Semana de Combate ao Assédio e à Discriminação: TJRN intensifica ações durante todo o mês de maio

Caracterizado pela exposição da vítima a situações que causam constrangimento, desconforto, intimidação ou perseguição, o assédio pode ocorrer de diversas formas, inclusive no ambiente de trabalho.

Com isso, o Tribunal de Justiça do Rio Grande do Norte (TJRN) promove, entre os dias 4 a 8 de maio, a Semana de Combate ao Assédio e à Discriminação. A Semana foi instituída pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ) em todos os tribunais do país.

Coordenada pela Comissão de Prevenção

e Enfrentamento ao Assédio e à Discriminação do TJRN, a Semana tem como principal objetivo sensibilizar magistrados, servidores e colaboradores do Poder Judiciário estadual sobre as diferentes formas de assédio e discriminação no ambiente de trabalho, promovendo uma cultura institucional de respeito, dignidade e segurança. Além disso, é esperado que o público adquira o conhecimento sobre os canais de denúncia disponíveis, incentivando a prevenção de condutas inadequadas e reforçando o compromisso do Tribunal com um ambiente de trabalho saudável e igualitário.

Dessa forma, durante o mês de maio, o TJRN realizará um conjunto de ações a fim de contribuir com um ambiente de trabalho pautado no respeito, na igualdade e no acolhimento. Dentre as principais ações estão a realização de mutirão de processos relacionados à temática do assédio e a discriminação, adesivação de elevadores de prédios do Tribunal com destaque para os canais de atendimento, campanha nas redes sociais e no site institucional do TJRN, além de produção de podcast sobre o tema.

Para a presidente da Comissão de Prevenção e Enfrentamento ao Assédio e à Discriminação do TJRN, desembargadora Lourdes Azevêdo, a Semana é uma iniciativa de grande relevância, especialmente agora em que o CNJ reforçou e ampliou as regras de proteção nessa área.

Mais >

TSE lança mascote “Pilili” em comemoração aos 30 anos da urna eletrônica no Brasil

O TSE lançou a mascote “Pilili”, em comemoração aos 30 anos das urnas eletrônicas no Brasil. A personagem foi apresentada em Brasília, para estudantes de escolas públicas e privadas, e deve ser usada nas campanhas das eleições de 2026. Segundo o TSE, o nome faz referência ao som da tecla de confirmação do voto.

A presidente do TSE, ministra Cármen Lúcia, destacou a segurança, confiabilidade, agilidade e auditabilidade do sistema eletrônico de votação.

De acordo com o TSE, a mascote “Pilili” terá papel educativo ao longo do ciclo eleitoral de 2026, funcionando como uma espécie de símbolo institucional da Justiça Eleitoral, em modelo semelhante a campanhas educativas já usadas no país.

A Corte informou que a mascote não possui qualquer vínculo político ou ideológico: “a bandeira dela é a democracia”.

Jovens de 15 a 19 anos podem se vacinar contra HPV até 30 de junho

Vacinação contra a gripe no RN segue aberta para toda a população até 15 de agosto - Foto: José Aldenir/Agora RN

A Prefeitura de Mossoró informa que continua disponível a vacina contra HPV para jovens de 15 a 19 anos de idade, conforme preconiza o Ministério da Saúde. Esse público poderá receber o imunizante até o dia 30 de junho em uma das Unidades Básicas de Saúde (UBSs) do município.

Vale ressaltar que crianças e adolescentes de 9 a 14 anos de idade também podem se imunizar contra HPV. O público que ainda não recebeu a dose única do imunizante deve buscar uma Unidade Básica de Saúde ou ponto extra de vacinação para se proteger do vírus e seus agravos. É importante consultar o cartão de vacinação para verificar se o esquema vacinal está atualizado.

O HPV é um vírus que infecta a pele ou mucosas (oral, genital ou anal) das pessoas, provocando verrugas anogenitais (na região genital e ânus) e câncer, a depender do tipo de vírus. HPV é uma Infecção Sexualmente Transmissível (IST). A vacina contra HPV é uma medida eficaz de se prevenir contra a infecção. A vacina é distribuída gratuitamente pelo Sistema Único de Saúde (SUS). A vacina não é um tratamento e não apresenta eficácia contra infecções ou lesões por HPV já existentes. Vacinação nas UBSs ocorrem de segunda a sexta-feira, das 7h às 11h e das 13h às 17h.

