‘Não pode ser acidente’, diz delegado da PF sobre incêndios no Pantanal


Foto: Reprodução

Documentos e celulares de fazendeiros do Mato Grosso do Sul foram apreendidos pela Operação Matáá, da Polícia Federal, deflagrada na segunda-feira, 14. O objetivo é investigar as queimadas que estão consumindo o Pantanal, maior bioma úmido do mundo. Os investigadores veem indícios de queimadas deliberadas para criação de área de pasto onde antes era mata nativa.

Mais >

Sony vai fechar fábrica e interromper venda de TVs, câmeras e outros no Brasil


A Sony anunciou no final da tarde desta segunda-feira (14) o fechamento de sua fábrica no Brasil e o encerramento das vendas de produtos como televisores, câmeras e equipamentos de áudio no país.

A notícia cita o ambiente recente do mercado e as tendências esperadas para os negócios da companhia, além de movimentos internacionais da fabricante para fortalecer a estrutura e a sustentabilidade de seus negócios.

Mais >

STTU diz que não autorizou mudanças nas linhas de ônibus que atendem Ponta Negra


Foto: Inter TV Cabugi/Reprodução

A Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana (STTU) disse que não autorizou as mudanças que foram feitas nas rotas das linhas de ônibus do bairro Ponta Negra, na Zona Sul de Natal. As linhas 83 e 46 sofreram alterações e passaram a fazer um novo trajeto desde segunda-feira (14) – quando os ônibus voltaram a circular com 70% da frota -, o que pegou de surpresa e incomodou moradores da região.

Mais >

Paraguai deve flexibilizar abertura de fronteira com o Brasil


Foto: Ministério da Justiça/Divulgação

O ministro da Saúde do Paraguai, Julio Mazzoleni, apresentou ao presidente Mario Abdo Benítez, nesta terça-feira (15), um protocolo para reabrir controladamente a fronteira com o Brasil pela Ponte Internacional da Amizade. “As situações epidemiológicas de Ciudad del Este e da cidade de Foz do Iguaçu se encontram em um estado bastante aceitável”, disse para justificar a mudança.

O documento ainda será revisado por outros órgãos paraguaios antes de ser colocado em prática, mas o ministro espera que os detalhes do acordo e a burocracia sejam resolvidos o mais rapidamente possível. O anúncio foi feito em coletiva de imprensa junto ao vice-ministro de Atenção Integral à Saúde, Julio Borba, e ao diretor-geral da Vigilância Sanitária, Guille Sequera.

Mais >

Morre Aloysio de Andrade Faria, fundador do conglomerado Alfa


Foto: Reprodução/CNN Brasil

O banqueiro Aloysio de Andrade Faria, criador do Banco Real e fundador do Conglomerado Alfa, morreu na manhã desta terça-feira (15), aos 99 anos. Segundo comunicado oficial do Conglomerado, Faria faleceu de causas naturais em sua fazenda, da região de Campinas, interior de São Paulo. O sepultamento será realizado em cerimônia restirata aos familiares e pessoas mais próximas.

Natural de Belo Horizonte, Faria atuou, ao longo de sua carreira, como acionista e controlador do Conglomerado Alfa, que acumula marcas como Banco Alfa, Agropalma, Água Mineral Prata, C&C, Hotéis Transamérica, Teatro Alfa, La Basque e Rádio Transamérica. Há mais de 20 anos, porém, deixou o comando das empresas para executivos que seguiam carreira no grupo. 

Mais >

Motociclista morre após bater e ser arrastado por caminhão em Mossoró


Foto: Hugo Andrade/Inter TV Costa Branca

Um motociclista de 24 anos morreu em um acidente de trânsito na manhã desta terça-feira (15), em Mossoró, região Oeste potiguar. De acordo com informações da Polícia Militar, a vítima pilotava uma moto e bateu de frente com um caminhão. O homem foi arrastado por alguns metros e morreu no local.

