Em um ano, RN registra aumento de 78% em casos de importunação sexual


Em um ano, os casos de importunação sexual registrados no Rio Grande Do Norte aumentaram 78,4%, segundo dados do Anuário Brasileiro de Segurança Pública, divulgados no último dia 20. Em números absolutos, o estado potiguar registrou 253 casos do referido crime no ano de 2021 e, no ano seguinte, 453. Já no Brasil, foram quase 20 mil casos em 2021, enquanto que, em 2022, este número passou para 27.530.

Em relação ao assédio sexual, os números são mais tímidos e os motivos para isso podem ser inúmeros. No país, foram 5.202 casos notificados em 2021 e 6.114 em 2022. Já no RN, 90 e 97, respectivamente.

Mas, e qual a diferença entre o assédio e a importunação sexual?

De acordo com o artigo 216-A do Código Penal, assédio sexual é o crime praticado por um sujeito que se encontra em posição de superior hierárquico, no exercício profissional, que se prevalece dessa condição para constranger a vítima, que está em posição inferior, com a finalidade de obter vantagem ou favorecimento sexual. Já a importunação sexual(art.215-A do Código Penal) é a conduta mais semelhante ao popular assédio, porque o agressor não utiliza de violência, mas pratica ato libidinoso contra vítima para satisfazer seu desejo sexual.

Mais >

Dólar cai para R$ 4,73 e fecha no menor valor em 15 meses


Influenciado pelo mercado externo, o dólar aproximou-se de R$ 4,70 e fechou no menor valor em 15 meses. A bolsa de valores teve a terceira alta consecutiva e superou os 121 mil pontos.

O dólar comercial encerrou esta segunda-feira (24) vendido a R$ 4,733, com queda de R$ 0,047 (-0,99%). A cotação chegou a operar em alta no início do dia, mas passou a despencar após a abertura dos mercados norte-americanos. Na mínima do dia, por volta das 12h30, chegou a R$ 4,72.

Com o desempenho desta segunda-feira, a moeda norte-americana está no menor nível desde 20 de abril do ano passado, quando tinha fechado em R$ 4,61. A divisa acumula queda de 1,19% em julho e de 10,36% em 2023. O euro comercial fechou a R$ 5,23 e atingiu o menor valor desde o último dia 30.

Mais >

Sindicatos divergem sobre mutirão carcerário no RN


O mutirão carcerário, que será lançado nesta terça-feira (25) em Natal, divide opiniões de associações e sindicatos da área da segurança pública. A presidente do Sindicato dos Policiais Penais do Rio Grande do Norte (Sindppen-RN), Vilma Batista, vê a medida com desconfiança. Já a presidente do Sindicato dos Policiais Civis do Rio Grande do Norte (Sinpol/RN), Edilza Faustino, acredita que a medida é necessária para corrigir prisões irregulares.

Nesta terça-feira (25), a presidente do Conselho Nacional de Justiça e do Supremo Tribunal Federal (STF), ministra Rosa Weber, visita a Penitenciária Estadual de Alcaçuz, para lançar o mutirão carcerário no Estado. Pelo menos 269 presos poderão ser beneficiados pelo mutirão no RN.

Os mutirões carcerários começaram a ser realizados pelo CNJ em agosto de 2008 como forma de garantir e promover os direitos fundamentais na área prisional. Com isso, poderão ganhar liberdade detentos que estão presos preventivamente há mais de 1 ano; gestantes e lactantes em prisão cautelar; detentos em regime mais rigoroso do que o fixado na decisão condenatória: por exemplo, estar em regime fechado quando a condenação é pelo semiaberto; e quem foi condenado por posse de drogas em pequenas quantidades, e sem antecedentes criminais.

Mais >

Brasileiros se despedem de passarinho azul do Twitter e criam memes com logo “X”


Nesta segunda-feira (24), os usuários do Twitter amanheceram com um novo logotipo na plataforma. A informação é da CNN.

Após o bilionário Elon Musk, proprietário da rede, trocar oficialmente o logo, os “twitteiros” de plantão se despediram do antigo e clássico passarinho azul, símbolo usado desde que a rede social foi criada, em 2006.

O novo logo traz um grande “X” em linhas brancas, sob um fundo preto.

Oi, “X”

A mudança, como já era de se esperar, viralizou, gerando uma infinidade de memes criativos entre os usuários. Inclusive, a hashtag #GoodbyeTwitter entrou para ranking dos assuntos mais comentados.

