Protestos contra corrupção e pró Lava Jato em 205 cidades encurralam o Congresso

12bpm1

Os gritos de “Fora, Renan” traduziram o sentimento da população que foi às ruas protestar contra a corrupção, neste domingo (4). O movimento Vem Pra Rua estima que as manifestações ocorreram em 205 cidades, distribuídas em 18 estados mais o Distrito Federal.




O estopim foi a aprovação, na calada da noite pela Câmara dos Deputados, de uma versão desfigurada do pacote anticorrupção proposto pelo Ministério Público Federal (MPF). Renan Calheiros (PMDB-AL), presidente do Senado, é visto como peça-chave para reverter as alterações. E é um dos principais algozes dos manifestantes.

“Fora, Temer”?

As críticas ao presidente Michel Temer (PMDB) não ganharam tom de protagonismo nos protestos deste domingo. Mas surgiram aqui e acolá. Gislaine Masoller, do Vem Pra Rua em Curitiba, explica que houve um acordo entre todos os organizadores. “Não estamos nas ruas pedindo ‘Fora, Temer’, este não é o mote. Não é o momento. Ainda temos um Senado, um regime democrático”.

Por outro lado, a ideia é mandar um recado ao presidente. Se o pacote anticorrupção montado pela Câmara passar impune pelo Senado, segue para sanção presidencial. E, aí, “se o presidente não atender ao clamor da população, é um segundo momento”.




Escreva sua opinião

O seu endereço de e-mail não será publicado.