Parelhas é condenada a pagar R$ 400 mil a mulher que perdeu o olho em mutirão de cirurgias


O Município de Parelhas foi condenado ao pagamento de R$ 400 mil por danos morais e estéticos a uma mulher que perdeu o globo ocular após contrair uma infecção bacteriana durante o mutirão de catarata realizado na cidade em 2024. A sentença foi proferida pelo juiz Wilson Neves de Medeiros Júnior, Vara Única da Comarca de Parelhas, que reconheceu a gravidade das sequelas sofridas pela vítima.

Conforme narrado, entre os dias 27 e 28 de setembro de 2024, foi realizado na Maternidade Dr. Graciliano Lordão, localizada na cidade de Parelhas, o mutirão de cirurgias de catarata financiado pelo ente municipal, por meio da Secretaria Municipal de Saúde. Assegura que dentre as 48 pessoas que foram submetidas ao referido procedimento cirúrgico, 15 apresentaram endoftalmite (infecção ocular grave causada por bactéria), sendo uma das vítimas a autora.

Em decorrência da referida infecção, necessitou ser encaminhada ao Hospital Universitário Onofre Lopes (HUOL) em Natal, onde foi retirado seu globo ocular. Diante disso, a paciente requereu a condenação do Município de Parelhas ao pagamento de R$ 400 mil a título de indenização por danos morais e estéticos. O ente municipal se defendeu requerendo a denúncia à empresa de oftalmologia responsável pelo procedimento e à Maternidade Dr. Graciliano Lordão. No mérito, sustenta inexistir ilegalidade por sua parte.

Analisando o caso, o magistrado embasou-se na Constituição Federal e no Código de Processo Civil. De acordo com o entendimento estabelecido, as pessoas jurídicas de direito público e as de direito privado prestadoras de serviços públicos responderão pelos danos que seus agentes, nessa qualidade, causarem a terceiros, assegurado o direito de regresso contra o responsável nos casos de dolo ou culpa.

Mais >

Local da prova prática do Revalida já está disponível para consulta

O momento aguardado por milhares de médicos formados no exterior chegou: o local da prova prática do Revalida 2025/2 já está liberado para consulta. Quem aguarda essa segunda etapa do Exame Nacional de Revalidação de Diplomas Médicos Expedidos por Instituição de Educação Superior Estrangeira encontra, agora, detalhes do endereço, datas e horários diretamente no Cartão de Confirmação da Inscrição.

Essa consulta é fundamental para que os candidatos se organizem com antecedência e evitem imprevistos no dia da prova. Saiba, a seguir, como consultar o seu local de prova e outras informações importantes.

Como consultar o local da prova prática

Cartão de Confirmação da Inscrição está disponível desde segunda-feira, dia 11, na Página do Participante no Sistema Revalida. O acesso é simples: basta entrar no site do Inep e realizar o login utilizando os dados da conta Gov.br. Com essas informações, o candidato terá em mãos o endereço completo onde realizará sua avaliação.

Vale reforçar que consultar o local de prova com antecedência ajuda a evitar surpresas e permite que o participante planeje melhor o deslocamento, verifique o trajeto e organize os horários com mais segurança. Afinal, um atraso pode comprometer todo o esforço dedicado ao Revalida ao longo de meses.

O que o Cartão de Confirmação traz para o participante

Além de informar o local da prova, o documento traz outros dados importantes, como:

  • Data e horário da avaliação;
  • Quantidade de estações a serem percorridas;
  • Confirmação de atendimento especial, se solicitado;
  • Confirmação do uso de nome social, quando aplicado;
  • Número de inscrição individual.
Mais >

Bancos terão até 30 dias para limpar nome de clientes com dívidas de até R$ 100 no Desenrola

Bancos que aderiram ao novo Desenrola Brasil terão até 30 dias para retirar dos cadastros de inadimplência os registros de dívidas originais de até R$ 100. A medida faz parte das regras estabelecidas pelo governo federal para participação das instituições financeiras no programa de renegociação de dívidas.

Segundo o Ministério da Fazenda, a exclusão dos registros deverá ser feita de forma permanente junto aos birôs de crédito. A expectativa é de que mais de 1 milhão de pessoas possam ser beneficiadas, a depender da adesão dos bancos ao programa.

