Lei em Natal exige que farmácias informem consumidores sobre remédios gratuitos do SUS

As farmácias e drogarias em Natal estão obrigadas a afixar cartazes informativos sobre medicamentos distribuídos gratuitamente pelo SUS. A Lei nº 8.133 abrange também a divulgação de remédios com desconto oferecidos por programas públicos ou privados de saúde.

Os cartazes devem trazer a seguinte mensagem: “Senhor consumidor, existem medicamentos distribuídos gratuitamente pelo SUS. Consulte a RENAME no site do Ministério da Saúde.” O material precisa ser fixado em local de fácil acesso e ampla visibilidade, na área interna ou externa dos estabelecimentos. O formato mínimo exigido é o papel A4, com fonte Times New Roman ou Arial, tamanho 24, na cor preta.

A escolha do material para confecção dos cartazes fica a critério dos proprietários dos estabelecimentos. Farmácias que possuem endereço eletrônico também devem disponibilizar a informação em seus sites.

O descumprimento da lei sujeita o estabelecimento ao pagamento de multa, cujo valor será definido em norma regulamentar da Secretaria Municipal de Saúde. Em caso de reincidência, o valor da multa será aplicado em dobro. A medida busca garantir que consumidores conheçam seus direitos de acesso a medicamentos pelo sistema público de saúde.

O SUS disponibiliza uma lista de medicamentos essenciais, conhecida como Relação Nacional de Medicamentos Essenciais (RENAME). O acesso à lista é feito pelo site do Ministério da Saúde. Com a nova lei, Natal passa a exigir que o comércio farmacêutico atue como canal de informação sobre políticas públicas de saúde.

TSE adia decisão sobre suspensão de pesquisa de voto para presidente

Fachada do TSE

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) suspendeu nesta terça-feira (9) o julgamento sobre a validade da divulgação de uma pesquisa intenção do voto para presidente da República promovida pela AtlasIntel.

A análise do caso foi suspensa por um pedido de vista da ministra Estela Aranha. Até o momento, o placar do julgamento está 1 a 0 pela suspensão da pesquisa. Não há data para retomada do julgamento.  Ontem (8), o presidente do TSE, Kassio Nunes Marques, suspendeu a divulgação do levantamento e entendeu que a pesquisa induziu as respostas dos eleitores.

A pesquisa foi divulgada no dia 19 de maio e apontou queda de cinco pontos na intenção de voto para o senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ), pré-candidato à presidência, após o surgimento da conversa do parlamentar com o banqueiro Daniel Vorcaro. 

O ministro atendeu ao pedido de suspensão feito pelo PL. O partido questionou perguntas relacionadas ao caso Master e disse que também foi apresentado aos eleitores o áudio no qual Flávio aparece pedindo dinheiro a Vorcaro para financiar o filme Dark Horse, cinebiografia do ex-presidente Jair Bolsonaro.

Com a decisão individual de Kassio, a pesquisa não pode permanecer publicada nos canais oficiais da empresa, ser republicada ou impulsionada nas redes sociais.

Plenário 

Na sessão de hoje, o plenário do TSE começou a decidir se a decisão do presidente será referendada. 

Ao reafirmar seu voto, Kassio disse que há elementos consistentes para o possível “comprometimento da neutralidade metodológica” do questionário submetido aos eleitores e que citaram o caso Master.

“A existência de sequência de perguntas que, ao menos em juízo de cognição sumária, aparentam extrapolar a simples aferição neutra da opinião pública para introduzir estímulos narrativos possivelmente aptos a influenciar as respostas”, afirmou. 

Após o voto do relator, a ministra Estela Aranha pediu vista e o julgamento foi suspenso. 

Mais >

Após denúncia de golpe de R$ 25 mil, homem é preso por ameaçar ex-companheira em Natal

A Polícia Civil do Rio Grande do Norte prendeu, nesta terça-feira (9), um homem de 27 anos suspeito de descumprir medidas protetivas de urgência e ameaçar a ex-companheira em Natal. A prisão foi realizada após investigações apontarem que o suspeito continuava abordando a vítima e fazendo ameaças mesmo após determinação judicial que o impedia de se aproximar dela.

