Escolas ajudam Natal com meta de plantar 20 mil árvores até 2020

Cerca de 300 crianças da Escola Municipal Professora Tereza Satsuqui Aoqui, no Cidade Satélite, zona sul da capital, tiveram uma grande aula de cidadania. Junto aos educadores e com a presença do prefeito Álvaro Dias, elas plantaram 80 mudas na área da escola.

A ação faz parte da “Maratona Escolar” do projeto Planta Natal, da Prefeitura do Natal, cuja meta é plantar 20 mil árvores na cidade até o final de 2020. A gestora pedagógica da escola, Rosimar Ferreira, comemorou a participação de todos no projeto.

Segundo ela, no momento em que todos estão acompanhando o crescimento das queimadas no País, nada melhor do que mostrar aos alunos um caminho inverso. “Esse momento é muito importante. Em casa, eles estão assistindo a esse avanço desenfreado do desmatamento e das queimadas. Então, nada melhor do que criar a cultura da preservação nas crianças. Temos que mostrar que é importante plantar e cuidar para que no futuro eles possam usufruir disso”, explicou a gestora.

Mais >

RN registra 6 casos notificados de microcefalia em 2019

O Rio Grande do Norte registrou 6 casos notificados de microcefalia e outras malformações relacionadas às infecções congênitas até agosto de 2019. O dado consta no boletim epidemiológico divulgado pelo Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde (CIEVS) da Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap).

Os casos notificados foram registrados até o dia 17 de agosto deste ano e o número indica uma queda progressiva em comparação à quantidade de casos dos últimos quatro anos. Com os dados até o mês de agosto, o número se encaixa neste momento como o menor desde 2014, ano em que houve a notificação de quatro casos de microcefalia.

O ano com mais casos notificados foi o de 2015, período de grande contaminação com o vírus da zika no país. Naquele ano, foram registrados 337 casos no RN, seguidos por 151 em 2016. Nos anos seguintes, uma queda já foi registrada: foram 21 casos em 2017 e 16 em 2018.

Mais >

Procuradores pedem quebra de sigilo fiscal e bancário de Toffoli

A Associação Nacional de Membros do Ministério Público – MP Pró-Sociedade – protocolou na Procuradoria-Geral da República uma representação de 39 páginas pelo afastamento do sigilo bancário e fiscal de Dias Toffoli.

O grupo de procuradores aponta ilegalidades cometidas pelo atual presidente do Supremo Tribunal Federal na suspensão de todas as investigações do país baseadas em dados do Coaf, da Receita Federal e do Banco Central, extrapolando assim o atendimento do pedido de Flávio Bolsonaro relativo apenas ao caso do próprio senador; e também ilegalidades na abertura e nas decisões tomadas dentro do inquérito contra supostas fake news e ofensas a ministros do STF, incluindo a censura à revista Crusoé, o atropelo ao arquivamento promovido pela procuradora-geral Raquel Dodge e a suspensão de procedimentos investigatórios instaurados pela Receita relativos a 133 contribuintes, entre os quais a esposa de Toffoli.

O MP Pró-Sociedade pede a Dodge:

“A – A decretação da quebra do sigilo fiscal, nos termos do artigo 198, § 1o, inciso I, do Código Tributário Nacional, do Representado José Antônio Dias Toffoli, de sua esposa Roberta Maria Rangel, e do escritório de advocacia de propriedade desta última.”

“B – A decretação do afastamento do sigilo bancário de todas as contas de depósitos, contas de poupança, contas de investimento e outros bens, direitos e valores mantidos em Instituições Financeiras do Representado José Antônio Dias Toffoli, de sua esposa Roberta Maria Rangel, e do escritório de advocacia de propriedade desta última, no período de 01/01/2008 a 01/08/2019, sendo sugerido o prazo de 30 (trinta) dias, a contar da comunicação do Banco Central às instituições financeiras, para que estas cumpram a determinação.”

