Uma idosa de 77 anos foi presa na manhã desta quinta-feira (19) por explorar sexualmente uma criança de 11 anos. Francisca Maria Matilde da Silva era foragida da Justiça e foi capturada após operação da Polícia Civil em Mossoró.
De acordo com as investigações, a mulher “vendia” a criança para um idoso. Ela recebia dinheiro e intermediava abusos sexuais. O homem também era foragido da Justiça, mas durante a operação, a polícia descobriu que ele já havia falecido.
O vereador José Rangel vai defender uma campanha bem interessante para tentar conter o surgimento, hoje desordenado, de gatos nas ruas da cidade: ”Adote um animal para castração convencional pela prefeitura de Caicó”.
O problema vem a cada dia aumentando e criando possibilidade de doenças. Há locais em que a comunidade animal está muito além do que previam os órgãos de controle, e a sua grande maioria é bem agressiva.
A campanha ”adote um animal para castração” é uma saída inteligente para pelo menos tentar conter o nascimento desenfreado de animais de rua. Para Rangel, a campanha depende ainda de um diálogo com a secretária de saúde, o qual está marcado para esta segunda feira, 23.
A Polícia Civil realizou na madrugada deste domingo (22) a reconstituição da morte do pastor Anderson do Carmo, ocorrida em 16 de junho, em Niterói, na Região Metropolitana do Rio.
No total, 14 pessoas participaram da reprodução simulada, incluindo a deputada federal Floderlis (PSD), mulher do pastor. Os filhos acusados de envolvimento no crime se recusaram a participar.
Ao final dos trabalhos, que duraram cerca de 6 horas, a delegada Bárbara Lomba afirmou que foi possível identificar algumas contradições. Segundo Lomba, Flordelis manteve grande parte do que já havia dito anteriormente em depoimentos, mas em alguns momentos disse não se lembrar do que havia acontecido no dia do crime.
Veja um pouco do que rolou de legal na agência esta semana.
CAMPANHA DE ANIVERSÁRIO SUPERMERCADO BOM DIA. A rede de supermercados que mais cresce no RN está fazendo aniversário. São 16 anos vendendo barato todo dia. E a Ratts preparou uma super campanha pra este nosso querido cliente, cheia de ofertas, cores e criatividade, pra comemorar esta importante data.
CAMPANHA FICHA LIMPA PRA OAB E MARCCO. Recebemos honrados o convite para criar a campanha de divulgação do primeiro projeto de iniciativa popular digital do RN, que vai permitir ao cidadão opinar em projetos de lei por meio de aplicativo. Uma iniciativa do deputado Kelps, da OAB e do Marcco.
MEGGASOLAR NA REVISTA DA OAB. Advogado também gosta de pagar menos na conta de energia. Pensando nisso a Ratts criou um anúncio para nosso cliente MeggaSolar, para veicular na Revista da OAB, com condições especiais de aquisição do Sistema MeggaSolar de energia fotovoltaica.
Quer trabalhos assim pro seu negócio? Passa um zap pra gente agora mesmo no 99981-1112.
A PREFEITURA MUNICIPAL DE CAICÓ, por meio das Secretarias Municipais de Educação, Cultura e Esportes, de Infraestrutura e Serviços Urbanos e de Planejamento e Articulação Institucional, vem esclarecer à população acerca dos fatos ocorridos quanto a impossibilidade de liberação do Ginásio de Esportes Monsenhor Antenor Salvino de Araújo (Nonozão), para a realização do evento religioso das Testemunhas de Jeová na cidade de Caicó/RN.
É de conhecimento público que o Ginásio de Esportes Monsenhor Antenor Salvino de Araújo (Nonozão), localizado no Complexo Ilha de Sant´Ana, foi interditado pelo corpo de bombeiros no final do mês de agosto 2019, em virtude da estrutura metálica que serve de cobertura do ginásio ter sido danificada por uma forte ventania, fato completamente atípico e imprevisível.
Logo após a ocorrência, a Secretaria de Educação, Cultura e Esportes do Município, tomou as devidas providências no sentido de reparar, em regime de urgência, o que fora danificado pela força da natureza. Os serviços de reparo foram concluídos no domingo, 15 de setembro de 2019. A retirada dos entulhos e limpeza do local foi concluída, quarta-feira, dia 18 de setembro de 2019.
Na noite da última quinta-feira (19), um homem de 21 anos, identificado como Evaldo Christyan Dias Zenteno, foi preso e confessou ter matado o próprio filho, de dois anos, afogado em uma bacia. De acordo informações da polícia ao G1 Mato Grosso do Sul, Evaldo Christyan contou que cometeu porque foi traído pela mãe da criança e “queria fazer ela sofrer”.