Segundo a Polícia Civil, a vítima procurou uma delegacia e denunciou ter sido alvo de um estelionato sentimental praticado pelo então companheiro. De acordo com o relato, o golpe resultou em um prejuízo financeiro superior a R$ 25 mil.

Após descobrir a fraude, a mulher passou a receber ameaças do suspeito, que tentava intimidá-la e causar violência psicológica. Diante da situação, a Justiça concedeu medidas protetivas de urgência para garantir a segurança da vítima.

As investigações revelaram, no entanto, que o homem continuou descumprindo a decisão judicial. Conforme apurado pela polícia, ele abordava a ex-companheira repetidamente em vias públicas, ocasiões em que fazia novas ameaças e afirmava possuir uma arma de fogo.

Com base nos elementos reunidos durante a investigação, os policiais realizaram a prisão do suspeito. Após ser detido, ele foi conduzido à delegacia para os procedimentos legais e, em seguida, encaminhado ao sistema prisional, onde permanecerá à disposição da Justiça.

Vorcaro muda versão sobre Ciro Nogueira e trata repasses como propina em nova proposta de delação

O ex-banqueiro Daniel Vorcaro alterou sua segunda proposta de delação premiada e passou a classificar como propina os pagamentos feitos ao senador Ciro Nogueira (PP-PI). Na primeira versão, o dono do Banco Master descrevia os repasses como gastos de amizade, sem contrapartida. A informação é do Estadão

A mudança foi coordenada pelo advogado Sérgio Leonardo, que assumiu a defesa após a rejeição da proposta anterior pela Polícia Federal e pela PGR. O trabalho levou cerca de 15 dias e resultou em uma narrativa de cooptação do senador em favor dos interesses do banco.

A segunda proposta endureceu as menções a fatos criminosos e trouxe novas informações, como irregularidades na captação de recursos de regimes de previdência municipais e estaduais. Mesmo assim, investigadores avaliam que os fatos não trazem avanços diante do volume de provas já obtido no celular de Vorcaro.

A tendência é que a PF rejeite a proposta. A PGR ainda analisa o material, e não houve comunicação formal à defesa sobre o resultado até o momento.

A mudança de versão sobre Ciro Nogueira ocorreu após a Operação Compliance Zero apontar suspeitas de pagamento de mesada de R$ 300 mil a empresa ligada ao senador. A contrapartida seria a obtenção de benefícios ao Master em propostas em tramitação no Congresso.

Mais >

Governo quer permitir transferência de veículos usados pelo app da CNH e reduzir burocracia

O governo federal está desenvolvendo uma proposta para digitalizar a transferência de propriedade de veículos usados no Brasil. A ideia é permitir que todo o processo seja realizado diretamente pelo aplicativo da Carteira Nacional de Habilitação (CNH Digital), reduzindo a necessidade de etapas presenciais, autenticações em cartório e outros procedimentos burocráticos.

A informação foi anunciada nesta terça-feira (9) pelo ministro dos Transportes, George Santoro, durante entrevista ao programa Bom Dia, Ministro, da Empresa Brasil de Comunicação (EBC).

Segundo o ministro, o objetivo é tornar a compra e venda de veículos usados mais simples, rápida e segura para compradores e vendedores. O projeto está em fase final de desenvolvimento e ainda deverá passar por consultas antes de ser implementado.

De acordo com Santoro, a proposta busca concentrar as etapas da transferência em um ambiente digital, eliminando boa parte dos processos que hoje exigem deslocamentos e atendimento presencial.

“O que hoje é uma epopeia”, definiu o ministro ao comentar as exigências atuais para concluir a transferência de um veículo.

Entre as mudanças previstas está a redução da burocracia envolvendo cartórios e outros procedimentos administrativos. O governo também estuda formas de utilizar tecnologia para garantir segurança jurídica às transações realizadas pela plataforma.

A iniciativa pode representar uma transformação significativa para um mercado que movimenta mais de 10 milhões de transações de compra e venda de veículos usados por ano no país. Atualmente, o processo de transferência varia entre os estados e costuma exigir etapas como reconhecimento de firma, vistoria e apresentação de documentos físicos.

