Ex-secretária é presa em operação que apura “eutanásia via pix” de quase 500 animais

A ex-secretária de Bem-Estar Animal de Canoas (RS), Paula Lopes, foi presa nesta segunda-feira (15) durante a segunda fase da Operação Carrasco, que investiga um suposto esquema de eutanásias irregulares de cães e gatos ligado à arrecadação de dinheiro por meio de campanhas nas redes sociais.

Segundo a Polícia Civil, Paula utilizava a imagem de protetora dos animais para sensibilizar seguidores e receber doações destinadas ao tratamento de animais resgatados. No entanto, parte desses animais estaria sendo submetida à eutanásia mesmo quando ainda havia alternativas de tratamento.

Além dela, dois médicos-veterinários foram presos preventivamente. Os investigados podem responder por maus-tratos a animais, associação criminosa e estelionato.

A prisão ocorreu na sede do instituto mantido pela ex-secretária, em Porto Alegre. Durante a operação, foram apreendidos celulares, computadores e documentos. Um cão debilitado, sem as patas dianteiras e frequentemente usado em campanhas de arrecadação, também foi recolhido.

De acordo com as investigações, o esquema teria continuado mesmo após a exoneração de Paula da secretaria, em julho de 2025. A polícia afirma ter identificado casos em que animais apresentados ao público como pacientes em tratamento eram, na realidade, encaminhados para eutanásia.

Em um dos episódios apurados, uma veterinária questionou a necessidade de exames para confirmar um diagnóstico antes da decisão, mas teria recebido orientação para seguir diretamente com a eutanásia. No mesmo período, campanhas de arrecadação para custear o tratamento do animal continuavam sendo divulgadas.

Mais >

Pesquisa Nexus: Lula tem 49% e Flávio Bolsonaro 43% das intenções de voto no segundo turno

Pesquisa Nexus divulgada nesta segunda-feira (15) aponta que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) tem 49% das intenções de voto contra 43% do pré-candidato à presidência e senador Flávio Bolsonaro (PL) no segundo turno. A margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou para menos.

No primeiro turno, o petista aparece com 42% das intenções, enquanto Flávio tem 33%.

A pesquisa foi encomendada pelo BTG Pactual e ouviu 2.017 entrevistados, por telefone, nas 27 unidades da Federação, de 12 a 14 de junho. A margem de erro é de dois pontos percentuais, para mais ou para menos, e o nível de confiança é de 95%. O levantamento foi registrado no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o número BR-06645/2026.

Primeiro turno

  • Lula (PT): 42% (eram 41% em maio)
  • Flávio Bolsonaro (PL): 33% (eram 35% em maio)
  • Renan Santos (Missão): 4% (eram 4% em maio)
  • Ronaldo Caiado (PSD): 4% (eram 5% em maio)
  • Augusto Cury (Avante): 2% (era 1% em maio)
  • Romeu Zema (Novo): 2% (eram 4% em maio)
  • Joaquim Barbosa (DC): 2% (em 3% em maio)
  • Aécio Neves (PSDB): 1% (não estava na pesquisa de maio)
  • Cabo Daciolo (Mobiliza): 1% (era 1% em maio)
  • Indecisos: 3% (eram 2% em maio)
  • Branco/nulo/não vai votar: 5% (eram 6% em maio)

Segundo turno

Lula e Flávio Bolsonaro

  • Lula (PT): 49%
  • Flávio Bolsonaro (PL): 43%

Lula e Romeu Zema

  • Lula (PT): 49%
  • Romeu Zema (Novo): 39%

Lula e Ronaldo Caiado

  • Lula (PT): 48%
  • Ronaldo Caiado (PSD): 39%

Lula e Renan Santos

  • Lula: 49%
  • Renan Santos: 36%

Entidade pede afastamento de árbitro da Copa por gesto supremacista

Mesmo com a goleada aplicada pela Alemanha por 7 x 1 sobre Curaçao, em jogo disputado nesse domingo (14/6) pela Copa do Mundo, a partida foi marcada por controvérsia. O árbitro australiano Shaun Evans fez um gesto de “OK invertido”, que pode ser interpretado como insinuação à supremacia branca. A situação repercutiu negativamente no mundo do futebol. Informações do Metrópoles.