Para dívidas renegociadas acima de R$ 100, a regra é diferente. Nesses casos, o nome do consumidor só é retirado dos cadastros de inadimplência após o pagamento da primeira parcela do novo acordo, que deve ocorrer em até 35 dias após a formalização da renegociação.

De acordo com a Federação Brasileira de Bancos (Febraban), os registros dessas dívidas estão distribuídos entre sistemas internos das instituições financeiras e dos birôs de crédito, sem uma base única centralizada. A entidade afirma que a implementação da retirada dos registros exige ajustes operacionais e segue diretrizes definidas pelo Ministério da Fazenda.

Mais >

Assalto em loja causa pânico no centro de Macau

Um assalto foi registrado nesta segunda-feira (11) em uma unidade de rede de lojas nacionais localizada na região central da cidade de Macau. Três homens encapuzados e aparentemente armados invadiram o estabelecimento e anunciaram o crime.

De acordo com as primeiras informações, clientes e funcionários estavam dentro da loja no momento da ação criminosa. O anúncio do assalto provocou correria e momentos de tensão no interior do estabelecimento.

Os suspeitos chegaram rapidamente ao local, renderam as pessoas presentes e exigiram dinheiro e produtos da unidade comercial. A ação aconteceu em horário de grande movimentação no centro da cidade.

Além de mercadorias, alguns clientes também tiveram pertences pessoais levados pelos criminosos. Imagens das câmeras de segurança registraram o momento em que os bandidos saem correndo do interior da loja após a ação.

A Polícia Militar foi acionada imediatamente e realiza diligências na tentativa de localizar e prender os suspeitos. Até o fechamento desta matéria, ninguém havia sido preso.

Ponta Negra News

Homem suspeito por estupro de vulnerável no Seridó é preso em Natal

Um homem de 51 anos foi preso pela Polícia Civil do Rio Grande do Norte nesta segunda-feira (11) em Natal. Segundo as autoridades, ele é suspeito pelo crime de estupro de vulnerável no município de Jardim de Piranhas, na região Seridó do Rio Grande do Norte.

De acordo com as investigações da Polícia Civil, a diligência ocorreu após a equipe policial identificar a existência de uma ordem judicial pendente. A ação policial ocorreu por volta das 10h20, quando os agentes localizaram o suspeito em um estabelecimento comercial localizado nas proximidades da Avenida Rio Branco, no centro da capital.

O homem detido já era conhecido pela unidade policial local.

Ele foi conduzido à delegacia para realização dos procedimentos legais e, em seguida, encaminhado ao sistema prisional, onde permanecerá à disposição da Justiça.

Tribuna do Norte

Elevador passa por reparo e volta a funcionar no Walfredo Gurgel

Entrada do Walfredo Gurgel (1) edited

O elevador do pronto-socorro Clóvis Sarinho, no Hospital Monsenhor Walfredo Gurgel, em Natal, voltou a funcionar na tarde desta segunda-feira 11, após quase uma semana de falha. A confirmação foi feita pela Secretaria Estadual de Saúde Pública (Sesap), que informou que o equipamento quebrado desde a última terça-feira 5 foi reparado.

Segundo a secretaria, o elevador que voltou a operar é o mesmo que apresentou defeito na semana passada e provocou mudanças no fluxo de atendimento da unidade. Já o outro elevador do setor segue fora de funcionamento e está em processo de substituição. “O outro não tem conserto e está em processo de compra”, informou a Sesap.

Durante o período de falha, pacientes cirúrgicos chegaram a ser transportados pelas escadas do hospital, situação denunciada pelo Sindicato dos Trabalhadores em Saúde do Rio Grande do Norte (Sindsaúde-RN). A situação afetou principalmente o setor do Clóvis Sarinho, onde funcionam o centro cirúrgico e os atendimentos de trauma.

Em vídeo divulgado nas redes sociais do sindicato, a diretora Lúcia “Negona” afirmou que maqueiros precisaram improvisar o deslocamento de pacientes devido à paralisação do equipamento. O sindicato afirma que o problema é recorrente e cobra uma solução definitiva para os elevadores da unidade. Segundo os trabalhadores, promessas de aquisição de novos equipamentos vêm sendo feitas há anos, mas os problemas persistem.

Durante a falha no equipamento, a Sesap reorganizou o fluxo de pacientes. Casos de trauma abdominal, ferimentos por arma de fogo e arma branca passaram a ser direcionados ao Hospital Santa Catarina. Pacientes com fraturas expostas de membros inferiores foram encaminhados ao Hospital Deoclécio Marques, em Parnamirim. Já os pacientes com necessidade de cirurgias ortopédicas na parte superior do corpo continuaram sendo operados no Clóvis Sarinho e transportados pelas escadas.

