Tarcísio, agora ‘traidor’, terá elo com bolsonarismo testado no governo e em 2026


O azedar das relações entre Tarcísio de Freitas (Republicanos) e a direita alinhada ao ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), que deixa incerto o apoio do segmento à gestão do governador de São Paulo e aos planos eleitorais dele para 2026, vem sendo ilustrado nos bastidores com uma metáfora.

No resumo de um expoente desse campo, é como ter em casa um vaso de cristal que trincou: não significa que ele será jogado no lixo, mas se sabe que nunca mais voltará a ser como era.

Tarcísio, que se estranhou com o padrinho político ao divergir dele e defender a aprovação da Reforma Tributária, é o mais novo político a ganhar do bolsonarismo a pecha de traidor. A maldição já se abateu sobre o ex-governador João Doria e a ex-deputada federal Joice Hasselmann, por exemplo.

Mais >

“É uma vergonha o comportamento de Mbappé depois de ganhar 300 milhões”


As críticas dirigidas a Kylian Mbappé são numerosas e até mesmo Paolo Di Canio não fica indiferente à situação do atacante francês no PSG. Em declarações à Sky Sport Italia, o ex-jogador do West Ham e Lazio não economiza nas críticas a Mbappé.

“Podemos julgar os erros do PSG, digo isso sinceramente, mas também precisamos falar sobre a indecência desse rapaz. Ele se aproveitou da situação no ano passado e agora está fazendo o mesmo, ameaçando sair de graça no próximo ano”, afirmou Di Canio, conforme citado pelo Mundo Deportivo, continuando.

“É uma vergonha que Mbappé se comporte dessa maneira depois de ganhar 200 (RS 1.100 bi) ou 300 milhões de euros (R$ 1.600 bi) Os torcedores, o clube e a honra não podem ser comprados, nem mesmo com dois bilhões de euros. Ele não respeita nada disso”, enfatizou o polêmico ex-jogador italiano.

Surfista morre depois de acidente nas ondas da Indonésia aos 44 anos


Osurfista Mikala Jones, de 44 anos, morreu neste domingo, na Indonésia, após um acidente trágico. Segundo a revista Stab Magazine, Jones perdeu a vida por causa da perda de sangue após um corte na artéria femoral na virilha. Apesar de ter competido profissionalmente durante o fim dos anos 90 e o início do milênio, Mikala ficou conhecido pela trajetória no ‘free surf’, que é quando os atletas surfam para filmagens e fotos.

Apesar de ser nascido no Havaí, Mikala Jones se estabeleceu como surfista na Indonésia. Foi no país que viveu a maior parte do tempo de sua vida e também onde conseguiu os melhores trabalhos. Mikala deixa família e os irmãos Malia e Daniel Jones, que também são surfistas.

De acordo com informações locais, o surfista havaiano estava surfando próximo de Mentawai, que era a região em que estava hospedado. A equipe médica do local prestou os primeiros socorros, mas não foi possível fazer nada para evitar a morte. Após a notícia e a confirmação da morte, Kelly Slater, maior nome da história do surfe, comentou na última foto postada por Jones no Instagram: ‘lenda’.

Mais >

Falsificação de bebidas alcoólicas cresceu 98% na comparação com 2022


O mercado ilegal de bebidas alcoólicas registrou uma expressiva expansão neste primeiro trimestre. De acordo com números inéditos da Associação Brasileira de Bebidas (Abrabe), a falsificação de produtos cresceu 98% quando comparado com o mesmo período de 2022.

Foram apreendidas 56,2 mil garrafas nos primeiros três meses deste ano. Os produtos que entraram e saíram do país sem pagar os impostos devidos foram pelo mesmo caminho.

Um aumento de 56% de garrafas apreendidas (um total de 56 mil) entre janeiro e março deste ano comparado a igual período de 2022.

O Globo

Vereador Lobão solicita limpeza geral no Alto da Boa Vista


Através de ofício, o vereador Lobão solicitou que a Secretaria de Infraestrutura e Serviços Urbanos realize a limpeza geral do bairro Alto da Boa Vista, zona Norte da cidade.

