Operação Corrupião: parecer do MPF apoiou prisão do caicoense chefe do Ibama de Mossoró

A prisão preventiva do chefe do Ibama em Mossoró, Armênio Medeiros da Costa – ocorrida nesta quinta-feira (1º), dentro da chamada Operação Corrupião, deflagrada pela Polícia Federal -, teve parecer favorável do Ministério Público Federal (MPF). O suspeito é investigado por cobrar propina de empresas e até mesmo de pescadores e, em troca, deixar de aplicar as devidas multas por crimes ambientais.

A conduta de Armênio Medeiros, ressalta o parecer do MPF, vinha gerando prejuízos incalculáveis ao meio ambiente e ainda perdas financeiras ao Ibama, que deixou de arrecadar multas, além de provocar o descrédito da instituição junto à sociedade. O parecer, de autoria do procurador da República Aécio Tarouco, foi favorável também ao mandado de busca e apreensão (realizado na sede do Ibama em Mossoró) e ao sequestro de bens do suspeito, para garantir uma possível restituição dos prejuízos às vítimas.Mais >

Prefeitura de Caicó prossegue com o calendário de pagamento dos servidores efetivos referente a janeiro

Nesta quinta-feira (01), o Município de Caicó continua com o calendário de pagamento dos funcionários efetivos referente ao mês de janeiro de 2018. De acordo com o secretário municipal de Finanças, Francisco Oliveira, nesta quinta-feira recebem os salários, os funcionários da Educação Fundeb 60%, Agentes Comunitários de Saúde e Agentes de Endemias.

Na sexta-feira (02), o pagamento terá sequência para os funcionários da secretaria de Saúde e vai contemplar Saúde NASF, Pronto Atendimento Odontológico, ESF (Estratégia de Saúde da Família), Saúde Bucal, Residência Terapêutica e Saúde na Praça. O secretário Francisco Oliveira destacou que nos próximos dias serão efetuados os outros pagamentos para concluir o calendário total dos efetivos.

O detalhe é que o pagamento referente a janeiro foi iniciado no dia 31 de janeiro de 2018 e contemplou os efetivos da Procuradoria, Administração, Finanças, Contabilidade, Tesouraria, Tributação, Planejamento, Infraestrutura, Gabinete, Controladoria, Meio Ambiente, Agricultura, Turismo e Assistência Social.

Governo do RN entrega 40 moradias em Barra de Santana

O Governo do Estado através do programa Moradia Cidadão entregou nesta quarta-feira (31), 40 imóveis da nova Barra de Santana, em Jucurutu. As casas irão substituir as antigas moradias daquela comunidade que está sendo removida para abrigar a Barragem de Oiticica. Os imóveis foram construídos por meio da Companhia Estadual de Habitação e Desenvolvimento Urbano (Cehab), com investimento de R$ 492 mil. Mais uma unidade ainda será construída.

As chaves dos imóveis e um termo provisório de propriedade de cada residência foram entregues aos beneficiários em reunião na Igreja da comunidade. A Cehab foi representada pelo diretor administrativo do órgão, Romero de Souza. Os moradores poderão ocupar as casas quando as obras da nova Barra de Santana estiverem concluídas, com infraestrutura de água, energia e saneamento.

BARRA DE SANTANAMais >

Polícia Federal investiga denúncias de irregularidades no Fundo Postalis

A Polícia Federal (PF) informou hoje (1°) que dará início a uma série de ações investigativas com o objetivo de “esclarecer a suposta atuação de uma organização criminosa especializada no desvio de recursos previdenciários do Fundo Postalis” – o Instituto de Seguridade Social dos Correios e Telégrafos. Em nota, a PF informa que as ações estão no âmbito da Operação Pausare e serão feitas ao longo das próximas 48 horas em São Paulo, no Rio de Janeiro, Distrito Federal e em Alagoas.