Mais >

“Operação Parasitas” prende dois homens suspeitos por golpes em caixas eletrônicos no RN e na PB

A Polícia Civil do Rio Grande do Norte deflagrou, nesta terça-feira (12), a “Operação Parasitas”, que resultou no cumprimento de quatro mandados judiciais, sendo dois mandados de prisão preventiva e dois mandados de busca e apreensão, além de uma prisão em flagrante, nas cidades de Parnamirim/RN e Guarabira/PB. A ação foi realizada de forma integrada com a Polícia Civil do Estado da Paraíba, Polícia Penal do RN e Polícia Penal da Paraíba.

Durante as diligências, foram presos dois homens, de 48 e 44 anos, suspeitos pelos crimes de estelionato, furto mediante fraude, supressão de documento particular e associação criminosa. Um dos suspeitos também foi autuado em flagrante pelos crimes de receptação e supressão de documento público.

De acordo com as investigações, os suspeitos faziam parte de uma associação criminosa especializada na prática do golpe conhecido como “chupa-cabra”. O grupo instalava dispositivos maliciosos em caixas eletrônicos para reter cartões bancários das vítimas e, posteriormente, realizava a troca dos cartões sob o pretexto de prestar ajuda.

Os suspeitos vinham sendo monitorados pela Polícia Civil desde a semana passada, ocasião em que foram abordados por policiais militares e flagrados com diversos cartões bancários em nome de terceiros, além de comprovantes de compras realizadas utilizando os cartões das vítimas.

Após a condução à delegacia de plantão, um dos suspeitos chegou a fugir da unidade policial, sendo recapturado após intensa diligência realizada na Zona Norte de Natal, com apoio de equipes policiais e registro de disparos de arma de fogo durante a ação.

Mais >

Funcionário do Circo do Tirú recebe alta após inalar fumaça durante incêndio em Natal

Um funcionário do Circo do Tirullipa precisou ser internado após inalar fumaça durante o incêndio que destruiu a estrutura principal do circo, na madrugada da segunda-feira (11), em Natal. Com informações do g1 RN.

Rinaldo Araújo, de 37 anos, natural de Recife, trabalha há quatro meses no circo e estava em uma carreta-moradia quando o fogo começou. Ao perceber o incêndio, ele correu para ajudar outros funcionários no combate às chamas utilizando extintores e mangueiras.

Após a ação, Rinaldo passou mal por conta da fumaça inalada e foi encaminhado para um hospital particular de Natal, onde ficou internado sob cuidados médicos. Segundo a unidade hospitalar, ele apresentou um quadro de intoxicação por monóxido de carbono.

“Quando eu tava deitado, bateram na porta e disseram ‘fogo’. Eu me levantei, corri, não pensei duas vezes, peguei extintor e ajudei. A gente fez o que pôde, mas infelizmente não conseguimos”, relatou o funcionário.

De acordo com o médico Luiz Roberto Fonseca, diretor do hospital, o paciente sofreu uma inalação intensa de fumaça, o que provocou inflamação pulmonar. Ele recebeu tratamento com oxigenoterapia e medicações específicas para desintoxicação. Rinaldo recebeu alta na manhã desta terça-feira (12).

O humorista Tirullipa lamentou o incêndio e afirmou que pretende reconstruir o circo. Em entrevista, ele destacou que a estrutura era nova e que o projeto estava em expansão pelo Nordeste.

“Enquanto Deus me der saúde e força, a gente vai construir de novo”, declarou.

O incêndio atingiu a lona principal, o picadeiro e a estrutura das apresentações montadas no estacionamento da Arena das Dunas. As áreas de recepção e os dormitórios dos artistas não foram atingidos.

Segundo o Corpo de Bombeiros, o fogo começou por volta das 4h40 e foi controlado após cerca de uma hora de trabalho. Não houve feridos. A causa do incêndio ainda está sendo investigada pela Polícia Científica do Rio Grande do Norte.

Atuação da PRF ajuda a diminuir acidentes e mortes e aprimora combate ao crime

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) divulgou neste mês o Anuário Estatístico 2025. O documento reúne e torna públicas as ações realizadas pela PRF nas rodovias federais de todo o país. Além disso, permite que a instituição avalie o trabalho desenvolvido no ano anterior e aprimore táticas operacionais para este ano.

