Seca deve se agravar entre setembro e outubro no RN, alerta meteorologista


A seca no Rio Grande do Norte tende a se intensificar entre os meses de setembro e outubro, segundo alerta o meteorologista da Empresa de Pesquisa Agropecuária do RN (Emparn), Gilmar Bristot. Ele explica que, nesse período, as temperaturas aumentam, a evaporação se intensifica e praticamente não há registros de chuvas.

“Essa tendência deverá se agravar, principalmente entre os meses de setembro e outubro, porque são os meses em que as temperaturas aumentam, em que a evaporação aumenta e que você praticamente não tem chuva nenhuma”, afirmou ele, em entrevista ao AGORA RN.

O cenário é preocupante porque o RN já enfrenta um quadro de estiagem. De acordo com o Monitor de Secas, divulgado pela Agência Nacional de Águas (ANA) e parceiros, em julho, 96,4% dos municípios potiguares estavam sob algum nível de seca. Destes, 36,54% sofrem com seca grave, como Caicó, Pau dos Ferros e Acari, e 43,11% enfrentam seca moderada, incluindo Mossoró, Assú e João Câmara.

Mais >

Após eliminatórias Brasil fará amistosos contra Japão e Coreia do Sul


A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) anunciou nesta terça-feira (26) os dois primeiros amistosos da seleção masculina como parte da preparação para a Copa do Mundo do ano que vem. O Brasil enfrentará a Coreia do Sul no dia 10 de outubro, às 8h (horário de Brasília), em Seul, e quatro dias depois terá o Japão como adversário, às 7h30, em Tóquio.Após eliminatórias Brasil fará amistosos contra Japão e Coreia do Sul - Agora RNApós eliminatórias Brasil fará amistosos contra Japão e Coreia do Sul - Agora RN

Além das equipes asiáticas, estão previstos outros amistosos da amarelinha contra seleções africanas em novembro, e contra europeias de nível A em março e junho de 2026.

“O Brasil já enfrentou Japão e Coreia em outros Mundiais, e é um futebol diferente, com uma escola diferente, jogadores que correm o tempo todo e uma marcação que é quase uma perseguição por todo o campo. É muito importante para os nossos atletas enfrentar essas adversidades antes da Copa e já estarmos preparados para o que pode vir em 2026”, disse Rodrigo Caetano, coordenador executivo das seleções masculinas na CBF.

Mais >

Congresso deve analisar hoje PL da Adultização e PEC da blindagem


O Congresso Nacional tem na pauta de ambas as casas temas que devem acirrar o embate entre governo e oposição nesta quarta-feira (27). Enquanto o Senado Federal analisa projeto que aumenta a proteção de crianças e adolescentes na internet, a Câmara dos Deputados deve se debruçar em propostas para “blindar” os deputados contra investidas do STF (Supremo Tribunal Federal).

Na pauta do plenário do Senado, na sessão marcada para a tarde desta quarta, consta o Projeto de Lei nº 2.628, chamado de “ECA Digital”. A proposta aprovada na Câmara volta agora ao Senado para uma última apreciação antes de seguir para a sanção do presidente Lula (PT).

O PL cria regras para a garantia de direitos e proteção de menores de idade na internet.

Para isso, estabelece diretrizes e obrigações para as plataformas digitais. O tema da “adultização” ganhou destaque no debate público após denúncias feitas sobre conteúdos nas redes sociais que expõem a sexualização de menores de idade.

Mais >

Motel, edifício e 20 mil garrafas de bebida: TRT realiza leilão de bens no RN


O Tribunal Regional do Trabalho da 21ª Região (TRT-RN) marcou, para o dia 19 de setembro, um leilão com lotes que incluem motel, edifício, prédios comerciais, equipamentos para clínica veterinária, terrenos, apartamentos, veículos e mais de 20 mil garrafas de bebidas.

