Aneel mantém bandeira tarifária verde para julho


O consumidor de energia elétrica não pagará cobrança extra na conta de luz em julho. A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) manteve a bandeira verde para o próximo mês para todos os consumidores conectados ao Sistema Interligado Nacional (SIN).

A conta de luz está sem essas taxas desde o fim da bandeira de escassez hídrica, que durou de setembro de 2021 até meados de abril de 2022. Segundo a Aneel, na ocasião, a bandeira verde foi escolhida devido às condições favoráveis de geração de energia, com os reservatórios das usinas hidrelétricas em níveis satisfatórios. O nível de armazenamento dos reservatórios, informou a agência reguladora, atingiu 87% em média no início do período seco, o que explica o cenário favorável do momento.

Caso houvesse a instituição das outras bandeiras, a conta de luz refletiria o reajuste de até 64% das bandeiras tarifárias aprovado em junho de 2022 pela Aneel. Segundo a agência, os aumentos refletiram a inflação e o maior custo das usinas termelétricas neste ano, decorrente do encarecimento do petróleo e do gás natural nos últimos meses.

Mais >

Ministros de Lula, PT e Ciro Gomes reagem à decisão do TSE que tornou Bolsonaro inelegível


Políticos de esquerda reagiram nas redes sociais à decisão do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) que tornou o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) inelegível por oito anos nesta sexta-feira, 30. Nas postagens, os representantes da antiga oposição ao ex-presidente destacaram que o parecer do TSE significou a “defesa da democracia” e provocaram apoiadores com frases de efeito utilizados por Bolsonaro na internet.

O julgamento, iniciado no último dia 22 de junho, foi encerrado no início da tarde desta sexta, com o placar de 5 votos favoráveis a inelegibilidade e dois contrários. O voto decisivo foi proferido no início da tarde pela vice-presidente do TSE, Carmen Lúcia, que disse que o ex-presidente teve “consciência de perverter” o sistema eleitoral. Agora, Bolsonaro está impedido de se candidatar até 2030.

A acusação que determinou a inelegibilidade de Bolsonaro é de autoria do Partido Democrático Trabalhista (PDT), que alegou que o ex-presidente cometeu abuso de poder em uma reunião com embaixadores estrangeiros, onde apresentou questionamentos sobre a integridade do sistema eleitoral brasileiro. O presidente do partido à época das eleições, Carlos Lupi, e o candidato da sigla à Presidência em 2022, Ciro Gomes, observaram que a justiça foi feita pelo tribunal nesta sexta.

Mais >

Inelegível pelo TSE: Bolsonaro diz que Michelle é inexperiente para a política


Após ficar inelegível por oito anos por decisão do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) afirmou que a esposa, Michelle Bolsonaro (PL), ainda é inexperiente para a política.

“Ela (Michelle) não tem experiência para enfrentar o dia a dia de uma política bastante violenta com um sistema bastante ativo no Brasil”, disse Bolsonaro na noite desta sexta-feira, 30, ao chegar em Brasília.

Nas eleições de 2022, Michelle agiu como cabo eleitoral do ex-presidente, especialmente em comícios evangélicos. O desempenho dela chamou a atenção de lideranças partidárias do PL que pensam nela como uma possível candidata à Presidência em 2026.

Mais >

Dr. Rômulo Fernandes esclarece farsa da teoria da indústria dos danos morais criada pelos bancos


CAICÓ (RN) — O advogado Dr. Rômulo Fernandes concedeu entrevista ao radialista Max Flávio na Rádio Povo 87,9 FM e esclareceu pontos importantes no tocante a farsa da teoria da indústria dos danos morais criada pelos bancos.

Assista ao vídeo da entrevista na íntegra:

De acordo com o Dr. Rômulo Fernandes, bancos e financeiras estão inserindo descontos de seguros e fazendo empréstimos nos contracheques de correntistas, sendo que os juízes não aplicam multas.

O operador do Direito explicou que casos como os descritos ocorrem costumeiramente nos dias atuais e é importante que a população esteja ciente para não cair. Assista ao vídeo acima (entrevista completa) e saiba mais.

Cigarro eletrônico em alta: 1 a cada 4 jovens no Brasil já usou o aparelho, mostra novo levantamento; saiba os riscos


Aproximadamente 1 a cada 4 jovens de 18 a 24 anos no Brasil (23,9%) já utilizou alguma vez um cigarro eletrônico, embora os aparelhos tenham a venda proibida no país. A tendência é de alta, no ano passado esse percentual era de 19,7%, ou seja, 1 a cada 5 indivíduos na faixa etária. O crescimento, em apenas 12 meses, foi de 21,3%.

