Moraes enumera 13 “atos executórios” para condenação de Bolsonaro


O ministro Alexandre de Moraes elencou nesta terça-feira (9), durante a leitura do seu voto, 13 atos executórios que comprovam a existência da organização criminosa golpista e sua ação coordenada e planejada para tentar reverter os resultados das eleições, mantendo o ex-presidente Jair Bolsonaro no poder. Relator da ação, Moraes é o primeiro a votar hoje. 

Saiba quais os atos executórios que embasam o voto de Moraes: 

  1. Utilização de órgãos públicos para o monitoramento de adversários políticos e execução da estratégia de atentar contra o Poder Judiciário, especialmente a Justiça Eleitoral; 
  2. Atos executórios públicos ainda em 2021, como lives e entrevistas com graves ameaças à Justiça Eleitoral e divulgação massiva de desinformação sobre as urnas; 
  3. 7 de setembro de 2021: discurso do ex-presidente Bolsonaro em que houve emprego de “grave ameaça” na tentativa de restringir o exercício do Poder Judiciário; 
  4. Reunião ministerial de 5 de julho de 2022 em que o ex-presidente reafirma fraude no processo eleitoral e os possíveis cenários para uma tentativa de golpe, buscando a adesão dos ministros de Estado. O encontro incluiu o candidato a vice-presidente derrotado, Braga Netto, e os comandantes das Forças Armadas;
  5. Reunião com embaixadores, em 18 de julho de 2022, quando Bolsonaro chamou diplomatas de outros países para desacreditar o sistema eleitoral brasileiro; 
  6. Bloqueios de rodovias pela Polícia Rodoviária Federal (PRF) no segundo turno das eleições, em uma tentativa de impedir eleitores do Nordeste de acessar os locais de votação; 
  7. Utilização indevida da estrutura das Forças Armadas para elaboração do relatório de fiscalização do sistema eletrônico de votação, do Ministério da Defesa; 
  8. Atos executórios pós-eleição: incluiu diversos atos que ocorreram após o segundo turno. Entre eles, o monitoramento de autoridades, reuniões das forças especiais, os chamados ‘kids pretos’,  atos violentos em Brasília nos dias da diplomação do presidente Lula e do vice Geraldo Alckmin, além do atentado a bomba no aeroporto da capital; 
  9. Planejamento da Operação Punhal Verde e Amarelo e do Plano Copa 2022; 
  10. Atos executórios da Operação Punhal Verde Amarelo e outras ações, incluindo o monitoramento do presidente eleito e a apreensão de um discurso pós-golpe; 
  11. A minuta do Golpe de Estado e a apresentação do documento aos representantes das Forças Armadas; 
  12. Atos de 8 de Janeiro de 2023 na Esplanada dos Ministérios, em Brasília; 
  13. Planejamento de um “gabinete de crise” que seria acionado após a consumação do golpe de Estado. 

Próximos passos 

Nesta terça-feira, a Primeira Turma retomou o julgamento que pode condenar Bolsonaro e mais sete aliados por uma trama golpista que teria atuado para reverter o resultado das eleições de 2022.  

O grupo faz parte do núcleo crucial da denúncia apresentada pela Procuradoria-Geral da República (PGR), formado pelas principais cabeças do complô.  Até a próxima sexta-feira (12), devem votar, nesse ordem: o relator, ministro Alexandre de Moraes (relator), e os ministros Flávio Dino, Luiz Fux, Cármen Lúcia e Cristiano Zanin, presidente do colegiado e que preside a sessão. 

PRF intercepta ônibus escolar irregular transportando crianças na BR-101


Uma operação de rotina da Polícia Rodoviária Federal (PRF) na BR-101, em Canguaretama, interior do Rio Grande do Norte, revelou uma grave situação de risco para dezenas de crianças em idade escolar. Na tarde de segunda-feira (8), um ônibus que transportava crianças foi abordado e, após a fiscalização, as autoridades constataram uma série de irregularidades que colocavam a vida dos pequenos passageiros em perigo.

O veículo, com capacidade para 23 pessoas, transportava crianças do ensino infantil e fundamental, acompanhadas por uma monitora e uma professora. A equipe da PRF identificou falhas que resultaram na apreensão imediata do ônibus.

Infrações e falta de segurança

O motorista dirigia com uma Carteira Nacional de Habilitação (CNH) da categoria B, sendo que a condução de veículos de transporte escolar exige a categoria D. Além disso, ele não possuía o Curso Especializado para Transporte de Escolares, obrigatório para a função.

