Aprovada urgência de Projeto de Lei que libera R$ 1,5 bi para saúde e educação


A Câmara dos Deputados aprovou, por unanimidade, a urgência para apreciação do projeto de lei complementar (PLP) que exclui, do cálculo dos limites de despesas primárias, as despesas temporárias com educação pública e saúde previstas na legislação que trata do Fundo Social do Pré-Sal. O projeto também exclui essas despesas das metas fiscais.

Com a aprovação da urgência, o projeto pode ser votado diretamente em plenário, sem passar pelas comissões da Casa.

A lei que disciplina o uso do Fundo Social do Pré-Sal determina a destinação, na lei orçamentária anual da União, do equivalente a 5% do montante do fundo em cada ano para a educação pública e a saúde.

Segundo o autor, o deputado Isnaldo Bulhões (MDB-AL), os aportes anuais no Fundo Social são da ordem de R$ 30 bilhões e, caso o PLP 163/2025 seja aprovado, será possível acrescer algo em torno de R$ 1,5 bilhão ao ano para educação e saúde nos próximos cinco anos.

“Trata-se de áreas em que há notória carência de recursos, de forma que esses recursos adicionais certamente serão bem-vindos! Ocorre que, se essas despesas forem computadas nos limites de gastos previstos pelo Novo Arcabouço Fiscal, a disponibilidade de recursos para gastos discricionários ficará ainda mais limitada”, defendeu.

O deputado apontou que a proposta visa a adequar o arcabouço fiscal aprovado em 2023 a alterações legislativas posteriores e a situações que não foram observadas à época da aprovação.

“A espinha dorsal desse arcabouço é garantir que as despesas primárias cresçam a um ritmo mais lento do que as receitas, gerando espaço fiscal para pagamento da dívida pública”, justificou. “Por outro lado, a norma reconhece a importância do gasto governamental em atividades estratégicas, e, por isso, exclui alguns gastos do limite de despesas”, completou.

Mais >

Cuidadoras são indiciadas por tortura em escola; criança fraturou clavícula


Duas cuidadoras de uma escola municipal de Paraí, na Serra Gaúcha (RS), foram indiciadas por tortura, após agressões contra um menino de 1 ano e 8 meses. Vídeos divulgados pela Polícia Civil mostram a ação. O caso aconteceu em abril deste ano.

A noticia é do portal CNN. Nas imagens, é possível ver o menino deitado em um colchão e sendo pressionado contra ele diversas vezes. Em outros momentos, ele é levantado e atirado contra o colchão.

Após se queixar de dor, foi constatado que o menino fraturou a clavícula. A polícia acredita que seja resultado das agressões sofridas na escola.

As mulheres tinham cargos de auxiliar educacional e atendente. Ambas foram desligadas das funções.

Se condenadas, podem cumprir de dois a oito anos de reclusão.

Nasa encontra evidências de vida antiga em Marte


A Agência Espacial dos Estados Unidos, a Nasa, anunciou no começo da tarde desta quarta-feira (10/9) uma descoberta que transforma a compreensão sobre a vida em Marte. O rover Perseverance, em missão desde 2021, identificou um fragmento de rocha com características inéditas — apelidado de “Leopard” — que apresenta sinais de uma possível bioassinatura microbiana.

Segundo o secretário interino da agência, Sean Duffy, trata-se da evidência mais promissora de vida antiga em Marte já registrada, resultado de mais de três décadas de exploração. O material, encontrado em julho de 2024, passou por um ano de análises detalhadas até que os pesquisadores se sentiram prontos para divulgar os primeiros resultados à comunidade científica.

Durante os estudos, os cientistas identificaram estruturas que lembram fósseis microscópicos, possivelmente originados de microrganismos que viveram bilhões de anos atrás. Quando esses seres morreram, deixaram para trás sinais biológicos impressos na rocha, os chamados vestígios de bioassinaturas. A textura peculiar da amostra, que lembra manchas de leopardo, chamou imediatamente a atenção dos pesquisadores. “Nunca tínhamos visto nada parecido em Marte”, afirmou a cientista Nicky Fox durante a apresentação oficial.

“É um sinal claro de vida em Marte. É algo muito animador”, declarou Duffy. Apesar do entusiasmo, a Nasa reforça que não se trata de vida atual, mas de resquícios biológicos do passado marciano, que indicam condições favoráveis à vida microbiana em algum momento da história do planeta.

