RN tem 48 mil alunos fora da faixa no Ensino Médio


Depois de ter recebido em 2022 a pior nota do País no Ensino Médio Público da rede estadual, com apenas 2,8 de média no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB), mais um índice demonstra as falhas na educação do Estado. O RN está entre os cinco estados do país com mais estudantes “atrasados”, ou seja fora da faixa etária indicada para o Ensino Médio. Os dados da mais recente  PNAD Contínua (Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua), divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas (IBGE) mostram que 33,4%, ou 48 mil estudantes, não conseguirão concluir o ensino médio na idade regular de 17 anos. 

Os dados do IBGE demonstram o abismo existente entre o Ensino Fundamental, de responsabilidade dos municípios, e o Ensino Médio, gerido pelo Estado. No caso dos alunos de 6 a 14 anos, de Ensino fundamental, 96,9% deles estão na faixa etária ideal. Já quando estes alunos chegam ao Ensino Médio, essa proporção cai para apenas 66,6%, ou seja uma queda de 30 pontos percentuais. Segundo o IBGE, o estado tem 146 mil estudantes no ensino médio no estado. Desses, segundo informações do SigEduc – Sistema Integrado de Gestão de Educação, da Secretaria Estadual de Educação (SEEC), 117.058 se matricularam na na rede estadual. Os dados se referem a 2022 e preocupam em relação àqueles que estão fora de faixa.

O cenário também é reflexo da pandemia da covid-19 que interrompeu as aulas presenciais, sendo que muitos jovens não conseguiram acompanhar aulas virtuais e precisaram se dedicar a alguma atividade laboral para ajudar a família, resultando em desistências e reprovações. “Existia distorção de idade em anos anteriores, mas agora é muito maior. Aqui aumentou 60%.  Temos estudantes de 18… 19 anos na primeira, na segunda série do ensino médio”, relata o vice-diretor da Escola Estadual Winston Churchill, no Centro de Natal, professor Ítalo Yuri.

Mais >

PP não vai aderir ao governo Lula “de forma nenhuma”, diz Ciro Nogueira


Presidente nacional do Progressistas, o senador Ciro Nogueira (PP-PI; foto) disse neste sábado que o partido não deve dar nenhum apoio formal ao governo de Lula. Em entrevista à revista Veja, o parlamentar  que foi ministro-chefe da Casa Civil de Jair Bolsonaro e participou da sua campanha em 2022 reconheceu que o partido, uma das estrelas do Centrão, deve no entanto se aproximar do governo via indicação de um ministro.

“O que está ocorrendo é que a bancada da Câmara quer indicar o cargo. Aí vai ser uma indicação total, talvez com a chancela do Arthur [Lira, presidente da Câmara dos Deputados], do grupo que apoia o governo na Câmara. Mas jamais com a minha chancela”, disse à revista. “Não tenho nenhuma participação nisso e nem vou ter.”

Ele também disse que, enquanto presidente nacional da legenda, não irá colocar barreiras às indicações nos cargos. Mas que seu relacionamento com o governo e com Lula se manterá o mesmo.

Mais >

Inmet alerta para baixa umidade em 42 cidades do RN; veja lista


O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta de baixa umidade para 42 cidades do Rio Grande do Norte. O aviso é válido até 19h deste domingo (16).

O alerta é da cor amarela (de perigo potencial), a primeira numa escala de gravidade de três, com a terceira sendo a de maior intensidade.

O aviso dessa cor aponta que umidade relativa do ar pode variar entre 30% e 20%. Segundo o inmet, nesses casos há baixo risco de incêndios florestais e pouco risco à saúde.

Mais >

Rádio Povo roubou a cena na missa e leilão da granja Caiçara de Álvaro Dias


Algo que chamou a atenção na noite desse sábado (15), durante a missa e o leilão na granja Caiçara de Álvaro Dias, foi a presença da equipe da Rádio Povo FM que transmitiu tudo ao vivo.

Segundo informações, nem o próprio Padre Gleiber, que repetiu a dose chamando o leilão no balanço da rede chamou tanta atenção.

O próprio prefeito de Natal não esperava ser prestigiado pela estação radiofônica, fato que ofuscou até a presença da 106 FM (emissora controlada por Álvaro).

Inclusive foram feitas várias fotografias no painel que encena a cobertura de Rádio Povo FM durante a Festa de Sant’Ana 2023.

