Ex-vereador de Caicó é condenado à prisão por difamação contra comunicador


O ex-vereador de Caicó, Leleu Fontes foi condenado pela Justiça pelos crimes de calúnia e difamação contra o comunicador Bruno Giovanni. O réu foi condenado por divulgar áudios com informações inverídicas relacionadas a disputa das eleições para Governo do Estado em 2018, entre Carlos Eduardo e Fátima Bezerra, atribuindo ao comunicador supostos prejuízos ao noticiário do candidato derrotado.

A decisão do juiz Guilherme Pinto, da 5ª Vara Criminal de Natal destacou que: “Tendo em vista que os áudios com conteúdo ofensivo à honra do querelante foram veiculados por meio da rede social WhatsApp, tendo ele os recebido em um grupo com mais de 80 integrantes, o que indica que a disseminação do conteúdo alcançou mais pessoas, tendo em vista o rápido compartilhamento que se conduz através da internet e o próprio funcionamento do aplicativo, denota-se maior gravidade dos fatos e lesão à honra do ofendido em circunstância mais acentuada, impondo-se a aplicação da causa de aumento de pena”.

Ao final da sentença, o juiz estabeleceu ao ex-vereador a pena de 2 anos de detenção e 40 dias-multa.

As penas foram substituídas por prestação pecuniária no valor de dois salários mínimos e prestação de serviços a comunidade.

Justiça Potiguar

Serra Negra de luto: Morre jovem vítima de acidente automobilístico


Veio a óbito na tarde desta segunda-feira (19), o jovem Alan Ferreira, uma das três vítimas serra-negrenses do acidente automobilístico na viagem de volta de uma festa na cidade de Malta (PB), fato ocorrido nas primeiras horas do último sábado (17).

A população de Serra Negra do Norte (RN) permanece numa corrente de orações pela vida dos outros dois envolvidos, identificados como Tauan e David que se submeteram a cirurgias e seguem estáveis.

Jean Paul reage a críticas e diz que pensamento de ministro é antigo


O presidente da Petrobras, Jean Paul Prates, reagiu às críticas e “fogo amigo” do ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, sobre a política de aproveitamento do gás natural no país. Na manhã desta segunda-feira (19), o presidente da estatal disse que não se baseia em achismos para tratar sobre a questão do gás e que o pensamento de Alexandre Silveira, além de ser antigo, já se comprovou que não é viável.

Na sexta-feira (16), o ministro acusou a Petrobras de ser descuidada e tratar com “desdém” a política de gás natural no país. Segundo Alexandre Silveira, o gás tem sido tratado como “subproduto” da indústria do petróleo, enquanto fábricas que usam esse insumo como matéria-prima no processo de produção industrial estão fechando. “São dois mil empregos perdidos por falta de preço e competitividade do gás”, afirmou o ministro, citando o fechamento de fábricas na Bahia e Sergipe.

O ministro afirmou que quase 45% do gás extraído pelas petroleiras no Brasil acaba sendo reinjetado nos poços. Segundo ele, o índice é inferior nos Estados Unidos (13%) e África (25%), o que demonstra que a situação é “completamente desproporcional”. Para o ministro, “a Petrobras tem que ser uma indutora também do crescimento nacional”.

Mais >

“Nunca me ofereci à Fátima”, disse Adjuto Dias


No exercício do primeiro mandato, o deputado estadual Adjuto Dias (MDB) nega que o seu nome tenha sido cogitado para ser candidato a vice-governador do Rio Grande do Norte, nas eleições do ano passado, na chapa liderada pela governadora Fátima Bezerra (PT).

O deputado Adjuto Dias disse que não viu e nem ouviu entrevista do ex-prefeito de Natal, Carlos Eduardo Alves (concedida dia 22 de maio a uma emissora de radio), que terminou concorrendo e perdeu as eleições para senador da República com apoio do PT, insinuando que o seu nome estaria na mesa de negociações com a governadora do Estado.

“Não vi essa entrevista dele, mas de minha parte nunca me ofereci, primeiro porque nunca tive contato pessoal com Fátima e nem com pessoas do governo dela, nem mesmo na Assembleia”, declarou Adjuto Dias.

Mais >

Programa para baratear carros já usou 60% dos recursos


O programa de crédito tributário para baixar os preços dos carros novos já usou 60% dos recursos solicitados pelas montadoras que aderiram ao plano, diz a Folha.

De acordo com o jornal, a marca foi alcançada no sábado. Um novo balanço com dados atualizados sobre o programa deverá ser divulgado nesta segunda pelo Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços.

Os recursos solicitados pelas montadoras que aderiram ao plano já somam R$ 300 milhões.

Pelas regras do programa, o desconto varia de R$ 2 mil a até R$ 8 mil no preço dos veículos que custam até R$ 120 mil.

