Ministro da defesa do governo Lula diz que “Forças Armadas não têm dinheiro nem para combustíveis e peças”


O ministro da Defesa, José Múcio Monteiro, afirmou que as Forças Armadas do Brasil enfrentam sérias restrições orçamentárias e chegam a não ter recursos para itens básicos.

Segundo ele, a falta de verbas afeta diretamente a operação dos equipamentos militares. “Temos bastante equipamento, mas não temos dinheiro para combustível nem para peças”, disse.

Múcio também alertou que o país possui cerca de 30 dias de munição e pediu ao Congresso apoio para garantir maior previsibilidade no financiamento da Defesa.

Imprensa iraniana fala em ameaça contra os EUA e Israel e cita reator nuclear de Dimona

Um alto oficial militar iraniano emitiu um aviso de que o Irã irá atacar o reator nuclear de Dimona e toda a infraestrutura energética regional se os Estados Unidos e Israel buscarem a mudança de regime. De acordo com Jin10, a declaração ressalta as tensões crescentes na região, destacando ameaças potenciais à infraestrutura crítica.

As observações do oficial ocorrem em meio a conflitos geopolíticos em curso e podem ainda mais tensionar as relações entre o Irã e as nações ocidentais. A situação permanece tensa enquanto ambos os lados continuam a trocar avisos e acusações.

É a maior usina nuclear na região e a única produtora de materiais para armas atômicas. Desde que entrou em operação, em meados da década de 60, a usina produziu elementos suficientes para a produção de aproximadamente 200 armas nucleares.

Promover aposta ilegal dá prisão: 02 mulheres são presas em operação da Polícia Civil em Caicó

A Polícia Civil do Rio Grande do Norte, por meio da Delegacia de Polícia Municipal de Caicó, deflagrou no final da tarde desta quarta-feira (04) a “Operação Cartada Final – Fase II” no município de Caicó. A ação resultou na prisão em flagrante de duas mulheres suspeitas de envolvimento na divulgação de plataformas ilegais de jogos de azar.

As duas presas foram identificadas como Maria Clara e Priscila Dantas, uma residente no centro e outra no bairro recreio.

De acordo com a polícia, as investigadas foram autuadas pelos crimes de Induzimento à especulação, previsto no artigo 174 do Código Penal, e Publicidade prejudicial à saúde, tipificado no artigo 68 do Código de Defesa do Consumidor. As prisões ocorreram nas respectivas residências das autuadas.

As investigações apontaram que as suspeitas utilizavam redes sociais para promover plataformas de apostas não autorizadas pelo Ministério da Fazenda. O trabalho investigativo incluiu monitoramento dos perfis, coleta de evidências digitais e acompanhamento das publicações, o que possibilitou a caracterização do flagrante.

A Polícia Civil destacou que a operação é desdobramento de apurações anteriores e reforçou que continuará intensificando o combate à exploração de jogos ilegais e à publicidade considerada abusiva ou prejudicial ao consumidor. As autuadas permanecem à disposição da Justiça.

Prefeito Jaime Calado e senadora Zenaide garantem compromisso do DNIT para construção de quatro passarelas na BR-101 Norte


BRASÍLIA, DF – Em agenda oficial na capital federal, o prefeito de São Gonçalo do Amarante, Jaime Calado, ladeado pela senadora e primeira-dama do município, Zenaide Maia, conquistou um importante avanço para a infraestrutura e segurança viária da região. Em reunião com o Diretor-Geral do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), o potiguar Fabrício Galvão, foi firmado o compromisso para a viabilização de quatro novas passarelas no trecho da BR-101 que liga o Rio Potengi à entrada da BR-406.

A demanda, que se arrasta desde 2009, é uma das prioridades da gestão Jaime Calado para garantir mais acessibilidade e, principalmente, salvar vidas. O trecho é reconhecido como uma artéria vital de ligação entre São Gonçalo do Amarante, a Zona Norte de Natal, o acesso ao Aeroporto Internacional e outros 15 municípios da região que dependem diariamente desse corredor logístico.

