O ministro do Tribunal de Contas da União (TCU), Augusto Nardes, fez um duro alerta sobre a situação fiscal do país e afirmou que a Previdência Social “já está quebrada” e enfrenta um “déficit imenso”.
Segundo ele, os números atuais mostram um desequilíbrio preocupante. “Nós temos 58 milhões de contribuintes que pagam a Previdência, 34 milhões recebem. Está 1,7 que está pagando e a consequência é que não fecha as contas”, declarou. O ministro comparou ainda com o passado: “Nós já chegamos a ter 14 para 1 aposentado”.
Para Nardes, a tendência demográfica e o atual modelo tornam o sistema insustentável no longo prazo. “Vai chegar um momento que não vai conseguir pagar os aposentados. A Previdência está nessa situação”, afirmou. Ele classificou o tema como o principal desafio do país: “O maior problema da nação se chama Previdência”.
Em meio à escalada de tensões no Golfo, um vídeo que circula nas redes sociais mostrou uma cena que chamou atenção pela carga humana em meio ao conflito.
Nas imagens, uma militar americana da Força Aérea dos Estados Unidos (USAF), que havia se ejetado de um caça F-15E no Kuwait, aparece sendo localizada por um civil kuwaitiano logo após cair em solo.
Visivelmente preocupado, o morador se aproxima para verificar se a pilota está bem e em segurança.
O encontro, registrado em vídeo, repercutiu rapidamente nas redes e passou a ser compartilhado como um raro momento de solidariedade em meio ao cenário de guerra.
A Polícia Civil do Rio Grande do Norte prendeu em flagrante, nesta segunda-feira (02), um homem de 24 anos e uma mulher de 19 anos, suspeitos da prática do crime de roubo a um posto de combustíveis no município de Caicó/RN.
De acordo com as investigações, o crime ocorreu por volta das 3h30 da madrugada, quando os suspeitos chegaram ao local em uma motocicleta de cor vermelha e anunciaram o assalto. Um dos suspeitos, portando uma arma semelhante a uma pistola, subtraiu um aparelho celular, a quantia de R$ 120,00 em dinheiro e outros pertences do frentista. A ação foi registrada por câmeras de segurança.
Após diligências, os policiais localizaram os suspeitos na residência da mulher. No local, foram apreendidos a motocicleta utilizada no crime, capacetes, roupas usadas na ação criminosa, o dinheiro subtraído, uma pochete pertencente à vítima, quatro aparelhos celulares e uma porção de substância análoga à maconha.
Na senana passada, quarta-feira (25), o prefeito de São Gonçalo do Amarante, Jaime Calado, realizou a entrega oficial de um trator agrícola de 70 CV à Secretaria Municipal de Agropecuária, Desenvolvimento Agrário, Pesca e Aquicultura (SEMADA). O equipamento será incorporado à frota do município para reforçar as ações de apoio aos produtores rurais, especialmente no programa de Corte de Terra.
A aquisição do trator, no valor de R$ 185.000,00 (cento e oitenta e cinco mil reais), foi viabilizada por meio de emenda parlamentar da senadora Zenaide Maia (primeira-dama do município), por intermédio do Programa Nacional de Modernização e Apoio à Produção Agrícola (PROMAQ), do Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA).
Durante a solenidade, o prefeito destacou a importância do novo equipamento para fortalecer a agricultura local. “Esse trator novo é fruto de emenda parlamentar da senadora Zenaide Maia. Trata-se de um trator cabinado, com ar-condicionado, que se soma aos três tratores próprios que já temos. Ele será utilizado no Corte de Terra e reforçará ainda mais o atendimento aos nossos agricultores, juntamente com os 12 tratores alugados pelo município”, afirmou Jaime Calado.
Além do trator agrícola, o município também foi contemplado com uma pá carregadeira, no valor de R$ 378.000,00 (trezentos e setenta e oito mil reais), e um rolo compactador, no valor de R$ 560.000,00 (quinhentos e sessenta mil reais), ambos viabilizados pela senadora Zenaide Maia, ampliando os investimentos na infraestrutura e no desenvolvimento rural de São Gonçalo do Amarante.
