Membro de facção criminosa foragido é preso em Nova Parnamirim


Policiais civis da Divisão Especializada em Investigação e Combate ao Crime Organizado (DEICOR) deflagraram, na tarde desta quarta-feira (28), uma operação policial com o objetivo de capturar um membro de uma facção criminosa local envolvido com homicídios e tráfico de drogas. O homem, de 24 anos, possuía quatro mandados de prisão e foi preso em um condomínio localizado no bairro Nova Parnamirim, na cidade de Parnamirim, Região Metropolitana de Natal. A ação contou com o apoio da Força Tarefa de Segurança Pública de Mossoró (SUSP).

O suspeito é investigado por homicídios, tráfico de drogas, porte ilegal de arma de fogo, receptação e organização criminosa, além de ter quatro mandados de prisão, sendo três por homicídio e um por porte ilegal. O homem não comparecia há mais de oito meses para assinar junto ao estabelecimento prisional onde cumpriria pena por tráfico de drogas e associação ao tráfico, tendo sido declarado fugitivo.

Durante o cumprimento dos mandados, foram apreendidos uma arma de fogo (pistola calibre .380), com ocorrência de roubo, 48 munições intactas do mesmo calibre e duas aparelhos celulares. No momento da abordagem, o homem ainda apresentou um documento de RG falso, sendo autuado em flagrante por posse ilegal de arma de fogo, receptação e uso de documento falso.

Governo do RN vai pagar parte do 13º e complemento do salário de junho amanhã


O Governo do Estado anunciou que realizará pagamentos na próxima sexta-feira (30) para diversos órgãos que possuem autonomia financeira. O anúncio foi feito recentemente tanto pelo governo estadual quanto pela governadora Fátima Bezerra em seu perfil oficial.

De acordo com o comunicado, os servidores ativos da Educação, o Instituto de Previdência dos Servidores do Estado do Rio Grande do Norte (IPERN), a Agência Reguladora de Serviços Públicos (ARSEP), o Departamento Estadual de Imprensa (DEI), o Detran, o Idema, o IPEM e a Jucern serão beneficiados com o adiantamento de 40% do décimo terceiro salário. Ao todo, serão 22,7 mil servidores contemplados com esse pagamento antecipado.

Além disso, o governo também depositará o complemento do salário de junho para os servidores que recebem acima de R$ 4 mil. Essa medida abrangerá cerca de 39 mil funcionários, totalizando mais da metade do funcionalismo estadual que já recebeu seus salários integrais na primeira quinzena do mês.

Mais >

Mulher é morta a facadas pelo namorado na frente do filho na Grande Natal


Uma mulher de 41 anos de idade foi morta a facadas em uma casa na Redinha Nova, no município de Extremoz, na Grande, nesta quarta-feira (28). O companheiro dela foi preso momentos depois do crime pela Polícia Militar como suspeito do assassinato.

A vítima foi identificada como Viviane Priscila Garcia da Silva. Segundo a PM, ela teria recebido pelo menos três golpes de faca no pescoço e morreu na hora.

De acordo com a Polícia Militar, o crime aconteceu em uma casa que foi alugada pelo casal e por mais cinco pessoas para passar alguns dias na Redinha Nova. As informações são do Portal 96FM.

Madonna foi intubada em UTI após ser encontrada desacordada nos EUA


Prestes a começar sua turnê mundial, a cantora Madonna, de 64 anos, foi internada em uma Unidade de Terapia Intensiva (UTI) para tratar uma infecção bacteriana. De acordo com o Page Six, a famosa precisou ser intubada por pelo um dia após ser encontrada inconsciente em Nova York (EUA), no último sábado (24).

O site ainda diz que Lourdes Leon, filha mais velha de Madonna, ficou ao lado da mãe durante toda a internação. Uma fonte afirmou ao site Daily Mail e a revista People que a cantora já deixou a UTI e está se recuperando.

A cantora Madonna precisou adiar a turnê Celebration, que começaria em 15 de julho, após ser internada.