Estamos renovando nossas esperanças. É uma luta antiga, de muitos anos, mas agora contamos com a sensibilidade de um conterrâneo à frente do DNIT. Essas passarelas são fundamentais para que o cidadão de São Gonçalo tenha segurança ao atravessar a rodovia e para que o trânsito flua com mais dignidade “, afirmou o prefeito Jaime Calado.

Articuladora central do pleito em Brasília, a Senadora Zenaide Maia reforçou o caráter humanitário da obra:

Não estamos falando apenas de concreto e ferro, estamos falando de proteger a vida do trabalhador, da mãe de família e do estudante que se arriscam todos os dias naquela travessia. Infraestrutura só faz sentido se for para servir às pessoas. Como parlamentar e como médica, minha prioridade é garantir que esse direito à segurança chegue logo para o povo de São Gonçalo e da nossa Zona Norte. Com o apoio do DNIT, vamos tirar esse projeto do papel e dar tranquilidade às famílias que trafegam por ali “, destacou a Senadora Zenaide.

Compromisso do DNIT

Sensibilizado com a urgência do pedido, o Diretor-Geral do DNIT, Fabrício Galvão, garantiu que a autarquia dará celeridade aos processos técnicos. ” Conheço de perto essa realidade e esse problema agora está comigo. Como norte-rio-grandense, assumo aqui o compromisso de trabalhar essas passarelas ‘debaixo do braço’. Garanto que, até o fim desta gestão, faremos a licitação para tornar esse sonho da população da região uma realidade, trazendo a segurança que todos precisam “, declarou o diretor.

Com a construção das passarelas, a Prefeitura de São Gonçalo do Amarante espera reduzir drasticamente o índice de atropelamentos na região e melhorar a integração urbana entre os bairros vizinhos à rodovia. A urgência da obra é sustentada pelos números expressivos de tráfego na via, que registra uma variação de 36 mil a 57 mil veículos por dia, tornando a convivência entre pedestres e o fluxo pesado de carga e passageiros um desafio constante de segurança. Com o compromisso firmado, o município avança em direção a uma solução definitiva que concilia o desenvolvimento regional com a proteção absoluta à vida dos cidadãos.

Controvérsia no RN: Empresa de limpeza assume contrato milionário do SAMU após falha em órgão federal



​O Governo do Rio Grande do Norte homologou a empresa Proseg Consultoria como responsável por mais de 14 mil plantões médicos anuais no SAMU, em um contrato de R$ 16,9 milhões. A decisão levanta questionamentos técnicos e éticos: apenas três meses antes, a mesma empresa foi alvo de rescisão contratual no MPF em Goiás por não cumprir obrigações básicas em um serviço de limpeza. Além do histórico negativo, concorrentes apontam que o atestado de capacidade técnica apresentado pela Proseg, referente à pequena cidade de Princesa Isabel (PB), seria insuficiente para garantir o atendimento em 91 municípios potiguares.


​Contraste de Operações

Em outubro de 2025, a Procuradoria da República em Goiás comunicou a rescisão unilateral do contrato com a Proseg. O serviço, que a empresa não conseguiu manter, consistia na limpeza e conservação da sede do órgão em Goiânia, incluindo fachadas de vidro e espelhos d’água.
​Apenas três meses após o incidente, em janeiro de 2026, a mesma empresa venceu o pregão eletrônico da Secretaria de Estado da Saúde Pública do RN (Sesap). O novo desafio é consideravelmente maior: a gestão do maior serviço de urgência potiguar, que atende 1,75 milhão de pessoas em 91 municípios, operando com unidades de suporte avançado e serviço aeromédico.

Posicionamento dos citados
​A Sesap defendeu a legalidade do processo, afirmando que a homologação não equivale à assinatura do contrato e que a empresa ainda precisará comprovar a disponibilidade de médicos para o serviço.
​Até o momento, não constam registros de punição formal da empresa nos cadastros nacionais de empresas inidôneas (CEIS), o que, tecnicamente, permitiu sua participação no certame. A Proseg ainda não se manifestou.

