Coronel Brilhante cobra posicionamento de deputados estaduais sobre requerimento relacionado ao combate às facções criminosas

O pré-candidato a deputado federal Coronel Brilhante publicou, em suas redes sociais, um vídeo no qual cobra posicionamento de parlamentares estaduais em relação ao Requerimento nº 016/2026, de autoria do deputado estadual Coronel Azevedo. A proposta está relacionada ao enfrentamento das facções criminosas no Rio Grande do Norte.

Na publicação, Coronel Brilhante destaca a importância de medidas mais rígidas no combate ao crime organizado e defende maior união entre os representantes políticos em pautas voltadas à segurança pública. O pré-candidato também mencionou os nomes dos deputados estaduais que não assinaram o requerimento até o momento.

Segundo o Coronel Brilhante, a ausência de apoio ao requerimento gera questionamentos por parte da população em relação ao posicionamento de alguns representantes diante do avanço da criminalidade no estado. Em sua fala, ele reforça a necessidade de ações mais firmes no enfrentamento às facções criminosas e na defesa da segurança da população potiguar.

Cadu comemora assinatura da ordem de serviço de novas obras da duplicação da BR-304


Na tarde desta segunda-feira (18), o ex-secretário de Estado da Fazenda e pré-candidato ao Governo do Rio Grande do Norte, Cadu Xavier, participou de cerimônia que marca mais uma etapa das obras que de duplicação da rodovia BR-304, uma demanda histórica e necessária do povo potiguar, que se torna realidade com investimentos do Governo Federal, que foi representado na solenidade pelo ministro dos Transportes, George Santoro.

A assinatura desta segunda-feira diz respeito ao segundo lote da obra, que compreende o trecho de 38 quilômetros, que vai do entroncamento com a BR-226, na chamada Reta Tabajara, em Macaíba, até o município de Riachuelo. O serviço será realizado ao mesmo tempo em que as obras do primeiro lote, entre Assú e Mossoró, são continuadas.

“É uma satisfação muito grande ver esse sonho começar a ser realizado, por isso fiz questão de ver de perto esse ato histórico que é a assinatura da ordem de serviço para a duplicação de mais um trecho da nossa BR-304. Isso é o Governo Federal, sob a gestão do presidente Lula, em parceria com o Governo do Estado, liderado pela governadora Fátima Bezerra, garantindo mais segurança viária e qualidade de vida para a população do Rio Grande do Norte”, celebrou Cadu Xavier.

No total, o Governo Federal está investindo R$ 657 milhões na BR-304, sendo R$ 375 milhões da primeira etapa (Assú – Mossoró), R$ 204 milhões da segunda (Macaíba- Riachuelo), e R$ 78 milhões para a conclusão de obras remanescentes na Reta Tabajara.

Eleitores petistas têm casas vandalizadas na comemoração da vitória de Amariudo; Polícia Militar entra em ação


A Polícia Militar foi acionada na noite desta segunda-feira (18) após atos de vandalismo registrados na cidade de Ouro Branco. De acordo com informações apuradas, vândalos teriam invadido e atacado residências de aliados do PT e correligionários da ex-prefeita Fátima Silva, derrotada por apenas 17 votos na eleição suplementar realizada no último domingo.

Segundo relatos, os ataques ocorreram com arremesso de frutas, ovos e outros objetos contra as casas dos apoiadores políticos. A situação gerou tensão na cidade e mobilizou equipes da Polícia Militar, que intensificaram o patrulhamento nas ruas durante a noite.

Ainda de acordo com as informações, a PM realiza diligências e busca identificar e prender os responsáveis pelos atos de vandalismo registrados contra correligionários do PT no município.

Cenário de João Maia continua distante da tranquilidade esperada para reeleição de 2026


Cinco dias após a divulgação da pesquisa do Instituto Metadata/Grupo Dial, o cenário do deputado federal João Maia segue cercado de preocupação nos bastidores da política potiguar. O desempenho apresentado pelo parlamentar continua repercutindo negativamente entre aliados e observadores, principalmente pelo fato de João Maia aparecer atrás de vários concorrentes na disputa pela Câmara dos Deputados.

