IBGE prorroga prazo de inscrições para concurso com 173 vagas temporárias para o RN


O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) prorrogou até o domingo (23) o prazo para inscrições no concurso público nacional que oferece 173 vagas temporárias para o Rio Grande do Norte. O prazo anterior encerraria na quarta (19).

São 155 vagas para agente de pesquisas e mapeamentos e 18 para supervisor de coleta e qualidade no estado. Há reserva de vagas para pessoas pretas e pardas e pessoas com deficiência.

As inscrições podem ser feitas pelo site do Instituto Brasileiro de Formação e Capacitação (IBFC). A taxa de inscrição é de R$ 42,20 para as duas funções.

Os salários para os cargos são:

  • R$ 1.387,50 para agente de pesquisas e mapeamentos (nível médio completo); e
  • R$ 3.100,00 para supervisor de coleta e qualidade (nível médio completo + carteira de habilitação pelo menos na categoria B).
Mais >

Homem é assassinado a tiros dentro de casa na Zona Leste de Natal


Um homem de 64 anos foi morto a tiros na tarde desta sexta-feira (21) dentro de casa no bairro das Rocas, na Zona Leste de Natal. A informação da Polícia Militar é que contra ele foram disparados pelo menos 14 tiros.

A vítima, identificada como Reginaldo Dantas do Nascimento, era vigilante noturno em uma escola no bairro de Petrópolis. Ele morava na casa em que foi morto há aproximadamente cinco anos.

Apesar de relatarem aos policiais do 1º Batalhão da Polícia Militar que Reginaldo era um vizinho tranquilo, as testemunhas não quiseram gravar entrevista. A vítima não tinha passagem pela Polícia.

Mais >

Do RN para o mundo: potiguar Antônia pode estrear como titular na Copa do Mundo Feminina


O Brasil estreia no Mundial na próxima segunda-feira, dia 24 de julho, diante do Panamá, às 7h (horário de Brasília), em Adelaide, na Austrália. Na sequência, enfrenta a França, no dia 29, em Melbourne, e fecha a participação na fase de grupo contra a Jamaica, no dia 2 de agosto. Os canais Globo e Sportv vão transmitir o Mundial, enquanto no streaming a CazéTV exibirá as 64 partidas ao vivo. Em campo uma potiguar: Antônia Silva, uma das líderes da Seleção.

Para a lateral-direita, uma estreia contra uma equipe mais frágil vai acender o alerta do Brasil para evitar surpresas logo na primeira partida no Mundial. “O que temos focado bastante é saber que não tem nenhum jogo fácil na Copa. É o primeiro jogo, a estreia. Precisamos tirar a ansiedade. Será a primeira Copa de muita gente. Acredito que estamos focado em colocar em prática os princípios que a Pia vem passando para a gente. Vamos impor nosso jogo, mas sabendo que podem oferecer perigo, principalmente em contra-ataque. Precisamos ter a posse de bola”, avisou a jogadora, nesta quinta-feira.

O time do Panamá ocupa no momento a 52ª posição do ranking da Fifa. Na fase de grupos, a seleção brasileira enfrentará também a Jamaica (43ª) e a favorita França (5ª) – o Brasil figura em 8º lugar. “Já estamos em clima de Copa. Ja é Copa. Temos um grupo muito bom, extrovertido. E agora já começou a virar a chavinha de que é Copa do Mundo. Está chegando a estreia, estamos muito ansiosas para entrar em campo”, disse a lateral.

Mais >

Banco do Brasil renegocia R$ 1 bilhão na primeira semana do Desenrola


O Banco do Brasil (BB) encerrou a primeira semana do Desenrola com renegociações de R$ 1 bilhão em dívidas. Segundo a instituição financeira, 75,8 mil clientes refinanciaram débitos entre 17 e 21 de julho, não apenas por meio do programa federal, mas também por meio de condições especiais oferecidas pelo próprio banco.

Além das pessoas físicas com renda de até R$ 20 mil, foco da primeira fase do Desenrola, o BB estendeu as renegociações para os demais públicos inadimplentes, micro e pequenas empresas e pessoas físicas em geral.

Na divisão por públicos, o BB renegociou R$ 255 milhões de 34 mil pessoas físicas enquadradas na Faixa 2 do Programa Desenrola, cujas renegociações foram abertas nesta semana. O banco também refinanciou R$ 500 milhões de 35 mil pessoas físicas em geral e R$ 230 milhões de cerca de 6 mil micro e pequenas empresas.

