Caicó: PM cumpre mandato de busca e apreende revólver em casa de infrator




Desde a adolescência, Geufrânia Araújo tem uma certeza: todos os meses ela vai viver pelo menos três dias de sofrimento. A arquiteta, de 39 anos, relata que, um pouco antes e durante a menstruação, as pernas pesam, a barriga se distende, a enxaqueca e os enjoos vêm e a pressão baixa, tudo isso acompanhado, é claro, pelas temíveis cólicas, traços que a impedem de levar uma vida próxima do normal no período. “O fluxo, o sangramento mesmo, não incomoda, o problema é essa enxurrada de sintomas que sinto”, explica.
Da mesma forma que Geufrânia, estima-se que 65% das mulheres em idade reprodutiva sofram com os sintomas da dismenorreia primária, termo médicos para as cólicas menstruais. Além de dor uterina que, de tão intensa, pode ser irradiada para as costas ou para membros inferiores, são características associadas a esse quadro clínico cefaleia, náuseas, vômito, constipação e até desmaios, sintomas que se apresentam normalmente um dia antes do fluxo menstrual e chegam a durar até 72 horas.
Mais >
Nesta quinta-feira (25), a partir das 20h, acontece o lançamento do Bloco “Se Brincar Eu Pego” edição 2018, no Balada Bar de Ponta Negra, com entrada franca e animação por conta de Debinha Ramos & Roda de Bambas. Pelo terceiro ano consecutivo, o bairro de Ponta Negra vai receber o bloco Se Brincar eu Pego para fazer a alegria do domingo de Carnaval em Natal.
O bloco é o único que oferece bebidas (água, cerveja geladíssima e whisky) gratuitas durante o percurso do bloco.
O Bloco Se Brincar eu Pego tem como tradição um repertório marchinhas e muito frevo e este ano conta com o patrocínio da Prefeitura de Natal, através da Lei Djalma Maranhão, e apoio da Interfort Segurança, Livraria Escola&Escritório, Arituba, Natal Palace Hotel, Armação Propaganda, Unimetais, Platinum, Daya e 94 FM.Mais >

A Polícia Militar da cidade de Caicó conseguiu localizar um veículo, tipo Fiesta Sedan, na cor prata e placas OEV-0347 com inscrições no DETRAN de João Pessoa, na Paraíba, abandonado à cerca de 1km de Caicó, saída norte, sentido Jucurutu-RN.
De acordo com os militares de Rádio Patrulha, RP-02, que estão à frente da ocorrência, este veículo teria sido roubado nessa madrugada em Jardim de Piranhas, segundo o COPOM. O veículo será entregue na Delegacia de Polícia Civil de Caicó.Mais >

Atendendo aos clamores vindos de Triunfo Potiguar, Paraú, Campo Grande, Janduís, Messias Targino e Patu, o deputado estadual Nelter Queiroz (MDB) encaminhou requerimento nesta quarta-feira (24) ao diretor-presidente da Companhia de Águas e Esgotos do Rio Grande do Norte (CAERN), Marcelo Toscano, solicitando a suspensão da cobrança da conta mensal d’água destes municípios, que são abastecidos pela barragem Armando Ribeiro Gonçalves, através do Sistema Adutor do Médio Oeste.
“A população destes seis municípios não pode arcar com os custos de um serviço no qual não está sendo oferecido regularmente. Aguardaremos a sensibilidade da CAERN e esperamos que a Companhia suspenda a obrigatoriedade de pagamento das contas de janeiro, uma vez que a população já está sendo penalizada em virtude da estiagem que ainda se prolonga e que obriga os usuários dos serviços da CAERN a comprar água de carros-pipa, despesa extra que acaba onerando o orçamento das famílias”, frisou Nelter.
Nesta segunda-feira (22) o parlamentar também solicitou que a CAERN conceda a isenção do pagamento das contas mensais de janeiro para 13 municípios do Seridó e Vale do Açu, dentre eles: Jucurutu, Florânia, São Vicente, Acari, Currais Novos, Tenente Laurentino Cruz, Lagoa Nova, Cerro Corá, Bodó, Caicó, Jardim de Piranhas, Timbaúba dos Batistas e São Rafael.