Na justificativa do edil, coube a reclamação e cobrança por parte das pessoas que residem na localidade e pedem providências com relação a proliferação de insetos que está prejudicando as casas.

Coronel Costa é o novo secretário de segurança pública de Mossoró


Portaria assinada pelo Prefeito Allyson Bezerra e publicada nesta sexta feira 7 de julho de 2023, dispõe sobre a nomeação do Coronel PM Valmary Costa para o cargo 
de Secretário Municipal de Segurança Pública, Defesa Civil, Mobilidade Urbana e Trânsito.

Com sua nomeação para a segurança do município de Mossoró, o Coronel Costa deverá deixar o Comando de Policiamento Regional I.

Brasil tem mais de 18 milhões de pessoas com deficiência


No Brasil, cerca de 18,6 milhões de pessoas com dois anos ou mais de idade, 8,9% desse grupo etário, tinham alguma deficiência. Em 2022, 47,2% das pessoas com deficiência tinham 60 anos ou mais de idade. Os dados são do módulo Pessoas com deficiência, da Pnad Contínua 2022, do IBGE.

A pesquisa comprova que a desigualdade se agrava entre as pessoas com deficiência. No terceiro trimestre de 2022, a taxa de analfabetismo entre pessoas com deficiência foi de 19,5%, enquanto entre as pessoas sem deficiência essa taxa foi de 4,1%.

Apenas 25,6% das pessoas com deficiência tinham concluído pelo menos o ensino médio, enquanto 57,3% das pessoas sem deficiência alcançaram esse nível de instrução.

Mais >

Pessoas com deficiência têm menor acesso à educação, ao trabalho e à renda, diz IBGE


A população com deficiência no Brasil foi estimada em 18,6 milhões de pessoas de 2 anos ou mais, o que corresponde a 8,9% da população dessa faixa etária. Os dados são do módulo Pessoas com deficiência, da Pnad Contínua 2022. O tema já foi investigado em outras pesquisas do IBGE, sendo as mais recentes o Censo Demográfico 2010 e a Pesquisa Nacional de Saúde (PNS) 2013 e 2019. Os dados, no entanto, não são comparáveis entre as pesquisas, pois há diferenças metodológicas.

“Os questionários vêm acompanhando a evolução e a adaptação de modelos para o entendimento da deficiência, seguindo as recomendações internacionais do Grupo de Washington para Estatísticas sobre as Pessoas com Deficiência, a Classificação Internacional de Funcionalidade, Incapacidade e Saúde, e em consonância com a Convenção de Direitos da Pessoa com Deficiência e a Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência”, explica a analista da pesquisa Maíra Bonna Lenzi.

O questionário busca levantar as dificuldades na realização dos mais diversos tipos de atividades funcionais. São quatro categorias de resposta que vão de ‘Não tem dificuldade’ a ‘Tem, não consegue de modo algum’. A identificação das pessoas com deficiência é estabelecida por aquelas que responderam ter muita dificuldade ou não conseguir de modo algum.

Mais >

Carro popular: programa de subsídio do governo chegou ao fim, diz Alckmin


O vice-presidente e ministro do Desenvolvimento, Geraldo Alckmin, anunciou nesta sexta-feira, (7), o fim dos bônus liberados pelo governo para reduzir os preços de carros de passeio, um mês após o seu lançamento. O crédito para troca de caminhões com mais de 20 anos, menos usado, porém, segue à disposição dos transportadores.

O programa foi considerado um sucesso por Alckmin, resultando na venda de 95 mil veículos apenas em suas primeiras três semanas, quando R$ 500 milhões foram liberados para compra exclusiva dos consumidores (pessoa física). Posteriormente, o programa foi aberto também a empresas, como locadoras, com um acréscimo de R$ 300 milhões, igualmente esgotados.