Mais >

Arqueólogos encontram espada de 3 mil anos intacta


Arqueólogos encontraram uma espada octogonal forjada há mais de 3.000 anos em um cemitério no estado da Baviera, sul da Alemanha.

A espada está tão bem preservada que ainda brilha, de acordo com um comunicado do Escritório Estadual de Preservação de Monumentos da Baviera.

O artefato foi descoberto na semana passada em um local em Donau-Ries, e os pesquisadores acreditam que foi deixado no túmulo como um presente de enterro.

Mais >

Réplica da imagem de Sant’Ana vai para etapa de pintura e será entregue em julho


O ateliê Ambrósio Córdula está nas últimas etapas de produção da réplica da imagem de Sant’Ana Mestra de Caicó.

Essa semana foi concluída a aplicação do gesso e próxima etapa será a aplicação das folhas de ouro e depois pintura.

Imagem está ficando pronta e terá sua entrega em Julho

O prazo de entrega será a primeira quinzena de julho. A réplica tem as mesmas dimensões da imagem original.

Mais >

‘Arraiá da Vacinação’: RN inicia campanha de imunização contra a gripe


O Rio Grande do Norte inicia nesta segunda-feira (19) o “Arraiá da Vacinação”: uma campanha de imunização contra a gripe, que visa diminuir o número de internações por vírus respiratórios, principalmente no público infantil.

A mobilização da Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap) acontece em todo o estado até o dia 30 de junho.

A campanha, que também vai alertar para a prevenção aos vírus por meio de outras ações, como lavagem das mãos e dicas de biossegurança, planeja aumentar a cobertura vacinal da população contra a influenza, que até o momento é menor que 40%.

Mais >

Brasileiros chegam a gastar mais de R$ 200 mil para ter bebê nos EUA


Quando Marcus Nagem Jr. e Ivanice Campos embarcaram para Miami, em abril, as compras e passeios estavam em segundo plano. O foco era a maternidade. O casal viajou para dar à luz a primeira filha, Ivi, nos Estados Unidos.

Todo bebê que nasce em solo americano recebe a cidadania local, o que pode abrir portas nos colégios e universidades no futuro, na opinião do casal. Para isso, eles desembolsaram R$ 100 mil só com a cesárea (parto normal custa R$ 80 mil). A conta chega perto dos 250 mil ao adicionar hospedagem, alimentação e transporte na cidade da Flórida por cerca de dois meses.

O parto no exterior foi a realização de um sonho do pai, empresário do setor imobiliário em Minas que se apaixonou pelos EUA já na sua primeira viagem ao país, em 1997. Ivi nasceu no dia 10 de maio com 4 quilos e está bem. “Não considero um gasto. É um investimento no futuro dela”, diz ele.

Mais >

Ex-mulher de Daniel Alves se encontra com James Rodríguez na Colômbia


Ex-mulher de Daniel Alves, Joana Sanz se encontrou com James Rodríguez na Colômbia. O jogador colômbiano recebeu a modelo em sua cafeteria em Medellín conforme foto publicada nas redes sociais na última sexta-feira.

Sem clube desde que deixou o Olympiacos, o meia colombiano voltou ao seu país natal para passar férias e cuidar de um dos seus negócios, o “Dos Molinos Café e Waffles”.

Ainda preso, Daniel Alves não recebeu muito bem esse possível “encontro” entre Sanz e James, segundo alguns portais da Espanha. O brasileiro está detido há quatro meses na Espanha e segue aguardando julgamento.

Mais >

Papa Francisco, com voz ainda ofegante, agradece carinho em 1º ato público após cirurgia


O papa Francisco reapareceu neste domingo, 18, diante dos fiéis após ter passado por uma cirurgia de hérnia no início do mês. Ele celebrou a oração do Angelus e, antes de sua catequese, agradeceu “de coração” pelo carinho recebido durante o período de internação no hospital.

“Queridos irmãos e irmãs, bom dia. Quero expressar minha gratidão a todos aqueles que me manifestaram carinho, consideração e amizade durante minha internação no Hospital Gemelli”, disse Francisco da janela do Palácio Apostólico diante de centenas de fiéis na Praça de São Pedro. “Esta proximidade humana e espiritual tem sido uma grande ajuda e conforto para mim. Obrigado a todos, do fundo do meu coração”, acrescentou, com a voz ainda um tanto trêmula.

Este foi seu primeiro ato público desde que recebeu alta do hospital na sexta-feira, 16, embora a audiência geral da próxima quarta-feira, 21, tenha sido cancelada para garantir seu descanso.

