Juliana Garcia expõe violência do ex-namorado: ‘Ele me avisou que ia me matar’


Juliana Garcia, que foi agredida com 61 socos pelo ex-namorado, revelou que antes de ser atacada por Igor Eduardo Pereira Cabral, ele avisou que ia matá-la e que tudo começou com crises de ciúmes da parte do namorado. “A palavra dele antes de começar a me agredir foi que eu ia morrer. Ele me avisou que ia me matar. Foi uma tentativa de feminicídio”, contou a vítima em entrevista ao programa Encontro, da Rede Globo.

Durante a entrevista, ela disse que tudo começou por uma crise de ciúme do namorado, que acreditava que Juliana tinha conversas “comprometedoras” com outra pessoa no celular. Mesmo após conferir o aparelho telefônico dela, o namorado a agrediu.

“Hoje, tenho alguns comportamentos que eu não tinha. De estar em estado de vigília. É um estado pós-traumático, que era esperado (após as agressões). E eu recebi ameaças na internet. Isso me deixou muito angustiada”, comentou Juliana.

Em processo de cicatrização, Juliana conta que fez cirurgia em pouco menos de um mês. “É muito recente e as coisas ainda estão se ajustando. Foi uma cirurgia de reconstrução facial, é uma cirurgia muito grande, então ainda estou com algumas dificuldades. Eu fiz uma cirurgia e, devido à agressão, estou com a respiração comprometida e vou precisar fazer outra”, disse.

Juliana falou que o processo de reabilitação conta com atendimento de diversos profissionais. “Faço consulta uma vez por semana com a equipe que fez minha cirurgia. E faço acompanhamento psicológico, psiquiátrico e com fisioterapeuta uma vez por semana”, contou.

Após a agressão, Juliana começou a participar de fóruns e falar nas redes sociais sobre os direitos das mulheres. “Eu tenho usado minha exposição para conscientizar as mulheres, para elas não ficarem em lugares que elas não estão sendo bem tratadas”, pontuou.

Justiça do Rio condena Colgate por propaganda enganosa de creme dental


A Justiça do Rio de Janeiro decidiu, por unanimidade, condenar a Colgate-Palmolive ao pagamento de R$ 500 mil por danos morais coletivos pela prática de propaganda enganosa na divulgação do creme dental Colgate Total 12.

A decisão da 11ª Câmara de Direito Privado do Tribunal de Justiça acolheu parcialmente o pedido feito em ação civil pública movida pela Comissão de Defesa do Consumidor da Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj), que questionava a presença da substância Triclosan na fórmula do produto e a campanha publicitária que prometia “proteção completa por 12 horas, não importa o que você faça”.

Na ação, a Comissão de Defesa da Alerj alega que se trata de uma propaganda enganosa, o que poderá vir a causar problemas de saúde em seus usuários, pois os consumidores entendem, através da propaganda veiculada, que o produto protege a boca mesmo após as refeições.

Em outro trecho, a ação ressalta que, além de gerar a ilusão de proteção, o produto ainda apresenta na fórmula a substância Triclosan, “a qual, segundo informações colhidas na internet em anexo, pode vir a causar câncer.”

Em relação ao Triclosan, a 11ª Câmara rejeitou a tese de risco à saúde dos consumidores. O colegiado baseou-se em laudo pericial e em informações da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) que permitem o uso da substância dentro da concentração de 0,3%, limite também aceito por autoridades sanitárias dos Estados Unidos, Canadá, União Europeia e Japão. Assim, não ficou configurado o dever de alerta sobre supostos riscos de câncer, como alegava a comissão parlamentar.

Mais >

Conselho Tutelar proíbe menino de vender pães feitos pela mãe


Em Itapeva (SP), Kauan, conhecido como o “menino do pão”, precisou interromper a venda de pães caseiros que fazia para ajudar a mãe, após uma denúncia que levou o Conselho Tutelar a convocar a família para esclarecimentos.

