A dois dias do fim do prazo, 7,7 milhões não enviaram declaração do Imposto de Renda

A dois dias do fim do prazo, 7,7 milhões não enviaram declaração do Imposto de Renda - Foto: Bruno Peres/Agência Brasil

Faltando dois dias para o fim do prazo, 17,4% dos contribuintes, cerca de 7,7 milhões de pessoas, ainda não acertaram as contas com o Leão. Até às 18h26 desta quarta-feira (27), a Receita Federal recebeu 36.334.887 Declarações do Imposto de Renda Pessoa Física 2026 (ano-base 2025).A dois dias do fim do prazo, 7,7 milhões não enviaram declaração do Imposto de Renda - Agora RNA dois dias do fim do prazo, 7,7 milhões não enviaram declaração do Imposto de Renda - Agora RN

O número equivale a 82,6% do total de declarações previstas para este ano. Em 2026, o Fisco espera receber 44 milhões de declarações. Tradicionalmente, o ritmo de entrega aumenta nas últimas semanas do prazo. A dois dias do fim do prazo, 7,7 milhões não enviaram declaração do Imposto de Renda – Foto: Bruno Peres/Agência Brasil

Segundo a Receita Federal, 59,6% das declarações entregues até agora terão direito a receber restituição, 22,1% terão que pagar Imposto de Renda e 18,4% não têm imposto a pagar nem a receber.

A maioria dos documentos foi preenchida a partir do programa de computador (77,8%), mas 15,6% dos contribuintes recorrem ao preenchimento on-line, que deixa o rascunho da declaração salvo nos computadores do Fisco (nuvem da Receita), e 6,6% declaram pelo aplicativo Meu Imposto de Renda para smartphones e tablets.

Um total de 59,6% dos contribuintes que entregaram o documento à Receita Federal usaram a declaração pré-preenchida, por meio da qual o declarante baixa uma versão preliminar do documento, bastando confirmar as informações ou retificar os dados. A opção de desconto simplificado representa 55,2% dos envios.

O prazo para entregar a declaração começou em 23 de março e termina às 23h59min59s desta sexta-feira, 29 de maio. O programa gerador da declaração está disponível desde 19 de março.

Quem não enviar a declaração no prazo pagará multa de R$ 165,74 ou 1% do imposto devido, prevalecendo o maior valor.

As pessoas físicas que receberam rendimentos tributáveis acima de R$ 35.584, assim como aquelas que obtiveram receita bruta da atividade rural acima de R$ 177.920, são obrigadas a declarar. As pessoas que receberam até dois salários mínimos mensais em 2025 estão dispensadas de fazer a declaração, salvo se se enquadrarem em outro critério de obrigatoriedade.

Dez suspeitos são presos em operação contra tráfico de drogas e lavagem de dinheiro no RN

Dez suspeitos de uma organização criminosa foram presos nesta quarta-feira (27) em uma operação de combate ao tráfico de drogas e à lavagem de dinheiro em Natal e no interior do Rio Grande do Norte.

A operação Narke ocorreu de forma conjunta entre as polícias Civil e Penal e a Receita Federal, tendo sido coordenada pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública.

Ao todo, foram cumpridos nove mandados de prisão e um dos suspeitos foi preso em flagrante ao tentar quebrar o celular. Além disso, oito mandados de busca e apreensão também foram cumpridos.

Em Natal, as diligências aconteceram nos bairros Planalto e Nova Descoberta. Também houve cumprimento de mandados em Pau dos Ferros, na Região Oeste potiguar.

Segundo a Polícia Civil, a Justiça já havia bloqueado R$ 3,3 milhões dos suspeitos após a investigação constatar a utilização de laranjas para ocultar e dissimular valores provenientes das atividades ilícitas.

Segundo a Polícia Civil, a investigação teve início após a prisão em flagrante de um suspeito em 3 de janeiro de 2025, que foi apontado como chefe da organização criminosa.

Mais >

Comunicado escolar pedindo para mães utilizarem roupas ‘menos reveladoras’ viraliza e gera polêmica

Viralizou nas redes sociais um suposto comunicado de uma escola de São Paulo proibindo que mães buscassem seus filhos utilizando roupas “polêmicas”, como shorts de academias e camisas decotadas. As informações são do Extra.

