Idosa de 106 anos é transportada em rede após ambulância atolar em estrada no RN

Uma idosa de 106 anos precisou ser levada em uma rede até uma ambulância que atolou na zona rural da cidade de José da Penha, na Região Alto Oeste do Rio Grande do Norte. O caso aconteceu entre a noite de terça (9) e a madrugada de quarta-feira (10).

A paciente havia sofrido uma queda em casa, na comunidade Sítio Baixo do Fogo. Moradores relataram que a ambulância ficou atolada por cerca de 1 hora em uma estrada vicinal na região e não conseguiu chegar à residência.

A idosa foi levada até o veículo por vizinhos e familiares. Cerca de 10 moradores da comunidade ajudaram a desatolar a ambulância, que seguiu para o hospital municipal em seguida. A idosa foi atendida e liberada durante a madrugada e passa bem.

Em nota, a prefeitura de José da Penha informou que as chuvas registradas nos últimos dias provocaram danos em estradas vicinais do município. Segundo a prefeitura, a Defesa Civil foi acionada e equipes da secretaria de obras foram mobilizadas para realizar os reparos necessários.

A paciente foi levada para o hospital com uma acompanhante dentro da ambulância, que só contava com o motorista na equipe de saúde.

Após o atendimento, durante o retorno para casa, por volta das 2h30, a ambulância novamente não conseguiu novamente acessar a residência. A paciente precisou ser levada em uma maca para concluir o trajeto.

Com informações de g1 RN

Árbitro da partida Brasil x Marrocos já foi preso em festa com armas e drogas

A Fifa anunciou nesta quarta-feira (10) que o esloveno Slavko Vincic será o árbitro responsável por conduzir a partida entre Brasil e Marrocos, pela primeira rodada da Copa do Mundo. Apesar do histórico em grandes eventos, como Champions League e Liga Europa, o juiz já foi detido em operação policial.

Em 2020, Vincic foi preso com outros 26 homens e nove mulheres. A acusação contra o grupo era de envolvimento com prostituição, tráfico de drogas e armas. No momento da prisão, o árbitro estava em propriedade rural na Bósnia e Herzegovina.

Na ocasião, autoridades locais informaram que a polícia apreendeu 10 pistolas, medicamentos, cocaína e 10 mil euros em dinheiro (cerca de R$ 60 mil euros na cotação atual). O árbitro foi conduzido à delegacia, prestou depoimento e acabou liberado em seguida.

Vincic foi inocentado das acusações após as investigações. Segundo Slavko Vincic, em entrevista para a imprensa da Eslovênia, ele estava na Bósnia para o que acreditava ser um simples almoço para tratar de negócios.

“Acabei neste rancho por acaso. Tenho minha própria empresa e estava na Bósnia e Herzegovina para uma reunião de negócios. Aceitei um convite para almoçar, o que acabou sendo meu maior erro. Me arrependo disso”, contou Vincic.

Mais >

EUA lançam novos ataques contra Irã; forças iranianas fecham Ormuz

Ships and boats in the Strait of Hormuz, Musandam, Oman, May 4, 2026. REUTERS/Stringer

Os Estados Unidos iniciaram uma nova rodada de ataques contra múltiplos alvos no Irã durante a noite, informou o Exército norte-americano nesta quarta-feira, horas depois de o presidente Donald Trump prometer novos ataques caso não houvesse um acordo de paz. O alto comando militar conjunto do Irã anunciou na quinta-feira (horário local) o fechamento do Estreito de Ormuz, impedindo o trânsito de navios incluindo petroleiros e navios comerciais, afirmando que qualquer embarcação que tentar passar será alvejada.

“Os ataques são uma resposta à agressão injustificada e contínua do Irã”, disse o Comando Central das Forças Armadas em uma publicação na rede social X, acrescentando que os ataques começaram às 0h45 em Teerã.

Os ataques são o mais recente desdobramento em uma escalada de investidas que ameaçam reacender uma guerra em grande escala, interrompida no início de abril, quando os dois lados concordaram com um frágil cessar-fogo.