Ainda segundo a nota, a operação foi deflagrada depois que o Ministério Público Federal encaminhou à PF auditorias de órgãos de controle que teriam identificado “má gestão, irregularidades e impropriedades” na aplicação dos recursos do Postalis, o que teria contribuído para o déficit de aproximadamente R$ 6 bilhões do fundo.Mais >

Pai morre após reconhecer corpo da filha achado em mata

Um homem de 54 anos teve um derrame cerebral após reconhecer o corpo da filha, de 23 anos, achado sem roupas numa área de matas, em Votorantim, município do interior de São Paulo

O pai da jovem, o autônomo Sílvio Francisco, morreu na noite desta quarta-feira, 31, no Hospital Regional de Sorocaba (SP), onde estava internado. Seu corpo será sepultado nesta quinta-feira, 1º, no Cemitério Municipal de Ibiúna, no mesmo local em que a jovem foi enterrada, no último sábado, dia 27. A tragédia familiar chocou moradores de Ibiúna, onde a família reside.

A jovem Francine Aparecida Pereira Francisco desapareceu no dia 15 de janeiro, após sair de casa para ir à casa de uma amiga. Mãe de duas crianças, ela deixou os filhos sob os cuidados da avó e não retornou. O corpo foi encontrado por um pescador, seis dias depois, no bairro Carafá, zona rural de Votorantim.Mais >

Advogados de Lula voltam a pedir a Moro para que ouça ex-advogado da Odebrecht

Os advogados do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva voltaram a insistir ao juiz federal Sérgio Moro para que seja marcada audiência com o ex-advogado da Odebrecht Rodrigo Tacla Duran, atualmente foragido na Espanha.

A defesa do petista quer que Duran seja ouvido no âmbito de incidente de falsidade em que questiona a idoneidade de documentos entregues pela construtora em seu acordo de delação. O advogado é denunciado três vezes na Lava Jato por operar propinas nos escândalos envolvendo contratos da Odebrecht com a Petrobras. Ele está foragido na Espanha. Duran tem afirmado que a Odebrecht apresentou documentos adulterados em sua delação premiada.

Michel Temer diz que é preciso dar ‘tempo ao tempo’, sobre baixa popularidade

O presidente Michel Temer comentou rapidamente nesta quinta-feira o resultado das pesquisas recentes, que mostram sua baixa popularidade. Ao ser questionado sobre o impacto das avaliações negativas no seu governo e na agenda de reformas, Temer respondeu: “Vamos dar tempo ao tempo”. A declaração aconteceu na chegada do presidente ao Supremo Tribunal Federal (STF) para participar da sessão solene de abertura do ano Judiciário.

De acordo com a pesquisa Datafolha divulgada nesta quarta-feira,31 , 70% dos brasileiros avaliam o governo de Michel Temer como ruim ou péssimo. Apenas 6% dos entrevistados consideram que o peemedebista faz um governo bom ou ótimo.Mais >

Obra da adutora que abastecerá os municípios de Assu e Mossoró atinge 50%

A adutora emergencial que está sendo construída pelo Governo do Estado para captar água da barragem Armando Ribeiro Gonçalves, maior reservatório do Rio Grande do Norte, chegou à 50% de conclusão.

A adutora, que terá 11km de extensão, vai captar a água restante da barragem, que atingiu volume morto em janeiro. O secretário de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos, Ivan Júnior, afirma que a previsão é que a adutora entre em operação dentro de 15 dias.

“Quando isso acontecer, ela será interligada à adutora Jerônimo Rosado, permitindo o abastecimento de 100% do perímetro urbano de Assu e de 30% de Mossoró”, diz secretário.Mais >

Polícia Militar detém dupla suspeita de roubos de veículo em Mossoró

Na tarde desta quarta-feira (31), policiais militares prenderam dois indivíduos suspeitos de roubarem objetos dentro de veículos na Zona Norte da cidade de Mossoró.

Através de denúncias a polícia chegou até uma residência no loteamento Santa Helena. Durante a busca no interior da casa foram encontrados objetos do roubo de um veículo tipo Sandero, tais como: um notebook, duas cadeiras de suporte para bebés, bolsa contendo roupas de crianças, roda com pneu e macaco, chave de roda e triângulo.

