos).
  • Premium Master (Selagem) Liriu Cosméticos (todos).
  • Selagem Extreme Kalainne (todos).
  • Realinhamento Térmico – Oriente Beauty (todos).
  • Máscara Realinhamento (todos).

Outro produto que deve ser recolhido é o cosmético Truss Máscara Capilar Selante Blond , fabricado pela Vegan do Brasil Indústria de Cosméticos Ltda. Esse produto teve sua a comercialização, a sua distribuição, a sua fabricação, a sua propaganda e o seu uso suspensos, pelo mesmo motivo (precisa ter registro na Anvisa, mas apenas foi notificado).

Cosméticos da Ozonteck

A ação de fiscalização atingiu também a +Briefing Agência de Publicidade e Representações Ltda. Os cosméticos da empresa devem ser recolhidos e a sua comercialização, a sua distribuição, a sua fabricação, a sua propaganda e o seu uso foram suspensos. Isso porque, apesar de serem registrados como cosméticos, eles alegam atividade farmacológica, o que não é permitido para esse tipo de produto.

Confira os produtos suspensos:

  • Sabonete Líquido OX3 Ozonteck (todos).
  • Tônico Capilar Ozonizado Revita Tonic Ozonteck (todos).
  • Creme Dental Ozonizado Ozon Fresh Ozonteck (todos).
  • Gel Corporal Ozonizado Mind Chai Ozonteck (todos).
  • Óleo de Girassol Ozonizado Sofh Ozonteck (todos).
  • Gel Massageador Ozonizado Life Shii Ozonteck (todos).
  • Leave In Kids Ozon Splash Ozonteck (todos).
  • Condicionador Kids Ozon Splash Ozonteck (todos).

Denuncie produtos irregulares

Produtos sem registro ou regularização não oferecem garantia de qualidade, segurança e eficácia, representando sérios riscos à saúde. Por isso, a Anvisa não recomenda a sua utilização. Tais produtos podem ser denunciados à Agência, através da Ouvidoria ou pela Central de Atendimento ( 0800 642 9782 ).

Michele Andrade recebe título de Cidadã Norte-Rio-Grandense


A cantora Michele Andrade recebeu, nesta segunda-feira (6), o título de Cidadã Norte-Rio-Grandense, em solenidade realizada no plenário da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte. A homenagem foi proposta pelo deputado Tomba Farias (PL) e aprovada por unanimidade pelos 24 parlamentares da Casa. Além de Tomba, a solenidade também contou com a presença do deputado Dr. Kerginaldo (PL).

Natural de Barreiros, em Pernambuco, e morando em Natal desde 2021, Michele Andrade tem se destacado no cenário musical brasileiro. Segundo Tomba Farias, ela contribuiudo com a cultura do Rio Grande do Norte, fortalecendo as tradições locais e levando o nome do estado aos públicos de todo o país. “Michele tem conquistado um espaço de referência que leva o Rio Grande do Norte além das fronteiras do Brasil e alcança o público internacional”, destacou Tomba Farias.

Durante a sessão, o parlamentar ressaltou a trajetória do artista, que iniciou sua carreira aos 13 anos de idade, e hoje é uma das vozes mais conhecidas do forró contemporâneo, que mescla ritmos e conquista cada vez mais o público jovem. “Sua história é feita de talento, determinação e amor pela música. Você é um artista que nunca encontrou no forró não só um gênero musical, mas um caminho para representar a cultura nordestina e toda a sua força, alegria e poesia. Sua voz, sua presença e dedicação carregam consigo o calor humano de um povo que esqueceu suas raízes”, afirmou.

Tomba também dedicou palavras de carinho à família da homenageada: “Hoje celebramos sua música, sua história e, acima de tudo, celebramos você. Gostaríamos de parabenizar e dar nosso afetuoso abraço aos seus pais, certamente orgulhosos pela trajetória profissional e pela competência do ser humano que se tornou sua filha. Que esse dia simboliza não só a gratidão do povo potiguar, mas também o compromisso de continuar levando nossa cultura ao mundo. Seja bem-vinda, oficialmente, à família potiguar.”