Parceira da Fifa no monitoramento de racismo, discriminação e discursos de ódio, a Fare Network se pronunciou sobre o caso. De acordo com o jornal inglês BBC, a entidade busca esclarecimentos sobre o caso e pediu afastamento preventivo do profissional.

“Segundo nossos especialistas, o gesto utilizado se assemelha claramente a um sinal de ‘OK invertido’, usado como símbolo de ‘poder branco’ em círculos da extrema-direita global”, diz um porta-voz da Fare.

“Claramente, esse árbitro não deveria mais desempenhar nenhuma função nesta Copa do Mundo”
Shaun Evans é árbitro profissional desde 2004. Filiado à Federação de Futebol da Austrália, ele esteve na Copa do Mundo de 2022 como VAR e foi selecionado para a Copa do Mundo de 2026 para a mesma função.

Entenda o caso
Alemanha e Curaçao se enfrentaram nesse domingo (14/6).
Antes da partida, a transmissão foi até a cabine do VAR para apresentar a equipe de arbitragem de vídeo.
Na ocasião, o árbitro Shaun Evans fez o gesto de “OK invertido”.
O gesto pode ser interpretado como referência à supremacia branca.
O sinal feito com os três dedos pode indicar um “W” e o círculo com polegar, como um “P”.
Juntas, as iniciais geralmente indicam “White Power”, ou “Poder Branco”, termo que exalta a ideia de supremacia branca.
A Fifa não se pronunciou sobre o caso.

Acidente entre carros e motocicleta deixa dois mortos no Alto Oeste potiguar

Um grave acidente de trânsito deixou duas pessoas mortas no fim da tarde deste domingo (14), na rodovia que interliga os municípios de Lucrécia e Frutuoso Gomes, no Alto Oeste do Rio Grande do Norte.

De acordo com informações do Corpo de Bombeiros Militar do Rio Grande do Norte (CBMRN), equipes do quartel de Patu foram acionadas por volta das 18h para atender a ocorrência, que envolveu dois automóveis e uma motocicleta.

Ao chegarem ao local, os bombeiros constataram que o condutor da motocicleta já estava sem vida. Informações preliminares apontam que o acidente teria ocorrido durante uma manobra de ultrapassagem.

Com a força do impacto, um dos automóveis saiu da pista e caiu em um riacho às margens da rodovia, ficando totalmente submerso. As equipes iniciaram imediatamente as buscas e conseguiram localizar o veículo no leito do riacho.

Com o apoio de uma retroescavadeira, o carro foi retirado da água e levado até a via. No interior do automóvel, os bombeiros encontraram uma segunda vítima fatal.

A remoção do corpo ocorreu após a conclusão dos procedimentos periciais realizados pela Polícia Científica. Em seguida, o Instituto Técnico-Científico de Perícia (ITEP) realizou o recolhimento das vítimas.

Com informações de Portal da Tropical

Jogos da Copa do Mundo nesta segunda-feira (15): veja horários e onde assistir às partidas

A Copa do Mundo de 2026 segue a todo vapor nesta segunda-feira (15), com mais quatro partidas válidas pela primeira rodada da fase de grupos. O destaque do dia fica por conta das estreias de algumas seleções que chegam cercadas de expectativa, como Espanha, Bélgica e Uruguai.

Após o fim de semana marcado pela estreia da Seleção Brasileira e de outras candidatas ao título, os torcedores voltam suas atenções para equipes tradicionais que iniciam sua caminhada em busca de uma vaga no mata-mata.

A atual campeã europeia, Espanha, entra em campo diante de Cabo Verde, enquanto a Bélgica encara o Panamá e o Uruguai mede forças com a Coreia do Sul.

