Criança de 11 anos pilotando moto causa acidente e deixa motociclista ferida em Mossoró

Um acidente entre duas motocicletas foi registrado no cruzamento das ruas Olavo Maia e Francisco Cavalcante, no bairro Sumaré, em Mossoró, nessa quarta-feira (6). O que chama a atenção é que uma das motos era conduzida por uma criança de 11 anos, que teria causado o acidente. A condutora da outra moto ficou gravemente ferida e foi socorrida para o Hospital Regional Tarcísio Maia.

De acordo com o médico Mário Marcos, do Samu, ela estava inconsciente e apresentava um quadro de Traumatismo Crânio Encefálico. “Ela foi entregue estável, mas em estado gravíssimo”, contou.

As circunstâncias do acidente deverão ser investigadas

Fonte: Portal da Tropical

Propina de R$ 8 milhões teria sido paga para travar CPI do Caso Master no Senado

Investigadores do caso do Banco Master apuram a suspeita de que o banqueiro Daniel Vorcaro teria pago uma quantia entre R$ 6 milhões e R$ 8 milhões a um senador da oposição para atuar contra a abertura de uma CPI no Congresso Nacional.

Segundo as apurações, o suposto pagamento teria ocorrido ainda no primeiro semestre de 2026, período em que o Banco Master passou a ganhar forte repercussão no mercado após negociações envolvendo o Banco de Brasília (BRB).

À época, Vorcaro ainda não havia sido preso. O banqueiro foi detido pela primeira vez em novembro de 2025, no mesmo período em que o Banco Central decidiu pela liquidação do Banco Master.

Mesmo após a prisão do empresário, há resistência no Senado e na Câmara para a instalação de uma CPI destinada a investigar o caso, apesar de diversos requerimentos já terem sido apresentados por parlamentares.

Conforme o Metrópoles, a proposta de delação de Vorcaro foi entregue pelas defesas do banqueiro nesta quarta-feira (6). O material agora está sob análise da Polícia Federal e da PGR, que vão avaliar se há elementos suficientes para avançar na formalização do acordo.

Com informações de Metrópoles

Acordo entre Mercosul e União Europeia abre nova frente para exportações do RN

Mercosul UE

A entrada em vigor provisória do acordo comercial entre Mercosul e União Europeia, iniciada em 1º de maio, ampliou as expectativas do setor produtivo do Rio Grande do Norte em relação ao mercado externo. O tratado, assinado em 17 de janeiro de 2026, prevê redução gradual de tarifas de importação e maior acesso de produtos brasileiros ao mercado europeu, considerado um dos principais destinos globais para exportações agrícolas e industriais.

Segundo estimativas da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos, o Brasil poderá ampliar as exportações em até US$ 1 bilhão já no primeiro ano de vigência do acordo. O tratado prevê tarifa zero para mais de 5 mil produtos e benefícios imediatos para outros 543 itens, cenário que deve favorecer segmentos estratégicos da economia brasileira e também atividades com forte presença no Rio Grande do Norte.

No Estado, a principal expectativa está concentrada na fruticultura, uma das atividades mais internacionalizadas da economia potiguar. Produtos como melão e melancia, exportados principalmente para mercados europeus como Holanda e Espanha, tendem a ganhar competitividade com a redução de custos tarifários. O setor avalia que o acordo pode ampliar o volume exportado e fortalecer a presença do estado no mercado europeu.

Além da fruticultura, o segmento de pescados acompanha o avanço das negociações comerciais como oportunidade para recuperar espaço internacional. As exportações brasileiras de pescado para a União Europeia estão suspensas desde 2017 por questões sanitárias, mas representantes do setor enxergam no novo cenário uma possibilidade de retomada gradual das operações.

“Nós temos que citar aqui, por exemplo, a questão da pesca, e se busca esse mercado europeu já há um certo tempo. Pesca é essa que foi, recentemente, teve o tarifaço americano. Nós buscamos isso como compensação à comunidade europeia”, afirmou o presidente da Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Norte, Roberto Serquiz, em entrevista à TV Tropical.

Mais >

Patroa suspeita de agredir empregada doméstica grávida no Maranhão é presa

Carolina Sthela Ferreira dos Anjos | Hematoma da vítima (Reprodução/Redes sociais | Divulgação/PCMA)

A empresária Carolina Sthela Ferreira dos Anjos, suspeita de agredir e torturar uma doméstica grávida de 19 anos, em Paço do Lumiar, na Grande São Luís, foi presa na manhã desta quinta-feira (7), em Teresina, no Piauí. A informação foi dada pela defesa da investigada.

