Entenda os próximos passos do julgamento de Bolsonaro no STF


A Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) retoma na terça-feira (9) o julgamento do núcleo 1 da trama golpista, formado pelo ex-presidente Jair Bolsonaro e mais sete aliados. 

O julgamento começou na semana passada, quando foram ouvidas as sustentações das defesas do ex-presidente e dos demais acusados, além da manifestação do procurador-geral da República, Paulo Gonet, favorável à condenação de todos os réus.

Nesta semana, o colegiado vai iniciar a votação que pode condenar Bolsonaro e os outros réus a mais de 30 anos de prisão.

Foram reservadas as sessões dos dias 9,10,11 e 12 de setembro para finalização do julgamento. 

Pesam contra os acusados a suposta participação na elaboração do plano “Punhal Verde e Amarelo”, com planejamento voltado ao sequestro e assassinato do ministro Alexandre de Moraes, do presidente Luiz Inácio Lula da Silva e do vice-presidente, Geraldo Alckmin.

Também consta na denúncia da PGR a produção da chamada “minuta do golpe”, documento que seria de conhecimento de Jair Bolsonaro e serviria para a decretação de medidas de estado de defesa e de sítio no país para tentar reverter o resultado das eleições de 2022 e impedir a posse de Lula.  A denúncia também cita o suposto envolvimento dos acusados com os atos golpistas de 8 de janeiro de 2023

Quem são os réus?

  • Jair Bolsonaro – ex-presidente da República;
  • Alexandre Ramagem – ex-diretor da Agência Brasileira de Inteligência (Abin);
  • Almir Garnier – ex-comandante da Marinha;
  • Anderson Torres – ex-ministro da Justiça e ex-secretário de segurança do Distrito Federal;
  • Augusto Heleno – ex-ministro do Gabinete de Segurança Institucional (GSI);
  • Paulo Sérgio Nogueira – ex-ministro da Defesa;
  • Walter Braga Netto – ex-ministro de Bolsonaro e candidato à vice na chapa de 2022;
  • Mauro Cid – ex-ajudante de ordens de Bolsonaro.

Próximos passos

Na terça-feira (9), às 9h, a sessão será aberta pelo presidente da Primeira Turma, ministro Cristiano Zanin. Em seguida, será passada a palavra ao relator, ministro Alexandre de Moraes, que será o primeiro a votar.

Em sua manifestação, Moraes vai analisar questões preliminares suscitadas pelas defesas de Bolsonaro e dos demais acusados, como pedidos de nulidade da delação premiada de Mauro Cid, ex-ajudante de ordens e um dos réus, alegações de cerceamento de defesa, pedidos para retirar o caso do STF, além das solicitações de absolvição.

Moraes poderá solicitar que a turma delibere imediatamente sobre as questões preliminares ou deixar a análise desses quesitos para votação conjunta com o mérito. Após a abordagem das questões preliminares, Moraes se pronunciará sobre o mérito do processo, ou seja, se condena ou absolve os acusados e qual o tempo de cumprimento de pena.

Mais >

Os novos caminhos do Sertão: como Acari transformou trilhas centenárias em roteiros de aventura científica


As mesmas pedras que serviram de referência para vaqueiros do século XVIII hoje guiam aventureiros munidos de GPS e conhecimento geológico. Em Acari, município do Seridó potiguar, trilhas centenárias foram reconfiguradas como verdadeiros roteiros interpretativos, conectando a história da Terra — gravada no Granito de Acari — com práticas sertanejas contemporâneas.

A transformação não aconteceu por acaso. Com o reconhecimento do Geoparque Seridó pela UNESCO em 2022, a cidade descobriu que suas formações rochosas de 580 milhões de anos poderiam ser mais que paisagem: poderiam ser produto turístico. Desde então, a demanda por roteiros cresceu 40%, impulsionando a capacitação de moradores locais como guias especializados.

“A gente procura relacionar esse contexto ao turismo pedagógico”, explica Adriano Campelo, diretor do Museu Histórico local. Segundo ele, as trilhas são utilizadas para mostrar “a ocupação pré-histórica aqui no interior do Nordeste e consequentemente na região do Seridó de Acari”, com apoio de materiais educativos desenvolvidos em parceria com o Geoparque Seridó.