Mais >

Polícia Militar de Mossoró realiza operação e apreende fuzil e granada


Policiais da força tática do município de Mossoró, realizaram no início da noite desta segunda-feira (06), a apreensão de um fuzil 556, de uso restrito, uma vasta quantidade de munição do mesmo calibre, colete balístico, além de uma granada de mão. A ação se deu na Comunidade Maísa, zona rural do município.

Alguns suspeitos foram detidos e levados para a delegacia de plantão, juntamente com o material apreendido.

Capitão do Bahia, Everton Ribeiro revela diagnóstico de câncer


O meio campista Everton Ribeiro divulgou que foi diagnosticado com câncer de tireoide. O jogador entrou em campo ontem, domingo, 5, pelo Bahia diante do ex-clube Flamengo. Nesta segunda (6), ele realizou uma cirurgia bem-sucedida e compartilhou a notícia em suas redes sociais.  

“Oi, amigos. Preciso compartilhar uma notícia com vocês. Há cerca de um mês, fui diagnosticado com um câncer na tireoide. Hoje fiz a cirurgia e tudo correu bem, graças a Deus. Sigo em recuperação, com fé e com o apoio da minha família e de vocês. Obrigado por cada oração e carinho. Ter vocês ao meu lado faz toda a diferença. Tenho certeza de que vamos vencer mais essa batalha juntos”, escreveu o capitão do Bahia.

A cirurgia aconteceu logo no primeiro dia da data Fifa, que se estende até o dia 14. O Bahia não divulgou previsão de retorno do jogador ao trabalho. 

Apesar do diagnóstico, Everton continuou jogando normalmente pelo Bahia. O último confronto foi justamente contra o seu ex-clube Flamengo, pelo qual foi bicampeão nacional e da Libertadores, na sua passagem de 2017 a 2024. No clube baiano desde então, levantou justamente há um mês sua primeira taça na Copa do Nordeste. 

Veja

Saiba quem é a família da “dinastia da fraude” que deu golpe no CNU


A organização criminosa que figura no centro de uma investigação robusta da Polícia Federal (PF) por fazer negócios ilícitos e milionários a partir de concursos públicos federais é formada por um núcleo familiar.

O ex-policial militar Wanderlan Limeira de Sousa (no centro da foto), de 44 anos, o irmão dele, Valmir Limeira de Souza (lado esquerdo do ex-PM), 53, o filho, Wanderson Gabriel de Brito Limeira, 24, (à direita), e a sobrinha Larissa de Oliveira Neves (à esquerda), 25, foram aprovados para o cargo de auditor fiscal do trabalho no Concurso Nacional Unificado (CNU) de 2024.

As investigações apontam que o ex-PM Wanderlan usou a fraude para beneficiar irmãos, filhos e sobrinhos: todos colecionam aprovações fraudulentas em certames de alto prestígio.

A apuração policial revela, ainda, que a confiança estabelecida entre os integrantes, a partir dos laços sanguíneos, contribuiu para o êxito temporário da trama. Um segundo irmão do ex-policial, identificado como Antônio Limeira das Neves (blusa azul na foto), 54 anos, também integrava o esquema.

De acordo com as descobertas da PF, cada familiar era responsável por uma função: desde o recrutamento de candidatos ao repasse de gabaritos e movimentação financeira.

Mais >

Arrastões violentos na UFRN deixam estudantes aterrorizados dentro do campus


Estudantes da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) voltaram a ser alvo de arrastões dentro do campus.  Pelo menos dois casos foram registrados na noite desta segunda-feira (6), por volta das 20h40: um na parada do Setor V enquanto os alunos aguardavam o transporte para deixar o campus e outro nas proximidades da Biblioteca Central.