Entre as comparações, alguns internautas disseram que o novo logo é semelhante ao símbolo do banco da Caixa Econômica Federal.

Outros, brincaram que os funcionários se apresentarão como “X-Men”, da Marvel.  Seriam eles então os “X-Twitters”?.

Confira abaixo

Confira previsão do tempo para semana no RN


A semana deve ser de sol na maioria das cidades do Rio Grande do Norte. Em Natal, a previsão é de sol e aumento de nuvens pela manhã, além de pancadas de chuva à tarde e à noite. Ao longo dos dias, a temperatura deve oscilar entre a mínima de 22 ºC e chegar até 31 ºC. As informações meteorológicas são do Portal Clima Tempo.

No município de Currais Novos, no Seridó Potiguar, a temperatura vai oscilar entre a mínima de 19º e a máxima de 32 ºC. Diferente da capital, a semana deve ser de sol com algumas nuvens e sem chuvas. O mesmo deve ocorrer em outras cidades da região como Caicó.

Em Pau dos Ferros, no Alto Oeste do Rio Grande do Norte, os próximos dias devem ser de sol com nuvens e sem chuvas. A temperatura oscila entre a mínima de 21 ºC e a máxima de 34 ºC.

Mais >

Sertões em Cena apresenta sete espetáculos gratuitos em Caicó


Sertões em Cena traz, a partir de segunda-feira 24, sete espetáculos gratuitos para o Centro Cultural Adjuto Dias, de Caicó. Os ingressos são retirados na bilheteria do Centro Cultural, uma hora antes de cada apresentação.

Sertões em Cena é um intercâmbio entre a Associação Cultural Trapiá, de Caicó, e a Matakiterani Associação Cultural, de Lages, em Santa Catarina. O projeto contempla uma mostra do trabalho destas companhias de teatro e os espetáculos acontecem de 24 a 28 de julho: “Chico Jararaca”, da Trapiá Cia Teatral de Caicó, será dia 24, às 20h. No dia 25 tem “A dança do Urubu e o Mimizinho Curadô”, da Cia Matakiterani, de Santa Catarina, às 17h, e “Condenadxs”, da Trapiá Cia Teatral, às 20h. Na quarta-feira, dia 26, tem “As Pelejas de Baltazar” da Trapiá Cia Teatral, às 17h e “Encantados” da Cia Matakiterani, às 20h. Na noite do dia 27, às 20h, será o novo espetáculo da Trapiá Cia Teatral “1877”, que lotou o Teatro Alberto Maranhão, em Natal, e no dia 28, será apresentado “Joaninos” da Cia Matakiterani, às 20h.

A Cia Matakiterani está em Caicó desde junho, vivenciando uma experiência com a Trapiá Cia Teatral, a partir de pesquisas das duas Companhias sobre os sertões em todas as suas dimensões – o sertão árido do Seridó e o sertão úmido do Planalto Catarinense. Com isso, houve participação dos artistas de Santa Catarina nas ações da Associação Cultural Trapiá e a montagem do espetáculo “Joaninos”, com direção de Lourival Andrade e cenário de Custódio Jacinto, da Trapiá, e atuação de Morgana Oliveira e Marcos Cordioli da Matakiterani.

Mais >

‘Derrotamos Bolsonaro, mas não derrotamos os bolsonaristas ainda’, diz Lula


O presidente Lula (PT) retomou promessas de campanha, como picanha para a população, e xingou o suspeito de hostilizar o ministro do STF (Supremo Tribunal Federal) Alexandre de Moraes durante discurso neste domingo (23) em São Bernardo do Campo (SP).

As declarações foram feitas em evento de posse da nova diretoria do Sindicato dos Metalúrgicos do ABC, encabeçada por Moisés Selerges.

O evento terminou com a Maria Rita cantando “Como Nossos Pais”, com Lula, a primeira-dama Janja e os ministros no palco. Lula chorou.

Durante discurso, Lula afirmou ser preciso recuperar a civilidade no país após a derrota de Jair Bolsonaro (PL) e lembrou o caso de hostilidade relacionado ao magistrado.

Mais >

Ex-bombeiro é preso em operação sobre a morte de Marielle e Anderson


A Polícia Federal (PF) e o Ministério Público do Rio de Janeiro (MPRJ) prenderam nesta segunda-feira (24) o ex-bombeiro Maxwell Simões Corrêa, o Suel, na Operação Élpis, primeira fase da investigação que apura os homicídios da vereadora Marielle Franco e do motorista Anderson Gomes, além da tentativa de homicídio da assessora Fernanda Chaves.