O paulista que descobriu o Sertão

Arthur Hansen Araújo da Silva tem 26 anos, nasceu em Americana, São Paulo, mas há 12 anos chama Acari de casa. Sua história resume a transformação que vem acontecendo no sertão do Rio Grande do Norte: a descoberta de que as pedras milenares e a paisagem árida podem ser mais atrativas que as praias do litoral.

“Minha família veio conhecer Acari em 2009 porque meu avô nasceu aqui. Acabamos gostando e resolvemos nos mudar”, conta Arthur, que hoje é proprietário da Hansen Ecoturismo, uma das principais empresas de turismo de aventura da região. “Em São Paulo eu fazia trilhas raramente, mas foi aqui que concentrei tudo.”

A Hansen Ecoturismo nasceu quase por acaso em 2020. Arthur sempre praticou atividades de ecoturismo como hobby, mas começou empreendendo com stand-up paddle no Açude Gargalheiras. “Alguns clientes que vinham alugar as pranchas também queriam fazer trilhas. Uma família me procurou perguntando se eu conhecia a trilha da Serra do Pote. Foi o primeiro grupo que levei.”

O boca a boca funcionou. Em menos de um ano, Arthur percebeu que havia demanda suficiente para formalizar o negócio. “Acari não tinha nenhuma agência de receptivo. Tinha agência de viagens, mas nenhuma que trabalhasse especificamente com ecoturismo”, explica.

América empata com Santa Cruz e dá adeus ao sonho da Série C


O sonho do América de retornar à Série C do Campeonato Brasileiro foi adiado. Na noite deste domingo (7), jogando em casa, na Arena das Dunas, o time alvirrubro empatou em 1 a 1 com o Santa Cruz (PE) e foi eliminado nas quartas de final da Série D. O resultado não foi suficiente para reverter a derrota por 1 a 0 sofrida na partida de ida, em Recife, e o clube potiguar precisava da vitória para ter chances de acesso.

Empurrado por uma grande festa de sua torcida, que compareceu em peso, o América pressionou desde o início do jogo. O primeiro tempo foi marcado pela intensidade e por um lance crucial aos 32 minutos. O árbitro Ramon Abatti Abel marcou pênalti para o time da casa após a bola tocar no braço de Balotelli dentro da área. No entanto, após ser chamado pelo VAR, o juiz revisou a jogada na cabine de vídeo e anulou a marcação, constatando que a bola havia tocado primeiro na barriga do jogador. O Santa Cruz, por sua vez, teve a melhor chance da etapa inicial já nos acréscimos, quando Thiago Galhardo finalizou para uma grande defesa do goleiro Renan Bragança.

A esperança da torcida alvirrubra se renovou logo no início do segundo tempo. Aos dois minutos, Alexandre Aruá arriscou um chute de fora da área e abriu o placar para o América, incendiando a Arena das Dunas. O resultado de 1 a 0 levava a decisão para os pênaltis. O time da casa continuou pressionando e quase ampliou aos sete minutos, em uma cobrança de falta de Souza que o goleiro Rokenedy conseguiu defender.

Contudo, o Santa Cruz também criou oportunidades. Aos 10 minutos, Pedro Favela cabeceou no canto e obrigou o goleiro Renan Bragança a fazer uma defesa salvadora. Aos 36 minutos, veio o gol de empate do time pernambucano. Após uma cobrança de falta da esquerda, Balotelli subiu de cabeça para igualar o marcador e selar a classificação da equipe visitante.

O América ainda tentou uma reação nos minutos finais, com a entrada do atacante Heliardo, mas não conseguiu marcar o segundo gol. Com o apito final, a eliminação foi confirmada, frustrando os planos do clube de subir de divisão nesta temporada.

Surfista morre após ataque de tubarão em praia


Um surfista experiente, de 57 anos, morreu após ser atacado por um tubarão na manhã deste sábado (6/9) na Austrália, entre Dee Why e a praia de Long Reef, cerca de 100 metros ao norte do clube de surfe.

