Luís Castro recebeu ligação de Cristiano Ronaldo para assumir o Al Nassr


O colunista Bruno Andrade, de UOL, revelou que Cristiano Ronaldo ligou para o técnico Luís Castro, do Botafogo, para convencê-lo a assumir o Al Nassr, da Arábia Saudita. Eles são conterrâneos.

Luís Castro está balançado pela proposta milionária do time saudita e pesa na balança o convite de Cristiano Ronaldo, maior jogador da história do futebol luso.

O português dará treino normalmente hoje no Botafogo e em seguida conversará com John Textor, dono da SAF do clube. Os jogadores do Glorioso estão fazendo pressão pela permanência do técnico, que é unanimidade no vestiário.

Mais >

Rogério Marinho protocola representações contra defensor público estadual que hostilizou mulheres


O senador Rogério Marinho (PL-RN) protocolou duas representações contra um defensor público que, em áudio, hostilizou mulheres. Em fala divulgada pela imprensa potiguar, o servidor público diz que “a mulher que vota em Bolsonaro se levar uma dedada no ‘c’ e outra na bu* na rua não pode reclamar”.

As representações foram apresentadas ao defensor público-geral do Rio Grande do Norte, Clístenes Mikael de Lima Gadelha, e à procuradora-geral de Justiça do Rio Grande do Norte, Elaine Cardoso de Matos Novais Teixeira. Marinho pede a ambas autoridades estaduais a instauração de procedimento investigativo contra o autor da manifestação discriminatória e ofensiva, com adoção das medidas disciplinares e judiciais cabíveis. 

Marinho destaca que os agentes públicos têm o dever de agir, nos seus atos e manifestações, com fundamento e vinculação na Constituição, e que a manifestação do defensor público constitui verdadeiro abuso da liberdade de expressão, “já que veicula discurso de discriminação de gênero e de ofensa às mulheres”. O senador também sustenta que o servidor público atenta contra a dignidade das mulheres e de suas opiniões eleitorais, e que merece investigação e “eventuais atuações no âmbito cível e criminal”.

Mais >

Jogadora potiguar é convocada para Copa do Mundo Feminina


O Rio Grande do Norte será representado na Copa do Mundo Feminina de 2023. Natural da cidade de Pau dos Ferros, a zagueira Antônia (que atualmente defende o Levante – Espanha) foi uma das 23 jogadoras convocadas pela técnica Pia Sundhage para defender a Seleção Brasileira na principal competição do futebol feminino no mundo. A lista da convocação foi divulgada nesta terça-feira (27) na sede da Confederação Brasileira de Futebol (CBF).

A lista da convocação conta também com outros nomes conhecidos da modalidade e que participaram ativamente do ciclo de preparação para a Copa, como as atacantes Marta, Debinha e a goleira Bárbara. O Brasil estreará na competição no dia 24 de julho, quando enfretará a seleção do Panamá. Além da seleção da América Central, França e Jamaica serão os outros adversários da Seleção na fase de grupos da competição, que ocorrerá na Austrália e Nova Zelândia.

Confira a lista completa de convocados abaixo:

Goleiras: Leticia Izidoro (Corinthians), Camila (Santos) e Barbara (Flamengo)

Defensoras: Bruninha (Gotham City), Kathellen (Real Madrid-ESP), Rafaelle (sem clube), Antonia (Levante-ESP), Monica (Madrid-ESP) e Lauren (Madrid-ESP), Tamires (Corinthians)

Meio-campistas: Duda Sampaio (Corinthians), Kerolin (North Carolina), Luana (Corinthians), Adriana (Orlando Pride), Ary Borges (Louisville City), Ana Vitória (Benfica-POR)

Mais >

Greve dos trabalhadores da enfermagem do RN começará no dia 3 de julho


O Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras em Saúde do RN (Sindsaúde RN) anunciou que profissionais da enfermagem aprovaram a deflagração de uma greve da categoria, com início em 3 de julho. A decisão veio após a realização de uma assembleia geral na manhã desta terça-feira (27). De acordo com o sindicato, cerca de mil profissionais estiveram presentes na reunião.

Ainda de acordo com o sindicato, os servidores da saúde estadual aprovaram uma assembleia para o dia 06 de julho. A assembleia estava marcada para acontecer na Praça Sete de Setembro. Porém, em função da chuva, os sindicatos decidiram transferir a Assembleia para o Sesc/RN. 

Após as votações, os servidores e servidoras da saúde saíram em caminhada pelas ruas do centro da cidade em direção à Secretaria Estadual de Saúde (Sesap). Em nota, o Sindsaúde reforçou que, devido as questões judiciais, os trabalhadores da enfermagem de Natal estão impossibilitados juridicamente de participar da greve da enfermagem.