Os produtos foram penhorados pelas Varas do Trabalho de Natal e do interior do estado para pagamento de dívidas trabalhistas.

Cultural attractions

O leilão foi marcado para ocorrer de forma híbrida – no Depósito Judicial do TRT-RN, na Rua Dr. Nilo Bezerra Ramalho, nº 1790, no bairro Tirol, em Natal, e também de maneira on-line.

As pessoas que desejarem participar devem aderir às regras no site do leiloeiro , onde também se deve fazer um cadastramento prévio, e no provimento TRT/CR nº. 03/97, que está disponível no site do TRT-RN.

Veja, abaixo, alguns itens de destaque leiloados pelo TRT:

  • Edifício Paraíso das Dunas, no bairro de Santos Reis, em Natal. Está edificado em uma área total de 4.694,70m² e possui espaços de lojas, de restaurante, brinquedoteca e para cinema, além de piscina, bar e apartamentos. O imóvel está avaliado em R$ 9.793.523,00. O valor de 2º leilão (40%) chega a R$ 3.917.409,20.
  • Antigo ‘Kiss Motel’. Imóvel comercial localizado na cidade de João Câmara. A área mede 2.909 m², 836 m² de construção, com 20 apartamentos. A avaliação inicial é de R$ 455.694,50, podendo chegar a R$ 227.847,25 em segundo leilão.
  • Dois prédios na Avenida Presidente Dutra, bairro Santa Luzia, em Mossoró. Local onde havia uma concessionária de veículos, com um salão na frente, três escritórios, copa, banheiro e entrada para a parte de trás do imóvel, onde há um espaço destinado para oficina. Uma área de aproximadamente 1.000,00m², sendo 550m² de área construída. Há, ainda, local onde funcionava a administração, dependências e local de vigilância. O valor inicial desse bem é R$ 12.101.214,00.
  • Cinco apartamentos no condomínio Spazio di Mônaco, em Mossoró. Tem três suítes, varanda gourmet e espaço total de 207,0450 m² com valores entre R$ 1.193.000,00 e R$ 1.354.000,00, além de um local com 5.493,11 m², que possui ginásio e quadra de esportes, no valor de R$ 7.430.000,00.
  • Bem no loteamento ‘Jardim Recreio’, na cidade de Parnamirim. Possui mais de 8 mil m². Área onde há uma pequena vila de casas ocupadas por locatários, além de imóveis construídos por terceiros em uma avaliação de R$ 3.183.000,00.
  • Casa no Park Jockey Clube, também em Parnamirim, no valor de R$ 200 mil;
  • Terreno no Condomínio Jardim das Águas Condomínio Club, em Nísia Floresta, no valor de R$ 180.

De acordo com o edital publicado pelo TRT, os bens poderão ser arrematados por lote ou individualmente pelo maior lance ofertado, que será apreciado pelo Juízo, observando o disposto nos artigos 891 (vedação ao preço vil) e 893 (critérios de preferência).

Com informações de g1

Suspeito de homicídios por dívida de R$ 20 é preso no interior do RN


A Polícia Civil prendeu, nesta terça-feira (26), um homem de 29 anos suspeito de duas tentativas de homicídio em Alto do Rodrigues, uma delas motivada por uma dívida de apenas R$ 20,00. O suspeito, considerado de alta periculosidade, também é investigado por tráfico de drogas e roubos na região.

O mandado de prisão preventiva foi cumprido após investigações que apontaram o envolvimento do suspeito em um crime ocorrido em Alto do Rodrigues, quando ele teria disparado três vezes contra um homem após um desentendimento cotidiano.

Diligências vinham sendo realizadas pela equipe da 60ª DP, que conseguiu localizar e prender o suspeito. Ele foi conduzido à delegacia, passou pelos procedimentos legais e, em seguida, foi encaminhado ao sistema prisional, onde permanecerá à disposição da Justiça.