Morador de Northern Beaches, ele entrou no mar às 9h30 com amigos e foi puxado para a costa após o ataque, segundo a SKY News Austrália. Socorristas chegaram por volta das 10h, mas o homem, que perdeu as duas pernas, não resistiu aos ferimentos.

O inspetor Stuart Thomson, do Comando da Área Policial de Northern Beaches, afirmou que as tentativas de salvamento não tiveram sucesso devido à perda de muito sangue. O surfista deixa esposa e uma filha pequena.

Traficante mais procurado do Brasil vive há mais de uma década em mansões na Bolívia


Sérgio Luiz de Freitas Filho, conhecido pelos apelidos “Mijão”, “Xixi” ou “2X”, é apontado pelo Ministério Público como o principal nome do Primeiro Comando da Capital (PCC) em liberdade.

Segundo investigações, ele vive há mais de 10 anos em Santa Cruz de La Sierra, na Bolívia, onde mantém uma rotina de luxo em condomínios fechados, protegido por muros altos e segurança reforçada.

O Fantástico teve acesso a documentos que mostram que Sérgio já morou em pelo menos seis mansões na cidade boliviana. Em uma delas, o aluguel mensal chegava a quase R$ 30 mil.

“Só propriedades bonitas. Quem não tem dinheiro, não pode”, disse o fotógrafo Ditter Morales. Em outra residência, havia quadra de tênis, de futebol, três piscinas e um lago.

Sérgio usa uma identidade falsa: atende por Sérgio Noronha Filho. Segundo o promotor Lincoln Gakiya, ele foi enviado à Bolívia por Gegê do Mangue, outro líder do PCC, para fiscalizar o envio de pasta base de cocaína ao Brasil. “Ele foi crescendo dentro da organização”, afirmou Gakiya.

A trajetória de Sérgio no crime começou em Campinas, onde nasceu. Aos 14 anos, conseguiu seu primeiro emprego em uma metalúrgica. Depois, tornou-se sócio de uma pequena empresa de usinagem.

Em 2013, a Polícia Federal recebeu um alerta do DEA, o departamento antidrogas dos Estados Unidos, sobre uma quadrilha atuando entre Brasil, Paraguai e Bolívia. Sérgio já estava envolvido.

Naquele ano, ele foi flagrado em imagens exclusivas no aeroporto de Viracopos, em Campinas, embarcando para Corumbá, no Mato Grosso do Sul, com dois comparsas. De lá, o plano era atravessar a fronteira e encontrar o maior fornecedor de cocaína boliviana para o Brasil.

Mesmo foragido, Sérgio circulava livremente. Foi visto em um jogo da Ponte Preta no Pacaembu, em São Paulo, durante a final da Copa Sul-Americana de 2013. Também curtia praias no Guarujá e falava sobre compra de fuzis e lavagem de dinheiro com táxis no aeroporto de Viracopos.

Em Santa Cruz de La Sierra, a vida de Sérgio é marcada por festas, encontros com amigos e familiares.

Mais >

Liga Contra o Câncer suspenderá cirurgias a partir de hoje


A Liga Contra o Câncer informou, em nota, que as cirurgias eletivas estarão suspensas a partir desta segunda-feira (8). A medida decorre da ausência de adesão dos médicos cirurgiões à empresa Justiz, atual responsável pela gestão dos procedimentos de alta complexidade no âmbito da Prefeitura de Natal. Diante disso, não há contrato vigente que assegure a continuidade regular dos serviços.

Na semana passada, foi realizada reunião entre os profissionais e a direção da Justiz, ocasião em que foram apresentados os termos do novo contrato. Contudo, a análise técnica do Edital nº 003/2025 identificou risco de desassistência à população, uma vez que o valor previsto é insuficiente para atender ao volume de procedimentos atualmente realizados.

“Cabe destacar que a prestação de serviços médicos na Liga é realizada integralmente por profissionais liberais, sem vínculo empregatício direto com a instituição, o que assegura a autonomia técnica de cada um”, disse em nota.

