O ex-BBB Felipe Prior foi condenado a seis anos de prisão em regime semiaberto por estupro neste sábado 8. O caso teria acontecido em 2014. A informação foi confirmada por uma das advogadas de acusação, Maira Pinheiro, ao Estadão nesta segunda-feira 10.
O processo segue em sigilo e Prior pode recorrer na Justiça em liberdade. Conforme a advogada, o ex-BBB ainda responde por mais três processos, todos com acusações por estupro. As penas, segundo ela, podem chegar a 24 anos de prisão.
O Estadão procurou a assessoria de imprensa do ex-BBB para comentar sobre o caso, mas não obteve retorno até o momento da publicação. O espaço segue aberto.
O senador Rogério Marinho decidiu rebater as declarações do Ministro da Justiça, Flávio Dino, após o mesmo sugerir uma investigação da Polícia Federal (PF) contra o deputado federal Eduardo Bolsonaro. O motivo da discussão foi uma declaração feita por Eduardo Bolsonaro, na qual ele comparou professores militantes a traficantes que levam drogas para seus filhos.
Rogério Marinho, em sua resposta, lamentou o uso de um órgão estatal, no caso o Ministério da Justiça, para cercear a livre manifestação de um parlamentar no exercício de suas prerrogativas. Ele ressaltou a importância do princípio da inviolabilidade do mandato, que não deve ser relativizado, assim como a democracia não deve ser relativizada, comparando essa atitude ao que chamou de relativização por parte do ex-presidente Lula.
O senador defendeu que a doutrinação nas escolas é uma prática prejudicial e fora do escopo das atividades pedagógicas, e que denunciar essa prática é legítimo. Ele expressou sua preocupação com o direcionamento ideológico nas escolas, afirmando que tal postura prejudica a pluralidade de ideias e a formação crítica dos estudantes.
O que já vinha sendo cogitado nos bastidores do futebol potiguar, agora foi oficializado via assessoria de imprensa do Ministério Público: o MP vai solicitar a suspensão de duas torcidas organizadas do ABC ataques registrados contra jogadores do clube e familiares deles no sábado (8) após a derrota para o Criciúma.
Além disso, o MP já requereu à Polícia Civil que seja designado um delegado para investigar a autoria dos atentados. Depois da partida, alguns jogadores tiveram carros apedrejados dentro do estacionamento do estádio Frasqueirão, em Natal.
O MPRN, com base um Termo de Ajuste de Conduta (TAC) firmado com as torcidas organizadas e com a Polícia Militar, vai solicitar a suspensão da torcida Garra Alvinegra por 10 jogos e da torcida Movimento 90 por cinco partidas. Esse pedido de suspensão tem a concordância do Comando da Polícia Militar.
No estado do Rio Grande do Norte, a governadora Fátima Bezerra instituiu a Política de Superação ao Analfabetismo de Jovens e Adultos, promovida pela Secretaria Estadual da Educação, da Cultura, do Esporte e do Lazer, sob a coordenação da Subsecretaria de Jovens e Adultos, a qual estimulou pelas regionais de ensino a elaboração de projetos nesta linha, assim então foi criado o Projeto “Alfabetização: Nenhum a Menos”, o qual alfabetizou mais de 300 estudantes, e ontem (05/07) foi a cerimônia de certificação, momento este que contou com a presença de quase 100 alfabetizados.
A noite foi prenchida de muita emoção e alegria dos estudantes, homens e mulheres, dos campos e das cidades, pois contamos com um quantitativo de 32 turmas, nos 11 municípios da circunscrição da 10ª DIREC.
A cerimônia contou com as presenças de diversas instituições que colaboraram com o programa entre elas a Câmara Municipal de Caicó que foi representada pelo vereador Andinho Duarte.
Na tarde desta segunda-feira (10), o Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba (TRE-PB) determinou a cassação do mandato dos vereadores do município de Mãe D’Água, no Sertão da Paraíba. O tribunal entendeu que houve fraude no processo eleitoral de 2020 e decidiu pela realização de novas eleições para o Legislativo municipal.
O juiz José Ferreira Ramos Júnior, relator do processo entendeu que a fraude cometida pelo Partido Republicanos afetou todos os partidos. Os demais membros da Corte seguiram o voto do relator.
Além da cassação dos mandatos de todos os parlamentares, o TRE-PB decidiu que seja realizada uma nova eleição dentro do menor prazo possível.
A Polícia Federal (PF) resgatou quatro migrantes de origem nigeriana, nesta segunda-feira (10/7), no leme de um navio cargueiro. Imagens gravadas pelos agentes federais mostram o momento em que eles se aproximam da estrutura externa da embarcação, ainda navegando pelo mar de Vitória, capital do Espírito Santo.