Mais >

Campeão de vaquejada agradece vitória e é morto por não dividir prêmio

O vaqueiro Francisco Eudazio Lira Soares, o Dadá Guedes, de 30 anos, agradeceu pela vitória na competição de vaquejada antes de ser assassinado a facadas em Quixeramobim, no interior do Ceará, na noite deste domingo (7).

Segundo familiares da vítima, o crime foi motivado pela recusa do vaqueiro em dividir o dinheiro do prêmio com o criminoso – que não fazia parte da equipe de vaquejada dele. O suspeito do crime está foragido e não teve o nome informado pela Secretaria da Segurança Pública.

De acordo com uma familiar, durante a comemoração pela vitória o suspeito começou uma discussão pois queria que o vaqueiro dividisse o dinheiro do prêmio com outras pessoas que não estavam na equipe, o que a vítima negou.

A confusão cessou, e Dadá Guedes saiu para buscar o troféu. Quando estava retornando, antes de descer do cavalo, o vaqueiro foi atingido por uma facada na virilha e outra no ombro.

Dadá Guedes foi socorrido e levado a um hospital da região, mas não resistiu aos ferimentos. O suspeito do crime fugiu do local em uma motocicleta.

No vídeo feito antes do crime, Dadá Guedes aparece feliz, comemorando por ganhar o 1º lugar na categoria Rancho junto com outro competidor.

“Só tenho a agradecer a Deus por tudo que tem feito na minha vida. […] Não é fácil o cara fazer uma vaquejada dessas. Que Deus me abençoe, que dessa vez foi eu, graças a Deus”, disse Dadá Guedes nos agradecimentos”

Mais >

Lula lidera com 39% no 1º turno e bate Flavio Bolsonaro por 6 pontos no 2º, aponta Genial/Quaest

Presidente Lula (PT) e o senador Flávio Bolsonaro (PL). Foto: Agência Brasil/ Agência Senado

Pesquisa Genial/Quaest divulgada nesta quarta-feira (10) aponta o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) com 39% das intenções de voto no primeiro turno. O senador Flavio Bolsonaro (PL-RJ) aparece em segundo lugar, com 29%. A informação é da CNN Brasil.

O levantamento testou 12 eventuais candidatos. Ronaldo Caiado (PSD) e Renan Santos (Missão), do MBL, registram 3% cada.

Aécio Neves (PSDB) e Romeu Zema (Novo) somam 2% cada nas intenções de voto. Augusto Cury (Avante), Joaquim Barbosa (DC) e Samara Martins (UP) aparecem com 1% cada.

Cabo Daciolo (Mobiliza), Edmilson Costa (PCB) e Heró Bezerra (PRTB) não pontuaram na pesquisa. Entre os entrevistados, 10% estão indecisos e 9% pretendem votar em branco, nulo ou não votar.

Em cenário de segundo turno contra Flavio Bolsonaro, Lula tem 44% ante 38% do senador. Em maio, os dois estavam em empate técnico, com 42% e 41%, respectivamente.

Contra Romeu Zema, Lula marca 45% e o ex-governador mineiro, 35%. Em maio, a diferença era menor: 44% a 37%.

Diante de Ronaldo Caiado, Lula também registra 45% contra 35% do ex-governador de Goiás. Os números repetem o cenário de maio, quando Lula tinha 44% e Caiado, 35%.

No confronto com Renan Santos, Lula tem 45% e o presidente do Missão registra 31%. Em maio, a diferença já era de 17 pontos percentuais — 45% a 28%.

Mais >

Riachuelo vê faltar peças PP e reduz modelagem com avanço das canetas emagrecedoras

Os medicamentos à base de GLP-1, conhecidos popularmente como canetas emagrecedoras, ainda estão longe de alcançar a maior parte da população brasileira. Mas os efeitos da nova classe de tratamentos já começam a aparecer em diferentes setores da economia desde os alimentos e bebidas, mas também na moda.⁣

Durante evento realizado pela rede farmacêutica Pague Menos e o Itaú BBA nesta terça-feira (9), executivos de grandes empresas relataram mudanças concretas no comportamento dos consumidores associadas à busca por saúde, emagrecimento e bem-estar. Entre eles, Cathyelle Schroeder, CMO da Riachuelo, que disse que a empresa já observa impactos relevantes na demanda por tamanhos de roupas.⁣

