Adolescente é apreendido pela PM de São do Sabugi após disparos em via pública

Um adolescente apreendido no último domingo, 21/01, como mostrou reportagem do Blog Jair Sampaio, e liberado logo depois de ter sido apresentado à autoridade policial, tornou a se envolver com delitos em São João do Sabugi. 

Segundo a Polícia Militar, que tem no comando do Destacamento Policial Militar o Sub. Ten. Morais, nessa madrugada o mesmo adolescente foi apreendido atirando em via pública. Segundo a PM, o menor infrator tem 16 anos.

A Polícia Militar foi acionada por volta das 00:20 de hoje (25). “Mesmo chovendo o infrator foi visto atirando de dentro da ária da sua residência, logo fomos acionados e o conduzimos, novamente, à delegacia”, disse Sub. Ten. Morais.Mais >

Pesquisa: Prefeito de Caraúbas, Caicó e Natal entre os 25 melhores do Estado

A União Brasileira de Divulgação (UBD),  Fundada em 10/05/2001, tem a finalidade de divulgar desempenhos através de pesquisas interativas de Gestão Pública, destacando as melhores administrações municipais do Brasil.

Na lista dos 27 melhores prefeitos do Estado do Rio Grande do Norte, o destaque é para o prefeito de Natal, Carlos Eduardo Alves, que lidera a pesquisa de satisfação. O prefeito de Caicó ficou na 25ª posição e Juninho Alves na 22ª.

Veja abaixo a lista completa divulgada pela UBD: 

Procuradoria frustra Eduardo Cunha e diz que Moro não é suspeito

O Ministério Público Federal se manifestou contra a suspeição do juiz Sérgio Moro, da 13ª Vara Federal de Curitiba, requerida pelo ex-deputado Eduardo Cunha (MDB/RJ).

A manifestação foi enviada ao Superior Tribunal de Justiça nesta terça-feira (23), e ressalta que ‘não foi caracterizada a ausência de imparcialidade do magistrado no julgamento de ação penal relativa à Operação Lava Jato’. As informações foram divulgadas no site da Procuradoria.

No dia 16, o Ministério Público Federal no Distrito Federal pediu a condenação do ex-presidente da Câmara a 386 anos de reclusão. Segundo a Procuradoria, o emedebista foi ‘o líder e o principal articulador de um esquema criminoso na Caixa Econômica Federal’.Mais >

PT ignora o TRF-4 e lança candidatura de Lula um dia após a condenação

A cúpula do PT promove na manhã desta quinta-feira (25), em São Paulo, um ato político para reafirmar o lançamento da candidatura de Lula à Presidência da República. A mobilização ocorre um dia após o ex-presidente ser condenado a 12 anos e um mês de prisão pelo Tribunal Regional Federal da 4.ª Região (TRF-4) no processo do apartamento tríplex do Guarujá (SP).

ondenado pelo TRF-4, a segunda instância da Lava Jato, Lula fica inelegível de acordo com a Lei da Ficha Limpa. E, em tese, não pode participar da eleição de outubro. Além disso, já pode ser preso.

O partido considera que a sentença representa a continuidade do “golpe” porque Lula foi condenado sem provas. O PT também classificou o julgamento como uma “farsa”. Já a defesa de Lula informou que não vai aceitar a condenação e irá recorrer.Mais >

Caern antecipa para esta quinta (25) parada para instalação de bomba

A Companhia de Águas e Esgotos do Rio Grande do Norte (Caern) informa que foi antecipada para esta quinta-feira (25), a partir das 9h, a parada programada para a Adutora Jiqui I. A medida é necessária para que seja feita a instalação de uma bomba no conjunto motobomba II da adutora. Também serão realizados serviços emergenciais relacionados à quebra de rede de água, que contarão com o apoio de equipe da prefeitura do Natal.
 
Com isso, serão afetados os bairros de Candelária, Lagoa Nova, Cidade da Esperança, Cidade Nova, Bom Pastor, Capim Macio, Neópolis, Nova Descoberta, Nazaré e Dix Sept Rosado.
 
A princípio, a parada estava programada para a sexta-feira (26), mas a antecipação foi motivada por demanda da prefeitura, que tem equipes executando obras de drenagem na rua Manoel de Castro com a Interventor Mário Câmara. Em virtude do volume de desperdício de água, faz-se necessária a antecipação da parada da Adutora Jiqui I. Mais >

Enigma da eleição é saber quem o PT vai preparar para substituir Lula

Até os parafusos dos sindicatos do ABC sabiam que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva não sairia vitorioso de Porto Alegre nesta quarta-feira (24).

