Atrizes potiguares Alice Carvalho e Tânia Maria são indicadas ao Prêmio Grande Otelo 2026

As atrizes potiguares Alice Carvalho e Tânia Maria estão entre os indicados ao Prêmio Grande Otelo 2026, considerado o mais importante reconhecimento do audiovisual brasileiro. A lista oficial de indicados foi divulgada na última terça-feira (2) pela Academia Brasileira de Cinema e Artes Audiovisuais (ABCAA).

Natural de Natal, Alice Carvalho concorre em duas categorias. A atriz disputa o prêmio de Melhor Atriz em Série de Ficção por sua atuação como Dinorah Vaqueiro na série “Cangaço Novo”, sucesso de público e crítica, além de estar indicada na categoria Melhor Atriz Coadjuvante por interpretar Fátima no longa “O Agente Secreto”.

“Muito honrada pelas indicações de ‘O Agente Secreto’ nas categorias de longa e ‘Cangaço Novo’ nas de série. Também recebi indicações como atriz de série por ‘Dinorah’ e coadjuvante por ‘Fátima’, essa com 4 minutos de tela Tantas colegas fantásticas comigo. Daqui a 13 dias faço 30 anos. Nunca me vi tão feliz em tudo na vida. Obrigada, Academia Brasileira”, comemorou Alice nas redes sociais.

Já Tânia Maria, nascida em Cobra, distrito de Parelhas, foi indicada ao prêmio de Melhor Atriz pela atuação como Dona Sebastiana em “O Agente Secreto”. 

O longa é o grande destaque desta edição do Grande Otelo. O longa lidera a premiação com 18 indicações, incluindo Melhor Filme, Direção, Roteiro Original e categorias de atuação. 

A cerimônia de premiação do Prêmio Grande Otelo será realizada no dia 4 de agosto, no Theatro Municipal do Rio de Janeiro.

Com informações de Tribuna do Norte

Trabalhadores do transporte intermunicipal aprovam indicativo de greve no RN

Veículos da empresa Trampolim da Vitória - Foto: Reprodução

Os trabalhadores do transporte intermunicipal do Rio Grande do Norte aprovaram, neste sábado (6), um indicativo de greve com prazo de 72 horas durante assembleias realizadas pelo Sindicato dos Trabalhadores em Transportes Rodoviários do RN (Sintro-RN). A medida pode resultar na paralisação de linhas que atendem municípios da Grande Natal.

Segundo o sindicato, a medida foi motivada pelo descumprimento de acordos por parte das empresas do setor. A categoria cobra o pagamento do reajuste do vale-alimentação referente à negociação 2025/2026 e a assinatura da convenção coletiva de trabalho.

A possível paralisação afetaria linhas que operam em cidades como Parnamirim, Macaíba, São Gonçalo do Amarante e São José de Mipibu. Caso não haja avanço nas negociações até o fim do prazo estabelecido, a categoria poderá deflagrar greve nos próximos dias.

‘Educação e saúde, duas coisas que não abrimos mão’, diz Lula, em centro de referência em cirurgias

O presidente da República, Liz Inácio Lula da Silva, visitou, nesta terça-feira, 2 de junho, o Hospital Municipal Universitário de Rio Verde (HMU), em Goiás. A unidade foi inaugurada em dezembro de 2025 e representa um importante avanço na oferta de atendimento especializado pelo Sistema Único de Saúde (SUS) para a população da região sudoeste do estado. “A educação e a saúde são duas coisas que nós não abrimos mão nesse País”, disse Lula durante visita.

Na ocasião, o presidente também destacou a importância do SUS. “É, possivelmente, o melhor e o único sistema de saúde existente em um país com mais de 100 milhões de habitantes. Não há nada mais importante do que o SUS. Nenhum país do mundo tem um sistema tão completo quanto o nosso”, afirmou.

Com atendimento 100% SUS, o HMU alia assistência à população, ensino, pesquisa e inovação. A abertura e funcionamento da unidade ocorrem graças ao financiamento federal para custeio dos serviços especializados. Em 2026, Governo do Brasil, por meio do Ministério da Saúde, destinou ao município, para o HMU, um incremento de R$ 24 milhões anuais no Teto de Média e Alta Complexidade (MAC), recurso responsável pelo financiamento de procedimentos como exames especializados, cirurgias, internações e demais atendimentos hospitalares realizados pelo SUS.