Os dados fazem parte da pesquisa Inquérito Telefônico de Fatores de Risco para Doenças Crônicas Não Transmissíveis em Tempos de Pandemia, Covitel 2023, lançado nesta quinta-feira. O levantamento é conduzido pela Universidade Federal de Pelotas (UFPel) e pela organização global de saúde pública Vital Strategies. Além disso, conta com o apoio da Associação Brasileira de Saúde Coletiva (Abrasco) e da Umane.

Entre janeiro e abril deste ano, o inquérito ouviu nove mil pessoas pelo país, parte de uma amostra representativa da população brasileira. Entre os principais resultados estão os dados referentes ao consumo dos cigarros eletrônicos, que tem crescido rapidamente no Brasil apesar das proibições pela vigilância sanitária.

Mais >

Wajngarten posta foto de Bolsonaro sem camisa: “Vítima da tal democracia”


O ex-secretário-executivo do Ministério das Comunicações e advogado de Jair Bolsonaro (PL), Fabio Wajngarten, publicou, nesta sexta-feira (30/6), uma foto onde o ex-presidente aparece sem camisa, com as cicatrizes das cirurgias a que se submeteu após a facada que sofreu à mostra, para demonstrar apoio após o ex-presidente ficar inelegível até 2030. Wajngarten criticou a decisão do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e disse que Bolsonaro é uma “vítima dessa tal democracia”.

O TSE condenou, nesta sexta, o ex-presidente Jair Bolsonaro à inelegibilidade por abuso de poder político e uso indevido dos meios de comunicação em uma reunião com embaixadores, em julho de 2022.

Por 5 votos a 2, Bolsonaro não poderá se candidatar a qualquer cargo político durante oito anos. A medida começa a contar as Eleições Presidenciais de 2022, onde o ex-mandatário foi derrotado pelo petista Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Ou seja, ele não poderá disputar as eleições de 2024, 2026, 2028 e 2030.

Mais >

Defesa de Bolsonaro avalia recorrer da decisão do TSE no STF


O advogado Tarcísio Vieira de Carvalho, representante do ex-presidente Jair Bolsonaro, disse nesta sexta-feira (30) que avalia recorrer da decisão do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) que condenou o ex-presidente à inelegibilidade por oito anos.

Após a proclamação do resultado do julgamento, Carvalho disse que vai aguardar a publicação do acórdão, documento que reúne os votos proferidos por todos os ministros, para entrar com recurso no Supremo Tribunal Federal (STF).

“A defesa recebe com profundo respeito a decisão do tribunal e aguarda a publicação oficial dos votos para verificar qual a estratégia, inclusive recorrer ao STF”, afirmou.

Mais >

Robinho muda de versão e admite sexo com vítima de estupro em novos áudios


Novos áudios utilizados pela Justiça italiana na condenação de Robinho por estupro foram divulgados nesta sexta-feira, no quinto episódio do podcast “Os Grampos de Robinho”, do UOL. Em uma das gravações, o jogador admite que fez sexo com penetração com a vítima. Anteriormente, o ex-jogador do Santos e da seleção brasileira tinha afirmado que só havia ocorrido sexo oral. O brasileiro e seu amigo Ricardo Falco foram condenados na Itália a nove anos de prisão pelo crime de agressão sexual em grupo.

Os trechos divulgados mostram Robinho conversando com Falco sobre a noite do crime, ocorrido em 2013, na casa noturna Sio Café, em Milão. Eles discutem sobre os depoimentos que deram para a polícia. As gravações trazem descrições explícitas da cena do abuso e linguagem imprópria.

“Eu comi, pô! Porque ela quis. Aonde eu forcei a mina? Eu comi a mina, ela fez ‘chupeta’ pra mim e depois saí fora. Os cara continuaram lá”, diz Robinho.

Mais >

Petrobras reduz preços da gasolina para distribuidoras em R$ 0,14 por litro


A Petrobras anunciou redução do preço da gasolina em R$ 0,14 por litro vendido nas refinarias para as distribuidoras.

A queda do preço equivale a 5,3%. Segundo a companhia, o preço médio da gasolina praticado pela Petrobras passará a ser de R$ 2,52 por litro. A medida entra em vigor neste sábado, 1º de julho.