“Estamos encerrando a parte do estímulo dos créditos tributários para veículos leves. Foi um sucesso”, declarou Alckmin ao participar da abertura da entrevista coletiva da Anfavea, a associação que representa as montadoras, para anunciar os resultados do setor. Ele acrescentou que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva teve “sensibilidade social” em relação aos empregos, dada a ociosidade elevada da indústria automotiva.

Mais >

Corintians de Caicó e Sport Recife abrem Cup Nordeste de Futsal Feminino no Ginásio da Ilha nesta sexta (7)


Previsto para às 19 horas da noite desta sexta-feira (07/07), a abertura da Cup Nordeste de Futsal Feminino ocorrerá no ginásio de esportes da Ilha de Sant’Ana com a partida entre Corintians de Caicó e Sport Recife.

São 16 equipes disputando o tão sonhado título do certame que também contempla premiações em dinheiro e individuais, além de medalhas e troféus.

A competição acontece nos dias 7, 8 e 9 de julho e reúne equipes do Rio Grande do Norte, Ceará, Paraíba e Pernambuco.

Advogados suspeitos de envolvimento com facção estão presos em setor de inteligência do Governo


Um dos três advogados presos em uma operação conjunta das forças de segurança pública do Rio Grande do Norte contra a facção criminosa conhecida como Sindicato do Crime, pasmem, está detido em uma sala no setor de inteligência da Secretaria de Administração Penitenciária (Seap), localizada em Natal. Outro estaria detido na na base do Grupo de Operações Especiais (GOE), que é outro local reservado assim como o setor de inteligência.

No dia anterior, o Sindicato dos Policiais Penais do RN já havia se manifestado contra a presença de advogados presos na Academia da Polícia Penal, um lugar que deveria ser destinado para a educação e treinamento de novos integrantes do sistema prisional. O detalhe é que todos esses presos estão nessa situação por suspeita de integrar uma facção que ordenou os ataques criminosos ocorridos em março, no Rio Grande do Norte. Ataques esses que partiram de dentro de presídios, conforme apontou durante as investigações o setor de inteligência, justamente, da Seap. 

“O que eles querem é pressionar para que consigam prisão domiciliar, alegando que no RN não tem sala de estado maior”, afirmou uma das fontes ouvidas pela redação da 96 FM. Por isso, alguns advogados que defendem esses presos, já cobraram mais conforto para os detidos, como cama e televisão, fato que inviabiliza cada vez mais o trabalho desempenhado nesses locais. 

Em contato com a redação da 96 nesta quinta-feira (6), a SEAP se manifestou sobre a presença dos advogados presos dentro da Academia da Policia Penal e afirmou o seguinte: “A custódia do regime especial normalmente é realizada na Academia Coronel Milton Freire, da Polícia Militar, mas diante da reforma do prédio, os presos estão sendo mantidos no quartel do Comando Geral, local com número limitado de vagas. Diante dessa limitação, a custódia dos dois advogados está sendo realizada pela própria Polícia Penal e em condições de garantir as prerrogativas”.

Portal da 96FM

Alexandre de Moraes é o Ministro mais rejeitado pelos Brasileiros, diz pesquisa


Cármen Lúcia é a ministra com a imagem mais positiva entre os colegas de toga do Supremo Tribunal Federal. 

De acordo com a nova pesquisa Atlas, divulgada nesta quinta, 6, 49% dos brasileiros a avaliam de forma positiva, contra 35% que têm uma imagem negativa da magistrada.

Alexandre de Moraes – pasmem, leitores (contém ironia) – é o ministro que soma a maior porcentagem de brasileiros que o taxam de forma negativa: 47%, no total. Moraes é seguido de perto por Gilmar Mendes, visto de forma ruim por 46% dos entrevistados. 

