População do Brasil passa de 203 milhões, mostra Censo 2022


O Censo 2022 mostra que a população do Brasil atingiu 203.062.512 pessoas, com aumento de 12,3 milhões desde a última coleta, feita para o Censo 2010. Os dados foram divulgados nesta quarta-feira (28) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). A diferença, de 6,5%, significa que o crescimento médio da população nos últimos anos foi de 0,52%, o menor registrado no país desde 1872, quando foi realizado o primeiro censo do país.

Os dados têm como data de referência o dia 31 de julho de 2022 e fazem parte dos primeiros resultados de População e Domicílios do Censo Demográfico 2022. Segundo o IBGE, eles “apresentam um conjunto de informações básicas sobre os totais populacionais de domicílios no país em diferentes níveis geográficos e diferentes recortes, além de diversos indicadores derivados dessas informações, como a média de moradores por domicílio, a densidade demográfica e a taxa de crescimento anual da população”.

Com 84,8 milhões de habitantes, a Região Sudeste se manteve como a mais populosa. O total de habitantes equivale a 41,8% da população do país. Na sequência estão o Nordeste (26,9%), Sul (14,7%) e o Norte (8,5%). A região menos populosa é a Centro-Oeste, com 16,3 milhões de habitantes ou 8,02% da população do país.

Mais >

Censo 2022: Menor cidade do RN, Viçosa tem menos de 2 mil habitantes


A população de Viçosa aumentou 12,61% entre 2010 e 2022. Apesar de um crescimento maior que o do estado e do Brasil, o município segue como o menor do Rio Grande do Norte, de acordo com o Censo 2022.

O município localizado na região do Alto Oeste potiguar tem 1.822 habitantes. Em 12 anos, a cidade ganhou novos 204 habitantes, segundo o IBGE. Em 2010, eram 1.618.

Os dados oficiais foram divulgados nesta quarta-feira (28) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Mais >

‘A grande arma que precisamos no País é o povo de barriga cheia’, diz Lula


Durante o lançamento do Plano Safra da Agricultura Familiar, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva fez referência ao governo do ex-presidente Jair Bolsonaro, que estimulava a compra de armas.

“Diferente de outros presidentes, não estou mandando vocês comprarem armas; quero que vocês produzam o máximo que puderem de alimentos. A grande arma que precisamos no País é o povo de barriga cheia”, afirmou Lula no final da manhã desta quarta-feira, 28.

O presidente também disse desejar que os recursos do Plano Safra da Agricultura Familiar cheguem a todo o País, e não fiquem concentrados apenas em alguns Estados. A cerimônia ocorre no Palácio do Planalto.

Prefeitura de Natal oferece 300 vagas para cursos gratuitos de qualificação profissional


Os natalenses que estejam à procura de uma oportunidade de qualificação profissional podem aproveitar uma das 300 vagas em cursos de qualificação disponibilizadas pela Prefeitura do Natal (RN). As oportunidades são promovidas pela Secretaria Municipal do Trabalho e Assistência Social (Semtas).

Uma parte das inscrições está sendo feita até esta quarta-feira (28), no Centro Municipal de Trabalho e Empreendedorismo (CMTE), no Alecrim. As demais vagas serão preenchidas na edição de retomada do projeto Participa Natal, no próximo sábado (01/07), na Escola Municipal profª Maria Alexandrino Sampaio (rua do Anequim, Pajuçara, próximo ao Santuário Nossa Sra. de Fátima).

Serão ofertados diversos tipos de qualificações, com início das formações a partir de 10 de julho. Os cursos têm duração que variam de 60 a 160 horas/aula, nos turnos da manhã e tarde, conforme a quantidade de módulos e os conteúdos abordados. Entre os cursos ofertados estão: maquiagem, escova e penteados, designer de sobrancelhas, gestão de negócios e empreendedorismo, espanhol para recepção.