“Hoje já vemos impactos e resultados. Quando olhamos para nosso portfólio, em média 5% da nossa grade [modelagem] caiu. Quando pensamos do PP ao GG, já temos essa diferença. Em grades mais do dia a dia, como camisetas, também reduzimos em média 4% os tamanhos”, afirmou.⁣

De acordo Schroeder, o avanço das canetas emagrecedoras já provoca mudanças na operação da companhia. “Começa a faltar nas araras PP e P e sobrar GG e G, um fato que não acontecia há pouquíssimo tempo atrás”, disse a executiva.

Embora a Riachuelo ainda trate o fenômeno como uma tendência em observação, a empresa vê sinais consistentes de mudança. A CMO da varejista cita projeções do setor que apontam para uma redução de quase 6% do mercado de moda plus size em 2026, após anos de expansão.

Mais >

Estudantes de medicina caem com R$ 50 mil em canetas de emagrecer na alfândega entre Paraguai e Brasil

Dois brasileiros, estudantes de medicina e residentes no Paraguai, foram abordados pela Receita Federal, na Ponte Internacional da Amizade, na semana passada, durante a madrugada. Com eles, foram encontrados medicamentos ilegais para emagrecimento, avaliados em R$ 50 mil.

Eles estavam atravessando a fronteira para o Brasil em um carro com placa nacional, quando foram interceptados por servidores da Alfândega, em Foz do Iguaçu, em uma abordagem de rotina.

O veículo era conduzido por uma motorista, que estava acompanhada de um passageiro. Às autoridades, ambos informaram serem estudantes de medicina e moradores do país vizinho, e que estavam a caminho de Foz do Iguaçu para visitar um familiar, transportando uma mala com roupas e um computador portátil, que seria entregue ao parente.

Porém, na vistoria pelo veículo, os fiscais localizaram um compartimento oculto no painel, onde estavam escondidos óculos inteligentes e 263 ampolas de medicamento para emagrecimento, avaliadas em aproximadamente R$ 50 mil.

As mercadorias e o carro foram apreendidos e os estudantes liberados, mas com encaminhamento ao Ministério Público Federal, para fins penais.

Com informações do Metrópoles.

RN registra 19 tremores de terra em maio e reforça monitoramento sísmico no estado

tremores

O Rio Grande do Norte registrou 19 tremores de terra em diferentes municípios potiguares só no mês de maio, de acordo com dados do Laboratório de Sismologia da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Os registros reforçam uma característica pouco conhecida da geologia nordestina: a ocorrência frequente de pequenos tremores de terra.

Segundo pesquisadores da UFRN, fenômenos desse tipo são monitorados praticamente todos os dias pela rede de estações instaladas no estado e em outras áreas do Nordeste.

Entre os eventos mais recentes registrados no Rio Grande do Norte estão um tremor de magnitude 1,7 em Currais Novos, no dia 1º de maio; outro de magnitude 1,9 em Jardim de Piranhas, no dia 24; e um terceiro também de magnitude 1,9 em Lajes, no dia 29 do mesmo mês.

Embora considerados de baixa intensidade e geralmente imperceptíveis para a população, esses eventos integram uma atividade sísmica constante observada pelos especialistas.

O trabalho de monitoramento é realizado pelo Laboratório de Sismologia da UFRN, referência nacional no acompanhamento desses fenômenos. De acordo com os pesquisadores, a ocorrência de tremores na região não é novidade.

“A sismicidade natural no Nordeste do Brasil é conhecida e já relatada desde o século XVIII. Então, não é exatamente uma novidade o aparecimento de sismicidade aqui no Nordeste do Brasil”, explica o coordenador do Laboratório Sismológico da UFRN, Aderson Nascimento, em entrevista à TV Tropical.

Governo regulamenta subvenção ao diesel e regras para desconto de R$ 1,12 por litro comercializado

Em meio ao cenário de instabilidade internacional e às pressões sobre os preços da energia decorrentes dos conflitos no Oriente Médio, o Governo do Brasil publicou nesta terça-feira (9/6), no Diário Oficial da União, o Decreto 12.995 que regulamenta a concessão de subvenção econômica aos produtores e importadores de óleo diesel de uso rodoviário no País, no valor de R$ 1,12 por litro comercializado, conforme previsto na Medida Provisória nº 1.363/2026.