Jovem Pan

Academia especializada em segurança realiza curso em Natal

Representante oficial no Brasil da Tacflow Academy – centro de excelência em treinamento de policiais, militares e profissionais de segurança privada, a Ironside Academy – que em outubro abre em Natal seu centro de treinamento tático no Brasil – realiza neste final de semana na capital potiguar o Combative Transittion, seminário com palestras e demonstrações práticas de combate a curta distância, para policiais, seguranças privados e civis legalmente aptos ao porte de arma – que desejam apreender e aprimorar suas habilidades em defesa pessoal armada e desarmada.

O curso esta sendo realizado neste sábado (24) e domingo (25), das 8h às 17h, na sede da Ironside Academy, localizada na BR 304, KM 305, próximo ao viaduto de Parnamirim.

O seminário contará com a participação de instrutores Keyson Lima e David Ben Haym, da Ironside, e Rigo Durazo, diretor da Tacflow e especialista em combate aproximado, uma das maiores autoridades mundiais na área. Mais informações: (84) 99130-8943 e (21) 96830-5733.

Mais >

Moro autoriza envio da Força Nacional para combater desmatamento

O ministro da Justiça e Segurança Pública, Sergio Moro, autorizou hoje (24) o uso de efetivo da Força Nacional para apoiar o Instituto Nacional do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) no combate ao desmatamento ilegal no Pará e em Rondônia.

A autorização está em uma portaria assinada pelo ministro e terá validade até 31 de outubro. O efetivo que será usado na operação ainda não foi definido, segundo a pasta.

“O ministro da Justiça e Segurança Pública resolve autorizar o emprego da Força Nacional de Segurança Pública em apoio ao Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis, em caráter episódico e planejado, nas ações de combate ao desmatamento ilegal da floresta Amazônica, nos locais de alertas de desmatamento identificados pelo sistema DETER/INPE, no estado do Pará e no estado de Rondônia, em atividades e serviços imprescindíveis à preservação da ordem pública e da incolumidade das pessoas e do patrimônio”, definiu a portaria que será publicada no Diário Oficial da União na segunda-feira (26).

Mais >

Ação ostensiva do CPR-II em cidades do Seridó e do Oeste aumenta a sensação de segurança nas estradas do interior

O Comandante do CPR-II (Comando de Policiamento Regional Dois) aumentou as ações ostensivas da Polícia Militar nas cidades de Assú, Ipanguaçu, Carnaubais, Itajá e São Rafael-RN neste final de semana com vistas a impactar na diminuição da incidência e/ou iminência de crimes.

O Coronel Romualdo Borges, que já comandou o 6º BPM de Caicó e o 7º BPM de Pau dos Ferros, é conhecedor dos aspectos influenciadores de crimes no Seridó e no Oeste. Ações como esta, voltadas à elevação do serviço ostensivo, impacta diretamente na sensação de segurança para a população.

A equipe do CPR-II também visita, diariamente, cidades com efetivo reduzido, como foi o caso dessa sexta feira, 23, que a patrulha chegou às cidades já mencionadas acima. Com a operação do CPR-II, as estreadas ficam frequentemente vigiadas pela PM reduzindo os assaltos a motoristas.

Movimentos de direita realizam protesto neste domingo

No próximo domingo (25), os movimentos de direita do Rio Grande do Norte voltarão às ruas para protestar em apoio à Operação Lava Jato, contra os desmandos e manobras dentro do Supremo Tribunal Federal (STF) e pedir o impeachment dos minitros Gilmar Mendes Toffoli e Alexandre de Moraes, além de manifestar apoio a Sérgio Moro e Deltan Dallagnol e também pedir veto total à Lei de Abuso de Autoridade. O protesto está marcado para às 15h, no cruzamento das avenidas Salgado Filho e Bernardo Vieira.