Mais >

Volkswagen suspende produção de carros no Brasil por ‘estagnação do mercado’


A Volkswagen disse nesta terça-feira (27) que vai parar temporariamente a produção nas fábricas de São José dos Pinhais (PR), São Bernardo do Campo e Taubaté (SP) por conta da estagnação do mercado automotivo.

O anúncio ocorre enquanto as medidas de incentivo ao carro popular adotadas pelo governo federal no início do mês ainda não se refletem no número de licenciamentos de automóveis.

De acordo com dados do Renavam (Registro Nacional de Veículos Automotores), a média até segunda-feira (19) é de 6.285 unidades vendidas por dia. O número, que inclui veículos leves e pesados, indica uma diminuição de 20,4% na comparação com o mesmo período de maio.

Mais >

Suposto abuso cometido por Michael Jackson contra criança volta a ser julgado nos EUA, diz site


O cantor Michael Jackson, morto há 14 anos, pode virar réu por supostamente abusar o coreógrafo Wade Robson quando ele era criança, disse o site TMZ.

O Tribunal de Apelação da Califórnia, nos Estados Unidos, autorizou Robson a apresentar seu caso. Ele afirma que o rei do pop o molestou em Neverland, parque privado de MJ, quando o dançarino tinha entre 7 e 14 anos.

O coreógrafo está processando uma das empresas do cantor, a MJJ Productions, alegando que ele teria facilitado o abuso. Em abril de 2021, Robson perdeu um processo que movia desde 2013 contra a empresas.

Mais >

IBGE divulga dados do Censo Demográfico 2022 nesta quarta (28)


O IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) divulga às 10h desta quarta-feira (28) os dados da população nacional levantados no Censo Demográfico 2022, que enfrentou uma série de atrasos na apuração da pesquisa e teve um impasse sobre o período de divulgação.

Em uma nota publicada no dia 31 de março e atualizada posteriormente em seu site, o Ministério do Planejamento e Orçamento do governo Lula havia afirmado que o IBGE anunciaria os dados preliminares do Censo em 5 de maio.

Três dias antes da data, porém, o presidente interino do IBGE, Cimar Azeredo, foi questionado sobre a data em um seminário organizado pelo Instituto de Economia da Unicamp (Universidade Estadual de Campinas). Ele disse que daria a data certa no dia seguinte, quando anunciou o dia 28 de junho.

Mais >

RN tem menos de 40% da população imunizada contra a gripe; campanha ‘Arraiá da Vacinação’ termina na sexta (30)


O Rio Grande do Norte tem menos de 40% da população vacinada contra a gripe. Os dados foram divulgados pela Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap) nesta terça-feira (27).

O fato preocupa a pasta, poque a campanha “Arraiá da Vacinação”, que foi criada para reforçar campanha de imunização contra a Influenza, se encerra na sexta-feira (30). O arraiá teve início em 19 de junho.

A meta, segundo a Sesap, é atingir 90% do público, ou seja, 830.531 pessoas.
Até o momento, 367.049 pessoas receberam a dose contra a influenza no Rio Grande do Norte, o que corresponde a 39% de cobertura.

Mais >

Após bebedeira, homem mata outro por dívida de R$ 300 no interior da Paraíba; suspeito foi preso


Um homem foi morto a golpes de faca na tarde desta terça-feira (27), na Zona Rural de Riacho dos Cavalos, no Sertão da Paraíba. Conforme apurou o ClickPB, o crime aconteceu em frente à casa da vítima e o suspeito foi preso em flagrante.

A Policia Militar informou que o crime teria sido motivado por uma dívida de R$360. A vítima e o suspeito estavam bebendo juntos, quando o suspeito cobrou a dívida e a vítima se negou a pagar. Em seguida, o suspeito, que se diz primo da vítima, foi em casa, pegou uma faca e desferiu dois golpes na barriga de Josenildo Vieira, de 50 anos, que morreu na hora.

De acordo com o relato da Polícia Militar ao ClickPB, após cometer o crime, o suspeito foi contido por pessoas que estavam próximas, que o amarraram com uma corda até a chegada da guarnição.