A leitura dentro do meio político é de que o resultado acendeu um sinal de alerta para o grupo do deputado. Mesmo com estrutura consolidada e longa trajetória política, João Maia hoje é visto enfrentando um cenário mais difícil do que o esperado para um candidato à reeleição. Nos bastidores, cresce a avaliação de que será necessária uma reação política rápida para recuperar espaço.

Embora ainda exista tempo até a eleição, o clima permanece de cautela. Cinco dias depois da pesquisa, a situação de João Maia continua sendo considerada delicada, aumentando as incertezas sobre sua caminhada rumo a mais um mandato na Câmara Federal.

Após três vaias em 2025, Lula evita Marcha dos Prefeitos em pleno ano eleitoral, confirma CNM


O presidente Luiz Inácio Lula da Silva não participará da Marcha dos Prefeitos em Brasília, segundo informou a Confederação Nacional de Municípios (CNM). A ausência do chefe do Executivo federal repercutiu na imprensa da capital do país, que aponta como possível motivo o clima de insatisfação de prefeitos e gestores municipais com o governo Lula III.

No ano passado, durante participação no mesmo evento promovido pela CNM, Lula foi alvo de vaias por parte dos prefeitos presentes. De acordo com setores da imprensa brasiliense, o presidente teria optado por não comparecer este ano para evitar novo desgaste político em meio ao público municipalista.

A Marcha dos Prefeitos é considerada um dos maiores eventos políticos do país, reunindo milhares de gestores municipais em Brasília para discutir pautas ligadas ao pacto federativo, repasses de recursos e fortalecimento das administrações locais.

XXVII Marcha a Brasília recebe seis pré-candidatos entre os dias 19 e 21 de maio

Screenshot

Cinco pré-candidatos à presidência da República confirmaram presença na XXVII Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios, que começa nesta segunda-feira, 18 de maio. Os painéis ocorrem nos dias 19, 20 e 21. Na programação do evento, promovido anualmente pela Confederação Nacional de Municípios (CNM), está prevista a participação de um pré-candidato por vez. Na terça-feira, 19, às 15h30, os municipalistas receberão Flávio

Bolsonaro. No dia 20, às 10h, será a vez de Ronaldo Caiado, no mesmo dia, às 15h o pré-candidato Romeu Zema fala aos gestores municipais. No dia 21, estão confirmadas as participações de Augusto Cury, às 9h, e Renan Santos, às 10h. A presença do presidente da República e pré-candidato à reeleição, Luiz Inácio Lula da Silva, não foi confirmada.

Representando a AMSO, Prefeito de Equador leva pautas do Seridó à Marcha em Defesa dos Municípios em Brasília


O prefeito de Equador e presidente da AMSO-TR, Cletson Rivaldo, está em Brasília participando da XXVII Marcha em Defesa dos Municípios, evento que reúne gestores de todo o país para discutir pautas prioritárias das administrações municipais. A presença da entidade reforça o compromisso de representar os interesses das cidades do Seridó Oriental e Trairí em debates estratégicos para o fortalecimento da gestão pública.

Durante a programação, Cletson participou de reuniões e discussões voltadas à busca de melhorias concretas para os municípios associados, defendendo temas considerados essenciais para o desenvolvimento regional e o fortalecimento das prefeituras. A agenda também abriu espaço para o diálogo sobre desafios enfrentados pelas administrações locais em todo o Brasil.

A comitiva da AMSO-TR também acompanhou a participação do prefeito de Acari, Fernando Bezerra, que trouxe reflexões sobre a reforma administrativa e a necessidade de modernização da máquina pública. A entidade destacou que segue empenhada em construir diálogo e ampliar a representatividade dos municípios seridoenses nas decisões nacionais.

Ouro Branco: aliados rebatem tentativa de Allyson de se apoderar da vitória de Amariudo


O ex-prefeito de Mossoró e pré-candidato ao Governo do Estado, Allyson Bezerra, está sendo acusado de tentar se apropriar politicamente da vitória de Amariudo Santos na eleição suplementar realizada neste domingo em Ouro Branco.