Foram presos na ação Wilimar Silva de Paiva, 23 anos, e Mário Henrique Constantino Oliveira, 25 anos. Os suspeitos foram conduzidos à Delegacia Especializada em Furtos e Roubos de Mossoró, onde ficarão a disposição da Justiça.

Polícia prende dois homens e apreende adolescente suspeitos de roubos em Natal

A polícia prendeu dois homens e apreendeu um adolescente de 15 anos suspeitos de roubos em Natal. A ação aconteceu nesta quarta-feira (31), no bairro de Mãe Luíza, Zona Leste da capital, após uma denúncia de carro roubado em Capim Macio, na Zona Sul.

De acordo com a Polícia Militar, a ocorrência começou com o roubo do automóvel. Uma comerciária de 41 anos foi abordada por criminosos que se aproximaram em um veículo e levaram o carro dela. A polícia foi acionada e iniciou a busca por suspeitos.

Mais >

Desaparecido no início da semana, contador é encontrado morto em canavial na Grande Natal

A Polícia Civil do Rio Grande do Norte abriu investigação para tentar descobrir o que aconteceu com o contador Pedro Eduardo da Silva, de 65 anos, visto com vida pela última vez no início da semana.

Na terça (30), o corpo dele foi encontrado com marcas de espancamento em um canavial no município de Goianinha, na Grande Natal.

Na manhã desta quinta (1º), exames de comparação das impressões digitais feitos pelo Instituto Técnico-Científico de Perícia (Itep), em Natal, confirmaram que o corpo encontrado no canavial era mesmo o de Pedro Eduardo. A causa da morte, no entanto, ainda não foi esclarecida.Mais >

Deputados aprovam oito dos 20 projetos enviados pelo governo do RN; conheça

O governo do Rio Grande do Norte conseguiu a aprovação de apenas oito dos 20 projetos encaminhados à Assembleia Legislativa neste mês de janeiro, durante a convocação extraordinária de 20 dias, encerrada nesta quarta-feira (31). De acordo com o Executivo, as propostas faziam parte do pacote “RN Urgente” e visavam a recuperação financeira do estado.

Protestos de servidores marcaram as votações no Legislativo. Na terça-feira (30), deputados foram impedidos de entrar no Palácio José Augusto e a Assembleia cancelou a sessão que estava prevista. Na quarta (31), a polícia garantiu a entrada dos parlamentares e servidores, mas os manifestantes derrubaram grades e jogaram ovos contra os policiais.

Quatro projetos foram aprovados na sessão desta quarta e se somaram a mais quatro, que já tinham sido aprovados na semana anterior.

Mais >

Oeste potiguar registra chuvas acima da média em janeiro, diz Emparn

As chuvas ocorridas ao longo do mês de janeiro no Oeste potiguar ficaram acima da média histórica, que é de 60 milímetros para o período. Na região, segundo dados divulgados nesta quinta (1º) pela Empresa de Pesquisa Agropecuária do Rio Grande do Norte (Emparn), o volume médio foi de 77,9mm.

Ao todo, em 47 municípios as chuvas ficaram acima dos 60 milímetros. E em 17 deles, por exemplo, o acumulado passou dos 100mm.

Mais >

Dois são mortos e um baleado em cidades da região Oeste potiguar

Dois homens morreram e um terceiro foi baleado na noite desta quarta-feira (31) em cidades da região Oeste potiguar. Os crimes foram registrados nos municípios de Mossoró e Baraúna. Segundo a Polícia Militar, ninguém foi preso.

Em Mossoró, Elenildo Camilo da Silva, de 48 anos, estava na calçada de casa, no bairro Belo Horizonte, em Mossoró. No local também funcionava um mercadinho. Ainda de acordo com a PM, por volta das 19h30 homens armados chegaram atirando na vítima. Elenildo ainda tentou correr, mas caiu na entrada do comércio.

