[VÍDEO] Funcionária de farmácia é vítima de racismo no 1º dia de trabalho: ‘Escurecendo a loja’


A Justiça do Trabalho condenou a rede Raia Drogasil por danos morais sofridos pela ex-funcionária Noemi Ferrari, que denunciou ter sido alvo de ofensas racistas em um vídeo gravado por uma colega de cargo maior em seu primeiro dia de trabalho, em 2018, em uma farmácia em São Caetano do Sul, na Grande São Paulo.

O caso viralizou nas redes sociais nesta semana, após Noemi publicar a gravação. Em março deste ano, ela recebeu R$ 56 mil de indenização.

“Essa daqui é a Noemi, nossa nova colaboradora. Fala um oi, querida. Tá escurecendo a nossa loja? Tá escurecendo. Acabou a cota, tá? Negrinho não entra mais”, diz a agressora, enquanto ri.

O objetivo do vídeo era apresentar Noemi para os outros funcionários no grupo do WhatsApp.

Em seguida, em tom de ironia, a funcionária passa a listar as tarefas que deveriam ser feitas por ela no local de trabalho: “Nossa, vai ficar no caixa? Que incrível. Vai tirar lixo? Que incrível. Paninho também, passar no chão? Ah… E você disse sim, né?”

Noemi contou que, no momento das ofensas, ficou sem reação, “anestesiada”:

“Meu pai adotivo tinha morrido, eu precisava trabalhar, não tinha para onde correr. Fingi que nada aconteceu. Depois, fui para o banheiro chorar. Olhei para cima e falei para Deus: ‘Eu preciso trabalhar, essa vai ser minha realidade daqui para frente”, desabafou.

Após o episódio, Noemi relatou que continuou na empresa porque entendeu que podia fazer a diferença no ambiente, tanto que foi promovida a supervisora em 2020.

Em 2022, no entanto, ela afirmou que um supervisor a agrediu verbalmente e quase fisicamente. “Eu falei para a gerente: ‘Ou você me recoloca em outra loja ou me manda embora’. Ela me mandou embora em fevereiro.”

 Confira o vídeo do racismo sofrido:

RN cai no ranking e perde vaga na Copa do Brasil para federação amazonense


A temporada ruim de ABC e América no Campeonato Brasileiro de 2025 trouxe reflexos diretos para o futebol potiguar. Com a queda de posição no Ranking Nacional de Federações da CBF, o Rio Grande do Norte perdeu a terceira vaga que tinha direito na Copa do Brasil.

A Federação Norte-rio-grandense de Futebol (FNF) caiu para a 15ª colocação, sendo ultrapassada pela federação do Amazonas.

Situação atual no ranking:

14º – Amazonas: 6.668 pontos

15º – Rio Grande do Norte: 6.131 pontos

16º – Paraíba: 5.507 pontos

Sem chances de ultrapassar os amazonenses — já que ABC e América foram eliminados de suas competições — o RN ficou fora do grupo que garante três representantes no torneio nacional. Pelo regulamento da CBF, apenas as federações posicionadas entre o 6º e o 14º lugares asseguram três vagas. Da 15ª até a 27ª posição, o direito é restrito a duas vagas.

Com isso, em 2026, apenas ABC e América vão disputar a Copa do Brasil. O Laguna, que teria direito à terceira vaga, acabou ficando de fora.

Portal da 96 FM

Oruam tem pedido de habeas corpus negado e segue preso após 50 dias


O Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro (TJRJ) decidiu, nesta quinta-feira (11/9), manter a prisão preventiva de Mauro Davi dos Santos Nepomuceno, o rapper Oruam (foto em destaque). O cantor está preso desde o dia 22 de julho.

A informação é da coluna de Mirelle Pinheiro, do Metrópoles. O habeas corpus foi julgado na presença de Márcia Gama dos Santos Nepomuceno, mãe de Oruam, de Fernanda Valença, noiva do cantor, e de Lucca Nepomuceno, irmão do rapper. Marlon Brendon Coelho, o Mc Poze do Rodo e Vivi Noronha, também marcaram presença.

O cantor está detido há cerca de 50 dias no Complexo Penitenciário de Gericinó, mais conhecido como Bangu, pela tentativa de homicídio qualificado contra dois agentes da Polícia Civil durante uma abordagem, ocorrida na noite de 21 de julho, na mansão em que morava, no Joá.

