PRF inicia operação para mapear pontos vulneráveis à exploração sexual de crianças e adolescentes


A Polícia Rodoviária Federal dá início, neste mês, à Operação Nacional de Mapeamento de Pontos Vulneráveis à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes às margens das rodovias federais.

A ação integra o Projeto Mapear, iniciativa estratégica da PRF que percorre toda a malha viária federal para identificar locais de aglomeração de pessoas e ambientes que possam favorecer a ocorrência desse tipo de crime.

Por meio de uma metodologia própria, desenvolvida pela instituição, cada ponto levantado será analisado e classificado em quatro níveis de risco: baixo, médio, alto ou crítico. Essa classificação permite direcionar com maior precisão as políticas públicas, as ações de fiscalização e o trabalho integrado com órgãos de proteção e garantia de direitos.

O Projeto Mapear tem caráter preventivo: ao identificar previamente os locais mais vulneráveis, busca-se impedir que a exploração sexual de crianças e adolescentes aconteça, garantindo maior proteção à infância e à juventude nas rodovias brasileiras.

Com esta operação, a PRF reforça seu compromisso com a defesa da vida, a promoção dos direitos humanos e o enfrentamento de todas as formas de violência contra crianças e adolescentes.

Brasil bate pela 1ª vez marca de 5 milhões de barris de petróleo e gás


O Brasil superou em julho, pela primeira vez na história, a marca de 5 milhões de barris de petróleo e gás natural produzidos por dia. O recorde de 5,160 milhões foi divulgado nesta segunda-feira (1º) pela Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), órgão regulador da indústria de óleo e gás.

Em relação somente ao petróleo, o boletim mensal da ANP aponta que a produção no mês foi de 3,959 milhões de barris diários, aumento de 5,4% ante junho e de 22,5% perante julho de 2024.

Já a produção de gás natural em julho foi de 190,89 milhões de metros cúbicos por dia (m³/d), expansão de 5,1% ante junho e de 26,1% na comparação com julho de 2024.

A produção nos campos do pré-sal respondeu em julho por 79,1% do total, atingindo 4,077 milhões de barris por dia. Esse volume representa alta de 5,6% em relação ao mês anterior e de 24,2% ante julho de 2024.

O óleo e o gás do pré-sal foram extraídos de 169 poços. O campo mais produtivo é o de Tupi, na Bacia de Santos. De lá saíram praticamente 800 ml barris por dia de petróleo.

Em termos individuais, a plataforma que mais contribuiu para o recorde do mês foi o FPSO (navio-plataforma) Guanabara, na jazida compartilhada de Mero, também na Bacia de Santos, com 184,3 mil barris de petróleo diários.

Origem da produção

A ANP explica que as variações no volume de produção são causadas por fatores como paradas programadas de plataformas para manutenção, entrada em operação de poços, parada de poços para manutenção ou limpeza, início de instalação de plataformas, entre outros.

De todo o petróleo produzido no Brasil em julho, 97,7% vêm de campos marítimos. Em relação ao gás natural, 86,1% vêm dos mares.

Mais >

Novo Mercado da Carne já gera impacto na economia e fortalece a identidade de Caicó


Nove meses após sua entrega à população, o Mercado da Carne de Caicó já se consolidou como um dos principais equipamentos de fomento à economia e valorização da tradição local. O espaço, que substituiu o antigo Açougue Público Augusto Frade, foi viabilizado através de emenda do deputado federal João Maia e contrapartida da Prefeitura, transformou a rotina dos comerciantes e consumidores, trazendo mais dignidade, renda e fortalecendo a identidade cultural da cidade.

Agora moderno e acessível, o Mercado oferece condições adequadas de trabalho, com estrutura organizada, higiênica e segura, o que elevou a confiança da população e trouxe de volta o hábito de frequentar o espaço como referência para a compra de carnes e produtos de origem animal.

O impacto mais visível é o aquecimento do comércio. Desde a revitalização, houve aumento no fluxo de clientes, maior circulação de recursos e fortalecimento da atividade econômica no entorno. O espaço também se consolidou como um cartão-postal de Caicó, atraindo visitantes que buscam conhecer e levar para casa a tradicional carne de sol e outros produtos locais. Comerciantes relatam que o novo formato trouxe maior visibilidade, ampliou vendas e ajudou a criar um ambiente mais competitivo e justo, que beneficia diretamente quem vive do trabalho diário no Mercado.