O adolescente estudava regularmente e realizava a atividade de forma voluntária, contribuindo com o sustento familiar. O caso gerou debate sobre trabalho infantil e a realidade de muitas famílias, com moradores e internautas discutindo se atividades desse tipo, quando não prejudicam os estudos, deveriam ser tratadas como infração.

O caso viralizou em diversas plataformas das redes sociais e uma grande quantidade de pessoas se manifestou com repúdio à ação de impedimento da venda de pães. “Isso é um absurdo, o que ele está fazendo de errado”? “Um menino honesto sendo proibido de vender pães, era só o que faltava”. Comentários nesse contexto tomaram conta das redes com indignação. Por outro lado, também muitos incentivadores saíram em favor de Kauan e sua família.

Canal do Paulo Mathias

Polícia prende casal que fazia o caixa de facção criminosa no RN e bloqueia R$ 700 mil


Policiais civis da Divisão Especializada em Investigação e Combate ao Crime Organizado (DEICOR) deflagraram, na noite de quarta-feira (27), a Operação Cifra Oculta, que resultou no cumprimento de mandados de prisão preventiva contra um casal apontado como responsável pelo caixa financeiro de uma facção criminosa em atuação no Rio Grande do Norte.

Durante a ação, também foi determinado o bloqueio judicial de contas e bens que ultrapassam R$ 700 mil, medida voltada a enfraquecer o poder econômico da organização criminosa que atuava na Zona Oeste de Natal.

As investigações tiveram início em janeiro de 2025, e contou com o apoio da Delegacia de Repressão à Lavagem de Dinheiro (DRLD) e do Laboratório de Tecnologia contra Lavagem de Dinheiro (LAB-LD), permitindo o rastreamento de fluxos financeiros ilícitos e a identificação da estrutura hierárquica do grupo.

De acordo com as investigações, o homem exercia função estratégica dentro da facção, sendo responsável pela arrecadação de mensalidades, elaboração de relatórios internos e coordenação direta de atividades ilícitas. Sua companheira auxiliava na movimentação e ocultação dos valores.

Após diligências, os suspeitos foram localizados e presos. Eles foram conduzidos à delegacia para os procedimentos legais e, em seguida, encaminhados ao sistema prisional, onde permanecerão à disposição da Justiça.

A Polícia Civil reforça a importância da colaboração da população, que pode repassar informações de forma anônima por meio do Disque Denúncia 181.

Lula: “Estamos colocando o pobre no Orçamento e o rico no Imposto de Renda”


“Estamos colocando o pobre no Orçamento e o rico no Imposto de Renda”. Com essa síntese durante entrevista ao jornalista Lair Rennó, do programa Balanço Geral de Minas Gerais, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva destacou a atuação do Governo Federal em frentes que considera essenciais: a redução das desigualdades, o combate à fome, a retomada de programas sociais, a aprovação da reforma tributária e a proposta de isenção do Imposto de Renda para quem ganha até R$ 5 mil, em análise no parlamento.

 Minha causa é fazer com que esse país se transforme num país em que o povo tenha padrão de classe média. Em que o povo possa ter escola de qualidade, saúde de qualidade, um salário de qualidade e viver uma vida digna”, disse o presidente 

“Estou agradecido ao Congresso Nacional, porque aprovamos 99% de tudo que a gente queria aprovar. Inclusive uma coisa que ninguém conseguiu fazer nesse país, uma reforma tributária que vai começar a vigorar a partir de 2027”, ressaltou Lula. “Estamos fazendo com que a tributação seja mais justa e cumprindo uma coisa que prometi há muito tempo”, afirmou o presidente. “A partir da entrada em vigor, a cesta básica não pagará mais imposto. Inclusive a carne”, lembrou o presidente.