As cirurgias de urgência continuarão sendo feitas, garantindo a assistência ininterrupta aos pacientes em situações críticas.

“A instituição reforça que vem atuando na busca do diálogo urgente e necessário junto à Prefeitura do Natal, a empresa Justiz e os médicos, no objetivo de viabilizar a retomada da normalidade do atendimento, o mais breve possível”, ressaltou.

Tribuna do Norte

PMRN mobiliza mais de 600 policiais para garantir segurança de América-RN x Santa Cruz na Arena das Dunas


A Polícia Militar do Rio Grande do Norte (PMRN) irá mobilizar um efetivo superior a 600 policiais militares para reforçar a segurança da partida entre América-RN e Santa Cruz-PE, válida pelo jogo da volta das quartas de final do Campeonato Brasileiro da Série D. A partida acontece no próximo domingo (7), às 19h, na Arena das Dunas, em Natal.

O esquema de segurança abrangerá a parte interna e externa da praça esportiva, além das principais vias de acesso. Haverá reforço no patrulhamento e nas abordagens em todas as zonas da capital e em municípios da região metropolitana. Uma central de controle integrada também será instalada, reunindo diversas forças de segurança, com o objetivo de prevenir vandalismo e garantir tranquilidade ao torcedor.

Por parte da PMRN, participam da operação o Comando de Policiamento da Capital (CPC), Comando de Policiamento Metropolitano (CPM), Comando de Policiamento Rodoviário Estadual (CPRE), Batalhão de Polícia de Choque (BPChoque), Ronda Ostensiva com Apoio de Motocicletas (ROCAM), Regimento de Polícia Montada (RPMOn), Centro Integrado de Operações Aéreas (CIOPAER), além de Batalhões de área e Companhias Independentes da Polícia Militar.

O esquema de segurança também conta com a participação da Polícia Rodoviária Federal (PRF), Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana (STTU), Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Urbanismo (Semurb), Secretaria Municipal de Serviços Urbanos (Semsur) e segurança privada da Arena das Dunas.

O Comandante-Geral da PMRN, Coronel Alarico, destacou a importância da operação integrada.

“Estamos mobilizando um grande efetivo para assegurar que este clássico nordestino aconteça em um ambiente de paz e tranquilidade. A Polícia Militar está preparada para garantir a ordem, prevenir qualquer tipo de ocorrência e assegurar que o torcedor vá e volte para casa com segurança.”

Hospital Varela Santiago cancela cirurgias em meio à greve dos médicos de Natal


O Hospital Infantil Varela Santiago, em Natal, informou nesta quinta-feira 4 que não houve avanço na retomada das cirurgias eletivas, contrariando informações divulgadas anteriormente. De acordo com unidade, desde a terça-feira 2 procedimentos cirúrgicos precisaram ser cancelados.

Conforme o hospital, foram 72 cirurgias suspensas até a manhã desta sexta-feira 5, até a última atualização deste texto.

Segundo a direção, o contrato do hospital é com as Secretarias Municipal e Estadual de Saúde, e até o momento nenhum cirurgião pediátrico das empresas contratadas se apresentou para realizar os atendimentos.

O hospital segue em busca de soluções junto às autoridades competentes para restabelecer a normalidade dos procedimentos cirúrgicos o quanto antes, garantindo a qualidade do atendimento às crianças e adolescentes.

Número de procedimentos cancelados

Terça – 26
Quarta – 13
Quinta – 12
Sexta – 21

Entenda

Uma greve dos médicos foi iniciada no dia 1º de setembro, após aprovação em assembleia do Sindicato dos Médicos do Rio Grande do Norte (Sinmed‑RN). O movimento ocorre em protesto contra a substituição da Cooperativa Médica do RN (Coopmed‑RN) por duas empresas terceirizadas — Justiz e Proseg — em um processo de dispensa de licitação estimado em R$ 208 milhões para um ano de prestação de serviços.

