Trapiá Semente realiza oficinas de som e criação de cenas


Nesta semana o Projeto Trapiá Semente desenvolve oficinas, sendo “Preparação de Elenco e Criação de Cenas” com Alexandre Muniz e “Confecção de Instrumentos e Som de Cena” com Emanuel Bonequeiro, produzindo sons que enriquecem o roteiro, dando mais ênfase às cenas.

“As atividades dessa semana começam com Alexandre Muniz no processo de criação de cenas, fase em que o processo de montagem dos espetáculos dos grupos se encontra. A atividade começa com Alexandre, com uma hora de duração, e segue com as descobertas do Som na Cena com Emanuel, também por uma hora”, explica a produtora Tatiane Fernandes, da Mapa Realizações Culturais.

As oficinas iniciaram com Ouro Branco, dia 10, e Santana do Seridó, dia 11. Neste dia 12, chega a São José do Seridó, seguido de São Fernando, dia 13, e Ipueira, dia 14.

O Projeto Trapiá Semente é uma realização da Associação Cultural Trapiá através da Lei Câmara Cascudo e iniciativa do Edital Transformando Energia em Cultura do Instituto Neoenergia com patrocínio do Governo do Estado do Rio Grande do Norte, Secretaria Extraordinária de Cultura, Fundação José Augusto e Neoenergia Cosern, com produção da Mapa Realizações Culturais, e Conta com apoio das Prefeituras Municipais e Conselhos Municipais das Crianças e Adolescentes.

Projeto quer dar passaporte diplomático a desembargadores


Um projeto de lei do deputado Eduardo da Fonte (PP-PE), apresentado na segunda-feira (10), quer estender a desembargadores federais o benefício do passaporte diplomático (foto), destinado a autoridades em missões internacionais, informa Gui Mendes na Crusoé.

O documento emitido pelo Itamaraty já é usado como um “mimo” do governo federal para pastores evangélicos, ex-ministros do STF e ex-senadores. Agora, o deputado quer estender o passaporte vermelhinho aos magistrados dos seis TRFs, alegadamente por questão de isonomia.

Medo de ir ao dentista compromete saúde física e mental de três em cada dez adultos


Ansiedade, tensão, sudorese, respiração ofegante, dores no peito, sensação de desmaio e até náuseas. Os sintomas da odontofobia, a qual nada mais é que o medo de ir ao dentista, não se restringem apenas às crianças, como muitos imaginam. Uma pesquisa realizada pela Associação Americana de Odontologia revelou que três em cada dez adultos também sofrem desse mal que compromete a saúde física e mental das pessoas em todo o planeta.

Apesar de a maioria dos procedimentos odontológicos não causarem dor, o simples fato de saber que tem que ir ao dentista já é o suficiente para fazer com que os pacientes se estressem. A psicóloga do Hapvida NotreDame Intermédica, Paula de Melo, elenca as principais razões da odontofobia e dá dicas úteis para superar esse medo que, em muitos casos, pede tratamento especializado.

Medo de sentir dor, sentimento de desamparo e perda de controle, e experiências anteriores negativas são algumas motivações que levam as pessoas a evitarem manter uma rotina de cuidados com a saúde bucal. “Existem vários graus de ansiedade odontológica e odontofobia. Para alguns pacientes, é possível conviver com a ansiedade de saber que tem que ir ao dentista, mas, para outros, só o pensamento de uma consulta já é aterrorizante”, comenta a profissional.

Mais >

Suspeito de roubar veículo morre após perseguição e troca de tiros com a polícia em Natal


Um homem morreu após uma troca de tiros com policiais militares na manhã desta terça-feira (11) no bairro de Felipe Camarão, Zona Oeste de Natal. Ele estava em um veículo roubado com um comparsa, que conseguiu fugir.

A ocorrência aconteceu no momento em que uma equipe da Ronda Ostensiva Com Apoio de Motocicletas (ROCAM) estava em operação no bairro de Felipe Camarão.

Durante o patrulhamento, os policiais perceberam um veículo nas mesmas características de um automóvel que havia sido roubado momentos antes no bairro Nordeste, na Zona Norte de Natal.

