Enare tem novas regras e prazos definidos

A HU Brasil publicou os editais do Exame Nacional de Residência (Enare) 2026/2027, processo seletivo unificado de abrangência nacional destinado ao ingresso em programas de Residência Médica e de Residência em Área Profissional da Saúde, nas modalidades multiprofissional e uniprofissional.

O Enare é um processo seletivo realizado para candidatos que tem interesse em ingressar em Programas de Residência Médica e de Residência em Área Profissional da Saúde – multi e uniprofissional. O objetivo é democratizar acesso às áreas de residência médica e otimizar a ocupação de vagas.

Os editais de candidatos podem ser acessados na página oficial do Enare e detalham todas as normas para participação no certame, incluindo orientações sobre inscrição, etapas de avaliação, critérios de classificação, documentação exigida, prazos e demais procedimentos necessários para os candidatos.

As inscrições estarão abertas para a Residência Médica, com acesso direto, entre os dias 15 e 29 junho. Para a Residência Médica (que exija pré-requisito, ano adicional e área de atuação) e para a Residência em Área Profissional da Saúde (multiprofissional e uniprofissional), as inscrições poderão ser efetuadas entre os dias 15 de junho e 15 de julho de 2026.

As provas serão aplicadas em 60 cidades brasileiras, com data prevista para 13 de setembro de 2026. As taxas de inscrição foram fixadas em R$ 330 para Residência Médica e R$ 220 para os programas de Residência em Área Profissional da Saúde.

Em caso de dificuldades operacionais, problemas de acesso ou dúvidas adicionais sobre a utilização do sistema, as instituições podem acionar os canais de suporte pelo e-mail [email protected] ou outras formas de comunicação disponíveis nos editais.

Mais >

Criança é mordida por tubarão na Praia de Piedade, em Jaboatão dos Guararapes

Uma criança de 11 anos foi mordida por um tubarão neste domingo (31), em Jaboatão dos Guararapes, no Grande Recife. O incidente aconteceu na Praia de Piedade, local que concentra o maior número de ataques em Pernambuco.

Conforme apurou o g1, a vítima é João Lucas Nemézio, que mora perto do local onde ocorreu o incidente. Ele foi mordido por volta das 13h40, horário em que banhistas acionaram o Corpo de Bombeiros.

Sem contar o caso deste domingo, Pernambuco concentra 82 incidentes com tubarão.

João Lucas foi mordido no quadril e na mão, do lado esquerdo do corpo. Um vídeo que circula nas redes sociais mostra guarda-vidas socorrendo o menino e o transportando numa maca. O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) também foi acionado.

O garoto foi inicialmente levado para o Hospital da Aeronáutica, em Piedade. Às 14h48, o menino foi tranferido para o Hospital da Restauração, no Derby, Centro do Recife.

Na unidade hospitalar, conforme apuração da TV Globo, João Lucas chegou estável e levado diretamente ao centro cirúrgico. Até a última atualização desta reportagem, não havia informações sobre o estado de saúde dele.

Mais >

Petrobras reduz em R$ 0,35 preço do diesel para distribuidoras nesta segunda-feira (1º)

A Petrobras anunciou uma redução de 9,59% no preço do diesel A vendido às distribuidoras. Com o reajuste, que entra em vigor nesta segunda-feira (1º), o valor médio do litro passa de R$ 3,65 para R$ 3,30, uma queda de R$ 0,35 por litro.

Segundo a estatal, a redução está ligada à nova subvenção de R$ 1,12 por litro criada pelo governo federal para conter os efeitos da alta do petróleo no mercado internacional.

A medida substitui programas anteriores de auxílio ao combustível e faz parte do pacote anunciado pelo governo para enfrentar os impactos da guerra no Oriente Médio sobre os preços dos combustíveis.

Em nota, a Petrobras informou que ainda avalia os termos da nova subvenção e que eventuais decisões adicionais serão comunicadas ao mercado.

Em março, a estatal havia aumentado o preço do diesel em 11,6%, elevando o valor médio para R$ 3,65 por litro, em meio à disparada das cotações internacionais do petróleo provocada pelo conflito e pelas restrições ao fluxo global da commodity.