A água está chegando no leito do Rio Piranhas nas proximidades do Espólio do finado Juvelino na cidade de Jardim de Piranhas. “Obstáculos atrasam a chegada de água na captação da Caern“, disse um morador da região que postou as fotos e deu a informação.
Se o volume de água continuar aumentando poderá chegar ao volume adequado para que a adutora Manoel Torres de Araújo seja religada novamente.
Cerca de 180 mil pessoas estão dependendo do abastecimento vindo da barragem Armando Ribeiro Gonçalves para abastecer Jardim de Piranhas, Timbaúba, Caicó além das sete cidades da Microrregião de Serra de Santana.
Por Suébster Neri

A sargento da Aeronáutica e controladora de Voo Lia Maria Abreu de Souza, de 34 anos, é uma das duas vítimas fatais do acidente aéreo envolvendo o helicóptero, que prestava serviços de imagem à Rede Globo Nordeste, na manhã desta terça-feira (23). Lia estava dentro da aeronave com mais duas pessoas. “Eu falei com ela ontem a noite e à convidei. Ontem mesmo outros controladores coaram com a gente”, afirma.
A Reportagem da Rádio jornal conversou com comandante Wagner Monteiro, um dos sócios da Heliase, dona da aeronave que operava o Globocop. De acordo com ele, era de praxe convidar controladores de voo para participar das operações. “Sempre que fazemos esse tipo de voo para o jornalismo, é solicitado que a gente sobrevoe certas áreas. Sempre existe uma forma de diálogo com os órgãos de controle e nós temos convidado o controle para atender à televisão e à segurança aérea”, explica.Mais >
A juíza Aline Daniele Belém Cordeiro Lucas, em processo da 2ª Vara da Fazenda Pública de Natal, condenou o Estado do Rio Grande do Norte a pagar a uma cidadã a importância de R$ 30 mil, a título de indenização por danos morais, em razão dos prejuízos morais que lhe foram causados em decorrência de erro médico supostamente cometido por agentes públicos estaduais, no momento de seu parto.
Na Ação Ordinária, proposta contra o Estado do Rio Grande do Norte, a autora alegou que esteve no Hospital Regional Lindolfo Gomes Vidal, no município de Santo Antônio, para se submeter a uma cesariana, dando a luz a seu filho.
Entretanto, narrou que, durante o período de resguardo, começou a sentir incômodo na região cirurgiada, febre alta e muitas dores. Por conseguinte, em virtude do agravamento do quadro, dirigiu-se ao Hospital Maternidade Januário Cicco, em Natal.Mais >

O operador de Sistemas do Globocop, Miguel Brendo, de 21 anos, está internado em estado gravíssimo no Hospital da Restauração, no Derby, área central do Recife. Ele é uma das três vítimas da queda do helicóptero que presta serviços à Globo. Miguel é filho de Wagner Monteiro, um dos sócios da Heliase, dona da aeronave, que nasceu em Caicó, no RN.
A reportagem da Rádio Jornal conversou com comandante Wagner Monteiro, que afirmou que a aeronave tinha passado por revisão há uma semana. “Meu filho estava fazendo as câmeras”, diz. “Eu particularmente voei o dia inteiro nesse helicóptero ontem. Fiz o Bom Dia Pernambuco, fiz o NETV 1ª edição. Estava tudo em dia”, afirma. “É lamentável que isso aconteça. A gente tem que saber o que aconteceu. Helicóptero não é feito para cair”, desabafa.Mais >

Bastaram alguns minutos de chuva forte em Maceió para alagar várias ruas e causar transtornos a pedestres e condutores, principalmente na parte alta da cidade.
A Avenida Empresario Nelson Oliveira Menezes, conjunto Graciliano Ramos, na Cidade Universitária, ficou completamente alagada, exigindo mais atenção dos motoristas que trafegavam pelo local nesta manhã.
No Tabuleiro, na BR-104, um ônibus que faz transporte complementar e um caminhão caíram em buracos no asfalto. O trânsito na região ficou congestionado.Mais >