É, possivelmente, o melhor e o único sistema de saúde existente em um país com mais de 100 milhões de habitantes. Não há nada mais importante do que o SUS. Nenhum país do mundo tem um sistema tão completo quanto o nosso”

“Toda mulher e todo homem, independentemente do berço em que nasceram, da religião, da cor ou do time de futebol, quando estiverem doentes, terão o mesmo tratamento que tem o presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva”, afirmou Lula durante o discurso.

A visita do presidente Lula ao HMU simboliza a integração entre investimentos locais e apoio federal para ampliar o acesso da população à saúde especializada, fortalecer o SUS e garantir que equipamentos modernos e tratamentos de alta complexidade estejam cada vez mais próximos dos brasileiros.

INVESTIMENTO — O reforço no financiamento integra uma trajetória de ampliação dos investimentos federais na saúde de Rio Verde. Entre 2022 e 2026, os repasses do Teto MAC para o município cresceram 248%, passando de R$ 38,2 milhões para R$ 133,2 milhões por ano. O aumento fortalece a rede de saúde local, amplia a capacidade de atendimento e garante maior acesso da população a serviços especializados sem necessidade de deslocamentos para outros centros.

Mais >

Prefeitura de Caicó promove Semana do Meio Ambiente com distribuição de mudas e ações educativas

Caicó vai vivenciar a Semana do Meio Ambiente entre os dias 08 e 12 de junho, com uma programação especial preparada pela Prefeitura de Caicó, por meio da Secretaria Municipal do Meio Ambiente, para promover a conscientização ecológica e incentivar a participação da população em ações de preservação ambiental.

Ao longo da semana, estudantes, comerciantes e moradores poderão participar de visitas guiadas, blitzen educativas e receber mudas nativas e frutíferas distribuídas em diversos pontos da cidade. A iniciativa reforça o compromisso da gestão municipal com a construção de uma Caicó mais verde, sustentável e consciente da importância de cuidar dos recursos naturais.

Segundo a Secretaria Municipal do Meio Ambiente, a programação busca aproximar a população das causas ambientais e estimular atitudes simples que contribuem para a melhoria da qualidade de vida e para a preservação do meio ambiente.

Confira a programação:

Segunda-feira (08/06)

07h30

Terça-feira (09/06)

07h30

08h30

Quarta-feira (10/06)

07h30

Quinta-feira (11/06)

07h00

08h00

Sexta-feira (12/06)

Encerramento da programação com entrega de mudas e blitz educativa no bairro Boa Passagem (em frente ao Supermercado Queiroz).

A Prefeitura de Caicó convida toda a população a participar das atividades e a fazer parte desse movimento de cuidado com a cidade e com o meio ambiente. Cada muda plantada e cada atitude consciente representam um passo importante para garantir um futuro mais sustentável para as próximas gerações.

Mais informações: [email protected].

Sesap alerta para aumento de acidentes com serpentes no RN entre junho e agosto

O Centro de Informação e Assistência Toxicológica do Rio Grande do Norte (Ciatox-RN), vinculado à Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap), alerta a população para o aumento dos acidentes com serpentes entre os meses de junho e agosto. Dados do órgão mostram que esse é o período do ano com maior número de registros de picadas de cobra no estado.

Em 2025, o Rio Grande do Norte contabilizou 836 acidentes com serpentes. A maior parte dos casos, cerca de 77%, ocorreu na zona rural, onde trabalhadores e moradores estão mais expostos ao contato com esses animais.

Levantamento realizado pelo Ciatox com dados dos últimos dez anos aponta que julho é o mês com mais ocorrências, com 89 registros. Em seguida aparecem junho, com 84 casos, e agosto, com 76.

De acordo com a Sesap, o aumento das chuvas faz com que as serpentes procurem locais secos para se abrigar, como quintais, terrenos com entulho, áreas de vegetação, pedras e construções. Esse comportamento aumenta a chance de encontros com pessoas e, consequentemente, de acidentes.