Walter Alves amplia base no Seridó com apoio do vice-prefeito de São João do Sabugi

O vice-prefeito de São João do Sabugi, Gugu Cipriano, confirmou apoio ao nome de Walter Alves, presidente estadual do MDB, como pré-candidato a deputado estadual nas Eleições 2026. A declaração fortalece o projeto político que vem sendo construído em todas as regiões do Estado.

A adesão de Gugu é considerada estratégica para Walter na região Seridó. O pré-candidato e o MDB têm serviços prestados em São João do Sabugi e em municípios vizinhos, com atuação marcada por parcerias administrativas e destinação de benefícios que contribuíram para o desenvolvimento local.

Uma das marcas da atuação do MDB em São João do Sabugi é a Barragem de Carnaúba, construída durante o governo de Garibaldi Filho, obra estruturante que representa segurança hídrica e desenvolvimento para a região.

Além de atualmente exercer o cargo de vice-prefeito, Gugu Cipriano tem trajetória consolidada na política de São João do Sabugi: foi vereador por três mandatos e presidente da Câmara Municipal, acumulando experiência e liderança reconhecida pela população.

O apoio representa mais um passo no crescimento do projeto de Walter Alves, que a cada dia vem ganhando novos aliados e ampliando sua base política rumo às Eleições 2026.

Prefeitura de São Gonçalo do Amarante lança edital para apoio a espetáculos da Paixão de Cristo


A Prefeitura de São Gonçalo do Amarante, por meio da Secretaria Municipal de Cultura (SECULT), abriu as inscrições para o Edital de Chamamento Público nº 008/2026, voltado ao fomento dos Grupos de Teatro da Paixão de Cristo do município.

O edital disponibiliza R$ 92.000,00 (noventa e dois mil reais) para apoiar a realização de espetáculos e iniciativas culturais ligadas à tradicional encenação da Paixão de Cristo, um dos eventos mais marcantes do calendário cultural e religioso da cidade.

Ao todo, serão selecionados até 05 (cinco) projetos de grupos teatrais locais.
As inscrições estão abertas de 04 a 11 de março de 2026, podendo ser realizadas até às 23h59 do último dia. Os interessados devem encaminhar toda a documentação exigida para o e-mail [email protected].

Mais >

EUA afunda navio iraniano com 180 militares a bordo; 80 corpos já foram encontrados


O Pentágono divulgou imagens do momento em que um torpedo americano atingiu um navio da Marinha iraniana no Oceano Índico. Mais cedo, o secretário de Defesa Pete Hegseth afirmou que os EUA afundaram “um navio de guerra iraniano que achava que estava seguro em águas internacionais”.

Acredita-se que cerca de 180 pessoas estavam a bordo do IRIS Dena – 32 foram resgatadas, e autoridades do Sri Lanka disseram à BBC que 80 corpos foram encontrados até o momento

“A Força Aérea Iraniana não existe mais, foi construída para 1996 e será destruída em 2026. A Marinha Iraniana repousa no fundo do Golfo Pérsico. Aliás, ontem à noite afundamos o navio mais valioso deles, o Soleimani. Parece que o presidente o pegou duas vezes.”

Velho conhecido da polícia volta a agir e acaba preso em Jardim Piranhas após arrombar comércio no centro


Um homem já conhecido das forças de segurança foi preso após arrombar uma loja de celulares no município de Jardim Piranhas. O crime teria ocorrido na madrugada desta quarta-feira, 4 de março de 2026.

De acordo com informações apuradas, o suspeito quebrou o estabelecimento durante a noite, mas a ação foi rapidamente identificada. Policiais militares do Polícia Militar do Rio Grande do Norte realizaram diligências e conseguiram localizar o investigado pouco tempo depois.

Ele foi abordado, detido e conduzido à delegacia da região para prestar esclarecimentos. Após os procedimentos cabíveis, permaneceu preso à disposição da Justiça.