Em vídeo divulgado nas redes sociais, a advogada Nathaly Moraes, que representa Carolina Sthela, afirmou que o mandado de prisão preventiva, expedido pela Justiça do Maranhão, foi cumprido em Teresina e que a investigada vai responder pelo caso.

“Ela vai responder nos termos e vai cumprir as medidas judiciais que lhe foram impostas e a defesa segue atuando. Ela foi presa em Teresina e o mandado de prisão está sendo cumprido neste momento”, afirmou a advogada Nathaly Moraes.

Ainda segundo a defesa, Carolina estava no Piauí porque tem um filho de 6 anos e não tinha familiares no Maranhão com quem pudesse deixar a criança. Por isso, teria levado o menino para ficar sob os cuidados de pessoas de confiança.

A advogada afirmou ainda que Carolina não tem interesse em se omitir e que vai cumprir as determinações judiciais, além de responder pelo que for comprovado dentro do devido processo legal, nas esferas cível e criminal.

A prisão da empresária também foi confirmada pelo governador do Maranhão, Carlos Brandão. “Já está presa Carolina Sthela Ferreira dos Anjos, investigada por agressões contra uma jovem doméstica grávida, em Paço do Lumiar”, afirmou.

Ainda de acordo com Brandão, a investigação segue em andamento para identificar todos os envolvidos e tomar as medidas cabíveis. Além disso, a vítima das agressões está recebendo toda a assistência necessária.

A Justiça do Maranhão havia decretado, nesta quinta, a prisão preventiva da empresária, após pedido da Polícia Civil. Na quarta-feira (6), equipes da polícia foram à casa de Carolina Sthela para intimá-la a prestar depoimento, mas ela não foi encontrada. No local, havia apenas uma funcionária que, segundo a polícia, foi chamada às pressas para assumir o serviço.

Mais >

VÍDEO: Edyr Vaqueiro se pronuncia após polêmica envolvendo violência contra a mulher

O cantor Edyr Vaqueiro divulgou uma nota oficial na tarde desta quarta-feira (06) após ter o nome envolvido em publicações e comentários nas redes sociais nos últimos dias. No comunicado, a equipe do artista afirmou que o posicionamento ocorre com “respeito e transparência” diante da repercussão envolvendo violência contra a mulher.

Na nota, a equipe reforça o repúdio a qualquer forma de violência contra a mulher.

O texto também esclarece que o cantor viveu, em determinado momento, uma relação extraconjugal, descrita como resultado de um período de fragilidade pessoal.

Segundo a equipe, o artista reconhece a situação e assume suas escolhas com responsabilidade.

Ainda de acordo com o comunicado, o cantor afirma estar em um momento de tranquilidade, dedicado à esposa e à família.

Mais >

Dino proíbe criação de novos penduricalhos e endurece fiscalização

Dino foto Gustavo Moreno

O ministro Flávio Dino, do Supremo Tribunal Federal (STF), endureceu nesta quarta-feira 6 as restrições ao pagamento de benefícios extras no Judiciário e em outros órgãos públicos ao proibir a criação, implantação ou liberação de novas verbas remuneratórias e indenizatórias fora das hipóteses autorizadas pela própria Corte. A medida foi tomada após o STF extinguir, em março, uma série de benefícios conhecidos como “penduricalhos”, frequentemente associados aos supersalários no serviço público.

Na decisão, Dino classificou como “absolutamente vedados” novos pagamentos ou vantagens que não estejam expressamente contemplados no julgamento realizado pelo Supremo em 25 de março. O ministro advertiu ainda que o descumprimento da determinação poderá gerar “responsabilidade penal, civil e administrativa” para autoridades responsáveis por autorizar despesas.

O despacho amplia a pressão sobre tribunais, Ministérios Públicos, defensorias e demais órgãos do sistema de Justiça em meio à tentativa de conter mecanismos usados para ampliar remunerações acima do teto constitucional do funcionalismo público.

Em julgamento realizado em março, o STF extinguiu 15 benefícios considerados irregulares ou incompatíveis com o regime constitucional de remuneração. Ao mesmo tempo, manteve oito verbas de natureza indenizatória — destinadas, em tese, ao ressarcimento de despesas e não ao aumento salarial.