Mais >

OAB/RN alerta para golpes de falsos advogados que utilizam dados do sistema judicial


O presidente da Ordem dos Advogados do Brasil no Rio Grande do Norte (OAB/RN), Carlos Kelsen, alertou nesta quinta-feira 28 sobre a prática de golpes cometidos por pessoas que se passam por falsos advogados utilizando informações extraídas do sistema judicial eletrônico. Em entrevista à TV Tropical, ele afirmou que os casos têm aumentado desde o início de 2025.

“Desde o início do ano, realmente, ao adentrar a OAB e assumir a gestão, a gente percebeu um aumento, realmente, desses contatos do número de pessoas que estão tentando aplicar golpes”, disse. Segundo Kelsen, os criminosos acessam dados disponíveis no Processo Judicial Eletrônico (PJe), como nome, endereço, qualificação e valores envolvidos nas ações, para se passar por advogados.

O presidente detalhou o modo de atuação: “Via WhatsApp, ele utiliza a foto do advogado da pessoa. Esse é que é o grande destaque, que o cliente acha que está se comunicando, realmente, com o advogado. E é nessa hora que pede valores, geralmente, mil, dois mil, três mil. Tem que ser um valor rápido, tem que ser pago de imediato, tem que ser no PIX de alguém totalmente diferente do advogado, do escritório ou do processo”.

Mais >

Estudantes do ensino integral têm notas maiores no Enem, diz estudo


Uma pesquisa do Instituto Sonho Grande aponta que estudantes de escolas estaduais com oferta de ensino médio integral (EMI) tiveram desempenho geral no Exame Nacional do ensino Médio (Enem) de 2024 mais alto do que o de alunos de unidades de turno parcial. Para ser considerada como escola com EMI, a carga horária deve ser igual ou superior a sete horas diárias ou 35 horas semanais.

A partir da análise dos microdados da edição de 2024 do exame, que é aplicado anualmente pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), o levantamento revelou que a maior diferença está entre as notas da prova de redação do Enem. Em média, estudantes de escolas que oferecem tempo integral tiveram 12 pontos a mais na prova discursiva, que vai de 0 a 1.000 pontos. A diferença sobe para 27 pontos, quando consideradas as escolas em que 100% das matrículas são na modalidade integral. O desempenho também foi superior na área de matemática e suas tecnologias: cinco pontos a mais em relação a escolas regulares.

A diretora-executiva do Instituto Sonho Grande, Ana Paula Pereira, defendeu que a maior oferta de educação integral implica em melhores resultados e gera mais oportunidades. “Esses dados vão ao encontro ao que já vínhamos observando em outras pesquisas: estudantes do ensino médio integral aprendem mais, quando comparados aos de tempo parcial”, afirmou em entrevista à Agência Brasil. A entidade atua, em parceria com estados, para melhorar a qualidade de aprendizagem de jovens do ensino médio público brasileiro.

Força no Nordeste
O Censo Escolar 2024 indica que as cinco maiores proporções de alunos em tempo integral matriculados na rede pública de ensino médio estão no Nordeste: Pernambuco (69,6%); Ceará (54,6%); Paraíba (54,5%); Piauí (54,1%) e Sergipe (35,2%). Na outra ponta, o Distrito Federal (6,4%) e Roraima (8,1%) têm as menores proporções.

Mais >

RN registra maior avanço do Brasil em ranking nacional de competitividade


O Rio Grande do Norte teve o maior salto no Ranking de Competitividade dos Estados 2025, elaborado pelo Centro de Liderança Pública (CLP). O estado subiu oito posições, passando do 24º para o 16º lugar entre os 26 estados e o Distrito Federal.

A 14ª edição do ranking analisou 100 indicadores em 10 pilares temáticos, incluindo infraestrutura, educação, solidez fiscal, segurança pública, inovação, capital humano e sustentabilidade social e ambiental. Sergipe se destacou no pilar de infraestrutura, enquanto o Amazonas registrou a maior queda, passando do 11º para o 17º lugar, afetado por baixa pontuação em infraestrutura, pesquisa, inovação e solidez fiscal.