Mais >

PRF recupera veículo com apropriação indébita em São José de Mipibu/RN


Foto: Reprodução/Agencia PRF-RN

A Polícia Rodoviária Federal recuperou, no final da tarde desta segunda-feira (14), no km 118 da BR 101, em São José de Mipibu/RN, um veículo com registro de apropriação indébita e prendeu um casal de 33 anos.

Mais >

Guedes cita ‘barulheira’ em crítica de Bolsonaro à equipe econômica e diz que ‘cartão vermelho’ do presidente não foi para ele


Foto: Marcos Corrêa/PR

O ministro da Economia, Paulo Guedes, chamou de “barulheira” as discordâncias entre o presidente Jair Bolsonaro e integrantes da equipe econômica sobre meios de financiar o programa social Renda Brasil. O ministro também afirmou que não foi endereçado para ele o “cartão vermelho” citado pelo presidente.

Mais cedo nesta terça-feira (15), Bolsonaro disse que “está proibido” se falar no Renda Brasil dentro do governo. O programa chegou a ser discutido como um substituto do Bolsa Família. No entanto, propostas de equipe econômica sobre cortes de gastos para financiar o Renda Brasil não agradaram o presidente. Bolsonaro disse que o Bolsa Família vai continuar.

Mais >

RN atinge meta do Ideb nos anos iniciais da educação, mas tem um dos 4 piores resultados no Ensino Médio


O Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) 2019, divulgado nesta terça-feira (15), mostra uma evolução da educação nos anos iniciais do Rio Grande do Norte, com superação das metas estipuladas. Mas o estado ainda enfrenta graves desafios nos anos finais, com um dos três piores desempenhos do país no Ensino Médio. Para se ter uma ideia, 30,1% das escolas estaduais que participaram do levantamento tiveram índice muito baixo (menor que 3,1).

Consideradas as escolas públicas e privadas, o estado alcançou índice de 3,5 no Ensino Médio – um ponto abaixo da meta, que era de 4,5. O desempenho é igual ao da Bahia (3,5) e maior apenas que o do Pará (3,4) e Amapá (3,4). Goiás e Espírito Santo, que tiveram os melhores resultados do país, obtiveram Ideb 4,8 em 2019.

O Ideb é um índice de 0 a 10, criado em 2005 pelo Ministério da Educação, para avaliar o desempenho da educação e estipular metas para a educação brasileira. O índice é divulgado a cada dois anos e calculado com base em dois fatores:

Mais >

Fiocruz avança em cronograma para receber vacinas e tecnologia de Oxford


Foto: Sean Elias / Divulgação / Reuters

Uma semana depois de assinar o contrato de Encomenda Tecnológica (Etec) da vacina de Oxford, a Fundação Oswaldo Cruz entrou em estágio avançado de discussão do segundo contrato que traz detalhes técnicos da transferência de tecnologia para a produção independente da vacina em território brasileiro e as 100 milhões de doses.

Mais >

Decisão Politica: Equipe econômica fala em congelar aposentadorias por dois anos, Bolsonaro diz não e vai permanecer com Bolsa Família


Foto: Reprodução

A equipe econômica quer que o valor da aposentadoria e de outros benefícios do INSS sejam desvinculados do salário mínimo. Na prática, aposentados não receberiam aumento mesmo se o salário mínimo subisse para os trabalhadores ativos, ou seja, o valor ficaria congelado.

O presidente Jair Bolsonaro disse, nesta terça-feira (15), que o governo está proibido de falar sobre Renda Brasil e que o Executivo vai continuar com o programa Bolsa Família. A declaração foi dada em vídeo publicado no perfil dele no Facebook. 

“Até 2022, o meu governo está proibido falar a palavra (sic) Renda Brasil. Vamos continuar com o Bolsa Família e ponto final”, disse.

Esta matéria está em atualização

PSC define Hotel Arituba como local de convenção em Natal na quarta-feira (16)


Foto: Reprodução

O Diretório de Natal do Partido Social Cristão (PSC) vai realizar sua convenção na quarta-feira (16), às 17h, no Hotel Arituba, em Tirol.

