Ex-presidenciável Soraya Thronicke sai do UB e se filiará ao Podemos


A ex-presidenciável e senadora pelo Mato Grosso do Sul, Soraya Thronicke, deixou o União Brasil e vai se filiar ao Podemos na quarta-feira (28). A mudança de partido, que chegou a ser rechaçada pela parlamentar em 14 de junho, foi confirmada pela assessoria do seu gabinete nesta segunda (26).

Natural de Dourados, a cerca de 230 quilômetros da capital Campo Grande, a futura senadora do Podemos é advogada e empresária. Soraya Thronicke ficou em 5º lugar na corrida presidencial do ano passado, com 0,51% dos votos válidos (600.599).

Ela se elegeu para o Senado em 2018, pelo extinto PSL e com o apoio do então candidato a presidente pela primeira vez Jair Bolsonaro, que à época também estava no PSL. Já presidente, Bolsonaro saiu do PSL em 2019 e, em 2022, a legenda efetivou a fusão com o DEM, dando origem ao atual União Brasil.

Serviço de inspeção municipal será gerenciado por Consórcio de Municípios do Seridó


O Serviço de inspeção municipal será gerenciado por Consórcio de Municípios do Seridó. A decisão foi tomada em reunião nesta segunda-feira (26), em Currais Novos, realizada pelo Consórcio Multifinalitário do Seridó – CIM, em parceria com AMS e AMSO, SEDRAF, EMATER, IDIARN, FUNCITERN, FEMURN e CNM.

A audiência foi presidida pelo prefeito de Serra Negra do Norte Serginho, pelo presidente da Associação dos Municípios do Seridó- o prefeito de Timbaúba dos Batistas, Ivanildo Filho e o presidente da AMSO – prefeito de Cruzeta, Joaquim de Medeirinho. Na oportunidade foi explicado que a medida possibilitará o controle sanitário e a certificação de qualidade para vários produtos de origem animal que são fabricados na região.

O objetivo é uniformizar a legislação, a fim de permitir um órgão gerenciador através do compartilhamento de tarefas e despesas.

O serviço de inspeção através de consórcio já é uma realidade em outros estados da federação e no Rio Grande do Norte, o Seridó sairá na frente com essa medida fortalecendo e enaltecendo os produtos da região.

Lula defende financiamento do gasoduto argentino pelo BNDES após reunião com Fernández


Na segunda-feira (26), o presidente brasileiro Luiz Inácio Lula da Silva e seu homólogo argentino, Alberto Fernández, tiveram uma reunião bilateral no Palácio do Planalto. Durante a coletiva de imprensa que seguiram, Lula propôs que o Banco Nacional de Desenvolvimento Social (BNDES) financie a construção de um gasoduto na Argentina.

“Hoje adotamos um ambicioso Plano de Ação para o Relançamento da Aliança Estratégica. São quase 100 ações que dão concretude ao nosso projeto conjunto de desenvolvimento. Fico muito satisfeito com as perspectivas positivas de financiamento do BNDES à exportação de produtos para a construção do Gasoduto Presidente Néstor Kirchner”, disse Lula durante coletiva de imprensa.

Petista disse que os dois países precisam avançar na direção de “criativas soluções” que permitam “maior integração financeira”. O petista sugeriu a criação de uma moeda de referência específica para o comércio como um exemplo de medida que poderia ser adotada.

Mais >

Mais de 300 mil pessoas participaram do São João de Natal na Arena das Dunas


O São João de Natal (RN)( voltou para ficar e agradou ao público em cheio. Foram seis dias de muita alegria, brilho, encanto e cores. A aposta da Prefeitura de Natal (RN) no resgate dos festejos juninos da cidade se mostrou acertada, evidenciando o orgulho e a vontade do natalense de exaltar a cultura e a tradição do Nordeste. A Arena das Dunas recebeu verdadeiras multidões durante o evento. De acordo com estimativas, mais de 300 mil pessoas acompanharam os muitos shows que passaram pelo palco principal, além de prestigiarem o Festival de Quadrilhas juninas e o polo gastronômico no local.