Mais >

Tumulto na Cracolândia: usuários atacam ônibus e caminhão


São Paulo — Usuários de drogas da Cracolândia atacaram pelo menos seis ônibus e um caminhão na tarde desta terça-feira (11/7), no centro de São Paulo. Imagens gravadas por moradores da região mostram o momento em que os dependentes químicos avançam contra dois veículos.

Segundo a Polícia Militar, o tumulto envolvendo os usuários teria começado por volta de 12h20, na Rua Conselheiro Nébias.

O grupo começou a se espalhar pelo bairro e quando chegou na altura da Rua Aurora avançou contra um ônibus da linha 8707-10, que faz o trajeto entre o bairro Rio Pequeno, na zona oeste, e o Terminal Princesa Isabel, no centro da cidade.

Mais >

Pastor é preso após tentar curar fiel de câncer no motel com sabão ‘consagrado’


Após prometer curar um suposto câncer de uma fiel de 23 anos, um pastor acabou preso na noite de segunda-feira (10 de julho), pelo crime de violação sexual mediante fraude, depois de levar a jovem e o filho dela, uma criança de colo, para um quarto de motel de Governador Valadares, na região do Rio Doce. No estabelecimento, o suspeito de 45 anos prometeu curá-la com um banho usando um ‘sabonete consagrado”.

A Polícia Militar (PM) foi acionada pouco depois das 23h até o estabelecimento, localizado no bairro Santa Rita, depois que a mulher conseguiu sair do quarto e ligou para o marido, que procurou a corporação. No motel, ela contou que frequenta a Igreja Batista Renovada Rosa de Saron e, em um dia de oração, o pastor teria dito que teve uma “visão” e revelou que a mulher estaria com um câncer.

Depois de anunciar a doença, o suspeito então teria dito que poderia curá-la por meio de um procedimento. No dia marcado para o “ritual”, a vítima entrou no carro do pastor e, em dado momento, ele teria entrado em um local desconhecido e estacionou o veículo, momento em que desceram do carro e entraram no quarto do motel.

Mais >

Dado como morto, Fantasma se recupera no Walfredo Gurgel: Tiro atingiu o olho e saiu pela boca


Internado há quase uma semana, o Fantasma continua “Vivinho da Silva”, conforme apontou a Polícia Civil do Rio Grande do Norte. André Luiz de Souza Santos, como foi batizado o homem suspeito de ser chefe do tráfico e ordenador da morte de policiais militares no bairro de Felipe Camarão, já até assinou a ordem de prisão dentro do internamento do Hospital Walfredo Gurgel.

Para quem não lembra, Fantasma chegou praticamente sem vida ao hospital no dia 5 de julho, após reagir a abordagem policial da Divisão de Homicídio e Proteção a Pessoa (DHPP). Saindo da ambulância do SAMU com a cabeça cheia de sangue, consequência do tiro que levou no rosto, ele foi dado como morto por parte da imprensa presente no Hospital. Rapidamente, imagens dele passaram a circular no Whatsapp, reforçando a tese de que o suspeito “não duraria muito”.

No entanto, como diz o velho ditado sobre vasos, Fantasma evoluiu e já estaria até consciente no leito do Walfredo Gurgel, onde assinou o documento da prisão da operação de hoje (11), da Polícia Civil. O tiro que atingiu a cabeça dele, segundo foi informado, entrou pelo olho e saiu pela boca, mantendo como única sequela, até o momento, a perda da visão de um dos olhos. As informações são da 96 FM de Natal-RN.

Caixa d’água de 24 metros de altura cai e destrói apartamento em condomínio


A caixa d’água de um condomínio quebrou e caiu sobre um dos prédios na manhã desta terça-feira (11), no bairro Santo Antônio, em Birigui (SP).

De acordo com o G1, a caixa d’água tem 24 metros de altura e comporta 100 mil litros de água. Ela passava por manutenção quanto tombou e caiu sobre um dos apartamentos do último andar da torre.

Uma idosa precisou da ajuda do Corpo de Bombeiros para sair do imóvel, que ficou destruído e foi isolado. A moradora não ficou ferida.

