Um homem foi morto a tiros no início da tarde desta terça-feira (26), no bairro Mãe Luíza, zona Leste de Natal. Ele chegou a tentar correr para escapar do assassinato, mas foi alcançado e caiu dentro de uma casa na rua João XXIII.
Segundo informações da TV Tropical, “Memi”, como era conhecido, estava andando na rua quando foi surpreendido pelos criminosos que estariam em um carro preto. A vítima foi baleada e caiu nos degraus de uma escada.
A companheira dele foi ao local e se desesperou ao ver a cena. Segundo ela, o homem teria dito a amigos que ele teria se despedido da família antes de sair de casa. Além dela, a vítima deixa uma filha de dois anos.
A Polícia Militar foi acionada e isolou a área até a chegada da Polícia Científica e da Polícia Civil, que deverá investigar o caso e chegar à motivação e aos autores do homicídio. O crime aconteceu a poucos metros da delegacia do bairro.
O Senado aprovou nesta terça-feira (26) a Medida Provisória (MP) 1.334/2026, que reajusta o piso salarial dos professores da educação básica para R$ 5.130,63 em 2026. O texto vai à sanção do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.
A medida representa um aumento de 5,4% sobre o valor anterior, de R$ 4.867,77, com um ganho real de 1,5 ponto percentual acima da inflação.
A MP foi editada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) em janeiro, quando as regras entraram em vigor. Pelo texto, o novo cálculo será a soma do Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC) e 50% da média de crescimento real das receitas do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb).
Segundo o governo, a fórmula anterior teria resultado em recomposição de apenas 0,37% — a nova garante 5,4%.
De acordo com a senadora Professora Dorinha Seabra (União-TO), relatora da proposta, a nova regra deve gerar um impacto de R$ 6,4 bilhões em 2026.
A MP também estabelece um teto e um piso para as correções futuras: o reajuste não pode superar a variação da receita nominal do Fundeb entre os dois anos anteriores, nem ser inferior ao INPC.
O Rio Grande do Norte registrou uma redução de 51,6% na taxa de homicídios entre os anos de 2014 e 2024. O índice de assassinatos por 100 mil habitantes caiu de 48,6 para 23,5 no período de 10 anos, atingindo o menor patamar da série histórica no último ano analisado. Os dados constam no Atlas da Violência 2026, divulgado nesta terça-feira (26) pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) e pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública (FBSP). Em números absolutos, o total de vítimas registradas oficialmente no estado recuou de 1.602 para 809.
A evolução dos indicadores mostra que, após o início da série em 2014, o estado enfrentou um crescimento acentuado na violência, atingindo o ápice em 2017. Naquele ano, ainda durante a gestão do governador Robinson Faria, a taxa de mortes chegou a 65,6 por 100 mil habitantes. Desde então, os índices iniciaram uma trajetória de queda progressiva até os dados consolidados de 2024.
Entre os grupos específicos, a redução mais expressiva ocorreu entre os jovens de 15 a 29 anos, com um recuo de 55,3% na taxa de homicídios registrados no estado. Apesar da queda geral acumulada, os dados de 2024 apontam a permanência de desafios estruturais na segurança pública: o uso de armas de fogo foi o instrumento utilizado em 78,6% dos homicídios registrados no Rio Grande do Norte no último ano.
A capital potiguar apresentou uma das maiores reduções entre as capitais brasileiras no último decênio, com queda de 64,2% na sua taxa de homicídios. No entanto, quando considerados os “homicídios ocultos” — mortes violentas por causa indeterminada reclassificadas após análise —, a taxa estimada para o estado sobe para 26,8, com 115 casos identificados nessa categoria em 2024.
A violência letal concentra-se nos polos urbanos. Mossoró lidera o ranking entre os municípios com mais de 100 mil habitantes, com taxa estimada de 36,0 (100 mortes). Natal aparece em seguida, com taxa de 24,1 (189 mortes estimadas), seguida por São Gonçalo do Amarante (23,5) e Parnamirim (16,0).