O texto vem sendo republicado por diversos perfis, do X ao Instagram: “Segundo publicações que circulam nas redes sociais, peças como shorts muito curtos, roupas extremamente justas e blusas decotadas teriam sido desencorajadas pela direção. A medida não proibiria a presença dos responsáveis na porta da instituição, mas impediria o acesso ao interior da escola utilizando essas vestimentas”.

Embora não seja possível comprovar a veracidade do comunicado, internautas reagiram ao suposto informe: “Brasil já virou prostíbulo a céu aberto, espalhada por todo canto…”, disse uma usuária do Threads.

“Já assisti mãe indo à escola usando esses trajes e a aluna sua filha ficar constrangida com os comentários dos colegas. É inadequado e desnecessário. Pura exibição”, disse outra.

Outras defendem as mães que preferem as roupas consideradas “impróprias”: “Voltamos aos tempos dos puritanos onde organizações ditam as roupas de mulheres adultas?”. Outra pergunta se virou proibido ser gostosa: “Ciúmes do marido olhando a mãe do coleguinha do filho”.

Em 2017, uma escola no bairro de Boa Viagem, no Recife, ficou famosa após enviar uma circular, assinada pela direção do colégio, pedindo que os responsáveis usassem “roupas menos curtas, menos decotadas e menos extravagantes”.

Mais >

Neymar passará por exames após ficar fora de treino da Seleção Brasileira

Neymar ficou fora dos treinos desta quarta-feira (27) e vai necessitar de exames complementares.

Veja nota na íntegra da CBF:

“A Confederação Brasileira de Futebol informa que o atleta Neymar Jr. não participou do treino da Seleção Brasileira realizado na tarde desta quarta-feira, em Teresópolis.

O jogador foi encaminhado a uma clínica na cidade para a realização de exames complementares.

Nenhuma outra informação será divulgada até o fim das avaliações por parte da equipe médica da Seleção Brasileira.”

CNN Brasil

VÍDEO: Erika Hilton cita ‘tutorial de depilação’ de deputado durante discussão na Câmara – “Humilhante é se tornar deputado ensinando a fazer depilação íntima”

Lula Marques/ Agência Brasil.Zeca Ribeiro/Câmara dos Deputados

A sessão plenária da Câmara dos Deputados que votou o fim da escala 6×1 na noite da última quarta-feira (27) foi marcada por um momento de alta tensão. Um embate  entre os deputados André Fernandes e Erika Hilton dominou os debates e rapidamente viralizou nas redes sociais.

O deputado bolsonarista subiu à tribuna para atacar a base governista e mencionou a deputada do PSOL, dizendo que ela havia sido “humilhada” pelo fato de não ter sido votada a PEC que estabelecia a jornada 4×3, defendida na última hora pelo PL como manobra para tentar inviabilizar o fim da escala 6×1.

“Coloca lá o rosto dos teus colegas que te atropelaram, que não te respeitaram, que não deixaram votar a PEC”, provocou Fernandes.

Por ter sido mencionada diretamente, Erika Hilton acionou o direito de resposta e utilizou seu tempo regimental para rebater as declarações do colega. Sem poupar críticas, a parlamentar classificou a postura da oposição como uma tentativa de distorcer os fatos diante do plenário.

“É muito impressionante a cara de pau, a desonestidade intelectual e o teatro de biruta de aeroporto que a extrema direita está protagonizando dentro deste plenário”, disparou a deputada.

Erika Hilton relembrou o posicionamento público do presidente do partido de André Fernandes, Valdemar Costa Neto, que havia declarado à imprensa o empenho da legenda contra a proposta original. Segundo ela, se o texto votado acabou fixando a jornada em 5×2, a responsabilidade foi das manobras da própria oposição.

“Se hoje nós estamos votando cinco por dois é porque eles obstruíram e impediram a votação do quatro por três. Aí levaram uma lambada da classe trabalhadora, levaram uma lambada das forças sindicais, levaram uma lambada da sociedade e agora estão fazendo esse teatro, esse papelão, essa farsa”, afirmou.