O retrospecto das decisões do Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF-4) na Lava Jato, somado à agilidade no agendamento da sessão e, convenhamos, à robustez do processo em si, sempre mostraram que o caminho do petista era o abismo. Uma sucessão de buracos penal, político e, logo ali adiante, eleitoral.

Apesar de a realidade apontar para esse caminho, falar em “plano B” é algo expressamente proibido entre os petistas. E não é mera dissimulação. O partido deixa claro que vai insistir em Lula até onde houver recursos jurídicos disponíveis. Mais >

PF começa a preparar prisão de Lula

A Polícia Federal começa a se preparar para o momento em que terá que cumprir a ordem de prisão contra o ex-presidente Lula. Na alta cúpula da PF há preocupação sobre como proceder. Buscá-lo em casa de camburão teria a mesma repercussão de quando foi conduzido coercitivamente.

Uma ideia é combinar com os advogados para que ele se apresente no local onde irá cumprir a pena. Se não houver acordo com a defesa, como Lula não tem direito a prisão especial, uma vez que não tem curso superior, a polícia pedirá ao juiz que especifique não só o local, mas para quem deve entregá-lo.

Delegados dizem que a prisão de Lula tem que ser bem articulada para garantir a segurança do petista e também dos policiais. A partir do momento em que o juiz determinar o cumprimento da pena, a PF já está autorizada a buscá-lo.Mais >

Prisão de Lula incendiaria o País, diz ministro Marco Aurélio Mello (STF)

O ministro Marco Aurélio Mello, do Supremo Tribunal Federal (STF), disse ao Broadcast Político, ontem, que uma eventual prisão do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) incendiaria o Brasil. “Eu duvido que o façam, porque não é a ordem jurídica constitucional. E, em segundo lugar, no pico de uma crise, um ato deste poderá incendiar o País”, afirmou o ministro logo após a manutenção da condenação de Lula pelo Tribunal Regional Federal da 4a Região (TRF-4).

Caso Lula seja preso, explica Marco Aurélio, se estaria acionando a nova jurisprudência do STF sobre a possibilidade de execução de pena após condenação em segundo grau. O ministro, no entanto, defende a revisão do entendimento. “Se não for preso é porque essa jurisprudência realmente não encontra base na Constituição Federal, e tem que ser revista”, disse.

TRF mina candidatura e aproxima Lula da prisão

Uma derrota completa que nem o mais pessimista dos defensores poderia prever no Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF-4) fez com que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) ficasse mais perto da prisão do que do Palácio do Planalto.

Até aqui líder das pesquisas e favorito à vitória nas eleições, o petista terá agora uma batalha mais dura para evitar o rápido cumprimento da pena, que pode ser determinado já após a análise do único recurso disponível ainda na segunda instância da Justiça federal.

No julgamento desta quarta-feira (24), Lula viu os três desembargadores manterem a condenação imposta pelo juiz Sergio Moro, aumentarem a pena decretada na primeira instância – de nove anos e seis meses para 12 anos e um mês de prisão – e recomendarem a detenção assim que eles próprios analisarem eventual embargo de declaração da defesa.Mais >

Com investimento de R$ 104 milhões, governador assina ordem de serviço para Hospital da Mulher de Mossoró

Um dos maiores investimentos da área de Saúde do estado do Rio Grande do Norte sairá do papel na atual gestão. O governador Robinson Faria assinou nesta quarta-feira (24), em Natal, a ordem de serviço para a construção do Hospital Regional da Mulher, em Mossoró. 

O centro de saúde terá recursos de R$ 104 milhões do projeto Governo Cidadão, que utiliza recursos do Banco Mundial, para construção e compra de equipamentos. A empresa vencedora do certame foi a CG Construções Ltda., de Fortaleza (CE). 

A nova unidade será referência no tratamento da saúde feminina na região Oeste e, além disso, dará início a uma nova realidade à saúde pública estadual porque ajudará, diretamente, a diminuir as filas no Hospital Walfredo Gurgel, o maior do estado, que recebe diariamente dezenas de ambulâncias com pacientes vindos de todas as regiões.
Mais >

Ivonete Dantas alerta! Carne de Sol de Caicó – patrimônio cultural – vem sofrendo prejuízo por causa da Administração Municipal

A preocupação da vereadora está baseada no provável fechamento do Matadouro Publico de Caicó pelos Órgãos de Licenciamento e Controle Ambiental.