Mais >

Zema procura Tarcísio e já busca aliança de olho na disputa à Presidência


Cotado como um dos possíveis herdeiros políticos do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), o governador de Minas Gerais, Romeu Zema (Novo), abriu conversas com rivais do PT e interlocutores do chefe do Executivo paulista, Tarcísio de Freitas (Republicanos), de olho na próxima corrida ao Palácio do Planalto, em 2026. Durante viagem a Brasília nesta semana, agendada inicialmente para discutir ajustes na reforma tributária, Zema se reuniu com lideranças de PP, Republicanos e União Brasil que se alinham à oposição a Luiz Inácio Lula da Silva, e conversou sobre uma aliança voltada à próxima eleição presidencial.

O périplo de Zema começou na manhã de terça-feira numa reunião com o vice-presidente nacional do União Brasil, Antonio Rueda. Também participaram do encontro, revelado pelo jornal Folha de S.Paulo, lideranças do partido na Bahia, como o atual prefeito de Salvador, Bruno Reis, e seu antecessor, ACM Neto, que enfrentam a concorrência do PT pela capital baiana em 2024.

Na quarta, Zema conversou com o senador Ciro Nogueira (PI), presidente do PP, e com o deputado federal Marcos Pereira (SP), presidente do Republicanos.

Pró-Moradia será retomado no RN com a construção de 765 casas


A Caixa Econômica Federal vai retomar o programa Pró-Moradia com a construção de 765 residências em todas as regiões do Rio Grande do Norte. A previsão é de que, aproximadamente, 4 mil pessoas em situação de vulnerabilidade e que terão garantido o direto social à moradia sejam beneficiadas. O anúncio foi feito nesta quinta-feira (6) pela presidente da Caixa, Rita Serrano, em reunião com a governadora do Estado, Fátima Bezerra.

A gestora do banco federal garantiu que vai “agir rápido” para possibilitar o resgate da ação. “Vim aqui dizer que vamos executar as obras do programa Pró-Moradia, que estavam suspensas por decisão da gestão anterior no Governo Federal. São investimentos da União no valor de R$ 43 milhões”, afirmou Rita Serrano. Serão contempladas 41 cidades. Cada unidade habitacional está avaliada em aproximadamente R$ 60 mil e tem quase 41 metros quadrados, constando de dois quartos, banheiro, área de serviço, sala e cozinha.

Na reunião, Fátima Bezerra lembrou que desde quando assumiu o primeiro mandato de governadora, iniciou entendimento para recuperar o investimento. “Aportamos recursos próprios para contrapartidas, destravamos impedimento, mas tivemos dificuldades porque a administração federal anterior paralisou tudo. A decisão da Caixa significa dignidade, respeito ao Estado e à sociedade. Agora 765 famílias vão ter suas residências”, declarou.

Mais >

Carlinhos Maia é detonado ao expor intimidade com o marido


O influenciador alagoano Carlinhos Maia causou polêmica, mais uma vez, ao fazer uma postagem em que expõe a intimidade com o marido Lucas Guimarães. A publicação foi feita na nova rede social Threads, durante a madrugada desta quinta-feira (6). Nela, Carlinhos cita que estava esperando o companheiro terminar a “chuquinha dele”.

“Lucas estava com barriga inchada depois de um cuscuz que ele comeu, então faz uma semana que to sem namorar, daí ele melhorou hoje, to aqui as 3 da manhã esperando ele terminar a chuquinha dele”, escreveu o influenciador.

Não demorou muito para que ocorresse uma enxurrada de comentários, muitos deles citando ser desnecessário tanta exposição. Muitas pessoas também questionaram o que significa o termo utilizado por Carlinhos na postagem. “Olha a estratégia que o cidadão usa para engajar nessa nova rede social. Que lamentável”, disse um seguidor. “Seboso”, completou outro. “O que é chuquinha?”, questionou outra usuária da plataforma.

Mais >

Craque Neto tem o celular levado e corre atrás dos assaltantes


O apresentador e ex-jogador de futebol José Ferreira Neto, mais conhecido como Craque Neto, foi vítima de uma “gangue da pedrada”, ou “gangue quebra-vidro”, no Morumbi, zona oeste de São Paulo, na tarde de quarta-feira (5).