Participaram da cerimônia de entrega o secretário municipal de Agropecuária, Jarbas Cavalcanti; a secretária municipal para Assuntos Extraordinários, Mada Calado; o secretário adjunto de Agropecuária, Marconi Pereira; o secretário municipal de Habitação, Geraldo Veríssimo; o secretário adjunto do Gabinete Civil, João Artur; além de servidores da SEMADA.
Durante a cerimônia, o prefeito Jaime Calado anunciou a contratação de mais 12 tratores para o Programa Corte de Terra no município, que será lançado oficialmente no próximo sábado (07), junto com a entrega de sementes, na comunidade rural de Poço de Pedras.
O esquema de lavagem de capitais e ocultação de bens oriundos do tráfico de drogas, investigado na Operação Plata, resultou em mais uma condenação obtida pelo Ministério Público do Rio Grande do Norte (MPRN).
A nova sentença, proferida pela Unidade Judiciária de Delitos de Organizações Criminosas (UJUDOCrim), condenou os réus Geraldo dos Santos Filho, conhecido como Pastor Júnior, e Joaquim Neto dos Santos. Os condenados foram processados por utilizar interpostas pessoas e transações imobiliárias para dissimular recursos de uma organização criminosa com atuação nacional.
A condenação atual de Geraldo dos Santos Filho foi de 6 anos, 5 meses e 15 dias de reclusão por atuar como intermediário na comunicação e na movimentação de montantes ilegais. Somada a pena inicial, de 84 anos, 10 meses e 20 dias de reclusão em regime fechado, ele agora está condenado a mais de 90 anos de reclusão.
Uma campanha solidária está mobilizando amigos, familiares e colegas de farda em apoio ao policial civil Tiago Medeiros Celestino, baleado durante uma operação entre os municípios de Caicó e São João do Sabugi, na região Seridó do Rio Grande do Norte.
Tiago, que atua como agente da Polícia Civil, foi atingido durante a ação policial e passou por procedimentos cirúrgicos. Agora, enfrenta um período delicado de recuperação, necessitando de tratamentos pós-cirúrgicos, incluindo sessões de fisioterapia e fonoaudiologia.
Conhecido pela dedicação à profissão, o policial é descrito por colegas como um profissional comprometido com a missão de servir e proteger a sociedade. O caso gerou grande comoção na região, especialmente entre integrantes das forças de segurança.
Diante dos custos elevados do tratamento, familiares iniciaram uma vaquinha solidária para ajudar nas despesas médicas. As doações estão sendo recebidas via Pix em nome de Tanny Mendes Bezerra Celestino, esposa do policial. A família destaca que qualquer valor pode contribuir significativamente para a recuperação de Tiago.
A mobilização reforça a rede de apoio ao agente, que segue em recuperação com o objetivo de retomar suas atividades e a rotina ao lado da família.
Na tarde desta segunda-feira (02), equipes do Tático Mike 01 e da Reserva 03, do 11º BPM – Batalhão Augusto Severo, realizaram uma apreensão de arma e materiais ligados a possíveis atividades ilícitas na zona rural de Bom Jesus.
De acordo com a Polícia Militar, as guarnições faziam patrulhamento quando receberam denúncias sobre movimentações suspeitas em uma residência localizada no Sítio Santa Cruz. Ao se aproximarem do imóvel — de muro verde e portão branco — os policiais visualizaram um indivíduo identificado como Gabriel, sentado na área externa.
Ao perceber a chegada das viaturas, o suspeito fugiu em direção a uma área de mata fechada, levando uma bolsa. As equipes realizaram incursão tática na vegetação na tentativa de capturá-lo, mas ele não foi localizado.