O perfil das vítimas revela desigualdades de raça e gênero. A população negra registra uma taxa de 31,0 homicídios, contra 10,2 de não negros. Em 2024, uma pessoa negra no estado teve 3,0 vezes mais chances de ser assassinada do que uma pessoa não negra. Entre as mulheres, foram 50 mortes no ano; a taxa de vitimização de mulheres negras (3,8) foi superior à de não negras (1,2).
O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) André Mendonça afirmou, em decisão que autorizou a oitava fase da Operação Compliance Zero, nesta terça-feira (26), que o conjunto de provas levantadas pela Polícia Federal demonstra a suspeita de fraudes financeiras do Banco Master com o envolvimento do RioPrevidência.
“Os autos indicam, com grau de probabilidade exigido no presente estágio investigativo, que a hipótese criminal aventada pela Polícia Federal possui lastro em conjunto robusto de elementos indiciários”, escreveu o relator.
A PF cumpriu mandados de busca e apreensão em endereços ligados ao ex-governador do Rio de Janeiro Cláudio Castro (PL) e de ex-dirigentes do RioPrevidência. É apurado um investimento suspeito feito pelo fundo em ações ligadas ao Master na ordem R$ 3,6 bilhões.
Para Mendonça, houve “aproximação política” e “encontros pessoais” entre Castro e Daniel Vorcaro, dono do Banco Master, para a realização da operação.
Apenas entre outubro de 2023 e outubro de 2025, período que a PF aponta a “aparente crise de liquidez” do Master, foram feitos mais de R$ 2,9 bilhões em aportes pelo RioPrevidência no Master.
“Nesse sentido, a autoridade policial logrou êxito na reconstrução cronológica dos aportes realizados pelo Rioprevidência no Banco Master, primeiro por meio de Letras Financeiras e depois por fundos constituídos para contornar restrições regulatórias, indicando que as aplicações teriam sido precedidas ou acompanhadas de aproximação política, encontros pessoais e rearranjos administrativos no âmbito da autarquia previdenciária estadual”, disse o ministro.
A idosa Maria das Dores do Nascimento Batista, de 84 anos, morreu nesta segunda-feira (25) após quase um mês internada por intoxicação causada pela toxina ciguatera, encontrada em peixes contaminados.
Ela deu entrada no hospital no dia 26 de abril, depois de consumir um peixe durante um almoço em família, em Natal. O alimento teria sido comprado em uma feira livre da capital potiguar.
Além da idosa, outras quatro pessoas da mesma família também passaram mal após comer o peixe conhecido como “bicuda”. Todos precisaram de atendimento hospitalar.
No dia 27 de abril, a Secretaria de Estado da Saúde Pública do Rio Grande do Norte confirmou os cinco casos de intoxicação por ciguatera.
O estado é o único no pais a fazer a notificação para a ciguatera.
Desde 2022, o Rio Grande do Norte vem registrando surtos de ciguatera, uma intoxicação alimentar causada pelo consumo de peixes que vivem em áreas de corais e recifes contaminados por ciguatoxina.
Na série histórica de casos de intoxicação registrados entre 2022 e 2025, foram notificados surtos e casos isolados envolvendo diferentes espécies de peixes, com destaque para barracuda (bicuda), cioba, guarajuba, arabaiana e dourado.
A Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) analisa nesta terça-feira (26) recurso da Procuradoria-Geral da República (PGR) contra decisão do ministro Flávio Dino que declarou extinta a aposentadoria compulsória como punição máxima para magistrados. O caso envolve um juiz do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro acusado de irregularidades administrativas na comarca de Mangaratiba. A informação é da CNN Brasil.
Em março, Dino anulou o julgamento do CNJ que havia mantido a aposentadoria compulsória do magistrado. O ministro apontou tumulto processual e violação ao devido processo legal no julgamento do conselho.
Além de anular o procedimento, Dino estabeleceu que a Reforma da Previdência de 2019 eliminou o fundamento constitucional da chamada aposentadoria-sanção. Para o ministro, infrações de gravidade máxima devem resultar na perda definitiva do cargo, não na aposentadoria.
