Ezequiel participa do lançamento de licitação do Projeto Seridó e celebra conquista para o RN


Foto: Cedida

O Ministério do Desenvolvimento Regional lançou nesta quinta-feira (26) a licitação do projeto Sistema Seridó, que vai interligar as bacias hidrográficas da região do Seridó potiguar. O ato ocorreu em Brasília, em evento que contou com a presença do ministro Rogério Marinho e do presidente da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte, deputado Ezequiel Ferreira (PSDB). O deputado Gustavo Carvalho (PSDB) também participou do ato.

Mais >

Diretora da Anvisa desmente secretário sobre validade de testes de Covid-19


Foto: Reprodução/Agência Brasil

Em audiência, ontem, na Câmara dos Deputados, o Ministério da Saúde minimizou a notícia de que cerca de 7 milhões de testes RT-PCR encalhados em seu armazém em São Paulo estejam próximos de perder a validade. O secretário Nacional de Vigilância em Saúde, Arnaldo Medeiros, disse que esse prazo é “cartorial” , definido pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária, apenas para entrada emergencial do produto no País.

Minutos depois, no entanto, a própria diretora da agência, Cristiane Gomes, discordou, informando que o período foi fixado pela fabricante do teste, a coreana Seegene. O produto, que deve ser armazenado a -20 graus Celsius, vence a partir de dezembro.

Mais >

Anvisa diz que recebeu documentos com resultados dos testes da vacina da Pfizer contra Covid-19


Foto: Reprodução

A Agência Nacional de Vigilância (Anvisa) informou nesta quinta-feira (26) que recebeu os documentos com os resultados dos testes, das fases 1 e 2, da vacina desenvolvida pela Pfizer contra a Covid-19.

Segundo a agência, a documentação foi incluída no processo de submissão contínua. A farmacêutica norte-americana Pfizer enviou os primeiros dados dos testes da BNT162b2, sua candidata à vacina, na quarta-feira (25). “De acordo com o disposto pela Instrução Normativa 77/2020, a Anvisa tem até 20 dias para analisar os documentos, contados a partir da data do protocolo”, diz a nota.

Mais >

ÁGUA DO SÃO FRANCISCO: Ministério do Desenvolvimento Regional lança licitação para levar água ao Seridó


O Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR), por meio da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf), vai contratar empresa para elaborar o projeto executivo e de estudos complementares para a execução do Sistema Seridó, no Rio Grande do Norte. A abertura da licitação é o primeiro passo para a execução das obras do sistema, que vai abastecer cerca de 280 mil pessoas em 24 municípios potiguares.

Com presença do ministro Rogério Marinho, o lançamento do edital será nesta quinta-feira (26), com transmissão ao vivo pelo YouTube do MDR [https://youtu.be/zA2PO0Uurgo]. A estimativa é de que o Governo Federal invista cerca de R$ 280,6 milhões para a construção de mais de 330 quilômetros de canais adutores, estações de bombeamento, de tratamento e de pontos de captação de água.

O Projeto Seridó será executado em duas etapas e contém 10 trechos. O Sistema Seridó Norte captará a água no Reservatório Armando Ribeiro Gonçalves, em Jucurutu (RN). Já o Sistema Seridó Sul levará as águas do Rio São Francisco a partir do Reservatório Oiticica. O Governo do Estado do Rio Grande do Norte cedeu os estudos de viabilidade técnica, econômico-financeira e ambiental e o projeto básico dos sistemas adutores. 

Mais >

PL para intérpretes de libras em telejornais e vídeos do governo segue na ALRN


Foto: Reprodução/ALRN

Na reunião da Comissão de Educação, Ciências e Tecnologia desta quinta-feira (26), realizada na Assembleia Legislativa do RN, foram aprovados projetos de cunho social, cultural e educativo. Um deles foi o Projeto de Lei 258/2020, de autoria do deputado Hermano Morais (PSB), que institui a inclusão de intérpretes da Língua Brasileira de Sinais (Libras) nos telejornais e nas propagandas e programas institucionais do governo estadual.

Mais >

Facebook remove mais de 140 mil conteúdos no Brasil por violarem políticas contra interferência eleitoral


Foto: Dado Ruvic/Reuters

O Facebook divulgou nesta segunda-feira (23) que removeu mais de 140 mil conteúdos que violavam políticas contra interferência eleitoral nesta rede social e no Instagram durante a campanha do 1º turno das eleições municipais.

De acordo com a empresa, eles continham “informações que poderiam desencorajar eleitores de irem votar, como por exemplo o horário errado de abertura das urnas”. Também nesse período foram rejeitadas 250 mil submissões de anúncios (conteúdos impulsionados) sobre política ou eleições que não continham o rótulo “Propaganda Eleitoral” ou “Pago por”, direcionadas a pessoas no Brasil.

Mais >

PGR se manifesta a favor da vacinação obrigatória contra a covid-19


Foto: Pedro França/Agência Senado

É válida a previsão de vacinação obrigatória como medida possível a ser adotada pelo Poder Público para enfrentamento da epidemia de covid-19, caso definida como forma de melhor realizar o direito fundamental à saúde, respeitadas as limitações legais”. A opinião do procurador-Geral da República, Augusto Aras, está em parecer na ADIn – Ação Direta de Inconstitucionalidade 6.587, ajuizada pelo PTB na Suprema Corte.

