Homem armado é preso suspeito de violência doméstica na Zona Norte de Natal


Na noite deste domingo (5), policiais do 4º Batalhão de Polícia Militar prenderam um homem de 39 anos e apreenderam uma pistola calibre 9mm durante o atendimento a uma ocorrência de violência doméstica na Rua José B. de Souto, no bairro Pajuçara, Zona Norte de Natal.

A equipe foi acionada após uma denúncia de ameaças e tentativa de violação de domicílio. No local, a vítima relatou ter sido intimidada pelo ex-companheiro e informou que ele ainda estaria nas proximidades, o que levou os policiais a realizarem buscas pela região.

O suspeito foi localizado nas imediações da Avenida Moema Tinoco e, durante a abordagem, os militares encontraram com ele uma pistola 9mm, um carregador e 16 munições. Ele foi preso em flagrante e encaminhado à Delegacia de Plantão da Zona Norte, onde foi autuado por violência doméstica, violação de domicílio e porte ilegal de arma de fogo.

STF forma maioria para manter Sergio Moro como réu por calúnia contra Gilmar Mendes


A Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) formou maioria, neste sábado (4), para manter o senador Sergio Moro (União-PR) como réu em uma ação por calúnia contra o ministro Gilmar Mendes. Os ministros Cármen Lúcia, Alexandre de Moraes e Flávio Dino votaram para rejeitar um recurso apresentado pela defesa do parlamentar.

O julgamento, que ocorre no plenário virtual da Corte, analisa um tipo de recurso conhecido como “embargo de declaração”. Moro tentava reverter a decisão da própria Primeira Turma, de junho de 2024, que havia recebido a denúncia da Procuradoria-Geral da República (PGR) contra ele. A PGR pede a condenação do ex-juiz pelo crime de calúnia.

A relatora do processo, ministra Cármen Lúcia, argumentou em seu voto que o recurso apresentado pela defesa não apontava omissões ou contradições na decisão anterior, mas apenas buscava rediscutir o mérito da questão. “A via recursal escolhida não se presta para renovação de julgamento que se efetivou regularmente”, justificou a ministra. Os votos de Luiz Fux e Cristiano Zanin ainda estão pendentes.

O processo foi aberto com base em um vídeo que circulou nas redes sociais em abril de 2023. Na gravação, Sergio Moro afirma: “Não, isso é fiança, instituto… pra comprar um habeas corpus do Gilmar Mendes”.

O senador se desculpou pela declaração. Sua defesa alega que a fala foi uma “brincadeira infeliz” e que não foi Moro quem editou e espalhou o vídeo. O vídeo foi gravado antes de ele se tornar senador, mas os ministros entenderam que o STF tem competência para julgar o caso, pois a gravação se tornou pública durante o exercício do mandato.

Com o recebimento da denúncia, o processo criminal contra o senador foi deflagrado. Com a rejeição do recurso pela maioria da Turma, a ação terá seu prosseguimento normal. Ainda não há data prevista para o julgamento do mérito do caso.

Cortes de juros nos EUA impulsionam entrada de R$ 5,27 bilhões na bolsa brasileira


O investimento estrangeiro na bolsa de valores brasileira, a B3, teve uma forte recuperação em setembro, com uma entrada líquida de R$ 5,27 bilhões. O resultado colocou o mês como o quarto melhor do ano em termos de aportes de capital externo e foi suficiente para neutralizar as saídas registradas nos meses anteriores, fazendo com que o terceiro trimestre encerrasse com um saldo positivo de R$ 63,45 milhões.

O trimestre foi marcado por grande volatilidade, principalmente devido aos efeitos do “tarifaço” americano. Em julho, o anúncio de uma alíquota de 50% sobre produtos brasileiros pelo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, provocou uma saída de R$ 6,37 bilhões da B3, a maior registrada no ano.

No entanto, a flexibilização da medida, com a inclusão de uma longa lista de exceções que contemplou produtos como os aviões da Embraer, trouxe alívio ao mercado. Em agosto, o fluxo já havia voltado a ser positivo, com uma entrada de R$ 1,17 bilhão.