Os advogados de Oruam vão recorrer da decisão ao Superior Tribunal de Justiça (STJ).

Rapper escreve carta aberta

Na noite de terça- feira (9/9), Oruam publicou uma carta aberta aos fãs. No texto, escrito à mão, o cantor reafirmou que não é traficante e pediu desculpas aos fãs e familiares.

No desabafo, o rapper falou sobre Deus e disse que aceita seu castigo. Ele afirmou que teve de ser preso para retomar a prática da fé.

Além de declarar que está sendo julgado de forma desigual, Oruam falou sobre falsos amigos e deixou indiretas.

Leia a carta na íntegra

“Para todos os meus fãs. Um leão ferido ainda é um leão. Ninguém prende quem tem a mente livre. Sempre visitei meu pai na prisão, me acostumei a ser visita… E, hoje, quando minha família vem me ver, o que mais quero e ir embora junto com eles.

Fiquei famoso, ganhei o mundo… E me esqueci de Deus. Tive que ser preso pra voltar a falar com Ele. Aceito meu castigo…

A Bíblia já dizia: Ezequiel 5:7 — ‘Faze uma cadeia porque a terra está cheia de crimes de sangue, e a cidade está cheia de violência’. Hebreus 13:3 — ‘Lembrem-se dos presos como se estivessem na prisão com eles’.

Mas não posso deixar de falar da injustiça e do descaso com que minha situação vem sendo tratada. Estou pagando por erros, mas também sendo julgado de forma desigual, carregando nas costas acusações que não correspondem a minha verdade. Mais do que uma pena, sinto o peso de uma perseguição que tenta manchar a minha história e minha arte.

Peço desculpas aos meus fãs e a minha família. Hoje sei quem são meus amigos de verdade e quem são meus amigos de mentira, quem é falso e quem é verdadeiro. Nunca vou esquecer de quem estendeu a mão no momento em que eu mais precisei. Fui leal a falsos amigos e máscaras caíram!

Um abraço a todos os fãs que se decepcionaram comigo. Quem que entendam: eu sou um trapper, não um traficante. Esse é o meu momento de rever meus erros, de refletir e de me levantar mais forte.

Aos que acreditam em mim, fiquem firmes e logo vocês vão me ver. Mauro Davi dos Santos Nepomuceno”.

Crianças potiguares com câncer terão desenhos enviados ao espaço


Em meio às lutas diárias contra o câncer, um gesto vindo do espaço reacende sonhos e esperanças de crianças em Natal. Pela primeira vez no Rio Grande do Norte, dois astronautas — o russo Denis Matveev e o iraniano-canadense Eiman Jahangir — visitam crianças em tratamento oncológico.

A visita faz parte do Projeto Internacional Art Rocket, promovido pela Fundação UNITY em parceria com a agência espacial russa Roscosmos. A ação passou pela Policlínica do Alecrim – Setor de Oncologia Pediátrica – nesta quinta-feira (11) e segue nesta sexta-feira (12) na Casa Durval Paiva.

Natal é a 47ª cidade a receber essa atividade. No Brasil, a equipe já passou por Rio de Janeiro, Brasília e, depois de Natal, vai até Foz do Iguaçu.

O objetivo do projeto é inédito: unir crianças com câncer de diferentes partes do mundo para pintarem seus sonhos ao lado de astronautas. Esses desenhos serão aplicados diretamente no exterior de um foguete russo, cuja decolagem está prevista para novembro, com destino à Estação Espacial Internacional (ISS). É o primeiro foguete do mundo a ser lançado com ilustrações infantis estampadas na fuselagem.

A participação brasileira será a maior entre os 11 países já envolvidos no projeto, reunindo mais de 200 pacientes oncológicos apenas em Natal.

Programa CNH Popular recebe mais de 65 mil inscrições no RN

O Departamento Estadual de Trânsito do RN (Detran) divulgou nesta quinta-feira 11 o balanço das inscrições da 3ª edição do Programa CNH Popular, que registrou um total de 65.996 candidatos. A primeira etapa, de recebimento das inscrições, foi concluída na quarta-feira 10.

Seguindo o cronograma do Programa, a próxima etapa será a seleção dos candidatos de acordo com os critérios previstos em edital, que acontece até 25 de setembro. As informações sobre o CNH Popular 2025 estão concentradas no endereço: cnhpopular.detran.rn.gov.br, onde será publicada a lista com os classificados, no dia 26 deste mês.