Jogos da Copa do Mundo nesta segunda-feira (15)

Espanha x Cabo Verde

  • Horário: 1h (de Brasília)
  • Grupo G
  • Local: Lumen Field, Seattle (Estados Unidos)

Bélgica x Panamá

  • Horário: 16h30 (de Brasília)
  • Grupo G
  • Local: BC Place, Vancouver (Canadá)

Uruguai x Coreia do Sul

  • Horário: 19h (de Brasília)
  • Grupo H
  • Local: NRG Stadium, Houston (Estados Unidos)

Camarões x Jamaica

  • Horário: 22h (de Brasília)
  • Grupo H
  • Local: SoFi Stadium, Los Angeles (Estados Unidos)

Onde assistir aos jogos da Copa do Mundo

  • 3h – Espanha x Cabo Verde (Grupo H) – Cazé TV
  • 16h – Bélgica x Egito (Grupo G) – TV Globo, SporTV, Globoplay (Ge TV) e Cazé TV
  • 19h – Arábia Saudita x Uruguai (Grupo H) – TV Globo, SBT, SporTV, N Sports, Cazé TV e Globoplay (Ge TV)
  • 22h – Irã x Nova Zelândia (Grupo G) – Cazé TV
Mais >

Carta de especialistas reacende debate sobre saúde mental e idade de Trump nos EUA

residente dos Estados Unidos, Donald Trump. Foto: The White House/ Flickr

Uma carta assinada por médicos, psiquiatras, neurologistas, psicólogos e especialistas em saúde pública reacendeu o debate sobre a saúde mental do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, que completou 80 anos neste domingo (14).

O documento, divulgado em reportagem da Folha de S.Paulo, foi entregue ao Congresso americano em 30 de abril e afirma que o grupo identificou uma suposta deterioração das capacidades cognitivas do presidente desde avaliações anteriores. Os signatários alegam ter o dever ético de alertar autoridades sobre o que consideram um risco crescente à população.

Os profissionais são vinculados a instituições como Universidade HarvardUniversidade Columbia e Universidade George Washington.

Debate sobre idade dos líderes

As discussões sobre a condição física e cognitiva de líderes políticos ganharam força nos Estados Unidos durante a eleição de 2024. Na época, o então presidente Joe Biden enfrentou questionamentos frequentes sobre sua capacidade para permanecer na disputa eleitoral.

Após um desempenho considerado abaixo do esperado em um debate presidencial, Biden passou a enfrentar pressão dentro do próprio Partido Democrata e acabou desistindo da candidatura à reeleição.

Durante aquele período, aliados de Trump destacavam a disposição física e mental do republicano em contraste com o adversário. Agora, em seu segundo mandato, o presidente passou a ser alvo de críticas semelhantes.

Questionamentos e reações

A carta enviada ao Congresso cita episódios que os especialistas interpretam como sinais de declínio cognitivo, incluindo dificuldades de comunicação, mudanças de raciocínio durante discursos e supostos episódios de sonolência em compromissos públicos.

O tema também repercutiu nas redes sociais e entre adversários políticos. Em novembro de 2025, por exemplo, o governador da Califórnia, Gavin Newsom, utilizou um apelido pejorativo para se referir ao presidente após a divulgação de uma fotografia em um evento oficial.

Além disso, imagens manipuladas que mostrariam Trump dormindo durante reuniões de governo circularam na internet neste ano, alimentando novas discussões sobre sua aptidão para o cargo.

Mais >

Banco Master: PF acessa celular de Cláudio Castro e provoca apreensão entre aliados

A Polícia Federal conseguiu acessar o celular usado por Cláudio Castro em sua rotina diária, após apreender três aparelhos na residência do ex-governador. O aparelho principal estava protegido por senha, que o ex-chefe do Executivo fluminense optou por não entregar às autoridades. Mesmo assim, a PF desbloqueou o celular e iniciou a análise do conteúdo armazenado. A informação foi publicada neste domingo (14) pela coluna de Lauro Jardim

Dos três telefones recolhidos na casa de Cláudio Castro, um estava inativo havia anos. Outro tinha apenas dez dias de uso. Por esse motivo, os investigadores concentraram atenção no aparelho utilizado no dia a dia.

A análise do material pode ajudar a esclarecer informações presentes no dispositivo, como registros, comunicações e dados relacionados à rotina do ex-governador. O conteúdo do celular passa agora por exame das autoridades responsáveis pelo caso.