Para um dos organizadores, Carlos Reny, “o STF já extrapolou todos os limites, mostrando que vários de seus indicados estão a serviço de políticos corruptos. Um exemplo claro disso foi a decisão da não-transferência do presidiário Lula, em menos de 24 horas, enquanto pessoas de bem morrem em filas de espera sem decisões judiciais. Não podemos aceitar essa canalhice. O Brasil está acima do STF!”, explica Reny, integrante do Força Democrática.

Proposta de Maia sobre R$ 2,5 bi da Lava Jato leva Alexandre a cobrar manifestação da PGR

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo, fixou prazo de 48 horas para que a Procuradoria-Geral da República, a Advocacia-Geral da União, a Procuradoria-Geral da Fazenda Nacional e o Ministério da Economia se manifestem sobre o pedido do presidente da Câmara, deputado Rodrigo Maia (DEM/RJ), para que recursos recuperados da Petrobrás pela Operação Lava Jato (R$ 2,5 bilhões) sejam destinados ao combate a incêndios na Amazônia e ao Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE).

A petição do presidente da Câmara foi apresentada na Reclamação (RCL) 33667, na qual ele questiona o acordo firmado entre a Petrobrás e o Ministério Público Federal no Paraná para utilizar os valores em um fundo de combate à corrupção gerido pelo MPF.

As informações estão no site do Supremo – Processo relacionado: Rcl 33667. Os efeitos deste acordo estão suspensos por decisão liminar do ministro Alexandre de Moraes na Arguição de Descumprimento de Preceito Fundamental (ADPF) 568 e na RCL 33667.

Mais >

MEC libera R$ 60 milhões para internet nas escolas rurais

O ministro da Educação (MEC), Abraham Weintraub, anunciou hoje (23) a liberação de R$ 60 milhões para o programa Inovação Educação Conectada que leva internet banda larga para escolas da zona rural do país. A expectativa é que até o final do ano, cerca de três milhões de estudantes sejam beneficiados com o programa.

Os recursos serão repassados para o Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC), responsável por realizar as conexões de internet. De acordo com o MEC, os recursos representam a segunda parcela do programa. A primeira, ainda em 2017, foi no mesmo valor. No total, serão seis repasses, um por ano, até 2023.

De acordo com a pasta, de janeiro até o momento já foram atendidas 5.662 instituições de ensino em 1758 municípios, com cerca de dois milhões de alunos beneficiados. A maior parte das escolas está localizada na Região Nordeste, 3.596. Depois vem a Região Norte, com 1.022 cidades. O Centro-Oeste aparece em seguida, com 653 municípios atendidos pelo programa.

Mais >

Policia Militar de Pureza recupera moto roubada

Na tarde do dia 23 de agosto, Policiais Militares do Destacamento de Pureza receberam uma denúncia de que uma motocicleta vermelha estaria abandonada entre Garavela e uma fazenda.

Ao fazer buscas nas proximidades, a equipe localizou a motocicleta Honda/CG 150 Fan de cor vermelha e sem placa. Com a verificação do chassi, pôde-se identificar a placa do veículo como sendo OJX 2054.

O mesmo foi conduzido ao Destacamento de Polícia Militar da cidade e contactado o proprietário.

Parnamirim: I Encontro de Planejamento Estratégico inicia nesta segunda (26)

A Prefeitura de Parnamirim vai promover de 26 a 29 de agosto, no Cine Teatro Municipal, o I Encontro de Planejamento Estratégico da Prefeitura Municipal de Parnamirim.

O evento será promovido através da Secretaria de Planejamento, Finanças, Turismo e Desenvolvimento Econômico (SEPLAF), em parceria com o Tribunal de Contas do Estado (TCE/RN).

O Encontro vai planejar o município a médio e longo prazo, em um período de 10 anos, e contará com a participação de representantes das secretarias municipais, do TCE/RN e da Câmara Municipal dos Vereadores.