Casal nega ofensa a Moraes, mas admite “discussão acalorada” com filho de ministro


O casal Andréa e Roberto Mantovani, acusado de hostilizar a família de Alexandre de Moraes no Aeroporto Internacional de Roma, na Italia, na última sexta-feira (14/7), negou ter ofendido o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), mas admitiu uma “discussão acalorada” com o filho do magistrado.

Em nota divulgada neste domingo (16/7) pelo advogado Ralph Tórtima Stettinger Filho, o casal afirma que houve um “equívoco interpretativo em torno dos fatos”, lamenta o que ocorreu no aeroporto da capital italiana e pede desculpas pelo “mal entendido havido”.

Segundo a nota, as ofensas ao ministro Alexandre de Moraes atribuídas a Andréa “foram, provavelmente, proferidas por outra pessoa, não por ela”. Essa “confusão interpretativa”, diz o casal, provocou um “desentendimento verbal entre ela (Andréa) e duas pessoas que acompanhavam o ministro”.

Mais >

Novena e leilão na granja Caiçara de Álvaro Dias, marcaram o encerramento da perigrinação de Sant’Ana


Na noite de sábado 15 de Julho, foi realizada na granja Caiçara, localizada no Bairro Itans em Caicó a última novena e leilão fechando o ciclo de perigrinação de Sant’Ana, padroeira de Caicó.

O local que é de propriedade do prefeito de Natal, Álvaro Dias, recebeu amigos, correligionários empresários e diversos políticos da região do Seridó.

Para Álvaro Dias, o número de pessoas presentes superou todas as suas expectativas. Álvaro aproveitou o momento para agradecer as presentes e principalmente as pessoas que fizeram doação de prendas para a realização do leilão que teve como apresentador o Padre Gleiber.

O deputado estadual, Adjuto Dias que havia ido a cidade de Currais Novos, para participar da feirinha de Sant’Ana de lá, retornou no início da noite a tempo de participar da novena promovida por seu pai Álvaro Dias.

Tarcísio avisou a Bolsonaro que não será candidato a presidente em 2026


O governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), disse ao ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) que não pretende se candidatar a presidente em 2026.

A informação foi confirmada pela assessoria de Bolsonaro e por interlocutores do governador paulista. A declaração ocorreu no encontro que eles tiveram a sós após a crise pelo apoio de Tarcísio à reforma tributária.

No encontro, o governador paulista também manifestou incômodo com as acusações da base bolsonarista de que ele é traidor de Bolsonaro. Ele teria relatado a Bolsonaro que quando era ministro do governo nunca foi um radical nem entrou em polêmicas e que não compreende porque agora parte dos bolsonaristas exigem isso dele.

Mais >

Ancelotti comunica a CBF que sua prioridade é o Real Madrid agora e no futuro


O técnico Carlo Ancelotti, do Real Madrid, entrou em contato com a CBF (Confederação Brasileira de Futebol) para reforçar que sua prioridade é o trabalho no clube espanhol, com quem tem mais um ano de contrato.

De acordo com o jornal espanhol “Marca”, o técnico ficou surpreso com a declaração do presidente da entidade, Ednaldo Rodrigues, de que o italiano seria o treinador da Seleção Brasileira na Copa América do ano que vem. A CBF quer o treinador para o comando da equipe nacional, mas ainda não há vínculo firmado, apenas conversas.

Segundo informou a CNN, as palavras de Ednaldo Rodrigues acenderam o alerta em Madri. Para diminuir a temperatura das declarações, Carlo Ancelotti falou com a CBF e disse que está concentrado em mais uma temporada à frente do Real.

Mais >

Governo do RN divulga cronograma para Curso de Formação da Polícia Civil


Nesta sexta-feira (14), o Governo do Estado do Rio Grande do Norte (RN) anunciou o cronograma previsto para o Curso de Formação Profissional (CFP) da Polícia Civil. O objetivo é capacitar 400 novos profissionais que irão atuar na segurança pública do Estado. O edital para a seleção de instrutores será lançado em 24 de julho, visando formar o corpo docente responsável pelo curso.

A primeira convocação dos alunos está prevista para ser publicada no dia 15 de agosto no Diário Oficial do Estado. Conforme a disponibilidade de vagas e viabilidade para a instituição, convocações posteriores serão realizadas. O início das aulas está programado para 31 de outubro, com previsão de término no mês de janeiro de 2024.