Segundo aPetrobras, a parcela da companhia no preço ao consumidor será, em média, R$ 1,84 a cada litro vendido na bomba, considerando a mistura obrigatória de 73% de gasolina A e 27% de etanol anidro para a composição da gasolina comercializada nos postos.

Mais >

“Hoje levei uma facada nas costas com a inelegibilidade”, diz Bolsonaro


O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) ironizou a decisão do TSE (Tribunal Superior Eleitoral) de torná-lo inelegível por oito anos.

O que aconteceu:

  • Bolsonaro atacou o TSE por medidas tomadas na campanha eleitoral. “Foi um massacre em cima de mim por alguns setores da sociedade. O TSE trabalhou contra minhas propostas, fui proibido de mostrar imagens do Lula com gorro do CPX, do Complexo do Alemão, proibido de fazer live em sua casa, de mostrar imagens do 7 de setembro”.
  • O ex-presidente afirmou que ainda não há candidatos da oposição para enfrentar Lula nas próximas eleições. “Seria quase um W.O”.

“Acredito que tenha sido a primeira condenação por abuso de poder politico. Acredito que esse tenha sido meu crime, um crime sem corrupção. Desde que assumi falaram que eu ia dar golpe. Acompanhamos as eleições, a maneira como TSE agiu e proibiu até de fazer live na minha casa.” – Jair Bolsonaro

Mais >

Vídeo: Rogério Marinho se pronuncia sobre inelegibilidade de Bolsonaro e presta solidariedade ao ex-presidente


O senador do Rio Grande do Norte, Rogério Marinho (PL), publicou através de suas redes sociais um vídeo prestando sua solidariedade ao ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) após o julgamento do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) que tornou Bolsonaro inelegível pelos próximos oito anos.

Durante sua fala, Rogério destacou que o ex-presidente transformou o Brasil e despertou o amor pela pátria em todo o país. 

O senador falou sobre a honra e o privilégio que teve em servir ao país ao lado de Bolsonaro, quando foi ministro do Desenvolvimento Regional de 2020 a 2022.

Mais >

Treinador do PSG é detido pela polícia por discriminação racial


Nesta sexta-feira (30), o ainda técnico do PSG, Christophe Galtier, e seu filho John Valovic-Galtier, foram detidos pela policia francesa suspeitos de discriminação racial e religiosa.

Vale lembrar que a abertura do processo contra Galtier ocorreu em abril. A suspeita de discriminação teria ocorrido quando o treinador ainda comandava o Nice, clube que dirigiu antes de chegar ao PSG, informou o Ministério Público de Nice à AFP.

Ao final da temporada 2021/22, o jornalista Romain Molina e a RMC Sports soltaram um e-mail de Galtier para o ex-dirigente do Nice, Julien Fournier, no qual o treinador teria usados termos discriminatórios em relação as origens e a religião ao se referir a alguns jogadores do elenco.

Mais >

Arraiá do grupo de Idosos em Timbaúba dos Batistas foi um sucesso


O Arraiá do grupo de idosos em Timbaúba dos Batistas foi um sucesso total! A Secretaria de Assistência Social da cidade organizou um incrível encontro em comemoração às festividades juninas, reunindo 120 pessoas que fazem parte do grupo de acolhimento e fortalecimento de vínculos.

O prefeito Ivanildinho marcou presença acompanhado da Primeira Dama Amanda Ramos no evento e expressou sua felicidade em compartilhar aquele momento especial com todos os que ali estavam presentes.

“Quero aproveitar para expressar minha profunda gratidão à minha equipe da Secretaria de Assistência Social de Timbaúba dos Batistas. Seu desempenho e dedicação para garantir uma festa tão linda são realmente admiráveis,” afirmou a secretária Iliane Albuquerque em seu discurso.

Governo cria novas regras para compras internacionais de até US$ 50


O Ministério da Fazenda publicou nesta sexta-feira (30) uma portaria com novas regras para compras internacionais feitas pela internet.

Segundo o texto, não haverá cobrança do Imposto de Importação para compras de até 50 dólares feitas por pessoas físicas, desde que as empresas de comércio eletrônico entrem no Programa Remessa Conforme, da Receita Federal, e recolham impostos estaduais incidentes sobre importação.

Até então, todas as compras em sites estrangeiros eram taxadas. A isenção de 50 dólares era restrita para remessas internacionais entre pessoas físicas.