Brasileiro morre em hotel de luxo na Grécia e amigo ator é hospitalizado


O ator e criador de conteúdo adulto Ryan Silveira e seu amigo Yago Campos se envolveram em um grave incidente em hotel de luxo na ilha de Mykonos, no arquipélago das Cíclades, na Grécia. Os jovens brasileiros foram encontrados inconscientes dentro de uma banheira de um quarto do estabelecimento, de acordo com informações da mídia local.

Ryan, de 23 anos, recuperou a consciência após um coma e segue hospitalizado, segundo relatos da família à CNN. Yago não resistiu e faleceu, segundo publicações da irmã nas redes sociais.

O incidente ocorreu na praia de Ornos, uma das mais famosas praias de Mykonos. Uma funcionária da equipe de limpeza notou água escorrendo do quarto e acionou colaboradores do hotel, que encontraram os jovens inconscientes na banheira — ainda segundo o noticiário da ProtoThema. Yago teve a morte confirmada por paramédicos no local.

O criador de conteúdo, com mais de 270 mil seguidores no Instagram e 800 mil no Twitter, foi levado de ambulância para o Centro de Saúde de Mykonos. “Ele está lúcido, falando normal, fora de perigo, e logo sairá do hospital”, disse a mãe de Ryan.

Ainda segundo a mãe de Ryan, o que provocou a tragédia está em investigação.

Com informações de CNN

Diretora do BC dos EUA demitida por Trump se recusa a deixar o cargo: ‘Não vou renunciar’


Lisa Cook, a diretora do Federal Reserve (Fed, banco central americano) que foi demitida nesta segunda-feira (25) pelo presidente Donald Trump, disse que ele não tem poder para afastá-la do cargo e garantiu que não pretende renunciar. A decisão é inédita e desafia a independência da autoridade monetária norte-americana.

Diretora do BC americano demitida por Trump, Lisa Cook foi a primeira mulher negra a integrar a cúpula do Fed
No entanto, a medida é judicialmente contestada, uma vez que, segundo a própria estrutura legal do Fed, o presidente dos EUA não tem autoridade direta para demitir membros do Conselho sem a comprovação de uma falta grave.

Em uma declaração divulgada na noite de ontem por seu advogado, Abbe David Lowell, ela reafirmou que “não há motivo legal” para que Trump a demita do cargo.

“O presidente Trump alegou ter me demitido ‘por justa causa’ quando não há justa causa prevista em lei, e ele não tem autoridade para fazê-lo”, diz o comunicado.

Segundo o advogado de Cook, todas as medidas necessárias para impedir a demissão da dirigente do Fed, chamada por ele de ilegal, serão tomadas.

“Não vou renunciar. Continuarei a cumprir meus deveres para ajudar a economia americana, como venho fazendo desde 2022.”
Trump anunciou a decisão nas redes sociais. Em uma carta direcionada à diretora do Fed, o presidente dos EUA citou acusações relacionadas a hipotecas e afirmou não confiar na integridade de Cook.

Mais >

Pastor mototaxista é procurado por estuprar e ameaçar mulheres


Um pastor evangélico, conhecido na região de Manacapuru, município localizado a 68 quilômetros de Manaus (AM), é procurado sob suspeita de ter estuprado e ameaçado duas mulheres. Com informações do Metrópoles.

Marcos Avelino Lima (foto em destaque), 45 anos, que também atuava como mototaxista, teve sua imagem divulgada pela Polícia Civil do Amazonas (PCAM), por meio da Delegacia Especializada de Polícia (DEP) de Manacapuru. Os investigadores pedem que a identidade do suspeito seja divulgada.

De acordo com a delegada Joyce Coelho, titular da unidade especializada, as investigações iniciaram quando uma das vítimas, de 18 anos, denunciou que havia sido abusada sexualmente por um suposto mototaxista, após ele desviar o caminho e levá-la para um hotel do município.