Mais >

Condição genética rara faz homem ter diarreia há 33 anos. Entenda


Médicos americanos relataram, na revista científica New England Journal of Medicine, o caso de um paciente de 33 anos que sofria com diarreia severa desde os dois meses de idade. O homem nunca tinha conseguido ser diagnosticado corretamente até ser atendido pelos médicos do Massachusetts General Hospital, em Boston, nos Estados Unidos.

Desde criança, por conta do problema, o paciente vivia em uma dieta restrita, sem laticínios, soja, glúten, ovos, castanhas, peixes ou frutos do mar. Ainda assim, ele foi hospitalizado mais de oito vezes por conta da diarreia.

O homem também teve dificuldade de crescimento na infância por conta dos remédios que tomava para lidar com o problema — ele tomava drogas que suprimiam o sistema imunológico e, ao tentar diminuir a dose, a diarreia voltava. O paciente fez parte de diversos estudos clínicos com diferentes medicamentos até os 13 anos, mas o problema continuava.
Segundo o Metrópoles, os remédios que tratavam reações alérgicas (uma das possíveis causas da diarreia) também o deixavam mais predisposto a doenças respiratórias. O homem tinha ainda rosácea e pressão alta, além de eczemas ocasionais que indicavam alta atividade do sistema imunológico.

Mais >

Ex-médico condenado por abusos sexuais na ginástica dos EUA é esfaqueado em prisão


Condenado por diversos casos de abuso sexual na ginástica dos Estados Unidos, o ex-médico Larry Nassar foi esfaqueado por outro presidiário numa prisão federal, de segurança máxima, localizada na Flórida. O caso aconteceu no domingo, mas foi divulgado somente no fim desta segunda-feira pela imprensa americana.

De acordo com a agência de notícias The Associated Press, Nassar está internado em condição estável. O ex-médico teria sofrido ataques a faca no peito e nas costas. Os dois seguranças responsáveis pelo setor onde aconteceu o crime estariam fazendo hora extra por falta de funcionários no local.

As pessoas que forneceram as informações à AP não estavam autorizadas a discutir publicamente os detalhes do ataque ou da investigação em andamento. E conversaram com a agência sob condição de anonimato. A penitenciária confirmou apenas que houve um ataque a um dos internos, sem revelar nomes ou condição clínica.

Mais >

Arthur Lira antecipa férias e embarca no cruzeiro de Wesley Safadão

O presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), antecipou as “férias” para comparecer ao cruzeiro do cantor Wesley Safadão, na Flórida, nos Estados Unidos. Na última semana, Lira se empenhou para acelerar as votações e aprovou dois projetos considerados prioritários pelo governo Lula: a reforma tributária e o projeto de lei que retoma o chamado “voto de qualidade” no Conselho Administrativo de Recursos Fiscais (Carf).

Na foto publicada pelo perfil Choquei, no Twitter, nesta segunda-feira, 10, o deputado aparece conversando com o artista.

Lira viajou antes mesmo do recesso parlamentar, que começa em 18 de julho. Pela Constituição, os parlamentares só poderiam iniciar o período caso tivessem aprovado a Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO), o que ainda não ocorreu. Porém, será colocado em prática o “recesso branco”, por um acordo entre os congressistas.

Mais >

Pacheco diz que intenção é votar tributária até meio do 2º semestre e nega ‘reforma fatiada’


O presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), diz que a intenção é votar a reforma tributária até o meio do segundo semestre na Casa e promulgá-la ainda este ano. Ele também negou que há a possibilidade de a proposta ser “fatiada” – ou seja, dividida em duas partes durante a tramitação.

“Não temos nenhuma intenção de fatiar a reforma. É importante que haja uma inteireza considerando o sistema tributário, é muito importante que haja uma inteireza de raciocínios de institutos que se complementam. É uma lógica única. Muito importante que seja entregue a reforma e promulgada a reforma tributária no País”, afirmou Pacheco, após se reunir com o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, das Relações Institucionais, Alexandre Padilha, e do Planejamento, Simone Tebet.

Pacheco também reafirmou a intenção de votar o projeto de lei do Conselho Administrativo de Recursos Fiscais (Carf) em agosto no Senado. O texto foi aprovado na semana passada na Câmara.