Segundo o G1 MS, o homem foi preso na Santa Casa de Campo Grande após os médicos que atenderam o menino no hospital desconfiarem de situação de violência. Os funcionários da unidade de saúde contactaram a polícia, Evaldo mentiu sobre o caso inicialmente, mas depois confessou o crime.
A polícia contou ao G1 MS que Evaldo explicou que ligou para um amigo e contou que foi traído pela mãe do menino, uma jovem de 21 anos, e que queria fazê-la sofrer. O amigo aconselhou que ele matasse o filho.
Com apoio da ONG AMJUS, moradores do município participaram da ação ambiental, durante a manhã de hoje (21). A atividade ocorre simultaneamente em mais de 150 países.
Cerca de 100 pessoas do município de São Miguel do Gostoso, participaram na manhã de hoje (21) do Dia Mundial da Limpeza, conhecido como World Clean Up Day. A ação ambiental que é registrada em 157 países, tem como objetivo conscientizar a sociedade sobre o problema do descarte irregular de resíduos sólidos. A ação registrada no litoral norte do estado foi iniciada por volta das 7h da manhã na Praia do Cardeiro.
Em São Miguel do Gostoso, localizada no litoral norte potiguar, a ação foi organizada pelo Projeto Ações Sustentáveis da Escola Municipal Professora Ana Ribeiro Barbosa, com apoio da ONG AMJUS – Associação do Meio Ambiente, Cultura e Justiça Social (AMJUS), onde todos os jovens participantes foram contemplados com camisetas para a realização da ação.
Na madrugada desse sábado foi confirmada por amigos de farda a morte do Sargento Adailton Cristiano Silvao. Ele teria saído do 11º BPM após trabalho extra, tendo trocado tiros com bandidos, que estavam em um carro roubado.
As informações preliminares apontam que o militar estava caído no chão após tomar os primeiros tiros no embate com os bandidos. Já fora do seu veículo, os bandidos tiveram a oportunidade de executar o policial a queima roupa.
O deputado Vivaldo Costa (PSD) encaminhou no plenário da Assembleia Legislativa requerimentos que beneficiam as duas principais cidades do Seridó: Caicó e Currais Novos. O parlamentar pede que seja implantado o Programa Transporte Cidadão nos dois municípios.
O projeto tem como objetivo oferecer transporte gratuito para que a população de baixa renda tenha acesso aos serviços públicos na capital. Sua operacionalização é por meio de linhas circulares de ônibus de grande porte, de segunda a sexta-feira, com itinerários previamente planejados, saindo às 5h e retornando ao ponto de origem às 17h.
A ideia é facilitar o transporte, do interior a capital, das pessoas que precisam semanalmente se deslocarem até Natal para procedimentos de saúde e outras demandas sociais. “Pensando nisso e com base nessa bela iniciativa estatal, em ofertar aos municípios o Programa Transporte Cidadão, solicito sua implantação nos municípios de Caicó e Currais Novos, tendo em vista que essas cidades são pontos estratégicos que interliga a região do Seridó à capital do Estado”, defendeu Vivaldo.
Reportagem de Mateus Coutinho na Crusoé traz os desdobramentos da prisão de Thiago Eliezer Santos, o Chiclete, que a revista já havia revelado ser o “quinto elemento” do grupo de hackers detidos pela PF por invadir celulares de procuradores da Lava Jato e diversas autoridades da República.
Chiclete é uma espécie de mentor de Walter Delgatti Netto, o Vermelho, que disse aos policiais ser o autor dos ataques hackers. Ele é o elo da quadrilha na capital do país – o que, desde o começo, tem levado os investigadores a suspeitar da existência de camadas mais altas no esquema e da participação de gente graúda interessada em minar a Lava Jato.
A atuação de voluntários tem se somado ao Corpo de Bombeiros Militares e à Defesa Civil no combate aos inúmeros focos de incêndios em Patu, na operação denominada Santuário do Lima, na cidade de Patu. Desde segunda, foram combatidos 317 focos de incêndio. Logo que subiu à serra do Lima, no final da tarde desta sexta-feira (20), a governadora Fátima Bezerra se reuniu com o comandante geral do Corpo de Bombeiros Militar do Rio Grande do Norte (CBMRN) e comandante da operação, coronel Monteiro Júnior, para se inteirar acerca do trabalho que vem sendo realizado ininterruptamente durante a semana para combater o fogo na mata.