Mais >

Caixa paga Bolsa Família e Auxílio Gás a beneficiários com NIS final 7 nesta terça


A Caixa Econômica Federal paga nesta terça-feira (26) a parcela de agosto do Bolsa Família aos beneficiários com Número de Inscrição Social (NIS) final 7. O valor mínimo é de R$ 600, mas com os adicionais, a média sobe para R$ 671,54. Além disso, o programa atenderá 19,19 milhões de famílias em todo o país, com gasto estimado de R$ 12,86 bilhões, segundo o Ministério do Desenvolvimento e Assistência

Composição do benefício

Bolsa Família inclui quatro adicionais importantes:

  • Benefício Variável Familiar Nutriz: seis parcelas de R$ 50 para mães de bebês de até seis meses.
  • Acréscimo para gestantes e nutrizes: R$ 50.
  • Acréscimo por filhos de 7 a 18 anos: R$ 50 cada.
  • Acréscimo por crianças de até 6 anos: R$ 150 cada.

Os pagamentos tradicionais ocorrem nos últimos dez dias úteis de cada mês. Os beneficiários podem consultar datas, valores e composição das parcelas pelo aplicativo Caixa Tem, que também permite movimentação imediata dos valores.

Pagamento antecipado

Em agosto, 521 cidades receberam o pagamento no dia 18, independentemente do NIS. Entre elas, 497 municípios do Rio Grande do Sul e localidades de Amazonas (3), Paraná (4), Roraima (6) e Sergipe (11). Isso ocorreu devido a chuvas, estiagens ou presença de povos indígenas em situação de vulnerabilidade. A lista completa está disponível no site do Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social.

Mais >

Comunidade do Educandário Santa Terezinha lamenta falecimento da vice-diretora Ir. Aurélia Sotero Angelo


A comunidade escolar e religiosa do Educandário Santa Terezinha, em Caicó, está de luto pelo falecimento da vice-diretora, Irmã Aurélia Sotero Angelo, ocorrido nesta terça-feira (26). Religiosa da Congregação Filhas do Amor Divino, Ir. Aurélia tinha 54 anos e era natural de Alagoas.

No dia de hoje, ela participou do Encontro de Diretoras e Coordenadoras das Escolas Pró-Neves, momento no qual deixou sua última fala pública, sempre pautada pelo compromisso com a educação e pela fé que conduziu sua trajetória.

Nascida em 23 de dezembro de 1970, Ir. Aurélia dedicou sua vida à missão educativa e religiosa, tornando-se referência de dedicação, espiritualidade e cuidado com a comunidade escolar.

O Educandário Santa Terezinha, em nota, destacou que “sua luz continuará brilhando em nossas memórias e corações”, lembrando a importância da missionária na caminhada centenária da instituição.

Informações sobre velório e sepultamento deverão ser divulgadas posteriormente pela congregação.

Seca crítica atinge 61 municípios do RN e coloca famílias em alerta


A seca que assola o Rio Grande do Norte já transforma o cotidiano de milhares de famílias. Com lavouras perdidas, pastagens ressecadas e reservatórios praticamente vazios, o estado enfrenta uma situação preocupante em 61 municípios.

No Alto Oeste, o município de Luiz Gomes é um retrato da crise. O açude Dona Lulupinto, principal fonte de abastecimento da cidade, opera com menos de 2% da capacidade. Sem alternativas, a população enfrenta rodízio de água e depende de carros-pipa para não ficar totalmente sem abastecimento.

No Seridó, em Acari, o impacto da falta de chuvas também se reflete na agricultura. De 15 produtores de algodão, apenas seis conseguiram manter a produção. Muitos agricultores deixaram projetos que garantiam renda às famílias, aumentando a vulnerabilidade da região.

O governo do estado acompanha de perto a situação. Segundo Guilherme Saldanha, secretário de Agricultura, Pecuária e Pesca, há preocupação com os efeitos da seca em diversas regiões. “Estamos nos reunindo constantemente há mais de um mês. Temos um conjunto de ações estruturantes, coordenadas pelo doutor Paulo Varela, da Secretaria de Recursos Hídricos, que envolve o abastecimento humano, adutoras do agreste e do Seridó”, explicou.