Com informações de Blog do BG

Natal libera vacinação contra Influenza para todas as idades a partir de hoje

A Prefeitura de Natal amplia, a partir desta segunda-feira (1), a vacinação contra a Influenza para toda a população com idade a partir de seis meses. A medida, anunciada pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS), disponibiliza o imunizante nas 60 salas de vacinação da capital e em pontos extras instalados em shoppings e na Sesi Clínica Natal, com o objetivo de ampliar a cobertura vacinal no município.

Dados do sistema RN + Vacina mostram que, até o dia 29 de maio, foram aplicadas 93.304 doses da vacina contra a gripe em Natal. Desse total, apenas 30,14% foram destinadas ao público-alvo da campanha, percentual inferior à meta de 90% estipulada pelo Ministério da Saúde.

A campanha de vacinação teve início com foco em grupos prioritários, como crianças de seis meses a menores de seis anos, gestantes, idosos com 60 anos ou mais e trabalhadores da saúde. Posteriormente, a imunização foi ampliada para outros públicos, incluindo pessoas com doenças crônicas, professores, pessoas em situação de rua e profissionais das forças de segurança e salvamento.

As doses estão disponíveis nas Unidades de Saúde de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h às 15h, de acordo com a organização de cada unidade.

Nos pontos extras, o atendimento ocorre nos shoppings Midway Mall e Partage Norte Shopping de segunda a sexta-feira, das 13h às 20h, e aos sábados, das 10h às 15h. Já na Sesi Clínica Natal, a vacinação é realizada de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.

Com informações de Portal da 98 FM

Lua Azul e microlua poderão ser vistas no Brasil neste sábado (30)

O céu do Brasil terá um fenômeno astronômico incomum neste sábado (31). A chamada Lua Azul ocorrerá ao mesmo tempo em que uma microlua, combinação considerada rara pelos especialistas.

O fenômeno poderá ser observado em todas as regiões do país, principalmente no início da noite, quando a Lua surgir no horizonte. Apesar do nome, a Lua Azul não muda de cor. O termo identifica a segunda Lua Cheia registrada dentro do mesmo mês do calendário.

Entenda o que é a Lua Azul

A Lua Azul acontece quando o calendário registra duas Luas Cheias no mesmo mês. Isso ocorre porque o ciclo lunar dura cerca de 29 dias e meio, enquanto os meses possuem entre 28 e 31 dias.

Dessa forma, quando a primeira Lua Cheia acontece nos primeiros dias do mês, o calendário permite o surgimento de uma segunda fase cheia antes do encerramento do período. Além disso, especialistas destacam que o fenômeno não altera a aparência tradicional da Lua, que continuará com coloração prateada.

Microlua deixará satélite menor e menos brilhante

Ao mesmo tempo, a Lua Cheia de sábado também será classificada como microlua. Esse fenômeno ocorre quando o satélite natural atinge o ponto mais distante da Terra em sua órbita, conhecido como apogeu. Segundo o astrônomo Gabriel Hickel, professor da Universidade Federal de Itajubá e parceiro do Observatório Nacional, a Lua ficará a aproximadamente 406 mil quilômetros da Terra.

Por causa disso, ela parecerá um pouco menor e menos brilhante em comparação a uma superlua.

Especialistas afirmam que a diferença visual será discreta. Comparada à superlua, a microlua pode aparentar cerca de 12% menos tamanho e até 25% menos brilho. Outro destaque da noite será a aproximação aparente entre a Lua e Antares, considerada a estrela mais brilhante da constelação de Escorpião.

A coloração avermelhada de Antares deve criar contraste visual com o brilho prateado da Lua durante a observação do fenômeno. Além disso, astrônomos recomendam acompanhar o evento logo após o pôr do sol, momento em que a Lua estará próxima do horizonte.

Mais >

Empresária suspeita de torturar e matar animais para vender vídeos é solta horas após prisão em SP

animais violencia

A empresária Daiana Schuinsekel de Almeida, suspeita de torturar e matar animais para comercializar vídeos na internet, foi solta poucas horas após ser presa nesta quinta-feira 28, no Centro de São Paulo. De acordo com a Polícia Civil, ela confessou em depoimento que produzia os conteúdos com finalidade de excitação sexual.