Segundo a PF, o navio de bandeira da Libéria partiu de Lagos, na Nigéria, em 27 de junho e chegou ao litoral brasileiro nesta segunda, totalizando 13 dias de viagens pelo Oceano Atlântico.
“Todos foram resgatados pelo grupamento marítimo da PF em razão de suas condições precárias de saúde. Por motivos humanitários, foi autorizado o desembarque condicional”, informou a Polícia Federal.
Uma mulher de 46 anos, cuja identidade não foi revelada, perdeu a vida após pular em um rio para testar se seu cachorro iria resgatá-la. Infelizmente, ela foi arrastada pelas correntes fortes e encontrada morta.
O caso ocorreu na Coreia do Sul, no último sábado (1/7). Ela foi dada como desaparecida às 6h36, mobilizando 30 socorristas que utilizaram helicópteros e barcos para encontrá-la.
Ela havia acampado próximo ao rio Hongcheon, na província de Gangwon, com três amigos. Em um momento de descontração, decidiu ver se seu cachorro a salvaria de um afogamento.
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) embarcou, no sábado (8/7), para Letícia, na Colômbia, onde participou do encerramento da Reunião Técnico-Científica da Amazônia, evento organizado pelo governo colombiano.
Com a nova agenda internacional, a Colômbia se tornou o 13º país que Lula visitou desde o início do ano.
O número de idas do petista a outras nações já é maior do que o registrado em todo o primeiro ano do governo Jair Bolsonaro (PL), quando o então presidente visitou 10 países. Se considerados apenas os seis meses do primeiro ano da gestão passada, Bolsonaro esteve em apenas seis países.
Antes de Jair Bolsonaro ser condenado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) pelos ataques às urnas eletrônicas em reunião com embaixadores, aliados do ex-presidente lançaram uma estratégia uníssona na Corte na esperança de livrar o ex-chefe do Executivo da inelegibilidade. Militares e políticos ligados diretamente a Bolsonaro tentaram, em depoimentos no TSE, minimizar a conduta do ex-presidente, sustentando, por exemplo, que suas declarações contra as urnas eram “hipóteses”, não “afirmações”.
Eles ainda tentaram ligar as falas de Bolsonaro a sua “simplicidade de linguagem”. Disseram que a transmissão do evento com diplomatas pela TV Brasil visava à “transparência”. Alegaram que os efeitos da reunião foram “superestimados”. E evocaram “falta de intenção” do ex-presidente. Mas nada disso convenceu a Corte.
As alegações constam nos termos de oitiva tornados públicos pelo TSE após o julgamento que alijou Bolsonaro das eleições até 2030. Foram divulgados depoimentos do ex-ministro da Justiça e delegado da Polícia Federal Anderson Torres, do ex-chefe da Casa Civil e senador Ciro Nogueira (PP-PI) e do deputado Filipe Barros (PL-PR). Os relatos do almirante Flávio Augusto Viana Rocha, ex-secretário de Assuntos Estratégicos da Presidência, e do ex-deputado major Vitor Hugo (PL-GO) também foram detalhados.
O preço médio da gasolina comum no Rio Grande do Norte sofreu um aumento de R$ 0,12. Na última semana, o valor do combustível era de R$ 5,78 por litro. Já na semana anterior, o litro da gasolina estava sendo vendido a R$ 5, 66. Os dados são dos levantamentos realizados pela Agência Nacional de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) e correspondem aos períodos de 2 a 8 de julho e 25 de junho a 1 de julho.
De acordo com o último levantamento, Natal está em quarto lugar entre as capitais do Nordeste com maior preço médio de revenda da gasolina comum, com R$ 5,67 por litro. Ao lado da capital potiguar aparece Recife (PE) com o mesmo valor do combustível.
Segundo a ANP, entre as capitais do Nordeste, Ceará e Sergipe apresentam os maiores preços médios de revenda da gasolina comum com, respectivamente, R$ 5,98 e R$ 5,96 por litro. Na sequência, além de Natal e Recife, estão Maceio (R$ 5,66), Teresina (R$ 5,58) e João Pessoa (R$ 5,40).
Sob o comando do técnico Lobão, as garotas do Galo do Seridó foram campeãs da Cup Nordeste de Futsal Feminino. O Corintians de Caicó venceu o jogo da decisão de virada: 2 a 1 sobre o Minas de Ouro, equipe cearense.
O Corintians de Caicó feminino mostrou um grande desempenho dentro de quadra em todos os jogos disputados, sagrando-se campeão invicto do tão cobiçado título.
A organizadora da competição, Luana Farias, agradeceu aos representantes dos demais times que disputaram o certame que incluía participantes do Rio Grande do Norte, Ceará, Pernambuco e Paraíba.
Os jogos aconteceram durante o sábado e o domingo no Ginásio de Esportes da Ilha de Sant’Ana (Nonozão) e tiveram transmissão ao vivo pela TV Três Rio Web.