No total, serão oferecidas 50 vagas para o cargo de Delegado de Polícia Civil, 250 vagas para o cargo de Agente de Polícia Civil e 100 vagas para o cargo de Escrivão de Polícia Civil. Essas informações estão de acordo com o Edital n° 01, datado de 25 de novembro de 2020.

Mais >

Lula tem mais pedidos de impeachment que Bolsonaro em início de governo


O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) foi alvo de 10 pedidos de impeachment apresentados na Câmara dos Deputados nos primeiros 6 meses de seu 3º mandato. Levantamento do Poder360 mostra que o número supera o início dos mandatos anteriores do petista e o começo da gestão de Jair Bolsonaro (PL).

O ex-presidente foi alvo de só 3 requerimentos do tipo no 1º semestre de sua gestão. O número é igual ao do 2º mandato de Lula. No 1º, não foram apresentados pedidos contra o petista nos 6 meses iniciais de governo.

Maior parque aquático do RN será inaugurado neste sábado com toboágua de 110 metros


Considerado o maior parque aquático do RN, o West Acqua Park será inaugurado neste sábado (15), após o Instituto de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente – Idema emitiu a Licença de Operação (LO) para o mais novo parque aquático, o “West Acqua Park”. O empreendimento é instalado em uma área total de 62.500,00 m² e será mais um atrativo para a Região do Alto Oeste, especialmente para os municípios de Martins e Umarizal. A licença tem validade de seis anos.

O parque aquático tem 6 mil metros quadrados de extensão, um toboágua gigante com 110 metros, 11 piscinas, 20 atrações, hidromassagens, descida de tirolesa com uma vista panorâmica para toda a região e um espaço para show que comporta mais de 10 mil pessoas. A inauguração está prevista para este sábado (15).

De acordo com a supervisora do Núcleo de Construção Civil do Idema, Adriana Castro, o processo de licenciamento ambiental resultou em um projeto  que beneficiará economicamente a região. “O empreendimento vai se tornar um atrativo turístico muito importante para os municípios do Alto Oeste. Isso porque, trata-se de um parque aquático com diversas atividades tanto para o público adulto como para o infantil”, esclarece.

Mais >

Subprefeito da Palma e suplente de vereador Rutênio prestigia inauguração ao lado de João Maia e Judas Tadeu


Na tarde de ontem (14/07), o atual Subprefeito do Distrito Palma e primeiro suplente de vereador, Rutênio da Palma, esteve prestigiando a inauguração da praça Monsenhor Walfredo Gurgel, em frente a catedral de Sant’Ana.

Rutênio da Palma esteve ao lado do deputado federal João Maia e do prefeito Judas Tadeu.

“Estamos aqui prestigiando e ao mesmo tempo agradecendo ao deputado João Maia, como também ao prefeito Tadeu, por essa importante obra para a nossa querida Caicó. Hoje temos uma linda e bela praça, graças ao empenho do deputado João Maia, e do prefeito Tadeu”, disse Rutênio da Palma.

Rutênio da Palma também agradeceu e lembrou a atenção que o prefeito de Caicó, tem dado ao Distrito da Palma.

“Sabemos das dificuldades, por qual os municípios, inclusive Caicó, mas, a atual gestão tem trabalhado com muito esforço e zelo, e graças a isso, temos ações do poder público municipal no Distrito da Palma. Quero aqui em nome dos moradores da Palma, agradecer ao prefeito Tadeu, pelos serviços que vem sendo realizados no nosso querido Distrito”, concluiu Rutênio da Palma.

Chelsea está ‘alinhado’ para contratar Neymar caso jogador decida sair do PSG, diz jornal


Mesmo em baixa no futebol europeu, Neymar continua despertando o interesse de gigantes do Velho Continente. O jornal Le Parisien informou nesta sexta-feira que o Chelsea monitora a situação do atacante no Paris Saint-Germain e está “alinhado” pela contratação do jogador caso ele decida não ficar em Paris. O brasileiro se reapresentou ao clube francês nesta semana e está na reta final da recuperação de uma lesão no tornozelo direito.