“Nosso gabinete recebeu uma informação que o Matadouro Publico Municipal está na iminência de ser embargado pelo Idema-RN, além da aplicação de multa que pode chegar a R$ 1.000.000,00 (um milhão de reais) contra os cofres do Município de Caicó, pela falta de providencias da Administração Pública local”.

“Tomei o cuidado de mandar nossa assessoria verificar, sendo que o fato foi confirmado. Isso é um absurdo! Sabemos que esse assunto já vem sendo tratado há muito tempo, mas a gestão atual já teve condições de eleger suas prioridades e adotar as providências”.

“Perderam RS 500.000,00 (meio milhão) que disponibilizei pra melhorar a feira livre daqui na época que estive Senadora, agora vão deixar fechar as portas do Matadouro por não fazer o que é necessário”. desabafa.

“Que falta de ação é essa? Ta na hora de acordar!” Exclamou a vereadora Ivonete.

Quadrilha troca tiros com a Polícia Militar de Jucurutu e três suspeitos vão a óbito

Uma ação da Polícia Militar de Jucurutu para prender uma quadrilha especializada em furtos, roubos, tráfico de drogas e homicídios terminou em troca de tiros em três elementos tombaram mortos. O trio foi socorrido mas não resistiu.

A ação policial aconteceu no bairro Freitas por volta das 22 horas, e de acordo com a polícia, houve revide por parte dos integrantes da quadrilha, que receberam a polícia atirando. Um dos mortos é o Maciel de Itajá, considerado perigoso.

Ainda segundo a polícia, a quadrilha em questão é a mesma que aterrorizou a comunidade Boi Selado, no município de Jucurutu, há poucos dias, onde assaltou um comércio e na fuga um desconhecido saiu em perseguição atirando. Mais >

Sem 13º e com salário atrasado há quase 60 dias, professor de Lagoa Nova desabafa

Um professor do município de Lagoa Nova enviou ao Blog Jair Sampaio um desabafo em relação aos salários do corpo docente municipal e diz que está há quase 60 dias sem salários e o 13º ainda não foi pago. O e-mail foi enviado na última segunda feira, 22/01/2018 às 14:36 hs.

CONFIRA O TEOR DA DENÚNCIA

Olá venho aqui através deste e-mail passar algumas informações que nós professores do município de Lagoa Nova estamos vivenciando. Por medo de perseguição politica, gostaria que não me identificasse, mas tudo que irei repassar está acontecendo e não sabemos o que será, pois não temos mais a quem recorrer.

Lutamos muito para passar em um concurso publico e nossa categoria sempre buscou seus diretos, direitos esses adquiridos e infelizmente hoje estamos com quase dois meses sem salários nosso 13º não foi pago em sua grande maioria. O atual gestor fala em fazer uma auditoria para tirar os direitos adquiridos pelos professoresMais >

Projeto Escola sem Bullyng será lançado na próxima terça e quarta no Salesiano

Com o intuito de conscientizar os pais sobre a importância de educar, cuidar e vigiar qualquer mudança de comportamento dos seus filhos, bem como o ambiente escolar para que não ocorra qualquer tipo de violência, inclusive o bullyng, os colégios Salesianos São José (Natal) e Dom Bosco (Parnamirim), promovem, respectivamente, nos dias 30 e 31 de janeiro. Será um momento de formação para apresentar o projeto “Escola sem Bullyng” e para enfatizar a importância da participação dos pais na escola.

A programação começará na terça-feira (30), no Salesiano São José, a partir das 18h30. Já na quarta-feira (31), ocorrerá no Salesiano Dom Bosco, em Parnamirim, a partir das 19h. O acesso será permitido para os pais dos alunos de forma gratuita.

O IBGE divulgou uma pesquisa em 2015, que apresenta um número expressivo da violência emocional sofrida pelas crianças e jovens nas escolas. 46,6% dos alunos entrevistados diz que já sofreu algum tipo de bullying e se sentiu humilhado por colegas da escola. Desse número, 39,2% afirmou que se sentiu humilhado às vezes ou raramente e 7,4% disseram que essa humilhação acontece com frequência e entre os principais motivos está a aparência.Mais >

Homem tenta matar a ex-companheira a tiros em Caicó e depois ameaça se matar

A Polícia Militar registrou uma tentativa de homicídio nessa quarta feira à noite, 24, na zona oeste da cidade de Caicó. Um homem tentou matar a tiros a ex-companheira, que foi socorrida pelos policiais militares do 6º BPM até o Hospital Regional do Seridó.