O ponto de virada definitivo do trimestre foi o mês de setembro. A redução dos juros pelo Federal Reserve (Fed), o banco central norte-americano, e a sinalização de mais dois cortes ainda este ano deram apoio à corrida global por ativos de risco. A tendência de enfraquecimento do dólar nos últimos meses também contribuiu para um reposicionamento dos investidores, incentivando o fluxo de capital para países emergentes como o Brasil.

“Julho prejudicou os números trimestrais, porque o estrangeiro saiu do País com as tarifas americanas mirando o Brasil. Com Trump anunciando exceções, o fluxo voltou a crescer e, com os cortes de juros do Fed, deve seguir este caminho”, afirma Gustavo Bertotti, head de renda variável da Fami Capital.

Mais >

Uma em cada seis crianças de até 6 anos foi vítima de racismo no país


Uma em cada seis crianças de até 6 anos de idade foi vítima de racismo no Brasil. As creches e pré-escolas são os locais onde ocorreu a maior parte desses crimes. Os dados são do Panorama da Primeira Infância: o impacto do racismo, pesquisa nacional encomendada ao Datafolha pela Fundação Maria Cecilia Souto Vidigal – organização da sociedade civil que trabalha pela causa da primeira infância -, divulgada nesta segunda-feira (6).

A pesquisa ouviu 2.206 pessoas, sendo 822 responsáveis pelo cuidado de bebês e crianças de 0 a 6 anos. Os dados foram coletados em abril deste ano, por meio de entrevistas presenciais realizadas em pontos de grande fluxo populacional.

Os dados coletados mostram que 16% dos responsáveis por crianças de até 6 anos afirmam que elas já sofreram discriminação racial. A discriminação é maior quando os responsáveis são também pessoas de pele preta ou parda. Entre elas, esse índice chega a 19%, enquanto entre crianças com responsáveis de pele branca a porcentagem é 10%.

Mais >

Calendário 2026: nove dos dez feriados nacionais cairão em dias úteis; confira


O calendário de 2026 será um dos mais favoráveis dos últimos anos para quem pretende planejar folgas prolongadas. Dos dez feriados nacionais, nove cairão em dias úteis, e sete deles ocorrerão em segundas ou sextas-feiras, o que facilita a formação de feriadões sem a necessidade de folgas extras.

Entre as datas que coincidem com o início ou o fim da semana estão o Dia do Trabalho (sexta-feira, 1º de maio) e a Independência do Brasil (segunda-feira, 7 de setembro). Outras datas, como a Confraternização Universal (quinta-feira, 1º de janeiro) e Tiradentes (terça-feira, 21 de abril), podem ser prolongadas com um dia de folga adicional. Se houver essa possibilidade, o número de feriados que poderão ser emendados chegará a nove.

Ao incluir os pontos facultativos, como o Carnaval e o Corpus Christi, o total de dias com chance de folga ou emenda ultrapassa dez. No caso do Carnaval, o período de três dias consecutivos — segunda, terça e quarta-feira de Cinzas — foi considerado um único feriadão, já que as datas se sucedem e costumam ser tratadas em conjunto como ponto facultativo.

Mais >

Detran-RN intensifica aplicação de provas práticas com mutirão e ação itinerante


O Departamento Estadual de Trânsito do Rio Grande do Norte (Detran-RN) deu início, neste mês de outubro, a uma força-tarefa para ampliar o acesso aos exames práticos de direção veicular no estado. Ao todo, 33 municípios serão atendidos por um calendário itinerante.

Além disso, a cidade de Mossoró recebe, entre os dias 6 e 9, um mutirão com a oferta de 800 vagas para testes práticos em todas as categorias de habilitação.

A ação busca atender a demanda reprimida e evitar o vencimento de processos de habilitação. “O agendamento para o mutirão de Mossoró já está disponível no Portal de Serviços do Detran. Inicialmente, estamos priorizando os candidatos com processos vencendo até novembro de 2025. Posteriormente, as vagas serão liberadas para os demais interessados”, informou a Coordenadoria de Habilitação do órgão.

Mais >

Se Mostra Seridó anuncia edição dedicada ao Cinema Negro, em Caicó


O Festival Se Mostra Seridó, que valoriza o audiovisual do interior do Rio Grande do Norte, realiza sua segunda edição com uma Mostra de Cinema Negro. A programação reúne obras que dialogam com a estética, a ancestralidade e a resistência do cinema negro, fortalecendo a diversidade cultural no audiovisual seridoense.

