Supremo esclarece fala de Barroso em congresso da UNE


O Supremo Tribunal Federal (STF) divulgou nesta quinta-feira 13 uma nota à imprensa para esclarecer as declarações do ministro Luís Roberto Barroso, vaiado na abertura do 59° Congresso da União Nacional dos Estudantes (UNE), em Brasília, em sua fala.ebcebc

Segundo a assessoria da Corte, o ministro se referiu ao voto popular ao declarar que a ditadura e o bolsonarismo foram derrotados.

“Como se extrai claramente do contexto da fala do ministro Barroso, a frase ‘Nós derrotamos a ditadura e o bolsonarismo’ referia-se ao voto popular e não à atuação de qualquer instituição”, esclarece o Supremo.

Na quarta-feira 12, na abertura do congresso, Barroso participou um ato em defesa da democracia e de combate ao discurso de ódio no país. Ele lembrou de sua atuação no movimento estudantil e afirmou que o país derrotou “a ditadura e o bolsonarismo”.

Mais >

Assembleia Legislativa aprova LDO com margem de remanejamento em 12% do orçamento


Na sessão de encerramento do semestre legislativo, A Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte aprovou a Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) foi aprovada nesta quinta-feira (13), com consenso entre as bancadas de oposição e governo. Para o ponto mais polêmico, que definia a margem de remanejamento dentro do orçamento estadual, foi acordado um “meio termo”. O Executivo havia solicitado 15% e a relatora sugeriu 8%. No final, ficou definido em 12% com a autorização de ultrapassar esse percentual em caso de calamidade pública.

“Temos entendimento de meio termo entre Governo e emenda da oposição. O Governo pedia 15%, a emenda previa 8% e chegamos a um acordo que o texto passará a prevalecer em 12% de remanejamento e fica condicionado a se houver decretação de estado de emergência, calamidade, aprovado pela Assembleia Legislativa, o Executivo fica autorizado a chegar aos 15%”, anunciou o líder do Governo na Casa, deputado estadual Francisco do PT.

Também foi aprovada a emenda que beneficia os municípios em relação a contrapartida dos parlamentares. De acordo com o novo texto, as menores cidades do Estado agora ficam obrigadas a uma contrapartida de 0,5% a 1% das emendas apresentadas e os maiores entre 1% e 2%. “A emenda não atinge de forma negativa, mas positiva os municípios, com margem menor de contrapartida das emendas parlamentares”, disse a deputada estadual Cristiane Dantas (SDD), relatora da LDO.

Mais >

Jovem caicoense morto após se envolver em acidente em Santa Luzia-PB é identificado


O jovem caicoense que foi vítima de um grave acidente registrado nas primeiras horas da manhã desta quinta-feira (13), na BR-230, no trecho da Serra de Santa Luzia, foi identificado como CHARLES BEZERRA DE OLIVEIRA JÚNIOR, 23 anos, natural da cidade de Caicó-RN. Ele trafegava pela rodovia sentido Junco do Seridó/Santa Luzia na Paraíba (PB).

Segundo informações, em uma das curvas da serra acabou perdendo o controle do veículo, modelo YAMAHA/MT03 ABS, placa SKV 0E03, de alta cilindrada.

O acidente aconteceu na descida da serra, no trecho conhecido por “Curva do S”, e segundo informações repassadas pela PRF, o condutor teria perdido o controle da moto, invadido a faixa contrária, sendo atingido lateralmente por um caminhão e colidido contra a mureta de proteção.

Com a força do impacto, ele acabou não resistindo e indo a óbito ainda no local. O motorista do caminhão permaneceu na cena do acidente.

Após 85 dias, assassinato de prefeito de São José do Campestre não foi elucidado


Após 85 dias, a investigação da morte do prefeito de São José do Campestre, Joseilson Borges da Costa, conhecido como Neném Borges, ainda não foi concluída, mesmo com registros de ação do criminoso através de câmeras de segurança. De acordo com a Polícia Civil, as investigações continuam através da Delegacia Municipal de São José de Campestre sob sigilo.

Borges, que tinha 43 anos, foi morto com três tiros na cabeça, dentro de sua casa, em 18 de abril deste ano. Desde então, nenhuma informação foi divulgada. A morte do prefeito causou comoção em São José do Campestre e em todo o Estado. A possível motivação para a execução também não foi informada pela PC.