Em 2025, os esforços da PRF resultaram em 10.261.955 de pessoas e 9.861.605 de veículos fiscalizados. Nas abordagens, os policiais identificam, por exemplo, restrições e mandados judiciais, condições de segurança e o consumo de álcool pelos condutores.

O trabalho de prevenção e fiscalização de trânsito resultou na diminuição dos sinistros de trânsito, mortes e feridos. As três estatísticas apresentam queda nos registros. Em 2025, 6.043 de pessoas perderam a vida em 72.529 sinistros de trânsito.

AnoSinistros de trânsitoMortesFeridos
202572.5296.04383.550
202473.1566.16084.526

Os estados que lideram o número de sinistros são Minas Gerais, que tem a maior malha rodoviária do país, com 9.570 ocorrências, e dois estados da Região Sul, Santa Catarina, com 8.186 e Paraná, com 7.630. As três unidades da federação, juntas, registraram 1792 mortes, o que representa 29,65% do total de óbitos nas rodovias federais. Entre as BRs com maior sinistralidade estão a BR-101, a BR-116 e a BR-040.

RodoviaQuantidade de sinistros de trânsito
BR-10113.014
BR-11611.021
BR-0403.502

Mudança de orientação
Outro destaque foi a atuação no combate ao tráfico de drogas e na redução da letalidade policial. Segundo os dados, houve aumento de quase 20% nas apreensões de maconha entre 2023 e 2025. Ao mesmo tempo, as ocorrências com potencial letal tiveram redução de 45%, refletindo o uso qualificado da força e a priorização da preservação de vidas.

Mais >

Novo PAC inclui mais obras de ampliação dos institutos federais no cronograma

O Governo do Brasil definiu nesta semana novas obras a serem realizadas no âmbito do Novo PAC e ações a serem executadas por meio de transferência obrigatória de recursos.

Para a educação, o documento determina os meios necessários para a construção de dois novos campi e duas novas sedes de institutos federais, além da criação de novos laboratórios para a educação superior. A Resolução nº 13, que define as obras, foi publicada na quarta-feira (6/5) no Diário Oficial da União.

Para integrar as ações de expansão da educação profissional e tecnológica (EPT) e fortalecer a modalidade de ensino, o programa incluiu dois novos campi: São Bernardo do Campo e Serrana, ambos pertencentes ao Instituto Federal de São Paulo (IFSP).

A ação faz parte dos 100+ Institutos Federais, que recebe R$ 2,5 bilhões do Novo PAC para gerar, assim que todos estiverem prontos, mais de 155 mil novas vagas, majoritariamente de cursos técnicos integrados ao ensino médio. A política visa atender regiões que não contam com a cobertura da educação profissional e tecnológica ou que registram baixo número de matrículas em cursos técnicos de nível médio em relação à população.

BELFORD ROXO E SÃO GONÇALO – A Resolução também determina que as instalações das novas sedes dos campi Belford Roxo e São Gonçalo, do Instituto Federal do Rio de Janeiro (IFRJ), sejam reenquadradas como obras de consolidação, mantendo em 111 o número de novas unidades em implementação.

Mais >

Motorista denuncia ataque de Carlinhos Maia e pede liminar à Justiça

Submisso, apaixonado e cego: Carlinhos Maia choca amigos próximos com novo  namoro

A coluna Fábia Oliveira descobriu que o processo judicial movido pelo motorista Daniel Cancio Santos contra Carlinhos Maia e Lucas Guimarães ganhou novo capítulo. O autor formulou outro pedido liminar contra os famosos na última segunda feira (4/5).

No documento, obtido pela coluna, Daniel afirma que foi humilhado por Carlinhos em um story feito em 28 de abril. No vídeo, o influencer teria feito comentários sobre a ação judicial: “Eu pensava que ele era um cara maravilhoso… e vi que não era” e “Vou oferecer jogos pra ele ficar rico”.

O motorista alega que a declaração foi sarcástica, além de ter insinuado que ele estaria agindo com oportunismo no caso.

Daniel alega que Carlinhos Maia pretende influenciar a opinião pública e que o comentário o ridiculariza.