No último dia 05, na Casa de Cultura Cônego Estanislau, de Florânia, aqui no Seridó, foi realizada Capacitação de “Inovação e identidade no Artesanato”, com os artesãos dos municípios de Florânia e Tenente Laurentino Cruz, que tem o objetivo de cooperar para o desenvolvimento econômico cultural da região, através da mistura entre o design, artesanato e inovação.
A capacitação foi ministrada pela Profa. Edna Melo e integra as ações do Projeto Rota Seridó e Fé, realizada pela UFRN, FELCS, ADESE e Diocese de Caicó. Em Florânia, o evento teve o apoio da Gestão Municipal de Florânia e de Tenente Laurentino Cruz, contando também com os secretários Laedson Medeiros, Miqueias Souza, Júnior Silva e o vereador Manoel Pinto.
A mobilização foi do Coordenador de Turismo e Agente de Desenvolvimento Josimar Tavares, e na capacitação, houve exposição do artesanato local.
O programa Fantástico deste domingo (09), trouxe uma matéria sobre o trabalho pioneiro realizado pelo Departamento de Trânsito do Rio Grande do Norte – DETRAN-RN. Na reportagem especial, conhecemos melhor a história de superação de Marcos de Rossi, portador de uma doença rara que impossibilitou que ele desenvolvesse os braços. Porém, desde criança sonhava em dirigir.
Apesar de todos os “nãos” que ouvia, Marcos aprendeu contruir seu próprio mundo. Ele nasceu com uma sidrome que impede o desenvolvimento dos braços e das pernas e afeta uma a cada 500 mil pessoas no mundo. Isso nunca foi impedimento para Marcos. Formado em Direito, casado e pai de 2 filhos, ele sempre acreditou na realização do sonho de infância: dirigir um carro pelas estradas.
No Detran-RN, Marcos foi recebido pelo Coordenador de habilitações, Rodrigo Fernandes. “No dia do exame de direção veicular, eu convidei ele para esperar a impressão da CNH, e o mesmo já saiu do DETRAN habilitado”, contou Rodrigo. Ainda segundo o Coordenador, Marcos seguiu todos os requisitos de segurança exigidos pelo órgão e tirou nota 10.
O vereador Andinho Duarte anunciou em suas redes sociais a chegada da primeira parcela dos recursos para a construção da Escola Municipal Monsenhor Ausônio Tércio de Araújo e Creche Ana Maria Félix que serão construídas no bairro Soledade, próximo à praça.
Os dois equipamentos educacionais foi um pedido do Vereador a Senadora Zenaide Maia que não mede esforços para priorizar a educação, saúde e infraestrutura de Caicó e Região do Seridó. O terreno foi doado pela Diocese de Caicó e o Prefeito Dr. Tadeu realizou com muita maestria todos os trâmites para que os recursos fossem liberados o mais rápido possível.
A homenagem feita à escola e creche com os nomes de dois grandes professores foi indicação também de Andinho, que teve uma história dentro da educação com Monsenhor Tércio e Ana Maria Félix.
Violento, multirreincidente e ligado ao PCC (Primeiro Comando da Capital). Este é o perfil criminoso de Welington Aquino dos Santos, 35, o Salete, líder da quadrilha que torturou, sequestrou e matou o tenente aposentado da Polícia Militar, Ricardo Boide, 52, na noite do último dia 4, na Grande SP. Dois comparsas dele que participaram do crime são filhos de PM.
O bando invadiu a casa de Boide em Itapecerica da Serra. Quando os ladrões viram a farda do oficial passaram a torturá-lo com faca, coronhadas, choques, socos e pontapés na frente da família dele, porque a vítima era policial. Os criminosos o sequestraram e o mataram a tiros em uma área rural.
Quatro assaltantes foram presos, incluindo Salete. Dois deles são filhos de um sargento reformado da PM. Segundo investigações coordenadas pelo delegado Hélio Bressan, titular da Seccional de Taboão da Serra, dias antes de invadir a casa do tenente, o líder do bando havia comandado arrastões em dois condomínios no município vizinho de Embu das Artes.
Depois da cantora Elis Regina, morta há 41 anos, ser recriada com ajuda de inteligência artificial, foi a vez de Luiz Gonzaga, Rei do Baião, ser “revivido” com auxílio da tecnologia.
O músico, falecido há mais de 30 anos, surgiu na tarde de hoje (9) num dueto com o cantor João Gomes, durante o festival iFood Arraial Estrelado, realizado no Jockey Club de São Paulo.
As imagens e voz foram criadas 100% por inteligência artificial, segundo os organizadores do evento.