Allyson sequer participou da campanha em Ouro Branco, não esteve no município durante a disputa e jamais teve qualquer envolvimento direto com a eleição local. Há quem diga, inclusive, que o ex-prefeito de Mossoró “nem sabe nem onde fica Ouro Branco”. Mesmo assim, após o resultado das urnas, passou a divulgar mensagens nas redes sociais tentando transmitir a ideia de proximidade política com o prefeito eleito.

A atitude foi interpretada por aliados de Amariudo como tentativa oportunista de criar uma associação política inexistente. Amariudo Santos tem compromisso político com Álvaro Dias, que este sim participou ativamente da campanha, esteve envolvido nas articulações e enviou representantes importantes para atuar no município durante a eleição suplementar.

Allyson Bezerra tenta construir nas redes sociais uma narrativa que não corresponde à realidade política de Ouro Branco. Ele mente.

PF marca depoimento de amiga de Lulinha em investigação sobre fraudes no INSS


A Polícia Federal marcou para a próxima quarta-feira (20) o depoimento da empresária Roberta Luchsinger, investigada por supostamente intermediar pagamentos ligados ao esquema de fraudes bilionárias no INSS. A empresária é apontada nas investigações como pessoa próxima de Fabio Luís Lula da Silva, o Lulinha, filho mais velho do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

Segundo a investigação, Roberta teria atuado como intermediária entre Antônio Camilo Antunes, conhecido como “Careca do INSS”, e Lulinha. A PF quer esclarecer a relação da empresária com os investigados e apura suspeitas envolvendo descontos ilegais em contracheques de aposentados e pensionistas.

O depoimento ocorrerá por videoconferência e faz parte da força-tarefa montada pela Polícia Federal para concluir dezenas de oitivas ligadas ao caso. A defesa de Lulinha nega qualquer participação em fraudes e afirma que ele está à disposição para prestar esclarecimentos.

Vitória de Amariudo em Ouro Branco é comemorada por Jorge do Rosário

Amariudo Santos (PP) foi eleito novo prefeito de Ouro Branco, na região do Seridó, após vencer a eleição suplementar realizada neste domingo com maioria de 17 votos. O resultado foi comemorado por lideranças políticas que participaram da articulação da campanha no município.

Entre os nomes apontados como importantes para o triunfo está a comerciante Amanda da Mata, aliada política de Jorge do Rosário (PL), pré-candidato a deputado estadual. Amanda disputou as eleições municipais de 2024 e obteve mais de 1.500 votos no município. Nesta eleição, decidiu apoiar Amariudo Santos.

Jorge destacou a participação do grupo político no resultado e celebrou a vitória. “Estamos felizes, Amanda ajudou, estamos juntos com Amariudo no novo tempo em Ouro Branco”, afirmou.

PEGA NA MENTIRA: Prefeitura de São Gonçalo cumpre decisão judicial, substitui cargos extintos e Eraldo espalha fake news sobre suposta “criação de cargos”


O ex-vice-prefeito derrotado nas eleições passadas, Eraldo “Óleo de Peroba” Igrato, tenta mais uma vez enganar a população com fake news sobre uma suposta “criação desenfreada de cargos em ano eleitoral”. Mas a verdade dos fatos desmonta completamente a narrativa irresponsável da oposição.

Os cargos aprovados pela Prefeitura de São Gonçalo do Amarante NÃO representam aumento da máquina pública, nem ampliação de despesas. A medida foi necessária para cumprir a decisão do Tribunal de Justiça do RN, na Ação Direta de Inconstitucionalidade n° 0806783-69.2025.8.20.0000, após ação do Ministério Público, que declarou materialmente inconstitucionais os cargos de Assistente e Assistente Técnico Operacional.

A própria Lei Complementar nº 152/2026 deixa isso claro ao extinguir oficialmente esses cargos anteriormente existentes na estrutura administrativa municipal.

Ou seja: os cargos antigos deixaram de existir por determinação judicial e precisaram ser substituídos dentro da legalidade e dos parâmetros constitucionais.

Além disso, parte significativa das vagas também substitui postos terceirizados, que possuem custo muito maior aos cofres públicos. Para se ter ideia, cerca de 100 postos terceirizados extintos equivalem financeiramente a quase 250 cargos da administração direta.

A oposição tenta esconder outro detalhe fundamental: a própria legislação aprovada PROÍBE aumento de despesas e esses cargos extintos por Inconstitucionalidade já existiam na gestão de Eraldo.