Mais >

Motorista de caminhão morre após bater em carreta estacionada na BR-304


O motorista de um caminhão carregado com tijolos morreu em acidente na BR-304 na madrugada desta sexta-feira (5), no município de Angicos. De acordo com a Polícia Rodoviária Federal, o acidente ocorreu no km 150 da rodovia, por volta das 4h.

Segundo testemunhas, a vítima, conhecida como Araponga, conduzia o caminhão quando, ao tentar desviar de uma motocicleta que surgiu repentinamente na pista, acabou perdendo o controle do veículo e bateu em uma carreta que estava estacionada ao lado de posto de combustíveis.

Houve uma explosão com a colisão. A cabine ficou destruída e o motorista preso às ferragens. Ele não resistiu aos ferimentos e morreu no local. Outras duas pessoas tiveram ferimentos leves.

PRF prende motorista de ônibus por uso de documento falso em Caicó/RN


A Polícia Rodoviária Federal (PRF) prendeu, na tarde desta quinta-feira (04/09), o motorista de um ônibus por apresentar um documento falso durante uma fiscalização na BR-427, em Caicó/RN. O flagrante ocorreu por volta das 16h, no km 113 da rodovia.

A equipe da PRF abordou o ônibus VW/NEOBUS THUNDER e solicitou documentação do veículo ao motorista, o qual entregou uma via impressa do Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo (CRLV) referente ao ano de 2024. No entanto, a equipe desconfiou da autenticidade e realizou uma verificação minuciosa…

Leia a matéria completa:
https://www.gov.br/prf/pt-br/noticias/estaduais/rio-grande-do-norte/2025/setembro/prf-prende-motorista-de-onibus-por-uso-de-documento-falso-em-caico-rn

Disque Emergência PRF: 191
WhatsApp Denúncias Criminais PRF: (84) 99450-5533
Núcleo de Comunicação Social – PRF/RN

Semana da Pátria realiza desfile cívico na zona rural de Caicó


Na quarta-feira, 3 de setembro, a programação da Semana da Pátria chegou à zona rural do município de Caicó, com a realização do tradicional desfile cívico na comunidade Barra da Espingarda. O evento foi protagonizado pela Escola Municipal Severino Paulino de Souza, que encantou o público com suas apresentações culturais e pedagógicas, acompanhadas pela Banda Marcial Marcos André.

Organizado pela Secretaria Municipal de Educação de Caicó, o desfile marcou o início das comemorações cívicas nas comunidades rurais, reforçando a importância de incluir todas as regiões do município nas celebrações que resgatam os valores patrióticos e o sentimento de pertencimento à nação brasileira.

A secretária adjunta de Educação, Maria de Lourdes, destacou que o desfile na comunidade Barra da Espingarda teve um significado especial, pois abriu oficialmente a programação cívica na zona rural.

Segundo ela, a Escola Severino Paulino de Souza preparou um desfile temático que valorizou a aprendizagem, a cultura e o folclore local, despertando orgulho na comunidade.

“É sempre satisfatório ver o brilho nos olhos das crianças. Muitas delas nunca tiveram contato direto com uma banda marcial, e ver esse espetáculo acontecendo em sua própria comunidade é algo marcante. Elas vivenciam isso com muita emoção e entusiasmo”, afirmou a secretária adjunta.

Outro destaque do desfile foi a participação do grupo de mulheres do Projeto Mais Qualidade de Vida, desenvolvido pela Secretaria Municipal de Saúde, que levou ao ato cívico um pelotão com 71 mulheres, reforçando o papel da mulher na construção de uma sociedade mais justa, participativa e consciente de seus direitos.

A presença ativa dos estudantes das comunidades rurais é um sinal claro de que a educação no campo vai além dos muros da escola. A Semana da Pátria na zona rural representa um momento de união, orgulho e valorização da identidade local, fortalecendo o vínculo entre escola, família e comunidade.

Metade dos estados do Brasil teve investimento chinês, que saltou 113% em 2024


Os projetos de um parque de energia solar no Ceará, de uma mineradora no Amazonas e de duas fábricas na Bahia têm uma coisa em comum: a origem das empresas que realizaram os investimentos neles, todas chinesas.