A medida estabelece as regras para operacionalização do benefício, voltado às refinarias nacionais e aos importadores habilitados, com o objetivo de garantir previsibilidade no abastecimento de diesel no País e contribuir para mitigar os impactos da volatilidade internacional dos preços do combustível sobre o mercado interno.

Lembrando
No dia 29 de maio, o governo brasileiro publicou novas medidas para renovar as ações de contenção da alta dos preços dos combustíveis . As ações substituem as medidas emergenciais adotas pelo governo diante da volatilidade do mercado mundial de petróleo, já que a primeira fase dessas iniciativas tinha vigência prevista até 31 de maio.

Acesso

Para ter acesso à subvenção, produtores e importadores deverão aderir formalmente ao programa junto à Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), por meio de termo de adesão, e comprovar que o valor correspondente ao benefício foi integralmente descontado no preço de venda do diesel rodoviário. O desconto deverá constar de forma expressa na Nota Fiscal Eletrônica, no campo de informações complementares.

O decreto também estabelece que a subvenção será apurada em períodos quinzenais, entre 1º de junho e 31 de dezembro de 2026, com envio obrigatório à ANP de informações sobre preços e volumes comercializados até cinco dias úteis após o encerramento de cada período de apuração. Caberá à Agência verificar a conformidade das operações, solicitar eventuais correções e efetuar o pagamento aos beneficiários habilitados.

Mais >

Brasil tem a 2ª camisa mais bonita da Copa de 2026, segundo ranking internacional

A camisa da Seleção Brasileira para a Copa do Mundo de 2026 foi classificada como a segunda mais bonita entre as seleções que disputarão o torneio, segundo um ranking divulgado pelo site norte-americano The Athletic, ligado ao The New York Times.

O levantamento colocou o uniforme brasileiro atrás apenas de Gana. A Inglaterra ficou na terceira posição. A lista avaliou as camisas das seleções com base em critérios como design, gola, mangas, cortes, proporções, estampas e elementos históricos e simbólicos de cada país.

No caso do Brasil, os analistas destacaram o retorno a elementos considerados mais tradicionais, após críticas ao modelo utilizado na Copa de 2022. O texto afirma que o uniforme da Seleção é “quase impossível de estragar”, mas que a edição anterior teria testado essa ideia.

A análise também comparou o novo design a camisas usadas em outras gerações da Seleção Brasileira, citando modelos da Copa América de 2004 e até da década de 1980. O ranking ressaltou ainda detalhes como a gola e elementos visuais que remetem a versões históricas do uniforme.

Além de Brasil, Gana e Inglaterra, o ranking inclui seleções como Alemanha, Espanha, Argentina, França e Estados Unidos. A Croácia aparece na última posição da lista, que reúne 48 uniformes de seleções nacionais.

Confira o ranking completo:
1º Gana
2º Brasil
3º Inglaterra
4º Alemanha
5º Marrocos
6º Arábia Saudita
7º Espanha
8º Austrália
9º Bélgica
10º Cabo Verde

Mais >

Suspeito de gravar imagens íntimas da ex-companheira é preso pela polícia na Grande Natal

Um homem suspeito de gravar e guardar imagens íntimas da ex-companheira sem a autorização dela foi preso por policiais civis durante a manhã desta segunda-feira (8) em Parnamirim, cidade da Grande Natal. Ele também foi detido por posse ilegal de munições.

De acordo com as investigações da Polícia Civil, o homem, de 41 anos, é suspeito de registrar cenas de atos libidinosos e de nudez envolvendo a ex-companheira, imagens que teriam sido obtidas sem a autorização da vítima. Diante disso, o Poder Judiciário expediu um mandado de busca e apreensão domiciliar, visando localizar e apreender equipamentos eletrônicos que estariam armazenando as imagens não autorizadas.

Durante o cumprimento do mandado, foram encontradas munições de calibre .38 em um dos cômodos da residência. Na ocasião, os policiais deram voz de prisão ao suspeito.