Mais >

TSE julga se Bolsonaro poderá concorrer ou será cabo eleitoral até 2030


O julgamento da Ação de Investigação Judicial Eleitoral (Aije) que pode tornar Jair Bolsonaro (PL) inelegível por oito anos entra em sua terceira sessão, nesta quinta-feira (29/6). Caso não haja pedido de vista, o futuro político do ex-presidente deve ser decidido.

Depois de o relator do caso, Benedito Gonçalves, manifestar-se a favor da condenação do ex-presidente, o julgamento será retomado com o voto do ministro Raul Araújo. Em seguida, votam os ministros Floriano de Azevedo Marques, Ramos Tavares, Cármen Lúcia (vice-presidente do TSE), Nunes Marques e Alexandre de Moraes, presidente do tribunal.

Os ministros que acompanharem o relator seguirão o entendimento de que Bolsonaro cometeu abuso de autoridade e uso indevido de meios de comunicação em reunião realizada com embaixadores, em julho de 2022. Assim, eles se posicionarão pela inelegibilidade de Jair Bolsonaro, por oito anos, a contar das eleições de 2022.

Mais >

Caixa paga Bolsa Família com novo adicional de R$ 50 a NIS de final 9


A Caixa Econômica Federal paga nesta quinta-feira (29) a parcela de junho do Bolsa Família aos beneficiários com Número de Inscrição Social (NIS) de final 9. Essa será a primeira parcela com o novo adicional de R$ 50 a famílias com gestantes e filhos de 7 a 18 anos de idade.

Desde março, o Bolsa Família paga outro adicional, de R$ 150, a famílias com crianças de até 6 anos de idade. Dessa forma, o valor total do benefício poderá chegar a R$ 900 para quem cumpre os requisitos para receber os dois adicionais.

O valor mínimo corresponde a R$ 600, mas com o novo adicional o valor médio do benefício sobe para R$ 705,40, o maior da história do programa. Segundo o Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, neste mês o programa de transferência de renda do governo federal alcançará 21,2 milhões de famílias, com um gasto de R$ 14,97 bilhões.

Mais >

Reoneração do diesel vai compensar prorrogação de programa para carros


Confirmada mais cedo pelo Ministério da Fazenda, a extensão do programa de incentivos para a compra de carros com desconto custará R$ 300 milhões. A afirmação foi dada pelo ministro da Fazenda, Fernando Haddad, na noite desta quarta-feira (28). Segundo ele, os recursos virão da antecipação em R$ 0,03 da reoneração do diesel que começará em outubro.

“Ia ser um programa de R$ 1,5 bilhão e agora vai ser um programa de R$ 1,8 bilhão”, disse Haddad. Dos R$ 300 milhões extras, R$ 100 milhões estavam previstos na medida provisória original, que concedia uma folga de recursos, mas os outros R$ 200 milhões exigirão uma nova medida provisória que mude a reoneração do diesel.

“Para contemplar mais R$ 200 milhões, vai ter que alterar R$ 0,03 no valor da reoneração a partir de outubro por causa da noventena [prazo de 90 dias antes do aumento de qualquer contribuição para a União]”, detalhou Haddad.

Mais >

Cassação de Sergio Moro já é dada como certa nos bastidores da política


Nos bastidores da política, lideranças do PT, como os deputados Gleisi Hoffmann e Zeca Dirceu, já dão como certa a cassação de Sergio Moro, alvo de uma ação no TRE paranaense por abuso de poder econômico e caixa 2. As informações são do jornal O Globo.

O partido de Lula no Paraná, conforme o veículo, ingressou em uma disputa eleitoral por uma vaga no Senado que ainda não existe: a do ex-juiz.

Se Moro for cassado, políticos com mandato poderão participar de uma eleição suplementar que deve ocorrer sem necessidade de renúncia de cargos.

Mesmo sem previsão de desfecho para o caso, o líder do partido na Câmara e a presidente nacional da sigla buscam cravar alguns apoios, com aproximações do ex-governador Roberto Requião e do deputado estadual Requião Filho, que ainda não definiram de qual lado devem ficar.

Conexão Política

Rogério Marinho repudia reunião do Foro de São Paulo em Brasília


O senador Rogério Marinho (PL-RN) repudia a celebração da 26ª edição, em Brasília, do grupo de partidos e organizações de esquerda conhecido como Foro de São Paulo, que defende o fortalecimento das ideias “progressistas” em países da América Latina. Para o líder da oposição no Senado, o encontro contrapõe os princípios da democracia ao reunir representantes de nações antidemocráticas, como Cuba, Venezuela e Nicarágua. 