Em outra manifestação, na ADIn 6.586, proposta pelo PDT, o procurador-Geral opina pela competência da União para definir sobre a obrigatoriedade ou não da vacinação, podendo os Estados determinar a vacinação obrigatória levando em conta a realidade local ou caso o ministério da Saúde não atue para garantir a imunização da população de acordo com critérios técnicos e científicos adequados. Os dois pareceres foram enviados ao STF nesta quarta-feira, 25.

Mais >

Professor é encontrado morto dentro da própria casa em Natal


Foto: Reprodução/TV Tropical

Um professor identificado como Francisco de Assis Silva, de 57 anos, foi encontrado morto dentro da própria casa, que fica localizada no bairro Potengi, zona norte de Natal. O corpo já estava em estado avançado de decomposição.

Os vizinhos notaram a ausência do morador por vários dias e, ao sentirem o mau-cheiro vindo da casa, decidiram averiguar. No local, encontraram Francisco caído no chão da sala, sem vida e a casa estava revirada.

Mais >

Parnamirim: Moradores de Monte Castelo ganham academia ao Ar Livre


Foto: Reprodução/ASCOM

Os moradores do bairro de Monte Castelo receberam, na manhã desta quarta-feira (25), mais um espaço de lazer. Trata-se da Academia ao Ar Livre, espaço voltado para a prática de atividades físicas e qualidade de vida. A instalação, que ficou a cargo da Secretaria Municipal de Serviços Urbanos (Semsur) está funcionando no caminhódromo da Avenida Paulo Afonso, localizado em frente ao Condomínio Vida Nova.

Mais >

Prefeito eleito de Angicos e esposa sofrem acidente na Reta Tabajara


Foto: Sérgio Henrique Santos/Inter TV Cabugi

O prefeito eleito de Angicos, Miguel Pinheiro Neto, se envolveu em um acidente na BR-304, na altura do Km 290, em Macaíba, na Grande Natal. O carro onde ele estava com a mulher e o motorista colidiu com outros dois em engavetamento no trecho mais conhecido como Reta Tabajara.

Mais >

Parnamirim será destaque em uma das maiores feiras de turismo do RN; evento começa nesta quinta-feira, 26, no Centro de Convenções de Natal


Foto: ASCOM

Os atrativos turísticos de Parnamirim estarão representados na 6ª Feira dos Municípios e Produtos Turísticos do RN (Femptur) e no 11º Fórum de Turismo do Rio Grande do Norte. O evento começa nesta quinta-feira (26) no Centro de Convenções de Natal e segue até a sexta-feira (27), das 14h às 20h.

Os protocolos de biossegurança serão rigorosamente cumpridos e foram submetidos ao Comitê Científico do Governo do RN. Entre outras adaptações aos novos tempos, haverá credenciamento antecipado, controle do acesso e número de pessoas no ambiente, ampla distância entre estandes, corredores com até 9 metros de largura, sinalização de fluxo para mão e contramão, estações para higienização das mãos, auditório com distanciamento de 1,50 M² entre as cadeiras e todos os outros itens de praxe relativos à sanitização e à carga de visitantes.

Mais >

Brasileiros devem gastar 30% a mais na Black Friday, o equivalente a R$ 1.728


Foto: Isabelle Saleme/CNN

A Black Friday deste ano tem tudo para bater recorde em vendas, mas há risco de o consumidor se frustrar com os descontos, advertem especialistas. Por causa do aumento de custos e da menor disponibilidade de produtos acabados pela falta de matérias-primas, a perspectiva é que os abatimentos sejam menores, em média, comparados aos de outros anos.

Pesquisa da Sociedade Brasileira de Consumo e Varejo (SBVC) em parceria com a Offerwise feita com 600 pessoas revela que 100% dos entrevistados pretendem ir às compras na Black Friday. A intenção é gastar, em média, R$ 1.728,32, uma cifra 30% maior que em 2019.

Mais >

Ministro Paulo Guedes nega atrito com presidente do BC e cobra ‘apoio fiscal’


Foto: Reprodução

O ministro da Economia, Paulo Guedes, negou à CNN, na manhã desta quinta-feira (26), qualquer atrito com o presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto. O chefe da equipe econômica também cobrou “apoio fiscal” do Congresso Nacional para manter a política de juros baixos, mas se disse confiante na aprovação das reformas e medidas de ajuste fiscal.

Um possível atrito entre os dois foi aventado após o presidente do BC dizer ontem que o Brasil precisa ganhar credibilidade por meio das reformas e de um “plano” que mostre que o país está preocupado com sua dívida pública.

Mais >

A cada dez salários de magistrados, sete superam o teto de R$ 39,2 mil, diz estudo


Foto: O Globo

A cada dez salários de magistrados, como juízes e desembargadores, sete estão acima do teto de R$ 39,2 mil no serviço público federal, segundo levantamento apresentado nesta quarta-feira pelo presidente da Frente Parlamentar da Reforma Administrativa, deputado Tiago Mitraud (Novo-MG).