De acordo com o edital divulgado pelos membros do diretório, a pauta da convenção terá os seguintes pontos: Discussão e deliberação sobre coligações majoritárias; discussão e aprovação de candidaturas da legenda, cargos majoritários e proporcionais, aptas a concorrer no pleito municipal 2020; nome de urna e número dos respectivos candidatos e candidatas; além de outros assuntos de interesse do partido na capital.

A convenção do PSC Natal acontece no Arituba Park Hotel, localizado na Avenida Hermes da Fonseca, 1542, Tirol.

ALRN: Nelter Queiroz cobra fim da perseguição aos motociclistas e transporte alternativo


Foto: Reprodução/ALRN

Em sessão ordinária da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte, realizada nesta terça-feira (15), de forma híbrida, Nelter Queiroz (MDB) acusou o governo de perseguir os transportes alternativos e as motos que circulam na capital do Estado. “Semana retrasada eu falei que pessoas do governo estavam perseguindo os transportes alternativos. E o diretor do DER veio reclamar comigo no WhatsApp. Sabem o que eu respondi? Vá trabalhar, vá cumprir com sua palavra, que você prometeu recuperar as estradas. Porque já foram vários anúncios, mas nada foi feito ainda”, reagiu.

O parlamentar reprovou também a falta de atendimento do Detran aos motoristas que desejam regularizar sua situação ou a dos seus veículos, junto ao órgão. “O Detran simplesmente não atende as pessoas que querem regularizar seus veículos, sendo que existe lei para isso. E, para completar, a polícia de trânsito continua apreendendo os meios de sobrevivência desses cidadãos”, apontou o deputado.

O deputado também comentou as mobilizações populares durante as convenções. “Inicialmente eu quero registrar minha solidariedade à população de Ouro Branco, cidade pacata do nosso Seridó. Isso porque, devido à proximidade das eleições municipais, no sábado passado os jovens eleitores foram para as ruas, apesar da Covid-19, participar de campanhas políticas. E o que aconteceu foi um verdadeiro terrorismo. Diversas motos e carros da polícia de trânsito do governo fazendo pressão para o povo não sair para ir à convenção”, relatou o parlamentar.

O deputado acrescentou que o ato dos policiais foi “antidemocrático”. “O que ocorreu foi perseguição por parte de alguns segmentos”, disse. Finalizando seu discurso, Nelter frisou que não considera o governo Estadual “de origem popular”. “Aí esse governo, que se dizia de origem popular, está exatamente perseguindo as pessoas mais simples. Por isso venho em defesa e presto minhas homenagens aos trabalhadores mais humildes, que estão me dizendo: E se prenderem minha moto e eu for para o mundo do crime? O que vai acontecer comigo? Governadora, reflexão, por favor”, encerrou.

APODI-RN: Convenção homologa Agnaldo Fernandes e Saude Paiva para a majoritária


Na manhã deste domingo, 13, a cidade de Apodi homologou a candidatura de Agnaldo Fernandes (PT) e Saude Paiva (Republicanos) para a Majoritária. A solenidade ocorreu na Sede dos Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais de Apodi – STTR e contou, ainda, com o apoio dos partidos PCdoB e PSB na coligação que firma o grupo de oposição rumo às eleições de 2020.

Durante o evento, a presença de lideranças políticas locais, representadas por seus respectivos partidos, reacendeu o desejo de mudança através de um mandato popular e inclusivo. Devido a pandemia que nos assola, o evento foi restrito somente aos candidatos e representantes partidários, evitando aglomerações no local e mantendo o respeito e cuidado à vida, premissa defendida pela coligação.

A solenidade foi marcada por fortes emoções, trazidas por mensagens de grandes nomes da política Nacional, como a fala do ex-prefeito de São Paulo e candidato a Presidente Fernando Haddad, da Governadora Fátima Bezerra, da Deputada Isolda Dantas e amigos que vieram somar esse grande projeto em prol de uma Apodi para o povo.