Entre as medidas emergenciais estão a distribuição de feno a preço subsidiado, fornecimento de palma forrageira para plantio e obras estruturantes como a chegada das Águas do São Francisco ao Rio Piranhas Azul. “A governadora tem pedido prioridade e celeridade. Em breve, será estabelecido um decreto que reconhece estado de calamidade nos municípios impactados pela seca”, acrescentou Saldanha.

Enquanto o governo atua para minimizar os efeitos da estiagem, famílias rurais seguem enfrentando a incerteza sobre o próximo inverno, temendo novas perdas na agricultura e na pecuária.

Rafael Motta está intubado e em coma induzido; quadro é estável, diz boletim


O ex-deputado federal Rafael Huete da Motta permanece internado no Hospital Vila Nova Star, onde está intubado e em coma induzido. De acordo com boletim médico divulgado nesta terça-feira (26), seu estado de saúde é considerado estável.

Motta deu entrada na unidade na manhã de segunda-feira (25) após sofrer um acidente de kitesurf. Os médicos identificaram lesão brônquica — já tratada na cidade de origem — e fraturas na coluna, no esterno e no antebraço. Ele segue em acompanhamento contínuo por equipe multiprofissional.

O hospital informou ainda que um novo boletim será divulgado conforme a evolução do quadro clínico.

O documento é assinado pela cardiologista e intensivista Ludhmila Abrahão Hajjar, coordenadora da equipe médica, pelo diretor clínico, Paulo Marcelo Gehm Hoff, e pelo diretor-geral, Daniel Favarão Del Negro.

Relembre

Motta está hospitalizado desde a sexta-feira (22), quando sofreu um acidente enquanto praticava kitesurf. Conforme revelado pelo seu pai, o ex-deputado estadual Ricardo Motta, em entrevista para a 98 FM Natal, Rafael sofreu duas quedas, sendo a segunda de altura estimada em 13 metros.

Ex-panicat é condenada por chamar atendente de “vaca gorda”


A modelo Ana Paula Leme, ex-panicat do programa Pânico na TV, foi condenada a pagar R$ 10 mil por danos morais a uma atendente de loja de conveniência ofendida durante uma confusão em julho de 2024, em Campinas. A decisão foi proferida nesta segunda-feira (25/8), e a modelo tem 15 dias para recorrer.

Na ocasião, Ana Paula foi presa por embriaguez ao volante, desacato, ameaça e injúria. Segundo o boletim de ocorrência, ela chegou ao local dirigindo um Jeep Renegade, consumiu bebidas e alimentos, arremessou um salgado sobre a mesa e se recusou a pagar a conta. Ao ser cobrada, chamou a funcionária de “pobre” e “vaca gorda”.

A vítima, Raissa de Godoy Uchôa, acionou a Polícia Militar. A ex-panicat chutou um dos policiais, os insultou e, já na delegacia, continuou com xingamentos a agentes civis e militares. Ela foi liberada após audiência de custódia mediante fiança de um salário mínimo.

Na Justiça, Raissa pediu R$ 56,6 mil em indenização, alegando que o episódio a levou a se demitir e enfrentar dificuldades financeiras. A juíza negou o pedido de danos materiais, destacando que a funcionária já estava em aviso prévio, mas reconheceu o dano moral pelas ofensas públicas e determinou o pagamento de R$ 10 mil.

Patrimônio cultural do RN precisa receber mais apoio, dizem artistas


As manifestações culturais tradicionais atravessam séculos e se mantêm vivas no Rio Grande do Norte, mesmo em meio a pouco investimento. O patrimônio cultural imaterial do estado é repleto de bons exemplos de que a arte resiste, se reinventa e segue encantando as novas gerações. Essa cena é apoiada com as leis de incentivo, mas artistas pedem mais apoio e defendem que a cultura popular nordestina esteja inserida também na educação.