Uma explosão foi ouvida na cidade portuária de Sirik, e as defesas aéreas foram ativadas na zona oeste de Teerã, informou a agência de notícias iraniana Mehr. Trump havia dito mais cedo a jornalistas nesta quarta-feira na Casa Branca: “Vamos atacá-los, atacá-los com muita força.”

O secretário de Defesa dos EUA, Pete Hegseth, disse posteriormente durante uma visita ao Comando Central na Flórida que os ataques “devem promover nossos interesses militares e também fortalecer nossa posição diplomática”.

“Vamos atacá-los com força nesta noite, e esperamos que o Irã tome uma boa decisão”, disse. “Se precisarmos negociar com bombas, negociaremos com bombas.”

Os Estados Unidos e o Irã trocaram tiros diversas vezes desde a vigência do cessar-fogo provisório, mesmo com as tentativas frustradas dos negociadores de pôr fim à guerra que já dura três meses. Trump afirmou repetidamente que um acordo está próximo, embora não haja sinais de avanços significativos, além de ameaçar retomar os bombardeios.

Mais >

Neymar leva para a Copa coleção de relógios avaliada em R$ 21 milhões; veja

Enquanto intensifica a preparação para a Copa do Mundo de 2026, Neymar também chamou atenção fora dos gramados. Em um vídeo publicado no canal de YouTube de Cris Guedes, parça de longa data do jogador, o camisa 10 da seleção brasileira apareceu organizando as malas para o Mundial e revelou parte de sua impressionante coleção de relógios de luxo.

Neymar escolheu nove modelos avaliados em aproximadamente R$ 21 milhões, valor que, sozinho, já chama atenção. As peças pertencem a algumas das marcas mais exclusivas da relojoaria mundial, como Patek Philippe, Richard Mille, Rolex, Audemars Piguet e Jacob & Co.

Entre os relógios selecionados, um dos destaques é o Patek Philippe Nautilus Haute Joaillerie 5811/1460G-001, avaliado em R$ 3,7 milhões. Produzido em ouro branco e totalmente cravejado de diamantes, o modelo figura entre os mais sofisticados da coleção. Além disso, Neymar também levou o raro Richard Mille RM 68-01 Cyril Kongo Tourbillon, criado em parceria com o artista francês Cyril Kongo e avaliado em cerca de R$ 10,7 milhões, sendo a peça mais valiosa do conjunto.

Neymar escolheu oito relógios para levar para a Copa do Mundo. Entre as escolhas do camisa 10 está o Rolex ‘Eye of the Tiger’ avaliado entre R$ 2,5 a R$ 3 milhões.

A seleção inclui ainda o Rolex Daytona Mother of Pearl Diamond (R$ 515 mil), o Audemars Piguet Royal Oak Concept Black Panther Tourbillon (R$ 1,4 milhão) e o Patek Philippe Nautilus Flyback Chronograph 5980/60G-001 (R$ 950 mil).

Mais >

Detran-RN passa a exigir exame toxicológico para emissão da primeira CNH

O Departamento Estadual de Trânsito do Rio Grande do Norte (Detran-RN) passou a exigir a realização de exame toxicológico para candidatos que iniciam o processo de obtenção da primeira Carteira Nacional de Habilitação (CNH) nas categorias A, B e AB. A nova regra vale para processos de habilitação abertos a partir de 1º de junho de 2026 e decorre da Lei nº 15.153/2025, que alterou o Código de Trânsito Brasileiro (CTB).

Com a mudança, a apresentação de resultado negativo no exame toxicológico passa a ser obrigatória para a emissão da Permissão para Dirigir (PPD), documento concedido aos condutores recém-habilitados. A exigência já está integrada ao sistema do Registro Nacional de Condutores Habilitados (Renach), impedindo a conclusão do processo sem a comprovação do exame.

De acordo com a Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran), a medida tem como objetivo verificar a ausência de substâncias psicoativas no organismo dos candidatos à primeira habilitação, reforçando a segurança viária.