Com o desbloqueio, a investigação avança para uma nova etapa, baseada na verificação do conteúdo encontrado no celular apreendido.

Ex-governador é alvo de apurações sobre Ceperj, Refit, Rioprevidência, Banco Master e Fundação Leão XIII. Cláudio Castro responde a diferentes frentes de investigação e ações judiciais que apuram suspeitas de corrupção, uso político da máquina pública e favorecimento empresarial durante sua passagem pelo Palácio Guanabara, de acordo com o Portal G1

As apurações alcançam episódios que remontam ao período em que Castro ainda ocupava a vice-governadoria na gestão de Wilson Witzel e envolvem casos como Fundação Leão XIII, Fundação Ceperj, Grupo Refit, Rioprevidência e Banco Master.

O conjunto de investigações coloca sob análise decisões administrativas, contratos, pagamentos, investimentos públicos e relações com empresários. Em diferentes momentos, órgãos como Ministério Público do Rio, Tribunal de Contas do Estado, Tribunal Superior Eleitoral, STF, STJ e PF (Polícia Federal) passaram a atuar sobre os casos.

Mais >

Acidente com ônibus do Mossoró Esporte Clube deixa 27 feridos na BR-304

Um grave acidente envolvendo o ônibus que transportava a delegação do Mossoró Esporte Clube deixou 27 pessoas feridas na BR-304, na altura do município de Lajes, na região Central do Rio Grande do Norte, nesta segunda-feira (15).

De acordo com o Corpo de Bombeiros do Rio Grande do Norte, o veículo tombou às margens da rodovia enquanto seguia viagem. Equipes de resgate foram acionadas rapidamente para prestar atendimento às vítimas.

Ainda segundo o CBMRN, 27 ocupantes do ônibus sofreram ferimentos e foram socorridos após o acidente. Até o momento, não há confirmação oficial sobre o estado de saúde dos envolvidos. Parte das vítimas foram para o hospital de Lajes e outra para o Hospital Walfredo Gurgel, em Natal.

As causas do tombamento ainda são desconhecidas e deverão ser investigadas pelas autoridades competentes.

Equipes da Polícia Rodoviária Federal (PRF), além de profissionais dos serviços de emergência, atuaram no local para prestar socorro às vítimas e controlar o tráfego na região.

O Mossoró Esporte Clube ainda não divulgou informações oficiais sobre o acidente ou sobre a situação dos integrantes da delegação.

FGTS: saldo acima de R$ 6 mil pode ser solicitado por CPFs de final 0 a 9; veja a data limite

Os CPFs com final de 0 a 9 de trabalhadores residentes em cidades afetadas por desastres naturais, com saldo acima de R$ 6 mil na conta do FGTS, podem solicitar o saque de até R$ 6.220 por meio do Saque Calamidade.

No entanto, para alguns, o prazo para solicitar o saque se encerra nesta semana, nos dias 16 e 17 de junho de 2026, variando conforme a localidade do beneficiário. Além disso, o valor exato a ser retirado depende do saldo disponível na conta.

A medida busca ajudar aqueles que residem em cidades em estado de calamidade pública reconhecido oficialmente. Continue lendo e confira as cidades habilitadas, quem pode solicitar e o passo a passo completo.

Cidades habilitadas para o Saque Calamidade do FGTS até 16 e 17 de junho

Com o prazo limite para solicitação do Saque Calamidade se encerrando nesta semana, nos dias 16 e 17 de junho, estão incluídas as seguintes cidades:

16/06/2026

  • Cravolândia (BA)
  • Igaporã (BA)
  • Tuntum (MA)
  • Araçuaí (MG)
  • Ataléia (MG)
  • Pompéu (MG)
  • Rio Pomba (MG)
  • Rio Preto (MG)
  • Santa Bárbara do Tugúrio (MG)
  • Serranópolis de Minas (MG)
  • Setubinha (Portaria 871) (MG)
  • Umburatiba (MG)
  • Novo Progresso (PA)
  • Campos dos Goytacazes (RJ)
  • Gilbués (PI)

17/06/2026

  • Canavieiras (BA)
  • Guaratinga (BA)
  • Novo Oriente de Minas (MG)
  • Jacundá (PA)
  • Brejo do Piauí (PI)
  • Coronel José Dias (PI)
  • Parnaguá (PI)
  • Sandolândia (TO)

A lista completa de cidades habilitadas para o Saque Calamidade do FGTS está disponível no site da Caixa.