Na visão do professor André Carrico, do Departamento de Artes da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, um dos desafios enfrentados pela cultura popular é a visão do senso comum voltada para algo velho. “As pessoas ainda têm uma ideia muito folclorizada da cultura popular, de que é uma cultura que parou no tempo. E não é nada disso. A cultura popular está viva”, diz Carrico.

O RN, diz o professor, tem muitos editais de fomento à cultura, mas ainda é difícil para alguns brincantes populares acessarem esses benefícios. Citando a sua pesquisa, que enfoca o teatro popular de bonecos no Estado, ele observa que muitos mestres e mestras da cultura popular não têm letramento digital para entender os editais.

“As leis ainda são insuficientes. Até porque, no cômputo geral dos orçamentos, em nível municipal, estadual e federal, o que se tem para secretarias e Ministério da Cultura é ínfimo. Temos um problema que é entender a cultura como política de Estado e como investimento, não como gasto”, afirma.

Mais >

Governo do RN abre mil vagas gratuitas no CNH Popular 2025


O Governo do Estado lançou, nesta segunda-feira 25, a edição 2025 do Programa CNH Popular, que oferece mil vagas para a obtenção gratuita da primeira carteira de habilitação ou mudança de categoria. O investimento é de R$ 1,67 milhão e as inscrições serão abertas nesta terça-feira 26, a partir do meio-dia, no site do Departamento Estadual de Trânsito (Detran-RN).

A governadora Fátima Bezerra (PT) destacou que o programa é voltado para pessoas em situação de vulnerabilidade social. “A carteira de motorista custa, em média, dois mil reais. Para quem ganha até um salário mínimo, pagar esse valor é praticamente impossível”, afirmou. Segundo ela, a iniciativa “é uma demonstração do compromisso do governo com aqueles que mais precisam” e também “uma oportunidade de inserção no mercado de trabalho”.

A gestora ressaltou que o programa amplia o acesso à cidadania e reduz barreiras para quem busca emprego. “Desde 2020, quando regulamentamos a lei criada em 2011, garantimos que pessoas em situação de vulnerabilidade social possam obter sua carteira de motorista sem custos. Uma habilitação pode significar oportunidade e dignidade”, disse.

Mais >

Estudo da UFRN indica que bactéria hospitalar ajuda a conter superfungo; entenda


O universo microscópico de hospitais, muitas vezes invisível, pode estar revelando alianças inesperadas. Uma pesquisa da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), publicada no periódico Frontiers in Fungal Biology, traz à tona uma nova descoberta. De acordo com o estudo, a bactéria Pseudomonas aeruginosa, já conhecida por causar infecções graves, pode, na verdade, ter um papel benéfico ao inibir o crescimento do Candida auris, o superfungo multirresistente que desafia a medicina.

A pesquisa, fruto do trabalho de cientistas como Ana Beatriz Macedo, Danielle Figueredo e o professor Rafael Wesley Bastos, do Departamento de Microbiologia e Parasitologia da UFRN e do Grupo de Estudo de Ações em Saúde Única (GEASU-RN), abre uma frente de estudo importante sobre a dinâmica entre microrganismos. “Candida auris foi incluída pela OMS na lista de patógenos fúngicos prioritários”, afirma Rafael Bastos ao explicar sua gravidade. A Organização Mundial da Saúde (OMS) construiu essa lista como esforço global para identificar e classificar os fungos que representam maior ameaça à saúde pública mundial.

A bactéria Pseudomonas aeruginosa, por sua vez, é igualmente uma das principais causas de infecções hospitalares, sendo capaz de sobreviver em ambientes úmidos e formar biofilmes. Ambos podem coexistir em pacientes, o que torna a descoberta de sua interação ainda mais relevante.