Macaíba e Parnamirim terão suspensão de água nesta quinta e sexta; confira bairros afetados


Serviços de limpeza dos reservatórios das cidades de Macaíba e Parnamirim serão realizados nesta quinta-feira (11) e sexta-feira (12). O objetivo do trabalho é manter a qualidade da água distribuída à população.

Em Macaíba, o reservatório que atende toda a zona urbana passará por limpeza na quinta-feira (11). Além da cidade de Macaíba, as comunidades da reta tabajara: Retiro I e II, Rua da Palha, Espinheiro I e II, Lagoa do Lima, Lagoa dos Cavalos e José Coelho também terão suspensão no envio de água. A paralisação do sistema ocorre às 5h da manhã. A parada deve durar 24 horas. Após o religar o sistema são necessárias até 72 horas para normalização do abastecimento.

Em Parnamirim, o reservatório de Riacho Vermelho será paralisado às 7 horas da manhã de sexta-feira (12). O envio de água para os bairros Vale do Sol, Santos Reis, Rosa dos Ventos, Passagem de Areia e Santa Tereza ficará suspenso por 24 horas. Após o sistema ser religado são necessárias até 48 horas para normalizar o envio de água.

A Caern reforça com a população a importância de utilizar água de forma consciente e armazenar o produto de forma segura durante paradas de abastecimento. É importante redobrar os cuidados com vazamentos internos, torneiras e chuveiros com problemas e denunciando situações de desperdício nos canais 98118-8400, teleatendimento 115, aplicativo Caern Mobile e agencia.caern.com.br

Cronograma:

  • Quinta-feira (11 de setembro): Suspensão para toda a cidade de Macaíba e comunidades Retiro I e II, Rua da Palha, Espinheiro I e II, Lagoa do Lima, Lagoa dos Cavalos e José Coelho
  • Sexta-feira (12 de setembro):  Suspensão para os bairros Vale do Sol, Santos Reis, Rosa dos Ventos, Passagem de Areia e Santa Tereza em Parnamirim

STF retoma julgamento de Bolsonaro às 14h com voto decisivo de Cármen Lúcia


A Primeira Turma do STF (Supremo Tribunal Federal) retoma nesta quinta-feira 11, a partir das 14h, o julgamento dos réus acusados de tentativa de golpe de Estado após as eleições de 2022, entre eles o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). A ministra Cármen Lúcia será a primeira a votar no dia e terá papel decisivo, podendo empatar o placar pela absolvição ou formar maioria pela condenação.

Até o momento, dois ministros votaram pela condenação de todos os réus: Alexandre de Moraes, relator do caso, e Flávio Dino. Para eles, as provas apresentadas pela PGR (Procuradoria-Geral da República) apontam responsabilidade dos acusados. Dino, no entanto, defendeu a redução das penas de Augusto Heleno, Alexandre Ramagem e Paulo Sérgio Nogueira.

O ministro Luiz Fux abriu divergência ao absolver seis dos oito réus considerados pela PGR como parte central do plano. Para ele, apenas o tenente-coronel Mauro Cid e Walter Braga Netto devem ser condenados pelo crime de tentativa de abolição do Estado Democrático de Direito. Assim, até agora, apenas Cid e Braga Netto têm maioria formada pela condenação em ao menos um crime.

A sessão desta quinta foi remarcada para a tarde pelo presidente do colegiado, Cristiano Zanin, após o extenso voto de Fux, que durou quase 14 horas e terminou na noite de quarta-feira 10. Restam apenas os votos de Cármen Lúcia e do próprio presidente para encerrar a análise.

Se houver maioria pela condenação, o colegiado deve iniciar a discussão sobre a dosimetria das penas. Os réus respondem por crimes como organização criminosa armada, tentativa de abolição violenta do Estado Democrático de Direito, golpe de Estado, dano qualificado contra patrimônio público da União e deterioração de patrimônio tombado.

Sobre Bolsonaro, o placar está em 2 a 1 pela condenação nos cinco crimes. Alexandre de Moraes afirmou que o ex-presidente liderou o grupo que planejava a ruptura democrática e citou a “minuta do golpe”, mencionando que Bolsonaro teria admitido discutir medidas de exceção em interrogatório. Dino acompanhou o relator, defendendo penas mais severas para Bolsonaro e Braga Netto por exercerem comando sobre a organização criminosa. Para ele, houve atos executórios, ou seja, início da tentativa de golpe.