Mais >

Novo avião de Lula custou R$ 400 milhões e terá duas suítes de luxo e um bar


Depois de realizar 10 viagens internacionais, passar 26 dias fora do Brasil e fazer uma reunião em Brasília com líderes latino-americanos, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), 77 anos, decidiu trocar o avião que serve ao Palácio do Planalto. O petista testou e gostou de um equipamento maior e pediu que a FAB (Força Aérea Brasileira) faça uma reforma para adaptá-lo. O projeto inicial será apresentado ao presidente nesta 4ª feira (31.mai.2023) durante almoço com o alto comando da Aeronáutica.

O novo avião será um Airbus A330-200, comprado em 2022 pelo então presidente Jair Bolsonaro (PL) por US$ 80 milhões (cerca de R$ 400 milhões pela taxa de câmbio atual), da companhia aérea Azul. Substituirá o atual “Aerolula”, um Airbus A319 CJ. O A330-200 havia sido comprado para uso militar, inclusive com a previsão de ser equipado para abastecer caças em voo. Há algumas restrições na FAB em relação a ceder o novo avião, mas Lula já decidiu e a troca será efetuada.

O objetivo principal e oficial é ganhar mais autonomia nas viagens presidenciais, especialmente as intercontinentais, o que daria a Lula também maior conforto. O Ministério da Defesa elaborou o projeto, que ficará a cargo da Aeronáutica.

Mais >

Caicó: Associação Canguru vai realizar Festival de Quadrilhas Estilizadas Dinarte Mota


Caicó voltará a ter Festival de Quadrilhas Juninas, desta vez com organização da associação cultural do Bloco Canguru e homenageando o saudoso Dinarte Mota.

O festival acontecerá no Ginásio da Ilha de Sant’Ana, nos dias 01 e 02 de julho, sempre a partir das 19 horas, com acesso gratuito ao púbico.

Festival acontecerá nos dias 01 e 02 de julho

A disputa será entre quadrilhas estilizadas, com premiação de R$ 18 mil, sendo distribuída para 1ª (R$ 10 mil), 2ª (R$ 5 mil) e 3ª colocada (R$ 3 mil).

A expectativa da organização é a participação de até 12 quadrilhas juninas.

As inscrições podem ser feitas via link que consta na BIO do instagram: @blococanguru.

A organização sobra um caução de R$ 200,00 para confirmação da inscrição, valor que será devolvido para a quadrilha quando ela chegar para se apresentar.

Homem é executado com 25 tiros em Mossoró

Um homem foi executado com, pelo menos, 25 tiros em Mossoró, nesse domingo (18). O crime aconteceu em uma viela conhecida como “Beco da Morte”, na Favela do Fio. A vítima foi identificada como João Pedro do Nascimento, o Matrix.

De acordo com as informações, o homem estava caminhando no trecho quando os atiradores chegaram em um carro e efetuaram dezenas de disparos. Ele não resistiu e morreu na hora.

A Polícia Militar foi acionada e isolou a área. O Instituto Técnico-Científico de Perícia do Rio Grande do Norte (Itep-RN) fez o recolhimento do corpo.

Mais >

Jovem é arrastada pelos cabelos por BMW e perde parte do couro cabeludo


A jovem Danielle Rizzutti, 23, ficou gravemente ferida e perdeu parte do couro cabeludo após ser arrastada por uma BMW em Praia Grande (SP) na noite da sexta (16).

O que aconteceu?

  • Danielle estava na garupa da moto do namorado quando bateram contra a BMW do homem de 43 anos.
  • A moça ficou presa embaixo do carro e foi arrastada pelo veículo por alguns metros, até uma nova colisão da BMW contra outro carro.
  • Ela foi socorrida pelo Samu e encaminhada ao hospital, onde foi constatado que perdeu parte do couro cabeludo.
  • O motorista não teve a identidade revelada. Segundo a Polícia Civil, ele se negou a fazer teste do bafômetro. No Instituto Médico Legal, o exame de embriaguez deu negativo.
  • Apesar do exame, o caso foi registrado como embriaguez ao volante, lesão corporal culposa na direção de veículo automotor e dirigir sem permissão ou habilitação — o namorado de Danielle, de acordo com a polícia, não tinha CNH.
  • Nas redes sociais, a mãe de Danielle pede que o caso seja melhor investigado, pelas condições que o motorista apresentava no momento do acidente.
  • Esse monstro por muito pouco não ceifou a vida da minha filha e seu namorado. (…) Me dói ver minha filha indo ao banheiro aos gritos, me dói ver ela chorando de dor na cabeça, me dói ver o que esse desgraçado fez no corpo da minha filha, me dói não poder sentir tudo por ela.”Valesca Rizutti, mãe da vítima
  • Valesca também diz que o motorista da BMW tem publicado vídeos irônicos sobre como arcar com os prejuízos do acidente, e que não entrou em contato com a família em nenhum momento.