A noticia é do portal REDAÇÃO JORNAL DE BRASILIA. No ano passado, o Brasil teve US$ 4,18 bilhões (R$ 22 bilhões) de aportes executados por multinacionais do país asiático, segundo dados de um relatório da CEBC (Conselho Empresarial Brasil China). Foram 39 projetos, um recorde desde que o levantamento começou a ser feito, em 2010.

O estudo leva em consideração investimento produtivos em execução no ano. Projetos anunciados ou em estudo não são computados, explica Tulio Cariello, diretor de pesquisa do CEBC.

Na comparação com 2023, houve alta de 113% no valor somado dos investimentos, que chegaram a 14 dos 26 estados da federação.

Paraná, Amazonas, Rio de Janeiro e Tocantins, Maranhão são estados que não tinham recebido aportes em 2023 e entraram na lista dos investimentos chineses no último ano. São Paulo, com 15 projetos, e Minas Gerais, com 6, Rio Grande do Sul e Mato Grosso do Sul, 4 cada, são estados que acumulam a maior parte dos projetos.

Mais >

Ex-líder de torcida organizada e candidato a deputado é preso em Natal por ligação com tráfico de drogas e homicídios


A Polícia Civil do Rio Grande do Norte prendeu, nesta quinta-feira (04), um homem de 41 anos suspeito de liderança em uma organização criminosa envolvida com tráfico de drogas e homicídios em Pernambuco. A ação foi realizada pela Delegacia Especializada em Narcóticos (Denarc) de Natal, em cumprimento a mandado expedido pela Justiça pernambucana no âmbito da Operação “Costa Pacífica”.

O suspeito, natural de Natal, havia fugido durante a primeira fase da operação, deflagrada em julho, e se escondia na capital potiguar mantendo uma rotina discreta. Segundo as investigações, ele articulava o tráfico interestadual de drogas entre Pernambuco, Paraíba e Rio Grande do Norte, além de manter conexões com uma facção criminosa do Rio de Janeiro.

Além do envolvimento com o crime organizado, o homem também se destacou como ex-diretor de uma torcida organizada de um clube local e chegou a se candidatar a deputado estadual nas últimas eleições. De acordo com a apuração, sua atividade política teria servido de fachada para fortalecer sua atuação no tráfico.

Após ser conduzido à delegacia, o suspeito foi encaminhado ao sistema prisional, onde passará por audiência de custódia antes de ser recambiado para Pernambuco, onde responderá ao processo.

Governo federal vai impedir novas apostas de beneficiários do Bolsa Família e do BPC em bets


O governo federal vai impedir, até o fim deste ano, novos depósitos de contas utilizadas por beneficiários do Bolsa Família, e do Benefício de Prestação Continuada (BPC) em apostas online, as chamadas “bets”.

Segundo o secretário de Prêmios e Apostas do Ministério da Fazenda, Regis Dudena, o governo estará cumprindo uma determinação do Supremo Tribunal Federal (STF) que o governo adote medidas para impedir o uso de recursos de programas assistenciais em apostas online, as “bets”. A decisão foi tomada de maneira unânime em novembro do ano passado.

Em agosto, o governo realizou o pagamento do benefício para cerca de 19,2 milhões de famílias no Brasil, o equivalente a mais de 50 milhões de pessoas. Já o BPC, em junho deste ano, contava com 3,75 milhões de beneficiários em julho deste ano, segundo o Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social.

Em entrevista ao g1, Dudena explicou que, por exigência legal, as pessoas têm de cadastrar seu CPF e uma conta bancária para poderem ser titulares de contas em casas de apostas online. Somente depois podem fazer depósitos em uma conta, também em seu nome, nas bets, para poderem dar os lances nas competições.

Segundo ele, o governo exigirá, até o fim deste ano, que as cerca de 80 casas de apostas esportivas autorizadas a funcionar no país de forma legal façam consultas, em um sistema informatizado disponibilizado pelo Serviço de Processamento de Dados (Serpro), toda vez que um novo apostador fizer seu cadastro e, também, quando um novo depósito for feito em suas contas nas bets.