O presidente da Associação da Carne de Sol de Caicó, Rilvanio Alves Nogueira (Careca) ressaltou que o novo espaço tem sido fundamental para dar mais destaque e valor à tradição gastronômica da cidade. “Com o Mercado revitalizado, a carne de sol ganhou vitrine, atraindo não só os consumidores locais, mas também turistas que reconhecem no produto um patrimônio da nossa região. Esse fomento fortalece a atividade de todos os que vivem desse trabalho e amplia as oportunidades de negócios”, afirmou.

Outro ponto de destaque é o investimento em energia renovável: o Mercado da Carne já recebeu a instalação de placas solares fotovoltaicas, que aguardam ligação da companhia energética para entrar em funcionamento. A medida deve reduzir custos de manutenção e reforçar o compromisso do município com práticas sustentáveis.

Mais >

Inmet emite dois alertas para o RN sobre ventos costeiros e baixa umidade


O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu nesta segunda-feira 1º dois alertas de perigo potencial para municípios do Rio Grande do Norte: um de ventos costeiros e outro de baixa umidade.

O aviso de ventos costeiros começou às 9h20 e prevê intensificação dos ventos no litoral, com risco de movimentação de dunas sobre construções na orla. As cidades atingidas são: Areia Branca, Caiçara do Norte, Ceará-Mirim, Extremoz, Galinhos, Grossos, Guamaré, Macau, Maxaranguape, Mossoró, Natal, Parazinho, Pedra Grande, Porto do Mangue, Pureza, Rio do Fogo, São Bento do Norte, São Miguel do Gostoso, Serra do Mel, Tibau e Touros.

Já o aviso de baixa umidade começou às 10h desta segunda 1º e segue até as 10h de terça-feira (2). A previsão indica que a umidade relativa do ar deve variar entre 30% e 20%.

O alerta abrange os municípios de Água Nova, Coronel João Pessoa, Doutor Severiano, José da Penha, Luís Gomes, Major Sales, Marcelino Vieira, Paraná, Riacho de Santana, São Miguel, Tenente Ananias e Venha-Ver.

O Inmet orienta a população a beber bastante líquido, evitar desgaste físico nas horas mais secas e não se expor ao sol nos horários mais quentes do dia. Informações adicionais podem ser obtidas junto à Defesa Civil, pelo telefone 199, e ao Corpo de Bombeiros, pelo 193.

Ministério Público de Contas pede que TCE determine suspensão da terceirização de UPAs em Natal


O Ministério Público de Contas do Rio Grande do Norte (MPC/RN) recomendou a suspensão dos chamamentos públicos que previam a terceirização da gestão das quatro Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) de Natal — Potengi, Pajuçara, Cidade da Esperança e Satélite.

A decisão consta de parecer apresentado no Processo nº 2551/2025, após escuta inédita da comunidade de saúde e vistorias presenciais. Segundo o documento, não há estudos técnicos consistentes que comprovem a vantagem da terceirização.

O MPC apontou que as propostas apresentadas pelas Organizações Sociais são genéricas, sem conexão com os problemas reais das unidades, e que a ausência de memória de cálculo pode gerar custos ocultos e aditivos onerosos.

As respostas abertas do questionário aplicado nas UPAs revelaram situações graves: partos improvisados em banheiros, recém-nascidos ventilados manualmente por horas na falta de equipamentos, idosos em poltronas quebradas por semanas e mortes atribuídas à ausência de insumos e falhas em respiradores.

“Perdi meu pai esperando uma transferência que nunca chegou”, relatou um usuário ouvido na consulta.
“Meu filho ficou quatro horas sendo ventilado com o ambu, porque o respirador estava quebrado”, disse outra mãe.

O MPC afirmou no parecer: “Esta Procuradora chorou diante do sofrimento narrado, do heroísmo dos profissionais e da dor dos usuários. A escuta trouxe mais do que dados — trouxe lamentos e gritos silenciosos que pediam o registro de que alguém ouviu e se fez presente.”