Visitante é presa ao tentar entrar com drogas escondidas na roupa em Alcaçuz

Policiais penais da Penitenciária Estadual de Alcaçuz, em Nísia Floresta, prenderam na manhã desta segunda-feira (4) uma mulher de 39 anos suspeita de tentar entrar na unidade com drogas escondidas em uma roupa.

De acordo com a direção da unidade, o flagrante aconteceu por volta das 10h durante a revista com o uso do bodyscan, que identificou a presença de materiais ilícitos.

Após a detecção, a visitante foi abordada e, na revista, os policiais localizaram papelotes de substâncias análogas à maconha e à cocaína escondidos na peça de roupa.

A mulher foi detida e encaminhada à Delegacia de Plantão de Nísia Floresta, onde foram adotadas as medidas legais cabíveis. O material apreendido foi enviado para análise da Polícia Científica.

Caicó integra cobrança da taxa de lixo à conta de água para cumprir metas federais

A partir deste mês de maio, as contas de água da Caern no município de Caicó, estão com a cobrança da Taxa de Manejo de Resíduos Sólidos (TMRS). O município se adequou ao Marco Regulatório do Saneamento Básico por meio da Lei Municipal nº 5.572/2024. Por este motivo, as contas com leitura a partir de 2 de maio de 2026 vieram com a taxa na fatura da Caern.

Os consumidores que tiverem dúvidas sobre a Taxa de Manejo devem procurar a Secretaria Municipal de Planejamento e Tributação de Caicó ou utilizar o telefone (84) 99439-5022 (WhatsApp).

Os valores cobrados devem ser tratados exclusivamente com a Secretaria Municipal. A atual taxa substituiu a antiga taxa de lixo cobrada no Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU).

Comerciante desaparece após entrar no Rio Mossoró


Uma comerciante de 51 anos desapareceu após entrar no Rio Mossoró, no Oeste do Rio Grande do Norte, na manhã desta segunda-feira (4). O caso mobilizou equipes do Corpo de Bombeiros.

Até 19h desta segunda, Erivalda Miguel da Silva não havia sido encontrada. As buscas foram suspensas à noite e devem ser retomadas nas primeiras horas de terça-feira (5) com o apoio de um bote para ampliar a área de procura na superfície do rio.

A mulher estava com o irmão e uma amiga às margens do rio, no bairro Planalto 13 de Maio, em Mossoró. Segundo a família, o grupo chegou ao local por volta das 11h.

De acordo com o irmão da comerciante, José Maria, eles consumiam bebida alcoólica quando Erivalda decidiu entrar na água para tomar banho. Ele afirmou que chegou a alertá-la sobre os riscos.

Minutos depois, a comerciante desapareceu e não foi mais vista.

O Corpo de Bombeiros foi acionado e iniciou as buscas ainda pela manhã. Dois mergulhadores especialistas e uma viatura de salvamento atuaram na ocorrência.

Mais >

América repudia violência no futebol e promove ação com torcedor agredido após Clássico-Rei

América se posicionou publicamente e promoveu uma ação em apoio ao torcedor Sérgio Florêncio, vítima de agressão após o Clássico-Rei, no dia 22 de abril, válido pela Série D do Campeonato Brasileiro, realizado na Arena das Dunas.

Sérgio é torcedor do América, além de também trabalhar no estádio em dias de jogos, e foi espancado com chutes e socos enquanto aguardava o ônibus para retornar para casa após o jogo.

Em vídeo da ação divulgado nas redes sociais do clube, Sérgio Florêncio foi recepcionado em dos camarotes da Arena das Dunas pelo volante Judson e pelo conselheiro Leonardo Dias.

A agressão deixou ferimentos graves e levantou um alerta sobre a segurança no entorno dos eventos esportivos.