O Artigo 13 da Lei Complementar nº 153/2026 determina expressamente que a reorganização administrativa:

“não poderá resultar em aumento de despesa com a estrutura de cargos em comissão anteriormente disciplinada”.

Ou seja: a lei obriga que tudo aconteça dentro dos limites orçamentários já existentes, sem extrapolar os parâmetros legais e financeiros atuais.

Portanto, não existe “farra de cargos”, como tenta espalhar Eraldo Ingrato. Existe adequação administrativa, cumprimento de decisão judicial e redução de custos da máquina pública.

Os números milionários divulgados de forma irresponsável pelo ex-vice-prefeito não passam de manipulação grosseira dos estudos técnicos obrigatórios exigidos em qualquer projeto de lei. No caso específico dessa reorganização, o impacto financeiro real é praticamente inexistente, justamente porque se trata apenas da substituição de cargos já existentes — e, em muitos casos, de redução de despesas através da diminuição de terceirizações caras.

Mais uma vez, Eraldo prefere apostar na mentira, no sensacionalismo e na desinformação para tentar confundir a população.

Dr. Bernardo é destaque em encontro da Federação e mostra força no Oeste



O último sábado marcou um momento decisivo para a consolidação das bases políticas no Alto Oeste Potiguar. O pré-candidato a deputado federal, Dr. Bernardo, foi a figura de destaque em um expressivo encontro promovido pela Federação Brasil da Esperança (PT-PV-PCdoB), realizado na cidade de Pau dos Ferros. O evento, focado no fortalecimento da unidade política regional, contou com a presença da governadora Fátima Bezerra, dos pré-candidatos ao senado, Rafael Motta e Samanda Alves, e do pré-candidato ao governo, Cadú Xavier.

Demonstrando grande poder de mobilização, o ato político registrou um público recorde, reunindo uma expressiva comitiva de prefeitos, vice-prefeitos, vereadores e lideranças de dezenas de municípios da região, que lotaram as dependências do espaço em uma forte demonstração de apoio e densidade eleitoral.

Durante o ato, Dr. Bernardo assumiu um papel central na articulação regional, sendo saudado pelas lideranças estaduais e municipais como a principal voz do Oeste. Em sua fala, o parlamentar reafirmou seu compromisso com a chapa aliada, enfatizando a necessidade de levar as propostas de Cadú Xavier a todas as regiões do estado, com uma mensagem firme de confiança.

Mais >

TURISMO EM ALTA: Kaline de Dr. Bernardo defende potencial do interior e celebra crescimento econômico no Oeste



“Hotéis lotados, restaurantes cheios e a economia local girando. É o forró movimentando o RN, e o turismo gerando emprego em Olho d’Água do Borges e em todo o Oeste. Evento é cultura, mas também é renda na mesa do potiguar”. Foi com esse entusiasmo que a pré-candidata a deputada estadual, Kaline de Dr. Bernardo, destacou o impacto da quarta edição do festival Derradeiro de Maio, realizado no último fim de semana na Fazenda Tome Xote.

Como filha da região e profunda conhecedora da realidade local, Kaline defende que o turismo cultural, o ecoturismo e o turismo religioso não são apenas opções de lazer, mas sim ativos econômicos estratégicos e oportunidades reais de transformação para as cidades do interior.

A visão da pré-candidata encontra eco direto nos dados oficiais mais recentes. O Rio Grande do Norte registrou o segundo maior crescimento do turismo de todo o país em março de 2026, segundo dados divulgados nesta sexta-feira (15) pela Pesquisa Mensal de Serviços do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Na passagem de fevereiro para março, o índice de volume de atividades turísticas potiguar avançou 1,3% — superando o desempenho nacional, que amargou uma queda de 4,0% no mesmo período. O RN ficou atrás apenas do Rio Grande do Sul (1,4%).