O homem foi conduzido à delegacia para os procedimentos cabíveis e permanecerá à disposição da Justiça.

A Polícia Civil reforça a importância da colaboração da população. Informações podem ser repassadas, de forma anônima e segura, por meio do Disque Denúncia 181.

Ginecologistas alertam que decisão do Senado pode dificultar atendimento a crianças vítimas de estupro

A Associação de Ginecologia e Obstetrícia do RN (Sogorn) classificou como um “retrocesso” a decisão do Senado Federal que suspendeu os efeitos da Resolução nº 258/2024 do Conselho Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente (Conanda), norma que tratava do atendimento a crianças e adolescentes vítimas de violência sexual.

Em nota técnica divulgada nesta terça-feira (9), a entidade médica afirmou que a medida pode enfraquecer a rede de assistência criada para acolher vítimas em situação de vulnerabilidade e gerar novos obstáculos ao acesso de serviços já previstos pela legislação brasileira.

Segundo a SOGORN, a resolução não alterava as hipóteses de aborto legal existentes no país. De acordo com a entidade, o texto estabelecia orientações para padronizar o acolhimento, reduzir a revitimização e organizar o fluxo de atendimento de crianças e adolescentes vítimas de violência sexual.

O que foi suspenso

A norma derrubada pelo Senado havia sido aprovada pelo Conanda em 2024 e estabelecia diretrizes para o atendimento e a garantia de direitos de crianças e adolescentes vítimas de violência sexual. Entre os pontos abordados estavam procedimentos de acolhimento, encaminhamento na rede de proteção e orientações relacionadas aos casos de interrupção legal da gravidez já previstos na legislação brasileira.

A suspensão ocorreu por meio do Projeto de Decreto Legislativo (PDL) 3/2025. A relatora da proposta no Senado, senadora Damares Alves, argumentou que parte do conteúdo da resolução tratava de temas que deveriam ser disciplinados pelo Congresso Nacional e extrapolavam as atribuições do Conanda.

Mais >

ALERTA NO RN: Inmet prevê chuva forte e ventos em Natal e mais 25 cidades

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu nesta terça-feira (9) um alerta amarelo de perigo potencial para chuvas intensas em Natal e outros 25 municípios do Rio Grande do Norte. O aviso segue válido até as 23h59 e prevê acumulados de até 50 milímetros de chuva por dia, além de ventos que podem chegar a 60 km/h.

Segundo o órgão, a previsão aponta chuvas entre 20 e 30 milímetros por hora, acompanhadas de rajadas de vento. Apesar do alerta, o risco de ocorrências graves é considerado baixo.

Ainda assim, o Inmet alerta para a possibilidade de transtornos pontuais, como queda de galhos de árvores, interrupção no fornecimento de energia elétrica, alagamentos localizados e descargas elétricas.

Diante das condições meteorológicas, a orientação é evitar abrigo debaixo de árvores durante ventanias, não estacionar veículos próximos a placas de propaganda e torres de transmissão e evitar o uso de aparelhos eletrônicos ligados à tomada.

Em situações de emergência, a população pode acionar a Defesa Civil pelo telefone 199 ou o Corpo de Bombeiros pelo número 193.

As cidades incluídas no alerta são: Arês, Baía Formosa, Brejinho, Canguaretama, Ceará-Mirim, Espírito Santo, Extremoz, Goianinha, Jundiá, Lagoa de Pedras, Macaíba, Montanhas, Monte Alegre, Natal, Nísia Floresta, Nova Cruz, Parnamirim, Passagem, Pedro Velho, São Gonçalo do Amarante, São José de Mipibu, Senador Georgino Avelino, Tibau do Sul, Várzea, Vera Cruz e Vila Flor.

Lindbergh Farias fala em “censura à pesquisa AtlasIntel” e cobra honestidade de Flávio no caso do filme Dark Horse

O deputado federal Lindbergh Farias (PT-RJ) denunciou “censura à pesquisa AtlasIntel” que apontaria uma queda nas intenções de voto do senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ), pré-candidato à Presidência da República. Em postagem publicada nesta segunda-feira (8) na rede social X, antigo Twitter, o petista associou a suspensão da divulgação do levantamento aos escândalos envolvendo o parlamentar da extrema direita e o controlador do Banco Master, Daniel Vorcaro, nas negociações para financiar o filme Dark Horse, retrato biográfico de Jair Bolsonaro (PL), que cumpre prisão domiciliar após ser condenado pelo Supremo Tribunal Federal a 27 anos e três meses de prisão no inquérito da trama golpista.