Mais >

MPF pede suspensão de concurso da Marinha


O Ministério Público Federal (MPF) ajuizou ação civil pública pedindo a suspensão imediata de concursos em andamento promovidos pela Marinha por inadequação à Lei de Cotas. Segundo o órgão o número de vagas reservadas a candidatos cotistas estava inadequado, sendo minorado através de uma configuração de vagas pensada para prejudicar a criação de postos destinados a pessoas pretas, pardas e com deficiência nos certames. A prática irregular foi a de fracionar o total de vagas segundo especializações profissionais, o que reduz a base sobre a qual os percentuais de cotas devem ser calculados.

“Um dos casos analisados é o concurso para o quadro técnico do corpo auxiliar da Marinha, que prevê um total de 62 vagas. Pelas normas vigentes em fevereiro deste ano, quando o edital foi lançado, o processo seletivo deveria ter disponibilizado pelo menos 20% desses postos exclusivamente a candidatos pretos ou pardos e 5% a pessoas com deficiência. Porém, as 11 vagas fixadas no certame para cota racial estão abaixo desse percentual mínimo, enquanto os candidatos com deficiência não tiveram uma vaga sequer reservada”, aponta o MPF em nota à imprensa.

Neste caso o edital tinha 15 perfis profissionais diferentes, sendo que os de Arqueologia, Estatística, História, Oceanografia e Serviço Social previam somente uma vaga e não tiveram nenhuma vaga para cotistas. Segundo o MPF a área que mais chamou a atenção foi a de cargos da área de informática. O ramo foi dividido em quatro subespecialidades (“banco de dados”, “desenvolvimento de sistemas”, “infraestrutura de TI” e “desenvolvimento da informação”).

“Neste caso, não bastasse ter apartado irregularmente do total os postos de informática para a definição das cotas, a Marinha limitou ainda mais o alcance da política afirmativa ao tomar como base de cálculo o reduzido número de vagas destinadas a cada uma dessas subespecialidades”, explica o Ministério Público.

O MPF informou que procurou a Marinha para tentar a alteração do concurso, mas não foi atendido, com a força alegando que esse cálculo poderia prejudicar o preenchimento efetivo das vagas por candidatos aptos ao exercício das especialidades profissionais. Procurada pela Agência Brasil, a Marinha não se manifestou até a conclusão desta reportagem. Em notícia no site da instituição verifica-se a existência de 16 concursos para diversos cargos na força, em 2025.

Mais >

Ranking de mais procurados do RN inclui traficantes, assaltantes e membros de facções


A Delegacia Geral de Polícia Civil (Degepol) divulgou a lista com os foragidos mais procurados do Rio Grande do Norte. A relação inclui assaltantes, traficantes de drogas, ladrões de banco e integrantes do comando de organizações criminosas que atuam no estado.

A Polícia Civil reforça a importância da colaboração da população e orienta que qualquer informação sobre o paradeiro dos foragidos pode ser repassada de forma anônima pelo Disque-Denúncia 181. A denúncia também pode ser feita pelo WhatsApp (84) 98132-6057 ou através de um formulário online no site da Secretaria de Segurança Pública e da Defesa Social (Sesed).

Entre os listados está João Carlos de Almeida Bezerra, conhecido como “Dog”. Ele é apontado como membro do Comando Vermelho e ganhou notoriedade por prestar apoio aos fugitivos do Presídio Federal de Mossoró, em 2024. Investigações da Polícia Federal indicam que ele pode estar no Rio de Janeiro.

Mais >

Maior fabricante mundial de turbinas eólicas instala sede no Rio Grande do Norte


A dinamarquesa Vestas, maior fabricante mundial de aerogeradores, estabeleceu no Rio Grande do Norte a sede administrativa, que cuida dos interesses da empresa na América Latina. Será daqui, do Rio Grande do Norte, que ela vai controlar mais de 3.200 turbinas operando em 60 parques em todo o Brasil – do Piauí ao Rio Grande do Sul.

O anúncio foi feito nesta quarta-feira (10) e reforçado pelo presidente e CEO da Vestas América Latina, Eduardo Ricotta Torres, em visita ao governador em exercício, Walter Alves. Ricotta Torres disse que além da instalação da nova unidade, localizada na Avenida Ayrton Senna, em Parnamirim, a Vestas estava celebrando hoje um outro marco: 12 gigawatts de potência instalada em operação no Brasil, produzidos por seus aerogeradores. “É um recorde importante para nós. Mostra a liderança da Vestas no país”, reforçou.