O novo Volkswagen Polo conseguiu 5 estrelas de proteção para passageiros adultos e crianças em testes de colisão feitos pelo Latin Ncap, organização independente que avalia a segurança de veículos na América Latina.
A rodada de testes divulgada nesta terça-feira (23 de janeiro) também tem o Volkswagen Virtus, que repetiu a história do novo Polo ao chegar às lojas já com avaliação de 5 estrelas para proteção de adultos e crianças.Mais >

Quando olhamos para o atual cenário político do Brasil, entre acusações e negações, malas de dinheiro, e os mais variados problemas hoje enfrentados, logo vem à cabeça de céticos e críticos do sistema, que veem a política como arte da dissimulação: “A política é uma grande mentira!”. E eles não estão longe da verdade, porque (ressalvadas algumas poucas exceções) governantes, políticos, dirigentes de partidos e demais envolvidos nesse meio, usam abusivamente desse expediente imaginando ser o povo ignorante e incapaz de perceber.
Mentem por interesse pessoal, para encobrir malfeitorias, para eximir-se de responsabilidades na tentativa de justificar erros e fracassos. Mentem por qualquer motivo, sem a menor preocupação. O que muitos não entendem é que a mentira desgasta, logo a verdade aparece e aprofunda o descrédito do mentiroso. Há casos de governadores que no período eleitoral apresentavam cenário excepcional em seus Estados e hoje enfrentam manifestações e protestos. Mais >

O ex-prefeito da cidade Ouro Branco, José Batista de Lucena – Zé Braço (PSD), disse em entrevista na Rádio Caicó, no sábado (20), que se o deputado estadual Vivaldo Costa (PROS), for candidato da deputado estadual, apoiará seu projeto. “Eu não tenho dúvida. Se o Papa Jerimum for candidato, nós apoiaremos seu projeto, sim. Não tem mais o que conversar e nem com quem conversar sobre isso. Já decidi “, disse.
O comerciante, Zé Braço, administrou a cidade de Ouro Branco por duas vezes, entre 1997 e 2004. A professora Eurinete (PSD), que foi candidata a prefeita de Ouro Branco também esteve no programa Mesa Redonda, do deputado estadual Vivaldo Costa, na Rádio Caicó.

Com uma atuação de dois anos bastante elogiada, tanto pelo Movimento dos Atingidos e Atingidas pela construção da Barragem de Oiticicas, como pelo Governo do Estado, Igreja Católica e demais entidades envolvidas na luta, o juiz Herval Sampaio Júnior anunciou nesta segunda-feira (22) que está deixando a coordenação estadual do Centro Judiciário de Solução de Conflitos (Cejusc), criado pelo Tribunal de Justiça para atuar diretamente nas discussões e homologações de processos envolvendo as desapropriações na Barragem de Oiticicas, e consequentemente a Vara Especial para a homologação dos processos da referida barragem.
O afastamento de Herval das duas funções é motivada pela sua decisão de disputar as eleições para a presidência da Associação dos Magistrados do RN. A audiência pública, feita nesta manhã de segunda na Câmara Municipal de Jucurutu, e a reunião com os moradores, no final da tarde na Igreja da Barra de Santana, foram os últimos compromissos do juiz, à frente da missão dada pelo TJ-RN. “Evidentemente que, na qualidade de cidadão estarei à disposição para que a gente possa continuar, mas depende agora do Tribunal, por isso não foi marcada mais nenhuma reunião futura”, explicou. Mais >
O Estado do Rio Grande do Norte recuperou o montante de R$ 7.498.101,76 em créditos de ações judiciais de Execução Fiscal, entre os meses de janeiro e novembro do ano passado, segundo levantamento da Procuradoria Geral do Estado referente à arrecadação da Dívida Ativa em 2017.
A recuperação foi possível a partir da atuação das Varas de Execução Fiscal da Justiça Estadual, resultando no recolhimento de créditos tributários ao Estado.
O valor recuperado é referente a processos judiciais de cobrança de pendências de contribuintes com o pagamento de tributos estaduais como o ICMS e o IPVA. Apenas no mês de janeiro de 2017, foram arrecadados R$ 4,8 milhões.
MunicípiosMais >