A Corte também estabeleceu um limite para esses pagamentos adicionais. Pela decisão, o conjunto das verbas indenizatórias não pode ultrapassar 35% do subsídio dos magistrados, respeitando o teto constitucional do funcionalismo, atualmente fixado em R$ 46.366,19, valor equivalente ao salário dos ministros do STF.

Na prática, porém, a sistemática ainda permite remunerações significativamente superiores ao teto formal. Com os adicionais autorizados, os vencimentos podem chegar a cerca de R$ 78,7 mil mensais.

A decisão do Supremo determinou aplicação imediata das restrições por tribunais e órgãos do Ministério Público em todo o país. Apesar disso, segundo revelou o jornal O Estado de S. Paulo, setores do poder público passaram a discutir mecanismos para contornar o limite constitucional, inclusive por meio da criação de um chamado “teto duplex”, estratégia que permitiria pagamentos extras acima do teto remuneratório.

Quatro postos de combustíveis são notificados por aumento abusivo de preço na Grande Natal

Imagem.jpeg

A Polícia Civil do Rio Grande do Norte realizou, na terça-feira (05), e segue realizando, nesta quarta-feira (06), a Operação Consumo Seguro, ação de âmbito nacional coordenada pela Secretaria Nacional de Segurança Pública (SENASP) e pela Secretaria Nacional do Consumidor (SENACON), vinculadas ao Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP).

No Rio Grande do Norte, a operação é conduzida em conjunto com órgãos de fiscalização, como o PROCON/RN e o Instituto de Pesos e Medidas (IPEM/RN). A ação tem como objetivo intensificar fiscalizações e coibir crimes contra as relações de consumo, com foco na identificação e interrupção de fraudes, publicidade enganosa, preços abusivos, adulterações e outras irregularidades no mercado de revenda de combustíveis.

Durante as diligências realizadas em Natal e na Grande Natal, nove postos de combustíveis foram fiscalizados nos bairros Planalto, Ponta Negra e Nossa Senhora da Apresentação, em Natal; no bairro Coophab, em Parnamirim; além do município de Goianinha.

Ao todo, quatro postos foram autuados pelo PROCON/RN por irregularidades relacionadas ao aumento abusivo de preços. Além disso, bombas de abastecimento com irregularidades foram identificadas e interditadas pelas equipes de fiscalização durante a operação. Na Avenida Engenheiro Roberto Freire, dois postos fiscalizados reduziram o valor do litro da gasolina para R$6,49 após as ações integradas de fiscalização.

A Polícia Civil reforça que a operação busca assegurar a proteção do consumidor, a transparência nas relações comerciais e a repressão de práticas ilícitas que causem prejuízos à população potiguar.

‘Vai continuar os 500k ou pode ser os 300k?’: PF aponta pagamento de ‘mesada’ de Vorcaro a Ciro Nogueira


Investigações da Polícia Federal revelam que senador Ciro Nogueira (PP) recebia pagamentos mensais recorrentes e teria instrumentalizado o mandato para apresentar emendas redigidas pelo próprio banco.

O Supremo Tribunal Federal (STF), em decisão assinada pelo ministro André Mendonça, determinou suspensão de empresas e monitoramento de envolvidos no caso, no âmbito da Operação Compliance Zero. Nesta 5ª fase, a operação mira Ciro Nogueira e primo de Daniel Vorcaro, Felipe Vorcaro.

🔎A PF investiga, na Operação Compliance Zero, um esquema bilionário de fraudes financeiras envolvendo a venda de títulos de crédito falsos pelo Banco Master. O nome da operação é uma referência à falta total de controles internos nas instituições envolvidas para evitar crimes de gestão fraudulenta, lavagem de dinheiro e manipulação de mercado.

As provas surgiram a partir de diálogos interceptados entre Daniel Vorcaro e seu operador financeiro, Felipe Vorcaro. As mensagens detalham o funcionamento da chamada “parceria BRGD/CNLF”, na qual a empresa BRGD S.A. (da família Vorcaro) enviava recursos para a CNLF Empreendimentos (veículo patrimonial do senador).

Em janeiro de 2025, Felipe Vorcaro relatou dificuldades em manter o fluxo devido ao “aumento dos pagamentos” ao “parceiro brgd”.