Mais >

Anvisa manda apreender lotes falsos de Mounjaro e remédio para câncer


A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) determinou, nesta quinta-feira (4), a apreensão de um lote falsificado do medicamento Mounjaro e um outro lote de Opdivo, remédio usado no tratamento de câncer.

De acordo com a agência reguladora, está proibida a venda, distribuição e uso do lote 082024 do Mounjaro.

Este lote foi produzido por uma empresa desconhecida após a Eli Lilly, fabricante do medicamento, ter comunicado a Anvisa que não produziu o lote citado.

O lote ACS1603 da marca Opdivo também foi fabricado por empresa desconhecida, por isso foi apreendido e a comercialização, distribuição e uso estão proibidos. A Anvisa foi informada do caso pela Bristol-Myers Squibb, fabricante do remédio.

A Anvisa informa que, por serem produtos falsificados, “não há nenhuma garantia sobre o seu conteúdo, origem ou qualidade”.

“Por isso, não devem ser usados em nenhuma hipótese”, alerta.

Quem identificar os lotes falsos pode informar a Anvisa pelos canais de atendimento.

Garibaldi Alves anuncia apoio a Cadu Xavier para Governo e Fátima Bezerra para Senado


O ex-senador Garibaldi Alves Filho (MDB) confirmou, nesta quinta-feira (5), que vai apoiar a candidatura de Carlos Eduardo Xavier (PT), o Cadu Xavier, ao Governo do Rio Grande do Norte nas eleições de 2026. A declaração foi dada durante ato político em que Garibaldi representou o filho, o vice-governador Walter Alves (MDB), atualmente em Brasília.

Segundo Garibaldi, a aliança prevista para 2026 deve repetir a parceria entre MDB e PT, com uma “dobradinha”: Cadu Xavier para governador e a atual governadora Fátima Bezerra (PT) disputando uma vaga no Senado.

Walter Alves assumirá o comando do Executivo estadual em abril de 2026, quando Fátima Bezerra deixará o cargo para se dedicar à campanha. Pela legislação, ele teria direito de concorrer à reeleição, mas tem reafirmado que não será candidato.

O vice-governador diz que seu foco estará no fortalecimento do MDB, especialmente na formação de uma chapa competitiva para a Assembleia Legislativa.

Maquiagem do IDEB: Dep. Coronel Azevedo recomenda que Fátima cancele Portaria que permite mudança de série de alunos com 6 disciplinas reprovadas


O deputado estadual Coronel Azevedo se posicionou contra a portaria do Governo Fátima Bezerra que permite a alunos reprovados em até 6 disciplinas avançar de série e passar adiante frequentando as mesmas turmas dos que foram aprovados por mérito. O parlamentar convocou a Secretaria Socorro Batista na Comissão de Educação da Assembleia Legislativa e cobrou explicações sobre a mudança de parâmetros do governo do PT.

Para o Coronel, permitir reprovação em seis disciplinas, premiando quem tirou nota baixa, permitindo que o aluno avance de série, é uma espécie de veneno que o Governo Fátima joga silenciosamente na educação do Rio Grande do Norte, matando o mérito e premiando o demérito.

O parlamentar ainda alertou que a medida pode ser, na verdade, uma estratégia do Governo para inflar artificialmente os números da educação e tentar melhorar os índices do IDEB, mascarando a realidade das escolas públicas potiguares.

O IDEB (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica) é calculado pela multiplicação da taxa de aprovação escolar (fluxo) pela média de desempenho dos alunos em provas padronizadas, como o Saeb. Ou seja, combina a qualidade da aprendizagem (Língua Portuguesa e Matemática) com a capacidade da escola de manter o aluno aprovado em sua série. Se a aprovação aumenta artificialmente, mesmo sem real aprendizado, o índice pode subir sem que a educação de fato melhore.