No Nordeste, o RN ficou atrás apenas da Paraíba, que ocupa o 11º lugar nacionalmente. Sergipe também se destacou, subindo seis posições e ocupando o 12º lugar no país e o segundo no Nordeste. Segundo Tadeu Barros, diretor-presidente do CLP, “a segurança pública, um dos pilares com maior peso no ranking, influenciou a evolução do Rio Grande do Norte e de Sergipe”.

O ranking também incluiu pela primeira vez o indicador de feminicídio, com dados do Fórum de Segurança Pública. Os estados com melhores notas foram Amapá, Sergipe e Ceará; os piores, Piauí, Mato Grosso do Sul e Mato Grosso.

Segundo Barros, o levantamento é dinâmico e busca identificar as necessidades dos cidadãos e avaliar o impacto das políticas públicas no país.

Indicadores do RN

Pilares e Indicadores

-Ranking Geral 16º +8
-Sustentabilidade Ambiental 17º +10
-Capital Humano 19º +1
-Educação 19º +2
-Eficiência da Máquina Pública 16º +6
-Infraestrutura 17º
-Inovação 11º
-Potencial de Mercado 19º +3
-Solidez Fiscal 26º +1
-Segurança Pública 4º +5
-Sustentabilidade Social 13 º -1

Psicólogo de Mossoró morre após ser baleado em tentativa de assalto no interior do RN


O psicólogo Jonh Cleyton Albano Frutuoso, de 25 anos, faleceu nesta terça-feira (27) no Hospital Regional Tarcísio Maia, em Mossoró, após complicações em cirurgia decorrentes de um atentado sofrido no dia 16 de agosto em Afonso Bezerra, interior do Rio Grande do Norte.

Segundo a Polícia Civil, Jonh trafegava de motocicleta em uma rodovia na zona rural quando foi surpreendido por dois homens armados. Ao tentar reagir à ação criminosa, foi atingido por dois tiros nas costas. Os suspeitos não pretendem roubar a moto ou outros pertences da vítima.

Morador de Alto do Rodrigues, Jonh atuava como psicólogo no Centro de Especialidade da Prefeitura de Ipanguaçu, onde prestava atendimento à população local. A prefeitura lamentou a morte do profissional, prestando solidariedade à família e amigos.

A Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), por meio da Faculdade de Ciências da Saúde do Trairi (FACISA), também se manifestou pesar. Em nota, a instituição lembrou que Jonh ingressou na FACISA em 2020, participou da Residência Universitária de Santa Cruz e concluiu o curso de Psicologia em 2024.2, recebendo a outorga do grau de bacharelado em fevereiro de 2025.

“Com imensa tristeza, a FACISA expressa suas mais sinceras condolências aos familiares e amigos de Jonh Cleyton Albano Frutuoso”, destacou a nota.

A Polícia Civil segue investigando o caso e trabalha para identificar e localizar os autores do crime.

Sistema de Esgotamento Sanitário de Caicó entra em fase de testes


A obra de esgotamento sanitário em Caicó já está em sua fase final e atualmente passa pelo período de testes operacionais, etapa que antecede a entrega final do sistema.

A previsão é que tudo esteja pronto para entrar em operação definitiva em outubro de 2025, beneficiando diretamente mais de 28 mil pessoas e representando um avanço importante na infraestrutura da cidade.

Ao todo, estão sendo investidos cerca de R$ 58 milhões na implantação de 17,80 km de rede coletora, 2.400 novas ligações prediais, 6.151 metros de emissário, três estações elevatórias e uma estação de tratamento de esgotos

Atualmente, o município apresenta cobertura de 38,89% e atendimento de 18,21%. Com as novas ligações, esses índices passarão para 46,43% de cobertura e 27,43% de atendimento, conforme metodologia definida pela Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA).

Operação prende suspeito por furto e roubo de fios da rede elétrica no litoral potiguar


Policiais civis do 2ª Núcleo de Investigação Qualificada (NIQ) e da 42ª Delegacia de Polícia (DP) de Areia Branca, em ação conjunta com a Polícia Civil do Piauí, deflagraram, nesta terça-feira (26),  a “Operação Sem Divisa”.