Em sua postagem, Lindbergh criticou a decisão do presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministro Kassio Nunes Marques, que suspendeu a divulgação do levantamento por supostos indícios de comprometimento da metodologia.

O parlamentar afirmou que a pesquisa apontaria queda nas intenções de voto de Flávio Bolsonaro após a divulgação de áudios ligados à negociação de recursos para o longa. Ao menos R$ 61 milhões, de um total de R$ 134 milhões pedido pelo senador, foram repassados para o projeto cinematográfico.

“ABSURDO! Flávio Bolsonaro e o PL impõem censura à pesquisa Atlas/Intel que registrou queda de intenções de voto dele após vazamento daquele áudio dele pedindo 61 milhões pro Vorcaro”, afirmou o deputado.

Para Lindbergh, a família Bolsonaro “defende liberdade de expressão só até a página 2”. “Quando a verdade contra eles aparece, é censura, agem como ditadores! Terão que censurar tudo, porque nós não vamos deixar de falar do BOLSOMASTER nem um dia sequer!”, acrescentou.

“Ninguém vai impedir que se debata o fato de que você tomou sessenta e um milhões de reais do Vorcaro que foi para o fundo Havengate, no Texas”, ressaltou Lindbergh. Advogado do ex-deputado federal cassado Eduardo Bolsonaro (PL-SP) nos Estados Unidos, Paulo Calixto administra o Havengate Development Fund, que recebeu parte dos R$ 61 milhões enviados em 2025 pelo ex-banqueiro Daniel Vorcaro, a pedido feito por Flávio Bolsonaro.

Vorcaro está preso e em processo de negociação de delação premiada após ser alvo da Operação Compliance Zero. A Polícia Federal investiga um esquema de fraudes financeiras que, segundo a corporação, movimentou ao menos R$ 12 bilhões.

Homem é preso após tentar fugir com aves silvestres em cativeiro em Macaíba

Um homem de 38 anos foi preso na noite desta segunda-feira (8) por manter aves silvestres em cativeiro durante uma fiscalização do Comando de Policiamento Rodoviário Estadual (CPRE) em Macaíba, na Região Metropolitana de Natal. A prisão ocorreu durante uma blitz realizada pela 2ª Companhia de Policiamento Rodoviário (2ª CPRV/Batalhão Rodoviário), na área central da cidade.

De acordo com a polícia, o motorista tentou fugir ao perceber a presença da equipe policial, mas foi interceptado logo em seguida. Durante a abordagem, os agentes encontraram quatro aves silvestres mantidas no interior do veículo.

Após a constatação da irregularidade, o suspeito foi encaminhado à Central de Flagrantes, onde foi autuado com base na Lei de Crimes Ambientais.

As aves apreendidas ficaram sob responsabilidade das autoridades competentes para os procedimentos cabíveis.

Pagamento de até R$ 3.746: PIS/Pasep confirma depósitos nos dias 15 e 25 de junho

Esse valor corresponde à soma de dois benefícios: R$ 946 do Abono Salarial, destinado a quem trabalhou por sete meses no ano-base de 2024, com pagamento previsto para o dia 15; e R$ 2.800 referentes ao ressarcimento das cotas do PIS/Pasep, para quem realizou a solicitação até 31 de maio de 2026, com pagamento programado para 25 de junho.

Os valores serão liberados apenas para os trabalhadores que atendem a todos os requisitos previstos para o período de referência. Por isso, é importante consultar as regras, verificar os critérios de elegibilidade e acompanhar o calendário de pagamentos para confirmar o direito ao benefício e realizar o saque corretamente.

Conforme mencionado, o valor de R$ 3.746, que será liberado em junho, vem da soma de dois pagamentos distintos relacionados ao PIS/Pasep:

Para quem trabalhou sete meses, o valor do abono em 2026 será de R$ 946.