Ao final do discurso, a deputada respondeu  à provocação sobre o que seria uma humilhação na política, resgatando o histórico do parlamentar na internet antes de assumir o mandato.

“Humilhante é se tornar deputado ensinando na internet fazer depilação íntima. Isso que é humilhante”, rebateu.

Caern é multada em R$ 3 mi por esgoto em Ponta Negra

A Prefeitura de Natal aplicou uma multa de R$ 3,064 milhões à Caern após identificar que o lançamento irregular de esgoto proveniente da rede da companhia estava alcançando a galeria de drenagem pluvial e chegando até a área da engorda da praia de Ponta Negra. A infração foi constatada durante uma operação integrada das secretarias municipais de Meio Ambiente e Urbanismo (Semurb) e de Infraestrutura (Seinfra), realizada nessa terça-feira (26), no dissipador 8, localizado no final da Rua Halley Maestrinho, no calçadão da orla.

O vazamento de esgoto oriundo da rede de saneamento reforça os alertas sobre a vulnerabilidade ambiental e sanitária da área da engorda de Ponta Negra. No início do mês, o Ministério Público Federal (MPF) apontou problemas estruturais e sinais de esgoto no sistema de drenagem da engorda da praia. Na ocasião, o MPF afirmou que perícias técnicas identificaram falhas graves na drenagem, incluindo galerias obstruídas, tubulações consideradas inoperantes e indícios de mistura entre águas pluviais e esgoto. O órgão também alertou para riscos ambientais, sanitários e de erosão na área da engorda.

Agora, a vistoria da Prefeitura apontou um colapso estrutural na rede de esgotamento, com infiltrações e escoamento irregular pelas paredes e pelo piso da galeria. “A inspeção técnica revelou que a galeria de drenagem, que deveria permanecer seca, estava sendo invadida pelos efluentes. O problema resultava em acúmulo e dispersão de esgoto diretamente na área da engorda da praia”, explicou a supervisora da Fiscalização de Água e Solo (Spaso), Rejanne Alves.

De acordo com a fiscalização, os Poços de Visita (PVs) operavam próximos ao limite da capacidade, provocando infiltrações severas nas paredes laterais da galeria. A análise técnica também apontou obstrução parcial da rede.

O supervisor geral de Fiscalização da Semurb, Leonardo Almeida, classificou a situação como crítica e afirmou que medidas paliativas não resolverão o problema sem uma intervenção completa da Caern. “A vazão só diminui quando a pressão interna cai, mas volta a aumentar rapidamente, especialmente nos horários de pico”, destacou.

Mais >

Mulher é flagrada ao tentar entrar em Alcaçuz com “material suspeito” escondido no corpo

Uma mulher de 41 anos foi flagrada ao tentar entrar com um material suspeito escondido sob as roupas na Penitenciária Estadual de Alcaçuz, em Nísia Floresta, nesta quarta-feira (27).

O caso foi identificado durante a inspeção de rotina realizada por policiais penais, por meio do scanner corporal de raios X usado na revista de visitantes da unidade prisional.

Após a detecção, a mulher foi encaminhada à Delegacia de Polícia e o material, enviado para análise da Polícia Científica, que deverá confirmar a natureza da substância.

Segundo informações repassadas, a suspeita relatou ter recebido o material de um desconhecido e afirmou que receberia R$ 1 mil pelo transporte.

Com informações de Blog do BG

PRF prende casal com 30kg de drogas na BR-101 na Grande Natal

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) prendeu um casal por tráfico de drogas na madrugada desta quarta-feira (27), durante fiscalização na BR-101, em São José de Mipibu, na Região Metropolitana de Natal. A estimativa inicial é de que a carga apreendida totalize cerca de 30kg de maconha.

Segundo a PRF, um homem de 32 anos e uma mulher de 24 anos foram abordados por volta das 4h, no km 116 da rodovia, enquanto estavam em um veículo de passeio. Durante a inspeção, os policiais encontraram 30 tabletes da droga escondidos no interior do automóvel.

