Traficante que ordenou ataques criminosos no Rio Grande do Norte vai cumprir pena no Pereirão em Caicó


Andreza Cristina Lima Leitão, conhecida popularmente como “Bibi Perigosa”, foi transferida nesta segunda-feira (17/07), para cumprir pena na ala feminina da Penitenciária Estadual do Seridó (PEREIRÃO), em Caicó/RN.

Bibi Perigosa é a traficante considerada pela polícia a chefe da facção criminosa do Rio Grande do Norte, que sob suas ordens, promoveu depredações, roubos e assassinatos em série no Estado, em março. Desde 2020, ela vivia escondida no Rio de Janeiro, sob proteção do Comando Vermelho, facção carioca aliada à potiguar.

Andreza ganhou o apelido de Bibi Perigosa por conta da personagem interpretada por Juliana Paes na novela “A Força do Querer”, que a TV Globo exibiu de abril a outubro de 2017.

Mais >

Mistério em Patu: Menina de 15 anos está desaparecida e cunhado assumiu que deu carona; Suspeito foi depor acompanhado de advogados


Uma menina de 15 anos saiu de casa, em Patu-RN, no sábado e até essa data, 48 horas depois, ainda não deu notícias à família. Preocupada, a mãe procurou a Polícia Militar, que rapidamente buscou câmeras de vigilância de comércios e residências espalhadas na cidade e conseguiu informações valiosas para entregar à Polícia Civil, que toma conta das investigações a partir de agora após fundada suspeita de que houve crime contra a vida da moça.

O blog Jair Sampaio manteve contato com a Polícia Militar de Patu e soube que o corpo de Emilly ainda não foi achado, nem mesmo há evidências se está viva ou morta. Soubemos também que o cunhado da menina estava a todo tempo ao lado dos policiais mas só resolveu falar que deu carona à moça após várias horas de trabalho de busca por imagens de câmeras de TV. Wagner Dantas disse que deixou a garota em um local ermo mas não detalhou o motivo.

O Sargento Rondes, responsável pela equipe da PM que estava a todo tempo com os familiares de Emilly, contou ao blog que sua GU descobriu ainda que o suspeito foi a um posto de combustível na cidade e abasteceu um tambor com gasolina, situação que também que não conseguiu explicar aos policiais. Tão logo o cerco foi se fechando, Wagner tramou dizer também que no horário do desaparecimento de Emilly ele se encontrava com ‘um amante’, versão que foi desmentida pela pessoa mencionada.

Mais >

Sindicato de Jornalistas do RN emite nota de repúdio contra funcionário da AL acusado de assédio


O Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Rio Grande do Norte (SINDJORN) e a Federação Nacional dos Jornalistas (FENAJ) se solidarizam à jornalista Sayonara Alves, colocando toda a estrutura à disposição da Profissional de Comunicação, e ao mesmo tempo pedem rigor e agilidade ao Ministério Público do Estado e a Polícia Civil na apuração das denúncias de assédio sexual, importunação sexual e assédio moral causadas pelo ex-Diretor da Escola da Assembléia Legislativa do Estado, João Maria de Lima.

Na contramão da política social realizada pela própria Instituição Legislativa em combater esse tipo de violência, o ex-diretor da Escola da Assembleia coloca por terra todos os esforços em diminuir os crescentes índices de ataques, feminicídios e barbárie que atingem as mulheres.

Nunca coube, nem caberá, qualquer tipo de atitude como essa em nossa sociedade, que deve ser repudiada por todos nós e punida exemplarmente com os rigores da Lei.

Mais >

Diretor da Escola da AL é exonerado após denúncia de assédio sexual ao MP


Um caso de assédio sexual veio à tona, nesta segunda-feira (17) na Escola da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte (ALRN), envolvendo o diretor João Maria de Lima e a jornalista Sayonara Alves, que trabalha na instituição. Denúncias de importunação sexual, assédio moral e abuso foram levadas ao Ministério Público, que agora investiga o caso. O caso foi publicado inicialmente pelo Blog do Dina.

O perfurme Tommy Girl, da marca americana Tommy Hilfiger era o preferido da jornalista Sayonara Alves.