Meses depois, em junho de 2025, Daniel Vorcaro cobrou o operador pelo atraso de dois meses nos repasses a “ciro”. Em resposta, Felipe questionou: “Vai continuar os 500k ou pode ser os 300k?”, evidenciando que o valor mensal do repasse havia aumentado.

Trecho de documento da Operação Compliance Zero relata conversas entre Felipe e Daniel Vorcaro — Foto: Reprodução

Trecho de documento da Operação Compliance Zero relata conversas entre Felipe e Daniel Vorcaro — Foto: Reprodução

A contrapartida para os pagamentos milionários era a instrumentalização do mandato parlamentar. O caso envolve a emenda nº 11 à PEC nº 65/2023, apresentada por Ciro Nogueira em agosto de 2024. A proposta visava elevar o limite de garantia do Fundo Garantidor de Crédito (FGC) de R$250 mil para R$1 milhão por depositante.

Mais >

CNH: alunos poderão buscar instrutores por localização em app

Tela-aplicativo-CNH-do-Brasil.webp

O ministro dos Transportes, George Santoro, anunciou nesta quarta-feira (6) novas funcionalidades no aplicativo da CNH Digital. A plataforma agora permite que alunos encontrem instrutores habilitados e autoescolas, com filtros por geolocalização, CEP ou endereço. Com informações do Metrópoles.

O recurso foi desenvolvido pela Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran). Após a aprovação no exame teórico, o usuário poderá decidir com quem fará as aulas práticas, podendo filtrar opções por região e falar diretamente com o profissional ou empresa.

O sistema também permite o envio de documentos e a validação automática dos requisitos exigidos. Além disso, o curso teórico já está disponível desde o lançamento da plataforma, em dezembro de 2025. Instrutores, sejam autônomos ou vinculados a autoescolas, podem se cadastrar diretamente pelo aplicativo.

Outra novidade é a credencial digital do instrutor, que funciona como um documento oficial para comprovar que o profissional está habilitado. Aqueles já registrados nos sistemas dos Detran terão um prazo para autorizar o uso de seus dados na plataforma, garantindo que os alunos acessem informações atualizadas.

Desde o lançamento do programa, cerca de 5,4 milhões de pessoas iniciaram o processo para obter a primeira habilitação pelo sistema, enquanto aproximadamente 211 mil instrutores de direção se inscreveram no curso de formação.

Vaticano critica “cura gay” e inclui testemunhos de casais LGBTQIA* em relatório histórico

O Vaticano divulgou nesta terça-feira (5) um relatório que pode marcar uma inflexão no tratamento da Igreja Católica em relação a pessoas LGBTQ+. O documento inclui, pela primeira vez de forma detalhada, testemunhos de católicos gays — entre eles dois homens casados — e faz críticas diretas à chamada “cura gay”, apontando seus efeitos devastadores.

O texto reconhece a responsabilidade da própria Igreja por sentimentos de “solidão, angústia e estigma” vividos por pessoas com atração pelo mesmo sexo e suas famílias. Também condena as chamadas terapias reparativas, descrevendo-as como tentativas de “recuperar a heterossexualidade” com impactos profundamente negativos.

É a primeira vez que relatos desse tipo aparecem com esse nível de detalhe em uma publicação oficial da Igreja Católica.

O relatório foi elaborado por um grupo de teólogos convocado no contexto do Sínodo sobre a Sinodalidade, principal projeto de escuta promovido pelo papa Papa Francisco. Embora o sínodo tenha gerado expectativa de mudanças doutrinárias mais profundas — e receios entre setores conservadores —, o documento não altera oficialmente a doutrina da Igreja.

Ainda assim, propõe uma mudança de abordagem: superar o impasse entre a rigidez doutrinária e o acolhimento pastoral por meio do diálogo e da escuta, incorporando também contribuições da psicologia e de outras áreas do conhecimento.

Um dos conceitos centrais do relatório é o de “mudança de paradigma”: em vez de aplicar princípios abstratos à realidade, a Igreja deveria promover um ciclo contínuo entre teoria e prática, baseado em relações, transparência e aprendizado mútuo.

Mais >

Polícia prende investigado por integrar grupo criminoso e planejar atentado contra delegado do RN

Um homem investigado por envolvimento no tráfico interestadual de drogas e armas e por participar do planejamento do atentado de um delegado da Polícia Civil do Rio Grande do Norte foi preso em uma operação por policiais civis nesta quarta-feira (6).