Os candidatos poderão realizar o exame em qualquer etapa do processo de habilitação, desde que o resultado negativo seja apresentado antes da emissão da CNH. Já os processos iniciados antes de 1º de junho de 2026 seguirão as regras vigentes na data de abertura.

O exame deverá ser feito em um dos laboratórios credenciados pela Senatran. A lista completa das empresas habilitadas pode ser consultada no portal do Detran-RN, na seção “Empresas Credenciadas”.

O exame toxicológico de larga janela de detecção é realizado por meio da análise de amostras de cabelo, pelos ou unhas. O procedimento permite identificar o consumo de substâncias psicoativas em um período mínimo de 90 dias anteriores à coleta do material biológico.

A validade do exame também é de 90 dias, contados a partir da data da coleta. Caso o prazo expire antes da conclusão do processo de habilitação, será necessária a realização de um novo teste.

Senado aprova pautas-bombas bilionárias e governo ameaça acionar o STF

Senado aprovou nesta quarta-feira projeto que permite a renegociação de dívidas rurais, um dia após ministros do governo pedirem ao senador Davi Alcolumbre, presidente da Casa, que segurasse a votação. A Fazenda estima impacto de R$ 140 bilhões em dez anos nas contas públicas. A informação é da Folha de São Paulo

O ministro Dario Durigan tentou acordo com o presidente do Senado e com o relator Renan Calheiros até minutos antes da votação, mas as negociações fracassaram. Alcolumbre anunciou o impasse e submeteu a matéria à votação do plenário.

Duas comissões do Senado também aprovaram benefícios a categorias profissionais, sem resistência de senadores governistas. O conjunto de medidas aprovadas na quarta soma impacto fiscal estimado pelo governo em torno de R$ 300 bilhões.

A Comissão de Constituição e Justiça aprovou PEC que cria aposentadoria especial para agentes comunitários de saúde e de combate às endemias. O custo é estimado pela equipe econômica em cerca de R$ 30 bilhões em dez anos para a Previdência.

A Comissão de Assuntos Sociais aprovou projeto que eleva o piso salarial de médicos e dentistas de R$ 3.600 para R$ 13,6 mil em jornada de 20 horas semanais. O impacto fiscal é estimado em R$ 8,1 bilhões já em 2026, caso o projeto seja sancionado.

O projeto sobre dívidas rurais retorna à Câmara por ter sido modificado no Senado, e o governo sinaliza que pretende vetá-lo. Caso o veto seja derrubado, o Planalto considera acionar o Supremo Tribunal Federal.

Mais >

Ex-zagueiro da Seleção Brasileira é detido em aeroporto antes de embarque para a Copa

O ex-zagueiro da Seleção Brasileira Ricardo Rocha, campeão mundial em 1994, foi detido na manhã desta quarta-feira (10) no Aeroporto Internacional Tom Jobim, no Rio de Janeiro. O ex-jogador se preparava para embarcar rumo aos Estados Unidos, onde trabalharia na cobertura da Copa do Mundo de 2026.

A informação é da colunista Fábia Oliveira, do portal Metrópoles. A prisão ocorreu em cumprimento a um mandado expedido pela 16ª Vara de Família de Fortaleza, no Ceará, relacionado a uma dívida de pensão alimentícia. Segundo informações divulgadas, o débito é de R$ 2.414,57, valor atualizado pela última vez em dezembro de 2024.

A ordem de prisão tem validade até abril de 2028 e determina o cumprimento de 45 dias de detenção, salvo eventual quitação da dívida ou nova decisão judicial. Até o momento, a defesa de Ricardo Rocha não se pronunciou sobre o caso.

A disputa judicial envolve Victória Valente, filha reconhecida pelo ex-jogador em 2024. Desde então, questões relacionadas à pensão, convivência familiar e responsabilidades financeiras passaram a ser discutidas na Justiça. Ricardo Rocha, por sua vez, sustenta que vem cumprindo as obrigações estabelecidas judicialmente.