Um dos trunfos do Chelsea para seduzir Neymar é a possibilidade de trabalhar novamente com o técnico argentino Maurício Pochettino, com quem o brasileiro conquistou a Copa da França (2020/21) e o Campeonato Francês (2021/22) no PSG. O treinador foi contratado pelo time londrino ao fim da última temporada e terá a missão de reerguer a equipe depois de uma temporada decepcionante, com apenas o 12º lugar no Campeonato Inglês. O time passa por reformulação, negociou diversos atletas, especialmente com o mercado da Arábia Saudita, e busca novas referências em seu elenco.

O fator que pesa a favor da permanência de Neymar no PSG também é a figura à beira do gramado. O clube francês anunciou recentemente a contratação do técnico espanhol Luis Enrique, com quem o brasileiro trabalhou no Barcelona e viveu um de seus melhores momentos na carreira. O treinador foi o responsável por guiar o trio MSN (Messi, Suárez e Neymar) à conquista da tríplice coroa europeia em 2015 e comandou a seleção de seu país na última Copa do Mundo.

Mais >

Justiça decreta prisão preventiva contra homem detido pela morte de comerciante em Natal


O homem preso em flagrante pela morte de um comerciante de 64 anos, na zona Oeste de Natal, passou por audiência de custódia na tarde desta sexta-feira (14). O magistrado da 1ª Central de Flagrantes da Comarca de Natal, no bairro da Ribeira, homologou a prisão efetuada pela Polícia Militar na tarde dessa quinta-feira (13), data do crime, e decretou a prisão preventiva do acusado.

O caso é investigado pela 3ª Delegacia de Homicídios e de Proteção à Pessoa (DHPP) de Natal. O inquérito policial terá seu curso, enquanto o acusado seguirá preso. Após a conclusão, a investigação deverá ser remetida ao Ministério Público, a quem cabe apresentar eventual denúncia à Justiça. Assim, caso o juiz a aceite, terá início a ação penal.

O acusado pelo crime é Álvaro Thompson Ribeiro Coringa. Ele foi preso em flagrante, na tarde dessa quinta, após ter matado a facadas o idoso Geová César Barbosa da Silva, 64 anos. A vítima estava trabalhava em uma corretora de veículos no bairro Nossa Senhora de Nazaré, quando foi surpreendida pelo seu algoz.

Mais >

PM de folga mata servidor terceirizado da CET após ser atingido por placa de trânsito


Um policial militar de folga matou um funcionário que prestava serviço para Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) em Santana, zona norte de São Paulo, na quinta-feira (13).

De acordo com a Secretaria da Segurança Pública de São Paulo (SSP), o funcionário – identificado como Alberes Fernandes e Lima, de 34 anos -, instalava uma placa de trânsito no local quando o material caiu sobre a cabeça do PM.

Alberes então teria feito menção de estar armado, ao que o PM reagiu atirando contra ele. O homem foi levado ao hospital, mas não resistiu aos ferimentos e morreu.

Mais >

Senador Romário é internado no Rio após quadro de infecção


O senador Romário (PL-RJ) foi internado na noite desta quinta-feira (13), para tratar uma infecção após desconforto. O parlamentar está no Hospital Barra d’Or, no Rio de Janeiro, e possui um quadro médico estável em evolução, segundo a assessoria.

A equipe do parlamentar aguarda novas informações do hospital nesta sexta-feira, 14. “O senador se internou ontem, com um quadro de infecção, depois de passar mal. Quadro estável, evoluindo. Ainda não temos notícias desta manhã”, informou.

Em setembro de 2021, Romário se ausentou do cargo para realizar uma cirurgia para retirada de vesícula em um hospital no Rio de Janeiro. Na época, sua assessoria informou que o procedimento ocorreu sem intercorrências.

Mais >

Livro álbum “Cemitério do Alecrim, Chão Sagrado” foi lançado na capital


Em Natal, foi lançado ontem, dia 13, na sede da Secretaria de Cultura de Natal, Funcarte, o livro-álbum “Cemitério do Alecrim, Chão Sagrado”, organizado por Abimael Silva e a produtora cultural Danielle Brito. O livro álbum foi distribuído gratuitamente e são 162 páginas com fotografias e textos, passeando por lendas, textos de autores potiguares que já falaram sobre o Cemitério do Alecrim, como Câmara Cascudo, Lenine Pinto e Lauro Pinto, e ainda poemas das poetisas Iracema Macedo e Zila Mamede, inspiradas por personagens sepultados no Cemitério do Alecrim.