Os dois ocupantes do carro foram presos em flagrante e encaminhados, junto com o material apreendido, para a Delegacia de Plantão de Parnamirim, onde o caso será investigado.

Fonte: Portal da 98 FM

Mulher é resgatada com vida após ex-companheiro sequestrá-la e jogá-la de penhasco

Silvanildo Amâncio de Araújo, de 52 anos, suspeito de empurrar a ex-companheira, Ana Cláudia Rodrigues da Silva Souza, de 41, de um penhasco na Serra do Rola Moça, confessou o crime em vídeo gravado pela polícia após ele ser preso em Várzea da Palma, no norte de Minas.

Na gravação, o homem afirma que não planejou a ação, mas relata como abordou a vítima, quando ela chegava ao trabalho, e detalha a fuga após o crime. Ana Cláudia foi encontrada com vida nessa terça-feira (26), após passar horas em uma área de difícil acesso.

“Segunda-feira, eu peguei ela mesmo, lá no serviço dela. Eu peguei ela descendo do ônibus, abracei ela e falei pra ela entrar no carro. Ela falou: ‘Você vai me matar?’ Levei ela lá pro Jardim Canadá e joguei ela lá do penhasco”, disse Silvanildo no vídeo.

Ele também chega a confessar ter visto que Ana Cláudia estava viva após ser jogada do penhasco e afirma que tentou ir até ela, mas, como o local era de difícil acesso, desistiu e foi para casa.

De acordo com o Corpo de Bombeiros, Ana Cláudia estava consciente, orientada e sem sinais aparentes de fraturas no momento do resgate. Ela apresentava escoriações, principalmente nas costas, além de ferimento em um dos pés. Após ser retirada do local, foi levada ao Hospital de Pronto-Socorro João XXIII, em Belo Horizonte.

Mais >

PF investiga esquema de lavagem de dinheiro do tráfico no setor pecuário com alvos no RN

pf

A Polícia Federal deflagrou, na manhã desta quarta-feira 27, a Operação Rota do Fim, que investiga um esquema de tráfico interestadual de drogas e lavagem de dinheiro com ramificações no Rio Grande do Norte. A ação também ocorre nos estados do Acre, Rondônia, Ceará, Paraíba e Mato Grosso.

Ao todo, estão sendo cumpridos seis mandados de prisão preventiva e 30 mandados de busca e apreensão, expedidos pela Vara de Delitos de Organizações Criminosas da Comarca de Rio Branco, no Acre.

Segundo a PF, a organização criminosa investigada atuava infiltrada no setor da pecuária bovina e teria ligação com uma facção criminosa do Rio de Janeiro. O grupo é suspeito de utilizar empresas da cadeia produtiva da carne bovina para movimentar recursos obtidos com o tráfico de entorpecentes.

As investigações começaram em 2022, após a apreensão de 469 quilos de cocaína e 160 gramas de maconha na cidade de Poconé, em Mato Grosso. A partir do flagrante, os investigadores identificaram um esquema baseado no Acre que utilizava empresas de insumos, processamento, distribuição e comercialização de produtos bovinos, além de leilões de gado, para ocultar recursos ilícitos.

De acordo com a Polícia Federal, cerca de R$ 200 milhões de origem ilegal teriam sido movimentados pelo grupo durante o período investigado.

A operação conta com apoio da Receita Federal e do Grupo de Atuação Especial no Combate ao Crime Organizado do Ministério Público do Acre (Gaeco/MPAC). Ao todo, participam da ação 145 policiais federais e 10 auditores fiscais.

Mais >

Desmatamento no Brasil registra queda de 20,6% em 2025

FOTO DE ARQUIVO - Novas áreas de proteção ambiental no Cerrado e no Pantanal. Reserva de Desenvolvimento Sustentável. Estação Ecológica de Taiamã. Foto: Palê Zuppani/ICMbio

Pela primeira vez desde 2019, a área total de vegetação nativa desmatada no Brasil ficou abaixo de 1 milhão de hectares em um único ano. De acordo com o Relatório Anual do Desmatamento no Brasil (RAD2025), divulgado pelo MapBiomas nesta quarta-feira (27), foram desmatados 984.794 hectares no país em 2025, uma redução de 20,6% em relação a 2024.