Segundo informações da TV Globo, os investigadores não conseguiram acessar os celulares da suspeita nem analisar os arquivos armazenados nos aparelhos. Como não houve situação de flagrante, Daiana foi liberada e responderá em liberdade pelos crimes de maus-tratos a animais e atos obscenos.

As investigações apontam que a empresária gravava as agressões e vendia os vídeos em plataformas semelhantes ao Discord para usuários de países da Europa. Nas imagens, segundo a polícia, ela aparece esmagando os animais com os pés e as mãos.

Durante a operação realizada na residência da suspeita, os policiais apreenderam os sapatos utilizados nos vídeos, considerados elementos importantes para a investigação.

A defesa de Daiana, representada pela advogada Camila Almeida Guilherme, informou que iria analisar o caso antes de se pronunciar oficialmente.

O caso começou a ser investigado após uma ONG da Bulgária denunciar o material à Polícia Federal brasileira. A entidade teve acesso aos vídeos e encaminhou as imagens às autoridades.

Mais >

PIB cresce e Brasil deve retomar posição de 10ª maior economia do mundo

Projeções do FMI (Fundo Monetário Internacional), compiladas pela Austin Rating, indicam que o Brasil deve retomar a posição de 10ª maior economia do mundo em 2026. No primeiro trimestre deste ano, a economia avançou 1,1%, pouco acima das expectativas do mercado.

No ano passado, o Brasil ficou de fora o top 10 mundial e foi ultrapassado pela Rússia e pelo Canadá. O país europeu viu sua economia avançar graças a valorização do rublo.

Veja as projeções para 2026 (em US$ bilhões correntes):

– Estados Unidos – 32.383
– China – 20.851
– Alemanha – 5.452
– Japão – 4.379
– Reino Unido – 4.264
– Índia – 4.153
– França – 3.596
– Itália – 2.738
– Rússia – 2.656
– Brasil – 2.635

A comparação das projeções do FMI para o desempenho do PIB em valores correntes do país é feita em dólares. Ou seja, o crescimento de cada país a cada ano depende do crescimento econômico e da taxa de câmbio entre as moedas locais e a divisa americana.

Mais >

Operação da PF investiga fraude previdenciária com repasses para o Rio Grande do Norte

A Polícia Federal deflagrou nesta sexta-feira (29) a Operação Viúvas Fake, que investiga um esquema de fraudes previdenciárias com pagamentos desviados para o Rio Grande do Norte. A ação apura a criação de pessoas fictícias para obtenção ilegal de benefícios de pensão por morte do INSS, causando prejuízos aos cofres públicos.

Ao todo, foram cumpridos três mandados de busca e apreensão nas cidades de Lagoa do Carro, em Pernambuco, e Teresina, no Piauí. Segundo a Polícia Federal, os investigados utilizavam documentação falsa para solicitar e conseguir benefícios previdenciários fraudulentos em Pernambuco. Depois da concessão, os pagamentos eram transferidos para o Rio Grande do Norte.

De acordo com as investigações, a operação conseguiu evitar um prejuízo de aproximadamente R$ 297 mil à União. O valor corresponde a pagamentos retroativos gerados pelas concessões irregulares, que acabaram bloqueados antes de serem sacados.

As apurações contaram com o apoio da Coordenação de Inteligência da Previdência Social, que auxiliou na identificação das inconsistências e no rastreamento das fraudes relacionadas aos benefícios do INSS.

A Polícia Federal informou que os suspeitos poderão responder por crimes de fraude previdenciária e uso de documentação falsa. As investigações continuam para identificar outros possíveis envolvidos no esquema.

Mais >

Protesto de mineradores interdita estrada entre Paraíba e Rio Grande do Norte

Mineradores que trabalham na retirada de pedras nas serras localizadas entre o município de Várzea, na Paraíba, e o Rio Grande do Norte realizaram um protesto na tarde desta sexta-feira (29) e interditaram totalmente a rodovia que liga a cidade paraibana a Caicó, na região Seridó.

A manifestação bloqueou o tráfego de veículos nos dois sentidos e chamou a atenção de motoristas que passavam pelo trecho.

De acordo com informações preliminares, os trabalhadores reivindicam melhorias e condições relacionadas à atividade de mineração desenvolvida na região. Até o momento, não há confirmação sobre a duração do protesto nem informações oficiais sobre negociação entre os manifestantes e autoridades.