UOL

Após visita de Sérgio Cabral, bar no Rio faz lavagem de sal grosso no local para ‘tirar as energias negativas’


Após visita do ex-governador Sérgio Cabral no último sábado, 17, a Casa Porto, tradicional bar na Zona Portuário do Rio de Janeiro, realizou um banho de sal grosso nas escadarias do estabelecimento a fim de “tirar as energias negativas”. “Pode subir as escadas tranquilo, diretor, que nós já realizamos o proceder correto”, diz a legenda de uma postagem que o bar fez sobre a lavagem. Após seis anos preso, Cabral foi a Casa Porto com amigos e a sua atual namorada, Carul Passos.

Segundo os donos do comércio, o político comeu feijoada, que é o prato do dia, e bebeu quatro caipirinhas de limão com caju. Porém, ele recusou um drink especial da casa: o “mamata”, que é uma sátira aos inúmeros casos de corrupção no Estado fluminense. Na legenda, o restaurante afirmou, em tom de brincadeira, que “não insistam: só temos guardanapos de papel”, em referência ao episódio conhecido por “Farra dos Guardanapos”.

“Se até na casa da gente aparece aquela alma sebosa no churrasco, que dirá no boteco? Mas fica tranquilo que a mamata nunca acaba, e a harmonia está restabelecida”, finaliza a legenda da postagem.

Mais >

Claudia Leitte diz que sexo melhorou após os 40 anos e que não vive sem o marido


Casada há 16 anos com o empresário Márcio Pedreira, a cantora Claudia Leitte, 42, revela que o sexo melhorou quando ela chegou aos 40 anos. Segundo a artista, agora fica mais fácil explorar o corpo.

“Ganhei uma nova consciência que me permite explorar mais a minha sexualidade, o meu corpo e o do meu marido. Mas é algo mais profundo que isso. A gente junto é compreensão, diversão, admiração. Óbvio que passa também pelo tesão, porque se não tem uma pele ali, aquele de olhar e falar, nossa ainda gosto, ainda sinto aquele desejo por essa pessoa, também não rola, né?”, disse ao Extra.

Ela afirma que não consegue viver sem a companhia do marido. “A gente se diverte muito junto. Às vezes, até com raiva eu começo a rir dele. Márcio me faz rir, e ele é muito sério, tem uma natureza reservada, mas é muito engraçado”, disse.

Mais >

Lula diz que inflação vai diminuir ainda mais


Às vésperas de reunião do Copom (Comitê de Política Energética) para definir a taxa de juros, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou neste sábado (27) que a inflação seguirá em queda no país, contribuindo para a retomada do crescimento econômico.

“Eu disse para vocês que o preço da gasolina ia baixar, que o preço do diesel ia baixar, que o preço da carne ia baixar e que o preço de quase todos os alimentos iam baixar”, afirmou o presidente em evento para entrega de residências do Minha Casa Minha Vida em Abaetetuba (PA).

“E vão baixar mais ainda, e a gente vai diminuir a inflação e isso vai gerar mais emprego. Mais emprego gera mais salário e mais salário leva mais consumo”, continuou Lula, que, em outro evento em Belém, afirmou que “a inflação é a desgraça do povo pobre”.

Mais >

Whindersson Nunes diz ser julgado na Irlanda por tatuagens no rosto


O youtuber e humorista Whindersson Nunes, 28, está na Irlanda para uma competição de boxe e sentiu que suas tatuagens do rosto não são bem recebidas no país. Neste domingo (18), ele relatou em seu perfil no Twitter que as pessoas reagem aos desenhos em sua face como se ele fosse um criminoso.

“Tatuagem no rosto aqui na Irlanda é meio estranho, eu entro numa loja pra comprar sei lá, um brinco, e fica todo mundo com uma cara de ‘quem deixou esse rapaz sem tornozeleira entrar aqui'”, explicou. Com bom humor, disse que fica “com essa energia todo tempo” e compartilhou um meme com os dizeres “Como é amigo?”.

Alguns internautas, em resposta ao tuíte, disseram que a reação não se restringe à Irlanda e acontece em outros países também, inclusive no Brasil.

Mais >

Sisu abre inscrições a partir desta segunda (19)


As inscrições para o processo seletivo do Sistema de Seleção Unificada do segundo semestre começam nesta segunda-feira. Os interessados podem se inscrever até o dia 22 no Portal Único de Acesso ao Ensino Superior, no endereço: acessounico.mec.gov.br

O resultado será divulgado no dia 27. A classificação será com base na nota da edição de 2022 do Exame Nacional do Ensino Médio. As matrículas devem ser realizadas de 29 de junho a 4 de julho.

O Sisu é o programa do Ministério da Educação que reúne as vagas ofertadas por instituições públicas de ensino superior.

Mais >