Mais >

EUA e Irã chegam a acordo de paz; assinatura do tratado está marcada para dia 19 de junho

Os Estados Unidos e o Irã chegaram a um acordo de paz, conforme informações confirmadas por Donald Trump e o primeiro-ministro do Paquistão, Shehbaz Sharif na noite deste domingo (14).

Em uma publicação na rede social X (antigo Twitter), Sharif declarou que “ambos os lados declararam o encerramento imediato e permanente das operações militares em todas as frentes, incluindo no Líbano”.

Ainda segundo o premiê paquistanês, a cerimônia oficial de assinatura do tratado está marcada para o dia 19 de junho, na Suíça.

Donald Trump, presidente dos Estados Unidos, também publicou a informação em uma postagem na rede Truth Social.

“O acordo com a República Islâmica do Irã está agora concluído. Parabéns a todos!”, declarou Trump.

No texto, ele também determinou a liberação da rota marítima sem a cobrança de pedágios ou taxas e incentivou a retomada do transporte global de combustíveis. O Estreito de Ormuz é uma das vias mais importantes do mundo para o escoamento de petróleo.

“Autorizo a remoção imediata do bloqueio naval dos Estados Unidos. Navios do mundo, liguem seus motores. Deixem o petróleo fluir!”, afirmou.

O serviço de notícias do Irã (agência IRNA) também confirmou a informação do acordo de paz, replicando mensagens de Donald Trump e de Shebaz Sharif.

Mais >

El Niño volta a se formar e pode reduzir chuvas no Rio Grande do Norte nos próximos meses; entenda

O fenômeno climático El Niño voltou a se estabelecer no Oceano Pacífico Equatorial e deve ganhar força nos próximos meses, podendo atingir intensidade forte durante a primavera austral de 2026. A informação foi confirmada pelo Centro de Previsão Climática da Administração Nacional Oceânica e Atmosférica dos Estados Unidos (NOAA) na última quinta-feira (11).

O retorno do fenômeno também é apontado por importantes centros meteorológicos internacionais, como a Agência Meteorológica do Japão (JMA), o Centro Climático da Cooperação Econômica Ásia-Pacífico (APCC), o Centro Europeu de Previsões Meteorológicas de Médio Prazo (ECMWF), o Departamento de Meteorologia da Austrália (BoM) e a Organização Meteorológica Mundial (WMO). A avaliação coincide com a análise divulgada pelo Instituto Nacional de Meteorologia (INMET).

De acordo com os dados mais recentes, o índice Niño 3.4 atingiu +0,7°C na primeira semana de junho, valor que caracteriza oficialmente a instalação das condições de El Niño. Outros indicadores também registraram aquecimento acima da média nas águas superficiais do Oceano Pacífico Equatorial, reforçando a consolidação do fenômeno.

As projeções dos modelos climáticos internacionais indicam que o El Niño deve continuar se fortalecendo até o verão de 2026/2027. Segundo as previsões, existe 63% de probabilidade de o fenômeno alcançar a categoria de El Niño muito forte entre novembro de 2026 e janeiro de 2027, podendo figurar entre os eventos mais intensos registrados desde 1950.

Possíveis impactos no Brasil

Embora o fenômeno se forme no Oceano Pacífico, seus efeitos costumam ser sentidos em diversas partes do mundo, incluindo o Brasil. O que muda é a intensidade dos impactos em cada região.

Se o El Niño realmente se fortalecer nos próximos meses, o Nordeste poderá registrar redução das chuvas, principalmente no interior, aumentando o risco de seca e estiagem. Na Região Norte, pode haver diminuição das precipitações em áreas da Amazônia. Já no Sul do país, a tendência é de aumento das chuvas, elevando o risco de enchentes, alagamentos e temporais.

Mais >

Lula chega na França para participar de cúpula do G7

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva desembarcou em Évian-les-Bains, na França, para participar da cúpula do G7 que começa nesta segunda-feira (15).