Mais >

MEC abre 6 mil vagas no ensino superior para estudantes estrangeiros


O Ministério da Educação (MEC), em parceria com o Ministério das Relações Exteriores (MRE), está com mais de 6 mil vagas abertas no processo seletivo do Programa de Estudantes-Convênio de Graduação (PEC-G). As inscrições podem ser feitas até o dia 18 de agosto.

O PEC-G é um instrumento de cooperação educacional, que oferece a estrangeiros com idade mínima de 18 anos, com ensino médio completo e proficiência em língua portuguesa, a oportunidade de realizarem a graduação completa, de forma gratuita, em instituições brasileiras de educação superior. Trata-se de um dos programas de mobilidade acadêmica mais antigo do Brasil, em vigor desde 1965, e também um dos mais abrangentes internacionalmente.   

Para esta edição, as vagas serão distribuídas em 342 cursos de graduação, em 102 instituições de educação superior de todas as regiões do país. Os estudantes serão selecionados para iniciar os cursos em 2024.

Mais >

Rio Grande do Norte contabiliza 3,9 mil novos negócios criados no primeiro semestre


A taxa de abertura de novos negócios na categoria de Microempreendedor Individual (MEI) no Rio Grande do Norte desacelerou no primeiro semestre do ano e registrou um decréscimo de 61,1% em comparação com seis primeiros meses do ano passado. Foram criadas 3.962 novas empresas entre janeiro e junho deste ano, segundo a base de dados do Sebrae. Enquanto, no mesmo período de 2022, esse quantitativo foi superior a 10 mil novos negócios formalizados no estado, de acordo com dados da Receita Federal.

A curva de registros desse perfil de empresa, em função da facilidade e benefícios proporcionados aos empreendedores optantes, tende historicamente a ser ascendente, tanto que, nos últimos cinco anos, a quantidade de empreendimentos formalizados no RN como MEI praticamente duplicou, apresentando um aumento de 97,2% em função da criação de 90,7 mil negócios. No entanto, em 2023, a tendência não se confirmou, ao menos não no primeiro semestre.

De acordo com o gerente da Agência Sebrae Grande Natal, Thales Medeiros, os dados dos anos de 2021 e 2022 foram muito impactados pelos desafios impostos pela pandemia nas curvas de formalização e baixa de MEI, respectivamente. Segundo o gerente, a queda já vinha sendo notada desde o ano passado, depois do boom de formalizações que ocorreu em 2020 e 2021 como um movimento de reação ao desemprego e outros benefícios propostos pelo Governo.

Mais >

Governo Lula quer que ataques a escolas sejam punidos como crimes hediondos


O governo federal anunciou nesta sexta-feira (21) que irá propor um projeto de lei para que ataques a escolas sejam punidos como crimes hediondos.

A ideia, segundo o governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), surgiu a partir de sugestão das famílias das quatro vítimas do atentado a uma creche em Blumenau (SC), em abril deste ano. Também foram assinados repasses destinados a cidades como Suzano (SP), onde um massacre matou dez pessoas em 2019. Informações da CNN Brasil.

Em alta no país, os atentados em escolas já vitimaram ao menos sete pessoas neste ano. No último mês, um ataque cometido em um colégio em Cambé, no Paraná, deixou dois estudantes mortos. Em março, uma professora foi morta em ataque a escola na Vila Sônia, na zona oeste de São Paulo. Foram mais de 40 homicídios no âmbito escolar desde o começo dos anos 2000.

Mais >

RN: confira a previsão do tempo para este fim de semana


O fim de semana será de contrastes, ao levar em consideração algumas das principais cidades do RN. Segundo dados do site de metereologia “Climatempo”, a chuva deve aparecer em Natal e Parnamirim durante o sábado (22) e domingo (23), mas ficará distante de outras cidades do território potiguar.

Na capital potiguar, a previsão é de que haja sol durante todo o dia. Porém, com nuvens. Pancadas de chuva devem ocorrer pela manhã e à noite. A temperatura irá variar entre 23° (mínima) e 30° (máxima). No domingo, o sol deve aparecer a tarde, com diminuição de nuvens, já que a previsão aponta para uma manhã de chuva na cidade. Ainda segundo a previsão, a noite será de pouca nebulosidade. A temperatura deve variar entre 22° (mínima) e 29° (máxima). A chance de chuva é de 90%.

Em Parnamirim, cidade da Grande Natal, a previsão é de que haja pancadas de chuva na cidade durante a manhã e a noite, com muitas nuvens. O Sol deve aparecer em maior intensidade durante a tarde. Quanto a temperatura, Parnamirim deve ter uma variação entre 23° (mínima) e 30° (máxima). A chance de chuva é de 60%. Para o domingo, a previsão é de sol com chuva pela manhã e diminuição de nuvens à tarde, além de pouca nebulosidade à noite. A temperatura deve variar entre 22° e 29°.