Suel foi condenado em 2021 a quatro anos de prisão por atrapalhar as investigações, mas cumpria a pena em regime aberto. O ex-bombeiro tinha sido preso em junho de 2020.

De acordo com o MPRJ, Maxwell era o dono do carro usado para esconder as armas que estavam em um apartamento de Ronnie Lessa, acusado de ser um dos autores do assassinato. Suel também teria ajudado a jogar o armamento no mar.

Mais >

4 a 0: Brasil estreia com goleada na Copa do Mundo e show de Ary Borges


A Seleção Brasileira estreou com goleada na Copa do Mundo Feminina. Nesta segunda-feira (24), a equipe da técnica Pia Sundhage venceu o Panamá por 4 a 0, em Adelaide, na Austrália, com grande atuação da meio-campista Ary Borges.

A jogadora do Racing Louisville, dos Estados Unidos, marcou três gols e ainda deu assistência para mais um, de Bia Zaneratto.

Apesar do placar elástico, esta foi apenas a terceira melhor estreia do Brasil em Mundiais femininos. Na edição de 1999, bateu o México por 7 a 1. Em 2007, goleou a Nova Zelândia, 5 a 0.

Com o triunfo, a Seleção Brasileira assume a liderança do grupo F, com três pontos. França e Jamaica têm um, e o Panamá, zero.

Mais >

Maior evento gospel do RN reúne mais de 200 mil pessoas em três dias de programação


O festival de música gospel “Mossoró Sal & Luz” chegou ao fim na noite deste sábado 22, já consolidado como o maior evento gospel do Rio Grande do Norte, reunindo, ao longo de três dias de programação, 210 mil pessoas na Estação das Artes Elizeu Ventania. O número foi contabilizado pela organização do festival.

Durante o evento, foram utilizados drones simultaneamente ao longo do percurso e os dados fotográficos aéreos analisados por engenheiros que chegaram ao total de público. Dentro da Estação das Artes não foram instaladas barracas, o que ampliou o espaço para o público.

Nesta última noite de apresentações, subiram ao palco mais três grandes atrações, animando a multidão que compareceu em peso à Estação. O primeiro artista a se apresentar neste terceiro dia de “Mossoró Sal & Luz” foi Cícero Oliveira. Com mais de 15 anos de carreira, ele conta que ficou impressionado com a grandiosidade do evento.

Mais >

Rio Grande do Norte contabiliza 3,9 mil novos negócios criados no 1º semestre


A taxa de abertura de novos negócios na categoria de Microempreendedor Individual (MEI) no Rio Grande do Norte desacelerou no primeiro semestre do ano e registrou um decréscimo de 61,1% em comparação com seis primeiros meses do ano passado. Foram criadas 3.962 novas empresas entre janeiro e junho deste ano. Enquanto, no mesmo período de 2022, esse quantitativo foi superior a 10 mil novos negócios formalizados no estado, de acordos com dados da Receita Federal.

A curva de registros desse perfil de empresa, em função da facilidade e benefícios proporcionados aos empreendedores optantes, tende historicamente a ser ascendente, tanto que, nos últimos cinco anos, a quantidade de empreendimentos formalizados no RN como MEI praticamente duplicou, apresentando um aumento de 97,2% em função da criação de 90,7 mil negócios. No entanto, em 2023, a tendência não se confirmou, ao menos não no primeiro semestre.

Em junho, o Rio Grande do Norte contabilizou um total de 906 microempreendedores registrados. Para se ter noção do volume, no mesmo mês de 2022, mais de 1,6 mil potiguares tornaram-se donos do próprio negócio via essa figura jurídica, o que representa uma redução 44,3%. Mas isso não significa que menos potiguares desejam ser o próprio patrão, e sim é um reflexo do cenário de anos anteriores.

Mais >

Representantes da empresa Estrela do Sertão realizam seletiva para futebol de campo em São Fernando


A cidade de São Fernando-RN recebeu a visita dos observadores técnicos, representantes da empresa Estrela do Sertão, da cidade de Upanema – RN, do empresário Anderson F. Fernandes.

Os observadores foram: Muriquito, ex jogador profissional, Coordenador de esporte da cidade de São José do Brejo do Cruz, PB e Denis Dequian, Coordenador de Esporte da cidade de Janduís, RN.

O objetivo da visita, foi observar um treino técnico de futebol de campo, no Estádio Municipal Elias Fernandes, a fim de captar/selecionar alguns jovens que possam atuar em equipes profissionais do Rio Grande do Norte. Portanto, dia 06/08 será feito uma avaliação final na cidade de Upanema, com observadores vindos de São Paulo e Fortaleza.