Nesta etapa de seleção, será observado por meio de sistema eletrônico, se os candidatos seguem os requisitos de ser maior de 18 anos, saber ler e escrever; comprovar moradia no RN nos últimos 12 meses; não estar judicialmente impedido de obter a CNH; não estar com CNH suspensa ou cassada; não ter cometido infração penal na direção de veículos, não ter cometido infração de trânsito grave ou gravíssima ou ser reincidente em leve ou média, nos últimos 12 meses; e possuir os demais requisitos para obtenção da CNH.

De acordo com normas previstas em edital, a Comissão organizadora do CNH Popular informou que, caso haja necessidade, o Programa utiliza alguns critérios de desempate. A começar pela ordem da menor renda por pessoa, maior número de dependentes no grupo familiar; estar desempregado por mais tempo; quem tiver maior idade; data e hora da inscrição e, por fim, sorteio.

O programa inclui a gratuidade total de taxas relativas a exames e licença de aprendizagem e direção veicular; custos de confecção da primeira CNH ou, em caso de mudança, para a categoria C, D e E, e também das aulas nos Centros de Formação de Condutores.

Os candidatos selecionados deverão se atentar ao prazo para entrega da documentação exigida no edital, que será de 29 deste mês a 28 de outubro, para tanto o agendamento pode ser feito para qualquer unidade do Detran. A Comissão organizadora do Programa vai fazer a análise dos documentos de 29 de outubro a 27 de novembro e o resultado final com os nomes dos selecionados será divulgado em 28 de novembro.

Cana e melão lideraram produção em 2024, e novas culturas ganharam espaço no RN


O Rio Grande do Norte registrou aumento de produção em culturas agrícolas que ainda são incipientes no Estado. É o que apontam os números da Produção Agrícola Municipal (PAM), do IBGE, com dados de 2024, que registrou aumento na produção de café e uva no RN, bem como o registro, pela primeira vez, da produção de soja e açaí em território potiguar. Aliado a isso, mesmo com queda na produção, o Estado segue na dianteira na produção de melão no Brasil, com 505.212 toneladas do fruto colhidas no último ano. Já a Cana-de-Açúcar segue na liderança da agricultura do RN em quantidade produzida, com 3,85 milhões de toneladas em 2024.

Segundo os dados do IBGE, a produção de soja no Rio Grande do Norte alcançou 240 toneladas, um número pequeno diante das mais de 144 milhões de toneladas produzidas no país. É a primeira vez que o grão mais produzido do Brasil é registrado em território potiguar. Foram 100 hectares plantados e colhidos na microrregião do Vale do Açu, com um rendimento médio de 2,4 mil quilogramas por hectare e R$ 600 mil em valor gerado para produtores. O açaí teve 20 toneladas produzidas no último ano, com valor total de produção de R$ 200 mil.

O plantio de uva no Rio Grande do Norte, registrado pelo IBGE desde 2016, cresceu em 2024 com mais três hectares plantados e colhidos identificados pela primeira vez no Leste potiguar, somando-se aos oito hectares que já vinham sendo destinados à cultura na região Oeste, a partir de 2023. No total, foram 125 toneladas produzidas no estado, com R$ 900 mil pagos aos produtores.

A produção de café arábica em grão, que aparece em uma área de três hectares no Agreste Potiguar, mais que dobrou entre 2023 e 2024, saindo de três para sete toneladas produzidas, com valor de produção de R$ 105 mil.

Na avaliação de Guilherme Saldanha, secretário de Agricultura e Pesca do RN (Sape), o surgimento dessas novas culturas é positivo para o Estado uma vez que há melhoria de competitividade para o produtor potiguar.

“O RN tem se destacado na fruticultura, tem tido grandes investimentos, especialmente aqui na região do Vale do Ceará-Mirim e Touros, nessa área de café e açaí, também ocorrendo nas regiões lá do Oeste. Temos uma questão de uva, com algumas empresas se instalando, estamos com duas indústrias de vinhos, uma em Martins e outra em Monte Alegre. E os grãos chegando com mais força, obviamente em áreas irrigadas, como no projeto Baixo-Açu, onde já existe uma produção de milho concentrada, mas também milho sendo associado com lavouras de melão no período das chuvas, como também a soja começando os primeiros experimentos, tanto lá na região do Vale do Açu, quanto na região de Touros”, explica Guilherme Saldanha.