Conclusões sobre cada UPA:

  • UPA Potengi (ISAC) – Proposta genérica e sem diagnóstico, em desacordo com os problemas de superlotação e falta de insumos.
  • UPA Pajuçara (ISAC) – Ausência de estudo de viabilidade e situação estrutural crítica, com entrada insegura e improvisos em emergências.
  • UPA Cidade da Esperança (CEPHRECE) – Estrutura comprometida, equipamentos enferrujados e profissionais sem remuneração há meses.
  • UPA Satélite (Humaniza) – Falhas econômicas graves e ausência de diagnóstico concreto da unidade.

Próximos passos

O MPC pediu medida cautelar ao Tribunal de Contas para suspender os certames até que estudos técnicos específicos sejam apresentados e os Conselhos de Saúde participem efetivamente das decisões. A manifestação ressalta que não cabe ao órgão escolher o modelo de gestão, mas zelar para que qualquer decisão seja legítima, transparente e fundada na verdade.

Terremoto de 6 graus deixa mais de 800 mortos e pelo menos 2.800 feridos no Afeganistão


Mais de 800 pessoas morreram e pelo menos 2.800 mil ficaram feridas depois que um forte terremoto de 6 graus de magnitude e várias réplicas atingiram o leste do Afeganistão na noite deste domingo (31), disseram autoridades locais nesta segunda-feira.

Os terremotos foram sentidos com força nas províncias orientais de Kunar, Nangarhar, Nuristão e Laghman, e os tremores também atingiram a capital, Cabul.

Segundo autoridades locais, 812 pessoas morreram em Kunar e Nangarhar. Equipes militares de resgate se espalharam pelas duas províncias, comunicou o Ministério da Defesa do governo do Talibã, acrescentando que 40 voos transportaram 420 feridos e mortos.

O Afeganistão é propenso a terremotos mortais, especialmente na cordilheira Hindu Kush, onde as placas tectônicas da Índia e da Eurásia se encontram. Mais de 1.500 pessoas morreram numa série de terremotos em 7 de outubro de 2023, segundo a ONU. O Talibã relatou até 2.500 mortes na época. Em junho de 2022, tremores de magnitude 6.1 mataram ao menos mil pessoas.

O Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS) localizou o epicentro do sismo principal, de 6 graus de magnitude, a 42 quilômetros de Jalalabad, capital da província de Nangarhar, e a uma profundidade de oito quilômetros, o que geralmente amplifica o poder de destruição.

O tremor inicial, registrado às 23h47 de domingo (horário local, 16h17 de Brasília), foi seguido por ao menos duas réplicas de magnitude 5.2.

Mais >

Morre menina vítima de disparo na cabeça durante atentado na zona Norte de Natal


Identificada como Anny Lavínia Salvino Alves, a menina de seis anos que foi baleada na cabeça durante um assassinato registrado na zona Norte de Natal, morreu no sábado (30) após ficar internada na UTI do Hospital Walfredo Gurgel.

A criança estava em coma e recebia acompanhamento de familiares, além da equipe médica do hospital. Anny Lavínia foi baleada durante o homicídio de seu pai, Airton Silva e Alves, de 42 anos na noite de quinta-feira (28) no bairro de Nossa Senhora da Apresentação. O crime foi cometido dentro da casa dele.

De acordo com a Polícia Civil, Airton acumulava dívidas com agiotas, o que indica uma possível motivação para o crime. O caso segue em investigação.

Potiguar é campeã de maratona internacional em Florianópolis


Natural de Currais Novos, região Seridó do Rio Grande do Norte, Ana Catarina Amâncio alcançou o lugar mais alto do pódio e conquistou a Maratona Internacional de Florianópolis, na manhã deste domingo (24), na cidade de Floripa. A atleta se consagrou campeã da competição, estabelecendo um novo recorde da prova.

Catarina encerrou a prova dos 42 km na categoria geral feminino com a marca de 2:48:17. Na sequência aparecem: Vaniclea Moura dos Santos (2:48:35); Aline Prudencio de Freitas (2:51:06); Janaína Santana (2:51:20); e Daiana Justino dos Santos (2:54:18). 

Recentemente, a potiguar conquistou o quinto lugar na classificação geral da Maratona de Porto Alegre, realizada no mês de abril deste ano. Ela finalizou os 42 km da prova em 2 horas e 49 minutos, sendo a segunda melhor brasileira na competição.