Nas imagens é possível ver a chegada do criminoso na residência do gestor. Vestido de preto, anda pela área da casa e chega a mudar uma cadeira de lugar. Nenhum bem da família foi levado, assim como também não houve outras vítimas, mesmo com a presença da mulher e filha do gestor na casa no momento do crime.

Mais >

Ruralzão 2023 em São Fernando começa neste sábado (15)


De 15 de julho a 19 de agosto, o Sítio Ramada, no Município de São Fernando RN, será palco do evento esportivo mais aguardado do ano!

A Prefeitura de São Fernando, através da Secretaria Municipal de Esporte, em parceria com a Liga de Desporto local, tem a honra de realizar esse grande encontro da comunidade rural, unindo esporte e diversão em um só lugar.

Prepare-se para emocionantes competições esportivas, onde a garra e a habilidade dos atletas irão te surpreender. Venha torcer e vibrar com cada lance!

Mais >

Ciclone deixa mais de 800 mil sem energia no RS; estado tem 20 feridos e 1 morto


A passagem do ciclone extratropical gerou diversos estragos no Rio Grande do Sul, incluindo falta de energia, queda de árvores e interdição de estradas. O governador em exercício do Rio Grande do Sul, Gabriel Souza (MDB), confirmou nesta quinta-feira (13/7) que os temporais causaram ao menos uma morte e deixaram pelo menos 20 pessoas feridas.

De acordo com Gabriel Souza, a morte aconteceu na cidade de Rio Grande (RS). A pessoa foi atingida por uma árvore que caiu. As rajadas de vento chegaram a 140 quilômetros por hora no município.

Porto Alegre amanheceu com cerca de 15 mil clientes sem luz. Além de provocar a queda de árvores, a ventania quebrou vidros de alguns prédios na cidade.

Mais >

Zuckerberg publica foto treinando com campeões do UFC em meio a boatos de luta com Musk


A luta entre Mark Zuckerberg e Elon Musk está próxima de acontecer. Ao menos, o proprietário do Meta, parece estar se preparando para o suposto desafio. Em publicação nas redes sociais, nesta terça-feira (11), Zuckerberg apareceu ao lado de Alexander Volkanovski e Israel Adesanya, dois campeões consagrados pelo UFC (Ultimate Fighting Championship).

“Sem fuga para Mark. Isso é trabalho sério”, escreveu Adesany na legenda de imagem que foi compartilhada por Zuckerberg.

A suposta briga presencial entre Musk, proprietário do Twitter e da Tesla, começou no dia 21 de junho, quando ocorreu uma discussão entre os dois magnatas pelas redes sociais. “Tenho certeza de que a Terra mal pode esperar para estar exclusivamente sob o controle de Zuck, sem outras opções”, escreveu Musk à época, desafiando Zuckerberg para uma luta.

Mais >

Vereador Andinho Duarte apresentou Moção de Parabéns a Catedral de Sant’Ana pelos 200 anos da imagem da padroeira de Caicó


Na sessão desta quarta-feira ( 12), o vereador Andinho Duarte apresentou uma Moção de Parabéns e Aplausos a Catedral de Sant’Ana pela conservação e zelo da imagem da padroeira de Caicó que está completando 200 anos.

A imagem chegou a Caicó pelas mãos do Padre Guerra que era pároco e senador: “Essa moção é um simples reconhecimento dessa casa Legislativa em homenagem a imagem, que é patrimônio do Seridó. Ficará nos anais dessa Augusta casa o registro de 200 anos da imagem da padroeira de Caicó,” disse Andinho Duarte.

País gastou quase R$ 100 milhões em escolas cívico-militares; programa teve uma das 15 maiores verbas da educação básica


O governo Bolsonaro gastou, entre 2020 e 2022, quase R$ 100 milhões em escolas cívico-militares. Já em 2023, a administração do presidente Lula não empenhou mais nenhum recurso e, na última segunda-feira, determinou o fim do programa.

A decisão do encerramento do programa foi informada através de um ofício enviado a secretários estaduais de todo o país esta semana, datado da última segunda-feira.

O documento, endereçado aos secretários estaduais, informa que foi “deliberado o progressivo encerramento” do Programa Nacional das Escolas Cívico-Militares após a realização de processo de avaliação liderado pela equipe da Secretaria de Educação Básica, do Ministério da Defesa e do próprio MEC.