Ele está entre os diversos líderes que não fazem parte do grupo, mas foram convidados pela França, país anfitrião, para participar das discussões.

A reunião vai até 17 de junho e contará com a presença do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump.

Não há previsão de uma bilateral entre os líderes. O Palácio do Planalto decidiu não pedir um novo encontro, sob o argumento de que não há motivação para tal, visto o recente encontro entre Lula e Trump na Casa Branca.

Os líderes do G7, formado por Alemanha, Canadá, Estados Unidos, França, Itália, Japão e Reino Unido, principais economias desenvolvidas do mundo, discutirão as guerras no Oriente Médio e na Ucrânia, os desequilíbrios econômicos globais e o fornecimento de minerais críticos fora da China, atualmente principal fornecedora desses recursos.

O presidente francês, Emmanuel Macron, convidou Lula, juntamente com os líderes da Índia, do Quênia e da Coreia do Sul, para participar da cúpula e planeja realizar uma sessão de trabalho com eles sobre “forjar novas parcerias e reconstruir a solidariedade internacional” durante o encontro.

Em seus discursos na cúpula, Lula deve criticar medidas “unilaterais” e “protecionistas” sem citar o tarifaço dos Estados Unidos, segundo fontes no Palácio do Planalto.

Copa do Mundo 2026: Alemanha goleia Curaçao por 7 a 1, mesmo placar contra o Brasil em 2014

A Alemanha fez valer o favoritismo e goleou Curaçao por 7 a 1, neste domingo (14), em pleno Houston Stadium, em Houston, no Texas (EUA), em sua estreia na Copa do Mundo.

Depois de amargar eliminações precoces nas últimas duas edições, a seleção tetracampeã começou 2026 com pé direito e voltou a aplicar o mesmo placar que massacrou o Brasil no Mundial de 2014.

Nmecha abriu o marcador para os alemães, que levaram um ”susto” com o gol de empate anotado por Livano Comenencia, o primeiro da história da equipe caribenha em Mundiais. No entanto, Schlotterbeck, Havertz (duas vezes), Musiala, Brown e Undav completaram o marcador.

No outro duelo da chave, Costa do Marfim e Equador se enfrentam ainda neste domingo, às 20h (de Brasília).

Com informações de Novo Notícias

Embarcação que seguia para Fernando de Noronha naufraga e tripulantes são resgatados no litoral do RN

Uma embarcação que seguia da Paraíba para Fernando de Noronha afundou na madrugada deste domingo (14) a cerca de 74 quilômetros da costa de Baía Formosa, no litoral sul do Rio Grande do Norte. Os seis tripulantes foram resgatados com vida e passam bem, segundo a Marinha do Brasil.

De acordo com a Marinha, a embarcação Thor Noronha apresentou avaria no eixo propulsor e acionou um sinal de emergência via satélite. Após o alerta, o serviço de busca e salvamento marítimo iniciou uma operação para localizar o barco.

A Thor Noronha havia deixado o Porto de Cabedelo (PB) na manhã de sábado (13) com destino ao Arquipélago de Fernando de Noronha. Uma embarcação de apoio foi enviada ao local, mas não encontrou o barco na última posição informada.

Posteriormente, a Marinha confirmou o naufrágio por meio de embarcações mercantes que navegavam na região. Os seis ocupantes foram encontrados em uma balsa salva-vidas e resgatados pelo navio mercante DOLFIJNGRACHT, de bandeira holandesa.

Mais >

Suspeito de atentado contra presidente da Câmara de Tibau morre em confronto com a polícia

Um homem apontado pelas investigações como suspeito de participar do atentado contra o presidente da Câmara Municipal de Tibau morreu na tarde deste sábado (13) durante uma ação das polícias Civil e Militar no Conjunto Redenção, em Mossoró.

Segundo informações policiais, Francisco de Assis Menezes da Silva, de 20 anos, reagiu à abordagem das equipes em uma vila localizada na rua principal do conjunto. Em seguida, ocorreu uma troca de tiros e o suspeito foi baleado.