Mais >

Natal e mais 23 municípios do RN estão sob aviso de acumulado de chuva; veja lista


Natal e mais 23 municípios do Rio Grande do Norte estão sob aviso de acumulado de chuva, com alerta para perigo potencial (aviso amarelo). 

Conforme divulgado pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), o comunicado tem validade a partir das 9h17 desta terça-feira (27) até às 10 horas da quarta-feira (28).

O Inmet alerta para riscos potenciais de chuva entre 20 a 30 km/h ou até 50 mm/dia, com baixo risco de alagamentos e pequenos deslizamentos em cidades com tais áreas de risco.

Mais >

Por mais segurança, bagagens de voos internacionais serão fotografadas


Uma das medidas para aumentar a segurança nos aeroportos do país, e que integra plano anunciado pelo governo federal, é fotografar as bagagens dos passageiros com destino ao exterior.

Em entrevista ao programa A Voz do Brasil, da Empresa Brasil de Comunicação (EBC), o ministro de Portos e Aeroportos, Márcio França, informou que o passageiro terá acesso a foto posteriormente.

“A gente quer que as câmeras [instaladas nos aeroportos] fotografem cada uma das bagagens das pessoas antes delas embarcarem. Conforme estão no voo, [elas] vão receber uma mensagem de whatsapp [com imagem] da mala dela fotografada, o que depois pode ser usado para comprovar com qual mala ela estava”, explicou.

Mais >

MEC divulga resultado da segunda edição do Sisu 2023

O Ministério da Educação (MEC) divulgou nesta terça-feira (27), em Brasília, o resultado da chamada regular da segunda edição de 2023 do Sistema de Seleção Unificado (Sisu). A matrícula dos selecionados deverá ser feita entre 29 de junho e 4 de julho no Portal Único de Acesso ao Ensino Superior do Sisu.

A partir de hoje, começa o prazo para que os candidatos não selecionados na chamada regular manifestem interesse em participar da lista de espera. Os interessados têm até as 23h59 do dia 4 de julho (horário de Brasília), para fazê-lo, também por meio do Portal Único de Acesso ao Ensino Superior – Sisu.

“O candidato poderá manifestar interesse na lista de espera em apenas um dos cursos para o qual optou por concorrer em sua inscrição no Sisu. A convocação por meio da lista de espera será a partir de 10 de julho”, informou o MEC.

Mais >

Advogada transfere R$ 3,5 mil por engano para Jair Bolsonaro


Uma advogada transferiu R$ 3,5 mil por engano para o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). Ela informou o ocorrido em um grupo nas redes sociais.

“Por descuido e sem óculos acabei colocando um zero a mais e foi R$ 3.500 (sic). Tento ligar no Banco do Brasil e não consigo resolver. Preciso reaver esse dinheiro”, escrevey a advogada.

A “vaquinha” para o ex-presidente foi iniciada por aliados de Bolsonaro, como Nikolas Ferreira, Bruno Engler e Mário Frias. Eles buscam “socorrer” Bolsonaro devido às multas recebidas em diversos processos.

Mais >

Perda de florestas tropicais primárias aumentou 15% no Brasil em 2022


Embora responda 30% das florestas do mundo, o Brasil foi responsável por 43% do desmatamento global no ano passado, permanecendo na liderança do ranking das nações que mais perdem florestas no mundo. A destruição de 1,8 milhão de hectares em 2022 resultou em 1,2 gigatonelada (Gt) de emissões de dióxido de carbono, ou 2,5 vezes as emissões anuais de combustíveis fósseis do país.

Os dados, publicados nesta terça-feira (27), são da mais recente atualização do Global Forest Watch (GFW), do World Resources Institute (WRI), instituição global de pesquisa e proteção ambiental. Com base em imagens de satélite, foi possível constatar que a perda de florestas primárias na região dos trópicos, onde ficam as grandes florestas úmidas como a Amazônia, foi 10% maior em 2022 do que em 2021.

Foram 4,1 milhões de hectares, o equivalente a 11 campos de futebol por minuto, uma perda que produziu 2,7 gigatoneladas (Gt) de emissões de dióxido de carbono, número equivalente às emissões anuais de combustíveis fósseis da Índia.

Mais >

Bolsonaro promete “bala de prata” para 2026


O ex-presidente Jair Bolsonaro repetiu, em entrevista à Folha publicada nesta terça-feira (27). sua defesa contra o processo no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) que pode torná-lo inelegível. E disse que tem uma “bala de prata” para a eleição de 2026.