Ex-piloto de Fórmula 1 é preso por receptação de carro de luxo


A Polícia Militar de São Paulo realizou a prisão de um ex-piloto de Fórmula 1 na madrugada deste domingo (31) por conduzir um veículo de luxo com queixa de apropriação indébita.

Segundo apuração da CNN, o ex-piloto é Tarso Anibal Santanna Marques mais conhecido como Tarso Marques. Ele vai passar por audiência de custódia neste domingo (31).

A prisão ocorreu na Ponte Cidade Jardim, na Zona Oeste. O ex-piloto conduzia um automóvel Lamborghini Gallardoss, sem placas fixadas.

Segundo a Polícia, ao perceber a viatura, o ex-piloto tentou instalar as placas, mas foi contido pelos policiais.

Mais >

Pé-de-Meia: nascidos em novembro e dezembro recebem 6ª parcela


O Ministério da Educação (MEC) paga nesta segunda-feira (1º) a sexta parcela do programa Pé-de-Meia de 2025 aos participantes nascidos nos meses de novembro e dezembro.

Os beneficiados pelo programa são estudantes do ensino médio matriculados na rede pública regular e na modalidade educação de jovens e adultos (EJA), inscritos no Cadastro Nacional de Programas Sociais do governo federal (CadÚnico).

Na nova etapa, a Caixa Econômica Federal – banco responsável pela gestão dos recursos repassados pelo MEC – aponta que, ao todo, cerca de 3,4 milhões de estudantes de escolas públicas receberão o benefício de R$ 200 até a próxima segunda-feira (1º).

De acordo com o Ministério da Educação (MEC), para ter direito ao benefício, eles devem ter presença mínima de 80% nas aulas.

Pagamento escalonado

Mais >

FAETI, do Senai-RN, abre inscrições para a primeira pós-graduação do Brasil em energia eólica offshore


Estão abertas as inscrições para a primeira pós-graduação do Brasil em energia eólica offshore. O curso, uma especialização lato sensu com duração de 14 meses, é oferecido pela FAETI – a Faculdade de Energias Renováveis e Tecnologias Industriais do SENAI do Rio Grande do Norte.

A expectativa, segundo o diretor do SENAI-RN, do Instituto SENAI de Inovação em Energias Renováveis (ISI-ER) e da FAETI, Rodrigo Mello, é atrair profissionais de diferentes áreas voltadas ao setor de energia.

“Especialmente os que buscam pioneirismo na nova fronteira, como os que lá atrás, há mais de 10 anos, participaram da primeira especialização que lançamos, com foco no onshore (na geração de energia eólica em terra)”, disse ele.

“Esses profissionais”, acrescentou o executivo, “tiveram muita relevância no desenvolvimento do setor no Brasil, atuando no desenvolvimento e na implantação dos projetos”. “Agora, esperamos que isso aconteça também para o ambiente offshore”.

Especialização

Mais >

PRF celebra a fase final do Projeto “Educar” em Parnamirim/RN


Polícia Rodoviária Federal (PRF) realizou a culminância geral do projeto Educar de 2025, no Auditório Clênio José em Parnamirim. O evento marcou o encerramento do projeto, que este ano alcançou 843 alunos de 12 escolas municipais, de diversas faixas etárias, incluindo, pela primeira vez, a modalidade de Educação de Jovens e Adultos (EJAI).

Durante a celebração, cada uma das 12 escolas participantes apresentou os resultados de seus projetos para competir pelo título de melhor apresentação do ano. A iniciativa, que teve como público-alvo crianças, jovens, adultos e idosos, contou com a participação de órgãos de segurança pública e de fiscalização, além de gestores das escolas e do município, evidenciando a parceria multissetorial essencial para o sucesso do programa.

A parceria com a Prefeitura de Parnamirim e a Secretaria de Educação foi fundamental para o sucesso do projeto, reforçando o compromisso da PRF em promover a conscientização sobre segurança no trânsito e cidadania de forma abrangente e colaborativa. Mais de sete mil alunos foram contemplados com o projeto Educar da PRF desde o ano de 2022.