Rogério Marinho destaca que, em março deste ano, um relatório da Organização das Nações Unidas (ONU) denunciou Nicarágua por contínuas violações dos direitos humanos e a repressão as liberdades democráticas. Em setembro do ano passado, um relatório da ONU acusou a Venezuela por crimes contra a humanidade. Em janeiro deste ano, a organização não-governamental (ONG) Defensores dos Prisioneiros denunciou que Cuba mantinha 1.057 presos políticos, incluindo crianças, em razão de perseguições, ameaças e detenções promovidas pelo regime cubano.

“O Foro de São Paulo não é uma teoria da conspiração, como a esquerda propagou por anos. É um grupo que defende uma pauta ideológica retrógrada, que gera pobreza, miséria e violações aos direitos humanos”, diz Rogério Marinho. “Nos últimos seis anos, esse mesmo grupo se manteve distante do Brasil, enquanto nosso país retomava os trilhos do desenvolvimento econômico por meio das reformas e marcos legais. Agora, em mais um governo do PT, o Foro de São Paulo volta a dar as caras e se sente confortável para propagar em território brasileiro a sua agenda de retrocessos”, complementa.

Mais >

‘Supostos restos humanos’ são encontrados nos destroços do submersível Titan


Possíveis restos humanos foram encontrados em meio aos destroços do submersível Titan, anunciou a Guarda Costeira dos EUA na noite de quarta-feira, quase uma semana após o término de uma operação internacional de busca e resgate.

Todos os cinco tripulantes do submersível foram dados como mortos, após as autoridades concluirem que o veículo implodiu em meio a uma viagem rumo ao naufrágio do Titanic. O material encontrado será submetido a análise.

Os destroços foram descarregados nesta quarta-feira em um piér da Guarda Costeira canadense em St. John’s, na Terra Nova.

Mais >

Equipe do SBT sabia de namorado de Gugu, garante atriz


Luiza Ambiel fez importantes revelações sobre a vida amorosa e sexual de Gugu Liberato, que morreu em 2019 após um acidente em casa. Caso confirmadas, as informações poderiam mudar os rumos da disputa pela herança do apresentador.

De acordo com a eterna musa da Banheira do Gugu, ele mantinha um relacionamento com um homem e isso não era segredo. “Quando o SBT era em Santana, nos anos 1990, todo mundo sabia que ele namorava um cantor. A gente nem se aproximava muito do moço para não dar problema”, revelou em entrevista a Lucas Selfie.

Luiza Ambiel pontuou que ele costumava separar vidas profissional e pessoal e era muito discreto, mas também organizado. Ela garantiu ainda que o apresentador não tinha um relacionamento com a mãe dos filhos dele, Rose Miriam.

Mais >

Globo é condenada a pagar R$ 9 milhões a ex-apresentador do Encontro


O apresentador Lair Rennó saiu vitorioso de uma ação na Justiça contra a Globo, de onde saiu em 2020. Além de ter o reconhecimento de vínculo empregatício reconhecido, o profissional deve receber R$ 9 milhões em indenizações. A decisão cabe recurso.

O jornalista recorreu à Justiça para pedir o salário referente aos seis anos em que apresentou o Encontro durante as férias e folgas de Fátima Bernardes. Segundo informações divulgadas pelo site Na Telinha, do Uol, ele também alega que a Globo sonegou direitos previdenciários ao mudar seu contrato CLT para PJ em 2014.

Ao acolher a reinvindicação de Rennó, o juiz Adriano Marcos Soriano Lopes entendeu que a Globo cometeu fraude. “A prestação de serviços do apresentador Lair Rennó, como pessoa jurídica em prol da Rede Globo ‘constituiu intuito apenas de fraudar a relação de trabalho por meio da pejotização’ (art. 9º da CLT)”, diz a sentença.