“Tivemos um São João histórico. Foi bonito de ver a empolgação e a alegria dos grandes públicos presentes em todos os dias. A presença de muitas famílias para aproveitar o evento foi recorrente. Quero registrar aqui a minha gratidão ao natalense por ter abraçado a festa. A gestão municipal entende a importância de iniciativas como essa e vai seguir apoiando, investindo e realizando eventos dessa magnitude. Não apenas pela capacidade de envolver a população, mas também pelo forte impacto econômico”, destacou o Prefeito Álvaro Dias.

Em termos de movimentação econômica, o São João de Natal envolve atividades dos setores formal e informal da cidade, dentre eles hospedagem, alimentação, transporte por aplicativo, lojas de roupas, e salões de beleza. A Federação do Comércio do Estado (Fecomércio) fará uma pesquisa para mensurar os reflexos do evento na economia da cidade, a ser divulgada nos próximos dias. O Sistema Fecomércio foi um dos parceiros da Prefeitura no São João, por intermédio do Sesc RN.

Mais >

Ibovespa cai e dólar é cotado a R$ 4,76 na véspera de ata do Copom


O Ibovespa iniciou a semana em baixa. Nesta segunda-feira (26/6), o principal índice da Bolsa brasileira (B3) recuou 0,62% a 118.243 pontos. Na avaliação de analistas, o indicador foi puxado pela queda dos mercados no exterior. Em Nova York, os indicadores Dow Jones, S&P 500 e Nasdaq recuaram, respectivamente, 0,04%, 0,45% e 1,16%.

Especialistas apontam ainda que o volume financeiro da B3 foi fraco, o que mostraria cautela do mercado numa semana com agenda recheada. Amanhã, será divulgada a ata do Comitê de Política Monetária (Copom) com a justificativa sobre a manutenção da taxa básica de juros, a Selic, em 13,75% ao ano. Na quinta, ocorrerá a reunião do Conselho Monetário Nacional (CMN) que definirá eventuais mudanças na meta de inflação.

As ações da Petrobras ainda ajudaram a atenuar o tombo do pregão desta segunda. Com forte peso no índice, elas subiram 2,29%. Além da valorização do petróleo, a estatal anunciou que emitirá uma série de títulos no mercado internacional, cujo valor total pode alcançar US$ 1,5 bilhão.

Mais >

Youtuber mais seguido do mundo foi convidado para visitar Titanic


O youtuber mais seguido do mundo, MrBeast, com 163 milhões de inscritos, usou as redes sociais no domingo (25) para lembrar que foi convidado para viajar aos destroços do Titanic com a OceanGate no começo do mês, mas negou a proposta.

“Fui convidado no início deste mês para andar no submarino ao Titanic, mas eu disse que não. Meio assustador que eu poderia estar nele”.

Ele também disse que foi convidado por um amigo para o turismo subaquático. O convite dizia: “estou indo para o Titanic em um submarino no final deste mês. A equipe ficaria feliz em ter você junto”.

Mais >

IBGE divulga primeiros dados do Censo 2022 na quarta-feira


O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) começa a divulgar nesta semana os dados do Censo 2022. Na quarta-feira (28) serão apresentados os Resultados de População e Domicílios. Com isso, será possível saber quantos somos e o número total de domicílios.

A previsão era encerrar a Pesquisa ainda em 2022, mas ocorreram diversos adiamentos por problemas como falta de verba no governo anterior, insegurança em algumas regiões que deveriam ser pesquisadas, falta de recenseadores e recusa de muitas pessoas em responder às perguntas.

Para reverter a situação, o Ministério do Planejamento e o IBGE realizaram mutirões principalmente nos locais em que a pesquisa não estava avançando. A operação abrangeu favelas, condomínios de luxo e brasileiros na Terra Indígena Yanomami, que nunca tinham sido recenseados.

Mais >

Almoço de Sant’Ana acontecerá domingo (02), em Caicó


O primeiro domingo de julho em Caicó já é marcado pela tradição do Almoço da Família de Sant’Ana. Esse ano, o evento social chega a sua 18ª edição acontecendo mais uma vez na praça de artesanato do Complexo Turístico Ilha de Sant’Ana.