Justiça determina que Governo do RN faça plano contra desabastecimento em hospitais


A Justiça Estadual acatou um pedido do Ministério Público do Rio Grande do Norte (MPRN) e determinou que o Governo do RN apresente, em 15 dias, um plano para solucionar o desabastecimento da rede hospitalar do estado. A decisão, da 5ª Vara da Fazenda Pública de Natal, impõe a suspensão de pagamentos de despesas não essenciais e multa pessoal a autoridades estaduais caso o prazo não seja cumprido.

O cumprimento de sentença é resultado de uma ação civil pública de 2012, que condenou o Estado a garantir o abastecimento contínuo de medicamentos e insumos essenciais. Segundo o MPRN, a situação se agravou nos últimos anos, com dados que apontam reduções orçamentárias e falta de itens básicos.

Entre os dados apresentados pelo MPRN, estão a redução de 26,63% nos empenhos, o que representa um déficit de R$ 395.469.361,77, e de 67,90% nas despesas liquidadas, com um déficit de R$ 943.616.744,66. Neste cenário, o Rio Grande do Norte ocupa a penúltima posição nacional em gastos próprios com a saúde.

Mais >

Acidente entre caminhão e caçamba deixa homem preso às ferragens na RN-233 em Paraú


Um acidente de trânsito mobilizou equipes de resgate na madrugada do domingo 31 na RN-233, próximo à rotatória de acesso ao município de Paraú, no interior do Rio Grande do Norte. A colisão envolveu um caminhão e uma caçamba.

De acordo com o Corpo de Bombeiros, um dos ocupantes do caminhão ficou preso às ferragens e precisou ser retirado com o uso de equipamentos especiais. O resgate, realizado em conjunto com o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), conseguiu retirar a vítima com vida.

O homem apresentava múltiplas fraturas em uma das pernas e foi encaminhado pelo SAMU ao hospital mais próximo, após receber os primeiros socorros no local.

As circunstâncias do acidente ainda estão sendo investigadas.

Nordeste é a região com maior número de inscritos no Enem 2025; RN tem mais de 113 mil inscrições


As 4.811.338 inscrições confirmadas no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2025 são, em sua maior parte, de candidatos do Nordeste. Na região, há 1.737.789 inscrições confirmadas, dos quais 587.935 são de concluintes do ensino médio.

O dado consta no Painel Enem 2025, divulgado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), vinculado ao Ministério da Educação (MEC).

A segunda região brasileira com o maior número de inscritos confirmados nesta edição é o Sudeste, com 1.631.563 participantes confirmados, sendo 662.388 concluintes do ensino médio.

Em seguida, aparecem os 561.004 candidatos confirmados do Norte do país, com 193.150 concluintes do ensino médio.

Mais >

Feira online tem 7 mil vagas de emprego para pessoas com deficiência


O mês de setembro, quando é lembrado o Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência (21), começa com uma feira online que vai oferecer 7 mil vagas de emprego para pessoas com deficiência (PCD). Participam do mutirão virtual empresas como Ambev, CSN, Grupo Boticário, L’Oréal, Mercedes Benz do Brasil, Stone, SulAmérica e Vivo.

A feira Inclui PcD, além de permitir oportunidades de emprego, disponibiliza uma série de palestras e painéis sobre diversidade e inclusão, nos dias 2 e 3 de setembro. O uso da plataforma é gratuito, bastando se inscrever no site.

A iniciativa de aproximar companhias e pessoas com deficiência interessadas em vagas de emprego é da Egalite, empresa especializada em inclusão de PCDs no mercado de trabalho.

As vagas são em diversas áreas e regiões. Os níveis e cargos também são distintos. Ao fazer a inscrição no site, a pessoa pode se cadastrar dentro das seguintes categorias:

Mais >

Julgamento de Bolsonaro começa na terça e terá oito sessões


O Supremo Tribunal Federal (STF) inicia na próxima terça-feira (2) o julgamento que pode condenar o ex-presidente Jair Bolsonaro e mais sete aliados pela trama golpista para tentar reverter o resultado das eleições de 2022. O grupo faz parte do núcleo crucial da denúncia apresentada pela Procuradoria-Geral da República (PGR). 