A segurança dos ocupantes também foi ignorada. Nenhuma das crianças ou adultos a bordo estava usando o cinto de segurança. O ônibus, por sua vez, apresentava condições mecânicas precárias. Ele não havia passado pela vistoria semestral do Detran, não tinha a autorização para transporte escolar e nem a faixa amarela regulamentar com a identificação.

Outros problemas graves incluíam um para-brisa trincado, a falta de vidro em uma das janelas e a ausência de itens de segurança básicos, como pneu sobressalente, macaco, chave de roda, triângulo e tacógrafo. O veículo também não possuía os retrovisores ou câmeras específicos (Dispositivo de Visão Indireta – DVI) exigidos para esse tipo de transporte.

Ex-deputado Rafael Motta sai de UTI de hospital em São Paulo


O ex-deputado federal Rafael Motta saiu da UTI do Hospital Vila Nova Star, em São Paulo, após acidente de kitesurfe ocorrido em Natal no dia 22 de agosto. A informação foi divulgada nas redes sociais do ex-parlamentar nesta segunda-feira 8.

Na terça-feira 2, ele foi extubado após 12 dias de internação. Rafael passou por cirurgias para correção de fraturas na face e no antebraço esquerdo, segundo boletim médico divulgado no sábado, 30 de agosto.

“Mais uma etapa vencida: deixei a UTI! Até aqui, Deus não soltou a minha mão. E sei que vocês também não. Minha gratidão a Ele, a cada um de vocês, e a todos os profissionais que tornaram isso possível”, disse Motta, na publicação.

O acidente

O acidente aconteceu nas proximidades do Forte dos Reis Magos, em Natal. Rafael foi arrastado pelo equipamento após uma corrente de vento e caiu de aproximadamente 12 metros de altura.

Segundo relato do pai, o ex-deputado estadual Ricardo Motta, o filho sofreu duas quedas. Na primeira, estava consciente e reclamou de falta de ar. Na segunda, já desacordado, foi suspenso pela vela do kitesurfe, que inflou novamente, e caiu de uma altura entre 12 e 13 metros.

O ex-parlamentar foi socorrido e submetido a cirurgias de urgência no Hospital Walfredo Gurgel. Em 24 de agosto, ele foi transferido em UTI aérea para São Paulo, onde segue em recuperação.

Rafael Motta foi deputado federal pelo Rio Grande do Norte entre 2015 e 2022, vereador em Natal de 2013 a 2014, disputou o Senado em 2022 e concorreu à prefeitura de Natal em 2024.

Suspeito de matar animal a tiros e furtar escolas é preso em Macaíba


A Polícia Civil cumpriu, nesta segunda-feira (8), um mandado de prisão preventiva contra um jovem de 18 anos, suspeito de envolvimento em crimes patrimoniais e disparos de arma de fogo na zona rural de Macaíba, na Grande Natal. A ação foi realizada por policiais da 20ª Delegacia de Polícia (DP).

De acordo com as investigações, no dia 13 de agosto deste ano, equipes da Polícia Militar foram acionadas após denúncias de disparos contra um animal doméstico na comunidade Riacho do Sangue. No local, os policiais confirmaram a ocorrência e encontraram o animal morto. Moradores também relataram o uso frequente de armas de fogo na região.

Durante as diligências, os agentes identificaram um imóvel ligado ao suspeito, localizado em área de mata. Ao tentar realizar a abordagem, os policiais foram recebidos a tiros e o homem conseguiu fugir. No interior da casa foram apreendidos munições, documentos e diversos objetos de origem suspeita, parte deles reconhecida por vítimas de furtos em escolas, propriedades rurais e associações da região.

Testemunhas ainda apontaram a participação do suspeito em arrombamentos e furtos qualificados, que causaram a destruição de portas e janelas, além da subtração de eletrodomésticos, ferramentas, materiais escolares, merenda e até uma arma de fogo registrada.

O mandado de prisão foi cumprido em uma unidade do sistema prisional, onde o suspeito já estava detido em razão de flagrante anterior, também relacionado a crime patrimonial em Natal.

Ele permanecerá à disposição da Justiça, enquanto a Polícia Civil segue investigando a atuação de possíveis comparsas e outros delitos atribuídos ao grupo.