A decisão atingiu uma punição historicamente questionada no sistema disciplinar do Judiciário. Críticos a chamam de “punição-prêmio” porque magistrados afastados por ela continuam recebendo remuneração proporcional.
No recurso pautado para esta terça, a PGR concorda com a anulação do procedimento por falhas no CNJ. A procuradoria, porém, contesta a tese de Dino sobre o fim da aposentadoria compulsória como categoria de pena.
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou o registro do Ozivy, medicamento à base de semaglutida fabricado pela EMS. A decisão marca a primeira aprovação de um concorrente nacional da substância após o fim da patente da Novo Nordisk no Brasil.
A semaglutida é o princípio ativo dos medicamentos Ozempic, indicado para diabetes tipo 2, e Wegovy, aprovado para tratamento da obesidade. Desde a queda da patente, em março deste ano, diversas farmacêuticas passaram a disputar espaço em um mercado que movimenta bilhões de reais e transformou as chamadas “canetas emagrecedoras” em um dos produtos mais procurados da indústria farmacêutica.
O Ozivy foi registrado como um “medicamento novo” por uma modalidade chamada desenvolvimento abreviado, utilizada para produtos que se baseiam em substâncias já conhecidas, mas que ainda precisam demonstrar qualidade, segurança e eficácia perante a agência reguladora.
A aprovação ocorre após meses de análise da Anvisa. Até então, nenhum produto baseado em semaglutida havia conseguido autorização para chegar ao mercado desde a expiração da patente.
Segundo a publicação oficial, o Ozivy foi aprovado em apresentações de solução injetável para aplicação subcutânea, com diferentes volumes e acompanhadas de canetas aplicadoras e agulhas.
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, divulgou na manhã desta terça-feira (26) sua agenda oficial para o dia, que não inclui uma reunião com o senador e pré-candidato à Presidência Flávio Bolsonaro (PL-RJ). Segundo apurou a CNN, o senador embarcou para Washington no último domingo (24), à espera de um encontro com Trump no dia de hoje.
Um dos objetivos do encontro é tentar recuperar o fôlego na corrida presidencial após a crise desencadeada pela revelação dos contatos com o empresário Daniel Vorcaro, ex-dono do já liquidado Banco Master. No entanto, agenda de Trump inclui apenas uma visita ao Centro Médico Militar Walter Reed e reuniões políticas reservadas no Salão Oval.
Segundo apuração da CNN Brasil, aliados do entorno de Flávio disseram haver a possibilidade de o encontro dele na Casa Branca ser com o vice-presidente dos Estados Unidos, JD Vance, e não com o presidente Trump.
O motivo seria a dificuldade de agenda de Trump, que na segunda-feira ordenou ataques contra instalações de lançamento de mísseis e embarcações iranianas no Estreito de Ormuz em meio ao cessar-fogo entre os dois países e às negociações em andamento para o fim da guerra.
No encontro com líderes de governo dos EUA, a expectativa dos aliados é que Flávio trate de temas de interesse do presidente americano que também possam gerar dividendos eleitorais para o pré-candidato do PL ao Palácio do Planalto.
O principal deles é o combate ao crime organizado, com a equiparação de facções brasileiras a organizações terroristas, como defende o governo americano.
A Polícia Federal (PF) aponta que os investimentos do RioPrevidência no Banco Master não partiam de decisão técnicas, e sim do “alinhamento político” e da “relação pessoal“ entre o ex-governador do Rio de Janeiro, Cláudio Castro (PL), e Daniel Vorcaro, que era dono da instituição financeira.
Além dos aportes bilionários feitos pelo fundo previdenciário dos servidores estaduais cariocas no Master, a PF aponta que a relação de “vínculo pessoal estreito” entre Castro e Vorcaro favoreceu a indicação de cargos-chaves para a diretoria do RioPrevidência.