Relatório na Alerj defende continuidade do processo de impeachment de Witzel


Foto: Wilton Junior/Estadão Conteúdo

O relatório da comissão de impeachment do governador afastado do RJ, Wilson Witzel (PSC), concluiu pela continuidade do processo. O relator é o deputado estadual Rodrigo Bacelar (Solidariedade). Nas 77 páginas, ele recomenda que o processo — que decidirá se Witzel será destituído do cargo ou não — siga na comissão especial instalada na Assembleia Legislativa do Rio (Alerj).

A denúncia aponta supostas irregularidades como a revogação da desqualificação da Organização Social Instituto Unir Saúde e superfaturamentos em meio à pandemia.

Mais >

Força-tarefa da Lava Jato denuncia Lula por lavagem de dinheiro


Foto: Reprodução

A força-tarefa da Operação Lava Jato no Paraná denunciou o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva pela quarta vez. Desta vez, o Ministério Público Federal acusa o petista de lavagem de dinheiro da construtora Odebrecht por meio de doações para o Instituto Lula.

A denúncia foi apresentada nesta segunda-feira (14) e também envolve o ex-ministro da Fazenda Antonio Palocci e o presidente do Instituto Lula, Paulo Okamotto. Segundo a procuradoria, entre dezembro de 2013 e março de 2014, foram pagos R$4 milhões para o Instituto Lula em uma espécie de “conta corrente” de propina com origem em obras na Petrobras na época dos governos petistas.

Mais >

LATAM tem mostrado recuperação gradual de sua operação


Foto: Reprodução/Aeroin

O Grupo LATAM Airlines informa que recuperou gradualmente a sua operação nos últimos meses. Em comparação com 2019, a companhia operou em junho 6,4% da sua capacidade (medida em assentos-quilômetros disponíveis – ASK), alcançando índices de 9,2% em julho e de 13,9% em agosto. Esses resultados se dão logo após uma drástica redução da operação da LATAM em abril e maio (5,7% e 6,7%, respectivamente), em função da pandemia de COVID-19.

Também em comparação com 2019, o tráfego de passageiros (medido em passageiros-quilômetros transportados – RPK), especificamente no mês de agosto, teve redução de 89,1%, enquanto a capacidade (ASK) diminuiu 86,1%.

Mais >

Luiz Fux, presidente do STF, está com coronavírus e ficará isolado


Foto: Fellipe Sampaio /SCO/STF

Recém-empossado presidente do STF (Supremo Tribunal Federal), o ministro Luiz Fux está com o novo coronavírus. A informação foi confirmada pela assessoria da Suprema Corte, em nota. Leia abaixo íntegra da nota.

Mais >

Policial Penal confirma candidatura a vereador em Apodi


Foto: Cedida

O Policial Penal Márcio Morais oficializou sua candidatura no último domingo, 13, para concorrer a uma das vagas de vereador na cidade de Apodi/RN. A aprovação foi feita durante uma convenção municipal realizada na sede do Sindicato dos Trabalhadores Rurais do municipio.

O evento reuniu representantes da aliança formada pelo Partido dos Trabalhadores (PT), Partido Socialista Brasileiro (PSB), Partido Comunista do Brasil (PCdoB) e Republicanos.

Mais >

De Caicó para o Mundo! Dra. Stéphany Larissa é entrevistada pela Band News


A caicoense Dra. Stéphany Larissa recebeu um convite da Band News para um bate papo bem descontraído sobre Harmonização Orofacial, e também contar um pouco do segredo de seu sucesso. Para quem não sabe, Dra. STÉPHANY LARISSA é odontóloga e atua na área da Harmonização Orofacial, e é referência em nariz com quase 1.000 casos em 3 anos, a Doutora hoje atende em 3 estados e 8 cidades, levando autoestima e alegria para parte do Brasil.