Todos os biomas do país tiveram redução da área desmatada. O Pantanal registrou a maior redução proporcional entre todos os biomas, com queda de 48,4% na área desmatada em relação a 2024, somando 12.260 hectares perdidos no ano. O Cerrado continua sendo o bioma com maior área desmatada, com 540.614 hectares em 2025.

O MapBiomas alerta que, apesar da redução no desmatamento no ano passado, a área desmatada no Brasil chegou à média de 2.698 hectares por dia, cerca de 112 hectares por hora. 

“É como se 17 parques do Ibirapuera – o maior parque urbano da cidade de São Paulo – fossem desmatados todos os dias”, comparou a entidade, em nota.

Nos últimos sete anos, série histórica do MapBiomas Alerta, o Brasil perdeu mais de 10,9 milhões de hectares de vegetação nativa, área superior à do estado de Pernambuco.

Mais desmatados

A Amazônia e o Cerrado foram os biomas mais desmatados em 2025. Juntos, os dois biomas responderam por mais de 84% de toda a área desmatada no país no ano.

O Cerrado concentrou sozinho 54,9% do desmatamento do país, um total de 540.614 hectares, apesar da queda de 16,9% em relação a 2024. O bioma perdeu 1.482 hectares de vegetação nativa diariamente.

Na Amazônia, foram desmatados 289.478 hectares em 2025, uma redução de 23,5% frente ao ano anterior. O desmatamento no bioma foi de 792 hectares por dia, o que equivale à perda de cerca de 5 árvores por segundo, segundo análise do MapBiomas.

O levantamento mostrou que as formações savânicas lideram o tipo de vegetação nativa mais ameaçada. Pelo terceiro ano consecutivo, foram as mais afetadas pelo desmatamento no Brasil, respondendo por 51,4% da área total desmatada, seguidas das formações florestais, com 46,3%.

Mais >

Homem é preso em Natal por dívida de R$ 52 mil em pensão alimentícia

cpre

Um homem de 41 anos foi preso em Natal por inadimplência no pagamento de pensão alimentícia. Segundo a polícia, a dívida acumulada chega a R$ 52 mil.

A prisão ocorreu nesta terça-feira 26, durante uma ação do Comando de Policiamento Rodoviário Estadual (CPRE) no bairro do Alecrim, na Zona Leste da capital.

De acordo com o CPRE, durante a abordagem os policiais constataram a existência de um mandado de prisão em aberto contra o suspeito. A ordem judicial foi expedida pela 5ª Vara da Família e Sucessões da Comarca de Natal.

Após a prisão, o homem foi conduzido à Central de Flagrantes da Polícia Civil, onde foram realizados os procedimentos cabíveis.

Bolsa Família retirou 5,1 milhões de famílias da pobreza, diz ministro

O ministro do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome, Wellington Dias, afirmou que 5,1 milhões de beneficiários do Bolsa Família já saíram do programa, desde 2023, após aumentar a renda familiar. Segundo Dias, isso representa um auxílio direto a cerca de 15 milhões de pessoas. 

A declaração, feita nesta quarta-feira (27) durante o programa Bom Dia, Ministro, contraria a ideia de que beneficiários tentariam permanecer no programa indefinidamente. O Bom Dia, Ministro é produzido pela Empresa Brasil de Comunicação (EBC). “Só de 2023 para cá, 5,1 milhões de famílias saíram da pobreza. Saíram do Bolsa Família porque passaram a trabalhar”, disse o ministro.

O dado apresentado por Dias rebate críticas recentes feitas pelo apresentador de TV Luciano Huck, que sugeriu que parte dos beneficiários busca permanecer no programa “eternamente”.

Para Wellington Dias, esse tipo de percepção está associada a preconceitos históricos contra as camadas mais pobres da população brasileira. “É preciso aproveitar fatos como esse para que a gente enterre de vez o preconceito que se tem com relação aos mais pobres”, afirmou.

“Foi feio, tanto que [Luciano Huck] veio a público se desculpar. Infelizmente isso ainda está muito entranhado. Sou de uma geração em que as pessoas trabalhavam em troca de um prato de comida”, acrescentou.