Mais >

Secretário demite diretores de hospitais e UPAs de Natal em meio à greve dos médicos


A Secretaria Municipal de Saúde de Natal publicou no Diário Oficial do Município (DOM) desta quinta-feira 4 a Portaria nº 116/2025, assinada pelo titular da pasta, Geraldo Pinho, que revoga nomeações anteriores e designa novos diretores médicos e responsáveis técnicos em hospitais, maternidades, UPAs e no SAMU. A medida ocorre em meio à greve dos médicos da rede municipal, iniciada nesta semana.

Entre os exonerados estão Francisca de Assis Silva (UPA Esperança), Hélida Maria Bezerra (UPA Satélite), Diego Viana Barreto (UPA Potengi), Larissa Eulália Maia de Abrantes (UPA Pajuçara), além de gestores do Hospital Municipal de Especialidades (Hospesc), da Maternidade Araken Irerê Pinto e da Maternidade Leide Morais.

No Hospital Municipal, o novo diretor-geral é Fernando Claudino dos Santos Filho, e Giordano Bruno Souza dos Santos assume como diretor médico. A Maternidade Araken passa a ser chefiada por Ítalo Gadelha de Lucena (diretor-geral) e Brena Meireles Lima Torres (diretora médica). O Hospesc mantém Maria de Fátima Pereira Pinheiro na direção-geral, mas terá Leonardo Ribeiro Costa como diretor médico. O SAMU terá Louise Christine Seabra de Melo como diretora-geral e André Felipe Baumgartner Fernandes de Barros como diretor médico.

Nas UPAs, Luiz Eduardo Oliveira Forte Ferreira de Souza foi nomeado diretor da Esperança, Ramon Suassuna Barreto Sotero Rosa da Satélite, Luiz Arthur Paiva Campos da Pajuçara e Francisco Denis de Lima Sarmento da Potengi. A Unidade Mista de Mãe Luiza passa a ser comandada por Marcelo Marques Fernandes.

Homem passa mal dentro de caixa d´água e é resgatado por bombeiros em Mossoró


Um homem passou mal dentro de uma caixa d´água no bairro Alameda dos Cajueiros, em Mossoró (RN), na quarta-feira (3). O Corpo de Bombeiros Militar do Rio Grande do Norte (CBMRN) foi acionado.

Diante da situação de risco, os bombeiros do salvamento realizaram a descida controlada do paciente, garantindo a retirada em segurança. Em seguida, a equipe de resgate da UR-08 deu continuidade ao atendimento pré-hospitalar e conduziu a vítima para o hospital de referência da região.

Esse tipo de ocorrência exige técnica, equipamentos adequados e trabalho em equipe. A pronta resposta das guarnições demonstra a importância de acionar imediatamente o Corpo de Bombeiros em casos de emergência.

Campanha “Cidadão Sangue Bom” mobiliza população para a doação de sangue


Na próxima sexta-feira (12), será realizada a campanha “Cidadão Sangue Bom” para incentivar a doação de sangue em Parnamirim. Das 8h30 às 16h, o prédio da Câmara Municipal vai funcionar como ponto de coleta, em parceria com o Hemonorte, aberto a todos que desejarem contribuir com esse gesto de solidariedade e salvar vidas.

A ação tem como público-alvo tanto os servidores da Casa Legislativa quanto a população em geral, reforçando a importância da doação de sangue como ato de cidadania e cuidado coletivo. A iniciativa busca ampliar o número de doadores voluntários, garantindo o abastecimento dos bancos de sangue e ajudando pacientes que necessitam de transfusões regularmente.

O presidente da Câmara, vereador Dr. César Maia, destacou a relevância da iniciativa e fez um convite especial à população: “Doar sangue é um gesto simples, mas que pode salvar muitas vidas. Convidamos todos os parnamirinenses a participarem dessa corrente de solidariedade e a se unirem em prol de quem mais precisa”, afirmou.

Quem pode doar

Podem ser doadores pessoas entre 16 e 69 anos, com peso igual ou superior a 50 kg, em boas condições de saúde, sem sinais de gripe, resfriado ou febre nos últimos 7 dias, e que não tenham feito tatuagem ou piercing nos últimos 12 meses. Gestantes e lactantes, até 12 meses após o parto, também não podem doar.