De acordo com a PF, o RioPrevidência realizou aportes que somam mais de R$ 3,6 bilhões no Banco Master. Incluindo montantes aplicados em fundos e letras financeiras emitidas pela instituição de Daniel Vorcaro.
Apenas entre outubro de 2023 e outubro de 2025, período que a PF aponta a “aparente crise de liquidez” do Master, foram feitos mais de R$ 2,9 bilhões em aportes pelo Rio Previdência no banco.
“A motivação central dessas decisões não residiria em critérios técnicos regulares de investimento, mas em relação pessoal e indevida entre o controlador do Banco Master e autoridades com poder de mando sobre o RPPS. Dentro dessa linha investigativa, a PF aponta conversas indicando que determinados aportes dependeriam de ‘alinhamento político’ com o ex-governador do estado”, diz trecho da decisão.
Castro foi alvo de novo mandado de busca e apreensão na manhã desta terça-feira (26) no âmbito da 8ª fase da Operação Compliance Zero, que apura fraudes financeiras no Banco Master.
O objetivo é investigar aplicações feitas pelo fundo previdenciário em letras financeiras emitidas pelo Master, que posteriormente entrou em colapso e foi liquidado pelo Banco Central.
O presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministro Nunes Marques, realizou nesta segunda-feira (25) a primeira reunião com presidentes dos tribunais regionais eleitorais (TREs) após tomar posse no cargo.
Os presidentes definiram que será criada uma comissão permanente para tratar do uso responsável de inteligência artificial nas campanhas eleitorais. O grupo será responsável pela criação de um catálogo nacional de soluções para os problemas que deverão ser enfrentados pela Justiça Eleitoral.
Além disso, a comissão contará com parcerias com universidades especializadas em perícias de ilícitos digitais. Os trabalhos da comissão devem ser concluídos em 90 dias.
Nunes Marques também decidiu que vai realizar reuniões com os partidos políticos para reafirmar a necessidade de cumprimento das regras eleitorais durante as campanhas.
Também ficou definido que os TREs vão criar, em 30 dias, unidades próprias de segurança da informação.
IA
O presidente do TSE tomou posse no dia de 12 de maio e definiu que sua gestão vai priorizar o combate ao uso inadequado da inteligência artificial nas eleições presidenciais de outubro.
Em março deste ano, a Corte aprovou limitações para o uso de IA nas campanhas. Entre as medidas, o tribunal decidiu proibir que provedores de IA permitam, ainda que solicitado pelos usuários, sugestões de candidatos para votar. O objetivo é evitar a interferência de algoritmos na livre escolha dos eleitores.
O trabalho “A herança da cultura negra na formação do Brasil”, pedido em uma escola de Brasília a uma estudante de 15 anos, não deixa de ser uma raridade, diz a mãe da aluna, a advogada Karina Berardo, mãe de dois filhos negros.
“Houve uma ampliação do tema a partir do ensino médio. Isso é fato. Atualmente, creio que a pauta está mais em destaque e com um viés mais positivo”, afirma a mãe. Para ela, até o ensino fundamental, as discussões sobre raça estavam ligadas principalmente à escravidão.
“Eu acho que é a primeira vez que a proposta é com essa perspectiva da contribuição do negro, mas ainda acho um pouco caricato”, afirma.
A percepção da advogada de que a temática antirracista é tratada em sala de aula de forma rara vai ao encontro de estudo inédito, divulgado nesta terça-feira (26), sobre a observação dos estudantes a respeito do ensino de conteúdos de temática racial nas escolas.
Os dados estão em levantamento inédito no Sistema de Avaliação da Educação Básica, a partir de uma parceria entre entidades como o Núcleo de Pesquisa Afro do Centro Brasileiro de Análise e Planejamento (Cebrap), e dos institutos Alana e Geledés.
Uma das principais informações do estudo é que aproximadamente 50% dos estudantes do 9º ano do ensino fundamental e 3º ano do ensino médio no país declaram não reconhecer o debate sobre desigualdades raciais em sala de aula, mesmo com as leis 10.639/2003 e 11.645/2008, que estabelecem o ensino sobre história e cultura africana, afro-brasileira e indígena nas escolas.