Governo autoriza nomeação de 460 aprovados em concurso do Ibama


O Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI) autorizou a nomeação de 460 aprovados de nível superior no concurso público de 2025 do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama).

Desse total, são 130 vagas para o cargo de analista administrativo. As demais, 330 vagas são do cargo de analista ambiental.

A Portaria MGI nº 7.522/2025, que autoriza as nomeações, foi publicada nesta segunda-feira (8, no Diário Oficial da União e é assinada pela ministra do MGI, Esther Dweck.

Próximo passo

A próxima etapa antes da nomeação – a verificação de documentos e requisitos dos aprovados – é de responsabilidade do Ibama. O objetivo é garantir a nomeação somente daqueles que cumprirem todas as exigências.

As nomeações ainda dependem da existência de vagas na data da posse e da comprovação de adequação orçamentária e financeira, em conformidade com a Lei Orçamentária Anual (LOA), que define o orçamento atual; e da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO), que estabelece as metas e prioridades fiscais.

A medida assegura que o reforço no quadro de pessoal seja compatível com a sustentabilidade, ou “saúde fiscal” do Estado – o que significa que o governo federal só pode nomear novos servidores se tiver orçamento para pagar os salários dos aprovados.

Aprovados

O resultado final do concurso foi divulgado em 7 de agosto pelo Centro Brasileiro de Pesquisa em Avaliação e Seleção e de Promoção de Eventos (Cebraspe), banca examinadora do certame, e pode ser conferido no Diário Oficial da União.

Mais >

Cinco chalés são interditados após deslizamentos na Praia do Madeiro, em Pipa


A Defesa Civil de Tibau do Sul interditou cinco chalés de um hotel localizado na parte superior da falésia da Praia do Madeiro, após deslizamentos registrados na manhã do último domingo (7).

Segundo a Defesa Civil, a interdição foi determinada pelo risco de novos deslizamentos, confirmado em vistoria realizada no local.

O deslizamento atingiu quatro barracas e duas pessoas, que receberam atendimento médico por escoriações leves. Após o incidente, a área foi isolada para análise de risco, e outros estabelecimentos da orla foram notificados.

A ação de isolamento contou com o apoio do Corpo de Bombeiros, e as equipes permanecem no local monitorando a situação, em contato constante com a Defesa Civil do Estado.

Governo do RN promove 252 policiais militares e registra marca histórica de mais de 17 mil ascensões na PMRN


O Governo do Rio Grande do Norte oficializou, nesta segunda-feira (8), a promoção de 252 policiais militares, sendo 85 praças e 167 oficiais. Com este novo ato, a gestão da governadora Fátima Bezerra chega a 17.714 promoções desde 2019, consolidando o maior número de ascensões funcionais da história da Polícia Militar potiguar. Os atos serão publicados no Boletim Geral da PMRN e no Diário Oficial do Estado.

A governadora destacou as promoções das primeiras coronéis mulheres da área da saúde na instituição. Ao todo, foram oito oficiais promovidas: uma enfermeira e uma farmacêutica, ambas antes no posto de tenente-coronel. Outro marco foi a ascensão, pela primeira vez, de um capelão militar ao posto de tenente-coronel.

“Seguramente uma das maiores promoções em matéria de quantidade da história da Polícia Militar do Rio Grande do Norte. É mais uma prova de valorização de recursos humanos. Nós estamos hoje autorizando, promovendo 18 coronéis combatentes e as primeiras coronéis do quadro de saúde: enfermeira e farmacêutica. Sigamos firmes para continuar trabalhando e fazer do Rio Grande do Norte um estado cada vez mais seguro, sustentável e próspero”, ressaltou a governadora.

O comandante-geral da PMRN, coronel Alarico José Pessoa Azevedo Júnior, celebrou o resultado e ressaltou a importância das promoções para a tropa.

“Somar mais de 17 mil promoções em uma única gestão é histórico. Isso demonstra o respeito do Governo com nossos policiais, reconhecendo o trabalho e garantindo condições para que nossa tropa atue com cada vez mais motivação e eficiência”, afirmou.

Além da política de promoções, o Governo do Estado também tem investido na modernização da corporação, com a realização de novos concursos, entrega de viaturas, armamentos e equipamentos de proteção, além de iniciativas que fortalecem a presença e a atuação da PMRN em todo o território potiguar.