As inscrições para filmes acontecem de 3 a 12 de outubro, por meio da bio do Instagram oficial do festival @semostraserido. O resultado será divulgado em 20 de outubro. Já o festival acontece no dia 24 de outubro, após a novena da Festa do Rosário, no Salão Nobre da antiga Prefeitura de Caicó, sede da Secretaria Municipal de Cultura.

A curadoria desta edição é assinada pelo artista visual André Vicente e por Francisco Félix, Rei Perpétuo do Congo da Irmandade do Rosário, de Caicó, reforçando a representatividade na programação.

“O Se Mostra Seridó resiste, com recursos limitados, mas mantendo o compromisso de assegurar espaço ao cinema produzido fora da capital e valorizando aqueles que, com esforço e paixão, mantêm a cultura viva no interior. A cultura do interior resiste e se fortalece, diante das dificuldades, convidando toda a comunidade a prestigiar e apoiar o evento”, destacou Bruno Santos, realizador do festival.

O projeto é uma realização de Arte e Vida Produções, com produção de Dona Inácia Produções, Esplendor Produções e Cacto Criativa, e apoio da Prefeitura Municipal de Caicó, por meio da Secretaria de Cultura.

Menor de idade é flagrado dirigindo e mãe é presa durante blitz na Redinha


O Comando de Policiamento Rodoviário Estadual (CPRE), por meio do Batalhão Rodoviário, flagrou um adolescente de 17 anos conduzindo um veículo automotor neste sábado (4) durante uma blitz realizada na Redinha, zona Norte de Natal. A informação é da Tribuna do Norte.

Guia Natal

De acordo com a corporação, durante o procedimento de identificação, os policiais constataram que o condutor era menor de idade. A mãe do adolescente, de 45 anos, foi identificada como responsável por permitir que o filho dirigisse e recebeu voz de prisão.

Ela foi autuada com base no artigo 310 do Código de Trânsito Brasileiro, que prevê pena de detenção de seis meses a um ano e multa para quem entrega a direção de veículo automotor a pessoa não habilitada.

O automóvel, que estava com o licenciamento em atraso, foi removido ao depósito. O CPRE reforçou que a prática de permitir a condução de veículos por pessoas sem habilitação constitui crime e representa risco à segurança no trânsito.

Natal sedia Jogos Universitários Brasileiros com mais de 6 mil atletas


De 05 a 18 de outubro, a cidade de Natal recebe os Jogos Universitários Brasileiros 2025, evento que reúne mais de 6 mil atletas dos 27 estados brasileiros, representando 217 instituições de ensino superior. A competição realiza disputas em mais de 20 modalidades esportivas e neste ano, a capital potiguar sedia os Jogos pela quarta vez, tendo recebido anteriormente as edições de 1977, 1984 e 1999.

A edição atual apresenta como novidade a inclusão do Tiro com Arco no programa esportivo. Esta modalidade olímpica, que exige concentração, precisão e controle emocional dos competidores, integra pela primeira vez o calendário oficial do esporte universitário nacional.

O Governo do Estado, por meio da Subsecretaria do Esporte e do Lazer, em parceria com a Confederação Brasileira do Desporto Universitário, investiu R$ 3 milhões  para garantir a infraestrutura necessária à realização do evento. Estima-se que os jogos gerem impacto econômico de aproximadamente R$ 20 milhões no Rio Grande do Norte, incluindo a previsão de 48 mil diárias contratadas em 18 redes hoteleiras, além de movimentação em bares, restaurantes, serviços e transporte.

A organização conta com apoio da prefeitura de Natal e de instituições públicas e privadas que cederam espaços para as competições.

O Rio Grande do Norte será representado por 212 participantes, constituindo a maior delegação da Federação Norte-rio-grandense do Desporto Universitário na história da competição. Nove instituições de ensino superior representarão o estado, sendo elas a UFRN, Estácio, Uern, Facesa, Unirn, Ufersa, UnP, Uninassau e IFRN.

Com informações da CBDU e GE RN

Casos suspeitos de intoxicação por metanol sobem para 209 no Brasil; 16 são confirmados


O Ministério da Saúde divulgou, neste domingo (5), que o número de casos suspeitos de intoxicação por metanol no país chegou a 209. Desse total, 16 já foram confirmados. As informações são de O Globo.