Mais >

Relator no TSE, Benedito Gonçalves vota para tornar Bolsonaro inelegível


O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) votou nesta terça-feira (27) para tornar inelegível Jair Bolsonaro e votou para absolver o candidato a vice-presidente na chapa, Walter Braga Netto. O julgamento será retomado na quinta-feira (29). O ex-ocupante do Planalto foi acusado de fake news sobre o sistema eleitoral brasileiro no ano passado, quando ele teve uma reunião com embaixadores em Brasília (DF) no Palácio do Alvorada, casa oficial do presidente da República. O ex-ocupante do Planalto ficou inelegível por oito anos.

O ministro do TSE Benedito Gonçalves, relator da ação, rejeitou o pedido feito pela defesa de Bolsonaro para excluir do processo a minuta do golpe, em que aliados do ex-ocupante do Planalto fizeram uma espécie de planejamento para não deixar outra candidatura presidencial assumir o governo depois da eleição do ano passado.

O juiz do Tribunal também apontou “falsa assimetria” feita pelos advogados de Bolsonaro ao fazer comparação entre a reunião do ex-chefe do Executivo federal com embaixadores e um encontro do ex-presidente do TSE Edson Fachin com representantes diplomáticos.

Veja próximas etapas do julgamento após relator votar por tornar Bolsonaro inelegível


O julgamento da Ação de Investigação Judicial Eleitoral (Aije) que pode tornar Jair Bolsonaro (PL) inelegível pelos próximos oito anos vai para sua terceira sessão, a ser realizada na próxima quinta-feira (29/6). Nas duas primeiras etapas, foi lido o relatório sobre como foram conduzidas as investigações; os advogados fizeram sustentações orais; e, nesta terça-feira (27/6), o relator do caso, ministro Benedito Gonçalves, votou a favor da condenação do ex-presidente.

Gonçalves decidiu ler uma versão reduzida de seu voto, com 382 páginas, no qual listou os critérios pelos quais considerou que Bolsonaro cometeu abuso de autoridade e uso indevido de meios de comunicação em reunião realizada com embaixadores, em julho de 2022.

Quando marcou o julgamento, o presidente do TSE, Alexandre de Moraes, previu três dias de discussões. A análise começou no dia 22 e deve seguir para o dia 29. Se houver a necessidade de estender o caso, o TSE pode convocar sessão extraordinária para sexta-feira, quando ocorre também o encerramento do primeiro semestre do Judiciário e começa o recesso do meio do ano.

Mais >

Nasa cria tecnologia que purifica até 98% da água em xixi de astronautas


Engenheiros da NASA a bordo da Estação Espacial Internacional descobriram uma maneira de recuperar 98% da água inicial levada ao espaço em missões longas, com uma tecnologia capaz de purificar o xixi e o suor dos astronautas.

A inovação refere-se a um novo processo tecnológico de reciclagem de urina, chamado Sistema de Processamento de Salmoura do Sistema de Controle Ambiental e Suporte de Vida na Exploração Espacial (ECLSS). O objetivo é minimizar esforços e custos com missões de abastecimento da estação.

Com a adição do Processador de Salmoura, espera-se atingir uma recuperação de até 98% de água da urina e do suor produzidos pelos astronautas, estabelecendo o primeiro sistema de processamento de salmoura de última geração a bordo da Estação Espacial Internacional (ISS).

Mais >

Lula anuncia Plano Safra da Agricultura Familiar de R$ 75 bilhões a juro menor que 10%


Opresidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, antecipou, em transmissão ao vivo nas redes sociais, que o Plano Safra da Agricultura Familiar vai financiar R$ 75 bilhões a um juro menor que 10%.

“Vamos emprestar R$ 364 bilhões para os agricultores do agronegócio a 10% de juro. Amanhã vamos lançar o programa da agricultura familiar, me parece de R$ 75 bilhões, a uma taxa de juro menor que essa”, declarou o presidente.