América reforçou o repúdio ao episódio e manifestou solidariedade ao torcedor. O clube destacou que situações como essa não podem fazer parte do ambiente do futebol e defendeu a necessidade de união entre torcedores.

Saiba quem são e quais crimes cometeram os fugitivos de Alcaçuz

A Penitenciária de Alcaçuz, após mais de quatro anos, registrou a fuga de cinco detentos da unidade, considerada a principal do sistema penitenciário do Rio Grande do Norte. Os fugitivos possuem um histórico de crimes como tráfico de drogas, roubo e homicídio, incluindo o envolvimento com facções criminosas.

De acordo com o secretário da Seap, Helton Edi Xavier, os detentos conseguiram fugir após quebrarem a estrutura de ventilação da cela, conhecida como “brisa”. Depois disso, os presos deixaram o pavilhão, atravessaram o muro interno da unidade e, em seguida, conseguiram pular o muro principal do presídio.

Os cinco fugitivos foram identificados como:

  • Maycon Dias Mota – ART. 121 (HOMICÍDIO), § 2º, E ART. 157, (ROUBO): De acordo com informações nos autos judiciais, ele participou do homicídio de Ewerton Bruno Pereira Soares no loteamento Porto Brasil, em Macaíba, em junho de 2025. As investigações da Polícia Civil apontam que Maycon e outros criminosos sequestraram e assassinaram a vítima com diversos disparos.

A motivação do crime, segundo a Justiça, foi uma retaliação motivada pela disputa territorial entre facções criminosas na região.

Além disso, Maycon Dias Mota também é acusado de roubo majorado, ou seja, o roubo cometido com violência ou grave ameaça. No dia 26 de maio de 2025, de acordo com informações policiais, ele e outros homens invadiram uma residência durante a madrugada e ameaçaram um casal exigindo transferências via Pix no bairro de Nova Parnamirim, em Parnamirim. O valor total transferido foi de R$ 2.450.

Eles chegaram a amordaçar uma das vítimas, e repetiram várias vezes que as matariam caso não cumprissem as ordens exigidas.

  • Carlos Soares Alves da Silva – ART. 33, CAPUT, LEI 11343/06 (TRÁFICO DE DROGAS): A denúncia registrada aponta que o acusado foi flagrado no dia 22 de outubro de 2024, em frente a sua residência na cidade de Bom Jesus.
Mais >

Morre terceira vítima de queda de avião em BH e tragédia chega a 3 mortos

Foi confirmada na noite desta segunda-feira (4) a morte da terceira vítima do acidente aéreo ocorrido em Belo Horizonte, elevando para três o número de mortos na queda de um bimotor que atingiu um prédio na Rua Ilacir Pereira Lima, na região da Pampulha.

A informação foi confirmada pela Fundação Hospitalar do Estado de Minas Gerais, que informou que o paciente não resistiu aos ferimentos após ter sido internado em estado grave.

Com a nova atualização, o acidente aéreo passa a ter três vítimas fatais: o piloto da aeronave, o passageiro que estava no assento do copiloto e a terceira vítima que havia sido socorrida em estado crítico.

Outros dois ocupantes seguem internados no Hospital João XXIII, em Belo Horizonte, e segundo boletim médico, apresentam quadro estável.

A aeronave, um bimotor de matrícula PT-EYT, colidiu contra um prédio de três andares logo após a decolagem do Aeroporto da Pampulha, abrindo um buraco na estrutura antes de cair em um estacionamento.

Governo federal reconhece emergência em municípios afetados por chuvas

O ministro da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, viajou hoje (4) para Pernambuco e da Paraíba a fim de reforçar o apoio do governo federal aos municípios atingidos pelos temporais.

Em sua rede social, o ministro diz que a viagem ocorreu por determinação do presidente Luiz Inácio Lula da Silva para “garantir assistência rápida a quem mais precisa”.

A Defesa Civil Nacional reconheceu, na noite deste domingo (3), situação de emergência nos municípios de Timbaúba (PE) e Bayeux (PB), afetados pelas fortes chuvas desde a última sexta-feira (1º).

As portarias que iniciam o reconhecimento oficial das situações de emergência nos dois estados ainda serão publicadas pelo Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR) no Diário Oficial da União.