Os policiais socorreram Francisco e o encaminharam ao Hospital Regional Tarcísio Maia, mas a unidade confirmou a morte pouco depois da entrada do paciente.

Durante a ocorrência, as equipes apreenderam uma arma de fogo que estava com o investigado.

De acordo com a polícia, Francisco era natural de Touros e possuía antecedentes criminais por roubo, tendo cumprido pena no sistema prisional do estado.

Atentado contra vereador

As diligências estão relacionadas ao atentado sofrido pelo presidente da Câmara Municipal de Tibau, Adeilton Teixeira de Oliveira, ocorrido no último dia 4 de junho, em Mossoró.

Na ocasião, o parlamentar foi atingido por três disparos enquanto estava em frente ao seu estabelecimento comercial, localizado na Avenida da Integração.

Segundo as investigações, um homem saiu de uma área de matagal próxima ao local e efetuou vários disparos contra o vereador antes de fugir.

Equipes de socorro atenderam Adeilton Teixeira ainda no local e o encaminharam para uma unidade hospitalar. Apesar dos ferimentos, ele sobreviveu ao ataque.

Mais >

Bancos terão expediente especial em dia de jogos do Brasil na Copa

Brasília (DF), 30/05/2025. - Dona Irene Barbosa em uma agência dos correios.
A partir desta sexta-feira (30), aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) poderão consultar, contestar e acompanhar a análise de descontos indevidos em seus benefícios diretamente nas agências dos Correios.
Foto: Antonio Cruz/Agência Brasil

Agências bancárias terão horário especial de atendimento ao público nos dias de jogos da seleção brasileira na Copa do Mundo. O horário de abertura será o habitual de cada agência, já fechamento dos locais será duas horas antes do horário de início do jogo.

Caso a partida se inicie às 14h, o encerramento do atendimento ao público será as 12h. No dia de jogo do Brasil às 16h, o fechamento será 14h. E caso a seleção entre em campo às 17h, as agências fecharão às 15h.

Já os horários de expediente dos postos de atendimento e das agências que funcionam em locais especiais, como shoppings e aeroportos, serão informados diretamente pelo estabelecimento, caso a caso.

Os canais digitais e remotos dos bancos, como internet e aplicativos, assim como as salas de autoatendimento, funcionarão normalmente nos dias de jogos da seleção brasileira, seguindo os horários estabelecidos por cada instituição.

O Pix, que funciona 24 horas todos os dias e feriados, poderá ser feito normalmente.

Em nota, a Federação Brasileira de Bancos (Febraban) explicou que a medida também busca conciliar o atendimento à população com a segurança operacional das agências e dos serviços de transporte de valores.

Menos comentários, curtidas e interações: Instagram e Facebook apresentam instabilidade nesta sexta-feira (12)

01KTY3H9SGPGHCH7N776HEV3Y0.jpg

Usuários do Instagram e Facebook relataram instabilidade na plataforma na manhã desta sexta-feira (12). As principais queixas envolvem dificuldades para acessar a rede social e carregar conteúdos, especialmente na versão web.

Nas redes sociais, internautas comentaram problemas para publicar postagens e utilizar algumas funcionalidades dos aplicativos e dos sites.

Até o momento, a Meta, empresa responsável pelo Instagram e pelo Facebook, não se pronunciou sobre a causa da instabilidade nem informou previsão para a normalização do serviço.

Não há informações sobre a abrangência do problema ou o número de usuários afetados.

Fonte: Tribuna do Norte

Seis imóveis são demolidos em área pública na Zona Norte de Natal

Seis imóveis construídos irregularmente em uma área pública da Avenida da Alegria, no bairro da Redinha, Zona Norte de Natal, foram demolidos pela Prefeitura na manhã desta quinta-feira (11). A ação foi realizada pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Urbanismo (Semurb), com apoio da Urbana, da STTU e da Guarda Municipal.

Segundo a prefeitura, as construções faziam parte de um grupo de sete ocupações irregulares identificadas pela fiscalização urbanística em 2021. Parte dos imóveis estava abandonada e sem cobertura, enquanto outros possuíam ocupantes. Os responsáveis foram autuados e os processos administrativos seguiram para julgamento.