O estudo “Desigualdade racial na Educação Básica: a percepção de estudantes e professores a partir do Saeb 2023” mostrou, segundo os pesquisadores, que a educação antirracista ainda não se consolidou como experiência reconhecida.
Um mecânico de 60 anos morreu após sofrer um acidente de motocicleta no início da tarde desta segunda-feira (25) na RN-015, na zona rural de Baraúna, na Região Oeste do Rio Grande do Norte.
A vítima foi identificada como José Augusto da Silva Noronha. O acidente aconteceu nas proximidades da rotatória que dá acesso à comunidade de Veneza.
A Polícia Rodoviária Estadual recebeu informações de que o homem trafegava na motocicleta acompanhado de um passageiro quando perdeu o controle do veículo ao passar pela rotatória e caiu às margens da rodovia estadual.
O serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) foi acionado, mas apenas constatou o óbito no local.
De acordo com a Polícia Rodoviária Estadual, o motociclista teria passado direto pela rotatória, localizada a cerca de 7 quilômetros do centro urbano de Baraúna, no trecho da RN-015 que liga o município a Mossoró.
O motoboy Lucas Paulo encontrou um filhote de jacaré escondido dentro de um pneu nas proximidades da Avenida Ephigênio Salles, Zona Centro-Sul de Manaus. O animal, carinhosamente batizado de Francisco, virou “companheiro de entregas” durante o expediente do trabalhador até ser devolvido à natureza horas depois. A situação foi registrada em vídeo e viralizou nas redes sociais.
— Manaus Mil Grau 🦜 (@Manausmilgrauu) May 24, 2026
Segundo Lucas, o filhote foi localizado próximo a uma base de motoboys. Ele contou que decidiu ajudar o animal após saber que o jacaré já estava no local havia cerca de dois dias.
“Eu nunca gostei desse tipo de coisa com animal, pessoal fica maltratando, pegando e vendendo na rua. Aí eu falei: ‘pô, esse jacaré vai acabar morrendo’”, relatou.
Após o resgate, o motoboy colocou o filhote dentro de uma caixa de papelão e seguiu trabalhando normalmente. “Francisco” ficou dentro da bolsa usada para o transporte das entregas enquanto Lucas fazia corridas pela cidade.
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva determinou, nesta segunda-feira (25), o envio de ajuda humanitária à Bolívia, que vive uma onda de protestos. Ele atendeu a um pedido do presidente do país, Rodrigo Paz, após ligação telefônica entre os mandatários, segundo o Palácio do Planalto.
Ainda de acordo com a nota à imprensa, os dois presidentes conversaram sobre a situação humanitária em um cenário de protestos e bloqueios de estradas. Os atos causam o desabastecimento de algumas regiões do país.
“Respeito às instituições”
O presidente Lula ressaltou a importância do respeito às instituições democráticas e ao Estado de Direito.
“Nesse contexto, defendeu que governo e movimentos sociais evitem o recurso à violência e privilegiem o diálogo como caminho para a superação das divergências e para a preservação da paz social”, destacou o documento divulgado.
O que ocorre na Bolívia
O país andino vive uma onda de protestos e bloqueio de estradas que se transformou, ao longo das últimas semanas, em uma revolta popular com participação de camponeses, indígenas, mineiros, professores e outros setores sociais.
Uma série de decisões do novo presidente boliviano, que assumiu o poder após quase 20 anos de hegemonia da esquerda, vinha provocando protestos no país desde o início do mandato, em dezembro de 2025, com um decreto que retirava o subsídio à gasolina.
Os protestos escalaram depois que o governo promulgou uma lei sobre terras que camponeses e indígenas acusam de ter como objetivo prejudicar os pequenos agricultores em favor dos grandes empresários do agronegócio. Por sua vez, o governo alega que a lei buscava fortalecer a agricultura do país que vive grave crise econômica.