“Essa é uma grande notícia para o Rio Grande do Norte e reconhece mais uma vez o nosso Estado como essencial dentro dessa cadeia que é a geração de energia. A Vestas é a maior fabricante mundial de aerogeradores e nos escolheu para instalar seu centro de operações, um sinal claro de que o nosso Governo tem atuado corretamente quando o assunto é atrair investimentos”, disse Walter Alves.

O governador em exercício enfatizou que a instalação do centro de operações da Vestas é também um sinal de que poderemos gerar ainda mais empregos na cadeia da energia. “Hoje, de acordo com a SEDEC, a cadeia da energia eólica gera mais de 10 mil empregos diretos e indiretos. A Vestas, ao nos escolher, dá um sinal claro de que esse número pode crescer. E isso também pode atrair outras empresas. Afinal, é onde a fabricante dos aerogeradores está”, afirmou.

Atualmente, de acordo com o secretário-adjunto do Desenvolvimento Econômico (SEDEC), Hugo Fonseca, a Vestas tem mais de 800 trabalhadores no Rio Grande do Norte e esse seria o maior quantitativo da empresa em um único local com relação a toda América Latina.

A Vestas projeta, fabrica, instala e faz manutenção de turbinas eólicas onshore e offshore em todo o mundo. Um centro de serviços da empresa, o primeiro do Brasil, funciona em Parnamirim, na região metropolitana de Natal, desde 2017. A nova unidade anunciada nesta quarta-feira terá 250 funcionários cuidando da parte logística do Brasil e demais países da América Latina, fora o pessoal que trabalha em campo.

“Isso é muito importante porque é a primeira vez que temos uma fabricante de equipamentos sediada no Rio Grande do Norte. Isso é indústria, não é comércio; é indústria mesmo, tem toda a cadeia produtiva, fornecedores de equipamentos, peças, pessoal fazendo a manutenção e operação dos equipamentos, colocando peças, importando e exportando peças de turbinas, enfim, fazendo todos os serviços a partir daqui”, explicou o ex-senador e atual presidente do Centro de Estratégias em Recursos Naturais e Energia (CERNE), Jean-Paul Prates.

Aplicativo Justiç@RN: agora é possível consultar processos por CPF


O Justiç@RN, aplicativo do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Norte, que já é um sucesso com mais de 10 mil downloads, traz agora uma novidade que vai tornar a vida dos cidadãos ainda mais prática: a consulta de processos utilizando apenas o CPF da parte.

Pensando em facilitar o acesso à justiça para todos no Estado, essa nova funcionalidade permite que a busca de processos seja feita sem a necessidade de lembrar o número do processo.

A novidade está disponível na versão mais recente do aplicativo. Quem já possui o Justiç@RN instalado precisa apenas atualizá-lo para começar a usar essa facilidade imediatamente.

O Justiç@RN reúne em um único ambiente os principais serviços do Poder Judiciário potiguar, tornando o acesso à justiça mais simples, rápido e acessível para toda a população do nosso Estado.

Como baixar o app

O aplicativo está disponível na App Store e na Google Play. Basta procurar por “Justiça RN”. O ícone do app traz o símbolo do Tribunal de Justiça, com fundo branco e detalhes em azul e verde.

Governo do RN convoca primeira turma de aprovados em concurso da saúde


O Governo do Estado convocou nesta quarta-feira 10 a primeira turma de novos servidores concursados da Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap). A convocação foi publicada no Diário Oficial do Estado (DOE).

O grupo de 50 profissionais foi aprovado no certame realizado pelo Governo este ano e é destinado a trabalhar no Hospital Monsenhor Walfredo Gurgel.

A chamada, publicada no DOE, traz a lista com 25 técnicos de enfermagem e 25 assistentes técnico-administrativos em saúde.

“Em breve faremos uma nova chamada, desta vez para o Hospital da Mulher, em Mossoró. Determinei também à Sesap a elaboração de um grande plano para convocação de novos servidores efetivos”, afirmou a governadora Fátima Bezerra.

A convocação reforça o compromisso do Governo do Estado e da Sesap com a melhoria dos serviços de saúde do estado. O concurso, que já teve a homologação dos aprovados de nível médio e técnico, está na fase da análise de títulos dos aprovados de nível superior.