Testemunhas relatam cenas de violência rápida e agressiva. Uma aluna contou que estava na saída do bloco H quando presenciou um assalto: “Todo mundo saiu correndo, mas uma menina não conseguiu. O assaltante foi extremamente agressivo com ela, pegando bolsa, celular e capacete em segundos. Tem que ter todo cuidado, porque a segurança aqui é praticamente inexistente, e está muito escuro”.

Outro estudante reforçou o perigo: “Eu estava descendo as escadas do bloco H e fui em direção ao estacionamento. Não foi nem um minuto, começou a correria. Olhei para trás e vi o cara extremamente agressivo com a vítima, arrancando tudo da mão dela com uma tranquilidade assustadora”.

A preocupação não é nova. Próximo ao bloco H e em frente à Biblioteca Central, outros assaltos já foram registrados, incluindo abordagens de criminosos em motos.

Histórico de assaltos e sequestros no campus

Casos anteriores no campus reforçam a vulnerabilidade. No final de maio passado, um estudante de Engenharia de Produção foi atacado no Setor IV por bandidos armados em um carro preto, que aplicaram coronhadas e roubaram relógio e corrente.

Já em abril, uma estudante sofreu sequestro dentro do campus, quando um assaltante armado a obrigou a sentar no banco do passageiro, transferiu R$ 400 via Pix de seu celular e ameaçou retornar caso a polícia fosse acionada. Ela foi libertada minutos depois em uma área de matagal em Ponta Negra.

Mais >

Após mensalão e Lava Jato, José Dirceu anuncia volta à política: ‘Vou buscar justiça e reparação’


Prestes a completar 80 anos, o ex-ministro da Casa Civil e histórico dirigente do PT, José Dirceu, anuncia que voltará às urnas em 2026. O petista afirma que está se preparando fisicamente para encarar mais uma campanha eleitoral. Ele pretende disputar, pela quarta vez, uma vaga de deputado federal por São Paulo e lançar o segundo volume de sua trilogia autobiográfica no próximo ano.

Em entrevista à BBC News Brasil, Dirceu afirma que a nova candidatura é um pedido direto do presidente Lula (PT). Ele diz que vai pedir votos como forma de “justiça” e “reparação” pelas prisões que considera injustas no caso do mensalão e na Operação Lava Jato. Este ano, o ex-ministro voltou a ocupar um posto na direção nacional do PT.

Reconhecido como um dos principais articuladores do crescimento do PT, Dirceu também não economiza elogios aos adversários. Ele classifica Valdemar Costa Neto, presidente do PL e aliado de Jair Bolsonaro, como “o político mais hábil da direita” e “um dos quadros mais qualificados”. Valdemar foi, inclusive, um dos articuladores da aliança que levou Lula à Presidência pela primeira vez, em 2002.

Livros política

A relação dos dois é antiga. Ambos chegaram a dividir cela durante o processo do mensalão. Dirceu relembra que pedia melhores condições no presídio para poder ler, enquanto Valdemar insistia que o foco deveria ser sair dali. “Felizmente ele não ficou, mas eu fiquei”, contou.

Sobre Jair Bolsonaro, hoje condenado por tentativa de golpe e em prisão domiciliar, Dirceu avalia que o ex-presidente não teria condições de suportar uma prisão comum, citando instabilidade emocional, falta de autocontrole e problemas de saúde. Para ele, é justo que Bolsonaro permaneça em casa, assim como o ex-presidente Fernando Collor de Mello.

Mais >

Ladrão dorme após arrombar lanchonete e é preso no RN


Um ladrão de 41 anos foi preso após dormir durante um furto a uma lanchonete no centro de Mossoró, no Oeste potiguar, na madrugada desta segunda-feira (6).

O homem arrombou o teto do estabelecimento para entrar, mas acabou pegando no sono em cima de duas mesas, ao lado de salgadinhos que havia aberto.