Ídolo do futebol brasileiro, Ricardo Rocha teve passagens marcantes por clubes como São Paulo, Vasco e Real Madrid, além de integrar o elenco da Seleção Brasileira que conquistou o tetracampeonato mundial na Copa dos Estados Unidos, em 1994.

Ônibus intermunicipais vão circular normalmente nesta quinta-feira, anuncia Sintro-RN

O Sindicato dos Rodoviários do Rio Grande do Norte (Sintro-RN) anunciou que os ônibus intermunicipais vão circular normalmente nesta quinta-feira (11). A greve que estava prevista para começar foi adiada em uma semana após um acordo entre a categoria e as empresas.

“O Grupo Trampolim efetuou o pagamento do vale alimentação aos trabalhadores. O Setrans sinalizou que vai assinar a convenção [coletiva], porém tem alguns pontos de divergência para serem ajustados”, explicou Arnaldo Dias, vice-presidente do Sintro-RN.

Segundo ele, os ajustes estão relacionados a pequenos detalhes da redação de alguns textos, envolvendo questões jurídicas. “Os principais pontos, como salário, vale alimentação, plano de saúde, todas as questões salariais e econômicas que tinham sido negociadas”, acrescentou.

“A gente chegou a esse entendimento, porque tem a garantia do cumprimento, de tudo que tinha sido negociado”, completou Dias.

O indicativo de greve foi aprovado no último sábado (6), durante assembleias em pelo menos quatro garagens. Já o comunicado foi publicado nessa terça-feira (9).

Portal da Tropical

Justiça eleitoral ordena remoção de posts com Wesley Safadão por propaganda antecipada

O Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba (TRE-PB) determinou a remoção de publicações nas redes sociais que associavam o cantor Wesley Safadão à pré-candidatura do senador Efraim Filho ao governo do estado. As imagens foram registradas durante um show no São João de Campina Grande e exibiam gestos interpretados como promoção eleitoral.

Na decisão, o desembargador Rodrigo Clemente de Brito Pereira entendeu que o uso do palco principal do Parque do Povo, estrutura financiada com recursos públicos, conferiu visibilidade privilegiada a uma pré-candidatura. O tribunal destacou que a manifestação ocorreu em um evento de grande alcance popular, o que poderia caracterizar vantagem indevida no período pré-eleitoral.

Além de determinar a retirada das publicações feitas por Efraim Filho e sua esposa, Carol Morais, o TRE-PB proibiu o senador, o prefeito de Campina Grande, Bruno Cunha Lima, e Wesley Safadão de promoverem manifestações de caráter eleitoral em palcos ou eventos custeados com dinheiro público. A Meta, responsável pelo Instagram, recebeu prazo de 24 horas para cumprir a decisão.

Com informações de Blog do Gustavo Negreiros

Copa do Mundo 2026 começa hoje com cerimônia de abertura; veja os jogos desta quinta (11)

A Copa do Mundo FIFA 2026 começa oficialmente nesta quinta-feira (11) com a partida entre México e África do Sul, às 16h (horário de Brasília), no Estádio Azteca, na Cidade do México.

Antes da bola rolar, a FIFA realiza a primeira das três cerimônias de abertura previstas para esta edição do torneio. O evento está marcado para as 14h30.

Entre as atrações anunciadas estão Shakira, J Balvin, Maná e Tyla.

Após a partida de abertura, a rodada do Grupo A será encerrada com o confronto entre Coreia do Sul e República Tcheca. O jogo está marcado para as 23h (de Brasília), no Estádio Guadalajara, no México.