Mais >

General Girão vai controlar Podemos no RN


O então presidente do PODEMOS, Felipe Madruga, deixa o trabalho no diretório estadual por compromissos acadêmicos e profissionais. Com isso, assume o atual chefe de gabinete do deputado federal General Girão, Godeiro. Então, a legenda também estará sob a liderança do parlamentar.

Godeiro é formado em Direito e Teologia, especialista em Administração Pública, MBA em Gestão Pública, ex-secretário geral estadual do PSL/RN e do PSC/RN. Ele terá como vice-presidente o então secretário-geral do partido, Geraldo Pinho, que foi candidato a senador pelo PODEMOS em 2022.

Vídeo: Raquel dos Teclados ignora cantora de Bonde do Brasil em show no RN e web critica


A cantora Raquel dos Teclados vem sendo alvo de críticas nas redes sociais nos últimos dias. Isso por conta de um vídeo em que ignora a também cantora Mylenne Oliveira, vocalista da banda Bonde do Brasil.

Na oportunidade Raquel dos Teclados não continuou a música que Mylenne entrou cantando no camarim dela. E a artista alega que não estava previsto e que não havia sido combinado com a produção.

Desta maneira, a vocalista do Bonde do Brasil ficou visivelmente constrangida com a situação. E A web não perdoou a atuação da outra cantora, que poderia ter sido mais simpática.

Mais >

Polícia do Ceará inicia testes com carro elétrico


O Governo do Ceará iniciou, nesta terça-feira (27), a utilização de um modelo de carro de polícia elétrico. O veículo, disponibilizado por meio de parceria com a empresa BYD, tem autonomia para 400 quilômetros e possui dois modelos de recarga, o rápido de duas horas e o prolongado de até oito horas.

A viatura elétrica irá atuar em período de teste, em Fortaleza, pelos próximos 90 dias, cedido à Casa Militar.

Conforme o assessor-executivo da Casa Militar, Francisco Erlanio, o equipamento, mesmo em fase piloto, passará por adaptações apontadas pelos policiais para melhor aproveitamento do veículo.

Mais >

Homem de 93 anos presenteia gerente de banco com galinha após bom atendimento


Caroline Timóteo é Gerente Comercial do Banco Mercantil e, recentemente, recebeu um agradecimento incomum de um cliente idoso. Em vez de um objeto convencional, o senhorzinho lhe presenteou com uma galinha.

“Por volta de 11:45 da manhã avisto o Sr. Jesus adentrando a porta do banco carregando um saco. De repente ouço “piados” vindos de dentro do saco. E o Sr. Jesus vem em minha direção sorrindo e disse: trouxe uma galinha pra você ‘fia’”, escreveu Caroline na legenda do post no seu LinkedIn.

A publicação viralizou e já acumula mais de 62 mil reações e mais de 1 mil comentários.

Mais >

Saiba quem é Sergei Surovikin, o ‘General Armageddon’, preso na Rússia


O general Sergei Surovikin, vice-comandante das forças russas na Ucrânia, não aparece publicamente desde sábado e, de acordo com o jornal “The Moscow Times”, foi preso.

Apelidado de “general Armageddon” pela imprensa russa por causa de suas táticas agressivas na Síria, ele pode ter sido o primeiro militar de alta patente punido pelo governo de Vladimir Putin após o motim do Grupo Wagner.

No sábado (24), o líder do Grupo Wagner, formado por milhares de mercenários que apoiam a Rússia na guerra da Ucrânia, ameaçou atacar o Ministério da Defesa russo e iniciou uma marcha até Moscou. O chefe do Wagner, Yevgeny Prigozhin, disse que o exército russo havia atacado um acampamento dos paramilitares.

Mais >

Caixa processa Pedro Guimarães por forçar funcionário a comer pimenta e chamá-lo de ‘bambi’


A Caixa Econômica Federal está processando seu ex-presidente Pedro Guimarães (foto) para cobrar dela indenização paga pelo banco a um empregado que foi coagido pelo executivo a comer pimenta e ouviu dele comentários homofóbicos, informa O Globo.

Guimarães foi demitido da Caixa em junho de 2022, após virem à tona acusações de assédio sexual e moral contra ele. Em março deste ano, ele se tornou réu e passou a responder criminalmente pelos episódios.

No ano passado, o banco estatal foi condenado a pagar indenização de R$ 20 mil por danos morais a um funcionário, por um caso ocorrido em 2020, durante evento do programa Caixa Mais Brasil no Amazonas.

Mais >