Mais >

Ventania derruba monumento histórico de mais de 120 anos em Assú


O marco histórico de Assú, no interior do Rio Grande do Norte, desabou na tarde desta quarta-feira (12) após uma ventania. A coluna de mais de 120 anos ficava no coreto na Praça São João Batista.

Conforme informado pela prefeitura, ninguém ficou ferido com o incidente. O vento ainda derrubou a escultura de um Cristo Redentor, que ficava no topo da coluna.

Câmeras de monitoramento registraram o momento em que o monumento foi ao chão, puxando as bandeiras juninas que enfeitavam a praça. O local, também conhecido como Buraco do Prefeito, foi palco recente dos shows de São João na cidade.

Mais >

Deputados já discutem novo pedido de impeachment de Lula após fim de escolas cívico-militares


Integrantes de partidos de oposição na Câmara, como o PL, o PP e o Republicanos, já avaliam apresentar um novo pedido de impeachment de Lula após o Ministério da Educação decidir acabar com as escolas cívico-militares.

A decisão do MEC (de Camilo Santana) foi divulgada nesta quarta-feira (12). Entre as justificativas apresentadas, o ministério argumentou que as escolas cívico-militares eram dispendiosas, em virtude dos salários pagos aos militares que trabalhavam como monitores ou assessores, e que os colégios incentivavam a aversão a pobres.

“Já pedi para o meu departamento jurídico fazer uma análise quanto a prática de improbidade administrativa e/ou crime de responsabilidade por parte do presidente da república, já que está evidente que a medida do governo petista foi baseada em questões meramente ideológicas, sem qualquer lastro técnico ou científico, gerando prejuízos para a educação básica nacional”, afirmou a este site o deputado Ubiratan Sanderson (PL-RS).

Mais >

Homem é preso por estuprar sogra de 90 anos


Um homem de 49 anos foi preso, na tarde desta quarta-feira (12), por estuprar a própria sogra, de 90 anos, e gravar o ato, em Casa Nova (BA).

O genro foi preso no local em que trabalhava, no distrito de Santana do Sobrado, por estupro de vulnerável. Um mandado de prisão foi expedido pela Justiça após a família registrar denúncia à polícia.

Além da idade avançada, a vítima teria “problemas psicológicos” e debilitações físicas, segundo a Polícia Civil da Bahia.

A família descobriu os abusos sexuais porque, segundo a polícia, o investigado teria divulgado vídeos dos estupros e um deles chegou até um familiar. A idosa passou por exames periciais no Departamento de Polícia Técnica.

Mais >

O estranho caso (clínico) do homem que ficou com a língua verde e peluda

Um homem de 64 anos, residente do estado norte-americano de Ohio, ficou com a língua verde e “peluda” depois de fumar enquanto tomava o antibiótico ‘clindamicina’, para tratar uma infecção nas gengivas.

O caso foi estudado e as conclusões agora publicadas na revista científica ‘New England Journal of Medicine’.

No artigo, os investigadores explicam que se trata de uma “língua pilosa”, condição causada pelo acumular de ‘pele morta’ nas partes da língua que contêm papilas gustativas.

Mais >

Mourão chama de ‘revanchista’ decisão do governo Lula de acabar com escolas cívico-militares


O senador Hamilton Mourão (Republicanos-RS) classificou como “revanchista” a decisão do Ministério da Educação (MEC) de acabar com o programa de escolas cívico-militares adotado durante o governo do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), no qual exerceu o cargo de vice-presidente.

Segundo Mourão, a medida adotada pelo governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) causa “destruição” ao “tirar das crianças a oportunidade de construírem um futuro melhor, baseado em uma proposta pedagógica que abarca a formação conteudista junto da formação moral e cívica, gerando melhores cidadãos para o País”.

A decisão de acabar com as escolas cívico-militares foi tomada conjuntamente pelo MEC e o Ministério da Defesa. A pasta comandada pelo ministro Camilo Santana (PT) enviou nesta quarta-feira, 12, um ofício a todas a Secretarias de Educação a ordem de finalização do programa prevê que seja executada de maneira gradual até o fim deste ano letivo.

Mais >

Joelma cancela shows por conta do estado de saúde e fãs mandam palavras de apoio


A cantora Joelma cancelou mais três shows após passar mal no último final de semana e fãs subiram a #forçaJoelma para mandar mensagens de carinho para a artista.