Programação do primeiro dia da Copa do Mundo de 2026 

  • Cerimônia de abertura – 14h30 – Estádio Azteca, na Cidade do México
  • México x África do Sul – 16h – Estádio Azteca, na Cidade do México
  • Coreia do Sul x República Tcheca – 23h – Estádio Guadalajara, no México

Onde assistir 

Cerimônia de abertura

  • TV: Globo, SBT, SporTV e N Sports
  • Streaming: Ge TV (apenas no Globoplay) e CazéTV (YouTube)

México x África do Sul

  • TV: Globo, SBT, SporTV e N Sports
  • Streaming: Ge TV (apenas no Globoplay) e CazéTV (YouTube)
  • Tempo real: CNN Esportes

Coreia do Sul x República Tcheca

  • Streaming: CazéTV (YouTube)
  • Tempo real: CNN Esportes

Bombeiros capturam enxame de abelhas que ameaçava moradores no Alto Oeste

O Corpo de Bombeiros Militar do Rio Grande do Norte (CBMRN) realizou, na terça-feira (9), a remoção de um enxame de abelhas italianas instalado em uma caixa d’água no Sítio Angicos, zona rural do município de José da Penha, no Alto Oeste potiguar.

A corporação foi acionada após moradores identificarem a presença das abelhas em uma área próxima a residências. Ao chegar ao local, os bombeiros constataram que o enxame representava risco para a população, especialmente para pessoas que circulavam nas proximidades.

Utilizando equipamentos de proteção e técnicas adequadas de manejo, a equipe realizou a captura do enxame de forma segura. Após a retirada, as abelhas foram transportadas e soltas em um local apropriado, garantindo a preservação da espécie e a segurança dos moradores.

O Corpo de Bombeiros alerta que a presença de enxames em áreas residenciais ou de grande circulação pode representar perigo, principalmente para crianças, idosos e pessoas alérgicas a picadas de insetos.

A orientação é que, ao identificar colmeias ou enxames em locais de risco, a população evite se aproximar ou tentar removê-los por conta própria. Nesses casos, o recomendado é acionar o CBMRN por meio do telefone 193.

Dino determina multa a estados e municípios que não prestarem contas de emendas Pix

Dino foto Gustavo Moreno

Estados e municípios que receberam recursos de emendas Pix entre 2020 e 2024 para a realização de eventos poderão ser multados caso deixem de apresentar a documentação exigida para prestação de contas. A determinação é do ministro Flávio Dino, do Supremo Tribunal Federal, relator da ADPF 854, que acompanha a implementação de medidas de transparência e rastreabilidade das emendas parlamentares.

Pela decisão, os entes federativos que não apresentarem planos de trabalho, deixarem de complementar informações pendentes ou não enviarem relatórios de gestão na plataforma Transferegov.br estarão sujeitos a multa diária equivalente a 1% do valor recebido por meio da emenda.

A medida faz parte do acompanhamento realizado pelo STF sobre o acordo firmado entre Executivo e Legislativo para ampliar o controle sobre a aplicação de recursos oriundos de emendas parlamentares.

Ao analisar informações encaminhadas pela Advocacia-Geral da União, Flávio Dino identificou falhas na prestação de contas de verbas destinadas ao setor de eventos, especialmente em casos envolvendo empresas beneficiadas pelo Programa Emergencial de Retomada do Setor de Eventos.

Segundo os dados apresentados, foram identificados 126 planos de trabalho relacionados a essas emendas. Desse total, 72 já foram aprovados, enquanto 54 ainda precisam de complementação de informações. A AGU informou ainda que empresas beneficiadas pelo Perse aparecem em 11 dos relatórios de gestão analisados.

Na decisão, Dino afirmou que a falta de documentação prejudica a fiscalização e compromete a rastreabilidade dos recursos públicos.

“Tal situação evidencia persistentes deficiências de transparência e rastreabilidade na destinação de emendas parlamentares voltadas à promoção de eventos, comprometendo a verificação da adequada aplicação dos recursos públicos e a efetividade dos mecanismos de controle institucional”, registrou.

Mais >

Empresas potiguares embarcam para a China em busca de tecnologia e inovação no setor de alimentos

Feira na China Copia

Empresas potiguares dos segmentos de alimentos e bebidas embarcam neste mês para a China com um objetivo em comum: buscar tecnologias, equipamentos e modelos produtivos capazes de acelerar a expansão dos negócios e aumentar a competitividade em um mercado cada vez mais pressionado por eficiência, inovação e ganho de escala.