Mais >

Ana Maria Braga ganha bolo e detona receita: “Para comer não vai dar”


Ana Maria Braga ganhou um bolo de pé-de-moleque nesta quarta-feira (28), mas não gostou muito do presente. Ao vivo no Mais Você, ela detonou a receita e afirmou que não seria possível sequer comer um pedaço.

A apresentadora explicou que não conhecia a receita, mostrada em uma reportagem na feira de Caruaru, em Pernambuco, e enviada para ela como presente. “A gente conhece o pé-de-moleque, né? Agora, bolo de pé-de-moleque, [não]. Embaixo é bolo e em cima é o desenho do pé e tem o amendoim”, detalhou a loira.

Em seguida, Ana Maria Braga fez uma avaliação sincerona e até brincou sobre o estado do quitute. “O bolo está duro que nem pau. Acho que veio andando de lá até aqui, foi amassando até aqui, e está duro que nem pau.”

Mais >

Parlamentares pedem à Justiça que barre ‘autopromoção’ de Lula em redes sociais do governo


Deputados e senadores do Novo entraram com ação popular na Justiça Federal do Distrito Federal para que o governo Lula não utilize perfis oficiais do Executivo para ‘autopromoção’ do chefe do Executivo. Os parlamentares questionam publicações nos canais oficiais do governo com o que chamam de ‘nítida promoção pessoal de agentes políticos’, como um post no perfil da Presidência com a inscrição ‘Siga o Lula’, seguido do perfil pessoal do presidente.

A ação protocolada na 9ª Vara Federal Cível do DF sustenta que a ‘confusão entre a conta pessoal do presidente e canais oficiais de governo configuram uma frontal violação ao princípio da impessoalidade administrativa’. O texto é assinado pelos deputados Gilson Marques Vieira e Marcel Van Hattem, pela deputada Adriana Ventura e pelo senador Eduardo Girão.

No centro do questionamento estão publicações em diferentes perfis do governo, não só o da Presidência, mas também os dos Ministérios das Cidades, das Comunicações e das Relações Exteriores. Segundo os parlamentares, ‘o veículo oficial de propaganda do Governo foi utilizado como instrumento para autopromoção pessoal do usuário @LulaOficial, personificando o Estado na imagem do agente político’.

Mais >

Viúva Negra: Mulher presa é Natal é acusada de matar ex-maridos no Ceará


Policiais civis da Delegacia Especializada em Capturas e Polinter (DECAP), com apoio da Divisão Especializada em Investigação e Combate ao Crime Organizado (DEICOR), prenderam na manhã desta quarta-feira (28), uma mulher, conhecida como Lucivânia Abreu Marques, de 42 anos, conhecida como “Viúva Negra”. A prisão aconteceu no bairro de Cidade Nova, na Zona Oeste de Natal.

Em desfavor da mulher, existia um mandado de prisão preventiva, oriundo da 4ª Vara do Júri da Comarca de Fortaleza (TJCE). Ela estava foragida há vários anos do estado do Ceará, onde ficou conhecida como “Viúva Negra” pelo motivo dos assassinatos de dois companheiros.

O primeiro crime da mulher ocorreu na cidade de Fortaleza, em 2015, onde a vítima foi Antônio Lucieldo e Silva, crime praticado juntamente com o amante da mulher, José Devanir Campelo da Silva. Já em 2019, o antigo amante e então companheiro da mulher, José Devanir, foi a segunda vítima, na cidade de Cascavel-CE. Na ocasião, ele ameaçou a mulher, que contratou duas pessoas para a execução.

Mais >

Gasolina comprada pelas distribuidoras terá aumento de R$ 0,69 nesta quinta-feira (29), diz Sindipostos-RN


O Sindicato do Comércio Varejista de Derivados de Petróleo do Rio Grande do Norte (Sindipostos RN) confirmou o retorno da cobrança integral dos impostos federais (PIS/Cofins e Cide) sobre gasolina, etanóis anidro e hidratado e GNV, a partir desta quinta-feira (29). Com isso, a estimativa, segundo o Sindipostos RN, é de que as distribuidoras passem a comprar o litro da gasolina com um acréscimo R$ 0,69 e o etanol, com R$ 0,24, no Estado.