“Com a umidade, elas podem procurar abrigo em quintais, entulhos, pedras e áreas com vegetação. Esse deslocamento, aliado à presença de pessoas nesses ambientes, aumenta a possibilidade de acidentes”, explica Kalianna Gomes, responsável pelo Ciatox-RN.

A secretaria destaca que os cuidados devem ser redobrados principalmente por quem trabalha em atividades rurais, como agricultura, pecuária e extrativismo.

Mais >

Polícia Civil investiga venda de vídeos com tortura de animais no interior do RN

A Polícia Civil do Rio Grande do Norte vai instaurar inquérito para apurar denúncias de maus-tratos e tortura contra animais no município de Marcelino Vieira, no Alto Oeste potiguar. A investigação foi motivada por boletins de ocorrência registrados após a repercussão de vídeos que seriam comercializados por uma moradora da cidade em plataformas digitais.

A suspeita é uma mulher de 44 anos que mantém perfis em redes sociais como YouTube, Instagram, Facebook e TikTok. De acordo com denúncias, ela utilizava áreas restritas a assinantes e o sistema de membros do YouTube para vender gravações com conteúdo explícito de violência. As imagens envolveriam aves, cães, gatos e animais silvestres.

Segundo a Polícia Civil, foram registrados boletins de ocorrência relacionados ao caso de maus-tratos. “Diante das informações apresentadas, será instaurado um Inquérito Policial para apurar os fatos, identificar eventuais responsáveis e esclarecer todas as circunstâncias da ocorrência”, informou o órgão, em Nota.

O Ministério Público do Rio Grande do Norte (MPRN) informou que acompanha as apurações conduzidas pela Polícia Civil para verificar o cometimento de ilícitos. A conduta relatada nas denúncias pode ser enquadrada no Artigo 32 da Lei de Crimes Ambientais (Lei nº 9.605/98), que prevê detenção de três meses a um ano e multa. No caso de maus-tratos contra cães e gatos, a pena é de reclusão de dois a cinco anos, conforme a Lei nº 14.064/2020.

Casos de produção e venda de conteúdos de tortura animal, conhecidos como zoosadismo, têm sido registrados em outros estados. Na última semana, uma empresária foi detida em São Paulo por prática semelhante após denúncia de uma organização não governamental internacional. A Polícia Civil do Rio Grande do Norte afirmou que novas informações sobre o caso de Marcelino Vieira serão divulgadas conforme o avanço das diligências e o cumprimento do devido processo legal.

Mais >

PF investiga Virginia Fonseca por movimentações financeiras milionárias; entenda

Em junho de 2025, Virginia Fonseca deixou a Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) das Bets sem ser indiciada, após a maioria dos membros rejeitar o relatório e o pedido de indiciamento da influenciadora e de mais 16 pessoas. No entanto, a ex-namorada de Vini Jr. agora é investigada pela Polícia Federal por movimentações envolvendo empresas vinculadas a ela, identificadas em relatórios do Conselho de Controle de Atividades Financeiras (Coaf), segundo a revista Piauí.

A CPI das Bets investigava suspeitas de irregularidades no setor de apostas on-line. Na época, a famosa havia sido acusada de crimes de publicidade enganosa e estelionato, devido às propagandas com a Esportes da Sorte.

Foi devido aos Relatórios de Inteligência Financeira (RIFs), da Coaf, anexados à Comissão, que ela passou a ser alvo das autoridades, que investigam a legalidade das operações financeiras da influenciadora e suas empresas, além da origem dos recursos movimentados, a eventual prática de crimes financeiros, fiscais e de lavagem de dinheiro. 

Uma das contas investigadas é a da Talismã Digital, empresa que mantinha com o ex-marido Zé Felipe. Entre março e setembro de 2024, a companhia de mídias digitais recebeu R$ 22,4 milhões. Deste montante, a AMP Pay Marketing e Negócios é apontada como uma das principais depositantes, que enviou R$ 17,7 milhões em cinco remessas via Pix.