Com a petição, o motorista pede medida liminar para proibir que o ex-casal mencione seu nome, faça qualquer publicação direta ou indireta a seu respeito e veicule conteúdos que atinjam sua honra, imagem e reputação. Ele solicita, ainda, que seja fixada multa diária de R$ 50 mil pelo descumprimento da liminar e por cada nova publicação. Por fim, Daniel Cancio pede a remoção imediata de qualquer conteúdo que o envolva.

Mais >

Planos de saúde no RN serão punidos se cancelarem contratos de pacientes em tratamento contínuo

Uma lei estadual proíbe planos e seguros privados de saúde de rescindir contratos quando a interrupção resultar em suspensão de tratamento contínuo de pacientes diagnosticados com transtornos do neurodesenvolvimento.

A norma classifica essa conduta como prática abusiva, conforme a legislação de defesa do consumidor, desde que haja comprovação clínica da necessidade de continuidade do tratamento.

A lei lista os serviços protegidos: análise do comportamento aplicada (ABA), fonoaudiologia, terapia ocupacional, psicologia comportamental ou cognitiva, fisioterapia e acompanhamento médico especializado.

Em casos de encerramento de contratos coletivos, as operadoras ficam obrigadas a oferecer alternativa que garanta a continuidade do atendimento, seguindo as regras da Agência Nacional de Saúde (ANS) e da legislação federal.

O beneficiário ou responsável legal pode acionar os órgãos estaduais de defesa do consumidor apresentando laudo médico, indicação de tratamento contínuo e comprovante de vínculo contratual ativo.

O descumprimento sujeita as operadoras a sanções administrativas previstas no Código de Defesa do Consumidor, além de outras medidas civis cabíveis.

Cratera interdita trecho da RN-120 entre cidades do Agreste

Uma cratera abriu e interditou completamente um trecho da RN-120 entre os municípios de Santo Antônio e Nova Cruz, na região Agreste potiguar, durante o fim de semana. Segundo o Departamento de Estradas de Rodagem do Rio Grande do Norte (DER-RN), a estrutura de um antigo bueiro cedeu, comprometendo a pista e provocando a interdição total da rodovia.

De acordo com o Departamento, o bloqueio foi iniciado na noite do sábado (9) para evitar acidentes e permitir o escoamento da água acumulada no local. O trecho segue sem previsão de liberação, enquanto o órgão aguarda a chegada do material necessário para substituir o bueiro danificado e iniciar os reparos.

Enquanto a RN-120 permanecer interditada, os motoristas devem utilizar rotas alternativas.

Rotas Alternativas

As opções recomendadas pelo DER-RN são:

  • RN-269: Nova Cruz / Passa e Fica / RN-093, em direção a Santo Antônio;
  • RN-269: Nova Cruz / Montanhas / Pedro Velho / BR-101.

Portal da 98 FM

Salários de desembargadores do TJRN caem 15,3% após corte de “penduricalhos”

O salário dos desembargadores do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Norte (TJRN) sofreu redução de 15,3% após o corte de penduricalhos imposto pelo Supremo Tribunal Federal (STF). Em abril, segundo análise feita a partir das informações do portal de transparência do Judiário potiguar, os rendimentos pagos para 14 desembargadores somaram ao todo R$ 1,032 milhão, contra R$ 1,219 milhão de março.

Em comparação com a folha de abril de 2025, a redução foi de 18%, quando a folha de pagamento dos magistrados somou R$ 1,260 milhão. A média de vencimentos dos magistrados ficou em R$ 90 mil.

O pivô da redução foi iniciativa tomada pelo STF, em março passado, contra diversos auxílios financeiros pagos a juízes e membros do Ministério Público de todo o país. A decisão não acabou com todas as vantagens, mas impôs limite no pagamento dos penduricalhos.

A tese do Supremo estabeleceu que as verbas indenizatórias devessem ser submetidas a um limite de 70% do teto do funcionalismo, que é de R$ 46,3 mil. Com isso, na prática, o limite salarial pago aos juízes e representantes dos MPs ficou em R$ 78,8 mil.

No caso do Rio Grande do Norte, em média, o total de créditos pago para cada desembargador em abril — forma como o TJRN denomina o salário bruto — ficou em R$ 73 mil. Para efeito de comparação, em março passado, quando o STF decidiu pelo corte de diversas vantagens salariais do Judiciário, a média do vencimento foi de R$ 87 mil.