A iniciativa reflete um movimento crescente entre pequenas e médias empresas brasileiras que buscam referências em mercados considerados líderes globais em automação industrial, transformação digital e produtividade.

Durante a missão, os empresários participarão de quatro dos principais eventos do setor na Ásia: ProPak China, Hi & Fi Asia-China, HNC e Starch Expo China. As feiras reúnem fabricantes de equipamentos, fornecedores de insumos, especialistas em automação industrial e empresas ligadas à inovação em alimentos, bebidas e embalagens.

A expectativa é que os participantes tenham contato direto com tendências que vêm transformando a indústria global, incluindo novas tecnologias de processamento, sistemas de controle de qualidade, automação de linhas produtivas e soluções voltadas à sustentabilidade.

Além das feiras, a agenda prevê visitas técnicas personalizadas de acordo com o perfil e as necessidades de cada empresa participante. Entre os empreendimentos incluídos no roteiro estão a Shandong Yuncheng Ruisheng Glass/Vanjoin, fabricante de embalagens de vidro para bebidas, e a Aocno Baking Machinery Co., Ltd., especializada em equipamentos industriais para panificação. O objetivo é permitir que os empresários observem de perto processos produtivos, modelos de gestão industrial, sistemas de controle operacional e aplicações práticas de tecnologias utilizadas por empresas que atuam em larga escala.

Mais >

Comissão da Câmara aprova redução da maioridade penal para 16 anos

Ativistas, conselheiros tutelares, coletivos, fóruns e organizações da sociedade civil participam de caminhada contra a redução da maioridade penal, na Esplanada dos Ministérios (José Cruz/Agência Brasil)

A Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJ) da Câmara dos Deputados aprovou, nesta quarta-feira (10), a Proposta de Emenda à Constituição (PEC nº 32/15) que reduz a maioridade penal de 18 para 16 anos no Brasil.

A PEC recebeu 44 votos favoráveis e 18 contrários. O aval da comissão representa o primeiro passo da tramitação da proposta, que agora seguirá para análise de uma comissão especial antes de ser votada em dois turnos, no Plenário da Casa.

A aprovação do parecer favorável do relator, deputado Coronel Assis (PL-MT), ocorreu após mais de duas horas de intenso debate. Para o relator, a medida é juridicamente viável, não viola as chamadas cláusulas pétreas da Constituição Federal, nem tratados internacionais.

A conclusão de Assis foi rebatida por deputados contrários à iniciativa, que argumentam que os direitos da infância e da juventude são cláusulas pétreas que não podem ser alteradas salvo com uma nova constituinte.  

“Esta é uma cláusula pétrea da Constituição. Ou seja, só pode ser modificada com uma nova Constituição. E não estamos aqui falando de uma nova Constituição, mas sim de alterar a atual, modificando uma cláusula que não pode ser alterada”, alegou o deputado Tadeu Veneri (PT-PR), para quem a PEC, se aprovada no Congresso Nacional, será barrada no STF.

“Não podemos iludir a população de que isto vai prosperar. Não vai. Vai chegar no STF e vai parar. E teremos feito um grande debate apenas com cunho eleitoral”, acrescentou Veneri.

Suspeito apontado como líder do tráfico em Pipa é preso com arma e carro de luxo

Um homem de 39 anos investigado por tráfico interestadual de drogas, associação para o tráfico e lavagem de dinheiro foi preso nesta quarta-feira (10) na praia de Pipa, em Tibau do Sul, durante uma operação conjunta das polícias civis do Rio Grande do Norte e de Pernambuco.

A prisão ocorreu durante a Operação “Nesher”, deflagrada simultaneamente em nove estados com o objetivo de cumprir mandados judiciais contra investigados por envolvimento com organizações criminosas.

Segundo a Polícia Civil, o suspeito, natural de Campina Grande (PB), é apontado pelas investigações como integrante de uma organização criminosa voltada ao tráfico interestadual de drogas e à lavagem de capitais.