Para desvendar esse fenômeno, a equipe utilizou uma metodologia baseada em experimentos de cultivo onde a bactéria e o fungo foram colocados para crescerem juntos em laboratório. Por meio de técnicas avançadas, como a microscopia de fluorescência, que diferencia células vivas de mortas, a pesquisa confirmou que a P. aeruginosa não mata o fungo, mas freia seu avanço, em um efeito que os cientistas classificam como fungistático. O estudo mostrou ainda que o fenômeno acontece por meio de moléculas secretadas pela bactéria.

Uma das revelações mais interessantes é o papel do ferro nesse antagonismo. Segundo Rafael Bastos, a “briga por ferro” é um mecanismo de defesa comum em nosso organismo contra patógenos. O que a pesquisa da UFRN demonstra é que essa mesma disputa parece acontecer entre os microrganismos. “A P. aeruginosa parece secretar alguma substância que indisponibiliza o ferro do meio de cultura para C. auris, impedindo seu crescimento”, detalha. A adição de mais ferro no meio de cultura foi capaz de reduzir a inibição, reforçando essa hipótese, embora não a elimine por completo, sugerindo que outros mecanismos também estão em jogo.

Mais >

Jovem morre após acidente em lancha durante festa na Lagoa do Bonfim, na Grande Natal


Um jovem de Assú perdeu a vida na noite deste domingo (24), após um grave acidente na Lagoa do Bonfim, em Nísia Floresta, região Metropolitana de Natal. A vítima foi identificada como Matheus e participava de uma festa no local.

De acordo com informações repassadas ao Focoelho pelo pai da vitima, Matheus estava em uma lancha, ao atracar a embarcação, no momento em que os motores foram desligados, Matheus decidiu pular na água. No entanto, a hélice ainda estava em movimento e acabou sugando o jovem, provocando um profundo ferimento em sua perna, que se estendia da coxa até a panturrilha.

Testemunhas relataram que Matheus conseguiu retornar à superfície e chegou a avisar que havia se ferido. Rapidamente, ele foi retirado da água, mas o corte era grave e causou intensa perda de sangue. Mesmo após tentativas de reanimação e o socorro imediato para a UPA, o jovem não resistiu aos ferimentos e faleceu por volta das 18h25.

Com informações de Focoelho. com

Convocações de Lupi, ‘Careca do INSS’ e mais: CPI começa com 910 requerimentos na fila


A Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) que vai investigar os desvios no INSS terá sua primeira sessão nesta terça-feira (26), com uma pauta que já conta com 910 requerimentos à espera de análise.

  • 🔍 A comissão foi instalada na semana passada para investigar fraudes em benefícios do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), estimadas pela Polícia Federal e pela Controladoria-Geral da União (CGU) em até R$ 6,3 bilhões.
  • 💰 Segundo a PF, o esquema investigado envolvia descontos mensais em benefícios de aposentados e pensionistas, sem autorização prévia. Veja perguntas e respostas sobre a investigação.

A grande maioria dos pedidos se refere à convocação de pessoas envolvidas, de alguma forma, no escândalo desmembrado pela Polícia Federal e a Controladoria-Geral da União (CGU) em abril. Em dois deles, dos deputados federais Rogério Correia (PT-MG) e Alencar Santana (PT-SP), há pedidos para Jair Bolsonaro ser convocado.

A senadora Damares Alves (Republicanos-DF), ainda fez requerimentos para convidar os ex-presidentes Dilma RousseffMichel Temer; e o presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

Os pedidos foram protocolados, mas ainda precisam ser votados pela maioria dos membros das CPMI para passar a valer.

Antônio Carlos Camilo Antunes, que ficou conhecido como careca do INSS, já teve 15 pedidos para ser ouvido pela CPMI: 14 convocações, quando há obrigatoriedade de participar e um convite, quando é facultado.