A maior parte das notificações está em São Paulo, que concentra 192 casos — 14 confirmados e 178 em investigação. O boletim também registra 15 mortes: duas confirmadas em São Paulo e 13 ainda em apuração (7 em SP, 3 em PE, 1 no MS, 1 na PB e 1 no CE).

Até a manhã de domingo, eram 181 casos suspeitos no país, com 14 confirmações.

Para reforçar o atendimento, o ministério anunciou a chegada de 4.300 ampolas de etanol farmacêutico — antídoto utilizado em casos de intoxicação por metanol. O estoque será distribuído para todo o Brasil nos próximos dias.

Situação por estado

Casos foram registrados em 13 estados: Distrito Federal, Goiás, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Pernambuco, Paraná, Rondônia, São Paulo, Piauí, Rio Grande do Sul, Rio de Janeiro, Paraíba e Ceará.

  • Distrito Federal: 1 suspeito
  • Goiás: 2 suspeitos
  • Mato Grosso do Sul: 5 suspeitos
  • Mato Grosso: 1 suspeito
  • Pernambuco: 10 suspeitos
  • Paraná: 2 suspeitos e 2 confirmados
  • Rondônia: 1 suspeito
  • São Paulo: 178 suspeitos e 14 confirmados
  • Piauí: 2 suspeitos
  • Rio Grande do Sul: 2 suspeitos
  • Rio de Janeiro: 1 suspeito
  • Paraíba: 1 suspeito
  • Ceará: 3 suspeitos
Mais >

Potiguares embarcam rumo ao Egito, para disputa de Mundial

A Seleção Brasileira de Halterofilismo viaja neste sábado, 4, para Cairo, no Egito, para a disputa do Mundial da modalidade, que acontece entre os dias 11 e 18 de outubro. Cinco potiguares integram a Seleção, todos da Sadef (Sociedade Amigos do Deficiente Físico do RN).

Os atletas Alane Dantas, Junior França, Maria Rizonaide e Naira Gomes, e o técnico Carlos Williams, que falou sobre a convocação dos potiguares: “Nosso objetivo era colocar o máximo de atletas no Mundial, e conseguimos quatro vagas. A meta daqui pra frente é se manter no Top 10, sermos convocados para outras competições obrigatórias e chegarmos no final do Ciclo Paralímpico entre os 8 que irão pros Jogos Paralímpicos”.

O Mundial de Halterofilismo no Egito é competição obrigatória para quem tenta alcançar uma vaga nos Jogos de Los Angeles, em 2028. “É o primeiro Mundial do ciclo Los Angeles, e a primeira porta de entrada para os Jogos. Tenho me dedicado ao máximo no intuito de não apenas participar mais uma vez, mas em 2028 conquistar uma medalha nos Jogos Paralímpicos”, diz Junior França.

Os atletas do Brasil estavam reunidos no Centro de Treinamento Paralímpico, em São Paulo, onde realizaram os últimos treinos antes do embarque. É a maior delegação brasileira na história da competição, com 16 atletas mulheres e nove halterofilistas homens. O recorde anterior havia acontecido em Dubai 2023, com 23 halterofilistas (14 mulheres e 9 homens).

Governo do RN decreta emergência em 147 municípios por estiagem


O Governo do Rio Grande do Norte decretou, nesta quinta-feira (2), situação de emergência em 147 municípios afetados pela estiagem prolongada. O decreto, válido por 180 dias, foi motivado pela grave crise hídrica que atinge diversas regiões do estado.

A decisão tem como base a queda acentuada nos níveis de reservatórios estratégicos. Entre fevereiro e julho, as chuvas ficaram bem abaixo da média, comprometendo o abastecimento. O açude Itans, em Caicó, está com apenas 0,2% da capacidade; Passagem das Traíras, em São José do Seridó, registra 0,03%. Outros mananciais também apresentam situação crítica: Boqueirão de Parelhas (14,3%), Oiticica (13,2%) e Esguicho (2,7%).

O colapso no fornecimento de água já atinge diretamente cerca de 108 mil pessoas em 10 cidades, entre elas Ouro Branco, Luís Gomes, Jardim do Seridó, Parelhas, Carnaúba dos Dantas e São José do Seridó. Serra do Mel enfrenta colapso há quatro anos por contaminação de poços.