O feito se deu, graças ao empenho da Secretaria Municipal de Esportes, que sempre tem tipo a preocupação de fazer o melhor para o esporte do município de São Fernando.

Como resultado dessa observação, foram selecionados os atletas Jardson Willian, Fredson Gonçalves, Daniel Silvestre e Ruan Vinícius.

Foragido por estupro de vulnerável é preso em Ipueira


Mais um foragido por estupro de vulnerável foi preso. Desta vez, a prisão ocorreu no município de Ipueira, interior do Rio Grande do Norte, de acordo com a Polícia Militar neste domingo (23). De acordo com a PM, somente esta semana cinco foragidos da justiça foram presos no Estado.

Após efetuar a captura a guarnição o levou até a Delegacia de Polícia Civil, onde o suspeito ficará à disposição da justiça.

Nenhum outro detalhe do caso, com a identidade do homem, idade da vítima ou município aonde aconteceu o crime, foi relevado pela polícia.

Joelma cancela shows e anuncia pausa na carreira


Depois que contraiu a Covid-19 cinco vezes, Joelma tem vivido um verdadeiro drama em sua vida por conta das sequelas da doença. A cantora, que havia cancelado shows recentemente por ter passado mal com falta de ar e outros sintomas, precisou cancelar novamente a agenda de apresentações, por tempo indeterminado.

No último sábado, 22, Joelma passou mal durante um show em Santa Maria das Barreiras, no Pará, e foi orientada por médicos a repousar até ficar completamente curada.

Um comunicado oficial foi divulgado na manhã deste domingo, 23, no Instagram da artista. “Meus babys, cantar pra vocês e estar com vocês é o que eu mais amo. Já são quase 30 anos de carreira levando esse dom que Papai do Céu me deu para os palcos, mas neste momento preciso cuidar de minha saúde para poder voltar 100%. Obrigada por tudo! Amo vocês”, escreveu Joelma.

Mais >

Daniel Silveira chama Marcos do Val de ‘palhaço’ e rechaça plano golpista


Em carta escrita na prisão, o ex-deputado federal Daniel Silveira (PTB-RJ) chamou o senador Marcos do Val (Podemos-ES) de “palhaço” devido ao depoimento do capixaba a respeito de uma suposta reunião golpista com o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) em 8 de dezembro de 2022, no Palácio do Alvorada, que virou alvo de investigação da Polícia Federal.

Do Val voltou a afirmar à PF nessa quarta-feira, 19, ter se reunido com Silveira e Bolsonaro para “tratar sobre a possível gravação do ministro Alexandre (de Moraes) com a finalidade de invalidar as eleições”. Ele também disse que o ex-deputado o procurou “insistentemente” para idealizar e marcar o encontro, e que o convite foi feito por Bolsonaro. A versão difere da apresentada pelo ex-presidente à Polícia Federal. No dia 12, Bolsonaro negou que qualquer plano de gravar Moraes tivesse sido discutido na reunião e afirmou que “não teve contato anterior” com do Val.

“O presidente [Bolsonaro] o recebeu como qualquer outro parlamentar. A conversa durou pouco tempo, entre 10 min ou pouco mais, e peça [sic] que não me cobre que seja um cronômetro para marcar tempo de uma porcaria de reunião que se tornou um circo por conta de um palhaço”, escreveu Silveira, na carta.

Mais >

Gerente de banco é preso suspeito de clonar cartões de aposentados


Um gerente de um banco em uma agência na Penha, na zona norte do Rio de Janeiro, foi preso em flagrante por suspeita de clonar cartões de aposentados e cometer estelionato previdenciário.

O homem teria emitido entre 30 e 50 cartões magnéticos por mês e repassado a uma quadrilha especializada em fraudar a Previdência Social, segundo a polícia. Não há informações sobre quanto tempo durou o esquema.

O suspeito recebia até R$ 2 mil por cartão clonado e, somente em julho, teria movimentado cerca de R$ 120 mil. Os cartões repassados eram usados pela quadrilha para realizar saques dos benefícios mensais das vítimas.

Mais >

INSS facilita a emissão do auxílio-doença; saiba como conseguir o benefício


O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) tornou mais fácil a concessão do benefício por incapacidade temporária (conhecido como auxílio-doença). Agora, a emissão do parecer conclusivo da perecia médica federal não será mais necessária .