Calendário do Abono Salarial 2026

Os pagamentos do abono seguem calendário unificado pelo mês de nascimento. Para 2026, os trabalhadores nascidos em julho e agosto receberão a partir de 15 de junho.

Veja as datas:

Nascidos emRecebem a partir deRecebem até
Janeiro16 de fevereiro30/12/2026
Fevereiro16 de março30/12/2026
Março e abril15 de abril30/12/2026
Maio e junho15 de maio30/12/2026
Julho e agosto15 de junho30/12/2026
Setembro e outubro15 de julho30/12/2026
Novembro e dezembro17 de agosto30/12/2026

Os valores ficam disponíveis até 30/12/2026 para saque, via Caixa Econômica Federal (PIS) ou Banco do Brasil (Pasep).

Como consultar o benefício?

Ressarcimento de cotas do PIS/Pasep

O ressarcimento de cotas do PIS/Pasep destina-se a quem trabalhou entre 1971 e 1988 com carteira assinada no setor privado ou como servidor público. Após a transferência dos saldos ao Tesouro Nacional, os beneficiários podem solicitar a devolução dos valores relativos às cotas, desde que não tenham realizado o saque anteriormente.

Adolescente de 15 anos é flagrado dirigindo, e pai acaba preso durante blitz na Grande Natal

O Comando de Policiamento Rodoviário Estadual (CPRE), por meio da 3ª Companhia de Policiamento Rodoviário Estadual (3ª CPRV/Batalhão Rodoviário), flagrou, na noite deste domingo (7), um adolescente de 15 anos conduzindo um veículo na Grande Natal.

A abordagem aconteceu durante uma blitz realizada em São José de Mipibu. De acordo com o CPRE, o pai do adolescente, de 40 anos, estava no banco do passageiro e informou aos policiais que havia ingerido bebida alcoólica. Por esse motivo, decidiu entregar a direção do veículo ao filho.

Diante da situação, o homem recebeu voz de prisão. A ocorrência foi encaminhada à Central de Flagrantes, onde foram adotadas as medidas cabíveis.

Plano Brasil Soberano adota novas regras e mais empresas podem aderir

Entrou em vigor nesta segunda-feira (8) as novas regras do Programa Brasil Soberano. Agora, um número maior de empresas poderá solicitar linhas de crédito do programa. O governo federal reduziu de 5% para 1% o percentual mínimo de impacto no faturamento exigido. As mudanças foram anunciadas na última semana, mas passaram a valer hoje.

Com a medida, empresas exportadoras e fornecedores afetados pelas tarifas impostas pelos Estados Unidos ou pelos impactos econômicos dos conflitos no Oriente Médio poderão acessar os financiamentos mesmo com perdas menores de receita.

>> Receba notícias do NOVO em tempo real pelo WhatsApp

Quem será atendido

A ampliação beneficia dos grupos 1 e 3 do Plano Brasil Soberano:

  • Exportadores de bens industriais e fornecedores afetados pelas tarifas impostas pelos Estados Unidos (grupo 1);
  • Exportadores industriais e fornecedores com operações em países do Oriente Médio impactados pelos conflitos na região (grupo 3).

Para ter acesso ao crédito, as empresas desses grupos precisarão comprovar que as exportações representaram ao menos 1% do faturamento bruto no período de referência. Antes, o limite mínimo exigido era de 5%.

No caso do grupo 1, as perdas no faturamento deverão ser comparadas com os 12 meses de 1º de julho de 2024 a 30 de junho de 2025. Para o grupo 3, a apuração deve ser comparada com os 12 meses de 1º de janeiro de 2025 a 31 de dezembro de 2025.

Entre os setores contemplados pelo primeiro grupo estão:

  • Aço;
  • Cobre;
  • Alumínio;
  • Automotivo;
  • Moveleiro.

Grupo mantido

A portaria não altera as regras do terceiro grupo do programa, formado por setores considerados estratégicos para a economia brasileira.

  • Entre eles estão:
  • Têxtil;
  • Químico;
  • Farmacêutico;
  • Automotivo;
  • Máquinas e equipamentos;
  • Eletrônicos e informática;
  • Borracha e plástico;
  • Equipamentos de transporte;
  • Minerais críticos.
Mais >