Durante buscas no imóvel, os policiais encontraram materiais que indicam a prática de ilícitos. Foram apreendidos:
01 espingarda (sem identificação de calibre);
01 munição calibre .12;
01 rádio-comunicador;
01 maquineta de cartão;
Papelotes utilizados para embalagem de entorpecentes.
O prefeito de Santana do Matos, Cleylton Ângelo, esteve na RN-041 para esclarecer a interdição de uma ponte danificada no trecho que liga o município à BR-304.
Segundo o gestor, a interdição foi realizada pela própria Prefeitura após diálogo com o Departamento de Estradas de Rodagem do Rio Grande do Norte (DER-RN), que solicitou a medida como forma de prevenção. No entanto, ele afirmou que, até o momento, nem técnicos do órgão nem equipes da Defesa Civil estiveram no local para avaliar a situação.
Cleylton Ângelo fez um apelo à governadora Fátima Bezerra para que agilize o envio de equipes e priorize o reparo da ponte, destacando os prejuízos causados à população. De acordo com ele, a interdição pode comprometer atendimentos de urgência na saúde, já que as rotas alternativas incluem trechos com atoleiros ou desvios mais longos, passando por cidades vizinhas e praticamente dobrando o tempo de deslocamento.
O prefeito também solicitou uma vistoria completa em toda a RN-041, citando problemas estruturais como um bueiro que continua cedendo mesmo após intervenções anteriores, além das cabeceiras de outras pontes que, segundo ele, apresentam condições precárias.
“Como gestor, estou aqui fazendo o meu papel e cobrando do Governo do Estado rapidez na recuperação da ponte da RN-041”, afirmou.
Incidente no Golfo | Um caça F-15E Strike Eagle dos Estados Unidos foi abatido e caiu no Kuwait nesta segunda-feira (02.mar.2026). A tripulação conseguiu se ejetar e sobreviveu, segundo comunicado do Ministério da Defesa kuwaitiano divulgado à imprensa.
Imagens que circulam nas redes mostram moradores localizando um dos tripulantes, colocando-o em um carro e entregando-o às autoridades. Ele foi levado a um hospital local e passa bem, enquanto as forças de segurança isolaram a área da queda.
O deputado estadual Coronel Azevedo (PL) participou, neste domingo, 1º de março, da manifestação Acorda Brasil, realizada em Natal, que reuniu apoiadores em defesa das pautas “Fora Lula”, “Fora Moraes” e “Fora Toffoli”.
Durante seu discurso, Coronel Azevedo chamou atenção para o que classificou como perseguição política ao ex-presidente Jair Bolsonaro, destacando que o Brasil vive um momento de ataques às liberdades individuais e aos valores da direita.
O parlamentar também ressaltou a importância da eleição do senador Flávio Bolsonaro à Presidência da República, afirmando que o país precisa retomar o caminho do crescimento econômico, da segurança jurídica e do fortalecimento da família para voltar a prosperar.
Em sua fala, Coronel Azevedo enfatizou que 2026 será um ano de reflexão para os brasileiros. Segundo ele, é fundamental que a população esteja atenta aos políticos que se apresentam como “equilibrados, isentos, limpinhos e sensatos” e que afirmam que a polarização faz mal ao Brasil. O deputado observou que muitos dos problemas enfrentados atualmente pelo Brasil são resultado não apenas das ações do PT, mas também da participação de integrantes chamado “centrão” em votações que têm prejudicado o país.
A manifestação reuniu lideranças políticas, apoiadores e movimentos conservadores, reforçando o debate sobre o cenário político nacional e as perspectivas para as eleições de 2026.
Uma dupla armada assaltou o posto Shell no centro de Caicó por volta das 3h da madrugada de hoje, 02. De acordo com as informações apuradas pelo blog Jair Sampaio, os criminosos anunciaram o assalto e levaram todo o dinheiro do caixa e depois fugiram.
Não é a primeira vez que o estabelecimento é alvo de ação criminosa. Em menos de 30 dias, o mesmo posto já havia sido assaltado, o que aumenta a preocupação de comerciantes e moradores da área central da cidade.