O estudo foi realizado pela bancada do partido Novo na Câmara dos Deputados com base em dados públicos. O objetivo foi analisar os efeitos dos chamados supersalários, pagos à elite do funcionalismo por meio de verbas extras, como indenizações, que driblam o limite constitucional.

Mais >

Prefeito Luciano Santos de Lagoa Nova articula candidatura à presidência da FEMURN


Foto: Cedida

O prefeito reeleito de Lagoa Nova, Luciano Santos (MDB), anunciou esta semana que deverá disputar a presidência da FEMURN. A Federação dos Municípios do Rio Grande do Norte vai eleger sua nova diretoria no mês de janeiro. Luciano preside o Consórcio de Resíduos Sólidos do Seridó, com mais de vinte cidades, onde tem sido referência administrativa para o Brasil. Ele confirmou que está em articulação com os diversos prefeitos das mais diferentes regiões do estado.

Mais >

Policiais Militares da Força Tática do 4° BPM (Batalhão Potengi) apreendem drogas e recupera moto roubada no Lagoa Azul


Foto: Cedida/4°BPM-FT4

Policiais Militares da Força Tática do 4°BPM-FT4, realizaram uma incursão a uma residência situada na Rua CCAB Sul, localizada no Loteamento José Sarney, Lagoa Azul, por volta da 16:00 dessa quarta-feira(25).

No local os policiais da FT4, encontraram uma motocicleta Honda Bros Preta QGN-9479, R$ 115 (Cento e quinze reais) porções pequenas e 03 (três) maiores de substância amarelada idêntica a crack , 09 (nove) porções de substância esverdeada semelhante a maconha, 02 (duas) balanças de precisão e embalagens plásticas utilizados para embalar drogas.

Os materiais apreendidos foram apresentados na Central de Polícia.

Assecom FT4 – 4° BPM.

Justificou pelo e-Título? TSE cobra multa de quem fez o processo pelo app


Foto: Reprodução

Justificar a ausência no primeiro turno pelo e-Título foi um calvário para muitos dos eleitores que estavam longe das suas zonas eleitorais no dia 15 de novembro, devido a instabilidades no aplicativo da Justiça Eleitoral. Ainda assim, cerca de 400 mil pessoas haviam conseguido usar o app para justificar a ausência na urna até as 8h30 do domingo do primeiro turno.

Mais >

Embaixada da China repudia postagem de Eduardo Bolsonaro sobre 5G; país asiático subiu o tom em reação à fala do parlamentar, que acusou os chineses de espionagem cibernética


A Embaixada da China no Brasil divulgou nesta terça-feira (24/11) uma resposta às afirmações que o deputado federal Eduardo Bolsonaro (PSL-SP) publicou nas suas redes sociais na segunda-feira (23/11), acusando o país asiático de fazer supostas espionagens cibernéticas. Numa postagem, que foi posteriormente apagada, o parlamentar alega que o governo brasileiro apoiará os Estados Unidos e defende “uma aliança global para um 5G seguro, sem espionagem da China”.

“O governo Jair Bolsonaro declarou apoio à aliança Clean Network, ançada pelo governo Donald Trump, criando uma aliança global para um 5G seguro, sem espionagem da China”, escreveu Eduardo Bolsonaro na noite da segunda-feira (23). Ele é presidente da comissão de Relações Exteriores da Câmara dos Deputados.

Mais >

Pfizer submete dados de testes de vacina à Anvisa; segundo empresa processo de submissão contínua foi iniciado


Foto:  Dado Ruvic/Reuters

A farmacêutica norte-americana Pfizer informou nesta quarta-feira (25) que enviou os dados dos testes preliminares de sua vacina contra o coronavírus BNT 162b2 na Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). A imunização é desenvolvida em parceira com o laboratório alemão BioNTech.

Segundo os portais “UOL” e “G1”, a empresa entrou com o chamado “processo de submissão contínua”, que seria o primeiro passo previsto pela agência para acelerar o possível registro da imunização – em prazo que diminuiu de um ano para 60 dias recentemente. Com isso, a etapa é uma espécie de preparação para solicitar o registro, já que anteriormente só poderia ser submetido o pedido se todos os documentos e testes estivessem finalizados.

Mais >

Dia da não violência contra a mulher pauta horário dos deputados na ALRN


Foto: Reprodução/ALRN

Políticas públicas para crianças, reabertura dos estádios de futebol, a luta contra a violência feminina e as próximas votações na Assembleia Legislativa pautaram o horário destinados aos deputados, durante sessão ordinária desta quarta-feira (25). O primeiro deputado a usar a palavra foi Vivaldo Costa (PSD) que fez um apelo aos prefeitos eleitos dos 167 municípios do Rio Grande do Norte para que estes adotem políticas públicas voltadas para as crianças e adolescentes do Estado. “Estou falando como médico de criança. As nossas crianças estão totalmente abandonadas, desprotegidas, sem escolas e creches suficientes para atender as nossas crianças. Priorizem nossas crianças”, disse.

Mais >