Com a interdição total da via, motoristas precisaram parar às margens da rodovia aguardando a liberação do trecho.

Azul inicia venda para novos voos entre Mossoró (RN) e Recife (PE)

A Azul iniciou a venda de passagens para a nova operação entre Mossoró (RN), a segunda maior cidade potiguar, e Recife (PE), o maior hub da Companhia no Nordeste. Os voos serão retomados a partir de 3 de setembro.

De acordo com a Companhia, a reativação da rota é fruto de parceria com o governo potiguar, que tem negociado desde o ano passado, e reflete o esforço da Azul em reforçar sua malha no estado, mesmo diante de cenário desafiador em função dos recentes aumentos de combustíveis.

A rota contará com dois voos semanais de/para Mossoró-Recife, às quintas-feiras e domingos, decolando às 14h50 e pousando às 16h20 na capital pernambucana. No sentindo contrário, os voos saem de Recife às 12h50 e chegam em Mossoró às 14h20. Os voos serão operados com aeronaves ATR, com capacidade para até 70 Clientes. A partir da capital pernambucana, os Clientes terão acesso facilitado a 32 destinos, entre nacionais e internacionais. Da mesma forma, os Clientes oriundos de todo o Brasil passarão a ter mais possibilidades de chegar ao Rio Grande do Norte, fortalecendo a integração da região com a malha aérea da Azul. 

“Retomar a operação entre Mossoró e Recife confirma a vocação e compromisso da Azul com a conectividade regional e com o desenvolvimento das cidades onde atuamos. Recife é um dos nossos principais hubs e permite que os Clientes de Mossoró acessem, de forma rápida e conveniente, dezenas de destinos no Brasil e no exterior. Estamos sempre atentos às oportunidades de expandir nossa malha de forma sustentável, acompanhando a demanda e contribuindo para o crescimento econômico local”, afirma Cesar Grandolfo, Gerente Sênior de Relações Institucionais da Azul. 

“A retomada dos voos para Mossoró reforça a conectividade de um dos principais polos econômicos do estado e impulsiona a interiorização do turismo no Rio Grande do Norte, com acesso facilitado a atrativos como a Costa Branca e o Parque Nacional da Furna Feia, além de ampliar, em parceria com a Azul, a integração da região oeste e do Vale do Açu ao hub de Recife, conectando o interior a destinos nacionais e internacionais”, destacou Marina Marinho, secretária de Turismo do Rio Grande do Norte.

Mais >

VÍDEO: Mais de 50 morcegos são achados dentro de ar-condicionado

Uma família de Porto Alegre levou um susto ao descobrir uma colônia de morcegos dentro de um aparelho de ar-condicionado. Em imagens registradas pelo funcionário de uma empresa especializada no manejo dos animais, é possível ver dezenas deles escondidos no equipamento.

Em uma das gravações, é possível ouvir quando o funcionário se impressiona com a quantidade de morcegos. “Tem muito morcego! Deve ter uns 50”, afirma. Em outras imagens, já é possível ver parte dos morcegos do lado de fora do aparelho.

A equipe responsável pelo resgate informou que realizou a remoção dos animais com técnicas adequadas de manejo, além da sanitização completa e vedação dos acessos utilizados pelos morcegos.

Morcegos podem causar danos e riscos à saúde

Segundo a empresa , a presença de morcegos em aparelhos de ar-condicionado e outras estruturas pode provocar:

– mau cheiro constante;

– barulhos durante a noite;

– acúmulo de fezes (guano);

– contaminação do ambiente;

– danos ao funcionamento do equipamento.

Mais >

Brasil é quem define como combate e classifica o crime, diz Planalto

O governo afirmou, nesta sexta-feira (29), que são os brasileiros que definem como o crime é classificado e combatido dentro do território do país, com suas instituições, leis e forças de segurança. O Palácio do Planalto afirmou também, em nota, que a família Bolsonaro tem buscado uma intervenção estrangeira no Brasil.

“O terror causado por essas organizações em comunidades busca obter lucro através do crime, especialmente pelo tráfico de drogas e armas, e não pode ser confundido com o tipo de ação por motivos ideológicos, políticos e religiosos do terrorismo internacional”, diz a nota do Palácio do Planalto. 