De acordo com as investigações, o suspeito é apontado como fornecedor de entorpecentes em larga escala para o RN, atuando em uma rede criminosa que também envolve lavagem de dinheiro e crimes violentos.

Ainda segundo as apurações, ele teria participado do planejamento de um atentado contra um delegado da Polícia Civil do RN, sendo responsável pelo fornecimento de armamento de grosso calibre para a ação criminosa.

Durante a ação, realizada no município de Paulista/PE, foram cumpridos dois mandados de prisão. O investigado, considerado de alta periculosidade pelas forças de segurança do Rio Grande do Norte, encontrava-se foragido da Justiça e estava escondido no estado de Pernambuco.

O inquérito policial que apurou o plano ofensivo já foi concluído e encaminhado ao Poder Judiciário. O Ministério Público do Rio Grande do Norte denunciou o suspeito e outros sete investigados, entre eles, uma advogada, por envolvimento na organização criminosa e na preparação do atentado.

PRF apreende 250 kg de pescados irregulares na BR-101 no RN

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) apreendeu, na tarde desta quarta-feira (6), 250 kg de pescados irregulares em duas ocorrências nas estradas do Rio Grande do Norte.

A primeira apreensão aconteceu BR-101 em Goianinha, ma Grande Natal, às 12h30. Segundo a PRF, uma caminhonete do tipo Montana, da cor preta, carregava cerca de 100 kg de atum.

De acordo com a PRF, o motorista do veículo, um homem de 65 anos, não possuía documentação necessária para o transporte do pescado.

A outra apreensão aconteceu em Canguaretama, também na BR-101, às 15h30. Nessa ocorrência, foram apreendidos 150 kg de atum e albacora.

Segundo a PRF, o condutor do veículo – uma caminhonete Strada, de cor bege – também não possuía a documentação necessária para o transporte do pescado. Ele tem 32 anos.

A polícia informou que a ocorrência e o produto da pesca foram encaminhados ao Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) “para as providências administrativas e criminais cabíveis”.

Fonte: g1 RN

PF faz buscas contra senador Ciro Nogueira no caso Master

A Polícia Federal (PF) deflagrou, na manhã desta quinta-feira (7), a quinta fase da Operação Compliance Zero, que aprofunda investigações sobre um suposto esquema de corrupção, lavagem de dinheiro, organização criminosa e crimes contra o Sistema Financeiro Nacional.

Entre os alvos da ofensiva está o senador Ciro Nogueira, segundo apurou a coluna Mirelle Pinheiro, de Metrópoles.

Os policiais federais cumprem 10 mandados de busca e apreensão e um mandado de prisão temporária nos estados do Piauí, São Paulo, Minas Gerais e no Distrito Federal.

As medidas foram autorizadas pelo Supremo Tribunal Federal (STF).

A decisão judicial também determinou o bloqueio de R$ 18,85 milhões em bens, direitos e valores ligados aos investigados.

Segundo a PF, o objetivo é aprofundar a apuração sobre movimentações financeiras consideradas suspeitas e possíveis conexões entre operadores financeiros, agentes públicos e estruturas utilizadas para ocultação de patrimônio.

A Polícia Federal ainda não detalhou qual seria a suposta participação individual dos investigados.

Com informações de Metrópoles

Goiano que atuava no tráfico de drogas em Pipa é preso

Mais uma fase da Operação Liberdade foi deflagrada pela Polícia Civil, nessa terça-feira (5), e um homem, de 47 anos, natural do estado de Goiás, foi preso em flagrante. De acordo com as investigações, o suspeito integra uma organização criminosa com atuação em Pipa, em Tibau do Sul, exercendo função de apoio interno, além de atuar no tráfico de drogas na região central da localidade.

Com o suspeito, foram apreendidas 48 porções de cocaína, um tablete grande da mesma droga, aproximadamente 200g de maconha do tipo flor, um tablete pequeno de maconha prensada, cerca de 200g de haxixe, uma balança de precisão, sacos do tipo zip lock e um aparelho celular.

O suspeito já havia sido preso em março de 2025, em cumprimento a mandado de prisão, mas, após obter liberdade provisória, retornou à prática criminosa. Ele foi conduzido à delegacia para a realização dos procedimentos legais e, em seguida, encaminhado ao sistema prisional, onde permanecerá à disposição da Justiça.