Mais >

‘Mais uma vez, a mãe está enjaulada’, diz Deolane em carta escrita na cadeia

FireShot Capture 207 - 'Mais uma vez, a mãe está enjaulada', diz Deolane em carta escrita _ - [g1.globo.com].png

A influenciadora digital e advogada Deolane Bezerra, presa na semana passada em uma operação do Ministério Público e da Polícia Civil suspeita atuar na lavagem de dinheiro para o Primeiro Comando da Capital (PCC), escreveu uma carta da penitenciária onde está presa e disse que está detida “por pura perseguição”, afirmou que nunca fez parte do crime organizado e reiterou sua inocência. Com informações do G1.

“Mais uma vez, a mãe está enjaulada por pura perseguição e por ser formadora de opinião. Gostaria de expressar minha indignação, já que nunca fiz parte do crime organizado. Reitero a minha inocência e deixo claro que estou presa pela quantia de R$ 24.500 (valor de honorários que recebi na época como advogada)”, afirmou a acusada.

O conteúdo da carta foi ditado por ela à irmã, Dayanne Bezerra, que também é advogada.

A influenciadora foi presa na quinta-feira (21), em sua casa em Barueri, na Grande SP. O Fantástico mostrou o vídeo do momento em que os agentes entraram no imóvel.

A investigação começou em 2019, após agentes penitenciários encontrarem bilhetes manuscritos escondidos em celas na Penitenciária II de Presidente Venceslau, no interior paulista. Investigadores chegaram a uma transportadora de cargas, com sede em Presidente Venceslau, que seria usada como empresa de fachada para movimentar dinheiro da facção.

Segundo o MP, a transportadora fazia repasses para contas de terceiros para ocultar a origem do dinheiro do PCC. Duas dessas contas estariam em nome de Deolane.

“Fui advogada atuante em centenas de processos e nunca sequer estive presente na Penitenciária de Presidente Venceslau. Já disse muitos “nãos” para manter meus princípios e minha ética”, disse Deolane.

No domingo (24), o Tribunal de Justiça de São Paulo negou um pedido de habeas corpus, em caráter liminar, apresentado pela defesa da influencer. Os advogados agora aguardam o julgamento do mérito e avaliam recorrer ao Superior Tribunal de Justiça (STJ).

Mais >

[VÍDEO] Falso médico aplicou Mounjaro em paciente no meio da rua, diz polícia

design-sem-nome-2026-05-26t150232621.webp

O falso médico Marcos Phelipe de Barros (imagem de destaque), preso nesta terça-feira (26) investigado por envolvimento na morte de nove pacientes no Hospital Jardim Helena, em São Miguel Paulista, na zona leste de São Paulo, aplicou uma injeção de Mounjaro em uma mulher no meio da rua, segundo a Polícia Civil. Com informações do Metrópoles.

Imagens obtidas pelo Metrópoles mostram o criminoso encontrando a paciente na calçada de um condomínio. Eles se abraçam e caminham em direção a um carro. A mulher tira a blusa e o suspeito aplica a injeção no braço direito dela. Os dois se abraçam novamente e o homem volta para o condomínio.

De acordo com a polícia, Marcos Phelipe utilizava a identidade falsa de Nicolas Joseph de La Mata, o nome de um verdadeiro médico de Catanduva, interior de São Paulo, e “fazia bicos principalmente de questão estética”. O médico real teve seu registro e certificado copiado pelo criminoso e não tinha conhecimento dos crimes, segundo a corporação. 

Marcos Phelipe e outro falso médico identificado como Mike foram alvo de uma operação feita pela Polícia Civil nesta terça-feira (26/5). A polícia conseguiu prender o primeiro suspeito, porém Mike está foragido no Chile. Durante a operação também foram cumpridos sete mandados de busca e apreensão na capital paulista e na Grande São Paulo.

Pacientes morreram por “mau atendimento”

De acordo com a investigação, os dois homens atuavam como falsos médicos no hospital particular Jardim Helena. Eles são apontados como responsáveis por cerca de 2 mil atendimentos na unidade ao longo de dois anos, com nove mortes decorrentes de mau atendimento.