Na ação teve o cumprimento de um mandado de prisão preventiva contra um homem de 26 anos, apontado como líder de um esquema de subtração de fios da rede elétrica da concessionária Neonergia Cosern, ocorrido no litoral da Costa Branca/RN.

Após diligências, o 2º NIQ e a 42ª DP localizaram o foragido, que foi preso pela Delegacia de Buriti dos Lopes, no Estado do Piauí. Ele foi submetido aos procedimentos legais e ficará à disposição da Justiça.

O nome da operação faz referência à cooperação interestadual entre as forças de segurança, considerada fundamental para o cumprimento do mandado de prisão.

Setor de serviços no RN atinge recorde de empregos e movimenta R$ 20,4 bilhões, aponta IBGE


O setor de serviços do Rio Grande do Norte alcançou, em 2023, o maior nível de ocupação já registrado desde o início da série histórica da Pesquisa Anual de Serviços (PAS), realizada pelo IBGE desde 2007. Segundo os dados divulgados nesta quarta-feira (27), o segmento empregou 168.496 trabalhadores formais no estado, um crescimento de 8,31% em relação a 2022, quando eram 154.491.

No comparativo de longo prazo, o avanço é ainda mais expressivo: desde 2007, o número de pessoas ocupadas no setor saltou 58,14%. A maior parte da mão de obra está concentrada nos serviços profissionais, administrativos e complementares, que reúnem 90,8 mil trabalhadores (53,9% do total) e cresceram 11,6% em um ano. Na sequência, aparecem os serviços prestados às famílias, que empregaram 38,2 mil pessoas, o equivalente a 22,7% do total.

Apesar do resultado positivo geral, algumas atividades registraram retração. Foi o caso dos serviços de manutenção e reparação, que caíram 8,54%, e de segmentos ligados ao transporte, como “outros transportes” (-14,1%), correios e entregas (-8,48%) e armazenamento (-0,82%).

Salários abaixo da média nacional

Em média, os trabalhadores do setor de serviços no RN receberam o equivalente a 1,5 salário mínimo em 2023. O valor é 34,5% inferior à média nacional, que foi de 2,3 salários mínimos. No total, as empresas potiguares desembolsaram R$ 4,2 bilhões em salários, retiradas e outras remunerações, montante 12,2% maior do que em 2022.

Receita e número de empresas em alta

O estudo também mostra que o número de empresas de serviços não financeiros cresceu 35,8% em dez anos no estado, passando de 10.649, em 2014, para 16.605 em 2023. Esse conjunto de empresas movimentou R$ 20,4 bilhões em receita bruta, o que representa 5,9% do total registrado pelo setor no Nordeste. O crescimento anual foi de 16,3%.

Mesmo com o avanço, o RN ficou em 5º lugar no ranking nordestino, atrás de Bahia (30,1%), Pernambuco (21,2%) e Ceará (18,3%). No recorte de uma década, o estado perdeu 0,1 ponto percentual na participação da receita bruta regional.

Panorama do setor de serviços no RN em 2023

  • Número de empresas: 16.605
  • Receita bruta: R$ 20,4 bilhões
  • Total de pessoas ocupadas: 168.496
  • Salários e remunerações: R$ 4,2 bilhões
  • Salário médio mensal: 1,5 salário mínimo

A PAS, realizada anualmente pelo IBGE, reúne dados estruturais sobre o setor de serviços no país, incluindo informações sobre ocupação, salários, receitas e despesas, funcionando como base para análises macroeconômicas e de mercado.

Cidade da Grande Natal decreta calamidade financeira após perda de ICMS da Usina Estivas


A Prefeitura de Arez, município com pouco mais de 13 mil habitantes, no Litoral Sul potiguar, decretou na última quinta-feira (21) estado de calamidade financeira por 90 dias em razão da perda de receitas do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS). O Executivo local estima um rombo de R$ 254 mil por mês e prevê impactos na prestação de serviços básicos.