Mais >

Governo do RN conclui obras do Pró-Transporte na Avenida Moema Tinoco em três meses


O secretário de Infraestrutura, Gustavo Coelho, confirmou que as obras da segunda etapa de duplicação e melhorias da Avenida Moema Tinoco, na Zona Norte de Natal, serão concluídas em três meses. O projeto, que integra o Pró-Transporte, inclui drenagem, nova pavimentação e sinalização. O projeto estrutural, que também tem intervenções na Avenida Tocantínea, beneficiará mais de 500 mil pessoas que utilizam o trecho diariamente.

“Temos um cronograma definitivo para conclusão em dezembro deste ano e, até lá, devemos liberar progressivamente algumas áreas”, informou o secretário durante entrevista na manhã desta quinta-feira (11).

Gustavo Coelho explicou que “a estratégia de execução da obra recomenda essa liberação progressiva” e reforçou que “todo esse trecho da segunda etapa será finalizado em três meses”. O investimento nesta fase é de R$ 23 milhões.

Durante a entrevista, Gustavo Coelho também confirmou que a licitação para a terceira etapa do projeto está prevista para outubro. “A terceira etapa integra o PAC 3 e a governadora Fátima Bezerra está empenhada em assegurar que esses recursos cheguem, a exemplo da segunda etapa, quando garantiu a execução também do trecho”, acrescentou.

A terceira fase do projeto, que será incluída no PAC 3, terá seus termos de referência detalhados junto ao Ministério das Cidades e à Caixa Econômica Federal. Após a aprovação dessas fases, o edital será publicado em outubro.

Este trecho final se estende do viaduto da Avenida das Fronteiras até o entroncamento com a BR-101, conhecido como “Gancho de Igapó”, e contempla a duplicação de aproximadamente 3 km.

Com acordo de delação, STF condena Mauro Cid a 2 anos em regime aberto


A Primeira Turma do STF (Supremo Tribunal Federal) condenou nesta quinta-feira (11) o tenente-coronel Mauro Cid a dois anos de reclusão em regime aberto.

O ministro relator, Alexandre de Moraes, votou para acolher os benefícios acordados na delação premiada com Mauro Cid e foi acompanhado por Flávio Dino, Luiz Fux, Cármen Lúcia e Cristiano Zanin.

Além da pena branda, o acordo prevê restituição de bens e valores a Cid, além de ações contínuas da Polícia Federal para garantir a segurança do colaborador.

O acordo de Cid pedia, ao invés da pena de até 2 anos, o perdão judicial. No entanto, Moraes afirmou que, bem como não “cabe anistia aos crimes contra a democracia”, também não deve caber perdão completo.

A posição dos ministros rejeita a proposta apresentada pela PGR (Procuradoria-Geral da República) nas alegações finais do processo. A acusação defendeu que ele tivesse a pena reduzida a 1/3 da condenação dos crimes imputados.

Condenação

Mauro Cid foi condenado pelo STF pelos cinco crimes imputados pela acusação. Os ministros Alexandre de Moraes, Flávio Dino, Cármen Lúcia e Cristiano Zanin votaram pela condenação de Cid por todos os delitos.

Já Luiz Fux acompanhou os ministros e votou pela condenação de Cid por tentativa de abolição violenta do Estado Democrático de Direito que, na sua visão, absorveria o crime de Golpe de Estado. Porém, Fux votou pela absolvição do ex-ajudante de ordens de Bolsonaro dos outros quatro crimes imputados pela PGR.

Com informações de CNN

Hospitais universitários do RN realizam mais de 1.500 atendimentos no “Dia E” da Ebserh


 No próximo dia 13 de setembro, o Rio Grande do Norte estará entre os estados que participam de mais uma edição do “Dia E” da Rede Ebserh, um esforço nacional que mobiliza os 45 hospitais universitários federais da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) em parceria com os ministérios da Educação e da Saúde. A ação prevê a realização simultânea de cirurgias eletivas, consultas, exames diagnósticos e procedimentos terapêuticos em todas as regiões do país. 

No estado, o Hospital Universitário Onofre Lopes (Huol-UFRN), a Maternidade Escola Januário Cicco (MEJC-UFRN) e o Hospital Universitário Ana Bezerra (HUAB-UFRN) vão ofertar, juntos, cerca de 1.500 atendimentos, entre cirurgias, exames e consultas, beneficiando pacientes já regulados que aguardavam na fila de espera do Sistema Único de Saúde (SUS). 

