Lula participa de congresso da UNE e promete mais universidades


O presidente Luiz Inácio Lula da Silva participou, na noite desta quinta-feira (13), em Brasília, do 59º Congresso da União Nacional dos Estudantes (UNE). A última vez que um presidente da República compareceu ao evento foi em 2009, quando o próprio Lula, durante seu segundo mandato, esteve no encontro estudantil. O Congresso da UNE, ou Conune, como costuma ser chamado, é considerado o maior encontro de estudantes da América Latina e deverá reunir cerca de 10 mil participantes até o próximo domingo (16) na capital federal.

No evento, o presidente prometeu ampliar o número de universidades e outras instituições de ensino no país. “Nós vamos voltar a fazer mais universidades, a fazer mais escolas técnicas, mais laboratórios, vamos nos reunir com reitores e com os estudantes, vamos outra vez colocar o pobre no orçamento da União”, garantiu diante de um ginásio Nilson Nelson cheio. Tal promessa já havia sido feita durante a campanha eleitoral, em 2022.

Durante a cerimônia, representantes das entidades estudantis leram e entregaram uma carta de reivindicações ao presidente. Entre os principais pontos, estão a manutenção da política de cotas e ampliação do direito de acesso para indígenas e pessoas trans, a criação da Universidade de Integração da Amazônia e a aprovação de uma lei para instituir o Programa Nacional de Assistência Estudantil. Além disso, a UNE reiterou, no documento, o pedido para que o governo revogue o Novo Ensino Médio, demanda repetida diversas vezes pelos estudantes em palavras de ordem gritadas no ginásio.

Mais >

Rogério Marinho chora ao falar dos presos do 8 de janeiro


O senador potiguar Rogério Marinho (PL-RN), expressou profunda emoção ao abordar a situação dos detentos resultante das manifestações ocorridas em 8 de janeiro. Durante sua participação na audiência da Comissão de Segurança Pública, suas palavras foram acompanhadas por lágrimas. 

Marinho destacou que o Brasil enfrenta um “momento desafiador” e ressaltou a importância da resiliência para lidar com a tendência de desumanizar aqueles que têm pensamentos diferentes. O parlamentar mencionou a “relativização” como uma palavra-chave nesse contexto. Segundo ele, a democracia, a inviolabilidade dos mandatos, a Constituição, os direitos humanos, o ordenamento jurídico e os valores estão sendo relativizados.

Enquanto tentava conter a emoção, Marinho dirigiu-se à presidente da Associação dos Familiares e Vítimas de 8 de janeiro, Gabriela Fernanda Ritter, presente na audiência da comissão. Ele expressou solidariedade ao imaginar o sofrimento enfrentado por ela e enfatizou que os detidos em razão das manifestações do início do ano foram tratados como gado, sem o devido respeito aos seus direitos.

Além disso, o senador abordou sua percepção sobre o papel do Ministério Público e do Judiciário no cenário atual do Brasil. Ele observou que aqueles que se posicionam contra o governo federal são tratados de forma diferenciada, apontando a existência de dois sistemas jurídicos no país. Essa situação foi lamentada pelo congressista.

Revista Oeste

PM captura elemento que tentou praticar assalto em estabelecimento comercial de Caicó


CAICÓ (RN) — A Polícia Militar agiu rápido e capturou um indivíduo que tentou assaltar um comércio na área central de Caicó.

O fato se deu por volta das 22h dessa quinta-feira (13), quando o acusado chegou ao estabelecimento em posse de uma arma branca e tentou subtrair objetos das pessoas que estavam presentes.

A Polícia Militar foi acionada e uma guarnição de Rádio Patrulha conseguiu efetuar a captura do elemento que foi conduzido até à Delegacia de Polícia Civil, onde foram realizados os procedimentos cabíveis.

Árbitro potiguar é convocado para depor na CPI das apostas esportivas


Na Câmara dos Deputados, a comissão parlamentar de inquérito (CPI) que investiga os esquemas de manipulação de resultados de partidas de futebol profissional no Brasil aprovou requerimento para ouvir árbitros.