Para Kaline, esses números provam que o estado está no caminho certo, mas que é preciso descentralizar esses investimentos para que o interior colha os mesmos frutos que o litoral. “O turismo é uma das nossas maiores riquezas. Quando apoiamos um evento como o Derradeiro de Maio, capitaneado pelo nosso grande Dorgival Dantas, estamos fortalecendo a economia de pequenos negócios, do vendedor ambulante ao dono da pousada. O Oeste tem vocação para o crescimento, mas para o setor avançar ainda mais, precisamos de um planejamento organizado que una a força da política e a visão das empresas. É essa parceria estratégica que vai gerar empregos duradouros para a nossa gente”, finalizou.

“Cadê o mutirão para defender as mulheres?”, pergunta Kelps


Dois meses atrás Kelps fez um pedido público às autoridades do Rio Grande do Norte para que fosse realizado um mutirão para tirar de circulação homens violentos que respondem ou já são condenados por agressão às mulheres.

Passados todo esse tempo, nenhuma resposta pública do Governo do Estado foi emitida.

“Será que vão esperar acontecer uma nova tragédia para tomarem alguma providência prática?”, questiona Kelps.

Jorge do Rosário destaca importância da UERN e reforça compromisso com a universidade


O pré-candidato a deputado estadual Jorge do Rosário (PL) visitou a reitora da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), professora Cicília Maia, e destacou a importância da instituição para a formação de milhares de profissionais no estado. Durante o encontro, Jorge relembrou sua trajetória na educação pública e afirmou: “Sou filho da UERN, sou filho da escola pública”.

Jorge contou que estudou na Escola Professor Manoel João, cursou Engenharia na UFRN e concluiu o curso de Direito na UERN. Ele ressaltou que a universidade tem papel fundamental no desenvolvimento do Rio Grande do Norte, sendo responsável pela formação de mais de 60 mil profissionais em diversas áreas, especialmente na educação e na saúde pública.

Durante a visita, o pré-candidato colocou seu mandato à disposição da universidade e afirmou que, chegando à Assembleia Legislativa, defenderá os projetos da instituição. A reitora Cicília Maia destacou a relevância da universidade e afirmou: “Nossa Uern é gigante”.

Bezerra inclui Ouro Branco em discurso de vitória, mas todo o grupo do prefeito eleito é aliado de Álvaro e Adjuto Dias


O prefeito de Mossoró, Allyson Bezerra, tentou comemorar como vitórias do seu grupo os resultados das eleições suplementares realizadas nas cidades de Itaú e Ouro Branco. Em vídeo divulgado nas redes sociais, Allyson parabenizou os prefeitos eleitos Zé Roberto “Pezão”, em Itaú, e Amariudo Santos, em Ouro Branco, afirmando que ambos integram a federação União Progressista e sinalizando que as duas vitórias seriam ligadas ao seu projeto político para 2026.

Porém, a fala foi interpretada por adversários como uma tentativa de capitalizar politicamente um resultado que não pertence ao seu campo. Isso porque o prefeito eleito Amariudo Santos tem alinhamento político com o grupo liderado pelo ex-prefeito Álvaro Dias e deverá apoiar a pré-candidatura de Adjuto Dias a deputado estadual. Integrantes do palanque vencedor em Ouro Branco avaliam que Allyson tentou associar a vitória ao seu grupo político mesmo sem participação direta na campanha local para iludir o povo ourobranquense.

COINE: Área do 11ºBPM apresenta queda significativa nos crimes contra veículos, aponta estatística de abril

INFORMATIVO OFICIAL DO 11º BATALHÃO DE POLÍCIA MILITAR

Macaíba/RN — 18 de Maio de 2026

Fonte de dados: COINE / PCRN / SESED

Segurança Integrada Derruba Índices de Roubo de Veículos em 80% no Município de Macaíba

Ações ostensivas focadas, mapeamento de manchas criminais e o empenho do 11º BPM consolidam forte queda nos crimes contra o patrimônio automotor no mês de abril de 2026.

MACAÍBA – O trabalho estratégico e a intensificação do policiamento ostensivo realizado pelo 11º Batalhão de Polícia Militar (11º BPM) resultaram em uma drástica redução nos índices de criminalidade patrimonial no município de Macaíba. Dados consolidados pela Coordenadoria de Informações Estatísticas e Análises Criminais (COINE), vinculada à Secretaria de Segurança Pública do Rio Grande do Norte, apontam uma queda histórica de até 80% nos crimes de roubo e furto de veículos durante o mês de abril de 2026, quando comparado ao mesmo período do ano anterior.