Mais >

Defesa de suspeito avalia recurso ao STF e usa vídeo da família contra versão de Moraes


A defesa da família investigada por suspeita de hostilidade ao ministro do STF (Supremo Tribunal Federal) Alexandre de Moraes avalia pedir revisão da competência do caso e aposta em vídeo entregue à Polícia Federal para contrapor a versão do magistrado.

O ministro relatou ter sido chamado de “bandido”, “comunista” e “comprado” por um grupo no aeroporto de Roma e que seu filho -o advogado Alexandre Barci de Moraes, 27- sofreu uma agressão, fazendo com que os óculos caíssem no chão, na última sexta (14).

A polícia investiga o casal Roberto Mantovani Filho e Andreia Munarão, que também estava com Alex Zanata Bignotto, seu genro, e com Giovanni Mantovani, seu filho.

Mais >

Internos da Penitenciária de Alcaçuz são contratados para trabalhar em obra


Dez internos da Penitenciária Estadual de Alcaçuz, em Nísia Floresta, estão trabalhando para a empresa responsável pela obra de reforma e ampliação do Módulo de Segurança na unidade prisional. Da remuneração dos privados de liberdade, 25% são destinados ao Fundo Penitenciário para ser reinvestido no Sistema Carcerário e para o ressarcimento ao Estado, referente aos custos com a manutenção do preso.

Dos contratados, cinco são pedreiros, três auxiliares de obra, um soldador e um encanador. Todos são classificados com excelente conduta carcerária, voluntários, aptos e capacitados ao serviço. A jornada de trabalho é de oito horas diárias, mas não existe vínculo empregatício, nem direitos trabalhistas ou encargos sociais, conforme a Lei de Execuções Penais. “O trabalho no Sistema Prisional tem vantagens para os internos, para as empresas e para o Estado. É uma atividade que vamos ampliar no Rio Grande do Norte“, disse o Secretário da Administração Penitenciária, Helton Edi.

O privado de liberdade que trabalha tem um dia de pena remido para cada três de serviços realizados. Esse acompanhamento é feito através de relatórios da Polícia Penal encaminhado para as Varas de Execuções Penais.

Mais >

Marcha dos Idosos do Seridó com Sant’Ana reúne mais de 3 mil pessoas nesta sexta-feira (21)


Geriatra Dr. Belísio Neto afirma que a atividade religiosa simboliza o envelhecimento saudável da população idosa

A Marcha dos Idosos do Seridó com Sant’Ana faz parte da programação da festa em homenagem à padroeira caicoense, há mais de duas décadas. Nesta sexta-feira (21), a concentração se deu na Praça da Alimentação de Caicó e a caminhada percorreu as principais ruas da cidade com a finalização Catedral, onde aconteceu a celebração da missa e bençãos aos participantes. O momento reuniu mais de 3 mil idosos, tornando-se uma experiência de fé e reencontro para todos.

Para além das atividades religiosas, o Geriatra Dr Belísio Neto afirma que o momento simboliza o envelhecimento saudável da população idosa, pilar essencial para a socialização de pessoas com mais de 65 anos. “Além da fé e da espiritualidade, hoje é um dia que eles podem celebrar, socializar e interagir com outros idosos”, explica o médico especialista.

Dr. Belísio também destaca o aumento dos participantes ao longo do ano e a importância do crescimento do número de idosos presentes na marcha. “Percebo que a cada edição a marcha vem com mais pessoas e isso simboliza também o envelhecimento. A quantidade de pessoas idosas no mundo vêm crescendo e a ideia de que o idoso necessariamente é uma pessoa dependente está sendo contrariada cada vez mais”, declara o Geriatra.

O médico caicoense ainda compartilha que além da caminhada e do exercício, a socialização, alegria e o controle do estresse dos idosos são fatores essenciais para o desempenho de cada um e devem ser nutridos, já que muitas vezes são deixados de lado por parte dos seus cuidadores. “Tenho muito orgulho de cuidar dessa parcela da população que é esquecida em virtude do etarismo e de diversos preconceitos”, finaliza Belísio Neto emocionado ao relembrar do momento vivido ao lado dos seus pacientes.

Márcia Maia assume o comando do PDT no RN


A ex-deputada estadual Márcia Maia, atual presidente da Agência de Fomento do Rio Grande do Norte (AGN), assumiu o comando do PDT no Estado.