Um vizinho percebeu luzes acesas e avisou os proprietários, que chamaram a polícia. “O policial abriu a lanchonete e levantou ele, que acordou meio atordoado, sem saber onde estava”, contou a dona do local, Luísa Saldanha.

Segundo o cabo F. Nunes, o suspeito aparentava estar embriagado. “Acredito que ele tenha bebido e, como entrou pelo telhado, não conseguiu sair. Então resolveu deitar e dormir.”

O homem já havia separado objetos como ventilador, panelas e micro-ondas para levar. Conhecido da polícia, ele vai responder por roubo qualificado, devido ao arrombamento do estabelecimento.

Mulher pede socorro em papel higiênico e é resgatada


Uma mulher de 34 anos foi resgatada pela Polícia Militar em Santa Catarina após enviar um pedido de socorro improvisado em um papel higiênico encontrado em um estabelecimento no último sábado (4). O recado, localizado por um funcionário, continha um endereço e levou à intervenção das autoridades. A informação é da CNN.

Segundo a PM, a vítima afirmou estar em cárcere privado e sofrer violência doméstica. Ela contou que estava separada do agressor há seis meses, mas que eles tinham decidido reatar o relacionamento na última terça-feira (30).

Ao chegar à residência, o homem teria exigido que ela desbloqueasse o celular; diante da recusa, a agrediu e fez ameaças de morte.

A mulher disse ter sido agredida três vezes até o dia do pedido de ajuda e que foi obrigada a manter relações sexuais sob ameaça.

Ela também denunciou que o agressor gravou um vídeo íntimo sem consentimento e ameaçou divulgá-lo em grupos de WhatsApp e redes sociais caso ela tentasse sair da casa.

Na noite de sábado, por volta das 22h, a vítima pediu para ir a uma conveniência comprar cigarro e foi acompanhada pelo agressor. Ela então aproveitou a saída, foi ao banheiro e deixou o recado pedindo ajuda, relatando que ele havia dito que iria matá-la e que ninguém descobriria a situação.

Ao chegar ao endereço indicado, a guarnição encontrou o homem dentro da residência, muito nervoso e se recusando a abrir a porta. Os policiais precisaram forçar a entrada e encontraram a vítima em estado de choque, com lesões no pescoço, rosto e seios.

O agressor, de 29 anos, foi preso e permaneceu em silêncio. Ambos foram conduzidos à Central de Polícia para as providências legais. Ele possui 44 boletins de ocorrência anteriores, e a vítima já contava com medida protetiva concedida em seu favor.

Deputado Coronel Azevedo homenageia os 150 anos de Macau em Sessão Solene na ALRN

A Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte (ALRN) promoveu, nesta segunda-feira (6), uma sessão solene em homenagem aos 150 anos de emancipação política do município de Macau, por propositura do deputado Coronel Azevedo (PL). O evento reuniu autoridades, gestores municipais, ex-parlamentares, representantes de instituições públicas e da sociedade civil, em uma celebração marcada por reconhecimento, emoção e gratidão à trajetória histórica, econômica e cultural da cidade salineira — um importante polo produtivo e turístico do Estado.

Em discurso, Coronel Azevedo destacou a importância do município para o Rio Grande do Norte. “Hoje é um dia especial, um dia histórico para o nosso Estado. Rendemos homenagem aos homens e mulheres que escreveram a história da belíssima cidade de Macau, uma das joias do território potiguar”, afirmou. O parlamentar lembrou sua presença nas celebrações do último 9 de setembro, quando presenciou a alegria popular durante os desfiles cívicos, e ressaltou que a solenidade na ALRN simboliza o reconhecimento ao legado dos pioneiros que ajudaram a construir o município — dos salineiros e pescadores aos educadores e gestores públicos.