“Eu tenho a bala de prata, mas não vou te dizer, para você não ficar perturbando, no bom sentido. Eu tenho a bala de prata, mas não vou revelar”, disse o ex-presidente. “O que nós plantamos ao longo de quatro anos não foi blábláblá. Eu fui para o meio da massa, bafo na cara, arriscando levar um tiro, uma facada. A gente trouxe o pessoal para acreditar no seu país.”

Segundo o ex-presidente, os ministros do TSE querem puni-lo “pelo conjunto da obra”, e não apenas pela reunião com os embaixadores, na qual o então presidente pôs em dúvida a segurança do sistema eleitoral.

O Antagonista

Saneamento básico: atalho ao retrocesso por meio de ilegalidades


O Congresso Nacional aprovou, em 2020, o novo Marco Legal do Saneamento Básico, por meio da Lei 14.026, que altera a Lei 11.445/2007, dentre outras, trazendo ao setor segurança jurídica, ampla concorrência e metas claras para universalização dos serviços de saneamento básico no Brasil.

Foi motivado pela necessidade de alterar a realidade de 35 milhões de pessoas sem abastecimento de água e 100 milhões sem esgoto, resultante de anos de predominância de prestação dos serviços por companhias estaduais de abastecimento com baixa capacidade de investimento e execução. Em dois anos do novo marco, foram garantidos R$ 90 bilhões, em investimentos e outorgas, que beneficiarão mais de 30 milhões de pessoas.

Porém, os preceitos da legislação, considerados integralmente constitucionais pelo Supremo Tribunal Federal (STF), estão sendo atacados.

Os Decretos 11.466 e 11.467, editados pelo governo Lula no início de abril deste ano, para alterar a regulamentação do novo marco, extrapolam os limites do poder regulamentar e ferem o espírito da legislação vigente.

Mais >

Jovem morto em submarino queria quebrar recorde mundial de cubo mágico debaixo d’água, diz mãe


Christine Dawood, cujo marido Shahzada e filho Suleman morreram a bordo do submersível Titan, revelou que o jovem de 19 anos era obcecado por cubo mágico e conseguia resolver o quebra-cabeça em 12 segundos.

“Suleman não foi a lugar nenhum sem seu cubo de Rubik [cubo mágico]”, disse Dawood à BBC em sua primeira entrevista desde a tragédia. “Ele disse: ‘Vou resolver o cubo de Rubik 3.700 metros abaixo do mar no Titan’”, completou a mãe.

Após conversão proibida, juiz provoca acidente e mata motociclista na Rota do Sol em Natal, diz site


Um motociclista morreu na noite dessa segunda-feira (26) na Rota do Sol, na altura da Barreira do Inferno. De acordo com o Via Certa Natal, um juiz fez uma conversão proibida e atingiu o motociclista, que não resistiu e morreu no local.

Conforme o Via Certa Natal, o juiz teria deixado o local do acidente sem prestar socorro e foi interceptado pela Polícia Militar em uma barreira montada em Pium. 

O veículo foi apreendido pelo Comando De Polícia Rodoviária Estadual.

Polícia Civil prende autor de duplo homicídio em Picuí-PB


A Polícia Civil, por meio do Núcleo de Homicídios da 13ª DSPC, sob o comando do Delegado Rodrigo Monteiro, acaba de dar cumprimento a mandado de prisão preventiva em desfavor do autor do duplo homicídio ocorrido na noite do dia 22/06/02023.

Após o ciência da prática criminosamente, os investigadores do NH/GTE passaram a colher informações sobre a motivação, circunstâncias e autoria do duplo homicídio que vitimou Sandra Maria Gomes dos Santos, com 46 anos, e David Wallisson dos Santos, com 29 anos.

Identificado o autor do crime, realizou-se diligências investigativas a fim de descobrir o paradeiro do autor dos crimes e assim captura-lo.

Mais >

Michelle Bolsonaro marca data para vir à Paraíba e deve estar em evento de filiações do PL


A ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro vai estar na Paraíba no dia 15 de julho. A vinda dela será para participar de um evento com filiações do PL no estado, fortalecendo principalmente a pré-candidatura do ex-ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, à Prefeitura de João Pessoa.

A informação foi confirmada nesta segunda-feira (26) no programa Arapuan Verdade, da Arapuan FM, que manteve contato com o presidente nacional do PL, Valdemar da Costa Neto.

Marcelo Queiroga se assinou filiação ao PL no dia 14 deste mês e foi lançado pré-candidato à Prefeitura de João Pessoa pelo ex-presidente Jair Bolsonaro. A ação terminou com reações do deputado federal Cabo Gilberto, do deputado estadual Wallber Virgolino e do comunicador Nilvan Ferreira, contrários a uma pré-candidatura sem discussão interna no partido.