Mais >

Semurb identifica vazamento de esgoto na orla de Ponta Negra e cobra reparo da Caern

A Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Urbanismo identificou um vazamento de esgoto na orla de Ponta Negra, em Natal, após denúncias feitas à fiscalização ambiental. Segundo a secretaria, o extravasamento foi encontrado em um poço de visita da Companhia de Águas e Esgotos do Rio Grande do Norte, localizado no calçadão da Avenida Erivan França, nas proximidades do dissipador 12.

A Caern foi oficialmente notificada para realizar o reparo emergencial da tubulação.

De acordo com o supervisor-geral de Fiscalização da Semurb, Leonardo Almeida, o monitoramento na orla de Ponta Negra acontece de forma permanente.

Segundo ele, equipes realizam semanalmente ações de combate às ligações clandestinas de esgoto para preservar a balneabilidade da praia e proteger um dos principais cartões-postais da capital.

Dados divulgados pela Semurb apontam que, entre janeiro de 2025 e maio de 2026, foram realizadas 55 operações de fiscalização na região.

Mais >

Nordeste tem previsão de chuva forte entre RN, PB e CE nesta terça (12)

A previsão do tempo para esta terça-feira (12) indica continuidade das chuvas em parte do Nordeste. Estados como Rio Grande do Norte, Paraíba, Ceará e Maranhão seguem em alerta para pancadas moderadas e fortes ao longo do dia, principalmente em áreas próximas ao litoral.

Enquanto o Nordeste enfrenta instabilidades provocadas pela umidade vinda do oceano, a massa de ar polar continua derrubando as temperaturas no Sul, Sudeste e parte do Centro-Oeste do Brasil. Além disso, o contraste entre o ar frio e o calor favorece mudanças no clima em diferentes regiões do país.

Litoral do Nordeste segue com risco de temporais

A circulação de ventos sobre o oceano mantém o céu carregado entre o Rio Grande do Norte e a Bahia. Por isso, a previsão aponta chuva em diferentes momentos do dia, com possibilidade de temporais isolados em áreas litorâneas.

No Rio Grande do Norte, cidades da faixa leste devem registrar aumento de nuvens e pancadas de intensidade moderada. Da mesma forma, o cenário também deve atingir áreas da Paraíba e do Ceará.

Entre a Paraíba e Alagoas, o risco de chuva forte aumenta ao longo desta terça-feira. Além disso, Sergipe e o litoral sul da Bahia continuam com previsão de instabilidade.

Interior nordestino terá tempo seco e calor

Em áreas do interior do Nordeste, o tempo continua seco e quente durante a tarde. No entanto, a umidade relativa do ar deve ficar abaixo dos 30% em partes do Maranhão, Piauí e oeste da Bahia.

Além disso, as temperaturas seguem elevadas em municípios afastados do litoral, principalmente no período da tarde. Por esse motivo, especialistas recomendam reforço na hidratação e evitar exposição prolongada ao sol.

Mais >

Operação Barba II: Ação cumpre mandados de busca e apreensão e prisão no RN contra o crime organizado


A Força Integrada de Combate ao Crime Organizado no Rio Grande do Norte (FICCO/RN) deflagrou, nesta terça-feira (12), a Operação Força Integrada II, ação inserida na Operação Força Integrada, iniciativa nacional realizada simultaneamente em 15 estados da federação com foco no enfrentamento ao crime organizado.

No Rio Grande do Norte, estão sendo cumpridos 8 mandados de busca e apreensão e 4 mandados de prisão, sendo três de preventiva e um definitivo (foragido da justiça), além de outras medidas investigativas autorizadas pela Justiça.

A operação integra o esforço coordenado das forças de segurança pública para desarticular organizações criminosas e ampliar a atuação conjunta no combate à criminalidade organizada.

A Força Integrada de Combate ao Crime Organizado (FICCO) foi criada com base no modelo de força-tarefa e atua por meio da cooperação técnica e operacional entre instituições federais e estaduais de segurança pública, sem relação de hierarquia entre os órgãos participantes.

Mais >

Tesouro Direto lança novo investimento com resgate 24 horas e aplicação a partir de R$ 1

Foto-Paulo-Renato-Nepomuceno-Agencia-O-Globo.webp

A partir desta segunda-feira (11), o Tesouro Nacional, a B3 e o Banco do Brasil lançam oficialmente o Tesouro Reserva, novo título do programa Tesouro Direto voltado para quem deseja montar uma reserva de emergência.