Outro ponto destacado no decreto é que 45% dos 167 municípios potiguares dependem da Operação Carro-Pipa do governo federal para abastecer comunidades rurais. A medida é necessária para manter o programa ativo e evitar a interrupção no fornecimento.

Segundo o Monitor de Secas da Agência Nacional de Águas (ANA), 161 municípios do RN enfrentam situação de seca, a maioria em nível grave. O documento também aponta risco de aumento de incêndios florestais e prejuízos à Companhia de Águas e Esgotos do RN (Caern), que suspendeu a cobrança em localidades sem abastecimento.

Municípios incluídos no decreto de emergência:

Mais >

Quadrilha que fraudava CNU é alvo de operação da Polícia Federal


A Operação Última Fase foi deflagrada na manhã desta quinta-feira (2) pela Polícia Federal (PF) para combater um grupo criminoso especializado em fraudar concursos públicos. As investigações tiveram o apoio do Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos.

De acordo com a PF, as fraudes ocorreram no Concurso Público Nacional Unificado (CPNU) de 2024 em exames das “Polícias Civis de Pernambuco e Alagoas, Universidade Federal da Paraíba, Caixa Econômica Federal e Banco do Brasil”.

Estão sendo cumpridos 12 mandados de busca e apreensão, três de prisão preventiva e diversas medidas cautelares que incluem afastamento de cargos públicos e sequestro de bens, em endereços ligados os investigados nos estados da Paraíba, de Pernambuco e Alagoas. As ações contam com o apoio do Ministério Público Federal (MPF) na Paraíba.

“Os investigados foram excluídos dos processos seletivos, afastados dos cargos públicos já ocupados e poderão responder pelos crimes de fraude em certame de interesse público, lavagem de dinheiro, organização criminosa e falsificação de documento público”, informou a PF. 

*Com informações da Polícia Federal

Milton Nascimento é diagnosticado com demência, revela filho do cantor


O cantor Milton Nascimento, 82 anos, foi diagnosticado com demência, revelou seu filho, o empresário Augusto Nascimento, em seu perfil no Instagram.

Ele afirmou que comportamentos diferentes começaram a ser notados no final do ano passado, mas nada que fosse alarmante. Com o tempo, entretanto, as alterações foram se acentuando. “O Parkinson, diagnosticado em 2022, avançando, e as pequenas atividades do dia a dia sofrendo impacto.”

Augusto revela que fez uma viagem de motorhome com o pai, em maio. “Rodamos aproximadamente 4.000 km, eu dirigia com ele sempre ao meu lado de copiloto e escolhendo as músicas – tal qual sempre fizemos em nossas boas viagens pelo mundo. De alguma forma, eu sabia que aquela viagem seria uma despedida desses momentos”, afirmou o filho, destacando que, dentro das limitações, Milton se divertiu muito e costumava dizer que aquela “havia sido a melhor viagem da vida dele.”

De volta ao Brasil, Augusto afirma que estava em uma viagem a trabalho quando foi obrigado a retornar para casa às pressas. Milton precisava de apoio por causa de uma desidratação, fruto da dificuldade que ele vem tendo de tomar líquido e se alimentar.

“Dali para frente, entramos em uma montanha russa, e absolutamente tudo mudou de forma extremamente rápida: veio, então, o duro diagnóstico de demência”, declarou o filho.

Mais >

PF prende homem em flagrante por armazenar vídeos de abuso sexual infantil no RN


A Polícia Federal deflagrou, na manhã desta quinta-feira (2), a 19ª fase da Operação Uiraçu, voltada ao combate ao armazenamento e compartilhamento de mídias com cenas de abuso sexual infantil na internet.

Em Afonso Bezerra, policiais federais cumpriram mandado de busca e apreensão e prenderam em flagrante um homem por armazenar vídeos de abuso sexual de crianças e adolescentes, crime previsto no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA). O celular apreendido será periciado para subsidiar as investigações em andamento.

O nome da operação remete ao Uiraçu, ave de rapina que ataca pequenos mamíferos, especialmente filhotes, simbolizando a ofensiva da PF contra predadores sexuais de crianças e adolescentes.