A programação começa ao meio dia do domingo, 02 de julho, com benção e palavras do pároco, padre Jerônimo. Em seguida é servido o almoço que esse ano traz no cardápio: feijão com nata e queijo coalho, arroz refogado, frango ao molho branco, salada tropical e paçoca.

A animação do evento ficará por conta de Rodolfo Lopes. As senhas começaram a ser comercializadas por R$ 20,00, na Farmácia Caicó, Arleide Óticas, Livraria Santo Antônio, Paraibana Copiadora e secretaria paroquial.

PF ameaça rebelião caso Lula escolha por “militares traidores” para sua defesa


Delegados e agentes da Polícia Federal já ensaiam uma rebelião caso o presidente Lula decida devolver aos militares do Gabinete de Segurança Institucional (GSI) a responsabilidade por sua segurança imediata, a partir de 1º de julho. Eles alegam que é impensável que Lula vá prestigiar “quem tentou destituí-lo” em detrimento de quem “defendeu a sua permanência no cargo de presidente”. A afirmação é uma referência aos atos de 8 de janeiro, que envolvem a suspeita de participação e omissão de agentes das Forças Armadas.

Interlocutores com acesso aos andares mais altos da Polícia Federal fazem questão de circular a informação de que Lula pode acordar com uma nova crise. “A categoria vai se sentir humilhada e voltará a pressionar por aumento salarial e pela reestruturação da carreira”, alerta um do policial que conversou com a Coluna.

A promessa é de que a instituição, que até agora não provocou dor de cabeça a Lula em meio a tantos conflitos institucionais, causará um “rebuliço”. Até porque politicamente a PF é rachada ao meio e tem muitos bolsonaristas em seus quadros. A soma deles com um efetivo que se sinta preterido trará problemas ao Planalto.

Mais >

Após cortejar Randolfe Rodrigues, MDB tenta atrair Romário


Em meio à tentativa de atrair o líder do governo Lula no Congresso Nacional, Randolfe Rodrigues (sem partido-AP), o MDB se movimenta para filiar também o senador Romário (PL-RJ).

De acordo com informações da coluna de Igor Gadelha, no portal Metrópoles, as negociações com o carioca têm sido conduzidas pelo prefeito de Duque de Caxias (RJ), Washington Reis, atual presidente estadual do MDB no Rio de Janeiro.

Ainda segundo a publicação, as articulações fazem parte da ofensiva do MDB com vistas a retomar o posto de maior bancada do Senado, hoje ocupado pelo PSD, que conta com 15 parlamentares.

Mais >

Defesa de Bolsonaro no TSE diz que acusação do PDT é impostora e falsa


A defesa do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) no julgamento no TSE (Tribunal Superior Eleitoral) que pode torná-lo inelegível por oito anos tem como estratégia jurídica o questionamento de parte das provas incluídas no processo.

Além disso, argumenta que a reunião feita pelo então presidente com embaixadores teria sido um debate legítimo, sem caráter eleitoral e sem gravidade capaz de prejudicar o processo eleitoral. O encontro é o elemento central da ação movida pelo PDT.

Na ocasião, em julho de 2022, a menos de três meses do primeiro turno, Bolsonaro fez afirmações falsas e distorcidas sobre o processo eleitoral, a partir de um inquérito da Polícia Federal sobre um ataque hacker contra o tribunal em 2018. Ele também buscou desacreditar ministros da corte eleitoral.

Mais >

Ônibus da cantora Brisa Star cai em ribanceira e deixa 15 feridos


O ônibus da cantora Brisa Star, de 15 anos, caiu em uma ribanceira, no interior do Ceará, na noite deste domingo (25). Ao todo, 15 pessoas ficaram feridas, entre elas a banda e os pais da cantora.

A cantora voltava de show realizado na Bahia, quando, devido à chuva, o condutor perdeu o controle do ônibus na BR-116, na cidade de Ipaumirim, no interior do Ceará. De acordo com a Polícia Rodoviária Federal (PRF), o veículo saiu da pista e desceu uma ribanceira.