O homem é natural de Santa Cruz e já seria conhecido no meio policial por outras ocorrências. O caso seguirá sob investigação para apurar detalhes do arrombamento e eventuais prejuízos causados ao comerciante.

Deputado Francisco recebe confirmação do DNIT sobre projeto de terceira faixa na BR-226, na Serra do Doutor


O deputado estadual Francisco do PT recebeu do diretor-geral do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), Fabrício Galvão, a confirmação de que será realizado o projeto de criação da terceira faixa para alargamento da BR-226, no trecho da Serra do Doutor, no município de Campo Redondo.

A confirmação aconteceu em reunião em Brasília com o diretor do órgão.

A obra é considerada estratégica para garantir mais segurança e fluidez ao tráfego em um dos trechos mais críticos da rodovia, especialmente no que diz respeito ao transporte de cargas e ao deslocamento da população da região.

Desde que apresentou requerimento sobre o tema, em 2024, Francisco do PT vem mantendo diálogo direto com representantes do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes, reforçando a importância da intervenção para reduzir riscos de acidentes e melhorar as condições de mobilidade na Serra do Doutor.

“Essa é uma luta importante para todos que utilizam a BR-226. Seguimos acompanhando de perto cada etapa para que o projeto avance e se torne realidade”, destacou o parlamentar.

Além da pauta relacionada à infraestrutura viária, o deputado também participou de outras reuniões institucionais ao lado da governadora Fátima Bezerra e do secretário estadual da Fazenda, Cadu Xavier. Na ocasião, foram discutidos temas estratégicos para o desenvolvimento regional, como o Hospital Universitário do Seridó e o projeto das adutoras do Seridó, iniciativas fundamentais para fortalecer a saúde pública e a segurança hídrica da região.

Francisco reafirmou seu compromisso de seguir articulando junto aos órgãos federais e estaduais ações estruturantes que promovam desenvolvimento, segurança e qualidade de vida para o povo da região e de todo o Rio Grande do Norte.

Vereador Ítalo Siqueira apresenta projeto para disciplinar obras em horários de pico em Parnamirim

Com o foco em destravar o trânsito e garantir o direito de ir e vir da população, o vereador Professor Ítalo protocolou, nesta segunda-feira (02/03/2026), o Projeto de Lei nº 15/2026. A proposta estabelece regras para a interdição de vias públicas durante a execução de obras municipais, priorizando que intervenções em ruas de grande fluxo ocorram fora dos horários de maior movimento, em Parnamirim. O texto define como horários de pico os períodos das 6h às 9h e das 16h30 às 20h. Nesses intervalos, a realização de obras passaria a ser admitida apenas em casos de emergência ou quando houver justificativa técnica comprovada. Segundo a justificativa do projeto, a medida busca evitar que manutenções rotineiras prejudiquem o deslocamento de trabalhadores, estudantes e veículos de emergência. 

A iniciativa fundamenta-se na competência do município para legislar sobre o interesse local e na necessidade de adaptar a mobilidade urbana ao crescimento da frota de veículos na cidade.”Nosso objetivo é conciliar o progresso da infraestrutura da nossa cidade com o respeito ao tempo do cidadão. Não faz sentido travar as principais artérias de Parnamirim justamente quando as pessoas mais precisam chegar ao trabalho ou retornar para suas casas. Queremos garantir mais qualidade de vida e segurança viária para todos,” afirmou o vereador Ítalo Siqueira.

Protocolada no dia 2 de março, a matéria agora segue para a tramitação oficial nas comissões da Câmara Municipal de Parnamirim.

Dino suspende quebra de sigilo de Lulinha, aprovada pela CPMI do INSS e endossada pelo senado federal


O ministro do STF, Flávio Dino, suspendeu nesta quarta-feira (04) a quebra de sigilo de Fábio Luís Lula da Silva, o Lulinha, e de outros alvos aprovada pela CPMI do INSS em votação realizada na quinta-feira (26). A decisão ocorreu após a empresária Roberta Luchsinger, também alvo da medida, ingressar com mandado de segurança no Supremo pedindo a suspensão da quebra de sigilo.