Estadão Conteúdo

Ex-ajudante de ordens de Bolsonaro diz que não participava de decisões


O ex-ajudante de ordens do então presidente da República Jair Bolsonaro tenente-coronel Mauro Cid disse nesta terça-feira (11) que, apesar da proximidade com o ex-mandatário, não participava das atividades relacionadas à administração pública, nem questionava Bolsonaro sobre o que era discutido em reuniões e encontros com autoridades dos poderes Executivo, Judiciário e Legislativo.

“Na prática, a função do ajudante de ordem consistia, basicamente, em um serviço de secretariado executivo do ex-presidente”, explicou Cid no início de seu depoimento à Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) que investiga os ataques golpistas do dia 8 de janeiro, quando vândalos invadiram e depredaram o Palácio do Planalto, o Congresso Nacional e a sede do Supremo Tribunal Federal (STF).

“No dia a dia das reuniões e agendas do ex-presidente, recepcionávamos os participantes e os direcionávamos ao local desejado, ficando do lado de fora das salas de reunião, sempre à disposição. Não questionávamos o que era tratado nas respectivas agendas e reuniões”, disse o militar.

Mais >

Deputados e prefeitos do RN vão migrar para MDB


O deputado federal João Maia (PL) já tem um novo destino partidário. Depois de deixar o comando do PL no Rio Grande do Norte, o parlamentar e parte de seu grupo político deverá se filiar ao MDB. A informação é a da jornalista Liciane Viana, da Jovem Pan News Natal (93,5 FM).

Eleito pelo PL para mais um mandato na Câmara dos Deputados, João Maia estreitou relações com o vice-governador Walter Alves, presidente do MDB no Rio Grande do Norte e ex-companheiro de Maia no Congresso. Além de João Maia, também deve deixar o PL e acompanhar o parlamentar ao novo partido o deputado estadual Neílton Diógenes, que será o segundo deputado do MDB na Assembleia, já contando com a presença do oposicionista Adjuto Dias.

Entre os prefeitos, Emídio Júnior, de Macaíba, e André Rodrigues, de Monte Alegre, ambos do PL, também deverão seguir para o MDB, partido que integra a base da governadora Fátima Bezerra (PT) no Rio Grande do Norte. As informações são da Tribuna do Norte.

Polícia Civil investiga motivação para morte de estudante de 14 anos por colega em evento escolar em Natal


A Delegacia Especializada de Atendimento ao Adolescente Infrator (DEA) iniciou a investigação da morte do estudante José Luiz Nascimento, de 14 anos, por um colega de escola, de 17, em um evento escolar. O caso aconteceu na sexta-feira passada (7).

Apreendido em flagrante, o adolescente infrator está no Centro de Atendimento Socioeducativo provisório. Em depoimento na DEA, ele negou que o motivo do crime tenha sido por ciúmes, como foi informado inicialmente pela Guarda Municipal, que registrou a ocorrência.

“Ele não confirma essa versão que foi aventada pela população logo após o fato. Ele dá outro motivo por ter praticado esse ato. Esse motivo que ele declarou, nós estamos investigando para saber se é o verdadeiro ou não, mas aponta no sentido de um desentendimento entre a vítima e ele”, disse o delegado da DEA, José Eduardo.

Mais >

Neymar vira um garoto problema para o clube


Barcelona (AE) – Neymar voltou a ser assunto no Barcelona. Mas não da maneira que gostaria. Disposto a tirar o jogador do Paris Saint-Germain, onde ficou sem clima para continuar após se indispor com torcedores franceses, agentes do brasileiro teriam tentado acordo para um retorno à Espanha já neste janela de transferência, mas o clube catalão acabou descartando a contratação. E u dos motivos seria a possibilidade de o astro “incendiar o vestiário.”

De acordo com o jornal Mundo Deportivo, são dois os motivos que pesam para a não contratação de Neymar nesta janela após frustração com a ida de Messi para o Inter Miami, dos Estados Unidos: o Fair Play Financeiro e uma grande possibilidade de o brasileiro conturbar o vestiário do clube.
O agente Pini Zahavi é quem estaria tentando achar um novo clube para Neymar e sua intenção era de convencer o Barcelona que o brasileiro ainda poderia render no mesmo alto nível da primeira passagem, quando conquistou a Liga dos Campeões. Ocorre que os catalães estão com o teto de gastos no limite e até abrindo mão de peças para inscrever os novos reforços.