Nova presidente estadual do partido, ela sucede no cargo o ex-prefeito de Natal Carlos Eduardo Alves, que trocou o PDT pelo PSD em maio.

Filha da ex-governadora Wilma de Faria, Márcia Maia estava filiada ao Republicanos, partido pelo qual disputou a eleição de 2022, como candidata a deputada federal. Ela teve 17.696 votos, sendo a 3ª mais votada da legenda.

Ela deixou o Republicanos quando o partido passou a ser comandado pelo prefeito de Natal, Álvaro Dias.

A mudança no comando do PDT, realizada na última quarta-feira (19), já está oficializada na Justiça Eleitoral.

Confira os membros:

Presidente – Márcia Maia

Secretária – Gabriela Braga Salerno

Tesoureiro – Marcos Lacerda Almeida Filho

Membro – Antônio Shields Aquino de Oliveira

Membro – Francisco Vagner Gutemberg de Araújo

Membro – Thiago Henrique Câmara de Medeiros

Membro – Álvaro Barros Medeiros Lima

Polícia Civil prende trio por tráfico de drogas e organização criminosa em Parelhas


Policiais civis da 96ª DP de Parelhas (RN) deram cumprimento nesta quinta-feira (20), a três mandados de prisão e a quatro mandados de busca e apreensão naquele município. Dois homens, de 29 e 26 anos, foram presos.

Ambos são suspeitos por tráfico de drogas e por organização criminosa. Eles foram encaminhados para o sistema prisional, onde permanecerão à disposição da Justiça.

Um terceiro investigado, o qual também tinha um mandado de prisão em seu desfavor, encontra-se preso no estado da Paraíba.

A ação também contou com a participação de equipes da 50ª Delegacia de Polícia Civil de Jardim do Seridó, da 93ª Delegacia de Polícia Civil de Acari, da 3ª Delegacia Regional de Polícia de Caicó, e da 46ª Delegacia de Polícia Civil de Caicó.

Mais >

Mães reclamam que filhos precisam sair de cidade do RN para comprar drogas e polícia localiza traficante em município vizinho, diz delegado


Uma reclamação inusitada de mães de usuários de drogas levou policiais civis da cidade de Alexandria, na região do Alto Oeste, no Rio Grande do Norte, a localizarem um homem suspeito de tráfico de drogas na cidade vizinha, Pilões.

Segundo o delegado responsável pelos municípios, Murilo Baessa, mães de usuários em Alexandria reclamaram aos policiais que os filhos precisavam sair da cidade para comprar os entorpecentes, depois que a delegacia prendeu os traficantes do município, nos últimos meses.

O suspeito foi preso em flagrante, com drogas e materiais usados no tráfico, nesta sexta-feira (21), durante cumprimento de mandado de busca e apreensão.

Mais >

Secretária Estadual de Educação, Socorro Batista, será agraciada com título de cidadã caicoense


Nesta sexta-feira (21), às 19 horas no Cellebre Recepções, será a entrega de honrarias pela Câmara Municipal de Caicó. Serão agraciadas sessenta (60) pessoas com o Título de Cidadão Caicoense e Comenda Honra ao mérito Vila do Príncipe.

A Secretária Estadual de Educação, Socorro Batista, será uma das agraciadas pelo Vereador Andinho Duarte que também é professor da rede estadual de ensino.

Professora do Campus Angicos da Ufersa, Maria do Socorro da Silva Batista foi empossada em 2023 como a nova Secretária Estadual de Educação do Rio Grande do Norte, sendo uma das pessoas de confiança da Governadora Fátima Bezerra.

A professora Socorro trabalhou como Secretária Adjunta da Casa Civil na primeira gestão do Governo da Professora Fátima Bezerra.

Mais >

Artigo: Pré-candidatura de oposição começa a incomodar base da situação em Parelhas


Por Blog do Roberto Flávio: Até pouco tempo atrás se dizia nas ruas de Parelhas que não havia nome para enfrentar o prefeito Dr. Tiago Almeida nas eleições do próximo ano e que esse era um assunto que não preocupava o gestor do município. Mas os atos praticados pelo prefeito e as pessoas ligadas a ele têm demostrado justamente o contrário.

Declarações raivosas, atitude precipitadas e tentativas de esconder os feitos do deputado estadual Francisco do PT, que é hoje, ao lado de Dr. Antônio, uma das maiores lideranças da oposição à gestão municipal, demonstram que o prefeito e os seus aliados começam a se incomodar ao ver que existem sim nomes para enfrenta-lo em 2024.