Foram convocados Bráulio da Silva Machado, Edina Alves Batista, Marcelo de Lima Henrique, Caio Max Augusto Vieira (foto), Jefferson Ferreira de Moraes e Dyorgines Jose Padovani de Andrade. Todos eles apitaram jogos envolvidos no esquema de aposta.

A convocação obriga o comparecimento deles à CPI das Apostas Esportivas.

Também foi aprovado um requerimento para convocar Wilson Luiz Seneme, presidente da Comissão Nacional de Arbitragem, Confederação Brasileira de Futebol, para participar de reunião de Audiência Pública, na qual deverá debater os recentes fatos e episódios envolvendo a manipulação de resultados em partidas.

Mais >

Além de Flávio Dino, veja outros nomes cotados para a vaga de Rosa Weber no STF


Antes mesmo do início dos trabalhos de Cristiano Zanin no Supremo Tribunal Federal (STF), onde o advogado irá substituir Ricardo Lewandowski, os olhos se viram para uma segunda cadeira da Corte alvo de cobiça este ano: a da ministra Rosa Weber, que se aposenta em outubro. No páreo, um dos nomes mais aventados nos últimos dias é o do ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino, como mostrou O GLOBO nesta quinta-feira. No entanto, ele não é o único cotado para ocupar a vaga.

Indicada para o Supremo pela então presidente Dilma Rousseff (PT) após a saída de Ellen Gracie, em dezembro de 2011, Rosa Weber terá de se aposentar no máximo até 2 de outubro, quando completa 75 anos. Alas do governo e aliados do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) defendem a nomeação de uma mulher negra para a cadeira como forma de ampliar a diversidade no STF — hoje, não há negros na Corte, e apenas duas das 11 cadeiras são ocupadas por mulheres, número que cairá para uma com a aposentadoria de Rosa.

A disputa nos bastidores aventa nomes de quadros do governo, de cortes superiores e de políticos, mas a decisão ainda é incerta. O nome indicado por Lula para a vaga deverá ser aprovado pela Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado e, depois, pelo plenário da Casa, a exemplo do que ocorreu com Zanin.

Mais >

“Dona Michelle era muito difícil e não gostava de mim”, diz Cid


O tenente-coronel Mauro Cesar Cid optou por não responder às perguntas dos deputados e senadores da CPI do 8 janeiro na terça-feira, no Congresso Nacional, mas nos últimos tempos, em conversas reservadas às quais a coluna teve acesso por meio de interlocutores em comum, foi bastante eloquente ao falar dos bastidores dos palácios do Planalto e da Alvorada sob Jair Bolsonaro.

Nessas conversas, devidamente registradas, Cid contou que ficava no meio do fogo cruzado entre Jair e Michelle Bolsonaro quando o assunto era, principalmente, o pagamento de contas da família, em dinheiro vivo, na boca do caixa, conforme mostramos em reportagem publicada no início do ano.

Relacionamento complicado

O oficial do Exército diz, por exemplo, que Michelle era uma pessoa de difícil trato no dia a dia — e que não ia com a cara dele. “Dona Michelle era muito difícil e não gostava de mim”, afirma. A principal razão da diferença entre os dois tinha como pano de fundo exatamente as questões relacionadas a dinheiro, segundo o militar.

Mais >

Ciclone extratropical mata 4 pessoas e provoca destruição em 6 estados


O ciclone extratropical que atinge partes das regiões Sul e Sudeste provoca estragos em pelo menos seis estados brasileiros. Até o momento, o fenômeno matou quatro pessoas — duas em São Paulo, uma no Rio Grande do Sul e uma em Santa Catarina —, castigando diversas cidades com ventos de até 160 km/h. Milhares de pessoas ficaram sem luz e houve alagamentos.

Além dos danos, o ciclone derruba as temperaturas nessas áreas. A previsão do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) é de que a ventania causada pelo fenômeno desacelere até este sábado (15/7).

No Rio Grande do Sul, 596 mil pontos seguem sem energia elétrica em decorrência da passagem do ciclone extratropical. A CEEE Equatorial, concessionária do estado, informou que galhos e árvores de grande porte danificaram a rede, prejudicando o fornecimento de energia em diversos pontos da área de concessão.