Mais >

Filho de Flordelis diz que está sendo coagido pelo irmão para mudar versão de depoimento

Lucas dos Santos de Souza, filho da deputada Flordelis, afirmou que está sendo coagido por Flávio dos Santos Rodrigues, também filho da deputada federal, para mudar a versão do depoimento dado à Polícia Civil.

Lucas e Flávio tiveram a prisão decretada pela Justiça no último dia 20 de junho, durante investigação da morte do pastor Anderson do Carmo.

Flávio dos Santos afirmou à polícia que teria atirado seis vezes contra o pastor. Mas, segundo o novo depoimento de Lucas, ele iria mudar sua versão.

Mais >

Canuto diz que 177 mil moradias já foram contratadas este ano no país

O governo está com 233 mil unidades habitacionais em construção, sendo que 177 mil foram contratadas este ano. A informação é do ministro do Desenvolvimento Regional, Gustavo Canuto, que participou, nesta sexta-feira (23), da entrega de 600 apartamentos do programa Minha Casa, Minha Vida na comunidade Mandela de Pedra, em Manguinhos, uma das áreas mais pobres do Rio de Janeiro.

“A gente está com 233 mil unidades em construção. Estamos com algumas esperando. Estamos trabalhando para conseguir recursos para continuar outras obras no ano que vem. Já contratamos mais de 177 mil este ano. Mas a gente faz isso com responsabilidade. Porque a gente não quer começar uma obra que não possa pagar. Se começar, tem que ter dinheiro para a construtora. A gente só faz quando tem garantia [de] que pode executar”, disse Canuto em entrevista após o evento, que contou com a presença de centenas de pessoas.

Os moradores contemplados com as novas residências fizeram questão de comparecer à entrega das chaves e muitos mostravam-se emocionados, na expectativa de receber a casa própria e deixar para trás as residências precárias em que moravam.

Mais >

Detentos receberão oficinas de leitura em Macaíba

Presos do Centro de Detenção Provisória de Macaíba, receberão mensalmente oficinas de leitura. A iniciativa será promovida pela Defensoria Pública do Estado do Rio Grande do Norte (DPE/RN) através do projeto “Remição pela Leitura”. A ideia é estimular o acesso ao direito de remição da pena através da leitura de livros.

Segundo a DPE/RN, o projeto consiste em possibilitar aos custodiados em regime fechado ou semiaberto a remição da pena pela leitura em consonância com as Leis nº 7.210/1984, do Governo Federal, e nº 10.182/2017, do Governo Estadual.

De acordo com o projeto, o custodiado terá o prazo de 30 dias para a leitura de uma obra disponibilizada na unidade prisional apresentando no final uma resenha ou resumo a respeito do assunto possibilitando a redução de quatro dias da pena. Ao longo de 12 meses, a pena poderá reduzida em, no máximo, 48 dias.

Mais >

Polícia Civil prende suspeito de matar e queimar corpo de motorista de aplicativo dentro de carro no RN

Um homem foi preso pela Polícia Civil na manhã desta sexta-feira (23), em Arez, na região metropolitana Natal, como principal suspeito pela morte da motorista de aplicativo Suetânia Santos do Nascimento, de 29 anos, em agosto de 2017.

De acordo com o delegado Wellington Guedes, responsável pela investigação, o suposto criminoso e a vítima tinham encerrado um relacionamento.

O suspeito foi preso por força de um mandado de prisão e transportado para o sistema prisional em Natal. Segundo o delegado, ele nega o crime, mas há provas de que ele entrou em contato com a vítima. Ainda de acordo com os investigadores, a partir de depoimentos e outras provas, a polícia também conseguiu comprovar que ele esteve no local do crime.

Mais >

Sinalização do novo asfalto continua nos dois trechos da obra em Caicó

O prefeito de Caicó, Robson de Araújo (Batata) destacou que na quinta-feira (22), a empresa responsável pela obra do novo asfalto iniciou a sinalização dos dois trechos da obra.