Mais >

TRE-RN mantém condenação de Henrique Alves por lavagem de dinheiro; defesa reclama

O Tribunal Regional Eleitoral do RN (TRE-RN) decidiu manter a condenação do ex-deputado federal Henrique Eduardo Alves pelo crime de lavagem de dinheiro. O julgamento, que provocou reação dos advogados de defesa do político, confirmou a validade da pena de 3 anos e 9 meses de prisão fixada anteriormente. A decisão acompanhou o voto do relator do processo, o desembargador Ricardo Procópio.

A investigação apura o suposto direcionamento de recursos ilegais para a campanha de Henrique Alves ao Governo do Estado no ano de 2014, época em que ele presidia a Câmara dos Deputados.

Embora a Corte tenha reconhecido a prescrição dos crimes de corrupção passiva e falsidade ideológica eleitoral devido ao tempo decorrido, os magistrados entenderam que a acusação de ocultação de valores continuava válida.

Conforme o relatório apresentado no julgamento, o ex-parlamentar teria recebido cerca de R$ 2,936 milhões de forma oculta por meio de operações suspeitas da JBS/J&F.

O esquema envolvia o pagamento direto de notas fiscais a institutos de pesquisa e escritórios de advocacia, além de repasses ao diretório nacional do então PMDB. Documentos das colaborações premiadas descreviam os valores como “propina dissimulada como doação”.

A defesa de Henrique Alves, feita pelo advogado Marcelo Leal, divulgou uma nota pública contestando duramente o resultado. Segundo os defensores, o TRE-RN ignorou as provas dos autos e as testemunhas que negaram qualquer pedido de vantagem indevida.

Mais >

Ex-promessa do futebol é encontrada morta aos 21 anos em casa

Victor Udoh - Getty Images

O atacante nigeriano Victor Udoh foi encontrado morto aos 21 anos em Abuja, capital da Nigéria. Revelado como uma das grandes promessas do futebol do país, o jogador estava de férias em sua cidade natal quando foi encontrado sem vida dentro de um apartamento. A causa da morte ainda não foi divulgada oficialmente, embora existam suspeitas de uma possível intoxicação.

De acordo com informações da imprensa local, Udoh havia saído com amigos na noite anterior e foi encontrado morto na manhã seguinte. O caso segue sob investigação das autoridades nigerianas. Em nota, o Royal Antwerp, equipe que projetou o atacante para o futebol europeu, lamentou a perda do ex-jogador e prestou solidariedade à família e aos amigos.

Natural da Nigéria, Victor Udoh chegou ao futebol belga aos 19 anos após ser contratado pelo Royal Antwerp. Inicialmente atuando nas categorias de base, chamou atenção ao marcar 12 gols em 27 partidas, desempenho que abriu portas para a equipe principal e despertou o interesse de clubes de ligas mais tradicionais do continente.

Em fevereiro de 2025, o atacante foi contratado pelo Southampton, então integrante da elite do futebol inglês. No entanto, a passagem pela equipe não teve o desempenho esperado, e jogador e clube chegaram a um acordo para a rescisão contratual meses depois.

Desde então, Udoh defendia o SK Dynamo České Budějovice, da República Tcheca. A morte precoce do atacante causou comoção entre torcedores e ex-companheiros, que utilizaram as redes sociais para prestar homenagens ao jogador.

STF acaba aposentadoria compulsória como punição

A Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) manteve decisão do ministro Flávio Dino que acabou com a aposentadoria compulsória como maior punição a juízes. Pela decisão do ministro, um juiz que cometeu infração grave deve ter o caso encaminhado ao STF para eventual perda do cargo.

Os ministros entenderam que a aposentadoria compulsória é incompatível com a Emenda Constitucional 103, de 2019.

Em março, o ministro Flávio Dino, do Supremo Tribunal Federal (STF), anulou uma decisão do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) que aposentou compulsoriamente o juiz do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro (TJRJ) Marcelo Borges Barbosa e afirmou que esse tipo de punição não tem mais base na Constituição após a reforma da Previdência de 2019. Agora, a Turma referendou a ação de Dino.