Ao enaltecer o papel de Macau como um dos pilares econômicos e culturais do Estado, Azevedo frisou a vocação da cidade para a produção de sal, o turismo e o potencial energético. Ele também destacou o trabalho da prefeita Flávia Veras, primeira mulher a governar o município, e do ex-prefeito Flávio Veras, a quem chamou de “amigo, parceiro e grande colaborador para o desenvolvimento de Macau”. Para o deputado, celebrar os 150 anos do município é também valorizar a identidade potiguar: “Macau é parte da nossa história. Celebrar seus 150 anos é celebrar o Rio Grande do Norte, reconhecer o valor de uma cidade que gera emprego, movimenta a economia e preserva a nossa essência.”

Falando em nome dos homenageados, a prefeita Flávia Veras expressou emoção e orgulho em representar o município em um momento tão simbólico. Ela destacou o trabalho da atual gestão em parceria com o Governo do Estado e agradeceu à Casa Legislativa pela homenagem, ressaltando a importância da união entre os poderes em prol do desenvolvimento local. “Macau é uma cidade de gente trabalhadora, acolhedora e que tem muito amor pela sua terra. Estar aqui recebendo esse reconhecimento é motivo de alegria e gratidão”, afirmou.

Mais >

Campanha Nacional de Multivacinação começa hoje em todo o país


Crianças e adolescentes com idade até 15 anos já podem atualizar a caderneta nacional de vacinação. Até o dia 31 de outubro, todas as vacinas previstas no Calendário Nacional de Vacinação 2025 estarão disponíveis em todo o país.

Segundo o Ministério da Saúde, neste mês das crianças foram disponibilizadas mais de 6,8 milhões de doses, além do repasse de R$ 150 milhões às gestões de saúde locais, para organização das ações nos territórios.

Durante o lançamento da campanha de 2025, no início do mês, o ministro da Saúde, Alexandre Padilha, destacou a segurança e a eficácia das doses utilizadas no país para o controle de doenças preveníveis pela vacinação.

“Quero relembrar aos pais e mães que eles só não tiveram paralisia infantil, só não tiveram meningite, só não tiveram doenças extremamente graves porque, um dia, seu pai e sua mãe enfrentaram situações muito mais difíceis do que hoje para te vacinar – numa época em que as vacinas não estavam todos os dias nas unidades básicas de saúde e, muitas vezes, só chegavam no dia da campanha nacional daquela doença”, disse o  ministro. 

Agora, foram disponibilizadas doses das vacinas:

BCG

Hepatite B

Penta (DTP/Hib/HB)

Poliomielite inativada

Rotavírus

Pneumocócica 10 valente (conjugada)

Meningocócica C (conjugada) / Meningocócica ACWY (conjugada)

Influenza

Covid-19

Febre amarela

Tríplice viral (sarampo, caxumba e rubéola)

Varicela

DTP

Hepatite A

HPV

Mais >

Trump diz ter gostado de conversa com Lula e prevê novos encontros entre EUA e Brasil

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou nesta segunda-feira 6 que teve uma boa conversa com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Pelas redes sociais, o republicano disse que o diálogo foi voltado para temas de economia e comércio entre os dois países.

Trump também informou que haverá novas discussões e que um encontro entre os líderes deve ocorrer “em um futuro não tão distante, no Brasil e nos Estados Unidos”.

Na publicação, o presidente norte-americano afirmou ter “gostado da conversa” e acrescentou que os dois países vão “se dar bem juntos”.

Seridoense “A Menina do Cuscuz” vai representar o Nordeste nas Willimpiadas do Domingão com Huck


A potiguar conhecida nas redes como “A Menina do Cuscuz” foi uma das selecionadas para participar das Willimpiadas, quadro do Domingão com Huck, da TV Globo. A estreia acontece neste domingo, 12 de outubro, e promete muita torcida, emoção e representatividade.

“Oxente, minha gente! A menina de vocês tá no Domingão com Huck, nas Willimpiadas, concorrendo a um milhão de reais!”, comemorou a criadora de conteúdo em suas redes sociais, convidando o público a acompanhar o programa e torcer por ela.