O posicionamento é uma resposta à decisão dos Estados Unidos (EUA) de classificarem organizações narcotraficantes como terroristas. Para especialistas, a decisão pode servir como pretexto para intervenção no país. 

Para o Planalto, a medida dos EUA pode prejudicar o combate ao crime, a economia e o sistema financeiro, além de sistemas inovadores como o Pix.

“Medidas unilaterais, não negociadas, podem enfraquecer o combate aos criminosos e gerar ações que colocam em risco a vida das pessoas que nada têm a ver com o crime. Podem reduzir a capacidade de compartilhamento de informações entre as polícias. Podem afetar nosso sistema financeiro e inovações nacionais como o Pix, que incomodam interesses estrangeiros”, diz o comunicado.

Os EUA têm investigado o Pix do Brasil por suposta “concorrência desleal”. O mecanismo prejudica comercialmente empresas financeiras dos EUA.

Mais >

Dono de restaurante em Pipa é preso acusado de integrar organização criminosa que movimentou R$ 12 milhões do tráfico

A Polícia Civil do Rio Grande do Norte, em ação conjunta com a Delegacia de Repressão ao Crime Organizado do Distrito Federal (DRACO/DF), deflagrou, nesta quinta-feira (28), mais uma fase da  operação “Liberdade”, com o objetivo de prender um homem de 34 anos, foragido da Justiça do Distrito Federal.

De acordo com as investigações, o suspeito, natural de Goiás, integra uma organização criminosa especializada no tráfico interestadual de drogas, com atuação nos estados de Goiás, Distrito Federal e Rio Grande do Norte, além de exercer funções relacionadas à lavagem de dinheiro do grupo criminoso.

Ainda segundo a investigação, o homem era proprietário de um restaurante na praia de Pipa, em Tibau do Sul/RN, onde mantinha uma rotina considerada discreta, sem levantar suspeitas. As apurações apontam que a organização criminosa movimentou mais de R$ 12 milhões provenientes do tráfico ilícito de entorpecentes em aproximadamente três anos.

Com base na troca de informações entre as forças de segurança, o suspeito foi localizado e preso pela equipe policial. Em seguida, ele foi conduzido à delegacia para a realização dos procedimentos legais e, posteriormente, encaminhado ao sistema prisional, onde permanecerá à disposição da Justiça.

A Polícia Civil reforça a importância da colaboração da população e solicita que informações anônimas sejam repassadas por meio do Disque Denúncia 181.

Hospitais universitários do RN fazem mutirão com mais de 1,2 mil atendimentos

Hospitais universitários do Rio Grande do Norte realizam, neste sábado (30), um mutirão de atendimentos especializados pelo Sistema Único de Saúde (SUS). A ação integra o projeto HU Brasil em Ação e prevê cerca de 1.237 procedimentos em unidades vinculadas à Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Além disso, a mobilização acontece simultaneamente em 45 hospitais da Rede HU Brasil, administrada pela Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares.

Ao mesmo tempo, a iniciativa busca ampliar o acesso da população a consultas, exames, cirurgias eletivas e procedimentos terapêuticos. Dessa forma, o projeto prioriza principalmente o atendimento da população idosa e tenta reduzir o tempo de espera nas filas do SUS.

Hospitais do RN participam da ação nacional

No Rio Grande do Norte, participam do mutirão o Hospital Universitário Onofre Lopes, a Maternidade Escola Januário Cicco e o Hospital Universitário Ana Bezerra.

Segundo a organização, os hospitais atenderão apenas pacientes previamente regulados pela fila do SUS. Portanto, as unidades não receberão demanda espontânea durante a mobilização.

No Hospital Universitário Onofre Lopes, por exemplo, a programação inclui atendimentos em cirurgia geral, otorrinolaringologia, urologia e oftalmologia.

Além disso, a unidade realizará exames laboratoriais, exames de imagem e procedimentos em hemodinâmica.

Da mesma forma, o hospital fará exames de Colangiopancreatografia Retrógrada Endoscópica (CPRE), utilizados no diagnóstico e tratamento de doenças das vias biliares e pancreáticas.

A superintendente do HUOL, Eliane Pereira, afirmou que a ação fortalece o acesso da população aos serviços especializados da rede pública.