O novo produto terá rendimento atrelado à taxa Selic e poderá ser negociado 24 horas por dia, todos os dias da semana. Inicialmente, o título estará disponível para os cerca de 80 milhões de correntistas do Banco do Brasil. Outras instituições financeiras devem aderir ao sistema em breve.

Diferente do Tesouro Selic, o Tesouro Reserva não terá marcação a mercado, o que elimina oscilações no valor investido em períodos de maior volatilidade financeira. A proposta é oferecer mais previsibilidade e segurança para pequenos investidores.

O investimento mínimo será de R$ 1, com limite de até R$ 500 mil por mês por investidor. Os resgates poderão ser feitos a qualquer momento, sem restrição de horário, utilizando Pix por meio do aplicativo Investimentos BB.

Segundo o secretário do Tesouro Nacional, Daniel Leal, o produto foi criado para facilitar o acesso da população aos investimentos. Já a B3 destacou que a novidade busca ampliar a educação financeira e atrair novos investidores digitais.

O Tesouro Reserva seguirá as mesmas regras de tributação dos demais títulos do Tesouro Direto, com cobrança de Imposto de Renda apenas sobre os rendimentos e alíquotas regressivas conforme o tempo da aplicação. Aplicações resgatadas em até 30 dias também podem ter incidência de IOF.

Foto: O Globo.

Fies 2026: pré-selecionados devem validar dados da inscrição até hoje

O prazo para que o estudante de ensino superior pré-selecionado para as vagas remanescentes do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies), referente ao primeiro semestre de 2026, valide as informações declaradas no momento da inscrição se encerra nesta segunda-feira (11).

Para validação, o estudante deve procurar a Comissão Permanente de Supervisão e Acompanhamento da instituição de ensino superior privada onde foi pré-selecionado, no horário de funcionamento dela.

A documentação exigida pode ser entregue no formato físico ou digital, conforme definido pela faculdade privada.

O Fies financia a graduação de estudantes matriculados em cursos presenciais não gratuitos em faculdades privadas e com avaliação positiva do Ministério da Educação.

Consulta dos pré-selecionados

Os nomes dos pré-selecionados na chamada única podem ser consultados na página do programa no Portal Único de Acesso ao Ensino Superior, com a senha da plataforma Gov.br.  O Ministério da Educação (MEC) divulgou o resultado das vagas remanescentes do Fies 2026, na última quinta-feira (7).

Validação do banco

Depois da validação das informações, ocorrerá a validação das informações pelo banco (agente financeiro) responsável pelo financiamento, conforme previsto no edital público.

O prazo para essa última validação é até dez dias, contados a partir do terceiro dia útil, logo após a data da validação da inscrição pela faculdade privada, para a qual o estudante foi selecionado.

Mais >

Após investigação do Master, Kakay deixa defesa de Ciro Nogueira

O senador Ciro Nogueira (PP-PI) vai substituir sua defesa jurídica após ser alvo de operação da Polícia Federal no âmbito do inquérito do Caso Master. O escritório do advogado Kakay comunicou, nesta segunda-feira (11), o encerramento da parceria. A apuração é de Manoela Alcântara, do Metrópoles

Em nota, o escritório Almeida Castro, Castro e Turbay Advogados afirmou que a saída ocorreu em comum acordo com o presidente do PP.

A decisão foi anunciada dias após a realização de busca e apreensão na residência do senador, no Lago Sul, em Brasília.

A PF enviou relatório ao Supremo Tribunal Federal apontando relação entre Ciro Nogueira e o banqueiro Daniel Vorcaro, dono do Banco Master. Segundo os investigadores, o vínculo envolvia interesses políticos e financeiros mútuos.

No documento, a corporação afirma que o parlamentar teria alinhado sua atuação no Senado aos interesses do grupo empresarial de Vorcaro. Em contrapartida, teria recebido vantagens econômicas e patrimoniais identificadas pela investigação.

Entre os benefícios mapeados pela PF estão uso gratuito de imóvel de alto padrão, custeio de viagens internacionais e hospedagens, além de pagamento de restaurantes e deslocamentos.

Os investigadores também identificaram uso de cartão para despesas pessoais e indícios de recebimento de dinheiro em espécie. A PF aponta ainda o pagamento de mesada ao senador como parte das supostas vantagens recebidas. O inquérito corre no STF, que tem competência para investigar parlamentares em exercício de mandato.