Mais >

Polícia Militar apreende drogas, dinheiro fracionado e veículo com sinais de adulteração em Jucurutu


Nessa quinta-feira (13), o Grupo Tático Operacional e a Rádio Patrulha de Jucurutu/RN realizaram apreensão de drogas, dinheiro fracionado e um veículo com sinais de adulteração.

Em meio a intensificação do policiamento, as guarnições conseguiram identificar, em duas ocasiões, pessoas em atitude suspeita, onde após a realização de abordagem foram encontradas uma substância análoga a maconha e posteriormente mais entorpecentes, dinheiro fracionado e uma motocicleta com sinais de adulteração.

Diante deste fatos, o material apreendido e seus responsáveis foram conduzidos até a Delegacia de Polícia Cívil, onde foram realizados os procedimentos cabíveis.

Projeto Seridó Criativo vai visitar sete cidades do Seridó


A partir da primeira semana de agosto, o Projeto Seridó Criativo visita cidades do Seridó com programação cultural que abrange teatro, artesanato, artes visuais, literatura e música, sendo este um projeto de José Bernardo Filho, “Zezinho Vídeo”, em parceria com a Associação Cultural Trapiá, de Caicó, RN, com financiamento da Potigás, pelo Edital Natural como Fazer o Bem 2023, através da Lei Estadual de Incentivo Câmara Cascudo, do Governo do Estado e Fundação José Augusto.

A programação abrange Carnaúba dos Dantas, São José do Seridó, São João do Sabugi, Ipueira, São Fernando, Timbaúba dos Batistas, e Serra Negra do Norte. As atividades culturais são desenvolvidas por artistas de Caicó e serão disponibilizadas ao público, de forma gratuita, incluindo os artesãos e artesãs de Caicó e das cidades visitadas, comercializando seus produtos, como forma de promover a economia criativa.

O Projeto Seridó Criativo acontece de 05 de agosto a 02 de setembro, com programação das 16h às 21h, em praça pública. Entre os produtores culturais estão a artesã Tânia Belotto, o artesão Manoel Santos, o ator Alexandre Muniz, o artista visual Custódio Jacinto, os poetas Djalma Mota e Edcarlos Medeiros, a professora de dança Mônica Belotto, o grupo musical Lydias Brasileiras, e Caru Fernandes, com músicas do cancioneiro popular e da MPB.

Mais >

Greve de servidores do Detran-RN será judicializada


O Detran-RN informou em nota que irá judicializar a greve por tempo indeterminado dos servidores deflagrada no último dia 5 de julho.

“Só restou ao Detran/RN adotar as medidas cabíveis e legais para garantir a prestação dos serviços, os quais são essenciais para a população do Rio Grande do Norte”, diz o órgão.

Leia a íntegra da nota abaixo:

Nota

Natal-RN, 13 de julho de 2023

Detran/RN: Nota de Esclarecimento

O DETRAN/RN, em respeito ao cidadão e para cumprir o dever de manter a regularidade na prestação de seus serviços públicos, e em especial como órgão integrante do Governo do RN, que deve cumprir a Lei de Responsabilidade Fiscal e a Lei Complementar nº 178/2021, requisitará ao Poder Judiciário o fim da greve deflagrada pelos servidores do Órgão.

A valorização dos servidores da Administração Púbica do Estado do Rio Grande do Norte pautou as ações da atual gestão estadual, mantendo desde 2019 o pagamento dos salários em dia e depositando R$ 900 milhões na conta dos servidores para quitar os atrasados deixados pela gestão do Governo no período de 2015 a 2018.

Mais >

Rogério Marinho se manifesta sobre fala de Barroso durante evento da UNE: “Grave”


O senador Rogério Marinho (PL-RN), líder da oposição do Senado, manifestou-se sobre a fala proferida pelo ministro Luís Roberto Barroso, do Supremo Tribunal Federal (STF), nesta quarta-feira (13), enquanto discursava no Congresso da União Nacional dos Estudantes (UNE), em Brasília.

Durante sua participação, Barroso fez críticas ao “bolsonarismo” e reagiu às vaias que recebeu de um grupo ligado a profissionais da área de enfermagem.