Para a concessão do benefício, será necessário o envio de uma lista de documentos. De acordo com o INSS, o prazo máximo para a concessão do benefício será de 180 dias. Se o pedido for negado, um novo requerimento pode ser solicitado num prazo máximo de 15 dias.

Os documentos poderão ser enviados por meio do aplicativo Meu INSS ou pelo site. O requerimento também poderá ser realizado pela Central 135, mas o benefício ficará pendente “até que os documentos sejam entregues em uma Agência da Previdência Social (APS) ou anexados pela plataforma Meu INSS”, explica o órgão.

Mais >

Temer diz que impeachment de Dilma foi ‘golpe de sorte’ e elogia Lula


Oex-presidente da República Michel Temer (MDB) voltou a afirmar, dessa vez em entrevista ao site chileno BioBioChile publicada neste sábado, 22, que o impeachment de Dilma Rousseff (PT) foi, na sua visão, um “golpe de sorte”. Temer foi perguntado sobre comentário feito em 2016 no Twitter pelo então deputado Gabriel Boric, atual presidente do Chile, sobre o processo de impeachment. Na ocasião, Boric disse que a destituição de Dilma foi um golpe, mesmo que disfarçado de “institucional”.

“Tirando o que o Boric e o Lula falaram, com o perdão do trocadilho, acho que foi um golpe de sorte”, disse Temer. O ex-presidente já havia usado o termo “golpe de sorte” ao Estadão em outubro do ano passado, quando Lula, então candidato à Presidência, o chamou de golpista durante debate na Rede Globo.

“O que aconteceu com a ex-presidente Dilma é que ela perdeu apoio político. Além disso, havia as pedaladas fiscais, que são uma questão técnica e estão sob pena de demissão. Afastado o presidente, quem deve assumir a presidência da República é o vice-presidente. Isso está escrito na Constituição brasileira”, afirmou, na entrevista ao site chileno. “Então sinto muito por aqueles que me chamam de golpista, sinto muito pelo presidente Boric que se manifestou dessa forma no passado. Não sei se atualmente, com os problemas que tem em seu governo, ele diria o mesmo”, acrescentou. Como mostrado pelo Estadão, derrotas legislativas e impopularidade marcaram o primeiro ano de Boric na presidência.

Mais >

Ciro Nogueira: mudança na reforma trabalhista “não passa de jeito nenhum”


Ciro Nogueira (PP-PI, foto) está empenhado em impedir uma possível reforma trabalhista elaborada pelo Ministério do Trabalho, sob o comando do petista Luiz Marinho.

No Twiiter, o senador disse que o ministro quer “desfigurar” a reforma aprovada em 2017, ainda no governo de Michel Temer, e “levar o Brasil de volta ao atraso”.

“O ministro do Trabalho do PT quer desfigurar a reforma trabalhista, recriar o imposto para aparelhar sindicatos, enfim, levar o Brasil de volta ao atraso. Lula, pode oferecer 50 ministérios: não passa de jeito nenhum. Cláusula pétrea da Agenda Central. Vou defender que seja questão fechada”, afirmou.

Mais >

Potiguar empata com o Nacional e se classifica para a segunda fase da Série D


Pela primeira vez em sua história, o Potiguar de Mossoró está classificado para a segunda fase da Série D do Campeonato Brasileiro. O Time Macho empatou em 0 a 0 no Estádio Maria Lamas Farache, o Frasqueirão, em Natal, com o Nacional de Patos/PB e contou com o revés do Santa Cruz/PE para o Iguatu/CE para assegurar sua vaga na fase seguinte da competição.

Com os resultados da rodada, o alvirrubro mossoroense terminou a fase de grupos na terceira colocação com 23 pontos, sendo esta a melhor campanha da sua história no torneio nacional. O adversário do Potiguar será diante do Bahia de Feira/BA, que se classificou em segundo lugar no Grupo A4. O primeiro jogo decisivo será no próximo fim de semana no Estádio Manoel Leonardo Nogueira, o Nogueirão, em Mossoró.

O primeiro tempo foi de equilíbrio entre as duas equipes, com boas chances para ambos os lados, porém um Nacional/PB mais organizado em campo enquanto o Potiguar errava nas tomadas de decisões e desperdiçou muitas chances ofensivas. Já no segundo tempo, o alvirrubro começou a finalizar mais e propor perigo ao goleiro Rodrigo Carvalho, mas o zero prevaleceu no placar para as duas equipes, que se classificaram para o mata-mata da Série D.

Mais >