A informação foi confirmada pelo apresentador durante a transmissão do jogo entre América-MG e Corinthians, pela Copa do Brasil, na Rádio Craque Neto.

O apresentador estava com um colega em um carro parado no semáforo quando um criminoso, que vestia moletom vermelho, se aproximou. Ele quebrou o vidro do passageiro, onde estava Neto, e levou seu celular.

Neto reagiu

Neto afirma que ainda segurou o braço do suspeito, mas não conseguiu detê-lo. O homem fugiu com seu comparsa, que usava uma camisa do time do Juventus.

Lula enfrenta a CBF, não quer o italiano Ancelotti e defende Fernando Diniz


O presidente da República, Lula, foi direto em relação ao que pensa de o italiano Carlo Ancelotti assumir o Brasil em 2024.

“Ancelotti nunca foi técnico da Itália. Por que ele não resolve o problema da Itália, que nem disputou a última Copa do Mundo?”

Lula é desfavorável a ver o Brasil com um treinador que não tenha nascido por aqui. A escolha do presidente da CBF, Ednaldo Rodrigues, não é aprovada por ele.

Elogiou, e quer, Fernando Diniz.

“Gosto da criatividade do Diniz, da personalidade. Acho que é uma chance boa e acho que ele vai aproveitar bem.”

Mais >

Polícia captura segundo acusado que assaltou Policial Militar em Caicó


Policias militares do Grupo Tático Operacional do 6º BPM prenderam o outro acusado que estava foragido e havia praticado um assalto contra o Sargento PM Marcos Souza.

A Polícia Militar não cessou diligências desde o dia do assalto com objetivo de capturar os responsáveis por este e possivelmente alguns outros assaltos que vinham acontecendo na cidade.

Durante as buscas que ocorreram esta semana, o 6º BPM obteve como resultado a recuperação de motos, apreensão de drogas e a prisão de pessoas.

Na tarde de ontem (6), um dos responsáveis compareceu até à Delegacia de Polícia para se entregar. Já na madrugada de hoje (7), o Grupo Tático Operacional capturou o segundo acusado identificado como Luan Oliveira Farias, que foi conduzido à DP com o material ilícito apreendido no momento de sua prisão.

Saiba quais partidos e bancadas levaram a maior parte dos R$ 7,5 bilhões em emendas liberadas por Lula


Nos últimos dois dias, o governo Lula liberou valor recorde em emendas parlamentares: praticamente tanto quanto havia liberado nos outros 183 dias de governo. A liberação ajudou a mudar o destino da reforma tributária, aumentando as chances de aprová-la.

Na terça e quarta-feiras, o governo empenhou R$ 7,5 bilhões do orçamento para emendas de deputados e senadores. Até a véspera, todos os empenhos do ano de 2023 somavam R$ 7,7 bilhões.

Dias de toma lá dá cá. Foram R$ 2,1 bilhões liberados na terça-feira e inéditos R$ 5,3 bilhões na quarta-feira. Ainda não se sabe o valor liberado nesta quinta-feira, quando está prevista a votação da emenda constitucional que cria dois novos impostos de valor agregado com alíquota única para todo o território nacional e que vão substituir ICMS, ISS e PIS/Cofins.

Mais >

Homem é preso por suspeita de falsificação de chave Pix em ação beneficente de criança em Natal


Policiais civis da 24ª Delegacia de Polícia (DP de São José de Mipibu) prenderam em flagrante, nesta quarta-feira (05), um homem, 38 anos, suspeito por estelionato. A prisão foi realizada no bairro Planalto, localizado na Zona Oeste de Natal. 

O homem teria falsificado uma chave PIX solidária, feita em benefício de uma criança ferida durante um ataque de animal em São José de Mipibu. Além disso, ele teria divulgado a foto dela, que ainda se encontrava hospitalizada, passando-se por seu tio. 

O suspeito recebeu várias doações realizadas por meio de PIX. Em sua posse, também foi encontrada a quantia de R$ 800,00 (oitocentos reais) em espécie, assim como cestas básicas doadas.