Mais >

VÍDEO: pescadores de Galinhos celebram temporada histórica de pesca


A comunidade pesqueira de Galinhos, no litoral Norte do Rio Grande do Norte, tem motivos de sobra para comemorar. Na manhã desta segunda-feira (8), por volta das 11h, pescadores da região registraram em vídeo uma verdadeira fartura de peixes, em uma temporada que já é considerada uma das melhores dos últimos anos.

Com redes repletas, os trabalhadores celebraram o resultado do esforço e da dedicação diária. O volume de peixes surpreendeu até os mais experientes, garantindo não apenas o sustento das famílias locais, mas também o abastecimento dos mercados da região.

A diversidade e a qualidade do pescado têm atraído compradores de diferentes cidades vizinhas, além de impulsionar o turismo gastronômico. Restaurantes e comércios locais relatam um aumento nas vendas, reforçando o impacto positivo da boa temporada sobre a economia da cidade.

Nas redes sociais, o vídeo que mostra a grande quantidade de peixes já viraliza.

Assista:

“Talento nato”, surfista de 12 anos é novo pupilo de olheiro que descobriu Italo Ferreira


“Meu sonho é ser campeão mundial, chegar ao topo e nunca esquecer de quem me ajudou”. A frase poderia vir de um atleta experiente, mas mostra a maturidade de um surfista que já voa alto aos 12 anos. Em agosto, Matheus Jhones se tornou o mais jovem finalista do Circuito Brasileiro, justamente em etapa na cidade natal do menino: Baía Formosa, no Rio Grande do Norte. O feito é resultado de um trabalho em parceria com o técnico e empresário Luiz Campos, o Pinga, conhecido como um dos maiores olheiros do surfe nacional.

A notícia é do ge. Pinga tem a moral de quem trabalha ou já trabalhou com grandes nomes do esporte, como Filipe Toledo, Italo Ferreira, João Chianca e Adriano de Souza. Por isso, foi um dos personagens da série “Olheiros Olímpicos”, exibida pelo Esporte Espetacular entre 17 de agosto e 7 de setembro.

– Eu procuro olhar, claro, a pisada na prancha, como o jovem surfa e fazer um paralelo com a idade. Ele pisa na prancha da maneira certa, sobe na prancha da maneira certa, tem uma leitura de onda boa? Às vezes, a criança não tem um nível técnico muito alto ainda, mas, para uma determinada faixa etária, já sabe extrair bastante de uma onda – explica Pinga, técnico e empresário de Matheus desde que o potiguar era bem pequeno:

Mais >

Reservas hídricas do RN caem para 45,72%; Caern alerta sobre uso consciente da água


O Rio Grande do Norte registrou volume de 45,72% nas reservas hídricas em 2025, segundo dados do Instituto de Gestão de Águas do Rio Grande do Norte (IGARN), uma queda significativa em relação aos 61,34% registrados em janeiro. A situação reforça a necessidade de uso consciente da água, principalmente em regiões semiáridas do Estado, onde o segundo semestre normalmente não registra chuvas suficientes.

Alguns municípios já enfrentam redução nos mananciais: Ouro Branco, São José do Seridó, São João do Sabugi, Jardim do Seridó, Parelhas, Equador e Carnaúba dos Dantas. Em Ouro Branco, o faturamento para imóveis foi suspenso devido ao colapso parcial no abastecimento.

No Alto Oeste, o abastecimento de Luís Gomes foi interrompido após o açude Lulu Pinto secar. Até o final de setembro, o subsistema da Adutora Alto Oeste permitirá a retomada do fornecimento, beneficiando também Riacho de Santana e Água Nova.

Orientações da Caern

A Caern recomenda uso racional da água em atividades diárias:

  • Consertar torneiras e descargas quebradas
  • Acompanhar o consumo pelo hidrômetro
  • Reduzir tempo de banho e consumo ao escovar os dentes

Denúncias de desperdício ou fraude podem ser feitas pelos canais da Caern: WhatsApp 9-8118-8400, agencia.caern.com.br, teleatendimento 115 e aplicativo Caern Mobile.

Mulher é morta a facadas dentro de casa em Santa Cruz; ex-companheiro é principal suspeito do crime


Uma mulher foi morta a facadas dentro da própria residência durante a manhã deste domingo (5) na cidade de Santa Cruz, localizada na região Agreste do Rio Grande do Norte. De acordo com informações da Polícia Militar, a vítima foi identificada como Maria das Vitorias da Silva, de 42 anos.