A pasta também aprovou o plano de trabalho de Timbaúba para repasse de R$ 1,18 milhão destinado a ações de defesa civil. O documento técnico oficial é exigido dos municípios pelo Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR) para solicitação de recursos federais para responder a desastres naturais.

A governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, decretou situação de emergência em 27 municípios no sábado (2). Entre as cidades mais afetadas estão Recife, Olinda, Jaboatão dos Guararapes, Goiana, Igarassu, Paulista, Camaragibe, Limoeiro e Glória do Goitá.

Mais >

INSS libera 1ª parcela do 13º para quem ganha acima do mínimo nesta semana

13º salário do INSS começou a ser liberado em 24 de abril, mas uma novidade promete movimentar esta semana: um novo grupo será contemplado com o pagamento antecipado do 13º salário entre os dias 4 e 8 de maio. Muitos brasileiros querem saber se estão na lista e como será feito o depósito desse abono extra em 2026.

O que é o 13º salário do INSS

O 13º salário do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) é um abono anual pago a aposentados, pensionistas e segurados que recebem indenizações do instituto. A antecipação de 2026 foi oficializada pelo Decreto nº 12.884, que definiu o pagamento em duas parcelas, nos meses de abril e maio.

Essa antecipação deve injetar R$ 78,2 bilhões na economia, somando-se os valores pagos nas duas etapas, contemplando cerca de 35,2 milhões de segurados. O objetivo é garantir que segurados tenham acesso a uma renda extra no primeiro semestre do ano, reforçando o orçamento de milhões de famílias brasileiras.

Conforme os dados da folha de pagamento de fevereiro, 23,3 milhões de segurados, equivalente a aproximadamente 66,2% dos benefícios pagos pelo INSS, recebem valores de até um salário mínimo, atualmente em R$ 1.621. Já outros 11,9 milhões de beneficiários têm pagamentos acima desse piso. Dentro desse grupo, cerca de 13,7 mil segurados recebem o teto previdenciário, fixado em R$ 8.475,55.

Mais >

Embraer assina contrato de venda de aviões para os Emirados Árabes

A Empresa Brasileira de Aeronáutica (Embraer) assinou contrato com o Tawazun Council for Defence Enablement para a aquisição de dez aeronaves C-390 Millennium e dez opções de compra. O Tawazun Council for Defence Enablement é a entidade nacional responsável por fomentar e regular o ecossistema industrial de defesa e segurança dos Emirados Árabes Unidos (EAU). O objetivo é fortalecer a capacidade operacional de transporte militar do país em colaboração com uma empresa de defesa local

“Até o momento, esse marco histórico representa o maior pedido internacional de um único país para o C-390 Millennium e consolida o primeiro sucesso da aeronave no Oriente Médio, ressaltando seu forte alinhamento com os exigentes requisitos das forças aéreas modernas que operam em ambientes complexos”, diz a Embraer.

Segundo a empresa, o contrato foi assinado após extenso processo de análise e avaliação, incluindo abrangente campanha de testes no ambiente operacional dos EAU.

“A Força Aérea e Defesa Aérea selecionou o C-390 Millennium como a aeronave mais adequada para atender aos seus rigorosos requisitos de missão, otimizando, ao mesmo tempo, a eficiência operacional e os custos do ciclo de vida”, diz a empresa em nota.

A Embraer informou ainda que os serviços de manutenção, reparo e revisão (MRO), juntamente com os de suporte pós-venda para a frota de C-390 Millennium, serão desenvolvidos em colaboração com uma empresa nacional.

“O C-390 Millennium permitirá às Forças Armadas realizar ampla gama de missões, incluindo transporte de carga e tropas, operações de lançamento aéreo, assistência humanitária, evacuação aeromédica, operações em pistas não pavimentadas e total interoperabilidade com as forças nacionais, aliadas e parceiras”, afirma a Embraer.

Duas caminhonetes furtadas são recuperadas e suspeitos presos horas após o crime no RN

image

A Polícia Rodoviária Federal e a Polícia Militar do Rio Grande do Norte recuperaram, na madrugada deste domingo 3, duas caminhonetes Toyota Hilux SW4 furtadas poucas horas antes em Lajes.