Após a ação, os dois suspeitos fugiram com destino ignorado. As imagens das câmeras de segurança do posto deverão ser utilizadas pela Polícia Civil nas investigações para tentar identificar e localizar os envolvidos.
O vereador Dedé do Poção fez duras críticas à gestão municipal ao denunciar supostos prejuízos envolvendo o parque fotovoltaico da Prefeitura de Ouro Branco. Segundo o parlamentar, o município teria acumulado mais de R$ 4 milhões em prejuízo devido ao não funcionamento do parque, além de aproximadamente R$ 2 milhões em gastos realizados em período pré-eleitoral.
De acordo com o vereador, o investimento, que deveria gerar economia na conta de energia e reduzir despesas públicas, não estaria cumprindo sua finalidade. “Se o parque não está funcionando como deveria, quem vai responder por esse prejuízo?”, questionou durante sessão na Câmara.
Dedé também criticou o fato de o prefeito interino Amariudo dos Santos Silva não ter permanecido na sessão para responder aos questionamentos apresentados. A ausência foi interpretada por aliados do vereador como falta de transparência diante das suspeitas levantadas.
O prefeito de São João do Sabugi, Aníbal Pereira de Araújo anunciou que irá apoiar a candidatura do ex-prefeito de Natal, Álvaro Dias, ao Governo do Rio Grande do Norte.
Filiado ao Movimento Democrático Brasileiro, partido que em âmbito estadual não acompanha o projeto político de Álvaro Dias, o gestor seridoense decidiu seguir caminho próprio no pleito de 2026. A decisão chama atenção por envolver um dos nomes mais experientes da política potiguar.
Aníbal acumula sete mandatos como prefeito — um recorde nacional em número de eleições vencidas para o comando de um município. A longevidade administrativa consolidou sua liderança local e transformou São João do Sabugi em reduto eleitoral fiel ao seu grupo político.
Um míssil balístico lançado pelo Irã atingiu a região de Jerusalém neste domingo (01), deixando ao menos sete feridos, segundo serviços de emergência israelenses. Equipes de resgate foram mobilizadas após o impacto na área metropolitana da capital.
O ataque integra uma nova onda de lançamentos iranianos contra Israel, em retaliação às ofensivas conduzidas por Estados Unidos e forças israelenses contra alvos no Irã.
Em outras cidades do centro do país, também foram registrados danos e vítimas. A escalada amplia a tensão no Oriente Médio e mantém a população sob alerta constante diante do risco de novos bombardeios.
Na tarde deste domingo, 1º de março, o deputado federal Sargento Gonçalves mobilizou uma grande multidão para uma moto carreata pelas ruas de Natal. O evento, intitulado “Acorda Brasil!”, reuniu apoiadores em um ato marcado por forte participação popular.
A concentração aconteceu em frente ao gabinete do parlamentar, na Zona Norte da capital. De lá, os participantes seguiram em carreata por diversas avenidas da cidade até o Midway Mall, um dos principais pontos comerciais de Natal.
Durante todo o percurso, motociclistas, motoristas e simpatizantes acompanharam o trajeto, ocupando as ruas com bandeiras e mensagens de apoio. Segundo a organização, o objetivo do ato foi reunir a população em defesa de pautas nacionais e reforçar a mobilização popular.
O senador Rogério Marinho fez duras críticas ao cenário político e institucional do país durante o ato “Acorda, Brasil”, realizado na manhã deste domingo (1º), em Brasília. Em discurso inflamado, o parlamentar afirmou que, “em nome da democracia, estupraram a democracia”, ao se referir ao que considera ataques à liberdade de expressão e violações a direitos individuais no Brasil.
Segundo Marinho, houve desrespeito à Constituição e às garantias fundamentais com o objetivo de impedir que o ex-presidente Jair Messias Bolsonaro permanecesse ativo na vida pública. “Destruíram a liberdade de expressão, acabaram com a Constituição e com os direitos individuais dos cidadãos brasileiros, porque tudo valia, desde que Bolsonaro não continuasse na vida pública”, declarou.