O caso ocorreu na Avenida 01, em uma localidade conhecida como Paraíso. Conforme as informações recebidas no local, a vítima foi surpreendida por um homem, apontado como o seu ex companheiro. Ele teria entrado pelo telhado e, após cometer o crime, deixou o corpo de Maria das Vitórias na calçada.

Ele fugiu do local. Até a publicação desta matéria, os policiais não localizaram seu paradeiro. A arma do crime foi deixada no local.

Edital FAPERN e SESED oferece bolsas de até R$ 5,5 mil


A Fundação de Amparo e Promoção da Ciência, Tecnologia e Inovação (FAPERN) e a Secretaria de Estado da Segurança Pública e da Defesa Social (SESED) lançaram o Edital nº 15/2025 – SESED/FAPERN para preenchimento de vagas remanescentes do Edital nº 31/2024 – SESED/FAPERN. A seleção é destinada a bolsistas nas áreas de TI e RH que irão atuar no projeto institucional “Inovação na Gestão Estratégica da Secretaria de Estado da Segurança Pública e Defesa Social”.

O processo seletivo simplificado oferece quatro bolsas para profissionais egressos de graduação e pós-graduação (mestrado), com atuação em Natal/RN, nas unidades da SESED:

•    1 bolsa de Coordenação Técnica de Projeto Nível II – R$ 5.500,00 (40h semanais)
•    1 bolsa de Pesquisa de Inovação Nível II – área de Gestão de Pessoas – R$ 2.500,00 (30h semanais)
•    2 bolsas de Pesquisa de Inovação Nível II – área de Desenvolvimento de Sistemas/Software – R$ 2.500,00 (30h semanais)

As inscrições serão realizadas exclusivamente por e-mail, no período de 26 de agosto a 24 de setembro de 2025, conforme orientações do edital.

O projeto busca modernizar a gestão estratégica da SESED, com foco na melhoria dos serviços de segurança pública, por meio da implementação de ferramentas tecnológicas, gestão estratégica de pessoas e desenvolvimento de processos inovadores.

O edital completo, com requisitos, etapas e documentação necessária, está disponível no site da FAPERN: www.fapern.rn.gov.br.

Líderes do Brics discutem como ampliar mecanismos de comércio no bloco


Os líderes dos países do Brics discutiram, nesta segunda-feira (8), como ampliar os mecanismos de comércio entre as nações do bloco de países emergentes. 

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva organizou uma cúpula virtual com o objetivo de coordenar estratégias centradas no multilateralismo, em meio à nova política dos Estados Unidos de elevar as tarifas de parceiros comerciais.

“O comércio e a integração financeira entre nossos países oferecem opção segura para mitigar os efeitos do protecionismo”, afirmou em discurso aos chefes de Estado.

Para Lula, o grupo de potência do Sul Global tem “a legitimidade necessária para liderar a refundação do sistema multilateral de comércio em bases modernas, flexíveis e voltadas às nossas necessidades de desenvolvimento”.

Em seu discurso, ele citou o papel do Novo Banco de Desenvolvimento (banco do Brics) na diversificação das bases econômicas e as complementariedades entre os países.

“Juntos, representamos 40% do PIB global, 26% do comércio internacional e quase 50% da população mundial. Temos entre nós grandes exportadores e consumidores de energia. Reunimos as condições necessárias para promover uma industrialização verde, que gere emprego e renda em nossos países, sobretudo nos setores de alta tecnologia. Reunimos 33% das terras agricultáveis e respondemos por 42% da produção agropecuária global”, disse.

Para o presidente brasileiro, a crise de governança “não é uma questão conjuntural” e cabe ao Brics mostrar que a cooperação “supera qualquer forma de rivalidade”.

“A Organização Mundial do Comércio [OMC] está paralisada há anos. Em poucas semanas, medidas unilaterais transformaram em letra morta princípios basilares do livre comércio como as cláusulas de Nação Mais Favorecida e de Tratamento Nacional. Agora assistimos ao enterro formal desses princípios. Nossos países se tornaram vítimas de práticas comerciais injustificadas e ilegais”, disse.

“A chantagem tarifária está sendo normalizada como instrumento para conquista de mercados e para interferir em questões domésticas. A imposição de medidas extraterritoriais ameaça nossas instituições. Sanções secundárias restringem nossa liberdade de fortalecer o comércio com países amigos. Dividir para conquistar é a estratégia do unilateralismo”, acrescentou.