Vale destacar que o livro traz mapa com localização de túmulos das personalidades que fizeram história no RN, sugerindo roteiro de visitação. Na edição do livro, houve apresentação do filme Lugar do Sono Eterno, da Amarela Entretenimentos, com a direção de Augusto Lula. O filme completa uma trilogia de filmes de Augusto Lula sobre Natal: Ribeira Velha de Guerra, de 1993, Arredia, e Tão Só, de 2015.

A edição do livro é do jornalista Carlos Peixoto. As fotografias são Canindé Soares e João Maria Alves. A produção deste trabalho foi possível através da Lei Djalma Maranhão, lei de incentivo, da Prefeitura do Natal.

Vereador Andinho Duarte acompanha Diretor da Fundação José Augusto em visita à casa de Cultura e Centro Cultural Adjuto Dias


Na manhã desta sexta-feira (14), o vereador Andinho Duarte acompanhou o Diretor Geral da Fundação José Augusto, Gilson Matias, em visita às obras de reforma do Centro Cultural Adjuto Dias e Casa de Cultura.

Também acompanhou a visita, técnicos da Fundação José Augusto, Presidente do PT Dany Guedes, Diretor do Centro Cultural Alexandre Muniz, sub-coordenador Emanuel Melo, Professora Mônica Belotto, Diretor da Casa de Cultura Edcarlos Medeiros e representante da empresa responsável pela obra.

Os dois espaços culturais estão em reformas e serão entregues a população de Caicó nos próximos dias.

Neste primeiro momento, o Centro Cultural passa pela revitalização de toda parte interior, incluindo: teto, portas, pinturas e manutenção da central de ar condicionado.

Já a Casa de Cultura, Sobrado Padre Guerra, passou por uma revitalização de toda estrutura, aguardando chegar a plataforma para acessibilidade.

Em entrevista a Rádio Rural, Gilson Matias e Andinho Duarte falaram da expectativa do povo caicoense em terem esses espaços tão importante em funcionamento.

“Se tudo ocorrer bem, durante a Festa de Sant’Ana os dois equipamentos culturais serão entregues pela Governadora Fátima Bezerra ao povo de Caicó”, disse Andinho.

Joaci Filho, Iron Júnior e Josimário Nunes são os pré-candidatos que deverão disputar a Prefeitura de Jardim do Seridó


Depois de muitos nomes terem sidos lançados como pré-candidatos a prefeito de Jardim do Seridó, seja pelo sistema da situação ou oposição, atualmente, apenas três nomes permanecem firmes e de pé para disputar a Prefeitura Municipal nas Eleições 2024. São eles: o empresário Joaci Filho, o ex-vereador Iron Júnior e o estudante de Direito Josimário Nunes. E enquanto a disputa não chega, os pré-candidatos têm utilizado as redes sociais, de acordo com legislação eleitoral (art. 36-A da Lei 9.504/97).

Joaci Filho é irmão do ex-prefeito Padre Jocimar Dantas e deverá receber o apoio do atual prefeito Amazan Silva e o seu grupo político na aliança denominada: “Junto e Misturado”. Iron Júnior, eleito duas vezes o vereador mais votado, vem de uma derrota nas urnas para Amazan, mas surge como legítimo bacurau. Já Josimário Nunes é filho de uma família de origem popular e nunca disputou nenhum cargo público e virá como o representante do novo para conquistar o eleitorado jardinense.

Jurados acatam tese da acusação e condenam homem que matou esposa em São Fernando a 21 anos de reclusão em regime fechado


O júri que ocorreu neste dia 13, às 9h, no Fórum Municipal Amaro Cavalcanti, na cidade de Caicó, teve como acusado Derinaldo Fernando e agora condenado por matar e enterrar o corpo da mulher no quintal dela própria em 19 de janeiro do ano 2019.

Procurada, a advogada da família que atuou como assistente de acusação, Dra Anairam Lima, disse que ficou satisfeita com o resultado, pois foi um crime bárbaro e sabe que não fosse a atuação da assistência da acusação, a defesa dele teria conseguido desclassificar a denúncia e ele pegaria uma pena muito baixa.

Dra Anairam Lima disse também que foram horas cansativas de trabalho e que após a decisão transitar em julgado (não couber mais recurso), o condenado irá cumprir sua pena.