A Polícia Federal também reforçou a importância de adotar a terminologia correta ao se referir a esses crimes. Embora a lei use o termo “pornografia infantil”, a comunidade internacional recomenda a expressão “abuso sexual” ou “violência sexual contra crianças e adolescentes”, por traduzir com mais precisão a gravidade da violência sofrida pelas vítimas.

Além da repressão, a PF destacou a relevância da prevenção. Pais e responsáveis devem monitorar o uso da internet, dialogar abertamente sobre os riscos, orientar sobre o uso seguro de redes sociais, jogos e aplicativos e estar atentos a mudanças bruscas de comportamento, como isolamento e segredo em relação ao celular ou computador. A instituição ressalta que informação e diálogo são ferramentas fundamentais para proteger crianças e adolescentes de situações de abuso.

Operação da PF contra tráfico resulta em prisão e apreensão de carros de luxo no RN


A Polícia Federal deflagrou nesta quinta-feira (2) a Operação “Mangue Seco”, com o objetivo de reprimir o tráfico de drogas. A ação, conduzida pela PF do Espírito Santo, teve desdobramentos no Rio Grande do Norte, onde foi cumprido um mandado de prisão preventiva e um de busca e apreensão no município de São José de Mipibu.

A operação é resultado das investigações que se seguiram à apreensão de 1,4 tonelada de cocaína e de um fuzil calibre 5.56, ocorrida em uma marina em Guarapari (ES), em abril de 2025. As apurações apontaram a participação dos indivíduos presos nesta quinta-feira no esquema criminoso, o que motivou a expedição dos mandados judiciais, que também incluíram o sequestro de bens.

No Rio Grande do Norte, a ação resultou na prisão preventiva de um homem e na apreensão de cinco carros de luxo, um jet ski e uma motocicleta. Também foram apreendidos celulares, joias, um computador, documentos e valores em espécie.

Além de São José de Mipibu, os mandados foram cumpridos em Cachoeiro de Itapemirim, no Espírito Santo. No total, a operação cumpriu três mandados de prisão temporária, um de prisão preventiva e oito de busca e apreensão. Também foram apreendidas armas de fogo e munições.

Os suspeitos envolvidos no esquema poderão responder pelos crimes de tráfico de drogas, associação para o tráfico e posse ilegal de arma de fogo. A operação contou com o apoio da Polícia Federal do Rio Grande do Norte para a execução dos mandados no estado.

Boletim: No hospital, cantor Hungria é levado para UTI após beber vodca supostamente contaminada no DF


O rapper Hungria foi internado em Brasilia nesta quinta-feira (2) por suspeita de ter ingerido “bebida adulterada”. A informação é da assessoria do cantor. 

Dias antes, no último fim de semana, Hungria fez shows em três cidades do interior de São Paulo: Marília, na sexta (26), em São João da Boa Vista no sábado (27) e em São Bernardo do Campo no domingo (28). 

O estado de São Paulo já tem 10 casos confirmados de intoxicação por metanol e apurava outros 29 até a noite desta quarta-feira (1º).

Até as 13h desta quinta, ainda não era possível dizer se a bebida supostamente adulterada consumida por Hungria tinha sido comprada em São Paulo ou no DF.

O caso será investigado pela 1ª Delegacia de Polícia Civil do DF (Asa Sul). 

Com a internação, as próximas apresentações do rapper – marcadas para esta semana em Ribeirão das Neves (MG)e Curvelo (MG) – foram canceladas. 

Não há previsão de alta ou de retorno do cantor aos palcos.

G1

Governo anuncia construção de novo estádio em Mossoró


A governadora Fátima Bezerra (PT) anunciou a construção de um estádio em Mossoró, em um evento com dirigentes dos principais da cidade: Potiguar de Mossoró e Baraúnas, clubes que estão sem um arena para mandar seus jogos desde a inutilização do Estádio Nogueirão.

O secretário da Fazenda Cadu Xavier e os presidentes dos dois clubes já haviam realizado o primeiro encontro e levaram para a governadora a ideia de construir o estádio e, com a reitora da Universidade Estadual do Rio Grande do Norte Cicília Maia, avaliaram uma área da UERN, nas proximidades do Hospital da Mulher.

Na reunião de hoje a governadora determinou que fosse criada uma comissão a partir da Secretaria de Infraestrutura, UERN e os clubes e sob comando de Cadu Xavier, montar o projeto, fazer orçamento e escolher a área onde será edificado o estádio.