Neste ano, o Brasil está na presidência do Brics. No contexto de mudanças da geopolítica mundial, em diversos fóruns internacionais, desde o início deste terceiro mandato, Lula vem defendendo a reforma de instituições multilaterais de governança global, como o Conselho de Segurança da Organização das Nações Unidas (ONU) e a OMC.

Mais >

Anvisa proíbe 32 suplementos da mesma empresa: “Condições insalubres”; confira lista


A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) proibiu na sexta-feira (5) a fabricação, venda, importação e uso de 32 suplementos alimentares da empresa Ervas Brasillis Produtos Naturais Ltda. A determinação, publicada no Diário Oficial da União, também prevê a apreensão de todos os lotes em circulação.

A decisão foi tomada após uma inspeção sanitária constatar que os suplementos eram produzidos em estabelecimento sem licença da autoridade sanitária, em condições insalubres e sem cumprir as boas práticas de fabricação de alimentos.

Segundo a Anvisa, além da suspensão imediata, está vedada qualquer forma de propaganda ou distribuição dos produtos.

Lista completa dos suplementos proibidos

Creatina Monohidratada Sabor Frutas Vermelhas – Marca Turbo Black Vitamin (todos os lotes)

Creatina – Marca Turbo Black Vitamin (todos)

Colágeno Tipo II Não Desnaturado Sabor Iogurte – Marca Turbo Black (todos)

Colágeno Hidrolisado Sabor Frutas Tropicais – Marca Turbo Black Vitamin (todos)

Cafeína com Taurina – Marca Turbo Black Vitamin (todos)

Moringa – Marca Ervas Brasil (todos)

Maca Peruana – Marca Ervas Brasil (todos)

Hibisco – Marca Ervas Brasil (todos)

Graviola – Marca Ervas Brasil (todos)

Tadala Natural – Marca NB Nutrition (todos)

Magnésio Treonato – Marca Turbo Black Vitamin (todos)

Maca Peruana – Marca Turbo Black Vitamin (todos)

Maca Preta – Marca Turbo Black Vitamin (todos)

Mais >

Julgamento de Bolsonaro: ministros do STF esperam fala de Moraes para fechar votos


Ministros da Primeira Turma do STF (Supremo Tribunal Federal) aguardam o posicionamento de Alexandre de Moraes para concluir os próprios votos.

Como relator da ação penal do plano de golpe, Moraes é o primeiro a falar.O posicionamento dele deve ser apresentado na manhã desta terça-feira (09), na retomada do julgamento pelo plenário da turma.

Aguardar Moraes é um comportamento atribuído à “liturgia” da Corte, por mais que os ministros já entrem no plenário com minutas de seus votos.

O voto de Moraes pode gerar pontos de alerta, controvérsias ou convergências. Tudo poderá ser agregado ao posicionamento dos demais, seja para concordar ou discordar na integralidade.

É esperado que o voto de Moraes leve cerca de três horas e possa ser um dos mais longos entre os membros da turma. No recebimento da denúncia, em 26 de março deste ano, Moraes levou quase duas horas.

Na semana passada, a leitura do relatório que resumiu o processo levou uma hora e 40 minutos.

A tendência é que o presidente da turma, Cristiano Zanin, dê algumas informações sobre o rito antes de passar a palavra a Moraes, assim como fez na abertura do julgamento no dia 2.

Mais >

PRF prende homem por dirigir sob efeito de álcool e causar acidente na BR-101 em Natal


Um homem de 36 anos foi preso na noite do último sábado (6), por volta das 22h30, na BR-101, em Natal. De acordo com a Polícia Rodoviária Federal, ele conduzia uma motocicleta quando foi detido no Km 94 da rodovia federal por dirigir sob efeito de álcool e de ter provocado um acidente com vítima.

A prisão foi realizada pela Polícia Rodoviária Federal (PRF). O condutor, que dirigia uma Honda/CB300F Twister azul, colidiu com outro veículo. O acidente deixou uma pessoa com ferimentos leves, que foi prontamente atendida.

Após o acidente, o teste do etilômetro confirmou que o condutor da moto estava sob o efeito de álcool, resultando na sua prisão em flagrante. A ocorrência foi encaminhada à Central de Flagrantes da Polícia Civil em Natal, onde foram tomadas as medidas cabíveis.