A assessoria da cantora afimou que cantora está entre os feridos, mas segundo a equipe, ela está em observação e o estado de saúde é estável.”No momento ela se encontra bem, em observação e seu estado de saúde é estável. Alguns integrantes da banda foram transferidos para melhor acompanhamento. Todos eles estão sendo acompanhados por equipe médica. Agradecemos todas as mensagens recebidas de carinho e solidariedade, pedimos orações pela recuperação de todos”, informou via nota.

Núcleo de Bolsonaro entrará com representação contra Moraes na OEA


O núcleo de Jair Bolsonaro entrará com representação contra Alexandre de Moraes na Organização dos Estados Americanos (OEA). Ainda em fase de elaboração, o texto já acumula centenas de páginas e acusa o ministro do STF de suposta perseguição ao ex-presidente.

A representação se baseia não em um ato específico do magistrado, mas em um conjunto de fatores que busca validar a tese. A ideia é que a representação seja assinada por dezenas de parlamentares simpáticos ao ex-presidente antes de ser protocolada na OEA.

O movimento busca internacionalizar a insatisfação de Bolsonaro com a atuação de Moraes no Tribunal Superior Eleitoral e na Suprema Corte. A OEA mantém foco no monitoramento de processos eleitorais e é composta pelas 35 nações independentes nas américas do Sul, Central e do Norte.

Mais >

Brasil encerra 2ª semana de Liga das Nações com vitória sobre França


Mesmo diante de mais de uma torcida de 5 mil franceses que apoiaram a seleção de seu país, a seleção masculina jogou bem para superar a França por 3 sets a 1 (parciais de 25/20, 25/23, 19/25 e 25/23), neste domingo (25), em Orleans, na segunda semana de partidas da Liga das Nações de vôlei.

E a equipe comandada pelo técnico Renan Dal Zotto contou com mais uma ótima atuação do oposto Alan, que marcou 24 pontos, e do ponteiro Lucarelli, que somou 15, para superar os atuais campeões olímpicos.

Este resultado deixou o Brasil na terceira posição da classificação geral com 19 pontos, três a menos do que o líder Japão. Agora, a equipe brasileira embarca para as Filipinas, onde será disputada a terceira semana de partidas da Liga das Nações, entre os dias 4 e 9 de julho. A fase final será em Gdansk (Polônia), entre 19 e 23 de julho.

Mais >

Ministério da Saúde quer ampliar digitalização e conectividade no SUS


Ampliar a digitalização no Sistema Único de Saúde (SUS) para incluir cada vez mais os cidadãos e melhorar o atendimento da saúde pública no país é um trabalho que está em curso no Ministério da Saúde com a criação, neste ano, da Secretaria de Informação e Saúde Digital. Esse trabalho será reforçado com o lançamento do programa SUS Digital Brasil.

“Está em preparação o lançamento de um grande programa que é o SUS Digital Brasil e esse programa vai ter múltiplas estratégias para que a gente possar fazer com que o SUS, como um todo, avance cada vez mais na transformação digital voltada para a melhoria das condições de saúde da população, para democratizar o acesso para que a gente tenha melhor saúde para todos”, disse a Secretária de Informação e Saúde Digital do Ministério da Saúde, Ana Estela Haddad, em entrevista ao programa Brasil em Pauta, que vai ao ar neste domingo (25), na TV Brasil.

A secretária explica que, para o cidadão, a digitalização da saúde no sistema público tem como diretrizes a inclusão, o acesso universal reduzindo as iniquidades e buscando verificar quem está em uma situação de maior vulnerabilidade. Para os profissionais de saúde e gestores, a expansão de sistemas informatizados e integrados gera informações mais qualificadas para a tomada de decisões tanto de gestão, quanto para o cuidado clínico do paciente.

Mais >

Governo antecipa entrega de 400 mil doses de insulina de ação rápida


Até o próximo dia 9, o Ministério da Saúde vai concluir a distribuição de mais de 400 mil unidades de insulina análoga de ação rápida, usada no tratamento de diabetes tipo 1. A compra do medicamento ocorreu após cinco meses de negociação com o setor farmacêutico e depois de duas tentativas frustradas. É que dois pregões anteriores – em agosto do ano passado e em janeiro deste ano – não receberam propostas.