O senador afirmou ainda que Bolsonaro foi processado, preso e censurado, mas que seus adversários não contavam com a reação popular. “Ninguém aprisiona um sentimento. Eles não sabiam que o amor do povo brasileiro estava intacto e resistiu”, disse.
O ex-prefeito Ivan Júnior foi questionado recentemente sobre a possibilidade de disputar uma vaga na Assembleia Legislativa como deputado estadual. Em resposta, afirmou que, caso seja candidato, será com o objetivo claro de ser eleito para representar de forma efetiva o Vale do Açu.
Segundo ele, a região não pode voltar a ficar sem uma representação atuante no Legislativo estadual, como ocorreu recentemente. A declaração reforça a preocupação com a defesa permanente dos interesses do Vale do Açu na Assembleia.
Nos últimos meses, Ivan Júnior teria trabalhado a construção do projeto político de forma reservada, dialogando nos bastidores e consolidando apoios estratégicos. Agora, o movimento se torna mais visível, com visitas a diversos municípios, reuniões com lideranças e conversas com a população.
A movimentação indica que o projeto ganha consistência e se apresenta como uma possível candidatura viável e competitiva para representar o Vale do Açu nas eleições estaduais.
A manifestação “Acorda, Brasil”, convocada por lideranças de direita como o deputado Nikolas Ferreira (PL-MG), levou uma multidão neste domingo (1) à Praça da Liberdade, no coração da capital mineira. O protesto teve início às 10h e, por volta das 10h30, imagens mostravam uma grande concentração de pessoas.
Em um dos momentos do ato em Belo Horizonte, a multidão gritava “fora, Moraes”, erguendo cartazes com pedidos de “Fora Lula, Toffoli e Moraes”. O ato em Belo Horizonte é um entre dezenas de outros marcados para a manhã e a tarde em todo o país.
O ato principal está marcado para a avenida Paulista, em São Paulo, a partir das 14h, com presença confirmada de Flávio Bolsonaro, Romeu Zema, Ronaldo Caiado e Nikolas, entre outras lideranças. Outras 17 capitais e grandes cidades terão manifestações.
O ex-presidente do Irã, Mahmoud Ahmadinejad, foi morto em um ataque aéreo em Teera durante os bombardeios dos EUA e de Israel, informou a agência de notícias estatal ILNA neste domingo (1°).
Ahmadinejad, de 69 anos, foi morto em sua casa, na zona leste de Teerã, junto com seus guarda-costas, segundo a ILNA. O político, considerado membro da linha dura do regime, teve sua trajetória marcada pela repressão violenta a manifestantes após sua controversa reeleição, em 2009. Também era próximo do presidente Lula (PT) no período em que os dois estiveram no poder, de 2005 a 2011.
Ahmadinejad foi presidente do Irã entre 2005 e 2013. Dialogava com outros países, mas sem perder a postura anti-ocidental, com críticas especialmente direcionadas a Israel, Arabia Saudita, o Reino Unido e os Estados Unidos. Entre suas atitudes mais controversas estava um plano de racionamento de gasolina no Irã e corte nas taxas de juros em 2007.
A Guarda Municipal de Parnamirim recuperou uma motocicleta roubada e prendeu um suspeito na tarde desta sexta-feira (1º), no bairro Nova Esperança, em Parnamirim, na Região Metropolitana de Natal.
De acordo com informações repassadas pela corporação, a viatura VTR-11 realizava patrulhamento ostensivo na área quando foi acionada por populares. Segundo os relatos, um homem havia acabado de subtrair uma motocicleta Honda Biz, de cor preta, e fugido em direção à Avenida Ganja Menezes, ainda no próprio bairro.
A equipe iniciou diligências imediatas na região indicada e conseguiu localizar o veículo pouco tempo depois. O suspeito também foi abordado e detido pelos agentes.