A medida é uma reação direta à decisão do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Norte (TJRN), que determinou que o imposto gerado pela Usina Estivas, antes repassado a Arez, deve ser pago exclusivamente ao município de Goianinha. De acordo com o decreto assinado pelo prefeito Bergson Iduino, o valor tende a crescer em 2026.

O texto divulgado pela Prefeitura de Arez afirma ainda que até o dia 13 de agosto, já foi registrada uma queda de arrecadação superior a R$ 109 mil. O decreto faz menção a “severas consequências” nos atendimentos básicos, “comprometendo recursos indispensáveis para a manutenção da máquina pública municipal, notadamente nas áreas de saúde e educação”.

Entre os impactos imediatos anunciados pela Prefeitura estão:

  • Possibilidade de fechamento ou redução do atendimento 24h no Hospital Dr. Juca, que poderá funcionar apenas em casos urgentes e emergenciais;
  • Suspensão de cirurgias eletivas e consultas médicas especializadas não obrigatórias;
  • Entrega apenas de medicamentos da lista básica do SUS, “assegurando-se a continuidade do fornecimento para tratamentos em andamento de doenças crônicas e urgentes”;
  • Corte de horas extras, diárias, passagens e novos contratos de aluguel;
  • Redução no consumo de energia, água, telefonia e combustíveis;
  • Suspensão de festividades, publicidade institucional e patrocínios.

Ainda segundo o documento, “tais circunstâncias acarretam risco iminente à continuidade dos serviços essenciais e à efetividade das políticas públicas, impondo a necessidade de medidas emergenciais de gestão fiscal e administrativa”.

O decreto determina ainda que todas as secretarias apresentem, em até dez dias, planos de contenção de despesas e levantamento para possíveis exonerações e adesão a um plano de demissão voluntária.

A situação será reavaliada a cada 15 dias, mas a avaliação inicial da administração é de que o município não terá como manter, no mesmo padrão, serviços de saúde, educação e assistência social sem os recursos perdidos.

Com informações de Tribuna do Norte

Entenda como funcionará policiamento na área externa da casa de Bolsonaro


Após determinação do ministro Alexandre de Moraes, do STF (Supremo Tribunal Federal), equipes da Polícia Penal do Distrito Federal passarão a monitorar a casa do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), que cumpre prisão domiciliar em Brasília desde o último dia 4.

A decisão do ministro atende a um pedido do diretor-geral da PF (Polícia Federal), Andrei Rodrigues, do deputado federal Lindbergh Farias (PT-RJ), e uma manifestação favorável da PGR (Procuradoria-Geral da República).

Segundo a decisão do magistrado, a medida deverá ser cumprida:

em tempo realevitando a exposição indevidaabstendo-se de toda e qualquer indiscrição, inclusive midiáticasem adoção de medidas intrusivas da esfera domiciliar do réu ou perturbadoras da vizinhançautilizando ou não uniforme e respectivos armamentos necessários à execução da ordem, a critério policialEm ofício enviado ao Supremo, a PF pede “reforço urgente e imediato” de policiamento no entorno da casa de Bolsonaro, bem como a manutenção e constante checagem da tornozeleira eletrônica.

O pedido afirma que chegaram ao conhecimento da PF informações sobre um “risco concreto” de fuga de Bolsonaro. O ofício menciona que o ex-presidente poderia tentar entrar na Embaixada dos Estados Unidos e, depois, pedir asilo político ao país.

Em sua decisão, Moraes ainda citou a proximidade do julgamento do núcleo 1 da ação penal que apura um planejamento de golpe de Estado no país — na qual o ex-presidente é réu e apontado como líder da organização criminosa.

O magistrado também também destacou o rascunho de um pedido de asilo político na Argentina, prova obtida pela PF. No documento, Bolsonaro solicita ao presidente Javier Milei refúgio em caráter de urgência.