Num dia chegou ao seu trabalho, a Escola da Assembleia Legislativa do RN, a jornalista se encaminhou para sua mesa, na antessala do diretor, João Maria de Lima, e iniciou sua rotina, até que a sineta que João tocava para convocar assessores se fez ouvir, e a jornalista sentiu o desconforto a visitar quando ouviu João chamar seu nome.

A jornalista respirou fundo e as sensações dos últimos encontros a sós com o diretor foram crescendo dentro de si. Pegou uma agenda, atravessou a sala e parou exatamente na porta. Não ousou entrar.

Mais >

Trabalhadores pedem redução de juros para produzir alimentos no Brasil


No lançamento do Plano Safra da Agricultura Familiar 2023/2024 para a Região Nordeste do Brasil nesta segunda-feira (17), a Confederação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura (Contag) pediu a redução dos juros para financiar a produção de alimentos no país. Atualmente, os juros estão em 4% ao ano para empréstimos destinados à produção de pequenas unidades produtivas, a chamada agricultura familiar.

O presidente da Contag, Aristides Santos, elogiou os avanços no atual plano, que aumentou em 34%, se comparado à safra anterior, o total de recursos destinados ao crédito para o setor, fixado em R$ 71,6 bilhões para o Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf) de 2023/2024. Porém, para o representante dos trabalhadores na agricultura, é preciso reduzir os juros.

“O (presidente) Lula toda vez que me encontra diz ‘fale com os agricultores liderados pela Contag para produzir mais feijão, mais arroz’. E eu disse a ele antes do plano: aprove do jeito que a Contag propôs que vamos ter mais feijão e mais arroz. Agora, com 4% para plantar arroz e feijão, possivelmente, a gente não atinge as metas e o sonho que o presidente Lula quer”, afirmou Santos.

Mais >

Santana do Seridó cria espetáculo sobre história da cidade


A cidade de Santana do Seridó faz parte do Projeto Trapia Semente e depois da etapa Semear, vivencia agora a etapa Regar, já iniciando criação de cenas do espetáculo, que vai contar a história da fundação da cidade.

Em Santana, as crianças e adolescentes, junto a arte educadora Jade Vitória, optaram em resgatar o nome de antigo grupo da cidade e assim ressurge o Grupo de Teatro Renascer, com outras metas e novos integrantes, mas, com o mesmo objetivo, de fazer florescer e dar bons frutos, através da arte.

Nesta semana, dia 11, o Grupo Renascer teve oficinas de Criação de Cena, com o ator Alexandre Muniz, e de Som de Cena, com Emanuel Bonequeiro. Os demais municípios do Projeto Trapiá Semente, também tiveram oficinas esta semana: Ouro Branco, dia 10, São José do Seridó, dia 12, São Fernando, dia 13, e Ipueira, dia 14.

O Projeto Trapiá Semente é uma realização da Associação Cultural Trapiá através da Lei Câmara Cascudo e iniciativa do Edital Transformando Energia em Cultura do Instituto Neoenergia com patrocínio do Governo do Estado do Rio Grande do Norte, Secretaria Extraordinária de Cultura, Fundação José Augusto e Neoenergia Cosern, com produção da Mapa Realizações Culturais, e Conta com apoio das Prefeituras Municipais e Conselhos Municipais das Crianças e Adolescentes

Mossoró lidera incidência de raios no RN


A incidência de raios no Rio Grande do Norte aumentou 28% no primeiro semestre de 2023.

Dos 75.702 registrados de janeiro a junho de 2022, o número subiu para 104.661. Nos dois períodos, a cidade de Mossoró liderou o ranking, conforme dados da Neoenergia Cosern.

Os raios que caíram no estado este ano causaram mais de 1.400 interrupções no fornecimento de energia elétrica e danificaram aproximadamente 400 equipamentos do sistema, incluindo postes, transformadores, isoladores e cabos.

Além de provocar perturbações no sistema elétrico da distribuidora, a queda de tantos raios pode comprometer as instalações elétricas das residências.