Devido à pressão popular, a lei foi revogada por Rodrigo Paz na semana passada. Mesmo assim, os protestos continuaram e ganharam novas adesões.
A maior parte dos bloqueios ocorre em torno da capital La Paz e têm causando escassez de alimentos, combustíveis e outros insumos nos mercados da capital.
Um jovem identificado como Edmarlon Costa do Nascimento morreu na tarde desta segunda-feira (25) após sofrer um grave acidente durante uma perseguição policial na RN-160, entre os municípios de Santo Antônio e Redenção, no interior do estado. O caso foi divulgado pelo programa Via Certa Natal.
Segundo informações preliminares, Edmarlon e outro suspeito teriam praticado um assalto à mão armada na cidade de Parnamirim. A vítima, um jovem morador de Lagoa d’Anta, teria sido abordada de forma violenta e teve a motocicleta roubada pela dupla.
Após o crime, os suspeitos fugiram passando pelo município de Passagem, quando foram localizados por uma equipe policial. Durante o acompanhamento tático, um dos envolvidos conseguiu escapar.
Já Edmarlon, ao tentar fugir em alta velocidade, perdeu o controle da motocicleta e colidiu contra um poste às margens da rodovia.
Com o impacto, ele não resistiu aos ferimentos e morreu ainda no local. A área foi isolada para os procedimentos das autoridades competentes.
Ainda de acordo com as informações apuradas, os suspeitos já possuíam antecedentes criminais. O caso deverá ser investigado pelas forças de segurança do Rio Grande do Norte.
Um mandado de busca e apreensão foi cumprido pela Polícia Federal (Polícia Federal) durante a Operação Mosaico, deflagrada na última sexta-feira (22), no interior do Rio Grande do Norte, para investigar crimes de ódio e a divulgação de mensagens racistas na internet.
Segundo a PF, a ação tem como objetivo apurar a atuação de um suspeito que utilizava plataformas digitais para disseminar conteúdos de cunho racista.
O mandado foi expedido pela Justiça Federal. A operação busca combater a prática de crimes de ódio no ambiente virtual e reforçar o enfrentamento a esse tipo de conduta no país.
O Rio Grande do Norte teria 141.425 trabalhadores diretamente beneficiados com o fim da escala 6×1 no Brasil. O número corresponde ao total de pessoas no estado que hoje atuam nesse modelo de jornada e que, com a mudança, passariam a trabalhar em escala 5×2.
Os dados levantados pelo Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) mostram que o Rio Grande do Norte possui hoje 331.733 trabalhadores já inseridos na escala 5×2, o equivalente a 70,11% do total identificado. Isso significa que 29,89% estão atualmente submetidos à escala com apenas um dia de descanso semanal.
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva assinou, em 13 de abril, mensagem presidencial formalizando o envio ao Congresso Nacional, com urgência constitucional, de projeto de lei que reduz o limite da jornada de trabalho de 44 para 40 horas semanais, assegura dois dias de descanso remunerado e proíbe qualquer redução salarial. O objetivo é garantir mais tempo para a família, o lazer, a cultura e o descanso, com reflexos positivos também na produtividade.
“Não faz sentido que, em pleno século 21, com toda a evolução tecnológica, milhões de brasileiros e brasileiras tenham que trabalhar seis dias por semana para descansar apenas um dia. Para as mulheres, a situação é muito mais difícil. Elas chegam cansadas do trabalho e, na maioria das vezes, ainda precisam cuidar da casa e dos filhos”, afirmou o presidente Lula, em pronunciamento no Dia do Trabalhador e da Trabalhadora.
O levantamento do MTE identificou a jornada de trabalho de 44,7 milhões de pessoas no Brasil. Desse total, cerca de um terço ainda trabalha no regime 6×1, o equivalente a 14,9 milhões de trabalhadores que seriam beneficiados pela mudança para o modelo 5×2.