A Operação Liberdade tem o objetivo de combater a atuação de um grupo criminoso e o tráfico de drogas na praia de Pipa. Diversas fase já foram realizadas. 

Designer esfaqueia cabeleireiro por não gostar de resultado de corte

Uma designer de 27 anos foi detida pela Polícia Militar de São Paulo depois de esfaquear um cabeleireiro, nessa terça-feira (5/5), em um salão de beleza na Avenida Marquês de São Vicente, na Barra Funda, zona oeste de São Paulo. Uma câmera de segurança flagrou o crime.

Imagens cedidas ao Metrópoles mostram o momento em que Lais Gabriela Barbosa da Cunha fica posicionada atrás do cabeleireiro Walmir Eduardo dos Santos Paranhos, de 29 anos, e, em seguida, retira um objeto da bolsa e golpeia as costas dele. O cabeleireiro não foi ferido gravemente.

Na sequência do ataque, um segurança e outras pessoas que estavam no salão intervém, retiram a faca usada no ataque e imobilizam a agressora. A PM foi acionada e deteve Lais. Segundo os militares, o ataque aconteceu instantes depois de a mulher ir ao salão e causar confusão sobre o resultado de um corte feito pela vítima.

“Ele pegou o meu cabelo e foi picotando. A minha franja está parecendo o Cebolinha, porque ele cortou todo o meu cabelo”, afirmou a mulher, fazendo referência ao personagem da Turma da Mônica.

O procedimento foi realizado no dia 7 de abril e chegou a ser publicado pela própria agressora nas redes sociais com uma sinal de satisfação, contou o cabeleireiro e proprietário do salão à reportagem.

Mais >

Operação prende suspeitos de homicídio e ocultação de cadáver no RN

A Polícia Civil do Rio Grande do Norte prendeu, nesta terça-feira (5), dois homens, de 30 e 29 anos, investigados por homicídio e ocultação de cadáver durante a operação “Sepultos”. As diligências ocorreram nos municípios de Serrinha dos Pintos e Pau dos Ferros.

As investigações tiveram início em dezembro de 2025, após o desaparecimento de dois jovens, de 19 e 18 anos.

Segundo a Polícia Civil, eles ficaram desaparecidos por mais de uma semana e foram encontrados em estado avançado de decomposição.

De acordo com a apuração, as vítimas foram atraídas para um local, onde foram assassinadas.

Durante o trabalho investigativo, a equipe policial identificou os suspeitos e representou pelos mandados de prisão temporária.

Os dois homens foram localizados e conduzidos para os procedimentos legais.

Eles permanecem à disposição da Justiça.

Anvisa e PF vão combater venda ilegal de medicamentos emagrecedores

A Agência Nacional da Vigilância Sanitária (Anvisa) e a Polícia Federal (PF) pretendem assinar um acordo de cooperação para combater, conjuntamente, o mercado ilegal das chamadas canetas emagrecedoras – medicamentos injetáveis que utilizam substâncias como a tirzepatida e semaglutida no tratamento da obesidade.

Segundo o diretor da Anvisa, Daniel Pereira, a parceria vai permitir a intensificação do enfrentamento a crimes e riscos sanitários envolvendo a produção, importação e venda irregular de medicamentos. O objetivo é frear a comercialização ilícita de produtos sem registro e comprovação de origem e qualidade, inclusive por meio de plataformas digitais.

“Esta articulação ganha ainda mais relevância diante do aumento expressivo de eventos adversos associados ao uso destes medicamentos, muitas vezes sem prescrição médica ou com produtos sem qualquer garantia de qualidade, pureza ou segurança”, disse Pereira ao abrir, nesta quarta-feira (6), a 7ª Reunião Pública da diretoria da agência.

De acordo com Pereira, a cooperação consolida um modelo já testado em operações conjuntas pontuais, como a Heavy Pen, que, no mês passado cumpriu 45 mandados judiciais de busca e apreensão e 24 ações de fiscalização no Espírito Santo, em Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, no Pará, Paraná, em Roraima, no Rio Grande do Norte, em São Paulo, Sergipe e Santa Catarina.

Mais >

RN registra maior crescimento do país em segurança pública, aponta estudo

O Rio Grande do Norte se tornou o principal destaque nacional em evolução na área de segurança pública entre 2023 e 2025, ao alcançar o 1º lugar em crescimento no indicador, de acordo com o Ranking de Competitividade dos Estados 2026 – Eleições, elaborado pelo Centro de Liderança Pública (CLP). O estado obteve nota de 77,07 e apresentou avanços expressivos no setor.