Os veículos seguiam em direção a Macaíba pela BR-304 quando as equipes foram acionadas para interceptação.

Durante as diligências, a PRF localizou uma das caminhonetes abandonada no km 271 da rodovia, em Macaíba.

Já a Polícia Militar interceptou o segundo veículo no distrito de Telha, também em Macaíba, onde dois suspeitos foram presos.

A ocorrência atendida pela PRF foi encaminhada à Delegacia de Plantão da Polícia Civil em Parnamirim.

Os suspeitos e o outro veículo foram levados à Delegacia de São Paulo do Potengi.

A ação envolveu atuação conjunta das forças de segurança, com recuperação dos veículos e condução dos suspeitos.

Motorista cai da moto e morre na BR-304 em Mossoró

Um grave acidente de trânsito com vítima fatal foi registrado na manhã deste domingo (3) no município de Mossoró, na região Oeste do estado. A ocorrência aconteceu no km 30,5 da BR-304, conforme informações da Polícia Rodoviária Federal (PRF).

De acordo com a PRF, o sinistro foi do tipo queda de ocupante de veículo, envolvendo uma motocicleta. O condutor não resistiu aos ferimentos e morreu ainda no local.

Uma equipe do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) foi acionada e compareceu à ocorrência. A PRF também esteve no local para realizar o controle do tráfego e os primeiros levantamentos sobre o acidente.

O Instituto Técnico-Científico de Perícia (ITEP) foi acionado para os procedimentos periciais e remoção do corpo.

Com informações de Tribuna do Norte

VÍDEO: Jacaré é capturado pelo Corpo de Bombeiros no interior do RN


Um jacaré de aproximadamente 1 metro de comprimento foi capturado no centro do município de Goianinha, interior do Rio Grande do Norte. Uma equipe do Corpo de Bombeiros Militar do RN (CMBRN) foi acionada para realizar o resgate do animal na manhã do último domingo (3).

No local, o jacaré encontrava-se deitado na calçada, em frente a uma barbearia, aparentemente em repouso, chamando a atenção de populares que transitavam pela área. A equipe realizou a captura do animal utilizando técnicas adequadas, garantindo a segurança tanto do jacaré quanto dos cidadãos presentes no local.

Mais >

Alerta de chuva atinge todo o RN e prevê ventos fortes até quinta (7); veja riscos

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu, nesta segunda-feira (4), um alerta de chuvas intensas válido para todos os municípios potiguares. O aviso, classificado como de perigo potencial, começou às 9h e segue até às 10h da quinta-feira (7), com previsão de chuva forte e ventos que podem causar transtornos.

De acordo com o Inmet, a previsão é de chuvas entre 20 e 30 milímetros por hora, podendo chegar a até 50 mm ao longo do dia. Os ventos também chamam atenção, com velocidades entre 40 e 60 km/h.

 Veja como se proteger

  • Evite se abrigar sob árvores durante ventos fortes
  • Não estacione veículos próximos a torres ou placas
  • Evite usar aparelhos eletrônicos ligados à tomada
  • Redobre a atenção em áreas com risco de alagamento
  • Em caso de emergência, acione a Defesa Civil (199) ou Bombeiros (193)

Em nota, o Inmet reforça que as orientações são medidas preventivas para reduzir riscos durante o período de instabilidade. As condições climáticas seguem sendo monitoradas, e novos avisos podem ser emitidos a qualquer momento.

Avião cai, bate em prédio e deixa dois mortos em Belo Horizonte; veja vídeo


Um avião monomotor, de pequeno porte, caiu e bateu em prédio residencial na Rua Ilacir Pereira Lima, no bairro Silveira, na Região Nordeste de Belo Horizonte. A aeronave decolou do Aeroporto da Pampulha, também na capital mineira, ao 12h16.

Informações do Corpo de Bombeiros dizem que cinco ocupantes estavam na aeronave no momento do acidente, sendo que o piloto e um passageiro morreram; outras três pessoas ficaram feridas e foram encaminhadas ao Hospital João XXIII.