Informado nesta terça, o Plano Safra 2023/24, voltado ao grande agronegócio, terá financiamento de R$ 364,22 bilhões. Os juros para custeio e comercialização serão de 8% ao ano para produtores inscritos no Programa Nacional de Apoio ao Médio Produtor Rural (Pronamp) e de 12% ao ano para os demais. Para investimentos, as taxas de juros variam entre 7% e 12,5% ao ano, de acordo com o governo.

Mais >

Junho Laranja: oncologista alerta para a importância dos cuidados com a saúde do sangue


Uma das datas celebradas neste mês de junho é marcada pela cor laranja, que simboliza a campanha dedicada ao diagnóstico, prevenção e tratamento de doenças hematológicas. A anemia e a leucemia são doenças que afetam o sistema sanguíneo e podem ter consequências significativas para a saúde dos indivíduos. A anemia é caracterizada pela redução dos glóbulos vermelhos ou da capacidade de transportar oxigênio no sangue, resultando em fadiga, falta de ar e fraqueza geral. Já a leucemia é um tipo de câncer que se desenvolve nas células produtoras de sangue, afetando a produção e o funcionamento adequado dos glóbulos brancos.

A iniciativa tem como objetivo alertar a população sobre os fatores de risco dessas doenças, com ênfase na importância de um estilo de vida saudável, o que inclui uma dieta equilibrada e a prática regular de atividades físicas. Além disso, incentiva a realização de exames de rotina e consultas médicas periódicas para um diagnóstico precoce, o que é essencial para um tratamento eficaz.

Conforme Paula Marinho, oncologista pediátrica do Hapvida NotreDame Intermédica, os principais sintomas da leucemia linfoide aguda, que é o câncer mais comum da infância, são palidez, manchas roxas e dor óssea. O diagnóstico é feito por meio de um exame chamado mielograma, no qual se coleta sangue da medula óssea para fazer a análise. “O tratamento das leucemias agudas é feito principalmente com quimioterapia. Pode ser feita a radioterapia, em casos especiais. Não tem como preveni-la, e sim fazer o diagnóstico precoce para iniciar o tratamento o quanto antes e, assim, ter maiores chances de cura.”

Mais >

Brasileira compra 3 casas por R$ 16 na Itália: ‘Queria ver para crer’


Rubia Andrade Daniels estava de férias na Indonésia quando soube que havia casas sendo vendidas por apenas um euro na Itália. Em um primeiro momento ela achou que se tratava de uma brincadeira, algo “bom demais para ser verdade”, até que fez sua própria pesquisa e viu que de fato existiam tais anúncios. Ela não esperou para garantir suas compras.

“Queria ver para crer. Em três dias eu já tinha comprado a minha passagem, marcado o hotel, reservado um carro. Aí eu fui para a Itália pra tentar pegar mais informação, saber se aquilo ali era realmente real. Foi assim que tudo começou”, diz Rubia em entrevista.

As iniciativas vieram como forma de combater a saída dos mais jovens para os grandes centros, dar fim ao abandono de imóveis e manter a existência de vilarejos com grande população idosa, repovoando essas localidades. Cada lugar tem regras específicas.

Mais >

Grupo de Teatro Flor de Liz prepara atuação para Festa da Colheita, em Cruzeta


Depois de atuarem em junho, no 30° “Aqui Acontece São João”, de Cruzeta, RN, o Grupo Flor de Liz, fruto do Projeto Trapiá Semente, já prepara nova atuação para a 63a Festa da Colheita que acontece no município de 09 a 16 de julho.

O Grupo de Teatro Flor de Liz, iniciou em 2022, dentro do Projeto Trapiá Semente, que desenvolveu capacitação de curso de teatro, para adolescentes e jovens, tendo como coordenador Rienzz Elias. Neste ano, além de levar o espetáculo As Pelejas de Baltazar, para a população, o Projeto Trapiá Semente levou a Oficina O Som de Cena, com o professor de Música Aglailson França e a Oficina Movimento e Improvisação com as professoras bailarinas Mônica Belotto e Carla Cinthia Dutra, para capacitação do Grupo de Teatro.