O levantamento aponta que a melhora está associada, principalmente, à redução de mortes violentas e ao avanço na segurança viária. Entre os indicadores analisados estão homicídios dolosos, latrocínios, lesões corporais seguidas de morte e mortes decorrentes de intervenção policial.

“O Rio Grande do Norte se destaca por combinar intensidade de melhora e amplo alcance dos avanços, enquanto Goiás aparece como o principal destaque do Centro-Oeste. Rondônia, por sua vez, combina melhora forte com um ganho expressivo de posição na dimensão”, traz o relatório do CLP.

De acordo com o relatório, o desempenho recente consolida uma trajetória de recuperação iniciada nos últimos anos. No recorte específico do nível estrutural da segurança pública, o estado saiu do 14º lugar em 2023 para a 3ª posição em 2025. O ranking é liderado por Santa Catarina.

“O principal movimento positivo é o do Rio Grande do Norte, que sobe rapidamente e encerra 2025 no grupo de liderança. Também chamam atenção as trajetórias de Acre, Goiás e Minas Gerais, que avançam de forma consistente e entram ou se consolidam no top 10. No sentido contrário, Paraíba e São Paulo perdem posições ao longo do triênio, embora permaneçam entre os estados com melhor desempenho final”, reforça o estudo.

Mais >

Conheça países da América Latina que reduziram as jornadas de trabalho

A proposta de redução da jornada de trabalho e fim da escala 6x 1 pode fazer o Brasil se juntar à Colômbia, ao Chile e ao México na lista dos países da América Latina que, na última década, reduziram o tempo dedicado ao trabalho.

Com exceção da Argentina, governada por Javier Milei, que recentemente permitiu jornadas de até 12 horas diárias de trabalho, países importantes da região vêm reduzindo as jornadas a favor dos trabalhadores. 

Na Colômbia, a redução da jornada de 48 para 42 horas semanais foi promulgada em julho de 2021 pelo presidente Iván Duque, um governo de direita. O projeto foi apresentado pelo então senador – e ex-presidente do país – Álvaro Uribe, uma das figuras mais proeminentes da direita latino-americana.

A lei prevê a redução gradual da jornada sem redução de salário. A primeira redução foi em 2023, quando caiu para 47 horas semanais. Apenas agora, em julho de 2026, é que a jornada semanal de trabalho na Colômbia deve chegar as 42 horas semanais, cinco anos após a promulgação da lei.

O professor de direito e relações internacionais da Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD), o colombiano Sebastián Granda Henao, explica que a direita colombiana tentava dar uma resposta à revolta social que estourou no país em 2019, com protestos em massa.

“Foi um processo, de certa maneira, para apaziguar os ânimos, sendo uma resposta à revolta social de 2019, aos anseios populares, evitando uma reforma maior”, explicou.

Henao lembrou ainda que a redução da jornada para 42 horas contou com aval do empresariado, apesar de ter recebido algumas críticas, passando no congresso colombiano sem grandes reações.

Mais >

Motociclista morre após colisão com carro na BR-101, em Natal

IMG_7174.jpeg

Um motociclista morreu após se envolver em um acidente com um carro, na manhã desta quarta-feira (6), na BR-101, em Natal, após a Estátua do Pórtico dos Reis Magos. Uma ambulância do SAMU esteve no local para prestar socorros. A ocorrência foi confirmada pela Polícia Rodoviária Federal (PRF)

O motorista do carro envolvido no sinistro permaneceu no local e passou pelo teste do bafômetro, que apontou resultado negativo para a ingestão de bebida alcoólica.

A Polícia Científica do Rio Grande do Norte foi acionada para fazer o recolhimento do corpo da vítima. O caso deverá ser investigado pela Polícia Civil. Devido ao acidente, a faixa central da BR-101 ficou interditada e o trânsito ficou lento para quem chegava a Natal.

Com a via em congestionamento, motoristas optaram por utilizar o prolongamento da Avenida Prudente de Morais, que diante do alto fluxo de veículos, também está registrando engarrafamento.

A PRF ainda não esclareceu as circunstâncias do acidente, nem divulgou a identidade da vítima.

Com informações de Tribuna do Norte