Influenciadoras são investigadas por lavagem de dinheiro e jogos ilegais no RN


A Polícia Civil do Rio Grande do Norte, por meio da Delegacia Especializada na Repressão à Lavagem de Dinheiro (DRLD), deflagrou na manhã desta quarta-feira 10 a “Operação Viúva Negra”, com o objetivo de desarticular um esquema criminoso voltado à prática de contravenção penal de jogos de azar, crimes contra a economia popular e lavagem de dinheiro. O grupo investigado atuava por meio da exploração de plataformas virtuais ilegais, amplamente divulgadas por influenciadoras digitais em redes sociais.

As investigações começaram a partir de relatórios da Delegacia Especializada em Combate à Corrupção (DECCOR) e de comunicações de operações suspeitas enviadas pelo Conselho de Controle de Atividades Financeiras (COAF). Os levantamentos identificaram movimentações financeiras incompatíveis com a renda declarada das investigadas, além da exibição de bens de luxo e elevado padrão de vida nas redes sociais. Entre os indícios, consta a aquisição, em espécie, de imóveis e veículos de alto valor.

Durante o cumprimento das medidas cautelares, foram apreendidos documentos, dispositivos eletrônicos e outros objetos de interesse para a investigação. A Justiça determinou o bloqueio de cerca de R$ 2 milhões em contas vinculadas às investigadas, o sequestro de quatro imóveis localizados nos municípios de Parnamirim e Mossoró, além da apreensão de veículos de médio e alto padrão e da indisponibilidade de bens móveis e ativos financeiros com indícios de origem ilícita.

Segundo as apurações, o esquema se baseava na promoção de jogos digitais de azar, como o conhecido “jogo do tigrinho”. Estes jogos eram manipulados em versões de demonstração para simular ganhos irreais e induzir seguidores a apostar. Os valores obtidos eram rapidamente convertidos em bens de luxo ou transferidos a terceiros, utilizando empresas de fachada e plataformas de pagamento.

Mais >

RN tem o menor custo com mão de obra na construção civil do país, aponta IBGE


O Rio Grande do Norte registrou o menor custo com mão de obra na construção civil do país no mês de agosto, atingindo o valor de R$ 676,01 por metro quadrado (m²). Os dados, divulgados nesta terça-feira (10) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), fazem parte do Sistema Nacional de Pesquisa de Custos e Índices da Construção Civil (Sinapi).

A liderança no ranking nacional foi alcançada pela primeira vez em 2025, mesmo com uma variação positiva de 1,54% em relação ao mês anterior. O resultado reflete uma tendência de queda no custo relativo do estado em comparação com outras unidades da federação. Nos quatro primeiros meses do ano, o RN ocupou a quinta posição entre os estados com menores custos com mão de obra. Em maio e junho, passou para o quarto menor custo e, em julho, chegou à segunda posição, antes de atingir o topo do ranking em agosto.

Em relação ao custo total da construção, o valor médio do metro quadrado no território potiguar foi de R$ 1.729,46. O índice apresentou uma variação mensal de 0,24%. Desse montante, o custo com mão de obra, de R$ 1.053,45 por m², corresponde a mais de 60% do total.

No acumulado do ano, o custo médio da construção no Rio Grande do Norte subiu 2,65%, o segundo menor aumento entre os estados do Nordeste, ficando à frente apenas da Paraíba (1,85%). A variação acumulada dos últimos 12 meses, de 3,53%, manteve-se estável em agosto e foi a menor registrada em toda a região.

O Sinapi, que produz mensalmente séries de custos e índices para o setor habitacional, é uma produção conjunta do IBGE e da Caixa Econômica Federal. Suas estatísticas são fundamentais na programação de investimentos, especialmente para o setor público, auxiliando na elaboração e avaliação de orçamentos e na atualização de valores em contratos.

Youtuber morre após expor sono desregulado em maratona de jogo on-line


Na Dong-hyun, youtuber sul-coreano de 46 anos conhecido como Daedo Library, foi encontrado morto em sua casa no último sábado (6/9), dois dias após participar de uma maratona de jogos on-line. Durante a transmissão de mais de cinco horas do RPG Mabinogi, ele comentou sobre o sono desregulado na semana: “Acho que dormi por cerca de três horas”.

Na época, ele também participava da Semana de Moda de Seul, que começou em 2 de setembro. A polícia foi acionada após um amigo relatar que Na Dong-hyun não compareceu a uma reunião e estava inacessível.