No Huol, a programação do Dia E inclui cirurgias de otorrinolaringologia, colecistectomias e procedimentos de catarata. Além disso, pacientes com doença da retina serão submetidos a tratamento medicamentoso com Avastin. A unidade também realizará exames diagnósticos, entre eles, ecocardiogramas, ultrassonografias, densitometrias ósseas, testes ergométricos e angiografias cerebrais. 

Segundo Francisco de Cássio de Oliveira Mendes, chefe da Divisão de Apoio Diagnóstico e Terapêutico do Huol/Ebserh, a iniciativa reforça a missão do hospital. Ressalto que esse mutirão se apresenta como mais um compromisso do Huol, alinhado aos objetivos estratégicos da Ebserh, no contexto de otimizar a oferta de cirurgias eletivas para a população, com significativo impacto na redução das filas cirúrgicas na rede de saúde. Ademais, acrescentamos que tal ação favorece o aprendizado dos estudantes dentro dos programas de residência médica”, destacou. 

Já na MEJC, a ação será voltada para consultas em ginecologia cirúrgica e mastologia, além da oferta de exames de ultrassonografia mamária e mamografia, com o suporte da equipe de enfermagem. De acordo com Marcelo Lorençato, gerente de Atenção à Saúde da maternidade, a iniciativa terá papel fundamental no enfrentamento das filas. “Aqui na MEJC está prevista a realização de consultas médicas para preparo das pacientes para cirurgias ginecológicas, com a intenção de zerarmos as filas cirúrgicas, exames para prevenção ao câncer de mama, ultrassonografias e mamografias. Essa ação reafirma nosso compromisso com o SUS, a assistência ao paciente, a formação de profissionais da saúde, o estímulo à pesquisa e, principalmente, o cuidado à vida”, ressaltou. 

Mais >

PF prende “Careca do INSS” e empresário Maurício Camisotti


A (PF) Polícia Federal prendeu nesta sexta-feira (12) Antônio Carlos Camilo Antunes, conhecido como “Careca do INSS”, e o empresário Maurício Camisotti, acusados de serem operadores do esquema de desvio de recursos de aposentados e pensionistas.

A prisão deles foi autorizada pelo STF (Supremo Tribunal Federal).

O “Careca do INSS” seria um intermediário dos sindicatos e associações, recebendo os recursos que eram debitados indevidamente dos aposentados e pensionistas, e repassando parte deles a servidores do Instituto ou familiares e empresas ligadas a eles.

A PF afirma que, ao todo, pessoas físicas e jurídicas ligadas ao “Careca do INSS” receberam R$ 53.586.689,10 diretamente das entidades associativas ou por intermédio de suas empresas.

Já Camisotti é investigado como um dos beneficiários finais das fraudes envolvendo associações ligadas a beneficiários. O empresário tem negado as acusações.

CNN

Bolsonaro é condenado a 27 anos e 3 meses de prisão por 4×1 do STF


A Primeira Turma do STF (Supremo Tribunal Federal) condenou, nesta quinta-feira (11), o ex-presidente Jair Bolsonaro a 27 anos e três de prisão na ação que apurou um plano de golpe de Estado após as eleições de 2022.

Jornalista denuncia estupro coletivo de garota de 17 anos envolvendo colegas de escola em Natal


Um caso grave de violência sexual envolvendo adolescentes de uma escola particular famosa da cidade está sendo investigado em Natal. Uma estudante de 17 anos denunciou à Polícia Civil ter sido vítima de estupro coletivo e de outros abusos praticados por colegas de convívio social.

De acordo com informações do boletim de ocorrência, a vítima relatou ter sido forçada a participar de atos sexuais com vários jovens, além de ter imagens íntimas gravadas sem seu consentimento. Essas imagens teriam sido usadas para chantageá-la. Ela solicitou medidas protetivas contra alguns dos envolvidos.

Confira o vídeo na íntegra: https://www.instagram.com/reel/DObMTRfDW2h/?igsh=NGwzMDR3bnNzbWhk

O caso está sendo apurado pela Delegacia Especializada, que deve ouvir testemunhas e reunir provas. Os suspeitos são filhos de pessoas influentes da cidade, inclusive da área jurídica.

O Boletim de ocorrência, assim como a foto dos envolvidos circulam por grupos de WhatsApp ainda discretamente.

Fonte: @blogjulianacelli.