O Ministério da Saúde antecipou a entrega da insulina por conta do risco de desabastecimento motivado pela escassez mundial do produto. Essa carga de 400 mil unidades se soma à de um 1,3 milhão de doses compradas emergencialmente e que vão garantir o abastecimento do SUS e de mais de 60 mil pessoas que fazem atendimento no Sistema Único de Saúde.

Segundo o Ministério da Saúde, as insulinas regulares mais consumidas, indicadas para pacientes com diabetes tipo 2 e demais tipos, estão com “estoque adequado”. As insulinas análogas de ação rápida foram incorporadas ao SUS em 2017 após aprovação da Conitec, Comissão Nacional de Incorporação de Tecnologias no Sistema Único de Saúde.

Mais >

Mulher é presa ao tentar entrar em presídio com maconha na vagina na PB


Uma mulher foi presa ao tentar entrar no presídio estadual com entorpecente escondido na parte íntima. O fato policial ocorreu na manhã deste sábado (24), no município de Catolé do Rocha, no Sertão Paraibano.

Conforme apurou o ClickPB, o entorpecente foi encontrado após a mulher passar pelo aparelho de raio-X. Em seguida, as agentes confirmaram a droga na vagina da mulher.

A acusada recebeu voz de prisão e foi levada para o hospital onde foi removido o entorpecente, logo depois, encaminhada para delegacia de polícia, onde deve ficar à disposição da justiça.

Mais >

Dois motociclistas morrem após colidir com cavalo na PB-386


Dois homens morreram em grave acidente após colidirem com cavalo na PB-386. O fato aconteceu neste domingo (25), entre os municípios de Itaporanga e Boa Ventura.

As vitimas identificadas como Francisco Domingos da Silvia, de 28 anos, e Michel Leite de Sousa, de 33 anos, eram naturais de Itaporanga. Segundo informações de testemunhas os homens estavam em uma motocicleta quando colidiram com um cavalo.

O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência foi acionado, mas um dos acidentados morreu no impacto e outro foi encaminhado ao hospital, porém não resistiu aos ferimentos.

Mais >

Polícia identifica sete torcedores que atiraram rojões no gramado da Vila Belmiro, diz delegado


Sete torcedores que atiraram rojões e bombas no gramado da Vila Belmiro na última quarta-feira, na derrota por 2 a 0 do Santos para o Corinthians, foram identificados pela polícia. Segundo o delegado César Saad, da Delegacia de Polícia de Repressão aos Delitos de Intolerância Esportiva (DRADE), a identificação ocorreu por meio do sistema de reconhecimento facial. As informações são da Rádio Bandeirantes. O Estadão entrou em contato com a Polícia Civil para obter o nome dos torcedores, mas não obteve resposta.

A confusão na Vila Belmiro teve início na reta final da partida e o árbitro Leandro Vuaden encerrou o clássico com o Corinthians aos 42 minutos do segundo tempo, alegando falta de segurança. Os jogadores do Santos tiveram de aguardar no gramado até os ânimos se acalmarem e saíram escoltados de campo. Como resultado, o Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) proibiu o Santos de jogar com torcida na Vila Belmiro e nem como visitante por 30 dias.

“Nós vamos individualizar a conduta de cada um. Isso vai ser tratado também como associação criminosa. Um torcedor que entra no estádio com bomba, prevendo um possível resultado negativo para o Santos tem que ser tratado desta forma. É assim que a Polícia Civil vai trabalhar”, disse Saad, também à Bandeirantes, um dia após o ocorrido.

Mais >

Suposta amante de Neymar desabafa e diz que conheceu caras mais ‘legais’ no quarto


Fernanda Campos, influenciadora digital que teria ficado com Neymar, contou os bastidores da suposta traição do jogador em entrevista ao Domingo Espetacular, da Record, que foi ao ar na noite deste domingo (25).

A modelo afirma que sabia da gravidez de Bruna Biancardi, mas acreditava que os dois não estavam mais juntos.

“A gente se encontrou no apartamento dele, na casa dele. Por incrível que pareça, não foi programado. A primeira conversa é que dá para verificar o selo de verificação […] eu entrei com o celular, fiz os stories, mandei para os meus amigos. Por isso que pensei que não tivesse um relacionamento ativo”, disse a modelo.

Mais >