Não foram encontrados sinais de crime, e a morte é tratada como natural, embora o caso continue sob investigação. Youtuber desde 2002, ele era considerado um dos pioneiros da transmissão online na Coreia do Sul.

Fecomércio RN e Sindivarejo Caicó apresentam pesquisa sobre impactos da Festa de Sant’Ana 2025


O Sistema Fecomércio RN, presidido por Marcelo Queiroz, em parceria com o Sindivarejo Caicó, que tem à frente Íldica Vale, realizará no próximo dia 16 de setembro, às 9h30, na Casa do Empresário, a apresentação dos dados da pesquisa referente à Festa de Sant’Ana 2025.

O estudo mostra os resultados e impactos econômicos da festa, considerada um dos maiores eventos religiosos e culturais do Rio Grande do Norte, responsável por movimentar o turismo, o comércio e diversos setores da economia local.

O evento contará com a presença do prefeito de Caicó, Dr. Judas Tadeu, e do vice-prefeito, Toinho Santiago, além de empresários, comerciantes e lideranças da região. A proposta é analisar os números levantados, compreender o comportamento do consumidor e planejar estratégias que fortaleçam ainda mais o comércio de Caicó e do Seridó.

A expectativa é de que a apresentação contribua para novas ações conjuntas que mantenham a Festa de Sant’Ana como um dos principais motores de desenvolvimento econômico e social da região.

Feira das Profissões apresenta cursos da Uern aos estudantes do ensino médio


A Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Uern) abre suas portas em mais uma edição da Feira das Profissões. O evento, que acontece em todos os campi, é uma excelente oportunidade para estudantes que estão concluindo o Ensino Médio buscarem orientação sobre carreira e conhecerem de perto os cursos oferecidos pela Uern.

A Feira das Profissões começou nesta segunda-feira (08), pelo Campus de Pau dos Ferros, e segue até a próxima quarta-feira (10), nos Campi de Mossoró, Assú, Natal, Caicó e Patu. Uma programação especial está sendo planejada para recepcionar os estudantes. Estão envolvidos na organização: Pró-reitoria de Extensão (Proex), Pró-reitoria de Ensino de Graduação (Proeg), Pró-reitoria de Assuntos Estudantis (Prae), Pró-reitoria de Administração (Proad), Pró-reitoria de Pesquisa e Pós-graduação (Propeg), Fórum de Diretores e Fórum de Chefes de Departamentos.

A Uern abre suas salas de aula, laboratórios e outras dependências de cada curso para que os estudantes possam conhecer, além da estrutura física da instituição, o perfil profissional dos cursos e campo de atuação.

Também serão explicadas as formas de ingresso, políticas de cotas e programas de assistência estudantil.

Confira as datas:
9 de setembro

Campus de Natal
Campus de Assú
Campus de Caicó

10 de setembro

Campus de Mossoró
Campus de Patu

RN amplia vacinação contra a dengue para todos os municípios


A vacinação contra a dengue no Rio Grande do Norte foi ampliada neste mês de setembro. Com a inclusão de 58 municípios, agora todas as 167 cidades do estado passam a ter doses disponíveis para a imunização contra a doença viral.

A Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap) destinou 10.500 doses para os novos municípios. A ampliação contempla cidades do Sertão Central, passando pelo Vale do Açu, Litoral Norte, Agreste e chegando até o Alto Oeste.

A medida visa ampliar o potencial de proteção contra a dengue em todo o território potiguar, seguindo também uma orientação do Ministério da Saúde.

Além das doses para ampliação das cidades, outras 17.420 vacinas foram destinadas, nessa atual rodada de distribuição, a outros 46 municípios que já tinham iniciado o esquema vacinal anteriormente.

A vacina é indicada para crianças e adolescentes de 10 a 14 anos, 11 meses e 29 dias de idade, independentemente de infecção prévia por dengue. O esquema vacinal recomendado é de duas doses, com intervalo de três meses entre elas.

Até esta primeira semana de setembro, o estado aplicou pouco mais de 120 mil vacinas contra a dengue.

‘Pedras do crime’: Três são presos em ação da PF contra extração ilegal de granito no RN


A Polícia Federal deflagrou, nesta terça-feira (9), a Operação LITOS, para desarticular um esquema de extração e comercialização ilegal de granito usado em calçamentos por empresas privadas em obras públicas e particulares.

Mais de 30 policiais federais e três auditores fiscais da Secretaria da Fazenda do RN participaram da ação, cumprindo 11 mandados de busca e apreensão expedidos pela 2ª Vara Federal em Natal.