Uma colisão entre dois carro resultou na morte de um policial militar na tarde desta segunda-feira (25). O acidente aconteceu na RN-316, que liga a BR-101 à cidade de Monte Alegre, na Região Metropolitana de Natal. Ele foi identificado como Abraão, que era sargento.
De acordo com as informações apuradas pela reportagem da TV Tropical, o policial militar seguia no sentido Monte Alegre enquanto o outro veículo, que era conduzido por uma mulher, seguia em direção à BR-101, quando houve a colisão.
Devido ao impacto, o carro do policial militar foi parar fora da pista. A condutora do outro veículo foi socorrida para o Hospital Monsenhor Walfredo Gurgel, em Natal. A dinâmica do acidente ainda não foi detalhada. Por causa do sinistro, a rodovia chegou a ficar totalmente bloqueada.
O caso deverá ser investigado pela Polícia Civil. A Polícia Científica do Rio Grande do Norte foi acionada para fazer a remoção do corpo do sargento. O PM era lotado no batalhão de Vera Cruz e, possivelmente, estaria seguindo para o serviço.
O Ministério Público do Rio Grande do Norte (MPRN) determinou a suspensão da torcida organizada TMV, ligada ao América Futebol Clube, por sete jogos. A medida, anunciada nesta segunda-feira (25), foi adotada pela 79ª Promotoria de Justiça de Natal após a agressão praticada por integrantes da organizada contra uma pessoa idosa que vestia a camisa do ABC Futebol Clube.
O caso aconteceu na tarde deste domingo (24), na avenida Prudente de Morais, em Natal, antes do clássico entre ABC e América pelo Campeonato Brasileiro da Série D. O episódio segundo o MPRN, foi confirmado pelo Comando do Choque.
Com base no Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) das Torcidas, do qual a TMV é signatária, os integrantes da organizada ficam proibidos de entrar em praças esportivas nacionais usando vestimentas, bandeiras, faixas, instrumentos ou qualquer objeto que faça alusão à torcida. A punição deve ser aplicada de forma imediata pelas autoridades competentes.
O Comando da Polícia Militar e o Comando do Policiamento da Capital foram comunicados com urgência para a adoção das providências necessárias. A direção da torcida organizada também deverá ser notificada sobre a decisão por meio da Polícia Militar.
A Federação Norte-rio-grandense de Futebol (FNF) também foi oficiada para elaborar o ato normativo disciplinar aplicável, conforme previsto no Termo de Ajustamento de Conduta. A medida ocorre em meio à repercussão do ato de violência registrado antes do clássico potiguar, que terminou empatado entre ABC e América no Frasqueirão.
Dono da Loteria Aldeota, em Fortaleza, Alessandro Montenegro é um dos ganhadores do prêmio de R$ 168.170.026,83 da Mega-Sena. Ele participou de um bolão, com outros 99 apostadores, que saiu vencedor. O bolão foi feito na lotérica de Montenegro.
Cada aposta vencedora custou R$ 3.139, valor que inclui a cota de R$ 2.325,60 reais e a taxa de serviços da lotérica de R$ 813,96 reais.
O grupo ganhou o sorteio comemorativo aos 30 anos da premiação, que ocorreu neste domingo (24). Além do grupo, uma aposta simples do Rio de Janeiro levou o mesmo valor do bolão apostado no Ceará.
“Ninguém se conhece neste bolão. Nós iniciamos a campanha em 26 de abril e, desde então, estavamos oferecendo para nossos clientes”, diz Montenegro ainda comemorando o prêmio milionário que vai cair na conta bancária. Os ganhadores estão espalhados pelo Brasil. Segundo ele, há premiados em Manaus, São Paulo, Rio de Janeiro, Roraima, Macapá, Minas Gerais, no interior do Ceará, além de Fortaleza, e dois clientes estão fora do país: um em Dubai e o outro em Nova Iorque.
O próximo concurso da Mega será realizado às 21h do dia 26 de maio. As apostas podem ser feitas até as 20h do mesmo dia pelo aplicativo Loterias Caixa, pelo portal Loterias Caixa ou em qualquer lotérica do país.