Questionado se o aumento do imposto será observado imediamente nos postos de combustíveis após o retorno da cobrança integral, o presidente do Sindispostos-RN, Maxwell Flor, afirmou que não há como confirmar este cenário, já que a decisão de aumentar o preço dos combustíveis cabe aos donos de postos.

“Essa decisão cabe ao revendedor, que saberá o momento certo de repassar o valor. Mas eu acredito que o posto não conseguirá absorver o imposto e terá que passar o valor para a bomba”, afirmou.

Mais >

Toffoli nega suspender cassação de Dallagnol pelo TSE


O ministro Dias Toffoli, do Supremo Tribunal Federal (STF), negou, nesta quarta-feira (28), pedido do ex-deputado federal Deltan Dallagnol (Podemos-PR) de suspender a decisão que cassou seu mandato.

Na petição, a defesa de Deltan pretendia suspender a decisão do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), que, em abril, entendeu que o ex-parlamentar tentou burlar a Lei da Ficha Limpa ao pedir exoneração do cargo de procurador da República durante a tramitação de processos disciplinares abertos para apurar sua conduta na condução dos processos da Operação Lava Jato.

Na decisão, Toffoli entendeu que não houve irregularidades na decisão do TSE.

Mais >

Adjuto Dias protocola pedido de audiência pública para debater a “taxação da água bruta e seus impactos na região do Seridó”


O mandato do deputado estadual Adjuto Dias solicitou junto à Assembleia Legislativa a realização de audiência pública com o tema: “taxação da água bruta: seus impactos para a região do Seridó”.

“Já nos posicionamos contra essa iniciativa de taxar a água bruta. Entendemos que penaliza o pequeno agricultor e diversos ramos da atividade produtiva que dependem do uso da água, como por exemplo o setor ceramista” afirmou o deputado.

A audiência pública ainda não tem data definida. Segundo o parlamentar, a mesma deve ser realizada no Seridó.

Mais >

Rogério Marinho toma posse como presidente do PL no Rio Grande do Norte


O senador Rogério Marinho (PL-RN), líder da oposição no Senado, toma posse na próxima segunda-feira (3), a partir das 9h30, como presidente do diretório do PL no Rio Grande do Norte. A solenidade ocorrerá no Hotel Holiday Inn, em Natal. 

Além da posse do novo presidente, também serão empossados os membros da nova diretoria do PL potiguar. 

O evento também dará início à campanha de filiação ao PL no Rio Grande do Norte. Foram convidadas para o evento lideranças políticas, como prefeitos, deputados federais, estaduais, vereadores e  lideranças de todo o estado. 

Mais >

Censo 2022 mostra que população do RN subiu 4,2% em 12 anos e Parnamirim é a cidade cresceu


O IBGE divulga na manhã de hoje (28/06) os primeiros resultados de População e Domicílios do Censo Demográfico 2022, apresentando um conjunto de informações básicas sobre os totais populacionais e de domicílios no País em diferentes níveis geográficos e recortes, além de diversos indicadores derivados dessas informações, como a média de moradores por domicílio, a densidade demográfica e a taxa de crescimento anual da população e dos domicílios.

Ao todo, foram contadas 203.062.512 pessoas em 90.688.021 domicílios no Brasil, sendo 1.501.657 destes domicílios norte-rio-grandenses. Isto representou um aumento de 34%, em nível nacional, e de 36,6 % em nível estadual, no número de domicílios em relação ao Censo de 2010. Natal foi o município com o maior número de domicílios no estado (337.029), seguido por Mossoró (123.480), Parnamirim (116.679) e São Gonçalo do Amarante (54.203), conforme gráfico abaixo.

O crescimento populacional do estado entre o Censo 2010 e 2022 foi de 4,2%, um pouco abaixo da média brasileira (6,5%). A participação do RN em relação à população brasileira se manteve bem próxima entre os Censos de 2010 e 2022 (de 1,7% para 1,6%), saindo do 16º para o 17º lugar entre os estados mais populosos do Brasil. Em 2022 a população residente do RN passou a ser de 3.302.406 pessoas, um aumento de 134.379 pessoas em relação à 2010, representando uma taxa geométrica de crescimento de 0,35%, abaixo da média nacional de 0,52%.

Mais >