Em sua decisão, Dino determinou que, caso já tenham sido encaminhadas informações, elas sejam preservadas sob sigilo pela Presidência do Senado e destacou que eventual novo procedimento da CPMI deve ocorrer com “análise, debate, motivação e deliberação de modo fundamentado e individualizado”. O ministro reforçou ainda que todos os passos devem ser registrados em ata, garantindo o cumprimento do dever constitucional de motivação.

Com alvos em Caicó e São João do Sabugi, Polícia Civil deflagra operação “Auxilium” e desarticula rede de apoio criminosa no RN e em PE

A Polícia Civil do Rio Grande do Norte deflagrou, nesta quarta-feira (04), a “Operação Auxilium” e deu cumprimento a um mandado de prisão preventiva, quatro medidas cautelares com uso de tornozeleira eletrônica e 17 mandados de busca e apreensão nas cidades de Caicó, Areia Branca, São João do Sabugi e Petrolina, localizada no Estado de Pernambuco.

Toda a operação teve como objetivo desarticular uma complexa rede de apoio a um líder de organização criminosa armada, investigado por crimes graves, como homicídio, associação para o tráfico de drogas, posse ilegal de arma de fogo e lavagem de dinheiro.

De acordo com as investigações, os alvos prestaram apoio direto e indireto ao líder do grupo criminoso, que permaneceu foragido por oito meses após ser alvo da “Operação Cerberus I”, deflagrada em junho de 2025. Durante o período de fuga, ele teria recebido suporte em diferentes localidades, incluindo Areia Branca/RN, Sousa/PB, Uberlândia/MG e Campina Grande/PB, onde foi preso em janeiro deste ano. Mesmo foragido, continuou, praticando crimes e exercendo a liderança da organização criminosa com o auxílio do grupo.

Mais >

R$ 4,5 milhões: Em cinco meses, Cruzeta terá creche construída do zero pela primeira vez


O município de Cruzeta, na região do Seridó potiguar, deve receber até abril sua primeira creche construída especificamente para atender à educação infantil. A obra é financiada com R$ 4,5 milhões em emenda parlamentar e foi iniciada no fim de dezembro de 2025, com prazo estimado de conclusão em cerca de cinco meses.

Com quase 80 anos de emancipação política e população aproximada de 8 mil habitantes, Cruzeta nunca contou com uma estrutura própria planejada exclusivamente para o funcionamento de creche. Até então, o atendimento às crianças era realizado em um prédio adaptado, originalmente construído para outra finalidade, sem as condições ideais para o público infantil.

A nova unidade está sendo erguida com a metodologia de concreto PVC, tecnologia que utiliza placas de PVC como fôrmas permanentes para estruturas de concreto armado. O método, já aplicado em obra semelhante no município de Acari, permite maior agilidade na execução e padronização da construção.

Em vídeo divulgado nas redes sociais, o prefeito de Cruzeta, Joaquim de Medeirinho, destacou o ritmo acelerado dos trabalhos e agradeceu pela destinação dos recursos que viabilizaram a obra.

Durante a divulgação, também foram feitas considerações sobre a importância da transparência na aplicação das emendas parlamentares. Foi ressaltado que os recursos têm origem na arrecadação pública e que devem retornar à população em forma de investimentos concretos, como obras e serviços essenciais.

Demissão em plena eleição da CIPA levanta suspeita de manobra contra candidato da INTERFORT, denuncia vigilante demitido


Empresa de segurança é acusada de silenciar vigilante que defendia direitos da categoria.

O vigilante Richardson Barbosa, que também é repórter e já atuou em diversos meios de comunicação da região metropolitana, veio a público manifestar sua indignação diante da injustiça que, segundo ele, foi cometida contra sua pessoa. Profissional de segurança privada com vasta experiência e especialização na área, Richardson colocou seu nome à disposição da CIPA da empresa INTERFORT Segurança de Valores.