O alerta partiu do Santander, já que a AMP Pay está registrada na categoria Simples Nacional, cujo regime permite apenas negócios que faturam até R$ 4,8 milhões por ano, ou R$ 400 mil por mês. Outro detalhe que chamou a atenção do banco foi que, além do montante não previsto na categoria, é que a empresa está localizada em um box comercial no Centro de Itajaí (SC).

A WPink, empresa de suplementos nutricionais de Virgínia, cujos sócios são Samara Cahanovich Martins e Thiago Stabile, também entra no bolo da investigação, conforme a revista. O Mercado Pago Instituição de Pagamento comunicou o Coaf em março de 2025 sobre operações financeiras realizadas entre 2 de janeiro e 13 de março do mesmo ano, em que os créditos da conta somavam R$ 43,6 milhões  e os débitos chegavam a R$ 43,5 milhões.

Mais >

Mulher morre em acidente com moto por aplicativo e carreta na BR-101 em Parnamirim

Uma mulher que seguia como passageira em uma motocicleta de transporte por aplicativo morreu após um grave acidente na BR-101, em Parnamirim, na manhã desta quarta-feira (3). Segundo a Polícia Rodoviária Federal (PRF), a moto bateu na traseira de um veículo, os ocupantes caíram na pista e a mulher acabou sendo atropelada por um caminhão.

A vítima foi identificada como Laila de Nazaré Pereira de Oliveira. De acordo com informações apuradas no local, ela estaria indo trabalhar no momento do acidente.

Ainda segundo a PRF, após a colisão na traseira de uma caminhonete, o condutor da motocicleta perdeu o controle do veículo e foi para outra faixa da rodovia. Sem conseguir estabilizar a moto, piloto e passageira caíram na pista.

Na sequência, uma carreta que trafegava pelo trecho atingiu a mulher. Ela não resistiu aos ferimentos e morreu ainda no local. O condutor da motocicleta ficou ferido e foi socorrido para uma unidade hospitalar. Nenhum ocupante dos outros veículos se machucou.

A área foi isolada para o trabalho da Polícia Científica, responsável pela perícia e recolhimento do corpo. O caso deverá ser investigado pela Polícia Civil, segundo informações a TV Tropical.

Homem é preso por esquema de golpes com energia solar que causou prejuízo de R$ 150 mil no RN

A Polícia Civil do Rio Grande do Norte prendeu, nesta terça-feira (3), um homem de 42 anos suspeito de aplicar golpes envolvendo a compra e instalação de painéis solares em Natal. Contra ele foram cumpridos mandados de prisão preventiva e de busca e apreensão.

Segundo as investigações, o caso começou após uma vítima idosa denunciar ter sofrido um prejuízo de cerca de R$ 150 mil na venda de 126 placas solares. O suspeito teria adquirido os equipamentos mediante contrato, mas não realizou os pagamentos acordados, mesmo após a assinatura de um novo acordo.

De acordo com a Polícia Civil, as apurações apontam que o homem agia com a intenção de obter vantagem ilícita desde o início das negociações. Além desse caso, ele é investigado por outros golpes semelhantes e possui quatro procedimentos relacionados a estelionatos contra idosos.

As investigações também revelaram que o suspeito utilizava sua empresa para comprar equipamentos sem efetuar os pagamentos e firmar contratos de instalação de sistemas solares que não eram executados.

O homem foi localizado e preso no bairro de Neópolis, na Zona Sul de Natal, e encaminhado ao sistema prisional, onde permanece à disposição da Justiça.

Vorcaro entrega nova proposta de delação para PF e PGR com mais nomes

A defesa do banqueiro Daniel Vorcaro, dono do Banco Master, entregou uma nova proposta de delação premiada à Polícia Federal (PF) e à Procuradoria-Geral da República (PGR).

O material foi entregue pelos advogados de Vorcaro durante uma reunião com a PF e a PGR na segunda-feira (1º) e traz nomes de novos personagens que não constavam na primeira versão.

Uma das figuras incluídas na nova proposta de delação de Vorcaro, segundo apurou a coluna, é o senador Ciro Nogueira (PI), presidente nacional do PP e amigo pessoal do banqueiro.