Em decisão proferida naquela época, o ministro determinou que o caso fosse reavaliado pelo CNJ, salientando que a sanção de aposentadoria compulsória aplicada ao magistrado não encontra mais respaldo constitucional.

Dino sustentou a tese de que não existe mais aposentadoria compulsória como punição disciplinar para magistrados após a Emenda Constitucional nº 103, que reformou o sistema previdenciário.

Segundo o ministro, se o CNJ concluir que um juiz cometeu infração grave, o órgão deve encaminhar o caso ao STF para eventual perda do cargo, já que apenas a Corte pode desconstituir decisões do conselho e decidir sobre a permanência de magistrados na função.

“Se esta Corte considerar errada a decisão administrativa do CNJ, a ação judicial conducente à perda de cargo será julgada improcedente, não concretizando a vontade administrativa do citado órgão. Ao contrário, se o STF concordar com o entendimento administrativo do CNJ, a ação judicial de perda de cargo será julgada procedente, operando-se os efeitos dispostos no artigo 95, inciso I, da Constituição”, escreveu o ministro.

Mais >

Engavetamento com cinco veículos causa congestionamento na BR-101 em Natal

Um engavetamento envolvendo quatro veículos de passeio e um caminhão de carga causou um congestionamento quilométrico na BR-101, no sentido Parnamirim-Natal, na altura do campus da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), durante as primeiras horas da manhã desta quarta-feira (27). O acidente foi registrado na via de acesso para motoristas que vão subir o Viaduto do Quarto Centenário ou seguir em direção a Nova Descoberta e áreas próximas.

Por causa da colisão, o trânsito apresenta lentidão intensa no trecho para quem trafega no sentido Parnamirim-Natal e precisa acessar a região do viaduto. Apenas uma das faixas da via está liberada. Ainda não há informações sobre as circunstâncias do acidente.

Apesar do congestionamento no acesso, o fluxo segue normal na via central para os motoristas que permanecem na BR-101 em direção à avenida Salgado Filho. O trânsito também não apresenta retenções no sentido contrário, de Natal para Parnamirim.

A orientação para os condutores que passam pela área é redobrar a atenção e, se possível, buscar rotas alternativas até a normalização do tráfego.

Mulher desaparecida no mar por dois dias é encontrada com vida em Ilhabela

Bruna Damaris Sant’anna da Silva, de 26 anos, foi encontrada à deriva em alto-mar, nesta terça-feira (26), após três dias de buscas no litoral norte de São Paulo. O resgate aconteceu com ajuda de pescadores e bombeiros. Até o momento, o marido dela segue desaparecido. Um vídeo mostra o momento exato do resgate. 

Bruna foi encontrada em um estado vulnerável, nas proximidades da Ilha de Búzios, a aproximadamente 16 km da costa. Após o resgate, a vítima foi transportada pela equipe do Corpo de Bombeiros até o flutuante da balsa de Ilhabela. Na sequência, foi encaminhada por viatura ao Hospital Municipal de Ilhabela para receber atendimento médico.

Entenda o caso

– Bruna Damaris Sant’anna da Silva, de 26 anos, e Dheoge Pereira Bernardino, de 28 anos, desapareceram nesse domingo (24/5), em Ilhabela, litoral de São Paulo.
– Segundo as autoridades, o homem e a mulher participavam de uma confraternização em um barco quando decidiram se separar do grupo com a moto aquática por volta das 16h. Como o casal não retornou ao local, os colegas iniciaram buscas preliminares ainda durante a noite, com apoio de pescadores e profissionais náuticos.
– Na tarde dessa segunda-feira (26), com o apoio da Marinha do Brasil, foi possível localizar a embarcação aquática utilizada pelas vítimas — o veículo estava a mais de 20 km do local de origem. A partir desse ponto, as equipes conseguiram delimitar uma área de busca mais precisa, fator determinante para a localização de Bruna nesta data.
– O homem, Dheoge Bernardino, permanece desaparecido, e as equipes do Corpo de Bombeiros seguem empenhadas nas buscas.

Com informações do Metrópoles.