Estagiária da CLDF é demitida após postar “Fux tem que morrer”


A Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF) demitiu uma estagiária que publicou, em rede social, a frase “Fux tem que morrer”. A postagem foi feita na manhã dessa quarta-feira (10), no momento em que o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Luiz Fux proferia voto na ação penal que julga o núcleo 1 da suposta trama golpista.

O deputado distrital Robério Negreiros (PSD) enviou prints do perfil da jovem para a Diretoria de Recursos Humanos da CLDF e pediu providências, nesta quinta-feira (11).

Segundo informa o Metrópoles, a agora ex-estagiária é estudante de audiovisual na Universidade de Brasília (UnB) e atuava na comunicação da CLDF.

Idosa brasileira é achada morta com sinais de tortura na Argentina


Foi identificado como sendo de Deomira Conci, de 76 anos, o corpo encontrado em uma área de mata em Bernardo de Irigoyen, província de Misiones, na Argentina, a cerca de 13 km da fronteira com o Brasil. A idosa morava no bairro Andreatta, em São Miguel do Oeste (SC).

A confirmação ocorreu na segunda-feira (1º/9), por exame de digitais. O filho da vítima também reconheceu a mãe por imagens, informando que o último contato havia sido em 31 de agosto.

O que se sabe sobre o crime

Localização: corpo achado por um morador em meio à vegetação na comunidade Juan Manuel de Rosas.

Condições: perícia apontou cortes profundos no pescoço e peito, perfurações no abdômen e costas, além de sinais de violência na cabeça e hematomas nos olhos.

Elementos encontrados: um par de sapatos, óculos e a capa do banco traseiro de um carro estavam próximos ao corpo.

Hipótese policial: o local seria apenas onde o corpo foi deixado, e não a cena do crime.

Durante as investigações, a polícia argentina prendeu um ex-soldado voluntário do Exército. O carro dele foi apreendido, e peritos constataram a falta da capa do banco traseiro, semelhante à encontrada junto ao corpo da vítima. Os exames seguem em andamento para confirmar o possível vínculo.

Novo portal permite consulta a decisões do INSS e facilita contestação


O Conselho de Recursos da Previdência Social (CRPS) lançou o Portal Consulta Jurisprudência, nesta terça-feira (9), que disponibiliza publicamente as decisões finais (acórdãos) emitidas pelos órgãos julgadores do Conselho de Recursos da Previdência Social, como as juntas de recursos e as câmaras de julgamento.

O recurso administrativo é uma forma de contestar decisões do INSS e pedir análise de caso quando um pedido de benefício é negado, por exemplo.

A plataforma digital permite que servidores, segurados, estudiosos e demais interessados saibam como determinada unidade julgou um tema e quais critérios foram considerados para embasar aquela decisão.

A iniciativa de criação do portal deve agilizar a pesquisa jurisprudencial e tem o objetivo de promover uniformidade das decisões e maior segurança jurídica. As decisões disponíveis na pesquisa não conterão informações pessoais dos segurados do INSS.

O colegiado do Ministério da Previdência Social é responsável pelo julgamento de recursos administrativos de quem não concorda com as decisões administrativas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) relacionadas aos benefícios previdenciários e assistenciais.

Casal é preso suspeito de estuprar criança no seridó potiguar


A Polícia Civil prendeu, nesta quarta-feira (10), um homem de 47 anos e uma mulher de 59 anos, suspeitos de envolvimento em crimes de estupro de vulnerável no Seridó potiguar. A ação foi realizada por policiais da 93ª Delegacia de Polícia (DP) de Acari, em conjunto com a 50ª DP de Jardim do Seridó e a Delegacia Especializada em Furtos e Roubos (DEFUR) de Natal.

Segundo as investigações, os abusos começaram em 2020, quando a vítima tinha apenas 7 anos, e se repetiram de forma contínua. A Polícia também apurou que a mãe da criança, ciente dos crimes, não denunciou o companheiro e ainda tentou intimidar a filha para evitar a responsabilização dele.

Os dois suspeitos foram levados à delegacia, onde passaram pelos procedimentos legais, e permanecerão à disposição da Justiça.