Integrantes da defesa do dono do Master dizem que ele não teria como não citar Ciro na nova proposta de delação após a PF encontrar mensagens do senador para Vorcaro no celular do banqueiro.

Fontes que tiveram acesso ao material afirmam que a nova proposta de delação premiada do dono do Banco Master está “reformulada, ampliada e aprofundada”.

Agora, investigadores da Polícia Federal e da Procuradoria-Geral da República vão analisar o material para decidir se prosseguem ou não com as negociações para a delação de Vorcaro.

Mais >

Lula sanciona lei da Copa do Mundo Feminina e reconhece pioneiras

fifa series, seleção feminina

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva sancionou a lei com as regras para a Copa do Mundo Feminina de 2027 no Brasil. O texto trata das obrigações do país com a Federação Internacional de Futebol (Fifa), incluindo vistos, direitos de transmissão, segurança e marketing.

A lei ainda prevê uma premiação histórica de R$ 500 mil para cada jogadora que representou o Brasil nas competições de 1988 e 1991. Elas foram pioneiras no futebol feminino no país.

Aprovada em maio no Congresso Nacional, a Lei nº 15.421/2026 foi publicada nesta terça-feira (2) no Diário Oficial da União.

O evento esportivo está marcado para ocorrer entre 24 de junho e 25 de julho do ano que vem e será disputado em oito cidades: Belo Horizonte, Brasília, Fortaleza, Porto Alegre, Recife, Rio de Janeiro, Salvador e São Paulo. A expectativa é receber mais de 3 milhões de torcedores.

O marco legal consolida as garantias apresentadas pelo Brasil no processo de candidatura e dá segurança jurídica ao evento. Entre os temas tratados estão venda e revenda de ingressos, procedimentos simplificados para concessão de vistos a estrangeiros, regras de trabalho e voluntariado, ações de segurança pública, proteção dos direitos comerciais e coordenação entre os diferentes níveis de governo.

Pela lei, a Fifa tem exclusividade na divulgação e na venda de produtos e serviços nas áreas próximas aos eventos oficiais, mas isso não abrange o comércio regular desde que esse não realize vendas relacionadas à competição. O texto permite a venda de bebidas alcoólicas nos estádios e locais oficiais, conforme normas sanitárias vigentes.

O governo federal poderá decretar feriado nacional nos dias em que houver disputas da seleção brasileira. Estados, municípios e o Distrito Federal também poderão decretar feriado ou ponto facultativo nos dias em que sediarem eventos do torneio.

Mais >

Mais de 700 mil pessoas em MG, PR e RN serão beneficiadas com sinal digital de TV aberta

Com mais de 700 mil pessoas a serem beneficiadas com sinal digital de TV aberta nos estados de Minas Gerais, Paraná e Rio Grande do Norte, o Brasil Digital avança para levar inclusão a populações mais afastadas das capitais.

O programa do Ministério das Comunicações promove a instalação de antenas para que moradores das regiões contempladas acessem, de forma gratuita, por exemplo, a programação da EBC e canais legislativos. Todas essas medidas foram publicadas nesta sexta-feira (29), no Diário Oficial da União (DOU).

Entre os municípios contemplados estão Araxá, Ipatinga e Poços de Caldas, em Minas Gerais; Guarapuava, no Paraná; e Santa Cruz, no Rio Grande do Norte. As cinco cidades, com populações que variam entre 37 mil e 227 mil habitantes, passam a integrar o grupo de municípios que serão beneficiados com a ampliação da TV aberta e da oferta de canais gratuitos.

O ministro das Comunicações, Frederico de Siqueira Filho, explicou que, com a implantação das antenas do Brasil Digital, mais de 700 mil pessoas poderão acessar a TV Brasil, com filmes, desenhos e notícias sem comerciais, além de canais de educação e saúde.

“Essa é uma política pública de inclusão, voltada para as pessoas que muitas vezes não podem ter gastos extras com assinaturas de TV a cabo, plataformas de streaming ou internet banda larga de alta qualidade. O sinal digital de TV aberta entregue por esse programa garante imagem em alta definição e som limpo de forma totalmente gratuita”, afirmou o ministro.