“Eu venho aqui agradecer ao povo de Patu e de toda a região pelas lições de solidariedade que vocês nos deram ao longo dessa semana. É assim, de mãos dadas, que vamos construindo dias melhores para Patu e para todo o Rio Grande do Norte. Aos nossos bombeiros militares e aos voluntários, reconhecemos de coração o gesto de bravura e coragem para debelar os focos de incêndio”, disse Fátima. Ela falou após a palavra de agradecimento, seguida de oração, ministrada pelo padre Telmo Feitosa, no Santuário do Lima, dedicado à Nossa Senhora dos Impossíveis.
O projeto Assembleia e Você realizou na noite desta sexta-feira (20) o casamento civil comunitário de 175 casais. A iniciativa só foi possível graças a uma parceria firmada entre o Tribunal de Justiça do Rio Grande do Norte e a Assembleia Legislativa do Estado. O evento foi bastante concorrido e ocorreu no Palácio do Esportes da cidade de Currais Novos, região do Seridó potiguar.
A solenidade foi elaborada pela desembargadora Zeneide Bezerra, coordenadora do Núcleo de Ações e Programas Socioambientais (NAPS) e pelo juiz Marcus Vinicius Pereira Júnior. O evento contou com a presença do presidente da Assembleia Legislativa, deputado Ezequiel Ferreira de Souza (PSDB), do presidente do Tribunal de Justiça, desembargador João Batista Rebouças, e também dos desembargadores Vivaldo Pinheiro, Amaury Moura e Gilson Barbosa, além do tabelião Marlon Rolim Queiroz.
“O casamento para muitos desses casais era um sonho, e poder contribuir com a realização de algo tão importante para estes cidadãos potiguares é muito gratificante. Além de ser um momento marcante para os noivos, também estamos promovendo a cidadania e incentivando que as famílias fortaleçam seus laços, já que muitos já tinham uma relação consolidada há anos, mas esperavam pelo reconhecimento legal”, disse Ezequiel.
Policiais civis da Delegacia Municipal de Jardim de Piranhas, em conjunto com a 5ª Companhia de Polícia Militar, deflagraram, nesta sexta-feira (20), uma Operação no município de Jardim de Piranhas.
A ação resultou na prisão de quatro pessoas e teve como objetivo cumprir mandados de busca e apreensão, combatendo o tráfico de drogas na região e reforçando a segurança para a festa da padroeira que se realizará na cidade.
Durante as diligências, em uma residência localizada no bairro Santa Cecília, os policiais prenderam em flagrante Fabiana Queiroz de Souza, 19 anos, pela prática do crime de tráfico de drogas. Com ela, foram encontradas a quantia de aproximadamente R$900,00 reais em dinheiro e uma porção de maconha.
Em visita técnica à barragem Oiticica na tarde dessa sexta feira, 20 de setembro, o deputado federal General Girão disse ter percebido que anexos feitos ao projeto original da obra estão elevando o custo de execução e tempo de conclusão.
“Um sonho que não pode se transformar em pesadelo”. O parlamentar quer buscar meios que agilizem a conclusão da barragem e a obra social.
A lâmina d’água chegará a 22km de extensão e o número de pessoas que serão indenizadas vem aumentando, além de sítios arqueológicos que estão sendo cadastrados pelo IPHAN (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional) para ser removidos daquele habitat.Mais >
Uma mulher de 58 anos, suspeita de agredir a própria mãe idosa de 76, foi presa na tarde da última quinta-feira, 19, pela Polícia Civil. Mãe e filha moravam em uma residência no bairro Cidade Nova, zona Oeste de Natal.
De acordo com os agentes da Delegacia Especializada de Proteção ao Idoso (Depi), a ação se deu em decorrência de um mandado de prisão preventiva. As investigações começaram após o surgimento de denúncias anônimas. Ao chegarem na residência, os policiais constataram que a idosa era obrigada a realizar atividades domésticas e que dormia em más condições na varanda da casa.
A Nota Potiguar divulgou nesta sexta-feira (20) os nomes dos contemplados no terceiro sorteio mensal da campanha, ocorrido ontem. Seis potiguares foram os sortudos quem vão receber R$ 118 mil em dinheiro. Foram três ganhadores da capital e outros três do interior do Rio Grande do Norte, que moram nas cidades Mossoró, Portalegre e Nova Cruz. Esses cidadãos participam da campanha ao baixar o aplicativo Nota Potiguar e exigir a inclusão do CPF na nota no momento das compras.