Além disso, foram feitas três solicitações de análise por parte do COAF das contas do investigado, uma quebra de sigilo bancário e a relação de entradas e saídas dele em órgãos de Brasília como o INSS, o Ministério da Previdência e até mesmo a Câmara dos Deputados e o Senado Federal.

O segundo nome com mais convocações solicitados é a do ex-ministro do Trabalho e Previdência e também presidente do INSS, Ahmed Mohamad Oliveira Andrade, que ocupou os cargos durante o governo do ex-presidente Jair Bolsonaro sob o nome de José Carlos Oliveira.

Mais >

Policia combate associação especializada em estelionatos e falsificação em Natal


A Polícia Civil do Rio Grande do Norte, por meio da Delegacia Especializada em Falsificações e Defraudações (DEFD/Natal), deflagrou, nesta terça-feira (26), a Operação Êxodo com o objetivo de desarticular uma associação criminosa especializada em estelionatos e falsificação de documentos.

As investigações tiveram início em junho de 2023, quando a DEFD/Natal prendeu em flagrante um dos integrantes do grupo, que aplicava golpe em um estabelecimento comercial no bairro Lagoa Nova, em Natal.

No decorrer do inquérito, foi constatado que o grupo era especializado na clonagem de cartões de crédito, realizando compras em estabelecimentos e depois contestando as transações junto às instituições financeiras, gerando prejuízos aos comerciantes.

A operação recebeu o nome de Êxodo em referência ao histórico dos investigados, que já respondiam por crimes como roubo, tráfico de drogas e apropriação indébita, mas que passaram a se dedicar à prática de estelionatos.

Sem Neymar e com Paquetá, Ancelotti convoca seleção para as Eliminatórias. Veja lista


O treinador Carlo Ancelotti anunciou na tarde desta segunda-feira (25) a lista de convocados para os jogos contra Chile e Bolívia, pelas Eliminatórias da Copa do Mundo de 2026, em evento realizado na sede da CBF, no Rio de Janeiro.

O primeiro duelo será disputado no dia 4 de setembro, às 21h30, no Maracanã, no Rio de Janeiro, pela 17ª rodada. No dia 9, às 20h30, brasileiros e bolivianos se enfrentam no Estádio Municipal de El Alto, na cidade de El Alto, pela 18ª rodada.

Desde suas duas partidas iniciais pela Amarelinha (empate sem gols com o Equador e vitória por 1 a 0 sobre o Paraguai), ele e sua comissão técnica realizaram uma série de observações no Brasil para conhecer mais sobre a cultura do futebol nacional, além de ter acompanhado in loco as finais da Copa do Mundo de Clubes da FIFA.

A convocação contou com a presença do presidente da CBF, Samir Xaud, dos vices Ricardo Gluck Paul, Rubens Angelotti, Flávio Zveiter, José Vanildo, de presidentes de federações estaduais: Evandro Carvalho (Pernambuco), Netto Góes (Amapá)

Confira os convocados:
Goleiros
Alisson (Liverpool)

Bento (Al-Nassr)

Hugo Souza (Corinthians)

Defensores
Alexsandro (Lille)

Alex Sandro (Flamengo)

Caio Henrique (Monaco)

Douglas Santos (Zenit)

Fabrício Bruno (Cruzeiro)

Gabriel Magalhães (Arsenal)

Marquinhos (Paris Saint-Germain)

Vanderson (Monaco)

Wesley (Roma)

Meio-campistas
Andrey Santos (Chelsea)

Bruno Guimarães (Newcastle)

Casemiro (Manchester United)

Joelinton (Newcastle)

Lucas Paquetá (West Ham)

Atacantes
Estevão (Chelsea)

Gabriel Martinelli (Arsenal)

João Pedro (Chelsea)

Kaio Jorge (Cruzeiro)

Luiz Henrique (Zenit)

Matheus Cunha (Manchester United)

Raphinha (Barcelona)

Richarlison (Tottenham)