O trabalho começou pelo contorno do bairro Boa Passagem e passando pelo bairro Acampamento e o trecho que foi feito recentemente, que vai do trevo da Boa Passagem até o centro da cidade.

De acordo com o prefeito Batata, a empresa continua com os trabalhos nesta sexta-feira (23) e a sinalização asfáltica irá auxiliar na mobilidade urbana e possibilita um melhor ordenamento do trânsito, além de deixar a cidade muito mais segura para os condutores de veículos e pedestres.

País tem saldo positivo de 43,8 mil empregos formais em julho

Pelo quarto mês consecutivo, houve saldo positivo na geração de emprego formal no país, segundo dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) divulgados nesta sexta-feira (23), pelo Ministério da Economia. Em julho, foi registrada a abertura de 43.820 vagas de trabalho com carteira assinada, crescimento de 0,11% em relação ao número de junho.

O indicador mede a diferença entre contratações e demissões. O saldo positivo em julho deste ano foi resultado de 1.331.189 admissões contra 1.287.369 desligamentos. Em julho de 2018, o resultado foi melhor: com saldo positivo de 47.319.

Nos sete meses do ano, foram criados 461.411 postos de trabalho (9.600.447 admissões e 9.139.036 desligamentos). Na comparação com o mesmo período de 2018, houve crescimento de 2,93%. O resultado de janeiro a julho deste ano é o melhor para o período desde 2014 (632.224).

Mais >

Justiça autoriza peritos a não trabalhar com coletes fora da validade

A Justiça do Rio de Janeiro autorizou os peritos da Polícia Civil a se negarem a fazer operações se não houver coletes à prova de bala dentro da validade disponíveis para o uso. A decisão é da 1ª Vara da Fazenda Pública e atende a pedido do Sindicato dos Peritos Oficiais do estado, após a divulgação, pela imprensa, de que 90% dos 16 mil equipamentos de proteção da corporação estavam fora da validade.

O sindicato propôs ação civil pública para que sejam adquiridos novos coletes para os peritos policiais, informando que os equipamentos do lote mais novo da corporação estão com a capa vencida desde dezembro do ano passado e que a placa e o painel balísticos tinham prazo de validade até maio passado.

A entidade pediu que os peritos não sejam submetidos a “procedimento administrativo disciplinar em caso de negativa dos agentes a se engajarem em missões com coletes vencidos até que sejam oferecidos novos coletes”.

Mais >

Trump ordena que empresas dos EUA saiam da China após Pequim anunciar novas tarifas

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, ordenou nesta sexta-feira que empresas norte-americanas saiam da China depois que Pequim anunciou tarifas retaliatórias sobre 75 bilhões de dólares em produtos dos EUA, provocando uma nova reviravolta na intensa guerra comercial entre as duas maiores economias do mundo.

Trump disse no Twitter que responderá à mais recente investida tarifária da China mais tarde desta sexta-feira. Uma autoridade da Casa Branca disse à Reuters que o presidente se reuniu com a equipe comercial dos EUA nesta sexta-feira.

“Não precisamos da China e, francamente, ficaríamos muito melhor sem eles. As vastas quantias de dinheiro produzidas e roubadas pela China dos EUA, ano após ano, durante décadas, vão e devem PARAR”, escreveu Trump no Twitter.

Mais >

Informativo Detran: serviços de Habilitação

O Departamento Estadual de Trânsito (Detran) informa, por meio da Coordenadoria de Registro de condutores, alguns dos requisitos para os cidadãos realizarem os respectivos serviços de habilitação:

Ao solicitar serviços da coordenadoria, deverão apresentar única e exclusivamente os documentos originais no atendimento de qualquer das unidades. No ato, a captura dos documentos será feita. Não é necessário levar cópias, não serão aceitas cópias autenticadas dos documentos.

Os serviços, bem como valores e documentação necessária encontram-se discriminados em nosso site (www.detran.rn.gov.br).

Mais >