Pelos acordos firmados neste mês de maio, as câmaras municipais de Araxá, Ipatinga e Guarapuava, a Prefeitura de Poços de Caldas e a Fundação Djalma Marinho, em Santa Cruz, disponibilizarão, como instituições parceiras, o local e a infraestrutura necessários para a instalação das estações de televisão digital. Os termos possuem vigência por prazo indeterminado, garantindo a continuidade do serviço de TV digital para os cidadãos durante todo o período de execução dos serviços nas localidades.

Mais >

Google mantém proibição de anúncios políticos para eleições de 2026

O Google manterá, nas eleições presidenciais de 2026, a proibição da veiculação de anúncios políticos em sua plataforma de publicidade no Brasil. Com a decisão, candidatos, partidos e demais conteúdos de caráter eleitoral continuarão impedidos de utilizar o Google Ads para divulgação paga durante o processo eleitoral.

Em nota enviada à CNN Brasil, a empresa afirmou que a medida segue em vigor desde 2024 e faz parte de seu compromisso global com a integridade das eleições.

“As eleições são importantes para o Google e, ao longo dos últimos anos, temos trabalhado incansavelmente para lançar novos produtos e serviços para apoiar candidatos e eleitores. Desde 2024, o Google Ads não permite a veiculação de anúncios políticos no país. Temos o compromisso global de apoiar a integridade das eleições e continuaremos a dialogar com autoridades em relação a este assunto”, disse o Google em nota enviada à CNN Brasil.

A restrição foi anunciada originalmente em maio de 2024. Na ocasião, o Google justificou a decisão com base em resoluções do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), que ampliaram as exigências de transparência para a publicidade política nas plataformas digitais.

Entre as determinações da Corte Eleitoral estava a criação de repositórios públicos de anúncios, permitindo o monitoramento em tempo real das campanhas pelo tribunal. As plataformas também deveriam disponibilizar informações detalhadas sobre os anúncios, incluindo valores investidos, responsáveis pelo pagamento e critérios de segmentação do público-alvo.

Além das exigências relacionadas à publicidade, o TSE passou a cobrar das grandes empresas de tecnologia a adoção de medidas para reduzir a circulação de conteúdos falsos ou descontextualizados capazes de influenciar o debate eleitoral.

Mais >

Adolescente de 13 anos morre afogado no Rio Potengi na Grande Natal


Um adolescente de 13 anos morreu afogado em um trecho do Rio Potengi na cidade de São Gonçalo do Amarante, na Grande Natal. Adrian Ramos de Souza desapareceu na segunda-feira (1º), mas o corpo dele foi encontrado na manhã desta terça (2) após buscas do Corpo de Bombeiros.

Segundo a família, o adolescente nadava ao lado de amigos no trecho do rio na comunidade Oiteiros, na zona rural, quando foi levado pela correnteza e desapareceu.

Os bombeiros iniciaram as buscas na tarde de segunda, mas sem sucesso. O trabalho precisou ser suspenso ao anoitecer, sendo retomado na manhã desta terça.

Os bombeiros usaram boias e equipamentos de mergulho para as buscas no leito do rio.

Em alguns trechos, os mergulhadores relataram que o rio possui mais de 12 metros de profundidade. Segundo o Corpo de Bombeiros, a correnteza e a água turva dificultaram as buscas.

Afogamento na Lagoa de Extremoz

Um outro corpo foi encontrado na Lagoa de Extremoz, também na Região Metropolitana de Natal, na manhã desta terça-feira. Até a atualização mais recente desta reportagem, o homem não havia sido oficialmente identificado.

O banhista se afogou na segunda ao nadar perto do balneário da lagoa, que fica na Avenida dos Coqueiros. O corpo do homem foi levado para passar por autópsia na Polícia Científica.

g1 RN

Caneta emagrecedora brasileira terá preços a partir de R$ 452, diz fabricante

Ozivy, caneta da EMS — Foto: EMS/Divulgação

A farmacêutica EMS anunciou que sua versão da semaglutida, primeira caneta produzida no Brasil após a quebra da patente da Novo Nordisk, chegará às farmácias a partir de 15 de junho com preços a partir de R$ 452. A informação foi divulgada durante um evento voltado a profissionais do setor farmacêutico e médicos.