O primeiro prêmio no valor de R$ 50 mil foi para Edinalva Castro da Costa, que mora em Mossoró. Já Maria Aurimar Fernandes Nobre, de Portalegre, vai receber R$ 30 mil, enquanto Romildo de Carvalho Silva, de Natal, ficará com R$ 20 mil. Maria de Fátima de Araújo, também de Natal, vai ganhar R$ 10 mil. O quinto e sexto prêmios ficaram com Lucas Silva de Medeiros e Dionísio Inácio da Rocha Júnior respectivamente, que ganharão, cada um, R$ 4 mil. A relação completa dos sorteados e as instituições filantrópicas contempladas pode ser conferida no site https://np.set.rn.gov.br/portal/#/sorteios/ganhadores/ganhadores_3_sorteio
Com esse sorteio, o Governo do Estado, através da Secretaria Estadual de Tributação, soma um repasse total de R$ 831 mil, distribuídos entre instituições e os cidadãos que exercem sua cidadania fiscal, ajudam a combater a sonegação fiscal e asseguram o funcionamento de serviços públicos essenciais. A última entrega dos prêmios ocorreu no dia 13 deste mês.
Os resultados da pesquisa “O Poder Judiciário no Enfrentamento à Violência Doméstica e Familiar contra as Mulheres”, desenvolvida pelo Ipea em cooperação com o Conselho Nacional de Justiça (CNJ), foi divulgado em agosto e preocupou alguns defensores da Lei Maria da Penha.
O foco do estudo foi conhecer e observar o atendimento do Poder Judiciário às mulheres em situação de violência doméstica, seja ela física, sexual, psicológica, moral ou patrimonial. Doze localidades foram escolhidas para a pesquisa de campo, representando as cinco regiões do país.
Foram analisados os aspectos estruturais, organizacionais e de atendimento de cada vara e foram ouvidas não apenas as vítimas das agressões, como também juízes, promotores, defensores públicos e servidores dos órgãos envolvidos.
O atendimento humanizado às mulheres e a capacitação dos atores envolvidos no atendimento são alguns desafios indicados pelo estudo, que deverão ser enfrentados pelos órgãos do Sistema de Justiça. Além disso, o estudo destacou a frequente responsabilização da mulher pelos casos de violência e a redução da real dimensão da agressão sofrida.
A lei, na avaliação do órgão, já é uma das mais conhecidas no Brasil, apesar disso, encontra vários gargalos: a falta de sensibilidade dos agentes públicos, a alocação de vítimas e agressores numa mesma sala antes das audiências e a dificuldade de as mulheres entenderem o processo.
No prazo máximo de 18 meses, a água distribuída para a população de São Miguel do Gostoso, município de alto potencial turístico situado no litoral norte do Rio Grande do Norte, terá as características universais que toda água potável tem que ter: incolor, inodora (sem cheiro) e insípida (sem sabor). Na manhã desta sexta-feira (20), a governadora Fátima Bezerra, junto ao secretário Fernando Mineiro (Gestão de Projetos e Metas), mais o presidente da Companhia de Águas e Esgotos do Rio Grande do Norte (Caern), Roberto Linhares, e o representante da HL Engenharia, Everton Oliveira, assinaram a ordem de serviço da obra que vai garantir o abastecimento de água de qualidade aos cerca de 10 mil moradores da cidade.
Segundo relatos de moradores presentes à solenidade, realizada em frente à Câmara Municipal de São Miguel do Gostoso, a água que é distribuída atualmente pelo Serviço Autônomo de Água e Esgotos (SAAE) é salobra, além de o serviço ser bastante ineficiente, de modo que, para beber e cozinhar, as pessoas têm que comprar água mineral. Por ser a água um elemento vital à sobrevivência humana, a governadora ressaltou a grandiosidade da obra, que vem para complementar o projeto de esgotamento sanitário que está sendo executado pelo projeto Governo Cidadão, via acordo de empréstimo do Banco Mundial.
“Eu conheço estas terras desde muito tempo. Meu vínculo começou através do laço afetivo com a família Nery. Como professora, estive aqui organizando a luta dos trabalhadores da Educação. Desde quando era deputada, tanto estadual como federal, e senadora e, agora, como governadora, sempre fiz meu papel em prol do desenvolvimento de Gostoso”, disse Fátima. Ela ressaltou que a população há muitos anos clama pelo abastecimento de qualidade aliado ao serviço de saneamento básico. “Quantas vezes eu fui bater na porta dos ministérios. Por isso, essa obra toca meu coração. Valeu o sonho, valeu a luta. São Miguel do Gostoso vai ser 100% saneada”.
O deputado federal Genaral Girão chegou à barragem de Oiticica por volta das 11:40 horas dessa sexta feira para uma visita técnica ao corpo de engenharia na bacia e também na obra social do complexo, que está parada.
O parlamentar está acompanhado do também General Araújo Lima e foi recebido pelo diretor do DNOCS, Dr. Gustavo Medeiros, que conduz a apresentação técnica da obra juntamente com uma equipe do Consórcio EIT.
A grande preocupação do General é com a obra social que está parada. Girão vai percorrer todo o canteiro de obras.