Entre eles o nome do Professor Zequinha, que além de ter o apoio do bacurau, tem anos de experiência em gestão pública e deve ser o “calo no pé” de Tiago Almeida nos debates eleitorais.

Faculdade Católica Santa Teresinha e TRT-RN debatem implantação de projeto em Caicó


A Faculdade Católica Santa Teresinha (FCST) e o Tribunal Regional do Trabalho da 21ª Região (TRT-RN) iniciaram a discussão sobre a implantação de um projeto de extensão a ser executado de forma conjunta por ambas as instituições.

Com a assinatura de um protocolo de intenções, um dos objetivos é que seja firmado um convênio para que os alunos do Curso de Direito da FCST desenvolvam uma série de ações perante a Vara do Trabalho de Caicó, dentre elas a realização de atermação de reclamações trabalhistas.

A atermação é a ação na qual a própria parte ingressa na Justiça do Trabalho sem um advogado. Esse atendimento sempre foi feito pelos servidores do próprio Tribunal, mas com o projeto, que será piloto no Rio Grande do Norte, os alunos de Direito terão possibilidade de terem contato real com a prática forense.

Estiveram presentes o presidente do TRT-RN, Desembargador Eridson Medeiros; a Dra. Rachel Villarim e o Dr. Juliano Barros, respectivamente juíza titular e diretor da Vara do Trabalho de Caicó; além dos professores Claudianor Figueiredo, diretor acadêmico da FCST, e Augusto Maia, coordenador do Curso de Direito.

Deputado que ‘fez o L’ é expulso do PL: ‘Momento de alegria’, justificou


O presidente nacional do PL, Valdemar Costa Neto, publicou uma foto mostrando o encontro com o deputado Yury do Paredão (PL-CE) e reiterando sobre a expulsão do parlamentar do partido. Costa Neto declarou na segunda-feira que havia pedido a abertura de um processo interno, após uma fotografia de Yury “fazendo o L” em agenda com ministros de Lula ganhar repercussão. O PL é a sigla do ex-presidente Jair Bolsonaro, e se coloca no Congresso como oposição ao atual governo. Minutos após a publicação do presidente do PL, o deputado confirmou a expulsão em outra postagem. Ao GLOBO, ele justificou a fotografia.

O imbróglio sobre a expulsão se arrastava desde segunda-feira, quando a foto ganhou repercussão. O parlamentar cearense esteve em agenda com os ministros Paulo Pimenta (Comunicação Social) e Waldez Góes (Desenvolvimento Regional) na semana anterior, e posou para fazendo símbolo de apoio a Lula.

A reação de Costa Neto foi imediata, mas a reunião entre as partes só ocorreu nesta quinta-feira, em Brasília.

Sem dar mais detalhes, Yury do Paredão fez uma publicação minutos após a de Costa Neto, agradeceu o presidente da sigla pela oportunidade na eleição de 2022, e disse que segue como deputado “fazendo política com diálogo, respeito, sem radicalismo, com tolerância”.

Mais >

Golpes no Desenrola preocupam Febraban


O programa do Ministério da Fazenda em parceria com bancos para renegociação de dívidas para impulsionar o consumo, Desenrola Brasil, foi lançado nesta semana, mas já é alvo de preocupação pelo oportunismo de golpistas. A Febraban informou sobre a possibilidade de tentativa de fraude por meio de links falsos e técnicas para o fornecimento de dados confidenciais. 

Os interessados em participar do Desenrola devem buscar informações dentro dos canais oficiais dos bancos que aderiram ao programa, nas agências físicas, internet banking e aplicativos. A Federação ainda alerta que, caso o cliente vá negociar pela internet, digite o endereço do banco e não acesse o site por meio de outros links. 

 “É muito importante que o cliente não clique em links recebidos por aplicativos de mensagens, de redes sociais e em links patrocinados em sites de busca. Faça você mesmo o contato com o seu banco. Fique atento para que não sejam aceitas propostas de envio de valores com a finalidade de garantir melhores condições de renegociação das dívidas”, alertou Adriano Volpini, diretor do Comitê de Prevenção a Fraudes da Febraban. 

Mais >

Criança morre após sofrer susto e cair de moto em Acari


As informações ainda são superficiais, mas trata-se de uma triste notícia sobre a morte de uma criança que sofreu uma queda de moto.

Relatos dão conta que Hiam Hiddick Trajano da Silva estava com um adulto no momento que outra pessoa acelerou o veículo, fato que assustou e levou a criança ao chão.

Ainda não se tem a informação confirmada da idade da criança.

Uma equipe do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) deu suporte no socorro, mas a criança não resistiu e foi a óbito.