Com seu jeito espontâneo, bem-humorado e cheio de nordestinidade, A Menina do Cuscuz vem conquistando o Brasil mostrando o orgulho de suas raízes e a força da mulher nordestina. Agora, vai levar todo esse carisma para o palco do Domingão, representando o Rio Grande do Norte e toda a região.

A primeira etapa das Willimpiadas vai ao ar no próximo domingo, dentro do Domingão com Huck.

Pejotização pode levar ao fim da Previdência, alerta secretário


Representantes do Ministério da Previdência alertaram, nesta segunda-feira (6), que o avanço da chamada pejotização, que é a contratação de trabalhadores como Pessoa Jurídica (PJ), ou seja, como uma empresa, levaria ao fim do modelo de previdência social como conhecemos no Brasil.

“A pejotização é muito mais do que uma reforma da Previdência. É o fim do modelo de Previdência Social do Brasil”, afirmou o secretário-executivo do Ministério da Previdência Social, Adroaldo da Cunha, em audiência pública no Supremo Tribunal Federal (STF).

Convocada pelo ministro Gilmar Mendes, o relator da ação que suspendeu todos os processos sobre suposta fraude contratual de trabalhadores via PJ, a audiência pública recebe 78 pessoas, entre representantes do governo, da sociedade civil, do setor empresarial, de sindicatos, entre outros.  

“[A pejotização] vai jogar quem está na CLT para fora dela. O que restará à sociedade e ao Estado são dois caminhos. Ou o Estado ampliará enormemente suas despesas com previdência nos próximos anos e décadas, ou, o que é bem mais provável que aconteça, novas propostas de reforma da Previdência trarão cortes gigantescos nessa proteção social”, disse.

Adroaldo alertou que 73% da Previdência é financiada pela folha de pagamento dos empregados contratados via CLT e que a substituição de 10% desses trabalhadores para um regime de PJ traria uma perda anual de aproximadamente R$ 47 bilhões.

A chamada pejotização vem substituindo os contratos de trabalho via carteira de trabalho [CLT], levando a uma redução das obrigações trabalhistas por parte das empresas, que não precisam pagar a previdência e o FGTS, por exemplo, causando perdas bilionárias ao INSS. A prática costuma ser interpretada pela Justiça do Trabalho como fraude.

Mais >

VÍDEO: Casa e clínica de vereadora são alvos de ataque a tiros em Caraúbas


A residência e a clínica da vereadora Titica de Lúcio foram alvos de um ataque criminoso na madrugada desta segunda-feira (6), em Caraúbas, no Oeste potiguar. Câmeras de segurança registraram o momento em que dois homens chegaram ao local e efetuaram vários disparos. A informação é do portal da 98 FM.

Os imóveis, localizados na Rua João Gomes de Oliveira, no Centro da cidade, tiveram a porta da clínica e o portão da casa atingidos pelos tiros. No momento do ataque, a vereadora e a família estavam dormindo e se assustaram com o barulho, mas ninguém ficou ferido.

Segundo Titica, a clínica estava vazia e não havia pacientes no local. Ela afirmou ainda desconhecer a motivação do atentado e disse não ter inimizades, destacando manter boa relação com os moradores de Caraúbas.

O caso será investigado pela Delegacia de Polícia Civil do município. Francisca Leite de Medeiros Alves, conhecida como Titica de Lúcio, cumpre atualmente seu segundo mandato como vereadora.

Em Caicó, veículo colide com mureta e motorista sai sem ferimentos graves


No final da manhã desta segunda-feira (06/10), um acidente de trânsito foi registrado na Ponte Nova, na zona norte de Caicó.

De acordo com informações obtidas pela reportagem do @plantaocaico, um veículo colidiu contra a mureta de proteção da ponte, resultando em danos significativos na parte dianteira do automóvel.

Apesar da força do impacto, o condutor do veículo não sofreu ferimentos graves.