A informação, porém, é que as portas do Barcelona estão fechadas para Neymar no momento e dificilmente se abrirão no futuro por causa de sua relação nada amistosa com o clube. Vítor Roque, contratado por uma fortuna do Athletico-PR, é considerado a nova esperança da equipe de Xavi, que vai aguardar o início de 2024 para tê-lo como um das principais estrelas.

Mais >

Gilmar Mendes anula arquivamento de ação contra Bolsonaro


O ministro Gilmar Mendes, do Supremo Tribunal Federal (STF), decidiu, nesta segunda-feira (10), anular uma decisão da Justiça Federal em Brasília que arquivou um dos processos que apura a omissão do ex-presidente Jair Bolsonaro na gestão da pandemia da covid-19.

Com a decisão, caberá a Procuradoria-Geral da República (PGR) reavaliar o processo e decidir se o caso terá novo andamento.

Além de Bolsonaro, o processo envolve o ex-ministro da Saúde e atual deputado federal Eduardo Pazuello, a ex-secretária do Ministério da Saúde Mayra Pinheiro, o ex-secretário de Comunicação de Bolsonaro Fabio Wajngarten entre outros ex-integrantes do governo.

Mais >

Salto de barco: perigoso desafio viral no TikTok já matou ao menos quatro pessoas


Pelo menos quatro pessoas morreram nos últimos meses após participar de uma perigoso desafio no TikTok, disseram autoridades do Alabama (EUA).

No desafio, os chamados “caçadores de emoções” pulam de um barco em alta velocidade. Segundo Jim Dennis, capitão do Esquadrão de Resgate de Childersburg, as vítimas quebraram o pescoço ou se afogaram.

“Nos últimos seis meses tivemos quatro mortes que eram facilmente evitáveis. Eles estavam fazendo um desafio do TikTok. É onde você entra em um barco em alta velocidade, pula para fora do barco, não mergulha, você pula com os pés primeiro e meio que se inclina na água”, disse Dennis à emissora WBMA.

Mais >

Flamenguista acusado de matar palmeirense está preso preventivamente


A garrafa que atingiu a torcedora do Palmeiras, na noite de sábado (8), em São Paulo, foi lançada por um torcedor do Flamengo. A jovem Gabriela Anelli Marchiano, de 23 anos, ficou gravemente ferida e morreu na manhã desta segunda-feira (10). O suspeito é Leonardo Felipe Xavier Santiago, de 26 anos, foi preso em flagrante, a partir de testemunhos de torcedores, mas a prisão foi convertida em preventiva.

Gabriela sofreu duas paradas cardíacas após ser atingida por estilhaços de uma garrafa de vidro no pescoço e, após ser atendida no posto médico do estádio, foi encaminhada para a Santa Casa local em estado grave. O autor é ex-integrante da torcida organizada ‘Fla Manguaça’ e não estava com a caravana das torcidas organizadas vindas do Rio de Janeiro. 

“Na audiência de custódia, o juiz entendeu pela conversão em prisão preventiva, e agora pela manhã estamos fazendo a comunicação ao juiz do falecimento da Gabriela para que então o inquérito e o processo passe de homicídio tentado para homicídio consumado”, disse o delegado do caso, Cesar Saad, do DOPE, ao UOL.

Mais >

Elon Musk desafia Mark Zuckerberg para competição de tamanho de órgão genital


A disputa entre os empresários Elon Musk e Mark Zuckerberg ganhou mais um capítulo. Após ter desafiado o CEO da Meta para lutar em um ringue, o dono do Twitter propôs uma nova competição: uma medição dos órgãos genitais dos dois. 

A provocação de Musk ocorre logo após o lançamento da rede social Threads por Zuckerberg, concorrente direta do Twitter. A nova plataforma registrou, nesta segunda (10), o recorde de 100 milhões de usuários em cinco dias. 

“Zuck é um perdedor. Eu proponho um concurso literal de medição de pênis”, tuitou Musk. 

Mais >