Vizinho contaram à polícia que Elenildo já havia trabalhado como vigilante em uma empresa de transporte de valores, mas atualmente trabalhava apenas no mercadinho. A Polícia Civil vai investigar o caso.Mais >

Carnaval Multicutural de Caicó terá polo da diversidade

Caicó passou a ter um dos carnavais mais representativos com a criação dos polos culturais. A maior folia de rua do Rio Grande do Norte se consagra com o surgimento de espaços alternativos. Esse ano, uma das novidades será a “Orla das Cores”, no calçadão que dá acesso ao Complexo Ilha de Sant’Ana.

O novo polo do Carnaval de Caicó será um palco aberto para enaltecer talentos LGBTs locais e seus grupos agregados. “A ideia é fazer uso desse espaço para, além de se expressar artisticamente, ter um ponto de apoio aonde o respeito e a tolerância são presença constante. Uma zona livre de assédio e homofobia”, destaca Hyllka Rachel, produtora que teve a iniciativa e buscou a parceria com o Município.Mais >

Mossoró registra o quarto homicídio somente nesta quarta-feira

O município de Mossoró registrou na noite desta quarta-feira, mais um assassinato. Desta vez, um vigilante identificado como Elenildo Camilo da Silva, 47 anos, foi morto a tiros no Bairro Belo Horizonte.

A vítima se encontrava em via pública quando dois homens chegaram atirando contra ele. Elenildo ainda tentou fugir dos algozes, entrando em uma casa onde funciona um ponto comercial, mas foi alvejado e morreu dentro do imóvel.Mais >

Fecam fortalece parceria junto ao TCE

O presidente da Fecam Odair Diniz ao lado de membros da diretoria da Federação, estiveram na tarde desta terça-feira (31), fazendo uma visita de cortesia no Tribunal de Contas do Estado.

A reunião teve como objetivo estreitar ainda mais a relação institucional entre Fecam e o TCE, com vistas no fortalecimento das Câmaras potiguares.

Além disso foi discutido a elaboração da Cartilha que está sendo feita pelo TCE para nortear as Câmaras sobre diversas legislações que devem ser seguidas à risca pelo poder Legislativo. Mais >

Inquilinos recebem chaves das primeiras 40 casas da Nova Barra de Santana

As primeiras 40 casas na Nova Barra de Santana tiveram a pré-entrega das chaves aos seus proprietários, nesta tarde de quarta-feira, durante reunião na Igreja do distrito de Barra de Santana. A entrega definitiva acontecerá após a implantação da infraestrutura de saneamento básico, parte hidráulica e de energia implantada! 

Fruto de uma conquista do Movimento dos Atingidos e Atingidas pela construção da Barragem de Oiticica, as casas entregues hoje foram construídas pelo Governo do Estado, através da Companhia Estadual de Habitação e Desenvolvimento Urbano, representado na ocasião pelo seu diretor-administrativo, Romero de Souza. Mais >

Delegado da Polícia Civil é assaltado na Zona Sul de Natal

O delegado da Polícia Civil do Rio Grande do Norte André Gurgel foi assaltado nesta quarta-feira (31). Além do carro dele, os criminosos fugiram levando pertences e a arma do delegado. Ninguém foi preso.

Gurgel saía da academia, na Zona Sul de Natal, quando foi surpreendido pelos assaltantes. Armados, os homens mandaram ele descer da sua Pajero e fugiram no veículo. Dentro do carro estavam a carteira, outros objetos pessoais do delegado, e a pistola que ele usa diariamente no trabalho.

Flávio Rocha pode disputar Planalto se houver mobilização em torno do seu nome

Ligado à Sara Nossa Terra, o empresário Flávio Rocha defende as bandeiras das igrejas. Para ele, “o economês conserta o País, mas é o discurso sobre os costumes que levará o candidato a ganhar a eleição presidencial deste ano”, segundo informações da Coluna do Estadão.

Chama que eu vou. Dono da Riachuelo, Flávio Rocha não descarta disputar o Planalto se houver mobilização em torno do seu nome. “É muito feio uma pessoa ser convocada para uma missão nacional e se recusar por razões egoísticas, por causa de patrocínios.”

E o nome potiguar em, destaque nacional, já foi cogitado sua candidatura ao governo do RN também.Mais >