Cerca de dois anos e meio após os atos golpistas de 8 de janeiro de 2023, a Corte realizará um julgamento histórico, que pode levar para a prisão um ex-presidente da República e generais do Exército pela acusação de golpe de Estado, medida inédita após a redemocratização do país.

Para garantir a tranquilidade do julgamento, o Supremo preparou um esquema especial de segurança para restringir a circulação de pessoas nos edifícios da Corte, além de varredura com cães farejadores em busca de bombas e uso de drones.

Mais >

Justiça decreta prisão do policial que atirou no pé de entregador


A Justiça do Rio de Janeiro decretou a prisão temporária de 30 dias do policial José Rodrigo da Silva Ferrarini, que atirou no pé do entregador do Ifood Valério Souza Junior durante uma discussão na última sexta-feira (29).

A informação foi confirmada pela defesa do motoboy à CNN na manhã deste domingo (31). A decisão da justiça indicia Ferrarini por tentativa de homicídio qualificado. Entretanto, até o momento, ainda não há informações se o policial já foi encontrado e preso.Play Video

Em sua defesa, o atirador alegou às autoridades policiais que efetuou o disparo porque, supostamente, o entregador teria o ameaçado e ele se sentiu intimidado. Ferrarini também aduziu que teria tentado levá-lo para o hospital.

No entanto, a deliberação assinada pela Juíza Nathalia Magluta, afirma que essa afirmação não é verídica pelo que consta na gravação publicada nas redes sociais. Ressalta ainda que o policial agiu de forma agressiva por um motivo “fútil” e que não teria socorrido a vítima depois do crime.

Mais >

Natal inicia emissão da carteira física para pessoas com autismo nesta segunda (1°)


A Prefeitura de Natal vai iniciar nesta segunda-feira (1º) a emissão da Carteira de Identificação da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista (CIPTEA) em formato físico. O lançamento ocorrerá durante a abertura da Campanha Setembro Verde, dedicada à promoção da inclusão de pessoas com deficiência.

A iniciativa responde a uma demanda antiga de famílias com membros autistas na capital. Embora a versão digital já esteja disponível, muitos responsáveis aguardavam o documento físico para facilitar a rotina de cuidados e oferecer maior segurança no acesso a serviços e direitos.

A emissão da CIPTEA física estará disponível a partir do dia 2 de setembro na sede da Secretaria Municipal da Igualdade Racial, Direitos Humanos, Diversidade, Pessoas Idosas e Pessoas com Deficiência (Semidh), localizada na Rua Jundiaí, 644, no bairro Tirol. O atendimento será realizado mediante agendamento através do aplicativo Natal Digital. O documento pode ser solicitado tanto por novos usuários quanto por aqueles que já possuem a versão digital.

Mais >

STF forma maioria para manter prisão de Robinho


O plenário do STF (Supremo Tribunal Federal) formou maioria nesta quinta-feira (28) para manter em prisão o ex-jogador Robson de Souza, mais conhecido como Robinho.

A defesa do ex-jogador tenta reverter a decisão do Supremo que confirmou determinação do STJ (Superior Tribunal de Justiça) para o cumprimento da pena por estupro no Brasil. Robinho foi condenado pela Justiça italiana a nove anos de prisão pelo crime cometido em 2013.

Votaram a favor da manutenção da prisão o relator Luiz Fux e os ministros Alexandre de Moraes, Dias Toffoli, André Mendonça, Cristiano Zanin e Edson Fachin. Apenas o ministro Gilmar Mendes divergiu até o momento.

O julgamento ocorre em plenário virtual, que começou no dia 22 de agosto e será encerrado nesta sexta-feira (29). Em seu voto, Fux afirmou que o recurso utilizado pela defesa – embargos de declaração sobre um habeas corpus – é inválido para a ocasião.

“Com efeito, os embargos de declaração somente são cabíveis quando houver, na sentença ou no acórdão, ambiguidade, obscuridade, contradição ou omissão, consoante dispõe o artigo 619 do CPP”, disse.

“Sem razão a defesa. O Plenário desta Suprema Corte, por maioria, afastou expressamente, ao caso concreto, o princípio da irretroatividade previsto no art. 5º, XL, da Constituição Federal, considerando-o inaplicável, na hipótese dos autos”, completou o ministro.

Mais >