Ranking

Janeiro a junho de 2022

  • Mossoró: 4.183
  • Caicó: 3.776
  • Açu: 3.641
  • Santana do Matos: 3.315
  • Campo Grande: 3.028

Total: 75.702

Janeiro a junho de 2023

  • Mossoró: 7.312
  • Campo Grande: 4.966
  • Caraúbas: 4.624
  • Apodi: 4.473
  • Gov. Dix-Sept Rosado: 4.195

Total: 104.661

Governo Federal libera R$ 109 milhões para saúde pública do RN


A Secretaria Estadual de Saúde Pública (Sesap) recebeu nesta segunda-feira (17) a confirmação de um aporte de recursos do Ministério da Saúde. Serão recebidos R$ 109 milhões para reforçar as ações de média e alta complexidade e a rede de oncologia em Natal e Mossoró.

O valor é referente à compensação da produção hospitalar de média e alta complexidade entre 2019 e 2022. O MS atendeu o pleito feito através de um ofício encaminhado pela Sesap em 24 de maio deste ano, após um acerto feito entre a gestão estadual e a representação das secretarias municipais de saúde.

“Essa portaria é, na verdade, a concretização de um olhar sensível à saúde, com efeito direto nos serviços à população. Vínhamos reivindicando junto ao Ministério da Saúde, dialogando com a ministra Nísia Trindade (Saúde), que nessa mesma portaria atendeu a um outro pleito nosso, que é exatamente o recurso para a oncologia. Essa possibilidade de diálogo só traz benefícios à sociedade”, ressalta a governadora Fátima Bezerra.

Mais >

Só 124 dos 513 deputados não faltaram ao trabalho no 1º semestre


Nem o altíssimo salário de R$41.650,92, além dos penduricalhos que engordam os ganhos mensais, garantiu a presença de parlamentares na Câmara dos Deputados no primeiro semestre do ano. Só 124 deputados federais tiveram 100% de presença nas 57 sessões analisadas. O levantamento considerou 551 parlamentares, já que alguns assumiram o posto de outros que se ausentaram para, por exemplo, assumirem cargos, o que inchou ainda mais o parlamento, que tem 513 vagas.

Cadê você?

Aos 88 anos, a veterana Luiza Erundina (Psol-SP) foi quem menos apareceu: foram 40 ausências, mas todas dadas como “justificadas”.

Justificaram

Com 38,6% de ausência, Misael Varella (PSD-MG) e Talíria Petrone (Psol-RJ), no cargo desde fevereiro, seguem o triste ranking.

Mais >

PF manda ex-ministro Anderson Torres devolver salários recebidos enquanto ficou preso


A Direção Nacional da Polícia Federal determinou que o ex-ministro da Justiça e delegado federal, Anderson Torres, devolva aos cofres públicos os salários que recebeu da corporação enquanto esteve preso preventivamente, pela suspeita de envolvimento nos ataques às sedes dos Poderes da República, em 8 de Janeiro. É como se o delegado tivesse faltado ao trabalho por sua própria vontade.

Delegado de carreira da PF há 20 anos, Torres tem remuneração bruta de cerca de R$ 30 mil e foi preso quando ocupava o cargo de secretário de Segurança Pública do Distrito Federal.

Sua prisão preventiva durou de 14 de janeiro a 11 de maio. O que indica a possibilidade de devolução de um montante de R$ 117 mil em remuneração bruta recebida neste intervalo de cerca de quatro meses.

Mais >

Suspeito de estuprar criança de seis anos é preso em Macaíba


Um homem de 59 anos foi preso na manhã desta segunda-feira (17) suspeito de estuprar uma criança de seis anos em Macaíba, Grande Natal. O mandado de prisão preventiva foi cumprido pela Polícia Civil da Delegacia Especializada em Atendimento à Mulher do muncípio, em ação conjunta com o Instituto Técnico-Científico de Perícia (ITEP) e o suspeito foi acusado de estupro de vulnerável e constrangimento ilegal. A prisão faz parte da 9ª fase da Operação “Guardiões da Infância”.

De acordo com a PC, o suspeito teria cometido o crime no mês de junho quando trabalhava como pedreiro na casa da família da vítima. Ainda segundo divulgação das autoridades, Após praticar o crime, o investigado ameaçou a mãe da criança com um canivete, com o intuito de não ser denunciado. O exame pericial, realizado posteriormente pelo ITEP, atestou a prática do crime. O suspeito fugiu da cidade, mas foi localizado pela polícia.

O capturado foi encaminhado para o sistema prisional, onde permanecerá à disposição da Justiça. O mandado de prisão preventiva foi expedido pela 2ª Vara Criminal da Comarca de Macaíba do Tribunal de Justiça do Estado do Rio Grande do Norte.