“Nós derrotamos a censura, nós derrotamos a tortura, nós derrotamos o bolsonarismo para permitir a democracia e a manifestação livre de todas as pessoas”, disse em sua fala o Ministro do STF.

Mais >

Em ligação para Pacheco, Barroso diz que cometeu ‘ato falho’ ao citar bolsonarismo


O ministro Luís Roberto Barroso, do Supremo Tribunal Federal (STF), telefonou nesta quinta-feira (13) para o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), para explicar as declarações dadas sobre “derrotar o bolsonarismo”.

Barroso esclareceu a Pacheco que teve a intenção de usar o termo “extremismo” em vez de “bolsonarismo”. Segundo a apuração do R7, o ministro reconheceu que a fala foi “equivocada”.

Em nota divulgada nesta quinta-feira (13), Barroso disse que jamais pretendeu ofender os 58 milhões de eleitores do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) nem criticar o que chamou de “uma visão de mundo conservadora e democrática, que é perfeitamente legítima”.

Mais >

Governadores contrariam Lula e vão manter escolas cívico-militares


Estados reagiram à decisão do Governo de Lula (PT) de encerrar o Programa Nacional das Escolas Cívico-Militares (Pecim) e anunciaram a manutenção de escolas que adotaram o modelo criado pelo ex-presidente Jair Bolsonaro, em 2019.

O ensino será mantido nos moldes do Pecim ao menos nos estados de Minas Gerais, São Paulo, Rio de Janeiro, Santa Catarina, Goiás, Rondônia, Paraná e no Distrito Federal, governados por bolsonaristas.

Esqueleto em forma de sereia surpreende banhistas em praia


Um esqueleto em forma de sereia apareceu na feixa de areia de uma praia da cidade costeira de Keppel Sands, em Queensland, Austrália, no início do mês de julho, surpreendendo os banhistas que por lá passavam.

As imagens do achado, que conta com cerca de 1,8 metros, foram compartilhadas nas redes sociais pela ‘CoastFish TV’ e geraram muita polêmica.

Contudo, apesar de os restos mortais darem azo à imaginação, já vários biólogos marinhos garantiram nas redes sociais que se trata de um sirênio, uma espécie de mamífero aquático, com os membros anteriores em forma de barbatanas, sem membros posteriores, e com uma barbatana caudal horizontal, também conhecido por peixe-boi e dugongo, principalmente, no Brasil.

Mais >

Coronel preso devido aos atos extremistas no DF é achado desacordado


Preso desde 7 de fevereiro, durante a operação que investiga os atos extremistas do 8 de Janeiro, o coronel Jorge Naime, ex-chefe de operações da Polícia Militar do Distrito Federal, foi encontrado desacordado dentro da cela e com um armário sobre ele, na madrugada desta quinta-feira (13). O coronel foi levado ao Hospital de Base e liberado horas depois. 

Em nota, o Instituto de Gestão Estratégica (Iges-DF), responsável pela administração dos hospitais de Base e de Santa Maria, respondeu que não informa dados pessoais de pacientes.

As informações foram confirmadas pela reportagem com fontes da Polícia Militar. Ainda segundo a apuração, Naime teria recobrado a consciência após policiais terem retirado o armário de cima dele. O coronel chegou a ser encaminhado para um hospital particular, mas, por se tratar de um detento, foi reconduzido ao Base. 

Mais >

Lula confirma Celso Sabino no Ministério do Turismo


O Palácio do Planalto informou que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) convidou o deputado Celso Sabino (União-PA) para assumir o comando do Ministério do Turismo. Segundo o governo, a nomeação de Sabino sairá no Diário Oficial da União (DOU) nos próximos dias.

O convite foi feito durante reunião, nesta quinta-feira (13), na sede da Presidência. Também participaram da conversa, o ministro das Relações Institucionais, Alexandre Padilha, e o líder do governo na Câmara, José Guimarães (PT-CE). O encontro para acertar a nomeação de Sabino foi antecipado pela coluna de Igor Gadelha, do Metrópoles.

Atualmente, a pasta do Turismo é chefiada por Daniela Carneiro (RJ), que pediu desfiliação do União Brasil. O partido tem pressionado o governo a substituir a atual ministra por Sabino.