Policiais dentro de casa

Ainda na terça-feira (26), a Polícia Federal pediu que Moraes permita uma equipe policial dentro da casa de Jair Bolsonaro, em tempo integral, para garantir o cumprimento da prisão domiciliar e evitar fuga.

Em ofício assinado pelo diretor-geral, Andrei Rodrigues, a PF diz que para “garantir a efetividade da medida (manutenção da prisão domiciliar) seria imperiosa a determinação para uma equipe de policiais permanecer 24h no interior da residência, como há precedentes”.

Mais >

Vereador quer restringir migração de nordestinos para o Sul: “Vai virar um favelão”


O vereador Mateus Batista (União Brasil), de Joinville (SC), provocou forte repercussão ao defender um projeto de lei que pretende restringir a chegada de migrantes do Norte e do Nordeste ao município. Em publicações nas redes sociais, o parlamentar, ligado ao MBL, afirmou que, sem controle, “Santa Catarina vai virar um grande favelão”.

A proposta prevê que novos moradores tenham de comprovar residência em até 14 dias após a mudança, sob pena de não poderem permanecer legalmente na cidade. Para justificar a medida, Batista cita o pacto federativo e alega que o estado “paga a conta duas vezes”: contribui com a arrecadação federal e ainda teria de lidar com o fluxo migratório vindo de regiões “mal administradas”.

Durante sessão na Câmara Municipal, no último dia 25 de agosto, o vereador atacou diretamente o Pará, dizendo que o estado “é um lixo” e relacionando a presença de migrantes ao aumento de problemas sociais, como sobrecarga nos serviços públicos e crescimento da desordem.

Batista disse ainda que sua iniciativa é inspirada em “modelos internacionais como o da Alemanha” e recebeu apoio do deputado federal Kim Kataguiri (União-SP).

Portal da 98 FM

Violência digital contra mulheres atinge níveis alarmantes


O Instituto Marielle Franco (IMF) lança nesta quarta-feira (27), às 19h, no salão nobre da Câmara dos Deputados, em Brasília, a pesquisa inédita “Regime de ameaça: a violência política de gênero e raça no âmbito digital (2025)”, que mostra a dimensão e a gravidade dos ataques direcionados a mulheres negras no cenário político brasileiro.

O estudo mostra que a violência política digital não é pontual, mas sistêmica e coordenada. Entre os casos mapeados, 71% das ameaças envolveram morte ou estupro, e 63% das ameaças de morte faziam referência direta ao assassinato de Marielle Franco, revelando um padrão simbólico e violento que transforma esse feminicídio político em uma advertência brutal às mulheres negras que ousam disputar o poder.

A maioria das vítimas é formada por mulheres negras cis, trans e travestis, LGBTQIA+, periféricas, defensoras de direitos humanos, parlamentares, candidatas e ativistas. A sistematização dos dados foi obtida a partir de atendimentos feitos pelo Instituto Marielle Franco, em parceria com o Instituto Alziras, o portal AzMina, o coletivo Vote LGBT, o centro de pesquisa Internet LAB, além de dados captados da Justiça Global e Terra de Direitos.

Mais >

MPRN pede audiência judicial visando garantir abastecimento de hospitais estaduais no RN


O Ministério Público do Rio Grande do Norte (MPRN), por meio da 47ª Promotoria de Justiça de Natal, protocolou nesta terça-feira (27) uma manifestação na Justiça requerendo a designação de audiência judicial urgente com o Estado do RN. A medida busca, através do Poder Judiciário, soluções imediatas e urgentes para mitigar a crise de desabastecimento de insumos e medicamentos na rede de hospitais mantida pela Secretaria Estadual de Saúde Pública (SESAP). 