De forma que ele classifica como estranha e arbitrária, acabou sendo demitido diretamente ainda durante o período eleitoral da CIPA, cuja votação se encerra hoje, dia 4. Segundo o próprio vigilante, nunca houve registro de situação semelhante na história da empresa.

Em vídeo divulgado nas redes sociais, Richardson afirma que sua campanha para a CIPA abordou pautas que são reivindicações constantes da categoria, como a questão do ponto eletrônico, o combate ao assédio moral no ambiente de trabalho, a saúde e segurança dos profissionais de segurança privada, além do fortalecimento do apoio às vigilantes femininas e aos PCDs, temas estes que o colocava entre os cinco principais mais votados da CIPA.

Conhecido por sua trajetória como repórter de TV e apresentador, função que exerceu com credibilidade, responsabilidade e profissionalismo, e que continua exercendo até hoje, o profissional reforça que sua luta sempre foi pautada pela defesa dos direitos da categoria.

Com informações de Richardson Barbosa

Governadora Fátima reforça candidatura do RN para receber supercomputador de IA, que será instalado no município de Macaiba



Proposta prevê instalação do equipamento do Plano Brasileiro de Inteligência Artificial (PBIA) no Parque Tecnológico Augusto Severo, em Macaíba

A governadora Fátima Bezerra reforçou nesta terça-feira (3), em Brasília, a candidatura do Rio Grande do Norte para sediar o supercomputador do Plano Brasileiro de Inteligência Artificial (PBIA). Durante audiência no Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), o governo estadual entregou documentação técnica e carta de endosso assinada por instituições científicas e entidades produtivas.

A reunião teve como objetivo reforçar a proposta apresentada inicialmente em 30 de dezembro de 2025. Segundo a governadora, a documentação comprova que o Rio Grande do Norte tem a melhor proposta até o momento, com destaque para o menor custo de operação do supercomputador, que será voltado ao processamento de alto desempenho e execução de pesquisas voltadas para a área de inteligência artificial.

O local escolhido para a instalação é o Parque Científico e Tecnológico Augusto Severo (PAX), em Macaíba. O espaço reúne condições de infraestrutura, logística, conectividade e possibilidade de expansão alinhadas às necessidades do projeto.

Fátima Bezerra destacou ainda que o Rio Grande do Norte é líder absoluto em energia renovável no Brasil, com 98% a 99% de sua matriz elétrica proveniente de fontes limpas, principalmente eólica e solar. “Essa característica reduz custos operacionais e reforça o compromisso com a transição energética e a sustentabilidade ambiental — elementos centrais para consolidar um ecossistema nacional de inteligência artificial robusto e alinhado às melhores práticas internacionais”, afirmou.

O secretário interino de Desenvolvimento Econômico, Hugo Fonseca, apontou outro diferencial da candidatura potiguar: o apoio de instituições com atuação consolidada em ciência e tecnologia e das entidades representativas do setor produtivo. “A carta de endosso reúne apoio da UFRN, Uern, Ufersa, IFRN, Instituto Santos Dumont, PAX, Fiern, Fecomércio e Sebrae”, listou.

Segundo Fonseca, a instalação do supercomputador no estado potencializará a competitividade das empresas locais e ampliará a inserção do Nordeste nas cadeias nacionais e globais de tecnologia. “A escolha do Rio Grande do Norte representa não apenas uma decisão técnica adequada, mas também uma estratégia de desenvolvimento regional alinhada ao fortalecimento do Sistema Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação, promovendo equilíbrio territorial e expansão das capacidades tecnológicas brasileiras”, concluiu.

Natal, 03 de março de 2026

GOVERNO DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE
ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO SOCIAL – ASSECOM

“Operação Mulher Segura”: Polícia Civil cumpre mandado de prisão definitiva por estupro de vulnerável em Parnamirim


A Polícia Civil do Rio Grande do Norte cumpriu, nesta terça-feira (03), um mandado de prisão definitiva contra um homem de 51 anos, condenado pela prática do crime de estupro de vulnerável, ocorrido na cidade de Parnamirim.