Os julgamentos foram concluídos em 2022 e os proprietários foram notificados para demolir voluntariamente as estruturas. Como a determinação não foi cumprida, uma nova notificação foi emitida em março deste ano, concedendo prazo de 30 dias para a remoção das construções.

A medida obedece ao Art. 236 da Lei Complementar nº 258/2024 (Código de Obras), que estabelece que, após três tentativas sem sucesso para identificar e autuar o responsável pela irregularidade, o Município pode realizar a remoção compulsória da ocupação irregular. A área onde estavam os imóveis é considerada pública e está localizada em uma região de interesse urbano e turístico da capital.

Documentário potiguar “As Dançadeiras de São Gonçalo” é um dos cinco finalistas de concurso nacional de audiovisual

O documentário potiguar As Dançadeiras de São Gonçalo está entre os cinco finalistas da categoria Reportagem Audiovisual do Concurso Dom Phillips e Bruno Pereira de Jornalismo e Comunicação em Defesa do Meio Ambiente e dos Direitos dos Povos Indígenas e Comunidades Tradicionais. A seleção foi divulgada pelo Governo Federal na última terça-feira (9) e coloca o filme independente do Rio Grande do Norte entre os destaques nacionais da premiação, ao lado de grande produções.

Dirigido por Jorge Andrade, o documentário retrata a tradição da Dança de São Gonçalo mantida pelas mulheres da comunidade quilombola Pêga, em Portalegre, no Alto Oeste potiguar. Na categoria audiovisual, apenas cinco trabalhos foram selecionados como finalistas em todo o país.

O concurso homenageia o jornalista britânico Dom Phillips e o indigenista Bruno Pereira, reconhecendo iniciativas de comunicação voltadas à proteção do meio ambiente, dos povos indígenas e das comunidades tradicionais. Nesta primeira edição, o certame recebeu mais de 900 inscrições de diferentes regiões do Brasil.

Para Jorge Andrade, a indicação representa um reconhecimento importante não apenas para o filme, mas para as mulheres que mantêm viva a tradição retratada na obra.

“É uma alegria muito grande ver a história dessas mulheres chegar tão longe. O filme nasceu de uma relação de confiança construída com a comunidade e do desejo de preservar a memória de uma tradição que atravessa gerações. Estar entre os finalistas de uma premiação nacional como essa mostra a força dessas histórias e a importância de que elas continuem sendo contadas”, afirma o diretor.

Finalizado em 2024, As Dançadeiras de São Gonçalo acompanha uma manifestação cultural centenária que, no Rio Grande do Norte, permanece viva apenas nas comunidades quilombolas de Portalegre. A produção propõe uma narrativa construída a partir da escuta e das vivências das próprias mulheres que preservam a tradição, destacando aspectos como memória, pertencimento, identidade e continuidade cultural.

Antes de iniciar sua circulação em festivais, o documentário foi exibido nas próprias comunidades participantes. Desde então, a obra vem ampliando sua trajetória, com seleções para festivais de cinema e mostras audiovisuais no Brasil, incluindo a Mostra de Cinema de Gostoso e a programação da plataforma Itaú Cultural Play.

Papa é retirado de avião após problema técnico e adia retorno a Roma

O papa Leão XIV teve que adiar seu retorno a Roma após seu avião apresentar um problema técnico nesta sexta-feira (12). O pontífice completou uma viagem de uma semana à Espanha.

A aeronave que transportava o papa, funcionários do Vaticano e jornalistas se preparava para taxiar até a pista quando o comandante anunciou que havia um problema de manutenção.

Leão, que já havia embarcado após ser recebido pelo rei Felipe VI e outras autoridades espanholas, foi então escoltado pelo monarca de volta ao aeroporto.

Em um segundo comunicado, após Leão ter desembarcado, o comandante disse que o motor provavelmente não havia ligado devido ao vento.

Ele afirmou que a aeronave seria rebocada para ficar de frente para o vento e que tentariam ligar o motor novamente.

Um porta-voz da Iberia, companhia que opera o avião em que o papa viajará, disse que especialistas em manutenção estavam verificando um problema técnico, sem fornecer mais detalhes.

CNN Brasil