Mais >

Carga avaliada em R$ 200 mil em aparelhos celulares é recuperada na Grande Natal

A Polícia Civil do Rio Grande do Norte recuperou uma carga avaliada em aproximadamente R$ 200 mil em aparelhos celulares, após investigação conduzida no município de Macaíba, Região Metropolitana de Natal.

Ao todo, 41 aparelhos celulares de diversas marcas e modelos foram recuperados e restituídos ao representante legal da empresa responsável.

De acordo com as investigações, a carga havia sido roubada após a coleta das mercadorias no aeroporto internacional localizado em São Gonçalo do Amarante/RN.

Na ocasião, o motorista responsável pelo transporte foi rendido por homens armados e mantido sob ameaça enquanto os aparelhos eram subtraídos pelos suspeitos.

As diligências seguem em andamento com o objetivo de identificar e localizar todos os envolvidos na ação criminosa.

A Polícia Civil reforça a importância da colaboração da população. Informações podem ser repassadas, de forma anônima, por meio do Disque Denúncia 181.

Termina domingo prazo para declaração anual do MEI; confira regras

Termina neste domingo (31) o prazo para a entrega da Declaração Anual Simplificada do Microempreendedor Individual (DASN-Simei), referente ao ano-calendário de 2025. 

A declaração anual do MEI é obrigatória para todos os empresários individuais que tenham sido optantes pelo SIMEI em qualquer período de 2025, mesmo que não tenham tido faturamento no ano. É o caso, por exemplo, de profissionais que deixam de prestar serviços como MEI para trabalhar com carteira assinada. 

A declaração pode ser enviada pelo App MEI ou pelo Portal do Empreendedor. A Receita Federal orienta que os microempreendedores façam a entrega dentro do prazo para evitar encargos e manter a regularidade do CNPJ. 

Como fazer a declaração 

A DASN-SIMEI é realizada de maneira rápida no Portal do Empreendedor. O MEI deve informar o faturamento anual bruto de sua empresa, incluindo todas as vendas ou prestações de serviços realizadas em 2025.

Pelas regras, o MEI não pode ultrapassar o limite de R$ 81 mil de faturamento anual ou o proporcional mensal. Também é necessário informar se realizou a contratação de funcionário (no máximo um, de acordo com a legislação). o Objetivo da DASN- Simei é comprovar que a empresa está operando dentro dessas regras do regime. 

Multa 

A entrega fora do prazo resulta em multa de 2% ao mês de atraso, limitada a 20% do valor total dos tributos declarados, ou ao valor mínimo de R$ 50. A multa é gerada automaticamente após a transmissão da declaração em atraso.

Advogado é preso em operação por estelionato e fraude em Natal

Um advogado de 43 anos foi preso nesta quinta-feira (28) durante a operação “Patrocínio Infiel”, suspeito de envolvimento em crimes de estelionato, falsidade ideológica, lavagem de dinheiro e patrocínio infiel em Natal.

A ação foi deflagrada pela Polícia Civil do Rio Grande do Norte e cumpriu mandado de prisão preventiva e três mandados de busca e apreensão em endereços localizados nos bairros Neópolis e Lagoa Nova, incluindo um escritório de advocacia.

Segundo as investigações, o suspeito teria enganado um cliente ao afirmar que pagamentos de um financiamento imobiliário seriam realizados por meio de depósitos judiciais, o que não existia.

De acordo com os autos, a vítima realizou transferências que ultrapassaram R$ 11 mil mensais entre 2021 e 2025, totalizando prejuízo estimado em cerca de R$ 500 mil. O advogado também teria apresentado comprovantes falsos de quitação e utilizado contas próprias e de familiares para receber os valores.

O homem foi encaminhado ao sistema prisional e permanece à disposição da Justiça.

Lula sanciona lei que cria Universidade Federal Indígena

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva sancionou, nesta quinta-feira (28), a lei que cria a Universidade Federal Indígena (Unind), a primeira desse tipo no país. O projeto de lei é de autoria do próprio governo federal e teve aprovação concluída pelo Congresso Nacional no início de maio.

As atividades devem começar em 2027, com dez cursos nas áreas de formação de professores, saúde coletiva e indígena, além de gestão territorial e ambiental. A instituição deve atender até 2,8 mil estudantes em quatro anos.