A investigação teve início após denúncia sobre a retirada irregular de granito em forma de paralelepípedos. O material era explorado sem licença ambiental, sem título minerário e em condições precárias de trabalho.

Além do crime ambiental, foram identificadas fraudes tributárias, com prejuízo aos cofres públicos estaduais, já que empresas envolvidas no esquema deixaram de recolher impostos devidos.

Durante a operação, três pessoas foram presas, cinco armas de fogo apreendidas e diversos documentos e celulares recolhidos para análise.

Exportações de veículos automotores tem alta em agosto


Balanço da Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea), divulgado na manhã desta terça-feira (9), mostrou que houve exportação de 57,1 mil unidades em agosto deste ano. O volume representa uma alta de 19,3% sobre julho e de 49,3% sobre o mesmo mês do ano passado.

O acumulado de janeiro a agosto somou 313,3 mil unidades, 12,1% acima das exportações nos primeiros oito meses de 2024.

“O crescimento da nossa produção nos últimos meses decorre da maior presença de nossas associadas no mercado externo”, disse, em nota, Igor Calvet, presidente da Anfavea. 

Mais >

Pais são encontrados mortos em casa e bebê é resgatado em Natal


Uma bebê de três meses foi encontrada perto dos corpos de um homem e de uma mulher mortos dentro de uma casa em Natal. O caso aconteceu no início da noite desta segunda-feira (8) no bairro das Quintas, na Zona Oeste da cidade. As informações são do G1 RN.

Segundo a Polícia Militar, a suspeita inicial é de que caso tenha sido um crime de feminicídio seguido de suicídio. Uma arma de fogo foi encontrada no local.

Moradores da região informaram à polícia que teriam ouvido barulhos como de tiros durante a madrugada desta segunda (8) e o casal não foi visto pela vizinhança, na Rua Doutor Manoel Miranda, durante o dia.

A polícia só foi acionada no fim da tarde, quando uma testemunha viu a criança ao lado do corpo da mãe pela brecha de uma janela.

Policiais militares do 9º Batalhão da PM arrombaram o imóvel, retiraram a criança e isolaram a área para investigação.

“Foi preciso arrombar o portão e a porta para poder entrar. Quando foi verificado pela janela que o casal estava morto, foi preciso fazer isso, pensando na criança. Provavelmente foi crime passional”, afirmou o sargento Marcos Calixto, do 9º BPM.

Deputado Coronel Azevedo repudia declaração de secretário de Administração Penitenciária e cobra demissão imediata


O deputado estadual Coronel Azevedo (PL) utilizou a tribuna da Assembleia Legislativa nesta terça-feira (9) para repudiar a postura do secretário de Administração Penitenciária do Rio Grande do Norte, Helton Edi, que compartilhou em suas redes sociais uma postagem de conteúdo ofensivo e desumano contra o ex-presidente Jair Bolsonaro.

Segundo Azevedo, a manifestação reproduzida pelo secretário revela um “desejo secreto” de que o presidente Bolsonaro fosse submetido a constrangimento sexual caso viesse a ser condenado à prisão.

“É um pensamento sórdido, saído do esgoto do imaginário humano. Uma total falta de decoro e de responsabilidade ética, incompatíveis com o cargo que ele ocupa”, destacou o parlamentar.

Coronel Azevedo criticou a ausência de providências por parte do Governo do Estado e lembrou que, em vez da demissão, Helton Edi chegou a dividir palanque com a governadora Fátima Bezerra durante o desfile cívico de 7 de setembro.

O deputado reforçou que a situação levanta suspeitas sobre a conduta do gestor público dentro do sistema penitenciário estadual:

“Se um secretário é capaz de expor esse tipo de pensamento nas redes sociais, como podemos acreditar que ele assegura dignidade e respeito aos apenados sob sua responsabilidade?”, questionou.

O parlamentar também recordou episódios anteriores envolvendo o secretário, como a denúncia de encontro com um faccionado em Natal e o pedido de afastamento feito pelo Ministério Público em maio de 2025, por descumprimento reiterado de decisões judiciais relacionadas às condições nos presídios.

Para Azevedo, a nota divulgada por Helton Edi após a repercussão agravou ainda mais a situação, pois, em vez de assumir o erro, o secretário utilizou o espaço para atacar novamente Bolsonaro.

Mais >