Deputados pelo RN assinam pedido de impeachment de Barroso


O líder da oposição na Câmara dos Deputados, Carlos Jordy (PL-RJ), está recolhendo assinaturas para uma denúncia contra o ministro do Supremo Tribunal Federal, Luís Roberto Barroso, devido a declarações políticas que podem ensejar um pedido de impeachment no Senado federal. Ainda não há a confirmação sobre quantas assinaturas foram recolhidas até esta segunda-feira (17), mas pelo menos dois deputados federais do Rio Grande do Norte assinaram.

Na quinta-feira (14), Carloa Jordy postou imagem em que havia assinaturas de 48 deputados federais apoiando o afastamento de Barroso. De acordo com a legislação, qualquer cidadão pode apresentar à Secretaria-Geral da Mesa do Senado uma denúncia sobre ministros do Supremo, cabendo à Casa Legislativa o acolhimento ou não da denúncia, que pode ocasionar na abertura de um pedido de impeachment.

Os deputados federais pelo Rio Grande do Norte que assinaram o documento foram os General Girão (PL) e Sargento Gonçalves (PL). Além deles, nomes como Nikolas Ferreira, Eduardo Bolsonaro e Bia Kicis também assinaram o pedido.

Mais >

Liga Contra o Câncer completa 74 anos e reforça importância de doações


A Liga Contra o Câncer chega aos 74 anos nesta segunda-feira (17) consolidada como uma das principais referências no tratamento oncológico do Brasil. Maior instituição de saúde do Rio Grande do Norte, a Liga tem caráter filantrópico e, apenas entre junho de 2022 e maio de 2023, realizou mais de 1 milhão de atendimentos, entre consultas, internações, tratamentos e exames.

Na segunda-feira, funcionários e pacientes vão participar de uma festa que será realizada a partir das 9h30, no Centro Avançado de Oncologia (Cecan), com música e passeio da imagem do Santíssimo conduzida pelo Padre Motta junto com representantes de cada setor. Também haverá celebrações na Policlínica e no Hospital Luiz Antônio.

“A Liga celebra seus 74 anos oferecendo atendimento oncológico de alto padrão de forma igualitária para todos os pacientes, sejam oriundos da rede particular ou do SUS. Estamos constantemente investindo em equipamentos de ponta, pesquisas, além de uma equipe multidisciplinar de extrema competência. Por isso queremos destacar a importância das doações para a nossa instituição, são elas que contribuem para o equilíbrio econômico, financiam e apoiam projetos como a Casa de Apoio Irmã Gabriela, a Clínica da Dor e a Mercearia da Liga”, explica o superintendente Roberto Sales.

Mais >

Você pode ler mensagens apagadas no WhatsApp; entenda o truque


Sabia que tem um jeito pra ver mensagens apagadas no WhatsApp?

O truque funciona apenas para aparelhos Android —foi mal, donos de iPhone—, mas já quebra um galho.

O processo é bem simples:

Vá em “configurações” do Android;

Depois, navegue até “notificações” e clique em “configurações avançadas”;

Aí é só procurar por “histórico de notificações” e ativar essa opção.

A partir daí, sempre que você receber uma mensagem e apagá-la, bastará entrar aqui, selecionar essas opções e vai encontrar no histórico de notificações.

Mais >

Jean Paul Prates vai atrás de importar gás da Bolívia para tentar baratear preço no Brasil


A notícia é da CNN Brasil. A pressão pelo aumento da oferta de gás natural no Brasil pode levar a Petrobras a voltar a investir na Bolívia, país que mudou as regras dos contratos com as petroleiras que atuavam no país em 2007. De acordo com o presidente da Petrobras, Jean Paul Prates, conversas já estão acontecendo com o governo do país vizinho e é possível um acordo para a volta dos investimentos da estatal brasileira.

Sob o governo de Evo Morales, a Bolívia mudou os contratos em 2007, de forma unilateral, o que desestimulou o investimento das petroleiras que atuavam no país, não apenas a Petrobras. Com isso, as reservas de gás bolivianas não evoluíram e hoje são ligeiramente superiores às da Petrobras, com 11 trilhões de pés cúbicos (FTCs), contra 10 FTCs da Petrobras. Com a mudança, as petroleiras ficaram com apenas 1% dos lucros obtidos pela produção.