Diligências foram realizadas pelas equipes policiais após o recebimento das informações sobre o caso, resultando na localização e prisão do suspeito no bairro de Nova Parnamirim, no município de Parnamirim/RN.

O homem foi conduzido à delegacia para os procedimentos legais e, em seguida, encaminhado ao sistema prisional, onde permanecerá à disposição da Justiça.

A ação integra a “Operação Mulher Segura”, que reforça o compromisso institucional no enfrentamento à violência contra a mulher e na garantia da proteção às vítimas.

A Polícia Civil reforça a importância da colaboração da população, que pode repassar informações de forma anônima por meio do Disque Denúncia 181.

Fonte: Secretaria de Comunicação Social da Polícia Civil do RN (SECOMS).

Prisão de Vorcaro foi ordenada por André Mendonça, ministro indicado por Bolsonaro


Relator das investigações do caso Master no STE, o ministro André Mendonça ordenou a prisão do banqueiro Daniel Vorcaro, na esteira da nova fase da Operação Compliance Zero, deflagrada nesta quarta-feira. A PF está conduzindo o banqueiro para a sede da superintendência em São Paulo.

Segundo a PF, a ação mira “prática dos crimes de ameaça, corrupção, lavagem de dinheiro e invasão de dispositivos informáticos, praticados por organização criminosa” Fabiano Zettel, cunhado de Vorcaro, também é alvo de ordem de prisão.

Estão sendo cumpridos quatro mandados de prisão preventiva e 15 mandados de busca e apreensão nos estados de São Paulo e Minas Gerais. As investigações contaram com o apoio do Banco Central do Brasil.

11º BPM apreende motocicleta adulterada durante patrulhamento na Reta Tabajara


O 11º BPM, unidade integrante do Comando de Policiamento Metropolitano, registrou uma ocorrência na noite desta terça-feira (03) durante patrulhamento na região da Reta Tabajara, em Macaíba, na Grande Natal.

De acordo com a Polícia Militar do Rio Grande do Norte, por volta das 22h, equipes da Força Tática visualizaram dois homens trafegando em uma motocicleta. Ao perceberem a aproximação da viatura, os ocupantes teriam demonstrado nervosismo, o que motivou a abordagem.

Durante a verificação dos dados pessoais e a inspeção veicular, os policiais constataram sinais de adulteração no chassi e no motor da motocicleta. Questionado, o condutor afirmou ser o proprietário do veículo e relatou que estaria se dirigindo a um posto em Macaíba para realizar a troca por outro automóvel. O passageiro informou apenas que o acompanhava.

Diante da situação, os dois foram conduzidos à Delegacia de Plantão, em Parnamirim, para os procedimentos legais. O condutor foi autuado em flagrante, enquanto a motocicleta foi apreendida para perícia.

A Polícia Militar reforça que ações de patrulhamento ostensivo seguem sendo intensificadas na região metropolitana com o objetivo de coibir crimes e garantir mais segurança à população.

Polícia Militar do RN – Servir e Proteger.

Abate histórico: F-35 israelense destrói Yak-130 nos céus da capital iraniana


Um episódio inédito marcou os céus do Oriente Médio nesta semana. Um caça F-35 Lightning II, operado pela Força Aérea de Israel, teria abatido um Yak-130 da Força Aérea do Irã sobre os céus de Teerã, capital iraniana.

Segundo relatos iniciais, este seria o primeiro abate da história realizado por um F-35 contra outra aeronave de combate tripulada. O F-35, conhecido por sua tecnologia furtiva e avançados sistemas de sensores e guerra eletrônica, já vinha sendo empregado em missões reais, mas até então não havia registro confirmado de um confronto direto ar-ar com esse desfecho.

O possível abate marca um momento considerado histórico na aviação militar moderna, especialmente por envolver uma aeronave de quinta geração enfrentando um jato de treinamento avançado com capacidade de combate leve. Especialistas avaliam que o episódio pode influenciar doutrinas, estratégias e o equilíbrio aéreo na região.

Até o momento, autoridades dos dois países não divulgaram detalhes adicionais sobre as circunstâncias da ocorrência.