O diretor J.B de Oliveira, o Boninho, anunciou na noite do último sábado 8 uma novidade no BBB 24, previsto para estrear no início do ano que vem na emissora. Além das pipocas, com as tradicionais figuras anônimas que estão desde a primeira edição do reality em 2002; e do camarote, com convidados famosos, haverá um terceiro time no elenco da atração: trata-se do puxadinho.
Na nova rede social Threads, concorrente do Twitter criada através do Instagram, Boninho pediu dicas e palpites do que seria essa novidade. “O terceiro time do Big Brother Brasil já está batizado. PUXADINHO! Alguém tem alguma ideia do que vai rolar??? Palpites??”, pediu ele.
Participante do “reality em 2022”, a média Laís Caldas deu seu palpite. “Ex-BBBs? Independente do que seja, vai ser sucesso”, disse ela.
Centenas de pessoas saíram de suas casas na manhã deste domingo (9) para uma manifestação a favor da obra da engorda da Praia de Ponta Negra, maior cartão postal da cidade. Um ato público que iniciou na Avenida Praia de Ponta Negra e seguiu até o Morro do Careca, contou com a presença do prefeito de Natal, Álvaro Dias, do deputado estadual Luiz Eduardo, vereadores de Natal, entidades do setor do turismo, autoridades municipais, estaduais e federais, empresários e moradores da região.
Em discurso, o prefeito destacou a importância do andamento da obra da engorda para não prejudicar o Morro do Careca que está sendo prejudicado pelo agravamento das erosões. “Hoje viemos abraçar o nosso Morro do Careca como ato simbólico. A obra da engorda é de caráter de urgência. Estamos aqui reunidos com a população para chamar a atenção dos órgãos federativos envolvidos, para que acelerem o processo e possam dar mais celeridade às etapas técnicas e fazer com que o projeto da engorda avance. Precisamos salvar o nosso cartão postal e dessa forma fomentar o turismo, a geração de emprego e renda para a nossa cidade”, afirmou.
Para o secretário do Meio Ambiente do município (Semurb), Thiago Mesquita, o ato público realizado pela população é uma resposta positiva e que é preciso a união dos poderes de competência do estado e da União, para o avanço do processo de emissão da licença. “O projeto da engorda é essencial e estamos preocupados com a falta de celeridade do Idema. É preciso diálogo e compreensão para desenvolver o turismo na região e também para conter o processo de erosão”, explicou.
Uma adolescente de 14 anos foi morta com um tiro no queixo, na noite da última quinta-feira, 6, na cidade de Guaratinga, extremo sul da Bahia, a mais de 700 km de Salvador.
Hyara Flor Santos Alves, que é integrante de uma comunidade cigana, chegou a ser socorrida para um hospital, mas não resistiu e morreu na unidade, informou o jornal A Tarde.
A Polícia Civil investiga o caso como feminicídio. Hyara tinha se casado com o marido há cerca de dois meses.O suspeito teria fugido do local do crime junto com o pai e mais um cigano.
Nesta quinta-feira (6), a Anvisa reiterou à Agência Brasil que a importação de DEFs, acessórios, refis e essências desses produtos é proibida no Brasil e que o descumprimento da norma é passível de sanções. As penalidades previstas variam de advertência a multas, conforme a gravidade do fato e o porte da empresa, de acordo com o previsto nas leis nº 6437/77 e 9294/96. Em caso de propaganda irregular, além das penalidades, as empresas são notificadas a retirar o site com conteúdo irregular da internet.
No âmbito das ações de fiscalização, tendo como fundamento o princípio da descentralização político-administrativa, cabe primordialmente às vigilâncias sanitárias locais a fiscalização de tais produtos, conforme prevê o Artigo 7º da Lei nº 8.080 /1990, cominado com a Lei nº 9.782/1.999, que define o Sistema Nacional de Vigilância Sanitária. A Anvisa, contudo, “vem reforçando e integrando as ações de fiscalização em cooperação com estados e municípios e atuando na capacitação das vigilâncias sanitárias locais”. A Anvisa informou ainda que não possui competência legal para regular o uso individual de cigarro eletrônico.
De acordo com relatório divulgado em maio do ano passado pelo sistema Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças Crônicas por Inquérito Telefônico (Vigitel), do Ministério da Saúde, pelo menos um a cada cinco jovens de 18 a 24 anos usa cigarros eletrônicos no Brasil. Do mesmo modo, a última pesquisa Covitel, desenvolvida pela organização global de saúde pública Vital Strategies e pela Universidade Federal de Pelotas (UFPel), mostra que os adultos jovens apresentaram as maiores prevalências de experimentação de cigarro eletrônico (19,7%) e de narguilé (17%), no país, no ano passado. O consumo desses produtos é considerado modismo no Brasil e segue comportamento observado em outros países, como Estados Unidos e Reino Unido, onde é permitida a comercialização.