Homem mata companheira espancada com garrafa de café em Parnamirim


Uma mulher de 24 anos foi morta na manhã do domingo (7), dentro da própria residência, em Parnamirim, na Grande Natal. O suspeito do crime é o companheiro da vítima, de 38 anos, que foi preso em flagrante pela Polícia Militar.

De acordo com informações da PM, o casal passou a noite ingerindo bebida alcoólica em casa e, durante a manhã, iniciou uma discussão. Vizinhos relataram ter ouvido gritos e acionaram a polícia.

Ao chegar ao local, os policiais encontraram o homem, identificado como Franklin da Silva Martins, saindo da residência com manchas de sangue na roupa. Dentro do imóvel, a vítima, Érika Sueli dos Santos Farias, foi localizada sem vida em um dos cômodos.

Segundo a polícia, Érika foi atingida com diversos golpes na cabeça, desferidos com uma garrafa de café, e também teve a cabeça jogada contra a parede. O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) foi acionado e confirmou o óbito no local.

O suspeito, que trabalha como pintor, foi conduzido à Delegacia de Plantão da Polícia Civil, onde permanece detido. O caso segue sob investigação.

Com informações de Portal da 98 FM

Brasil garante bronze no Campeonato Mundial de vôlei feminino


A seleção brasileira conquistou a medalha de bronze do Campeonato Mundial de vôlei feminino após derrotar o Japão por 3 sets a 2 (parciais de 12/25, 17/25, 25/19, 29/27 e 16/18), na manhã deste domingo (7) em Bangkok (Tailândia).

A vitória da equipe comandada pelo técnico José Roberto Guimarães teve como destaque a brasileira Gabi, a maior pontuadora da partida com 35 pontos e eleita a melhor ponteira da competição.

Itália campeã

O título da competição ficou com a Itália, que derrotou o Brasil na semifinal no último sábado. Para garantir a segunda conquista do Campeonato Mundial (o primeiro troféu foi alcançado no ano de 2002), a seleção italiana derrotou a Turquia por 3 sets a 2 (parciais de 25/23, 13/25, 26/24, 19/25 e 15/8) neste domingo.

Em derrota para Milei, oposição vence eleição provincial de Buenos Aires


O partido de oposição peronista da Argentina venceu as eleições legislativas na província de Buenos Aires neste domingo (7), deixando o partido governista do presidente Javier Milei em um distante segundo lugar, segundo a contagem oficial provisória.

O candidato de centro-esquerda Axel Kicillof, governador da província de Buenos Aires e membro do Partido Justicialista, conseguiu superar o Partido Libertário de Milei nas eleições.

Com base na contagem provisória, com 93,21% dos votos (23h00, em Brasília), o peronismo alcançou 47,12% em toda a província com a frente “Fuerza Patria”, contra 33,80% do partido governista “La Libertad Avanza”.

A diferença foi muito maior do que as pesquisas privadas previam em uma província que é um reduto histórico do peronismo e representa 40% do total dos votos nacionais.

“As pesquisas, Milei, gritaram que não se pode desfinanciar a saúde, a educação, as universidades, a ciência ou a cultura na Argentina”, disse Kicillof após a apuração.

Milei vem enfrentando crescente pressão por causa de um escândalo de corrupção e crescente inquietação com os gastos públicos, à medida que entra em um período eleitoral crucial que pode definir o poder de seu governo.

Flanelinha invade terreno do antigo Diário de Natal para fazer estacionamento


Na madrugada deste domingo (7), o terreno onde funcionou o Diário de Natal, na Av. Deodoro, foi aberto de forma irregular por um flanelinha, que rompeu o cadeado e utilizou o local como estacionamento improvisado durante o desfile do 7 de Setembro em Natal (RN). A informação é do BZ Notícias.

A Polícia Militar foi acionada. Quando os agentes chegaram, o terreno já estava repleto de carros. Após a intervenção, os veículos foram retirados e o terreno novamente fechado.

Em janeiro de 2024, o local foi invadido pelo Movimento de Luta nos Bairros, Vilas e Favelas (MLB), em que seus membros derrubaram o muro do imóvel e ocuparam o espaço com cerca de 60 famílias, causando repercussão e processos legais que culminaram em determinação judicial para desocupação.

O episódio desta madrugada reforça a vulnerabilidade de terrenos na capital, que seguem suscetível a invasões e usos irregulares.