O acidente aconteceu em uma rua paralela à Avenida Cristiano Machado, uma das principais vias e mais movimentadas da capital mineira.

Mais >

Malafaia acusa Moraes de perseguição e faz críticas ao STF durante culto com Flávio Bolsonaro no Rio

politicos

O pastor Silas Malafaia afirmou neste domingo 3 ser alvo de “perseguição política” e voltou a criticar o ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), durante culto realizado na Assembleia de Deus Vitória em Cristo (ADVEC), na Zona Norte do Rio de Janeiro.

A cerimônia contou com a presença do senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ), apontado como pré-candidato à Presidência da República, além de outras lideranças políticas como o ex-governador Cláudio Castro, o deputado federal Sóstenes Cavalcante, o deputado estadual Douglas Ruas e o ex-prefeito Marcelo Crivella.

Durante a pregação, Malafaia comentou o fato de ter se tornado réu no STF e afirmou que o inquérito das fake news teria sido criado para calar críticos da Corte. Segundo ele, há uma tentativa de intimidar opositores por meio de investigações judiciais.

Sem citar nomes diretamente ao comentar o processo, o pastor defendeu o direito à liberdade de expressão e disse que não cometeu crime ao fazer críticas genéricas. Em outro momento, mencionou Moraes e declarou que critica o ministro, mas não o odeia.

TRE-RN amplia atendimento para regularização do título de eleitor

O Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Norte (TRE-RN) ampliou o horário de atendimento nos cartórios eleitorais para regularizar pendências antes do fechamento do cadastro, em 6 de maioA decisão ocorre após a Justiça Eleitoral registrar mais de 7 mil atendimentos em ações realizadas nos fins de semana de março e abril em shoppings de Natal, Parnamirim e Mossoró, encerradas no último domingo (26).

Segundo a Justiça Eleitoral, a medida busca garantir que eleitores com pendências regularizem sua situação a tempo de participar das próximas eleições. Além disso, os cartórios eleitorais e as Centrais do Cidadão seguem funcionando normalmente, oferecendo atendimento presencial.

Os serviços também continuam disponíveis de forma digital, por meio do Autoatendimento Eleitoral (Título Net) e do aplicativo e-Título. Nessas plataformas, é possível solicitar transferência de domicílio eleitoral, atualizar dados cadastrais, emitir certidões, pagar multas e consultar a situação eleitoral.

Outra alternativa é o atendimento virtual por meio da assistente “Celina”, disponível via WhatsApp e Telegram, que auxilia os eleitores com dúvidas e orientações sobre os serviços.

A Justiça Eleitoral destaca que a única exceção entre os serviços digitais é a emissão do primeiro título de eleitor, que exige comparecimento presencial ao cartório para a coleta de dados biométricos.

Mais >

Estudos do Serviço Geológico do Brasil elevam patamar de gestão no Geoparque Seridó

No aniversário de quatro anos da entrada do Geoparque Seridó na rede mundial da Unesco, o Serviço Geológico do Brasil (SGB) reforça como o estudo da geodiversidade é vital para o crescimento da região. O

da instituição, que foi essencial para a obtenção do título internacional, continua sendo um pilar para a gestão e valorização do patrimônio geológico nos 2.800 km² do território.

Em 2025, o SGB ampliou o acesso a esse conhecimento com o lançamento do Mapa e do Atlas da Geodiversidade do Seridó, além de materiais didáticos e um tour virtual pela plataforma Geo 360º BR. Segundo o pesquisador Almir Costa, coordenador do projeto, essas ferramentas permitem que gestores identifiquem vulnerabilidades e potencialidades econômicas, promovendo o desenvolvimento sustentável nos seis municípios da região (Acari, Carnaúba dos Dantas, Cerro Corá, Currais Novos, Lagoa Nova e Parelhas).

O professor Marcos Nascimento, da UFRN, destaca que os estudos traduzem a ciência para uma linguagem que a comunidade e os turistas entendem. “O SGB contribui para transformar conhecimento em ação, incentivando o turismo responsável e o equilíbrio regional”, afirma o coordenador científico do geoparque.