O balanço estatístico oficial aponta uma retração contundente nas duas principais modalidades de crimes contra o patrimônio automotor. O índice de roubos (crimes cometidos com emprego de violência ou grave ameaça) despencou impressionantes 80%, recuando de 10 ocorrências registradas em abril de 2025 para apenas 2 registros no mesmo mês deste ano. No tocante aos furtos de veículos, a redução também foi expressiva, alcançando queda de 50%, caindo de 8 casos para 4 registros em abril de 2026.

Mais >

“SDC”: sigla de facção é escrito na areia do Morro do Careca e mobiliza forças de segurança


O Morro do Careca, principal cartão-postal da praia de Ponta Negra, em Natal, amanheceu nesta segunda-feira (18) com a sigla “SDC” escrita na areia. A inscrição é associada ao chamado “Sindicato do Crime”, facção criminosa com atuação no Rio Grande do Norte.

A marca chamou a atenção de moradores e turistas logo nas primeiras horas da manhã. Equipes do Batalhão de Polícia Ambiental, do 5º BPM e do Corpo de Bombeiros foram acionadas e estiveram no local para remover a inscrição feita na duna.

De acordo com informações preliminares, a sigla teria sido colocada durante a madrugada. A ação provocou repercussão por envolver justamente um dos pontos turísticos mais conhecidos do estado.

A presença das forças de segurança no Morro do Careca foi registrada pela imprensa local durante a remoção da inscrição. Até o momento, não há informações sobre suspeitos ou sobre quem teria realizado a ação.

O caso deverá ser investigado pelas autoridades de segurança pública do Rio Grande do Norte.

Pré-candidato a deputado federal, Juninho Saia Rodada inicia encontros regionais no RN

O ex-prefeito de Caraúbas por dois mandatos, Juninho Saia Rodada, começará uma nova etapa de articulações políticas no Rio Grande do Norte com a realização de encontros regionais mais robustos visando a disputa para deputado federal.

Bem avaliado politicamente em sua região e apontado como um dos nomes competitivos para a Câmara Federal em 2026, Juninho tem alta popularidade em Caraúbas, onde aliados destacam índices de aprovação que chegam a 80% da população.

O primeiro grande encontro regional da pré-campanha já está marcado para o dia 29 de maio, na cidade de Goianinha, na região Agreste potiguar. O evento acontecerá às 9h, no Restaurante Mirante do Vale, reunindo lideranças políticas, apoiadores e representantes de municípios da região.

Nas redes sociais, Juninho anunciou o evento com a mensagem “O Agreste em Brasília”, sinalizando o início de uma agenda mais intensa de diálogos e fortalecimento político pelo estado.

A movimentação é vista nos bastidores como mais um passo estratégico do ex-prefeito para consolidar seu projeto político rumo à Câmara dos Deputados.

Lula ouve críticas sobre fraudes no INSS e ligação de sindicato investigado em protesto na Bahia


Durante evento oficial na Bahia, o presidente Lula (PT) viveu momento de forte constrangimento e protestos por parte de um grupo de aposentados. Atrás das grades de segurança do local, ele ouviu cobranças sobre o escândalo das fraudes e descontos indevidos do INSS, com frases como “Cadê o dinheiro dos aposentados?” e “Seu filho roubou?”.

O esquema envolve convênios irregulares firmados entre associações, sindicatos e o órgão federal, permitindo descontos diretamente na folha de pagamento de milhares de idosos sem a devida autorização clara dos beneficiários.

Entre os sindicatos envolvidos no esquema investigado, conforme relatórios da CPMI do INSS, está o Sindnapi, ligado a José Ferreira da Silva, o Frei Chico (irmão do presidente). A entidade teria movimentado quase R$ 600 milhões em descontos nos últimos 10 anos, segundo as investigações parlamentares.

Embora a gestão federal já tenha reconhecido a gravidade das fraudes e prometido auditorias, investigações e mecanismos de devolução dos valores subtraídos, a falta de soluções definitivas e de punições exemplares aos envolvidos tem alimentado severas críticas da oposição e de movimentos sociais.