A expectativa da empresa é ampliar o acesso ao tratamento da obesidade e do diabetes, já que os medicamentos à base de semaglutida atualmente disponíveis no mercado podem custar cerca de R$ 1 mil por mês. O alto preço do tratamento, inclusive, foi um dos fatores que levaram à rejeição de propostas para incorporação da substância ao Sistema Único de Saúde (SUS).

Recentemente, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) autorizou a EMS a comercializar o produto com preço máximo semelhante ao praticado pelos medicamentos Ozempic e Wegovy, da Novo Nordisk, próximo de R$ 800 por caneta. No entanto, a farmacêutica já havia sinalizado que trabalharia com valores inferiores aos da concorrência.

Segundo a empresa, cada caneta será vendida por R$ 452. Além disso, foi criado um programa de tratamento para os primeiros 90 dias, no qual um conjunto de canetas suficientes para três meses terá custo de R$ 863,23. Nesse modelo, o gasto médio mensal do paciente fica em torno de R$ 287 durante a fase inicial do tratamento.

A partir do quarto mês, as canetas passarão a custar R$ 498. A EMS também anunciou um pacote com duas canetas de 1 mg por R$ 896, embora ainda não tenha divulgado a data de lançamento dessa versão.

A estratégia de preços ocorre em um momento de maior concorrência no mercado de semaglutida. Com o fim da exclusividade da patente da Novo Nordisk, outras empresas passaram a desenvolver versões próprias do medicamento. Até o início deste ano, havia pelo menos 17 pedidos relacionados ao produto em análise pela Anvisa.

Para o lançamento, a EMS informou que disponibilizará mais de 500 mil canetas em um primeiro ciclo de abastecimento, que serão distribuídas para farmácias em todo o país.

Ipem-RN encontra 11 cronotacógrafos irregulares na BR-406, em São Gonçalo do Amarante

O Instituto de Pesos e Medidas do Rio Grande do Norte (Ipem-RN) identificou 11 cronotacógrafos irregulares durante uma operação de fiscalização realizada nos dias 27 e 28 de maio na BR-406, em São Gonçalo do Amarante, na Região Metropolitana de Natal. Ao todo, 208 equipamentos foram inspecionados com apoio da Polícia Rodoviária Federal (PRF).

O cronotacógrafo é um equipamento obrigatório em veículos de carga acima de 4.536 quilos e em veículos de transporte de passageiros com mais de dez lugares. Conhecido como a “caixa-preta” dos veículos, ele registra informações como velocidade, tempo de deslocamento e períodos de parada, auxiliando no monitoramento das condições de condução e na segurança viária.

Durante a fiscalização, os agentes verificaram a validade dos certificados de verificação, a integridade das selagens e a conformidade dos equipamentos com a legislação metrológica. Os veículos com irregularidades foram autuados e os responsáveis poderão ser multados.

Segundo o Ipem-RN, a fiscalização dos cronotacógrafos é fundamental para garantir maior segurança nas rodovias, já que falhas ou irregularidades nos equipamentos podem comprometer o controle das atividades dos motoristas e aumentar os riscos de acidentes. O certificado de verificação dos aparelhos tem validade de dois anos e deve ser emitido após aprovação em testes realizados por postos autorizados pelo Inmetro.

PF desmonta esquema que enviava drogas do RN para a Europa e bloqueia R$ 65 milhões

Uma organização criminosa investigada por utilizar a estrutura portuária do Rio Grande do Norte para enviar drogas à Europa foi alvo de uma operação deflagrada nesta terça-feira 2 pela Polícia Federal, com apoio da Receita Federal. Batizada de Operação Pele de Sapo, a ação busca desarticular o grupo, apontado como responsável por atuar no tráfico internacional de drogas e na lavagem de dinheiro.

Ao todo, foram cumpridos 28 mandados de busca e apreensão e 14 mandados de prisão preventiva nos estados do Rio Grande do Norte, Pernambuco, Pará, São Paulo e Rio de Janeiro.