“O goverment take (parte do governo) de lá é de 99%, sobra só 1% do lucro para o contratado, é um contrato de serviços. Então em termos fiscais, para todo mundo ficou um pouco agressivo e desinteressante”, explicou Prates ao Broadcast (sistema de notícias em tempo real do Grupo Estado).

Mais >

Vídeo: Michelle Bolsonaro pede que deputada tire prótese ocular em evento na PB


A ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro (PL) pediu à deputada federal Amália Barros (PL-MT) para tirar a prótese ocular no palco de um evento de mulheres do Partido Liberal, realizado ontem em João Pessoa (PB). O episódio gerou críticas nas redes sociais.

O que aconteceu

  • Ao passar a palavra à deputada, Michelle condicionou a entrega do microfone à retirada da prótese. Ao receber a prótese de Amália, a ex-primeira-dama a coloca no próprio bolso.
  • “Eu amo vê-la sem prótese, gente. Eu sei que seu trabalho é esse, amiga, mas tira”, disse Michelle. Sorrindo, a deputada afirmou: “Ela sempre faz isso, e eu ainda não aprendi a vir sem prótese”.
  • O vídeo chamou a atenção de internautas pela situação de exposição da deputada e também pelo ato de Michelle guardar a prótese da parlamentar no bolso. “Se a pessoa escolheu se apresentar de uma forma? por que ela [Michelle] provoca esse constrangimento? Indelicado demais”, disse uma internauta.
  • Michelle é presidente do PL Mulher, e Amália, vice. Parlamentares e correligionárias estavam na capital paraibana para o evento na tarde de sábado. Procurada por meio da assessoria do PL, a ex-primeira-dama ainda não se manifestou.

UOL

Paulinho Freire e vereadores de Natal prestigiam leilão de Sant’Ana na granja de Álvaro Dias, em Caicó


O prefeito de Natal, Álvaro Dias e a esposa Amanda Dias, foram os anfitriões da noite do sábado (15), em Caicó. O filho-deputado Adjuto Dias estava presente.

Como faz todos os anos, recebeu a peregrinação de Sant’Ana em sua granja.

Presenças do deputado federal Paulinho Freire, do presidente da Câmara de Natal, Eriko Jácome e de dos vereadores de Natal: Robson Carvalho, Raniere, Hermes, Anderson Lopes e Klaus Araújo.

Peregrinos de Sant’Ana já estão a caminho de Caicó


A caravana Ilton José de Sousa Pacheco, dos peregrinos de Sant’Ana de Caicó, saíram da Igreja de Sant’Ana de Currais Novos na madrugada deste domingo (16).

Na quarta-feira (19) serão recepcionados em Caicó, seguindo até a Catedral de Sant’Ana, onde ocorrerá a Missa.

Viva os Peregrinos.

E Viva Sant’Ana!

Feirinha de Sant’Ana de Currais Novos foi atração de políticos no sábado (15)


Tradicionalmente, a Feirinha de Sant’Ana de Currais Novos reúne políticos que chegam, circulam e concedem entrevistas.

A governadora Fátima Bezerra circulou com o prefeito Odon e o presidente da Assembleia, deputado Ezequiel Ferreira.

O ex-prefeito Zé Lins recebeu os deputados Nelter Queiroz, Ubaldo e Terezinha Maia e depois foi a casa de Carlson Gomes para uma visita.

E Carlson Gomes recebeu os deputados Adjuto Dias e Tomba Farias. É 2024 chegando.

Heitor Gregório

PF identifica pessoas que hostilizaram Alexandre de Moraes na Itália


As pessoas envolvidas no episódio de agressão ao ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes, em aeroporto de Roma, na Itália, foram identificadas pela Polícia Federal (PF). O caso está em apuração e os nomes não foram divulgados oficialmente. Segundo informações divulgadas por veículos de imprensa, o magistrado foi hostilizado na capital italiana e seu filho chegou a ser agredido com um soco no rosto.

Ainda no sábado (15), quando o caso veio a público, a Procuradoria-Geral da República (PGR) solicitou informações à Polícia Federal sobre as agressões. Em nota divulgada neste domingo (16), a PGR informou que “tomará as medidas cabíveis a respeito do caso”.