Na petição judicial, o MPRN detalha o cenário de desabastecimento em diversas unidades hospitalares de saúde, como o Hospital Monsenhor Walfredo Gurgel (HMWG), o Hospital Maria Alice Fernandes (HIMAF), o Hospital Dr. José Pedro Bezerra (HJPB/Hospital Santa Catarina), o Hospital Giselda Trigueiro, o Hospital Geral Dr. João Machado e o Hemonorte. Em alguns casos, a crise de abastecimento tem impactado não apenas as rotinas assistenciais dos pacientes, como também tem atingido e piorado os índices de infecção hospitalar.

No Walfredo Gurgel, por exemplo, denúncias de agosto de 2025 apontam a falta de itens como luvas, álcool, lençóis e medicamentos, levando familiares a terem que adquirir esses materiais. No Hospital Santa Catarina, em janeiro de 2025, o índice de falta de estoque chegou a 41,33%, já tendo sido neste mesmo processo requerido bloqueio de verbas públicas em defesa de um melhor abastecimento para o hospital José Pedro Bezerra, o segundo maior da rede SESAP e essencial para a população residente na Zona Norte de Natal. 

A situação no Hospital Geral Dr. João Machado, conforme relatório de agosto de 2025, levou a Comissão de Controle de Infecção Hospitalar a recomendar o bloqueio de leitos em caso de falta de condições mínimas de segurança. 

Mais >

Mulher é presa tentando entrar com drogas na Penitenciária Rogério Coutinho Madruga, no RN


Por volta das 14h30 desta terça-feira (26), policiais penais da Penitenciária Estadual Rogério Coutinho Madruga, em Nísia Floresta, prenderam uma mulher de 24 anos ao tentar entrar na unidade com duas porções de uma substância suspeita de ser maconha.

O flagrante ocorreu durante a passagem da visitante pelo bodyscan, equipamento de escaneamento corporal por Raios-X, semelhante aos usados em aeroportos. A droga estava escondida nas sandálias da suspeita. A ação contou com a participação de policiais penais femininas.

A mulher foi encaminhada à Delegacia de Polícia Civil de Nísia Floresta, onde as medidas legais serão tomadas.

Nova tecnologia vai mudar forma como brasileiros assistem televisão


O presidente Luiz Inácio Lula da Silva assina nesta quarta-feira (27), no Palácio do Planalto, o decreto que regulamenta a TV 3.0, a nova geração da tecnologia de televisão aberta e gratuita brasileira. Segundo o Ministério das Comunicações, a tecnologia vai revolucionar a forma como os brasileiros assistem televisão.

“Com mais interatividade, qualidade de som, imagem superior e maior integração com a internet, o novo sistema moderniza o setor e coloca o país na vanguarda da radiodifusão mundial”, diz a pasta.

Considerada “a televisão do futuro”, a TV 3.0 vai integrar os serviços de internet (broadband) à habitual transmissão de sons e imagens (broadcast), possibilitando o uso de aplicativos que permitirão aos telespectadores interagir com parte da programação e até mesmo fazer compras diretamente de seu televisor, abrindo novas possibilidades de geração de receitas às emissoras.

Mais >

CMA aprova aumento da punição para maus-tratos a animais


A Comissão de Meio Ambiente (CMA) aprovou nesta terça-feira (26) projeto que majora a pena do crime de maus-tratos a animais. Tutores ou proprietários que maltratarem seus pets terão pena aumentada de um sexto a um terço.

O PL 519/2021, do senador Jorge Kajuru (PSB-GO), recebeu voto favorável da relatora, senadora Leila Barros (PDT-DF), na forma de um substitutivo. Agora, o texto segue para análise da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ).

Atualmente, a Lei de Crimes Ambientais determina a condenação de quem abusar, maltratar, ferir ou mutilar animais silvestres, domésticos ou domesticados, nativos ou exóticos. Também pode ser condenado quem realiza experiência dolorosa ou cruel em animal vivo, ainda que para fins didáticos ou científicos, quando existirem recursos alternativos; e quem realiza ou permite tatuagens e piercings em cães e gatos, com fins estéticos.

Mais >