Mais >

Pandemia de Aids pode acabar até 2030, diz Unaids


O fim da Aids é uma escolha política e financeira dos países e lideranças que estão seguindo esse caminho e estão obtendo resultados extraordinários, o que pode levar ao fim da pandemia de Aids até 2030. É o que mostra um novo relatório divulgado nesta quinta-feira (13) pelo Programa Conjunto das Nações Unidas sobre HIV/Aids (Unaids).

O relatório – denominado O Caminho que põe fim à Aids – expõe dados e estudos de casos sobre a situação atual da doença no mundo e os caminhos para acabar com a epidemia de Aids até 2030, como parte dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável.

Segundo a entidade, esse objetivo também ajudará o mundo a estar bem preparado para enfrentar futuras pandemias e a avançar no progresso em direção à conquista dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas.

Mais >

Pacheco diz que fala de Barroso foi “inadequada, inoportuna e infeliz” mas foge de possível impeachment


O presidente do Senado e do Congresso Nacional, Rodrigo Pacheco (PSD-MG) criticou publicamente a fala do ministro Luís Roberto Barroso, que subiu ao palanque da União Nacional dos Estudantes (UNE) para dizer “nós vencemos o bolsonarismo”. Ele é a mais alta autoridade a se manifestar publicamente sobre o caso.

“Um ministro do Supremo Tribunal Federal evidentemente deve se ater ao seu cumprimento constitucional de julgar aquilo que é demandado. A presença do ministro em um evento de natureza política, com uma fala de natureza política, é algo que reputo infeliz, inadequado e inoportuno”, disse Pacheco, em pronunciamento há pouco na presidência do Senado.

Pacheco, que disse não ter conversado com nenhum ministro da Suprema Corte, defendeu a separação dos poderes, e defendeu que Barroso se desculpe publicamente sobre sua fala. “Espero que haja, por parte do ministro Barroso, uma reflexão em relação a isso e eventualmente uma retratação no alto da sua cadeira de ministro do Supremo Tribunal Federal, prestes a assumir a presidência da Suprema Corte.”

Mais >

RN tem 100% de municípios aprovados à Lei Paulo Gustavo


O Rio Grande do Norte atingiu 100% de municípios cadastrados na plataforma TransfereGov do Ministério da Cultura (Minc) para a aplicação dos recursos da Lei Paulo Gustavo (LPG). A adesão das 167 gestões municipais de cultura no RN contou com a ação da Secretária Extraordinária da Cultura e Fundação José Augusto, por meio de reuniões presenciais e virtuais, para orientar as prefeituras municipais no processo de execução da LPG.

Até a ultima terça-feira (11), segundo dados do site oficial do Minc, o RN estava entre os três estados que mais apresentam os planos de trabalho já autorizados pelo Minc. O Rio Grande do Norte apresentava 94,01% dos municípios com planos aprovados. Além do RN, Pernambuco (97,8%) e Piauí (96,8%) estão entre estados nordestinos com maior número municípios aprovados para a LPG.

O demais estados do NE apresentam os seguintes percentuais de planos municipais autorizados pelo Minc: Ceará (93,4%), Sergipe (93,3%), Bahia (91,8%), Alagoas (89,9%), Paraíba (86,1%) e Maranhão (85,2%).

Mais >

Dono de loja de carros de Natal é assassinado por homem liberado em audiência de custódia


Um crime aconteceu na tarde desta quinta (13), na avenida 9, zona Leste de Natal. O proprietário de uma loja de veículos foi assassinado com uma facada. A imagem acima mostra o momento do crime, mas a cena é forte. 

Ainda não se sabe o que motivou o crime. Suspeita-se que o homem tenha problemas mentais – a família afirmou isso. Pelo que foi apurado, ele já foi preso e estava até bom pouco tempo sob poder da Justiça, mas foi liberado em audiência de custódia. Havia sido detido por violência doméstica. 

Segundo informações, o dono da loja estava sentado na calçada. O homem se aproxima, puxa o que parece ser uma faca, e dá uma cutilada no pescoço do senhor, que ainda tenta fugir, mas cai sem vida. 

Mais >