“O Grupo Flor de Liz está em ação. Estamos preparando uma apresentação para a culminância da tradicional Festa da Colheita”, diz entusiasmado, o coordenador do grupo Rienzz Elias.

Mais >

Mês de Julho será aberto com Sant’Ana percorrendo a cidade no Abraça Caicó


Para marcar a abertura do mês de julho, a Paróquia de Sant’Ana de Caicó realizará uma mobilização no próximo sábado, dia 01. Será a carreata Abraça Caicó, com a imagem de SantAna, a mesma que sai da Catedral na procissão.

A concentração será a partir das 16 horas, em frente a Catedral, passando pelas igrejas das 7 paróquias começando por Santa Marta de Betânia (Penedo), depois Santo Estevão Diácono (Castelo Branco), São José (bairro Paraíba), Igreja de São Francisco (Paulo VI), Santa Cruz e Nossa Senhora das Dores (bairro Barra Nova) e Igreja de Nossa Senhora de Fátima (bairro Vila do Príncipe).

A noite, a partir das 19 horas, acontecerá mais uma Peregrinação de Sant’Ana, desta vez organizada por moradores da Rua Amaro Cavalcanti. A programação contará com missa e leilão.

Mãe de ladrão obriga filho a se entregar a polícia na Grande Natal


Um homem, de 22 anos, se entregou a Polícia Civil na cidade de Nísia Floresta, na Grande Natal, após furtar materiais em uma escola. O fato ocorreu nesta terça-feira (27). De acordo com as autoridades, a mãe do ladrão o obrigou a se apresentar a 25ª Delegacia de Polícia Civil de Nísia Floresta (25ªDP).

Segundo a Políca Civil, o rapaz cometeu um crime de furto na Escola Estadual Nísia Floresta, por volta das duas horas da manhã. Na ocasião, ele levou cinco tablets, um computador desktop e seus respectivos acessórios.

A ação criminosa foi capturada pelas câmeras de segurança. Depois do início das investigações, a mãe do autor do crime procurou a polícia e apresentou o filho. Logo em seguida, o criminoso indicou o local onde escondeu os materiais.

Mais >

Bombeiro é hospitalizado após ser atacado por abelhas no interior do RN


Um bombeiro foi hospitalizado após sofrer um ataque de abelhas enquanto tentava removia um vespeiro na tarde desta terça-feira (27) em Mossoró, cidade da região Oeste do RN.

Segundo o Corpo de Bombeiros do RN, as abelhas conseguiram entrar na roupa de segurança que o militar utilizava e o atacou. Imediatamente ele foi socorrido a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) localizada em Alto de São Manoel, onde foi medicado.

Ainda segundo o CBMRN, o militar está bem e fora de risco. O CBMRN ressaltou que ocorrências de capturas de abelhas estão no topo da lista de ocorrências atendidas em todo Estado. De janeiro a ao dia 15 de junho de 2023 já foram mais de 1120 atendidas com sucesso. As abelhas são capturadas e conduzidas ao local seguro.

1 milhão de reais foi depositado na conta da Prefeitura de Caicó para zerar fila de cirurgias de catarata


O vereador Andinho Duarte recebeu com alegria a notícia da Senadora Zenaide Maia sobre a liberação de 1 milhão de reais para zerar a fila de cirurgias de catarata no município de Caicó.

O pleito foi um pedido do vereador Andinho Duarte que falou a Senadora Zenaide sobre o sofrimento do povo de Caicó que espera uma fila gigantesca para a realização da cirurgia de catarata.

Segundo o vereador Andinho, a Senadora se sensibilizou com a situação fazendo o seguinte comentário: “o povo de Caicó precisa enxergar bem para ver as belezas que o Seridó oferece”, disse o edil.

Mais >