“Vamos trabalhar para concluir o projeto e destinar os recursos necessários para fazer o estádio. Aqui em Mossoró o governo ampliou os serviços de saúde, está reformando escolas, estamos investindo fortemente na segurança. O esporte complementa a atuação. Isso é cuidado com nosso povo.” Enfatizou a governadora Fátima Bezerra.

“O Governo do Estado tem incentivado o esporte através de ações concretas como a Lei de Incentivo ao Esporte, o programa de bolsa para atletas e a parceria com o programa de educação fiscal Nota Potiguar. Os times de Mossoró precisam agora de uma atenção especial. É inadmissível que a cidade continue sem um estádio. Precisamos trazer o futebol de Mossoró para o patamar de destaque e competitividade que sempre foi tradição dos times da cidade”, exaltou o secretário Cadu Xavier.

A reitora Cicília Maia ressaltou que a decisão sobre a cessão da área somente poderá ser concretizada após a análise e aprovação dos Conselhos Superiores da Universidade, mas acredita que o diálogo conduzido com responsabilidade, transparência e respeitando a missão institucional da Universidade será possível atingir o pleito.

Comerciante é morto a tiros na Grande Natal


Um comerciante de 34 anos foi morto a tiros na manhã desta quinta-feira (2) na Rua Manoel Borba Gato, no bairro Jardim Lóla, em São Gonçalo do Amarante. A informação é do g1.

O homicídio ocorreu por volta das 5h30, quando Wandemberg Paz do Nascimento, proprietário de uma marmoraria, foi atingido por vários disparos e morreu no local.

Segundo a Polícia Militar, os criminosos vieram da parte baixa da rua de calçamento e dispararam contra a vitima no cruzamento com a Rua São João, que é asfaltada. Após o crime, os suspeitos fugiram.

A área foi isolada para que a perícia e agentes da Divisão de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) pudessem iniciar a coleta de vestígios e a investigação.

Segundo o 16º Batalhão da PM, testemunhas informaram que, durante a madrugada, a vítima apresentou comportamento de surto, falando coisas desconexas.

Wandemberg tinha passagens pela polícia por ameaça, vias de fato, direção perigosa, violência doméstica e uso de entorpecentes.

A DHPP vai investigar o homicídio e apurar a motivação do crime.

Nova isenção do Imposto de Renda deve beneficiar pelo menos 150 mil potiguares


O Projeto de Lei nº 1.087/25, aprovado nessa quarta-feira (1º) pela Câmara dos Deputados, deve beneficiar diretamente pelo menos 150 mil contribuintes potiguares. Segundo estimativas da Receita Federal, com base em dados de 2023, aproximadamente 98 mil trabalhadores com renda mensal de até R$ 5 mil passariam a ser isentos do Imposto de Renda (IR), enquanto outros 53 mil, que ganham entre R$ 5 mil e R$ 7 mil, deverão ter descontos progressivos.

Atualmente, está isento quem recebe até R$ 3.036 mensais, o equivalente a dois salários mínimos. Acima desse valor, a tributação é escalonada, partindo de 7,5% e chegando a 27,5% para rendimentos superiores a R$ 5.830. Além de ampliar o limite de isenção, a nova proposta cria uma faixa intermediária, destinada a quem ganha acima de R$ 5 mil até R$ 7.350, com alíquotas progressivas e deduções automáticas.

Para o contador e diretor da Rui Cadete Consultores Associados, Daniel Carvalho, a mudança representa um avanço em termos de justiça tributária. “O Imposto de Renda é uma das principais ferramentas de redistribuição de renda no país. Então ao ampliar a faixa de isenção para corrigir distorções, espera-se aliviar o peso para quem tem ganhos mais baixos e corrigir uma defasagem histórica na tabela”, explica.

Para compensar uma perda arrecadatória estimada em mais de R$ 25 bilhões e após intenso debate, os deputados mantiveram a proposta original do Ministério da Fazenda, que estabelece uma alíquota mínima de 10% de IRPF para quem recebe acima de R$ 50 mil por mês (ou R$ 600 mil por ano). De acordo com o contador Daniel Carvalho, a medida tem como objetivo alcançar o topo da pirâmide de renda no país.