De acordo com o “Splash”, do portal UOL, a equipe informou que Joelma permanecerá em repouso seguindo recomendações médicas para boa recuperação após ser diagnosticada com gripe.

“Agradeço o carinho de todos os meus fãs, do público e de todos os contratantes. Estou aqui me cuidando e já já estou de volta pra gente cantar e dançar muito”, diz Joelma em comunicado.

“Nós derrotamos o bolsonarismo”, diz ministro Barroso em evento da UNE


O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Luís Roberto Barroso fez críticas ao “bolsonarismo” e reagiu às vaias que recebeu de um grupo ligado a profissionais da área de enfermagem, nesta quarta-feira (12), enquanto discursava no Congresso da União Nacional dos Estudantes (UNE).

“Já enfrentei a Ditadura e já enfrentei o bolsonarismo, não me preocupo”, afirmou Barroso.

Em seguida, o ministro enfatizou em seu discurso: “Saio daqui com as energias renovadas pela concordância e discordância porque essa é a democracia que nós conquistamos.”

Mais >

Bando do PCC fez churrasco para reféns em roubo de 500 kg de joias


O Ministério Público de Mato Grosso classificou o roubo como cinematográfico e os assaltantes como “polidos e educados”. Afinal, os ladrões levaram 500 kg de joias da Caixa Econômica Federal de Cuiabá, patrocinaram churrasco às vítimas e compraram fraldas para crianças reféns.

A ação aconteceu em 13 de abril de 2000. O bando, capitaneado por Lourinaldo Gomes Flor, 67, o Velho Lori, um dos integrantes mais antigos do PCC (Primeiro Comando da Capital), atualmente recolhido em presídio federal, atacou o setor de penhor da agência.

Segundo a Polícia Civil de São Paulo, Lori é um dos pioneiros no roubo de joias penhoradas no Brasil. Na capital mato-grossense, ele agiu com outro velho conhecido das autoridades paulistas: José Reinaldo Giroti, 52, o Girotinho.

Mais >

MP no TCU pede suspensão de salário de Bolsonaro no PL após inelegibilidade


O MP (Ministério Público) junto ao TCU (Tribunal de Contas da União) pediu para que o tribunal suspenda o salário de R$ 41,6 mil pago pelo PL (Partido Liberal) a Jair Bolsonaro, presidente de honra do partido.

O subprocurador-geral Lucas Rocha Furtado afirmou que a remuneração foi mantida pelo partido mesmo após a declaração de inelegibilidade de Bolsonaro pelo TSE (Tribunal Superior Eleitoral), em sessão do colegiado no final de junho.

“A utilização de recursos públicos para remunerar pessoa que foi condenada pelo Poder Judiciário, no âmbito do TSE, é, a meu ver, violação direta e mortal do princípio da moralidade administrativa”, argumentou o subprocurador-geral.

Mais >

Suspeito é baleado em confronto com a polícia nas Quintas em Natal


Um confronto entre a Polícia Militar e criminosos foi registrado na tarde desta quarta-feira (12), no bairro das Quintas, na zona Oeste de Natal. Pelo menos um suspeito foi baleado e precisou ser socorrido ao Hospital Monsenhor Walfredo Gurgel.

De acordo com a PM, uma viatura do 1º batalhão estava em operação na localidade. Após uma denúncia apontar a existência de tráfico de drogas, os policias foram ao local indicado.

No ponto, os militares foram recebidos a tiros por três criminosos. Houve revide e um bandido foi atingido. Ele foi levado pelos próprios policiais para o hospital.

Mais >

Lula diz que não sabe como governadores aguentavam Bolsonaro


O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) disse nesta quarta-feira (12) que não sabe como os governadores aguentavam o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). Em reunião com a governadora Raquel Lyra (PSDB), de Pernambuco, o petista afirmou que o ex-presidente “só sabia ofender governador”.

“Não sei como vocês aguentaram 4 anos de um presidente que só sabia ofender governador. Eu nunca fui a um Estado e não chamei os governadores para participar dos eventos que eu ia, mesmo que fosse de oposição a mim. Isso não é impeditivo de o presidente da República manter uma relação civilizada com o ente federado”, afirmou.

Lula disse ainda que “qualquer governador de qualquer Estado será atendido nesse governo como se fosse o melhor amigo. Ninguém será tratado de forma diferente”.

Mais >