De acordo com os investigadores, ele também seria ligado a um grupo criminoso com atuação no tráfico de drogas na região de Pipa. As suspeitas são objeto de investigação policial.

Durante o cumprimento do mandado de busca e apreensão, os policiais encontraram uma pistola calibre 9 mm, 13 munições intactas, um veículo Volvo com indícios de clonagem, além de um rádio comunicador, roupas camufladas e uma máscara.

Após os procedimentos de praxe, o suspeito foi encaminhado ao sistema prisional, onde permanece à disposição da Justiça. As investigações continuam.

A Polícia Civil reforçou que informações anônimas que possam auxiliar o trabalho policial podem ser repassadas por meio do Disque Denúncia 181.

Atleta de bicicross morre em acidente na Grande Natal

O atleta de bicicross Julio Cesar Silva Gomes, de 40 anos, morreu em um acidente que envolveu um carro e duas motos na noite desta terça-feira (10) na Estrada de Genipabu, na cidade de Extremoz, na Grande Natal. Outras duas pessoas ficaram gravemente feridas e foram internadas no Hospital Monsenhor Walfredo Gurgel, em Natal.

Testemunhas relataram que a batida aconteceu por volta das 22h30. Um carro do tipo Honda Civic em alta velocidade teria atingido três motos e saído da pista, parando na calçada de uma residência.

Na manhã desta quarta-feira (10), ainda era possível ver vestígios do acidente na área, como partes do carro.

Julio Cesar, conhecido como Dudu, era atleta e fundador do Clube Natalense de Bicicross. Em seu perfil no instagram ele se apresentava como vice-campeão RN 2025 e vice-campeão Brasileiro 2025.

A Federação Norte Riograndense de Bicicross emitiu nota de pesar pela morte de Dudu. “Sua dedicação, paixão pelo bicicross e amizade deixarão marcas eternas em todos que tiveram o privilégio de conhecê-lo e conviver ao seu lado”, diz a nota.

Amigos e familiares lamentaram a morte nas redes sociais. A Associação de Moradores de Ponta Negra lembrou da luta de Dudu por melhorias na praça da pista de bicicross do bairro.

Com informações de g1 RN

Construção civil movimenta R$ 522,5 bilhões e emprega 2,5 milhões no Brasil, aponta IBGE

Com 191 mil empresas em atividade, a indústria da construção gerou R$ 522,5 bilhões em obras, incorporações e serviços ao longo de 2024. O setor empregou 2,5 milhões de trabalhadores e desembolsou R$ 95,6 bilhões em salários, segundo levantamento divulgado pelo IBGE nesta terça-feira (10).

As obras de infraestrutura lideraram a geração de receita no setor, respondendo por R$ 200,9 bilhões, o equivalente a 38,4% do total. Em seguida aparecem a construção de edifícios, com R$ 198,9 bilhões (38,1%), e os serviços especializados para construção, que movimentaram R$ 122,8 bilhões (23,5%).

Peso das obras públicas

Um dos destaques do levantamento é a forte participação do poder público na atividade. Do valor total gerado pela indústria da construção, 33% tiveram origem em demandas governamentais. No segmento de infraestrutura, essa participação chegou a 48,2%, representando quase metade dos investimentos realizados.

Segundo o gerente da pesquisa, Marcelo Miranda, os dados evidenciam a importância das obras de infraestrutura para a construção civil e o papel relevante do setor público nesse mercado.

Construção de edifícios concentra mais empregos

Apesar de ocupar a segunda posição em valor gerado, a construção de edifícios foi o segmento que mais empregou trabalhadores, concentrando 35,7% do total de pessoas ocupadas no setor. Os serviços especializados responderam por 34,4% dos empregos, enquanto as obras de infraestrutura reuniram 29,9%.

Salários chegam a 2,6 mínimos

A pesquisa também mostrou que os salários médios da construção civil permanecem relativamente baixos. A remuneração média do setor foi equivalente a 2,1 salários mínimos por mês.