Reencontrado pela avó, filho de mulher desaparecida há 15 anos nunca foi a escola e não tirou documentos


Criado apenas pelo pai, que é acusado de sequestrá-lo, o adolescente que foi reencontrado pela avó após 15 anos no último mês nunca foi à creche ou à escola. O reencontro do adolescente pela dona de casa Maria Salvadora, de 60 anos, foi mostrado com exclusividade pelo g1 nesta segunda-feira (26).

O adolescente também não tem certidão de nascimento, carteira de idade, CPF ou carteira de vacinação. Desde que se lembra, pergunta pela mãe, a dona de casa Viviane Machado Modesto da Silva, que está desaparecida desde os primeiros anos de sua infância, após ser vista pela última vez com ex-marido Marcos Paulo da Silva Pinto.

Em outubro de 2008, o jovem estava na iminência de completar 2 anos de idade quando foi levado pelo pai, Marcos Paulo da Silva Pinto. Durante todo esse tempo, ele foi criado apenas pelo pai e a madrasta e nunca teve contato com a mãe.

Mais >

Bagagens de voos internacionais serão fotografadas para aumentar segurança em aeroportos


Uma das medidas para aumentar a segurança nos aeroportos do país, e que integra plano anunciado pelo governo federal, é fotografar as bagagens dos passageiros com destino ao exterior.

Em entrevista ao programa A Voz do Brasil, da Empresa Brasil de Comunicação (EBC), o ministro de Portos e Aeroportos, Márcio França, informou que o passageiro terá acesso a foto posteriormente.

“A gente quer que as câmeras [instaladas nos aeroportos] fotografem cada uma das bagagens das pessoas antes delas embarcarem. Conforme estão no voo, [elas] vão receber uma mensagem de whatsapp [com imagem] da mala dela fotografada, o que depois pode ser usado para comprovar com qual mala ela estava”, explicou.

Mais >

Senado quer liberar bancos para executar qualquer dívida sem precisar ir à Justiça


O Senado quer liberar os bancos para executar dívidas em caso de inadimplência, inclusive aquelas sem uma garantia real vinculada (como imóvel ou veículo), sem necessidade de recorrer à Justiça.

A autorização foi incluída no chamado Marco das Garantias, que tramita em forma de projeto de lei e é considerado fundamental pelo governo de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) para reduzir o custo dos empréstimos no país.

A proposta original foi enviada no fim de 2021, ainda na gestão de Jair Bolsonaro (PL), mas o texto é abraçado pela atual gestão diante da expectativa de efeitos positivos no mercado de crédito.

Mais >

Homem de 30 anos faz testamento e deixa todos os bens para Neymar


Imagine deixar todos os seus bens para uma pessoa famosa? Pois é, um homem, de 30 anos, revelou ao site Metrópoles que oficializou o seu testamento e deixará tudo o que conquistou para Neymar Jr. Ele ainda explicou que não está bem de saúde e que se identifica muito com craque, principalmente com a relação dele com o pai. 

Quando questionado sobre o motivo da “doação”, ele, que não quis se identificar, explicou: “Mesmo eu tendo quase 31 anos, eu não estou muito bem de saúde e, por conta disso, realmente vi que não tenho ninguém para deixar minhas coisas, caso eu venha a faltar”.

Mas, por que deixar tudo para o jogador, que é dono de uma fortuna? “Gosto do Neymar, me identifico muito com ele, eu também sofro com difamação, também sou super família e a relação com o pai dele me lembra muito da minha com o meu, que já é falecido. Mas, principalmente, sei que, acima de tudo, ele não é interesseiro, algo um pouco raro hoje em dia”, declarou.

Mais >

TRT-RN realiza grande leilão nesta terça-feira (27)


O Tribunal Regional do Trabalho da 21ª (TRT-RN) realizará um grande leilão na terça-feira (27), às 8h, no Hotel Quality Suites Natal, localizado na Avenida Engenheiro Roberto Freire, 4848, Ponta Negra, em Natal (RN).

O leilão será realizado de forma híbrida: presencial, no Hotel Quality, e online, pelo site www.fidelisleiloes.com.br. Os bens, colocados à venda para o pagamento de dívidas trabalhistas, estão divididos em 53 lotes, com imóveis, veículos, eletrodomésticos, tijolos, britas, entre outros.

Entre os itens de maior valor, destacam-se as instalações de um hotel, com 262m 2, Avenida Presidente Café Filho, 886, Petrópolis, em Natal. O imóvel está avaliado em R$ 3 milhões, com lance mínimo de R$ 1,5 milhão.

Mais >