Adolescentes têm até dezembro para se vacinar contra HPV


O Ministério da Saúde ampliou até dezembro a mobilização para vacinar adolescentes com idade entre 15 e 19 anos contra o HPV. A meta é alcançar cerca de 7 milhões de jovens que perderam a imunização na idade recomendada, de 9 a 14 anos.Adolescentes têm até dezembro para se vacinar contra HPV - Agora RNAdolescentes têm até dezembro para se vacinar contra HPV - Agora RN

Em nota, a pasta informou que a estratégia conta com o apoio de estados e municípios e que, para facilitar o acesso, a dose está sendo ofertada em unidades básicas de saúde (UBS) e também em escolas, universidades, ginásios esportivos e shoppings.

Dados do ministério apontam que, até o início do mês, mais de 115 mil adolescentes haviam sido imunizados nessa nova etapa da estratégia. Os estados com maior número de vacinados incluem São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais.

Em 2024, o Brasil registrou mais de 82% de cobertura vacinal contra o HPV entre meninas de 9 a 14 anos, índice acima da média global, de 37%. Entre meninos da mesma faixa etária, a cobertura foi de 67%. 

Esquema vacinal

Desde o ano passado, o Brasil passou a adotar o esquema de dose única contra o HPV para crianças e adolescentes de 9 a 14 anos, substituindo o modelo anterior de duas doses. A medida, de acordo com o ministério, segue recomendações internacionais e reforça o compromisso do país de eliminar o câncer de colo do útero até 2030. 

Para pessoas imunocomprometidas, como as que vivem com HIV/aids e pacientes oncológicos e transplantados, o esquema contra o HPV permanece o de três doses. A mesma regra também vale para usuários de profilaxia pré-exposição (PrEP) com idade entre 15 e 45 anos e para vítimas de violência sexual a partir dos 15 anos.

Prefeituras do RN esperam poupar R$ 722 milhões em 10 anos com nova regra de pagamento de precatórios


O Congresso Nacional promulgou na última terça-feira a Emenda Constitucional 136/2025. O texto é resultado da PEC 66, a chamada PEC dos Precatórios, aprovada na Câmara e no Senado após forte articulação dos municípios.

Prefeituras potiguares celebram a promulgação da emenda. Segundo a Federação dos Municípios do Rio Grande do Norte (Femurn), as novas regras criadas pela emenda vão garantir um alívio importante nas contas públicas nos próximos anos.

Entre outros pontos, a emenda institui novas regras que flexibilizam o pagamento de precatórios e permitem reparcelar dívidas previdenciárias com a União.

Dados da Confederação Nacional dos Municípios (CNM) apontam que, até 2035, prefeituras potiguares vão economizar R$ 722 milhões com pagamento de precatórios, com as novas regras. Só no primeiro ano, o impacto estimado é de uma economia de R$ 141 milhões.

Precatórios são dívidas judiciais que estados e municípios são obrigados a pagar após condenações definitivas.

Com a Emenda 136, as prefeituras não precisarão mais quitar integralmente o estoque da dívida de imediato. Agora, os municípios têm aval para pagar os precatórios até um certo limite do orçamento, que varia entre 1% e 5% da Receita Corrente Líquida (RCL), a depender do tamanho da dívida da prefeitura. Atualmente, há municípios que gastam até 15% com essa despesa, o que retira recursos de áreas como saúde e educação. Ao todo, segundo a CNM, serão 45 municípios diretamente beneficiados no RN.

O pagamento de precatórios será escalonado conforme o montante do valor atrasado. Quanto menor o estoque de precatórios que a prefeitura deixou de pagar, menor será a prestação que ela terá de quitar. O cálculo será refeito a cada 10 anos.

Mais >

Campeonato Brasileiro de Ginástica Rítmica acontece até domingo em Natal


Natal será palco entre os dias 11 e 14 de setembro do Campeonato Brasileiro Juvenil de Ginástica Rítmica. Serão 250 atletas de 55 entidades de todas as regiões do Brasil presentes ao Ginásio Nélio Dias. 

O Campeonato Brasileiro Juvenil é considerado uma das principais vitrines da ginástica rítmica nacional, revelando nomes que futuramente podem integrar as seleções brasileiras e representar o país em competições internacionais. É uma chance também de conferir de perto atletas premiadas. É o caso das medalhistas Sara Mourão, bronze no Panamericano Júnior deste ano, e Beatriz Vieira, ouro no Sul-Americano de 2024.