Informações chegadas ao Blog Jair Sampaio dão conta que o autor dos tiros é Adriano Jorge Alves de Azevedo, que residiu por muitos anos com a companheira e filhos na Av. Seridó, próximo ao açougue público, onde um incêndio destruiu o imóvel do casal.Mais >

Natal alcança 45% de cobertura de esgotamento sanitário com avanço das obras

Mais de cinco mil imóveis em seis bairros de Natal já foram liberados para interligação à rede coletora de esgotos da Companhia de Águas e Esgotos do Rio Grande do Norte (Caern). São eles, Ponta Negra, Capim Macio, Nova Descoberta, Lagoa Nova, Dix-Sept Rosado e Candelária.

As novas ligações deixam Natal com aproximadamente 45% de cobertura de esgotamento sanitário.

Esse número representa a quantidade de imóveis liberados, nestes bairros que já são atendidos quase em sua totalidade pela Caern. O encaminhamento das autorizações começou em janeiro do ano passado e, neste mês, mais de mil clientes dos bairros de Capim Macio e Candelária receberão o comunicado. Mais >

Caern retoma operação da Adutora Serra de Santana

A Companhia de Águas e Esgotos do Rio Grande do Norte (Caern) retomou hoje o abastecimento na Adutora Serra de Santana, onde estava sendo realizado um trabalho de manutenção programada obrigatória em equipamentos elétricos.

No caso da Adutora Emergencial de Caicó, que deriva da Serra de Santana, o abastecimento começa pelo bairro Paraíba e Zona Leste de Caicó e a cidade de Jardim de Piranhas.

Entes as outras cidades atendidas pela Serra de Santana, estão sendo abastecidas hoje Jucurutu e Florânia. As demais cidades serão abastecidas de acordo com o ciclo de rodízio.Mais >

Em julgamento de Lula, desembargador dá 2º voto por condenação

O revisor do processo contra o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva no Tribunal Regional Federal da 4ª região (TRF4), Leandro Paulsen, votou por manter a condenação.

Antes dele, o relator do processo, Gebran Neto, também tinha votado por manter a condenação e aumentar a pena de Lula, de 9 anos e 6 meses para 12 anos e um mês de prisão. Paulsen concordou com o aumento da pena.

Agora, fica faltando apenas o voto do último desembargador, Victor Luiz dos Santos Laus.Mais >

Gabinete de Gestão Integrada elabora plano de segurança para o Carnaval de Caicó 2018

O GGI-M (Gabinete de Gestão Integrada do Município) esteve reunido nesta quarta-feira (24), no auditório do Centro Administrativo, onde foi definido o plano de segurança do Carnaval de Caicó 2018. A reunião contou com a presença de secretários municipais e representantes da Polícia Militar, Câmara Municipal de Vereadores, PRF, Polícia Civil, Polícia Ambiental, ITEP, Corpo de Bombeiros, entre outros membros do GGI.

“Cada instituição apresentou seu plano individualmente e vamos juntar ao plano geral do carnaval que será objeto de um decreto municipal para normatizar essas regras que são ligadas à segurança”, disse o secretário municipal de Planejamento e Articulação Institucional e Coordenador do GGI, Subtenente Marcelo Coelho.

Entre os principais pontos da estratégia de segurança estão a fiscalização da venda e uso de entorpecentes, coibir pequenos furtos, policiamento ostensivo na área central do carnaval e em outros pontos estratégicos, fiscalização do trânsito, delegacia móvel que ficará posicionada no centro, policiamento nas BRs através da Polícia Rodoviária Federal, a Polícia Civil terá uma equipe de plantão extra, estrutura com ambulâncias em locais fixos (incluindo a Ilha de Sant’Ana), além do funcionamento de um posto de saúde na Av. Coronel Martiniano.Mais >

Relator mantém condenação de Lula por corrupção e lavagem de dinheiro e aumenta pena

O desembargador João Pedro Gebran Neto manteve a condenação do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva por corrupção e lavagem de dinheiro. Ele rejeitou todos os recursos apresentados pela defesa do ex-presidente ao Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF-4), em Porto Alegre, segunda instância das ações da Operação Lava Jato, nesta quarta-feira (24).

O voto de Gebran, que é o relator do processo, foi concluído após mais de três horas de leitura. O texto tinha 430 páginas e não foi lido na íntegra. A sessão foi interrompida e será retomada às 15h, quando mais dois desembargadores darão os seus votos.

Gebran Neto determinou pena final de 12 anos e 1 mês de reclusão e 280 dias-multa para o ex-presidente. Antes, a pena havia sido estipulada pelo juiz Sérgio Moro em 9 anos e seis meses. O desembargador determinou ainda que a execução da pena se dará após os recursos cabíveis no próprio TRF-4.Mais >