As empresas de infraestrutura registraram os maiores salários, com média de 2,6 salários mínimos. Na construção de edifícios, a remuneração média foi de 1,9 salário mínimo, enquanto os serviços especializados pagaram 1,8 salário mínimo.

Mais >

Ônibus desgovernado bate em diversos veículos em avenida movimentada de Natal

Um acidente envolvendo um ônibus e vários veículos provocou transtornos na manhã desta quarta-feira (10) na Avenida Antônio Basílio, uma das vias mais movimentadas de Natal.

De acordo com informações apuradas no local, o motorista de um transporte coletivo teria perdido o controle da direção e atingido pelo menos três carros nas proximidades do Hospital Unimed.

Imagens registradas por motoristas mostram os veículos envolvidos após a sequência de colisões. Apesar do susto e dos danos materiais, ninguém ficou ferido.

As circunstâncias que levaram o condutor a perder o controle do ônibus ainda deverão ser apuradas.

Inmet publica alerta de chuvas intensas para Natal e mais 164 cidades do RN

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) publicou um alerta de chuvas intensas para 165 municípios do Rio Grande do Norte. O aviso é do tipo amarelo, classificado como de perigo potencial, e abrange cidades como Natal, Mossoró, Parnamirim, São Gonçalo do Amarante, Macaíba, Ceará-Mirim, Caicó, Currais Novos e Pau dos Ferros.

De acordo com o comunicado emitido pelo órgão, há previsão de chuva entre 20 e 30 milímetros por hora ou até 50 milímetros ao longo do dia, além de ventos intensos variando entre 40 km/h e 60 km/h. O alerta teve início à 0h desta quarta-feira (10) e permanece válido até as 23h59.

Segundo o Inmet, o alerta amarelo indica baixo risco de ocorrências como interrupção no fornecimento de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e descargas elétricas. Apesar da baixa severidade, o instituto recomenda que a população mantenha atenção às condições climáticas durante o período.

Em caso de rajadas de vento, a orientação é evitar abrigo sob árvores, devido ao risco de queda de galhos e incidência de descargas elétricas. O órgão também recomenda não estacionar veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda.

Para mais informações ou em situações de emergência, a população pode entrar em contato com a Defesa Civil pelo telefone 199 ou acionar o Corpo de Bombeiros por meio do número 193.

Com informações de Tribuna do Norte

Operação investiga rede de exploração sexual no RN e outros dois estados do Nordeste

Uma operação deflagrada nesta quarta-feira (10) pela Polícia Federal identificou indícios de uma rede interestadual de tráfico de mulheres para exploração sexual que teria atuação no Rio Grande do Norte, além da Paraíba e de Pernambuco. A ação, denominada Operação Donos da Noite, cumpriu mandados de busca e apreensão e realizou fiscalizações em estabelecimentos investigados por suspeitas de tráfico de pessoas e submissão de vítimas a condições análogas à escravidão.

A operação foi realizada em conjunto com o Ministério Público Federal (MPF), o Ministério Público do Trabalho (MPT) e o Ministério do Trabalho e Emprego (MTE). Segundo as investigações, os envolvidos utilizariam estabelecimentos para exploração sexual de mulheres em situação de vulnerabilidade, submetendo as vítimas a mecanismos de controle como dívidas, metas de consumo e multas.

De acordo com a Polícia Federal, há indícios de que as mulheres eram transferidas entre unidades localizadas nos estados da Paraíba, Pernambuco e Rio Grande do Norte, o que caracteriza a atuação interestadual do grupo investigado.

As investigações tiveram início após informações levantadas pela Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher (DEAM) de Guarabira, na Paraíba. O caso passou para a competência da Justiça Federal e foi aprofundado pela Polícia Federal.

Além do cumprimento dos mandados judiciais, equipes realizam inspeções nos estabelecimentos investigados para identificar possíveis vítimas de tráfico de pessoas e trabalho análogo à escravidão, além de viabilizar eventuais resgates.

Mais >