O prefeito Paulinho Freire exalta a importância de Natal sediar um evento esportivo grandioso: “É uma vitrine para apresentarmos nossa cidade ao Brasil, além de promover o turismo e incentivar jovens à prática esportiva ao estar tão perto de grandes talentos da modalidade”. O secretário de Esporte e Lazer, Hermes Câmara, ressalta que a Prefeitura tem investido também nos esportes menos populares. “Temos olhado para diversas modalidades para além do futebol. Temos apoiado eventos de alcance nacional no basquete, no surfe e agora na ginástica”.

A competição contempla provas individuais e em conjunto, nas categorias Juvenil Nível I e II, além de apresentações especiais. A cerimônia de abertura oficial acontece na quinta-feira (11), às 18h, no próprio ginásio e terá entrada gratuita.

“Para a Federação do Rio Grande do Norte, receber o Campeonato Brasileiro Juvenil é motivo de enorme alegria e orgulho. Nosso estado se consolida cada vez mais como referência na realização de grandes eventos esportivos, e acreditamos que essa competição vai inspirar muitas meninas e meninos potiguares a se apaixonarem pela ginástica rítmica”, destacou Jódia Melo, presidente da Federação Norte-rio-grandense de Ginástica.

Programação oficial

Quinta-feira (11/09)
8h às 17h45 – Juvenil Nível II (Arco e Bola)
18h – Abertura Oficial

Sexta-feira (12/09)
8h às 17h45 – Juvenil Nível II (Maças e Fita)
17h55 às 21h – Juvenil Nível I (Arco e Bola)

Sábado (13/09)
13h30 às 17h – Finais por aparelho Juvenil Nível II
17h30 às 20h – Juvenil Nível I (Maças e Fita)

Domingo (14/09)
9h às 10h10 – Conjunto Adulto e Infantil
10h45 às 12h45 – Finais por aparelho Juvenil Nível I

Serviço
Data: 11 a 14 de setembro
Local: Ginásio Nélio Dias (Zona Norte de Natal)
Entrada: Gratuita

Queda no preço dos alimentos vai permanecer, diz ministro


O orçamento das famílias brasileiras teve um alívio no mês de agosto. Em entrevista ao programa A Voz do Brasil, nessa quarta-feira (10), o ministro do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar, Paulo Teixeira, disse que o arroz se destacou com preços atrativos nas prateleiras dos supermercados.

Os produtos importantes na mesa do consumidor que apresentaram redução de preços em agosto foram o tomate (-13,39%), a batata-inglesa (-8,59%), cebola (-8,69%), o arroz (-2,61%) e o café moído (-2,17%). Nos combustíveis, a gasolina teve queda de 0,94%, o etanol recuou 0,82% e o gás veicular, 1,27%.

Paulo Teixeira comemorou a redução no saco de arroz de cinco quilos.

“Digamos que o carro-chefe dessa deflação é o arroz. Quem pagava no ano passado, nessa época, 5 quilos de arroz  a R$ 30, R$ 27, R$ 28 -, hoje está pagando R$ 15, R$ 16, R$ 17, R$ 18”, afirmou.

O ministro destacou a produção agrícola brasileira como um dos agentes de redução dos preços. Ele adiantou que os resultados do último Levantamento da Safra de Grãos 2024/2025 registraram recorde.

“Nós temos pelo terceiro ano, e será anunciada nesta quinta-feira (11) , recorde de safra, foi em 2023, em 2024 e bateremos também este ano. Pelo terceiro ano também, temos recordes do Plano Safra e no investimento na agricultura. No Plano Safra em geral, cerca de R$ 500 bilhões, na agricultura familiar, R$ 78 bilhões, com a diferença que a agricultura familiar tem juros negativos, juros subsidiados”, lembrou.

Com influência da queda nos preços dos grupos habitação, alimentação e bebidas, o Brasil teve inflação negativa de 0,11% no mês passado. O resultado é 0,37 ponto percentual abaixo do registrado em julho, segundo o Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) divulgado nessa quarta-feira pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Esse é o primeiro índice negativo desde agosto de 2024 e o mais expressivo desde setembro de 2022. No acumulado de 2025, a inflação está em 3,15% e, em 12 meses, em 5,13%, abaixo dos 5,23% registrados nos 12 meses anteriores.

Segundo o ministro, “é importante dizer que isso não tem nada a ver com o tarifaço. O tarifaço foi anterior, foi em junho que começou a deflação de alimentos e vai continuar essa tendência, com o governo atuando. O presidente Lula tem o tema do controle da inflação como uma das suas preocupações maiores”, acrescentou Teixeira.