Segundo as investigações, a organização utilizava estruturas ligadas ao comércio exterior para ocultar atividades ilícitas e viabilizar o envio de entorpecentes para países europeus por via marítima.

De acordo com a Polícia Federal, o esquema incluía fraudes documentais em operações de exportação, uso de empresas de fachada e interposição de terceiros para esconder a origem dos recursos obtidos com o tráfico de drogas.

Além do cumprimento dos mandados judiciais, a operação teve como foco atingir o patrimônio do grupo investigado. A Justiça determinou o bloqueio de aproximadamente R$ 30 milhões em contas bancárias ligadas aos suspeitos.

Mais >

Policial do Rio Grande do Norte morre em acidente de moto em Fortaleza

Um policial militar do Rio Grande do Norte morreu em um acidente de moto na Avenida Godofredo Maciel, no Bairro Mondubim, em Fortaleza, na manhã desta terça-feira (2).

Conforme testemunhas, Giambattista Ferreira da Cunha, conhecido como “Caveira”, de 52 anos, trafegava de Maracanaú em direção ao bairro Parangaba, em Fortaleza; ao fazer uma curva, perdeu o controle do veículo e bateu no poste de uma placa de sinalização localizada no canteiro central da via. O agente morreu no local.

Apesar de pertencer à corporação potiguar, o militar estava atualmente à disposição da Secretaria da Administração Penitenciária e Ressocialização do Ceará (SAP-CE). O órgão lamentou a morte do agente.

Além de atuar nas forças de segurança, Giambattista mantinha um perfil nas redes sociais, com mais de 75 mil seguidores, onde compartilhava reflexões e experiências na área.

Com informações de g1 RN

Declaração do IR pode passar a ser automática em até três anos


O ministro da Fazenda, Dario Durigan, disse que em dois ou três anos não será mais necessário aos contribuintes brasileiros fazer a declaração do Imposto de Renda. A novidade, caso se confirme, se deve às mudanças que vêm sendo implementadas pelo governo federal, no sentido de automatizar procedimentos.

Em março, Durigan já havia acenado com essa possibilidade, após ter demandado à Receita Federal o desenvolvimento de um sistema automatizado capaz de reunir informações financeiras dos contribuintes, o que dispensaria o preenchimento manual da declaração.

Nesta segunda-feira (1º), durante entrevista à Rádio CBN, o ministro informou que a mudança deverá ocorrer em dois ou três anos.

Mais >

Concurso Público Unificado do RN registra mais de 73% de comparecimento às provas

O Governo do Rio Grande do Norte realizou neste domingo (31) as provas do Concurso Público Unificado para provimento de cargos no Departamento Estadual de Trânsito (Detran), Instituto de Previdência dos Servidores (Ipern) e Centrais de Abastecimento (Ceasa). Coordenado pela Secretaria de Estado da Administração (Sead), o certame registrou índices de comparecimento acima de 73% dos candidatos inscritos.

Com 49.093 inscrições homologadas, o concurso marcou a primeira experiência do Governo do Estado com o modelo de seleção unificada. Inspirada no Concurso Público Nacional Unificado (CNU), a iniciativa reuniu vagas de diferentes órgãos estaduais em um único certame, ampliando as oportunidades de classificação dos candidatos.

O concurso foi estruturado em blocos de cargos por nível de escolaridade. A partir da escolha do bloco, os candidatos puderam concorrer simultaneamente a vagas de mais de um órgão participante, conforme as regras estabelecidas em edital. O modelo permitiu ainda a realização de inscrições em blocos distintos de níveis médio e superior, observadas as condições previstas no certame.

No turno da manhã, destinado aos cargos de nível médio, o índice de comparecimento foi de 73,49%. Já no período da tarde, voltado aos cargos de nível superior, a participação alcançou 75,82%, demonstrando a ampla adesão dos candidatos à seleção.

Realizadas em Natal, Mossoró e Caicó, as provas transcorreram dentro da normalidade. Segundo a Sead, não houve registro de intercorrências relevantes ou reclamações formais durante a aplicação, que recebeu avaliação positiva da comissão responsável pela organização do concurso.

Mais >