A Companhia de Águas e Esgotos do Rio Grande do Norte (Caern) continua realizando um trabalho de manutenção programada obrigatória e equipamentos elétricos na Adutora Serra de Santana, da qual deriva a adutora emergencial de Caicó, além de atender outras cidades da região. A previsão inicial foi alterada em função de problemas operacionais encontrados na tubulação, com ocorrência de vários vazamentos desde o início do trabalho, na semana passada.
A Serra de Santana abastece 12 cidades no Seridó, com captação na barragem Armando Ribeiro Gonçalves, e a Caern vai realizar um levantamento das regiões afetadas em cada cidade abastecida, para realizar os devidos descontos na fatura, são elas: Jucurutu, Florânia, São Vicente, Acari, Currais Novos, Tenente Laurentino, Lagoa Nova, Cerro Corá, Bodó, Caicó, Jardim de Piranhas e Timbaúba dos Batistas.
O juiz Marcelo Pinto Varella, da 10ª Vara Cível de Natal, condenou a Pepper’s Hall Ltda. ME a pagar indenização por danos morais no valor de R$ 8 mil em favor de um consumidor que foi acusado de tentar pagar conta com uma nota falsa pela atendente e pelo gerente da boate em meados de 2013, o que lhe fez sofrer situação vexatória e humilhante, além de ter sido detido pela Polícia Militar e conduzido a sede da Polícia Federal para prestar esclarecimentos, sob afirmação de estar na posse de cédula falsa.
O autor ajuizou Ação de Indenização por Danos Morais contra a Pepper’s Hall Ltda. ME, alegando que no dia 26 de maio de 2013 dirigiu-se aquela boate e, por volta das quatro horas da manhã, conduziu-se ao caixa e ao tentar realizar o pagamento do que consumiu, total de R$ 47,85, com uma nota de R$ 50, a atendente a recebeu e alegou a falsidade da nota.
O consumidor afirmou ter apresentado outra cédula de R$ 100 que também foi considerada falsa pela atendente. Naquele instante, já sob ameaça e sendo humilhado pelo gerente da empresa, efetuou o pagamento com seu cartão de débito.Mais >

O Carnaval do Recife e de Olinda já é conhecido pelo frevo, pela tradição e pelos blocos de rua. Mas o que começa a ser percebido pelos foliões de todo Brasil é que a festa em Pernambuco também conta com grandes camarotes projetados em estruturas impressionantes, para quem preza pelo conforto, serviços vip e comodidade, mesmo em tempos de festejos de momo. As cidades ainda oferecem uma gastronomia incrível, tanto para quem aprecia comida regional, quanto para quem prefere a culinária internacional.
No Sábado de Zé Pereira, o camarote Balança Rolha terá uma excelente localização, no Galo da Madrugada, a poucos metros do ponto de táxi, com uma ótima visão para o desfile. O acesso pela Avenida Sul e Rua Imperial é privilegiado, logo embaixo do viaduto Capitão Temudo. A folia começa por volta das 09h. O evento é open bar(cerveja Amstel, whisky Teachers 12 anos, espumante Martini, gin Bombay Sapphire, vodka Grey Goose, água, refrigerante e drinks combinados) e praça de alimentação.Mais >
A Guararapes Confecções, em apoio ao projeto Pró-Sertão e em linha com sua cultura de respeito e apoio ao trabalhador, contabiliza mais de mil auditorias nas oficinas de costura que produzem diferentes peças à empresa pelo projeto Pró-Sertão.
Desde o início do projeto, em 2013, a Guararapes Confecções adquire produtos de 61 oficinas de costura que fazem parte da iniciativa. Os auditores da companhia visitam as microempresas, que ficam localizadas na região do Seridó, no Rio Grande do Norte, para verificar se os fornecedores estão cumprindo a legislação trabalhista e normas de segurança.
Entre os documentos avaliados estão: folha de pagamento, cartão de ponto, jornada de trabalho, pagamentos de impostos e questões relacionadas à segurança do trabalho. Além disso, os auditores entrevistam 15% do quadro do setor operacional para apurar a relação entre empregador e empregado. Mais >