De acordo com o presidente Lula, tal inciativa mostra que é possível, de forma civilizada, garantir a todos “os que habitam o planeta” seus direitos e sua participação. 

“O diploma é a garantia de que esse país está preparando a sua sociedade para ser tratada como cidadã de primeira linha. Todo mundo tem direito ao conhecimento, e esse conhecimento vai permitir que as pessoas façam coisas que antes não sabiam.”

A criação da universidade era um sonho das lideranças indígenas brasileiras, enfatizou o ministro dos Povos Indígenas, Eloy Terena, durante cerimônia no Palácio do Planalto.

“Será o local propício para a produção de conhecimento, que irá resultar na defesa dos direitos indígenas, no constante aperfeiçoamento da política pública para os povos indígenas e na consolidação da autoridade epistemológica indígena.”

Mais >

Casal é preso em flagrante no momento em que fazia entrega de droga para usuária em Parnamirim

A Polícia Civil prendeu em flagrante, nesta quinta-feira (28), um homem, de 42 anos, e uma mulher, de 32 anos, suspeitos pelo crime de tráfico de drogas e associação para o tráfico em Parnamirim. O casal foi preso no momento em que entregava drogas para uma usuária.

Durante diligências investigativas realizadas, por volta de 12h40, em um imóvel localizado no bairro Santos Reis, em Parnamirim, a equipe policial identificou movimentações suspeitas relacionadas ao tráfico de drogas. De acordo com as investigações, o imóvel já era alvo de denúncias sobre a comercialização de entorpecentes na região.

No decorrer da ação de monitoramento, os agentes identificaram movimentações típicas do tráfico de drogas, incluindo a aproximação de usuários ao imóvel para a compra de entorpecentes. No momento da entrega da substância ilícita, a equipe policial realizou a abordagem e efetuou a prisão do casal suspeito.

Com os suspeitos, foram apreendidas 60 trouxinhas de crack, além de diversos apetrechos utilizados para o tráfico de drogas. Também foi constatado que o homem utilizava tornozeleira eletrônica em razão de condenação anterior pelo crime de tráfico de drogas.

O casal foi conduzido à delegacia para a realização dos procedimentos legais e permanecem à disposição da Justiça. 

Casos confirmados de ciguatera chegam a 20 no RN em 2026

Peixes da Semana Santa 76 830x468 edited

O Rio Grande do Norte já registrou, em 2026, 20 pessoas com confirmação laboratorial para ciguatera, segundo dados do quadro de distribuição dos casos compatíveis com a intoxicação no Estado. O levantamento da Secretaria Estadual de Saúde Pública (Sesap) aponta ainda 27 surtos registrados, quatro casos isolados e 131 pessoas doentes neste ano.

Além dos casos confirmados de ciguatera, o Estado contabilizou 64 pessoas com suspeita da intoxicação em 2026. O levantamento também registra 44 pessoas com confirmação laboratorial para histamina no mesmo período, ou seja, reação alérgica.

Os dados fazem parte da série histórica de notificações entre 2022 e 2026 e mostram crescimento no número de surtos registrados neste ano em comparação aos anteriores. Em 2025, por exemplo, foram contabilizados 13 surtos, dois casos isolados e 88 pessoas doentes. Naquele ano, 54 pessoas tiveram confirmação laboratorial para ciguatera e 31 permaneceram como suspeitas.

Em 2024, o Estado registrou um surto, um caso isolado e quatro pessoas doentes. Não houve confirmação laboratorial para ciguatera naquele ano, mas quatro pessoas foram classificadas como suspeitas.

Já em 2023, o levantamento aponta cinco surtos registrados, 16 doentes e 10 confirmações laboratoriais para ciguatera, além de seis casos suspeitos. Em 2022, foram registrados um surto, 10 pessoas doentes e 10 confirmações laboratoriais para a intoxicação.

No acumulado entre 2022 e 2026, o Rio Grande do Norte soma 47 surtos registrados, sete casos isolados e 249 pessoas doentes relacionadas a casos compatíveis com ciguatera. Ao todo, 96 pessoas tiveram confirmação laboratorial para a doença ao longo do período analisado, enquanto 103 casos permaneceram como suspeitos. Também foram registradas 44 confirmações laboratoriais para histamina, todas em 2026.

Mais >